PDA

Ver Versão Completa : Caso Suzuki YES, resposta da J.Toledo



hedertone
30-11-06, 15:03
olha só o que eles responderam pra mim depis que mencionei os problemas na moto


Prezado Hedertone,

Agradecemos o envio de seu e-mail!



Devido a um problema no sistema, pedimos desculpas por não retornar em tempo hábil seu e-mail.

Por gentileza encaminhe sua motocicleta até uma concessionária autorizada para que possam analisar e resolver o problema existente em sua motocicleta.





Atenciosamente,

J.Toledo Suzuki Motos do Brasil

Carlos Roberto
30-11-06, 15:44
Pelo menos responderam....

Lagartixxa
30-11-06, 15:49
bom ja é alguma coisa!

hedertone
30-11-06, 18:17
pow.. trataam como se fosse um problema unico.. só na minha moto

eu enviei para esse e-mail: [email protected]

e me respoderam por esse : [email protected]

o texto foi o seguinte

Boa tarde


Sou proprietário de uma Suzuki yes, tenho um problema no coletor da mesma que não proporciona o rendimento especificado no manual. Preferir enviar este e-mail antes de procurar meus direitos, se não obter uma resposta vou considerar como falta de comprometimento com o consumidor.

É nitido que o tubo condutor de ar tem uma curva muito acentuada interferindo na correta "respiração" do motor, deixando a moto com rendimento insatisfatório!

Obrigado

Guigo
30-11-06, 18:29
Qual é o rendimento que o coletor deveria apresentar, segundo o manual??

anderpp
30-11-06, 18:35
Olá

Tenho uma Suzuki yes, e notei que o tubo condutor da moto aquele que liga o carburador à caixa de AR tem um defeito, o mesmo tem uma curvatura muito acentuada e acredito que essa curvatura está prejudicando o desempenho desse motor comprometendo os 13cv que está no manual.

Diversas pessoas estão reclamando desse problema já era tempo do grupo elaborar um tubo reto.

Gostaria que dessem explicações pra tal caso, sendo que os demais concorrentes tem esse tubo condutor reto.

Obrigado
Anderson Mora

anderpp
30-11-06, 18:35
fiz minha parte.

Alan
30-11-06, 18:45
Alguém colocou esse tubo condutor em uma bancada de fluxo pra confirmar o que vcs tanto alardam ??

Se vcs querem mesmo, e realmente acreditam que o tubo atrabalha, é a primeira coisa a fazer. O resto é elocubração mental...

brunohcs
30-11-06, 19:15
Alguém colocou esse tubo condutor em uma bancada de fluxo pra confirmar o que vcs tanto alardam ??

Se vcs querem mesmo, e realmente acreditam que o tubo atrabalha, é a primeira coisa a fazer. O resto é elocubração mental...


ueh. uma precionadinha ta bom jah.. melhor q nd


gostem do q fizeram \o/

jrvalmir
30-11-06, 19:21
A yes não é projeto nacional.
Essa motocicleta é vendida inclusive na europa. Ou seja, padrao de qualidade do projeto é internacional.
Acho que os engenheiros que desenvolveram devem ser bons..

anderpp
30-11-06, 19:24
o negocio é o seguinte.......

plantar verde e colher maduro.

Alan
30-11-06, 19:28
ueh. uma precionadinha ta bom jah.. melhor q nd


gostem do q fizeram \o/


Pressionadinha ?

A questão é que eles tratam isso como um problema de escala nacional e o engenheiro da Suzuki deveria ser torturado com bambu debaixo da unha até a morte. Porém, isso é a opinião de uns 6 ou 7 aqui do fórum que tem YES, e mais alguns por efeito placebo...

O Ramiro disse que fez as alterações do tutorial mas não mudou nada. Ramiro, tá por aí ?

Sentiu o drama da coisa ?

brunohcs
30-11-06, 19:30
opa.. sei lah.. nem entendo de moto e nem tenho yes so axo q se tem um problema tem q corre atraz e se os kra nao fazem nd talvez juntandomais gente resolve..

nao to dizendo q eles tao certo ou nao.. se eles tao errado os kra q mostrem q tao errado ueh

so axo legal eles ta correno atraz e se juntando!

abraço!

anderpp
30-11-06, 19:43
Alan estou super satisfeito com minha moto e nao troco por nenhuma outra 125
para mim o desempenho dela esta otimo.

repito... o negocio eh plantar verde e colher maduro.

para mim esta otimo mas se há algo de errado é isso que queremos descobrir!

os caras que fez a moto são putão eu to ligado mas vm deixa esse papo furado de fora ok?

se alguem que esta se torturando por alguns emails.. essa pessoa é voce.

** e eu tb nao vi diferença nenhuma em relacao as mudancas proposta no tutorial **
mas isso nao quer dizer q vo ficar sentado de braco cruzado queto sempre quero o melhor.

Jduarte
30-11-06, 19:51
Pressionadinha ?

A questão é que eles tratam isso como um problema de escala nacional e o engenheiro da Suzuki deveria ser torturado com bambu debaixo da unha até a morte. Porém, isso é a opinião de uns 6 ou 7 aqui do fórum que tem YES, e mais alguns por efeito placebo...

O Ramiro disse que fez as alterações do tutorial mas não mudou nada. Ramiro, tá por aí ?

Sentiu o drama da coisa ?


será que ele era satisfeito com o que era a Yes dele, antes de tudo isso começar?

"efeito placebo"? o que você pode dizer sobre isso?

Alan
30-11-06, 22:15
** e eu tb nao vi diferença nenhuma em relacao as mudancas proposta no tutorial **
mas isso nao quer dizer q vo ficar sentado de braco cruzado queto sempre quero o melhor.


Nem preciso questionar mais nada...

Alan
30-11-06, 22:17
será que ele era satisfeito com o que era a Yes dele, antes de tudo isso começar?

"efeito placebo"? o que você pode dizer sobre isso?


http://brazil.skepdic.com/placebo.html

Uma citação do fim do texto:
"Em outras palavras, o placebo pode ser uma porta aberta para o charlatanismo"

hedertone
30-11-06, 22:38
eu nunca vi uma moto conseguir ficar mais economica e mais potente... isso naum eh normal...

na yes aconteceu...

Kratos
30-11-06, 23:35
Bem... eu tenho uma Yes e não fiz as alterações do tutorial.. mas já adianto que ainda não fiz por falta de tempo. No orkut na comu da yes tem uma galera que fez as alterações só vejo o pessoal agradecer a respeito das melhoras, portanto acredito que um usuário pode sim encontrar uma falha no seu produto e questionar a empresa fabricante em relação ao mesmo.

Minha moto já foi pra revisão dos 1000 km e voltou mais fraca do que era... ela anda até que bem, mas percebo que ela fica fraca em alguns momentos e realmente não parece ter a potência descrita pelo manual, mas precisamos de um dinamometro para contestar isso =(

Logo logo ela faz 3000 e vou levar ela na GPS em Guarulhos, dai já aproveito pra trocar uma idéia e ver a respeito dela, pois além de mais fraca do que era está gastando muito mais (provavelmente está trabalhando com excessp)

hedertone
30-11-06, 23:37
Bem... eu tenho uma Yes e não fiz as alterações do tutorial.. mas já adianto que ainda não fiz por falta de tempo. No orkut na comu da yes tem uma galera que fez as alterações só vejo o pessoal agradecer a respeito das melhoras, portanto acredito que um usuário pode sim encontrar uma falha no seu produto e questionar a empresa fabricante em relação ao mesmo.

Minha moto já foi pra revisão dos 1000 km e voltou mais fraca do que era... ela anda até que bem, mas percebo que ela fica fraca em alguns momentos e realmente não parece ter a potência descrita pelo manual, mas precisamos de um dinamometro para contestar isso =(

Logo logo ela faz 3000 e vou levar ela na GPS em Guarulhos, dai já aproveito pra trocar uma idéia e ver a respeito dela, pois além de mais fraca do que era está gastando muito mais (provavelmente está trabalhando com excessp)
isso.. e no tuto tentamos eliminar este excesso...

Jduarte
01-12-06, 01:00
http://brazil.skepdic.com/placebo.html

Uma citação do fim do texto:
"Em outras palavras, o placebo pode ser uma porta aberta para o charlatanismo"


é... a coisa tá feia...

acho que vc não entendeu a minha pergunta. Porisso eu ainda não quero entender essa resposta.
Vou refazê-la:
baseado em quê vc pode dizer que há um efeito placebo? vc experimentou essa situação nas Suzuki 125 para dizer que pode ser efeito placebo?... "o que você pode dizer sobre isso?"


Agora vc poderia explicar porque respondeu desse jeito?

Alan
01-12-06, 01:11
é... a coisa tá feia...

acho que vc não entendeu a minha pergunta. Porisso eu ainda não quero entender essa resposta.
Vou refazê-la:
baseado em quê vc pode dizer que há um efeito placebo? vc experimentou essa situação nas Suzuki 125 para dizer que pode ser efeito placebo?... "o que você pode dizer sobre isso?"


Agora vc poderia explicar porque respondeu desse jeito?


Não experimentei pq simplesmente não conheço ninguém que tenha uma YES aqui em São Carlos...
E já disse por aí que queria conhecer alguém que a tivesse pra examinar esse famoso tubo...

PimEdu
01-12-06, 07:06
Mais uma vez apenas acho q vai ser dificil provar se ela tem ou não os 13cv ditos, teriam q medir a potência no dinamômetro no motor oq é bem complicado. Poderiam provar q ela realmente melhora (medindo na roda mesmo antes das mods e depois) e dai ja teriam um excelente argumento com a suzuki, antes disso acho q mandar email apenas receberão respostas auotmáticas como sempre.

Guigo
01-12-06, 09:19
Efeito placebo é aquele conseguido apenas pela indução psicológica do paciente, que acha que está tomando um remédio, quando na verdade não está tomando nada...
Aplicando-se à situação, quer dizer daqueles que acham que suas motos melhoraram por conta das alterações, quando na verdade elas podem não ter mudado nada...eles apenas acompanham a expectativa geral...
Eu, particularmente, também acredito mais na precisão matemática do que em opiniões pontuais...
Ou seja, se querem realmente sensibilizar a Suzuki (e não a JToledo, porque ela APENAS MONTA AS MOTOS NO BRASIL, PORÉM NÃO FAZ OS PROJETOS DAS MESMAS!!!), então apresentem as falhas no projeto que vcs julgam existir, baseados em testes científicos com as peças testasdas e não apenas com argumentos do tipo: "todo mundo mexeu e a moto melhorou..."
Ninguém em sã consciência irá levar a sério informações com este tipo de argumentação...

hedertone
01-12-06, 10:32
MAIS UMA RESPOSTA

Prezado Hedertone,



Por não haver a possibilidade de verificarmos pessoalmente o problema de sua motocicleta, pedimos novamente a gentileza de que encaminhe sua motocicleta até uma concessionária autorizada Suzuki.

Solicite que o mecânico responsável pela concessionária entre em contato com o Setor de Serviços da J.Toledo, para que em conjunto eles resolvam o problema de sua motocicleta.





Atenciosamente,

J.Toledo Suzuki Motos do Brasil

EU TINHA DITO ISSO

o problema não é apenas na minha moto e sim em todas as YES, o tudo condutor de ar dificulta a respiração correta do motor...

por favor.. reparem como a curva é acentuada...

PimEdu
01-12-06, 11:00
Po, mas qual resposta vc espera? Estão pedindo para q vc entre em contato com um funcionário competente (pelo menos supostamente) para q ele avalie, converse com algum engenheiro q a J Toledo tenho (tbm supostamente competente) e tentem resolver o seu problema (pois foi vc q reclamou, se mais alguem reclamar tbm vão pedir para q faça isso)
Acho q a resposta deles é a certa, se não resolverem seu problema dai sim acho q seria descaso, mas pelas respostas estão tentando resolve-lo.

hedertone
01-12-06, 11:04
Po, mas qual resposta vc espera? Estão pedindo para q vc entre em contato com um funcionário competente (pelo menos supostamente) para q ele avalie, converse com algum engenheiro q a J Toledo tenho (tbm supostamente competente) e tentem resolver o seu problema (pois foi vc q reclamou, se mais alguem reclamar tbm vão pedir para q faça isso)
Acho q a resposta deles é a certa, se não resolverem seu problema dai sim acho q seria descaso, mas pelas respostas estão tentando resolve-lo.
oxe... e eu falei alguma coisa da resposta deles??? só disse que eles responderam....

PimEdu
01-12-06, 12:15
a ta, então foi mal, achei q tava insatisfeito com ela
me retrato

Sabedoria
01-12-06, 12:31
Qual é o rendimento que o coletor deveria apresentar, segundo o manual??




Alguém colocou esse tubo condutor em uma bancada de fluxo pra confirmar o que vcs tanto alardam ??

Se vcs querem mesmo, e realmente acreditam que o tubo atrabalha, é a primeira coisa a fazer. O resto é elocubração mental...




Mais uma vez apenas acho q vai ser dificil provar se ela tem ou não os 13cv ditos, teriam q medir a potência no dinamômetro no motor oq é bem complicado. Poderiam provar q ela realmente melhora (medindo na roda mesmo antes das mods e depois) e dai ja teriam um excelente argumento com a suzuki, antes disso acho q mandar email apenas receberão respostas auotmáticas como sempre.


Minha nossa senhora, o que foi que aconteceu de ontem para hoje? Até ontem eu estava sendo julgado como sendo mais sujo que pau de galinheiro só porque discordo do resultado das mudanças em relação ao afastamento do tubo (friso que não é nada contra o JD nem das regulagens de carbura que ele faz que são muito boas, apenas não aceito o resultado do afastamento do tubo, tamos entendidos ?). Hoje aparece este monte de gente, então vamos por partes:

Guigo, concordo com vc. Acredito sim que a Yes tenha os 13 cavalos declarados medidos no virabrequim (medida igual em todas as motos). O que ninguem leva em consideração é a perda de potencia que a moto sofre até chegar na roda, como por exemplo: o alternador da Yes é mais forte que o das concorrentes, o que proporciona melhorias gerais na parte elétrica, inclusive suportando lampadas de 60 W com a moto em marcha lenta (nenhuma outra 125 aguenta) e isto consome potencia do motor. A Yes já esta de acordo com as normas de controle de poluição da europa. Todo sistema anti poluição tira potencia do motor. O pneu original da Yes é mais grudento que o das concorrentes, melhorando a segurança, mas diminuindo o desempenho. As rodas da Yes, apesar de liga leve, saõ melhores que as raiadas, mas também diminuem o desempenho devido ao peso maior. Então vele a pena um maior desempenho em detrimento de todas estas qualidades? EU GOSTO DELA DO MODO COMO É!!

Alan, eu fiz testes com o tubo e com anemometros digitais em laboratório, informei o resultado encontrado, mas ninguem aceitou como valido. Nestes testes. A captação de ar em um capilar instalado rente ao tubo ou 5,0 mm distante foi o mesmo.

PimEdu, em dinamometro, descobriremos a potencia na roda, após todas as perdas citadas acima. Para comprovar a melhoria do rendimento com o afastamento do tubo eu faria o seguinte: Colocaria no dinamometro uma moto com o macete e faria as leituras. Nesta mesma moto, sem mecher em mais nada, colocaria o tubo no local original e mediria novamente. Se o resultado for diferente (para melhor com o afastamento do tubo) ai teria-se com o que brigar com a J> Toledo.

Na proxima revista MOTOCICLISMO vai sair uma resposta da JToledo ao João Duarte sobre este assunto. Vamos esperar e ver o que eles falam.

hedertone
01-12-06, 13:09
a ta, então foi mal, achei q tava insatisfeito com ela
me retrato
blz! faz parte heh!!

abraço irmão!



Na proxima revista MOTOCICLISMO vai sair uma resposta da JToledo ao João Duarte sobre este assunto. Vamos esperar e ver o que eles falam.


ta falando sério!?!?!

agm2112
01-12-06, 13:28
To pegando o assunto pela metade, afinal eu nem tenho uma Yes, mas estou achando que o afastamento do tubo não melhora (ou aumenta) a captação do ar ... ele simplesmente otimiza o efeito venturi do carburador, o que torna a mistura ar/combustível mais homogênea, podendo sim, melhorar o consumo e desempenho, pois teremos uma maior "área em regime turbulento" (do meu livro de fenômenos de transporte....). O espaço pode ser tão reduzido, que uma diferença milimétrica em sua posição comprometeria a mistura. Claro que esta é uma conclusão puramente empírica, pois nunca desmontei uma Yes pra olhar ....

hedertone
01-12-06, 13:35
To pegando o assunto pela metade, afinal eu nem tenho uma Yes, mas estou achando que o afastamento do tubo não melhora (ou aumenta) a captação do ar ... ele simplesmente otimiza o efeito venturi do carburador, o que torna a mistura ar/combustível mais homogênea, podendo sim, melhorar o consumo e desempenho, pois teremos uma maior "área em regime turbulento" (do meu livro de fenômenos de transporte....). O espaço pode ser tão reduzido, que uma diferença milimétrica em sua posição comprometeria a mistura. Claro que esta é uma conclusão puramente empírica, pois nunca desmontei uma Yes pra olhar ....
não seria uma menor area naum?

Carlos Roberto
01-12-06, 13:37
Acho que tudo é questão de risco. Mexer ou não mexer é escolha de cada um e deve ser respeitado. A minha Intruder mesmo tem até uma velocidade, mas que falha vez enquando. E o consumo é muito alto, quase igual da minha Twister quando não passo de 90km/k, que é quase a velocidade máxima da Intruder.

agm2112
01-12-06, 13:41
não seria uma menor area naum?


Uma menor área no venturi .... mas depois dele, teria que ter uma "área de turbulência" pra ocorrer a mistura do combustível. O venturi apenas cria a turbulência, mas é preciso algum espaço pra que ocorra a mistura.

Estou falando da área a direita da linha tracejada, e não da linha em si:

http://www.coloradofirecamp.com/south-canyon-fire/images/figure-15.jpg

hedertone
01-12-06, 13:43
Uma menor área no venturi .... mas depois dele, teria que ter uma "área de turbulência" pra ocorrer a mistura do combustível. O venturi apenas cria a turbulência, mas é preciso algum espaço pra que ocorra a mistura.
ah blz.. me desculpe heheh

vc deve ter visto pelo menos a foto do tubo.. c viu que coisa triste esta curva!? muito loka hehe

Sabedoria
01-12-06, 14:22
blz! faz parte heh!!

abraço irmão!

ta falando sério!?!?!




Estou falando totalmente serio. Deve sair por volta do começo do mes. Dia 04 ou 05 ja deve estar nas bancas.

hedertone
01-12-06, 14:26
Estou falando totalmente serio. Deve sair por volta do começo do mes. Dia 04 ou 05 ja deve estar nas bancas.
hun!!
se possivel posta aki.. quero saber o que eles pensam a respeito disso e se fizeram algum teste

agm2112
01-12-06, 14:45
Onde tem a foto do famigerado tubo ???

hedertone
01-12-06, 14:50
Clica aqui! (http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=8890.0)

Sabedoria
01-12-06, 14:53
hun!!
se possivel posta aki.. quero saber o que eles pensam a respeito disso e se fizeram algum teste


Vc acha que o JDuarte num vai por? Só eu acho que ele não sabe ainda que já vai sair este mês.

hedertone
01-12-06, 14:57
Vc acha que o JDuarte num vai por? Só eu acho que ele não sabe ainda que já vai sair este mês.
Se ele ver tenho certeza que ele vai por!!!

Ramiro
01-12-06, 15:40
http://img526.imageshack.us/img526/4918/dsc00746ex9.th.jpg (http://img526.imageshack.us/my.php?image=dsc00746ex9.jpg)

http://img105.imageshack.us/img105/839/dsc00747gq9.th.jpg (http://img105.imageshack.us/my.php?image=dsc00747gq9.jpg)

http://img526.imageshack.us/img526/6264/dsc00748ax9.th.jpg (http://img526.imageshack.us/my.php?image=dsc00748ax9.jpg) http://img474.imageshack.us/img474/1731/dsc00749nm2.th.jpg (http://img474.imageshack.us/my.php?image=dsc00749nm2.jpg)

Ta ai as fotos... pra quem não conhece...
Eu fiz o esquema de aumentar a distancia entre o tubo e o carburador e não notei diferença nenhuma...

elio_filho
01-12-06, 15:49
RAMIRO = tem de fazer o esquema e regular novamente a carburação, por causa do novo comportamento do ar na admissão... não sei se entra mais ar, ou o ar entra mais fácil, sei que apenas afastando o tubo a melhora sozinha só é percebida nas motos com carburador à vácuo como a minha, pelo fato da agulha ser mais sensível...

AOS DEMAIS = Vai sair onde da revista? Na seção de cartas?

Quero ler, essa novela do tubo é muito interessante, inclusive serviria como um comunicado oficial sobre o tema.

Explico: comprei uma Intruder 125, ano modelo 2006 com 11,5cv declarados no manual. No modo do tubo original ela engasga, tem marcha-lenta descoordenada e mal passa de 90km/h.

Afastando o tubo a lenta fica firme, os engasgos quase somem e a motoca chama os 110km/h comigo sozinho em segundos, como se a 5a. marcha fosse uma 3a.

Se isso é "placebo" ou é um problema não detectado pela Suzuki, exigi uma posição oficial da empresa sobre o tema, afinal quem mexe no tubo, ainda que consiga resultados, está usando o produto fora da especificação de fábrica.

Perguntei à J.ATOLEIO.DEDO: esse macete do tubo funciona ou não? Se não, emita um comunicado através de papel oficial assinado. Afinal, se disserem que o macete não funciona e provarmos que funciona, eles estariam FERRADOS.

Vcs responderam? Nem a J.ATOLEIO.DEDO...

Só não fiz valer meus direitos pq vem uma 250 injetada ano que vem, além disso não vale a pena estressar por causa de uma motokinha de 5000 reais, ainda mais uma tão boa, tão confortável e tão legal que afastando um tubinho de borracha 5mm o único defeito dela desapareça.

Abraço,

Sabedoria
01-12-06, 16:05
Falai Elinho, oi eu de novo. Vai sair na seção de cartas sim. Outra: Seu carburador é a vacuo? Se sim, experimente tirar o restritor de ar ou aumentar a admissão de ar de alguma forma e voce verá que a sua moto vai ficar uma caca. Provavelmente deve falhar na subida de giros. Com o tubo inserido ela falha? recuado ela fica boa? Se isto acontecer vc comprovaria tudo o que eu falei até agora. Recuando o tubo vc aumenta a perda de carga. Isto só aconteceria se vc aumentar a resistencia do ar. Em motos com carbura a vacuo, cujo combstivel trabalha com diafragma o funcionamento é completamente diferente. O que funciona para o carbura a vacuo é exatamente o oposto do carbura mecanico. Se o rendimento da sua moto com carburador a vacuo melhora com o tubo recuado é a mesma coisa que voce diminuir um pouco a entrada. VC enriquece a mistura e não o contario.

agm2112
01-12-06, 16:07
Mas olha q esse tubo é gigante ! Melhora por maior vazão de ar não é mesmo (mas duvido que seja psicológico !)... basta olhar a tomada de ar de um Monza 2.0 (motor 16 vezes maior !) pra perceber que ela é praticamente igual a essa ! Claro que um motor 2.0 puxa o ar com muito mais vontade ... mas ainda acredito que a melhora tenha algo a ver com a turbulência mesmo, pq aquela curva ali é muquirana ! Quase fecha a passagem se dobrar um pouco.

hedertone
01-12-06, 16:21
Mas olha q esse tubo é gigante ! Melhora por maior vazão de ar não é mesmo (mas duvido que seja psicológico !)... basta olhar a tomada de ar de um Monza 2.0 (motor 16 vezes maior !) pra perceber que ela é praticamente igual a essa ! Claro que um motor 2.0 puxa o ar com muito mais vontade ... mas ainda acredito que a melhora tenha algo a ver com a turbulência mesmo, pq aquela curva ali é muquirana ! Quase fecha a passagem se dobrar um pouco.
pois eh...

o afastamento do tubo pode piorar a curva.. mais faz com que o ar entre menos torto no bura...

Jduarte
01-12-06, 19:16
Onde tem a foto do famigerado tubo ???


poxa... desculpe... não está no seu melhor ângulo... :lol:

agm2112
01-12-06, 19:21
Então o tal tubo é entre a caixa do filtro e o carbura ??? Achei que fosse no próprio coletor de admissão ....

O tubo da minha moto tem uma curva igual a esse aí ...

hedertone
01-12-06, 21:55
o JD flw. esse naum eh o melhor angulo... a coisa eh pior hehhee

Jduarte
01-12-06, 22:07
Então o tal tubo é entre a caixa do filtro e o carbura ??? Achei que fosse no próprio coletor de admissão ....

O tubo da minha moto tem uma curva igual a esse aí ...


esta é um pouquinho melhor... montado no lugar, mas já afastado. Coloquei os dedos apenas para que se perceba a proximidade da parede desse ponto do tubo com a boca do carburador...
Essa foto é de julho.

hedertone
01-12-06, 22:40
oia o cretino ai agm2112

rocksul
01-12-06, 22:49
Boa sorte a Todos.
No proximo email da Suzuki deve aparecer escrito algo tipo.
"Que Deus lhe abençoe"

hedertone
01-12-06, 22:53
Boa sorte a Todos.
No proximo email da Suzuki deve aparecer escrito algo tipo.
"Que Deus lhe abençoe"
naum entendi.... ;/ ;/ ;/

rocksul
01-12-06, 23:25
naum entendi.... ;/ ;/ ;/

O cara da suzuki vai ficar mandando emails e mais emails dizendo pra levar o tecnico etc e tal. E nunca vão chegar a um concenso. Não vão dar um recall em todas as Yes.
Em um comprimento nobre depois de não ter mais o que dizer, o Jatoleiodedo vai dizer:
"que Deus lhe abençoe"
Mesmo os que não são crentes em Deus acreditam nele. É a última cartada de crédito da Jatoleiocacetea4.

Jduarte
03-12-06, 16:22
Minha nossa senhora, o que foi que aconteceu de ontem para hoje? Até ontem eu estava sendo julgado como sendo mais sujo que pau de galinheiro só porque discordo do resultado das mudanças em relação ao afastamento do tubo (friso que não é nada contra o JD nem das regulagens de carbura que ele faz que são muito boas, apenas não aceito o resultado do afastamento do tubo, tamos entendidos ?). Hoje aparece este monte de gente, então vamos por partes:

Guigo, concordo com vc. Acredito sim que a Yes tenha os 13 cavalos declarados medidos no virabrequim (medida igual em todas as motos). O que ninguem leva em consideração é a perda de potencia que a moto sofre até chegar na roda, como por exemplo: o alternador da Yes é mais forte que o das concorrentes, o que proporciona melhorias gerais na parte elétrica, inclusive suportando lampadas de 60 W com a moto em marcha lenta (nenhuma outra 125 aguenta) e isto consome potencia do motor. A Yes já esta de acordo com as normas de controle de poluição da europa. Todo sistema anti poluição tira potencia do motor. O pneu original da Yes é mais grudento que o das concorrentes, melhorando a segurança, mas diminuindo o desempenho. As rodas da Yes, apesar de liga leve, saõ melhores que as raiadas, mas também diminuem o desempenho devido ao peso maior. Então vele a pena um maior desempenho em detrimento de todas estas qualidades? EU GOSTO DELA DO MODO COMO É!!

Alan, eu fiz testes com o tubo e com anemometros digitais em laboratório, informei o resultado encontrado, mas ninguem aceitou como valido. Nestes testes. A captação de ar em um capilar instalado rente ao tubo ou 5,0 mm distante foi o mesmo.

PimEdu, em dinamometro, descobriremos a potencia na roda, após todas as perdas citadas acima. Para comprovar a melhoria do rendimento com o afastamento do tubo eu faria o seguinte: Colocaria no dinamometro uma moto com o macete e faria as leituras. Nesta mesma moto, sem mecher em mais nada, colocaria o tubo no local original e mediria novamente. Se o resultado for diferente (para melhor com o afastamento do tubo) ai teria-se com o que brigar com a J> Toledo.

Na proxima revista MOTOCICLISMO vai sair uma resposta da JToledo ao João Duarte sobre este assunto. Vamos esperar e ver o que eles falam.



Sinceramente, eu não sei se deveria lhe escrever isto...

Sergio, de que adianta dispor dos seus equipamentos sofisticados se você não faz bom uso deles? No Motonline vc disse que "se eu tivesse te procurado", vc iria comprovar isso com que se saiu. Eu realmente acho que era você que deveria me procurar antes de fazer esses testes, pq eu poderia lhe dizer "o quê e onde" testar. E talvez, até, fazer com que vc pudesse ver a coisa por outro ângulo... isso lhe falta! Seus testes já começaram errados!! e o seu "cabelo" ( :P ) não ia detectar nada mesmo!
Mas como vc insiste nessa linha, tenho que alertá-lo para a imagem ruim que vai sobrar para vc e para aquele outro engenheiro, já que ambos negam com veemência a existência do problema, quando tudo isto acabar...

Essa resposta num meio formal, eu estou aguardando já há uns 2 meses. Se não mudaram a linha básica a que tive conhecimento, muito provavelmente vou entrar com um processo contra essa empresa. Que pode incluir perdas e danos morais, se detectar que aquele engenheiro faz parte dessa empresa.

Jduarte
03-12-06, 16:33
Falai Elinho, oi eu de novo. Vai sair na seção de cartas sim. Outra: Seu carburador é a vacuo? Se sim, experimente tirar o restritor de ar ou aumentar a admissão de ar de alguma forma e voce verá que a sua moto vai ficar uma caca. Provavelmente deve falhar na subida de giros. Com o tubo inserido ela falha? recuado ela fica boa? Se isto acontecer vc comprovaria tudo o que eu falei até agora. Recuando o tubo vc aumenta a perda de carga. Isto só aconteceria se vc aumentar a resistencia do ar. Em motos com carbura a vacuo, cujo combstivel trabalha com diafragma o funcionamento é completamente diferente. O que funciona para o carbura a vacuo é exatamente o oposto do carbura mecanico. Se o rendimento da sua moto com carburador a vacuo melhora com o tubo recuado é a mesma coisa que voce diminuir um pouco a entrada. VC enriquece a mistura e não o contario.


QUE BARBARIDADE!!!... que desserviço, cara!

hedertone
03-12-06, 17:10
AH! TEM OUTRA....

A uns 15 dias olhei a moto dum amigo que comprou uma yes 2007 meses depois da minha.. e para minha surpresa o tubo já eh um pouco diferente.. ou seja... da 2006 para 2007 mudaram e da 2007.1 para uma suposta 2007.2 mudaram novamente...

isso quer dizer o que?? que o JD ta errado eh??

haueahehehauhaheh

FLW JD!!!!

C TA cutucando na ferida do jatoleiodedo!!!
assim agente chega longe!

Ah! o Sergio (sabedoria) na boa.. tem muito conhecimento, sei que do lado dele não sei de nada, ele se mostrou atencioso quando por curiosidade perguntei como está sua moto, eu gostaria de pedir a ele que tentasse, mesmo sendo contra, aplicar as modificações contidas no tuto do JD...

Vocês dois são caras com grande conhecimento e se trrabalhassem junto nisso seria muito bom!

abraço!

Jduarte
03-12-06, 20:50
Vc é um cara que eu admiro, Tone...

é o Primeirão!

Vale muito esse retorno que vc sempre proporciona. :)

p.s.: a revista já saiu.

sot010174
03-12-06, 22:12
To doido pra fazer essa modificacao ae do tubo... Ainda nao fiz pq fico com medo da Suzuki botar a culpa nesse truque se der alguma M na minha moto durante a garantia, e sou muito burro pra fazer sozinho.

hedertone
03-12-06, 22:24
To doido pra fazer essa modificacao ae do tubo... Ainda nao fiz pq fico com medo da Suzuki botar a culpa nesse truque se der alguma M na minha moto durante a garantia, e sou muito burro pra fazer sozinho.
se der alguma merda bota o tubo no lugar certo e leva hehhe eles nunca vão saber!

Guigo
03-12-06, 22:48
Sinceramente, eu não sei se deveria lhe escrever isto...

Sergio, de que adianta dispor dos seus equipamentos sofisticados se você não faz bom uso deles? No Motonline vc disse que "se eu tivesse te procurado", vc iria comprovar isso com que se saiu. Eu realmente acho que era você que deveria me procurar antes de fazer esses testes, pq eu poderia lhe dizer "o quê e onde" testar. E talvez, até, fazer com que vc pudesse ver a coisa por outro ângulo... isso lhe falta! Seus testes já começaram errados!! e o seu "cabelo" ( :P ) não ia detectar nada mesmo!
Mas como vc insiste nessa linha, tenho que alertá-lo para a imagem ruim que vai sobrar para vc e para aquele outro engenheiro, já que ambos negam com veemência a existência do problema, quando tudo isto acabar...

Essa resposta num meio formal, eu estou aguardando já há uns 2 meses. Se não mudaram a linha básica a que tive conhecimento, muito provavelmente vou entrar com um processo contra essa empresa. Que pode incluir perdas e danos morais, se detectar que aquele engenheiro faz parte dessa empresa.


Não querendo entrar em conflito, mas já entrando...
Aqui neste fórum tem uns 3 ou 4 engenheiros (ou estudantes de engenharia) que contestam a sua teoria...
Mesmo considerando que alguns também apoiaram as mudanças, elas são apenas no campo da experimentação, sem nenhum embasamento teórico que a sustente...
Desse jeito, vc não vai conseguir nunca sensibilizar nenhum representante da JToledo, muito menos da Suzuki....
Vc diz que os testes dele começaram errado, mas não diz o que deveria ser corrigido nestes testes, se é que vc sabe...
E os testes que vc fez?? Quais foram??
Vc quer discutir supostos erros de projeto de uma moto baseado em percepções individuais?
Eu não entendo nada de mecânica, mas vou sempre preferir a opinião de quem pode me provar sobre o que está falando...
Abs...
P.S.: Ahh.....só para constar....
Já tiveram usuários deste fórum que fizeram as modificações sugeridas e não observaram mudança alguma na moto...

Jduarte
04-12-06, 02:19
Não querendo entrar em conflito, mas já entrando...
Aqui neste fórum tem uns 3 ou 4 engenheiros (ou estudantes de engenharia) que contestam a sua teoria...
Mesmo considerando que alguns também apoiaram as mudanças, elas são apenas no campo da experimentação, sem nenhum embasamento teórico que a sustente...
Desse jeito, vc não vai conseguir nunca sensibilizar nenhum representante da JToledo, muito menos da Suzuki....
Vc diz que os testes dele começaram errado, mas não diz o que deveria ser corrigido nestes testes, se é que vc sabe...
E os testes que vc fez?? Quais foram??
Vc quer discutir supostos erros de projeto de uma moto baseado em percepções individuais?
Eu não entendo nada de mecânica, mas vou sempre preferir a opinião de quem pode me provar sobre o que está falando...
Abs...
P.S.: Ahh.....só para constar....
Já tiveram usuários deste fórum que fizeram as modificações sugeridas e não observaram mudança alguma na moto...


Olha!!! gostei dessa chamada! não estou sendo irônico... foi muito bom.

"sem nenhum embasamento teórico que a sustente"... num conduto onde haja um cálibre para controlar a passagem de ar, e um cálibre para controlar a passagem de um líquido, sendo que ambos estão sendo puxados para o ponto final desse conduto através de uma sucção, e se misturarão formando uma mistura: se o cálibre do ar for obstruído, ou a sua captação for debilitada, o que acontecerá com aquela mistura? Permanecerá a mesma?
Consideremos que esse cálibre veio de fábrica já com essa obstrução, e a mistura, sabe-se que não é a adequada (através da constatação de que o líquido foi gasto muito rapidamente, e sem produzir o que deveria). Se a obstrução for eliminada, ou diminuida, teoricamente a mistura adquirará a proporção para a qual foi planejada. Certo?

"Desse jeito, vc não vai conseguir nunca sensibilizar nenhum representante da JToledo"... realmente eu não conseguí. Estive pessoalmente lá na porta tentando mostrar o que encontrei. Apenas se negaram a me receber... então, o que dizer disso?

Vc diz que os testes dele começaram errado, mas não diz o que deveria ser corrigido nestes testes, se é que vc sabe...... sei sim: o que deve ser medido é a proporção de ar na mistura que sairá no circuito da baixa (ou piloto), que se dá através de dois orifícios, do giclê da baixa, e do parafuso da mistura. Isso, com o funcionamento normal do carburador, com toda uma aspiração sendo efetuada nele...
O problema todo é exatamente esse: naquela saída, a proporção de ar na mistura fica errada quando o tubo condutor se encontra na posição original. Porisso a moto gasta muito, e não anda o mesmo tanto, a não ser que se abra completamente o acelerador, o que aliás, é o que aqueles que não observaram melhoria fazem. Nessa situação, o circuito da baixa (esse que fica prejudicado) nem atua.
Testes de vazão, pressão, captação de um ar induzido para dentro do carburador, e não aspirado através dele, não têm a menor serventia neste caso. Isso vale para a aceleração plena do motor. Um teste assim seria excelente para se comparar o quanto um tubo condutor reto seria melhor que esse original.

Eu estou falando de uma moto com todas as coisas no seu devido lugar (restritor e filtro de ar)

"E os testes que vc fez?? Quais foram??"... depois de experimentar um consumo horroroso para um amaciamento padrão; depois de experimentar um motor apagar por afogamento quando reduzí de 3a para 2a e para a 1a e tentar acelerar para vencer uma subida (em 1a marcha, cara!!!!), subida na qual a YBR conseguia ganhar aceleração em 2a também garupado; depois de mudar a altura da bóia, e abaixar a agulha do pistonete tentando tirar esse excesso absurdo; depois de colocar um filtro esportivo, tirando o tubo condutor, e pela primeira vez ver o motor dar "falta" de gasolina... depois disso eu demorei quase 10 mil km para finalmente colocar o tubo mais para trás... nesse período, eu tentei encontrar tubos de outras motos que dessem para fazer uma adaptação.
Testei o filtro esportivo com aproximadamente 9.000 km... e afastei o tubo lá pelos 19.500 km. A partir daí é que a moto teve o comportamento normal de uma 125.

"Vc quer discutir supostos erros de projeto de uma moto baseado em percepções individuais?"... foram percepções individuais até o momento em que a primeira pessoa depois de mim resolveu experimentar a dica, e outras se seguiram, e funcionou para elas.

"Eu não entendo nada de mecânica, mas vou sempre preferir a opinião de quem pode me provar sobre o que está falando..."... ótimo... mas considere a possibilidade de que algumas pessoas induzem o resultado dessa prova. E se vc não sabe do assunto, nem peceberá isso. Algumas dessas pessoas, não suportam que não estejam certas. E no caso de vários engenheiros, há uma vaidade intrínseca forte demais. Não podem admitir um erro, e vivem tão apegados a fórmulas que se esquecem de observar a realidade, e o pior, param de evoluir.

Sobre os testes do Sergio, quando fui à casa dele, ele experimentou a minha moto... eu experimentei a dele. A minha era mais solta, tinha mais agilidade naquela saida inicial. Depois, o teste que ele quis fazer, e que sempre faz, era acelerar o máximo...
Em momento algum eu citei que tinha feito a minha moto andar mais que qualquer outra 125 do mercado. Eu nunca citei melhoria alguma em velocidade máxima. Mas para essas pessoas, o que eu fiz tinha que produzir isso. Como não produziu, então o macete "não funciona!" para elas. Mas seria até interessante perguntar o consumo que elas conseguem quando andam numa boa...


Dois braços... um de cada lado.

Guigo
04-12-06, 07:15
realmente eu não conseguí. Estive pessoalmente lá na porta tentando mostrar o que encontrei. Apenas se negaram a me receber... então, o que dizer disso?


Mas é lógico....imagina...vc chega na fábrica dizendo que mexeu na sua moto e descobriu um jeito dela andar melhor e consumir menos...e que alguns amigos testaram e também deu certo....esperava o quê?? Reunião com a diretoria da Suzuki??
Se não levar, NO MÍNIMO, uma sugestão de mudança no projeto testada por profissionais capacitados para tal, ninguém vai te receber mesmo...


Testei o filtro esportivo com aproximadamente 9.000 km... e afastei o tubo lá pelos 19.500 km. A partir daí é que a moto teve o comportamento normal de uma 125.

É com esse teste que vc esperava ser recebido pela Suzuki??


foram percepções individuais até o momento em que a primeira pessoa depois de mim resolveu experimentar a dica, e outras se seguiram, e funcionou para elas.


Pois é...continuam sendo percepções individuais, pois não há estatística que baseie o fato...já disse tb, que alguns usuários aqui do fórum testaram as suas mudanças e NÃO viram surtir o efeito desejado...


Algumas dessas pessoas, não suportam que não estejam certas. E no caso de vários engenheiros, há uma vaidade intrínseca forte demais. Não podem admitir um erro, e vivem tão apegados a fórmulas que se esquecem de observar a realidade, e o pior, param de evoluir.

Acho que isso vale pra vc também...eu sou Médico Veterinário e conheço uma porção de entendidos (como enfermeiros, criadores de cães, adestradores etc) que cometem as maiores barbaridades com animais porque acham que sabem mais do que quem estudou...é claro que existem colegas despreparados também, mas dificilmente cometem erros tão grosseiros quanto aqueles outros...já vi "entendidos" fazendo cirurgia de abdomen em animais apenas com anestésico dissociativo, onde o animal dorme, mas sente tudo que se faz com ele, sem conseguir reagir....e, durante o procedimento, quando o animal grita de dor, eles dizem que é alucinação por conta do anestésico....
Desculpe, mas continuo preferindo acreditar em quem estudou o assunto...

Abs dos dois lados pra vc tb...

agm2112
04-12-06, 07:57
Será que o modelo 2007 já está vindo com um novo tubo ? Se já estiver, isso já prova a falha de projeto nas antigas 2006, e que o pessoal da Suzuki assumiu o erro (de forma discreta). Os proprietários deveriam trocar logo e se livrar do problema !

As montadoras fazem recall por algumas razões: 1- Quando a falha compromete a segurança, 2- Quando existe risco do motor parar de funcionar; 3- Para a empresa ficar com fama de boazinha e preocupada; 4- Quando chega ao final do ano e a montadora quer que seus clientes visitem a concessionária para conhecer a nova linha 2007.

Acho que a Suzuki só poderia fazer o recall pela razão numero 4, mas entraria em conflito com as razões 1 e 2, pois atestaria uma falha de projeto grosseira ...

hedertone
04-12-06, 08:09
agm2112 Eu tenho uma yes 2007 que foi comprada em junho ou julho.. naum lembro bem.... um colega meu comprou em setembro ou coisa do tipo e pude perceber que o tudo condutor de ar da mesma e o nível da boia ta estão diferentes dos meus...
a boia esta +/- com 6mm e o tubo está um pouco mais aberto e com o material mais mole.. isso mesmo.. uma coisa molenga heheh

Jduarte
04-12-06, 08:11
Mas é lógico....imagina...vc chega na fábrica dizendo que mexeu na sua moto e descobriu um jeito dela andar melhor e consumir menos...e que alguns amigos testaram e também deu certo....esperava o quê?? Reunião com a diretoria da Suzuki??
Se não levar, NO MÍNIMO, uma sugestão de mudança no projeto testada por profissionais capacitados para tal, ninguém vai te receber mesmo...

É com esse teste que vc esperava ser recebido pela Suzuki??

Pois é...continuam sendo percepções individuais, pois não há estatística que baseie o fato...já disse tb, que alguns usuários aqui do fórum testaram as suas mudanças e NÃO viram surtir o efeito desejado...

Acho que isso vale pra vc também...eu sou Médico Veterinário e conheço uma porção de entendidos (como enfermeiros, criadores de cães, adestradores etc) que cometem as maiores barbaridades com animais porque acham que sabem mais do que quem estudou...é claro que existem colegas despreparados também, mas dificilmente cometem erros tão grosseiros quanto aqueles outros...já vi "entendidos" fazendo cirurgia de abdomen em animais apenas com anestésico dissociativo, onde o animal dorme, mas sente tudo que se faz com ele, sem conseguir reagir....e, durante o procedimento, quando o animal grita de dor, eles dizem que é alucinação por conta do anestésico....
Desculpe, mas continuo preferindo acreditar em quem estudou o assunto...

Abs dos dois lados pra vc tb...


Guigo, quem estudou o assunto?

esse teste e a mudança no tubo é que me levou a tentar mostrar a falha para o fabricante. Eu realmente pensava que teriam a atitude de "ouvir", e ver... projeto? não, eu poderia apenas dar a sugestão de uma mudança simples... mas esbarrei na recusa apenas, fechados à possibilidade... pelo menos eu, pensava que era do interesse deles. Mas deve ser, pq já mexeram tanto nesse tubo condutor quanto no nível da bóia.

É, e isso vale para mim sim!... não parei na explicação inicial que eu tinha dado, logo quando saiu a matéria... eu mesmo não estava satisfeito com a explicação que encontrei, e continuei pensando e estudando a coisa. E, agora que tenho um carburador BS26, que é a vácuo, da Intruder 125, conseguí entender melhor o efeito do tubo neles. Devo começar alguns testes com ele na Yes em poucos dias. Com sorte, talvez amanhã à tarde.

Jduarte
04-12-06, 08:58
To doido pra fazer essa modificacao ae do tubo... Ainda nao fiz pq fico com medo da Suzuki botar a culpa nesse truque se der alguma M na minha moto durante a garantia, e sou muito burro pra fazer sozinho.


cara!, vou te pedir um grande favor:

SE...

se você fizer, faça apenas o afastamento, só isso!... não mecha nem sequer no parafuso de mistura, se precisar apenas dê um aperto no parafuso da marcha-lenta, aquele lateral.

Se vc for testar isso, peço que seja apenas o afastamento, para que avalie se muda ou não alguma coisa.
Depois vc pode pensar em fazer mais alguma coisa, mas creio que na sua moto só uma mudança na posição da agulha é que traria mais alguma melhoria.

Talvez a sua opinião sobre o resultado não venha a ter valor para os que não aceitam a existência do problema... fique ciente disso. Você estará sob a suspeita do efeito placebo.

Carlos Roberto
04-12-06, 09:48
Tá parecendo discussão de formados e não formados. Mas entendo que um mecânico pode sim saber mais que um engenheiro. Talvez não possa projetar, mas pode sim descobrir falhas. Porque não? Quando se trata de uma vida, de cachorro ou gente, não dá pra arriscar, mas no caso de uma moto, a qual não morre e vai pro céu, pode-se arriscar sim no estilo faz, testa e desfaz.

PimEdu
04-12-06, 10:28
Galera, espero que não esteja ferindo nenhum direito autoral, a carta do JDuarte saiu na Motocilcismo desse mes (como ja dito) e vou reproduzir fielmente ela, acho q não é nada de mais tendo em vista que é apenas uma resposta a uma carta e isso não é a razão de comprar ou não uma revista.

Carta:
"Alimentação da YES 125
Tenho uma suzuki YES 2005 com 2200km. No amaciamento, a moto fazia 34km/l. Mas esse consumo foi obtido a 70km/h.Depois da primeira revisão, o consumo não passou de 36km/l (na Yamaha YBR que eu tinha era 40) Em qualquer subida, a moto perdia velocidade por falta de força. Foi ai que comecei a ver que ela tinha "excesso" de combustivel na carburação, porque numa das vezes o motor deixou de funcionar, por afogamento! Fiz regulagens no carburador, para afinar a mistura e melhorou um pouco. O consumo passou a 38km/l, desde que, em condições favoráveis. Quanto às subidas, nao afogava mais, mas não tinha força. E foi nessas regulagens do carburador que eu vi onde esava o problema. A falta de força desse motor não vem do "restritor" que há no filtro de ar. Om problema é causado pelo tubo "condutor" de ar. O que ocorre é que a parede interna edsse condutor esta muito próxima da boca do carburador, dificultando a correta "respiração" do motor. Ele aspira menos ar, consome mais combustivel e perde força. Afastei ao máximo o tubo condutor e a minha moto está fazendo 41km/l.
João Duarte, São Paulo, SP
Prezado sr. João Duarte, antes gostariamos de lhe informar que o Conama (conslho Naciona l do Mieio Ambiente) emitiu a resolução n 297 em 26 de feveireiro de 2002, estabelecendo limites para a emissão de gases poluentes para motocicletas produzidas a partir de 1 de janeiro de 2003. De forma a atender essa norma, um apurado ajuste nos motores foi estritamente necessário. Para desenvolver toda a tecnologia e os controles necessário foi necessário um investimento muito grande, incluindo testes acompanhados por engenheiros do ibama e da Cetesb no Japão. Na página n 40 do manual do proprietário de sua EN125 YES nós perstamos a seguinte informação: "O carburador foi ajsutado pela Suzuki de modo a oferecer o melhor desempenho do motor sem agredir a natureza. Não tente alterar esta regulagem, pois sua motocicleta poderá emitir gases fora dos limites especificados pelo ibama, tornando-se, consequentemente, ilegal para uso urbano". Devido à restrita disponibilidade de equipamento de testes de emissões de poluentes no Brasil, temos convicção de que após os ajustes realizados pelo sr. João Duarte, as emissões do motor de sua motcicleta não foram conferidas conforme os limites aqui vigentes e, consequentemente, a mesma se encontra ilegal para uso urbano. Dessa forma, o pensamento de que a modificação "não prejudicara nada" esta equivocado. Por favor, sugerimos procurar uma concessionária Suzuki para que os técnicos preparados pela fábrica possam ajustar sua motocicleta e torna-la novamento legal.
Atenciosamente
Suzuki J. Toledo de. de engenharia"

Bom, a resposta foi boa e dificilemente conseguirão provar agora que isso realmente confere ou não e acho que fica dificil um processo contra a Suzuki. Teriam ou que provar que a potencia declarada (não na roda) não é os 13cv declarados pela fabrica mesmo... Acho q ai ja da o tom da Suzuki, não vai ter recall nenhum e ela não assumirá erro nenhum de projeto.
Certa ou não acho q essa modificação vai acabar ficando é por conta do proprietário sob o risco de perder a garantia de fábrica. Se a suzuki ta melhorando realmente as novas tbm acho q não quer dizer muito (legalmente falando)... Acho q dessa vez é meio q batalha perdida, acho q cada um tem q refletir se realmente vale a pena fazer a mod e decidir, pq junto da suzuki não deve dar nada


E alguns dados q achei interessante sobre emplacamento.
A YES já é a setima moto mais vendida com 3202 em out/06, crescimento de 7% ante set/06
Ja emplacou 24879 (falta nov e dez) ante 17055 em 2005, um crescimento até o momento de 45% q se seguir a tendência deve chegar a 75% se emplacar mais 3000 motos em nov e 3000 em dez. Ou seja, ta começando a pegar de verdade
A YBR deve conseguir emplacar cerca de 100000 unidades esse ano, ou seja, a suzuki ta começando a chegar.

Jduarte
04-12-06, 10:35
eles erraram a quilometragem na "edição" da carta (foi bem editada)... o correto é 22.000 km, é o que estava quando mandei esse material diretamente para a J.Toledo.

Não vou comentar a resposta, para não atrapalhar meus planos.

sot010174
04-12-06, 11:22
E alguns dados q achei interessante sobre emplacamento.
A YES já é a setima moto mais vendida com 3202 em out/06, crescimento de 7% ante set/06
Ja emplacou 24879 (falta nov e dez) ante 17055 em 2005, um crescimento até o momento de 45% q se seguir a tendência deve chegar a 75% se emplacar mais 3000 motos em nov e 3000 em dez. Ou seja, ta começando a pegar de verdade
A YBR deve conseguir emplacar cerca de 100000 unidades esse ano, ou seja, a suzuki ta começando a chegar.


Eu vou chutar as outras

1- CG TITAN 150
2- CG FAN 125
3- Biz
4- NXR BROS 150
5 -YBR 125
6 -XTZ 125
7-YES

AMBN
04-12-06, 11:42
Eu vou chutar as outras

1- CG TITAN 150
2- CG FAN 125
3- Biz
4- NXR BROS 150
5 -YBR 125
6 -XTZ 125
7-YES


A XTZ n deve entrar nesse rol, e vc esqueceu de incluir a Twister, na minha opiniao.

Guigo
04-12-06, 11:45
Tá parecendo discussão de formados e não formados. Mas entendo que um mecânico pode sim saber mais que um engenheiro. Talvez não possa projetar, mas pode sim descobrir falhas. Porque não? Quando se trata de uma vida, de cachorro ou gente, não dá pra arriscar, mas no caso de uma moto, a qual não morre e vai pro céu, pode-se arriscar sim no estilo faz, testa e desfaz.


Não estou questionando o resultado...até porque muitos parecem ter achado a mesma coisa...
Estou questionando o fato de querer atenção de uma montadora para falhas no sistema, baseando-se apenas em opiniões pontuais, sem se fazer levantamento estatístico sobre a referida mudança e suas implicações, tanto positivas, quanto negativas...

PimEdu
04-12-06, 12:39
Lista em ordem da mais para a menos vendida
titan
fan
biz
ybr
bros
twister
yes
fazer
web
xtz
tornado
sport
intruder
burgman
falcon
max
hunter 90 (com 737 unidades, algo respeitavel na minha opinião)
titan job
biz 100 (pasmem, ja saiu de linha essa)
neo (atras ed uma biz fora de linha, essa vai da preju pra yamaha)
hunter 125
hornet
125 titan (260 essa estranhei, ja ta fora de linha a tempos, ai tbm entra as velhas, a tabela ta escrito "ranking de licenciamentos")
flash
future
shadow
bros 125
xt 660
traxx
blade (125)

PimEdu
04-12-06, 12:41
Sobre a km na revista ta exatamente 2200 km mesmo.
Acho q a Suzuki ta realmente meio q tirando o corpo fora, da pra ver q ela se basiou (assim q escreve?) em algo q realmente vai ser muito dificil de desmenti-la, acho ate mais do q a potência declarada. Por isso acho pouco provavel q de para usar isso (a resposta) em um processo.

Ramiro
04-12-06, 13:03
Na moral... Acho que a Suzuki ta certa..

AMBN
04-12-06, 13:42
Na moral... Acho que a Suzuki ta certa..


Acho que não tem ninguém errado. A regulagem do Jduarte visa uma coisa e a da Suzuki visa outra. Nenhuma das duas está errada, repito.

A do JDUARTE oferece um consumo melhor e mais fôlego nas arrancadas. A moto fica mais esperta. A Suzuki afirma que tal regulagem aumenta a emissão de gases poluentes na atmosfera.

A da Suzuki é uma regulagem "padrão", que visa atender uma série de normas técnicas válidas para todos os construtores de motos. Buscando resolver todos os problemas que tinha em mãos, soltou a YES no mercado com uma determinada regulagem que pode nao ser a mais eficiente em matéria de consumo e desempenho, mas atende a uma série de outros quesitos que, provavelmente, os outros fabricantes nao vem observando. O aspecto ambiental é apenas um deles.

Acho que é por ai. A moral da história, na minha opiniao, é que não há regulagem errada. Cada uma visa um objetivo diferente. A Suzuki não tava a fim de lancar vender uma moto que polui pra cacete, inventou uma regulagem pra que ela atendesse as tais normas do conama. Só isso. Talvez após a realizacao das modificacoes do JDUARTE a moto ultrapsse os limites máximos de poluicao dessa norma do conama. E o fabricante não pode assinar embaixo de uma regulagem dessas, ainda mais numa época em que defesa do meio ambiente está na moda.

sot010174
04-12-06, 13:52
Huhuahuauauahu falou tudo...

Quer comparar uma situacao? Playstation... todo mundo compra desbloqueado. O correto era só utilizar os jogos originais, e ponto. Mas o piratao é mais barato, por isso apesar da legislacao impor o videogame soh rodar jogos originais todo mundo modifica e deixa ler os piratas... a Sony nao pode modificar o seu produto para facilitar a pirataria...

Na suzuki a mesma coisa... o motor vem regulado para nao poluir (um dos pontos) mas o pessoal prefere modificar a regulagem e fazer a moto andar mais e acabou...

hedertone
04-12-06, 14:15
**** que o pariu!!!!

Eles confessaram que a pinoia do carburador deixa a bichinha um coco ehauehuehua depois que agente regula direitin já melhora !!heuaheuhaueaeehuahe
enquanto os europeus usam apriliars 125 2tempos emitindo gas barbaridade agente fica aki se ferrando com uma moto 4t...

AMBN
04-12-06, 15:24
complementando, comparo a sugestao de regulagem do JDUARTE a questao do filtro esportivo. Alguns recomendam, outros n, existem pontos contra e a favor, é uma discussao interminável.

De qualquer maneira, quem defende o uso do filtro n pode dizer que o fato das motos nao virem com filtro esportivo de fábrica é erro do fabricante. Ora, se o custo de producao de ambos os filtros é praticamente o mesmo, sendo que o original pra alguns é pior, pq os fabricantes insistem em lancar motos com o filtro fechadao? O lance é que fabricante ao projetar a moto tem mil variáveis na cabeca. Ele tem que lancar um produto que funcione razoavelmente bem em uma série de situacoes diferentes. Fora isso ainda tem que se preocupar com responsabilidade social, usar componentes de fábricas locais, agradar governos, ong´s, evitar processos judiciais, legislacao ambiental, concorrencia ...

Depois que a moto sai da loja e vai pra casa do consumidor, a historia é outra. Cada um faz o que quer com o que é seu. Se eu quero que a moto ande mais, meto um filtro esportivo, mesmo sabendo que isso deixa o motor mais vulnerável a sujeira, água, etc. A moto provavelmente polui mais com esse filtro. Mas n interessa, pra mim é muito importante tirar o máximo de desempenho da minha máquina, o resto é resto, eu aceito as consequencias pra atingir esse objetivo.

Alguém pode dizer entao que YES é um lixo, pois o desempenho é muito inferior as das outras 125. Beleza, pra quem quer uma 125 nervosa (dúvido muito que alguem consiga fazer uma 125 preencher sua ansia por velocidade, afinal 125 n é moto pra correr), a YES não é uma boa escolha. Agora, pra quem quer uma moto confortável, moderna, bonita, confiável, pra dar uns rolés ou mesmo ir ao trabalho todos os dias, a YES é uma boa opcao.

FATO 1
É simples, velocidade nao combina com a YES. Nesse item ela perda das outras. No resto, tirando beleza, que é pessoal, ela é melhor ou equivalente em tudo.

FATO 2
125 não é moto concebida pra correr Quem compra uma moto dessas não deveria pensar em velocidade. Nunca uma 125 vai ser uma moto que vai te dar prazer pela velocidade e desempenho. Quem pensa assim tem que comprar moto de 400cc pra cima.

CONCLUSAO
Considerando que a YES é uma 125, e que esse tipo de moto nao é desenvolvido pra correr, o item em que ela é inferior as demais é irrelevante pruma 125. Por isso, ela é um bom produto, capaz de brigar por um espaco no mercado junto com as YBR´s e TITAN´s.

NEUDSON
04-12-06, 20:23
e que a yamaha faça aybr andar mais senaum nois vai la quebra o pau
e a honda acerte o tensionador de corrente da titan 150 senaum conto td pra minha mãe( apesar que na minha num deu pau até agora 12,000kms)

sot010174
04-12-06, 20:48
cara!, vou te pedir um grande favor:

SE...

se você fizer, faça apenas o afastamento, só isso!... não mecha nem sequer no parafuso de mistura, se precisar apenas dê um aperto no parafuso da marcha-lenta, aquele lateral.

Se vc for testar isso, peço que seja apenas o afastamento, para que avalie se muda ou não alguma coisa.
Depois vc pode pensar em fazer mais alguma coisa, mas creio que na sua moto só uma mudança na posição da agulha é que traria mais alguma melhoria.

Talvez a sua opinião sobre o resultado não venha a ter valor para os que não aceitam a existência do problema... fique ciente disso. Você estará sob a suspeita do efeito placebo.


Olha, eu ja rodei 2400Km com a minha pratinha, e sei bem o que ela eh capaz de fazer... se der alguma diferenca, eu vou notar. Depois tem a pretinha do meu irmao, praticamente com a mesma kilometragem... se a minha estiver andando mais (sou 8kg mais pesado q o meu irmao) daí tá comprovada a melhoria. a minha moto faz 36-37 km/h na tocada normal.

Alan
04-12-06, 21:10
JDuarte, se vc quiser confiabilidade, vá a alguma universidade na qual tenha engenharia química e solicite que se quantifique o fluxo nas condições que vc questiona. Eu não tenho idéia do custo disso...

Converse com o Fabrício Fabuloso, ele cursa engenharia química aqui na Ufscar e com certeza manja mais do que eu sobre escoamentos, formação de turbilhões, perfis de velocidade, vazão mássica e afins...

Já adianto que a velocidade média de um escoamento turbulento é maior do que a de um escoamento laminar...

Um fato que talvez vc não levou em conta por desconhecimento é que o fluxo de admissão em um motor não é contínuo, mas sim pulsante. Em termos simples, a mistura que está se movimentando por sucção é barrada quando a válvula de admissão se fecha, por ser um fluído compressível, ela se comprime e então tende a adquirir movimento em sentido contrário, nisso enfrenta resistência e inverte o sentido novamente...

Esse fenômeno se chama ressonância e, apesar de 99,9 % dos motoristas desconhecerem, ele é de suma importância, sendo que o funcionamento do motor pode ser otimizado para uma determinada faixa de rotação conhecendo-se os parâmetros de ressonância.

Mas é realmente perceptível ? Mas é claro ! E o principal fator na frequência de ressonância é o comprimento da tubulação de admissão. Ah, então é por isso que tem carros com coletor de admissão variável ?!

O comportamento geral é o seguinte:

- quanto maior o comprimento mais baixa a faixa de rotação otimizada
- quanto menor o comprimento mais alta a faixa de rotação otimizada

Já prestou atenção nos coletores de admissão de carros 1.0 ? São bem compridos...
E em motores de carros de competição ? Se possível o carburador ou o TBI vai direto no cabeçote...

Muita gente coloca aquelas corneta nos carburadores pq acha bonito, mas o motivo delas é trabalhar nessa ressonância. Quanto mais comprida a corneta melhor o desempenho em baixa, e vice versa...

Levando em consideração isso que eu te disse, o resultado do Sérgio sobre a vazão ser a mesma pode estar certo e a sua melhora em regimes de média e baixa pode estar certa !

Vc afastando o tubo está otimizando regimes de baixa e média...

Bem, já dei minha opinião, mesmo sem ter tempo para isso. Agora vc entende o meu ponto de vista sobre não ser um erro de projeto ? Espere que vc pondere isso nos seus "planos"...

Boa sorte...

Lúzio
04-12-06, 21:18
Mas que mania de brasilero de achar que tem que se ter um maldito diploma para ai sim poder se ter algum crédito...
Que babaquice ficar falando em Engenheiros...Pessoas inteligentes não precisam ser formadas para descobrirem ou inventarem alguma coisa.
Na história temos diversos exemplos disso.

É muito comum produtos terem soluções ou melhorias desobertos somente depois de estarem no mercado e por usuários e as fábricas estão sempre atentas para estas descobertas e ainda que não reconheçam de público estas mudanças são implementadas.
Quantos erros bisonhos ou melhorias nos mais variados produtos já foram descobertos somente depois do produto a venda e por usuários? Um monte...
Acredito, sim que o Duarte tenha conseguido uma melhoria no sistema de alimentação da Yes e até acredtio que a própria Suzuki já tenha se dado conta que o sistema podia ser aperfeiçoado.
Vi o tubo da minha e pude comparar com a de um amigo comprada em final de 2005 e existe um nítida diferença neste tubo.
A minha moto tá andando dentro do esperado em termos de desempenho e consumo e SEI (com certeza) que a mudança do tubo de admissão e da calibração do carburador foram os responsáveis. Agora, é muita ingenuidade achar que a Suzuki vai dar o braço a torcer em público. Eles vão é fazer a alteração (já fizeram nos novos modelos) e ficar quietos.
O Duarte está certo, a sua alteração melhora de fato a alimentação do motor, corrigindo ou melhorando alguns aspectos técnicos. Tanto assim que os novos modelos já estão vindo com estas alterações, ainda que menos radicais.

Alan
04-12-06, 21:23
Mas que mania de brasilero de achar que tem que se ter um maldito diploma para ai sim poder se ter algum crédito...
Que babaquice ficar falando em Engenheiros...Pessoas inteligentes não precisam ser formadas para descobrirem ou inventarem alguma coisa.


Hehe, isso aí é papo de quem não conseguiu o diploma que queria...

Mas deixando a brincadeira de lado, existem diplomas e diplomas, uns merecem respeito, outro não...

Abarço

FabricioFabuloso
04-12-06, 21:29
Ixi.... entaum hehehehe ainda to no segundo ano e esse semestre cursei uma matéria sobre o assunto, q estuda isso... mas digamos q eu ainda trabalhe com coisa um pouco mais simples mas se necessário posso peskisar o assunto, se for relevante... pensando rapidamente a "energia" q o fluido perde se deve ao tipo de tubulação e aos "acidentes" (cotovelos, por exemplo) isso junto com a velocidade media eh usado para calcular a perda de carga do fluido dentro de uma tubulação... eh dificil dizer, mas com certeza uma curva mais acentuada faz ar perder mais velocidade do q se ela fosse "reta"... agora pra determinar com certeza se essa perda eh significante precisaria fazer testes experimentais mesmo... fica dificil saber pois como diz o ditado, a teoria na pratica eh outra... precisando de mais info sobre o assunto eu posso peskisar mas jah adianto q ainda falta mt pra mim ser um Eng quimico... entaum mts coisas eu ainda tenho q aprender heheheh mas no q puder ajudar estou a disposição...

ABraços

Kratos
04-12-06, 21:32
Na moral... acho que a suzuki não está tão certa assim....

Comprei a Yes não pensando só na beleza e nos acessórios, mas comprei também pensando em economia e a minha Yes já foi pra revisão, foi amaciada normalmente conforme manda o figurino e não está fazendo mais do que 27 km/l.... uma moto 250cc faz isso pra mais...

Vou levá-la novamente a autorizada e ver o que acontece...

Obs: a minha moto está original.

Alan
04-12-06, 21:32
eh dificil dizer, mas com certeza uma curva mais acentuada faz ar perder mais velocidade do q se ela fosse "reta"...


No caso do JDuarte ele só afastou o tubo, a curva continua ali...

E vc tá tirando o seu da reta hahahahahahahaha

FabricioFabuloso
04-12-06, 21:34
No caso do JDuarte ele só afastou o tubo, a curva continua ali...

E vc tá tirando o seu da reta hahahahahahahaha


Vc q colocou o meu na reta Hahahahahah eu tava kieto no meu canto heheheheheh... entaum vou dar um pesquisada.. falar com meu professor q eh gente fina pra ver o q ele acha e o q podemos pensar.... assim q conseguir uma info dele eu posto aki....

Abraços

Guigo
04-12-06, 21:44
Mas que mania de brasilero de achar que tem que se ter um maldito diploma para ai sim poder se ter algum crédito...
Que babaquice ficar falando em Engenheiros...Pessoas inteligentes não precisam ser formadas para descobrirem ou inventarem alguma coisa.
Na história temos diversos exemplos disso.


Mania de brasileiro é achar que não precisa estudar....que tudo se resolve "no jeitinho"...

Lúzio
04-12-06, 22:05
Hehe, isso aí é papo de quem não conseguiu o diploma que queria...




Muito ao contrário.

Lúzio
04-12-06, 22:19
Mania de brasileiro é achar que não precisa estudar....que tudo se resolve "no jeitinho"...


Pelo que vc escreveu fica notório que não é capaz de entender coisas simples (como o texto por mim escrito) e vai ser o tipo de pessoa que vai depender sempre de alguém (aparentando ser conceituado) para formular uma explicação que vc simplesmente vai decorar e aceitar como verdade até que outra pessoa mais famosa dê outra explicação ou solução, aí vc tornará a decorar esta nova posição....

Em nenhum momento foi dito que não é preciso estudar ou que uma educação formal não tenha valor.
Mais um mero decorador na minha lista...

Jduarte
04-12-06, 22:37
epa!...

bom, tem 4 com razão aqui, pessoal... (não estou contando comigo)

Guigo
04-12-06, 22:48
Pelo que vc escreveu fica notório que não é capaz de entender coisas simples (como o texto por mim escrito) e vai ser o tipo de pessoa que vai depender sempre de alguém (aparentando ser conceituado) para formular uma explicação que vc simplesmente vai decorar e aceitar como verdade até que outra pessoa mais famosa dê outra explicação ou solução, aí vc tornará a decorar esta nova posição....

Em nenhum momento foi dito que não é preciso estudar ou que uma educação formal não tenha valor.
Mais um mero decorador na minha lista...


Pouco me importa sua opinião a meu respeito...não sou de "decorar" nada...sou de estudar...
O seu raciocínio "simples" até tem fundo de verdade...muita gente sem maiores estudos descobriu coisas muito importantes...
Só que todas estas pessoas "simples", procuraram estudar a fundo suas descobertas (mesmo que não estudassem mais nada), para dar um embasamento teórico que sustentasse suas teses...
Isso vem desde a Grécia antiga...não é invenção da era moderna não...
Realmente não é preciso ter faculdade ou ser engenheiro....mas é preciso estudar a fundo um tema, pesando prós e contras, antes de induzir um N número de pessoas a seguir seus passos...
Pra finalizar, deixo vc com um texto de Hipócrates, o pai da Medicina (que não era médico, viu?)...

" Ciência e opinião são coisas distintas: enquanto uma exprime inteligência, a outra expressa desinformação "

Be Cool.

Lúzio
04-12-06, 23:45
Agora vc acaba de tornar certeza o que antes eu só achava.

Be cool....

hedertone
05-12-06, 07:55
pois eh meu filho.. e tem gente que acha que ta tudo normal.....

PimEdu
05-12-06, 08:08
É osso isso, no Brasil em todas as áreas a formação teórica é deixada de lado e por isso q temos tantos problemas (se pesquisarem vão achar uma pa de prédio q caiu por desconhecimento técnico ultimamente), em paises desenvolvidos tem muito mais engenheiros por habitante do que no brasil e é por isso q eles são bons. A prática é importante, mas tem q ser baseada na teoria para que possamos melhorar nossos processos e não apenas ir na tentativa e erro cega. Mesmo tentativa e erro se tiver um embasamento teórico tem muito mais chance de dar certo e podermos aplicar os resultados em mais coisas...

Carlos Roberto
05-12-06, 09:12
A teoria vem da prática e dos estudos dessa prática. Um engenheiro, ou qualquer outro diplomado, o qual estuda as teorias, pega a fórmula pronta e, com criatividade ou não, a aplica. Para ser um estudioso ou um inventor não precisa necessariamente ter um curso universitário, um mestrado ou um doutorado. Claro que, quanto mais formação tiver, mais fácil será a descoberta de coisas novas. Cito o exemplo do JDuarte como um cara que na sua prática descobriu uma forma de potencializar o uso de uma moto, fazendo-a mais econômica e melhor pra andar. O que tem de errado nisso? Eu respondo...Nada! É comum pessoas que trabalham com determinado equipamanto a muito tempo, usar a sua prática, mesmo sem ter os estudos teóricos de um curso superior, e com criatividade usar novos meios para melhorar tal equipamento. Outro exemplo que posso citar são os famosos recals. Não foram engenheiros que planejaram a contrução de certos veículos que com o uso revelaram erros, muitas vezes grosseiros, de projeto? Será que o projeto é perfeito, sem falhas, só porque um engenheiro o criou? E um usuário, avançado e criativo, que não tem medo de tentar, não é capaz de ver suas falhas?
É raro técnicos inventarem novas fórmulas e é raro engenheiros errarem projetos grosseiramente. Mas isto pode acontecer...Porque não?

agm2112
05-12-06, 09:28
Desvirtuando o tópico .... existem engenheiros ruins e não-engenheiros bons ... e vice versa ! Não estamos aqui pra julgar ninguém !

pulatampinha
05-12-06, 09:40
Concordo com o agm2112, ninguem tem julgar ninguem não mané!Parem com essa discussão boba aí pow! Depois a galera vem falar de
que os novos é que falam "bobagens" aqui no fórum......eu hein.....

Parem logo com isso...quem é esperto mesmo, é aquele que se realmente descordar do próximo, ficará calado nesse tipo de discussão boba...

Abração Galera....(esqueçam isso pow...)

hedertone
05-12-06, 10:02
Vamo falar do topico...
como eu disse em um outro post... as yes 2007 mais novas estão vindo com uma correção no tubo.. e seu material também é diferente... ok?? a minha eh 2007 e foi comprado em meados de junho para julho. depois disso elas sairam diferentes... a minha ainda tem a bagaça do tubo doido.... as novas ta menos doido!
mais ainda ta tudo embolado ehaehauhe

Ah! e existe correção no nivel da boia como eu pude perceber numa outra yes

Alan
05-12-06, 10:07
Vamo falar do topico...
como eu disse em um outro post... as yes 2007 mais novas estão vindo com uma correção no tubo.. e seu material também é diferente... ok?? a minha eh 2007 e foi comprado em meados de junho para julho. depois disso elas sairam diferentes... a minha ainda tem a bagaça do tubo doido.... as novas ta menos doido!
mais ainda ta tudo embolado ehaehauhe

Ah! e existe correção no nivel da boia como eu pude perceber numa outra yes


Mas isso não é precedente...
A YBR já mudou de relação, de regulagem de carburador etc, nem por isso as anteriores a mudança são consideradas defeituosas...

Sabedoria
05-12-06, 10:26
quote author=Alan link=topic=10731.msg155014#msg155014 date=1165278755]
No caso do JDuarte ele só afastou o tubo, a curva continua ali...

[/quote]

Não só continua ali como fica com um angulo mais fechado o que aumenta a perda de carga numa proporção muito grande. O Allan tem total razão tambem quando fala sobre o comprimento variavel de coletor. Só que para existir diferença palpavel, a variação do comprimento do coletor é muito , muito ,muito maior que os 5,0 mm do afastamento do tubo.
O fabriciofabuloso mesmo estando iniciando na engenharia já sabe sobre esta perda de carga e sabe o que este fechamento no angulo da curva causa. Alem das interferencias, outra coisa que causa perda de carga é a rugosidade interna da parede do tubo. Este parametro pode ser desconsiderado neste caso, pois em todos os tubos a parede interna é praticamente "espelhada". Quanto a novos tubos a serem instalados nas novas motos cabe o seguinte: Este tubo é chines, como ja falei a algum tempo, deve existir mais de um fornecedor deste tubo na china, visto esta moto ser vendida em muitos paises além do Brasil. Duvido que estas 3000 motos vendidas por mes no Brasil (o que para eles não é nada) comovam os chineses a ponto de mudarem o ferramental de fabricação desta peça e independente do materia do novo tubo, os valores dimesionais são os mesmos (precisa ser, pois caso contrario as peças não seriam intercambiaveis). Em nenhuma moto, de nenhum ano o angulo e profundidade do tubo foi alterado. Friso isto, pois Sábado estive na concessionária Suzuki que me atende e conversando com o chefe da oficina sobre o macete, coisa que ele já ouviu falar, me mostrou motos desde 2005 até a ultima a ter chegado na loja que seria esta 2007 fase 2 como esta sendo chamada. Ele me falou sobre a regulagem executada para a venda. Segundo o mesmo, antes da entrega a moto tem seus parafusos torqueados, sua marcha lenta regulada para o uso de nossa gasolina (ela vem regulada DE FABRICA, QUE POR SUA VEZ JÁ PEGA O CARBURADOR REGULADO DA MIKUNI). A suzuki difere das Honda e Yamaha, pois estas são montadas completamente aqui e reguladas para nossas condições. A Suzuki vem de fora.

Carlos Roberto
05-12-06, 10:30
Desvirtuando o tópico .... existem engenheiros ruins e não-engenheiros bons ... e vice versa ! Não estamos aqui pra julgar ninguém !


Quem tá julgando aqui?...Isto é apenas um debate, com opiniões divergentes...mas nem porisso bobas.

agm2112
05-12-06, 10:58
Quem tá julgando aqui?...Isto é apenas um debate, com opiniões divergentes...mas nem porisso bobas.


Se isto não é julgar... não sei mais o q é.... engenheiros são maus, "experimentadores" são bons. ... engenheiros são bons, "experimentadores" são ruins....

Guigo
05-12-06, 11:03
Este tópico já deu o que tinha que dar...
Quem quiser fazer suas considerações finais que o faça em breve, pois logo ele será trancado...
Sem mais.

NEUDSON
05-12-06, 11:14
qui quo c foi faze no mato maria chiquinha ! qui quo c foi faze no ma ma ma tooooooooooooooooooooo

NEUDSON
05-12-06, 11:18
27 km ? qui baum heim!
minha cg 1982 que falam em 40km/lto num fazia mas que 28

Jduarte
05-12-06, 11:39
Há algum advogado, aqui de São Paulo, disposto a pensar num processo contra a J.Toledo, neste fórum?

Cavalheiros, eu peço desculpas, no sentido de ter havido tanta divisão de entendimentos...
Como mecânico amador, experimentador como disseram, e sobretudo como observador, procuro melhorar as coisas que julgo estarem deficientes. E, por gostar dessa Suzuki Yes, e ter gamado mais ainda quando encontrei e solucionei essa deficiencia, fiquei tão contente que ao se passar um mês, e aproximadamente 2.500 km de uso com esse macete, eu o enviei à própria J.Toledo, um mês antes mesmo de ter enviado a alguns sites. Queria que eles olhassem aquilo e se pusessem a estudar uma solução de fábrica mesmo. Mas devido à resistência inicial, que fez com que nem respondessem eu resolví (depois de me certificar que não iriam responder) passar para quem pudesse divulgá-la. A minha intenção foi realmente que as pessoas soubessem que aquela dificuldade que as motos apresentavam, com desempenho fraco e consumo elevado, tinha uma causa, e tinha um jeito caseiro de resolver. Que se beneficiassem dessas características que a moto TEM, mas que estavam escondidas numa coisa até "boba".

E essa coisa boba está dividindo demais, muitas pessoas. É difícil olhar para ela e entender o efeito?, sim, é. Eu, uso toda e mais paciência para levar essa tentativa de conseguir uma correção por parte do fabricante... por ter iniciado isso sozinho, quis realmente que muitas pessoas experimentassem o macete para juntar a força que elas representariam na cobrança dessa correção.
E uso toda e mais paciência de novo, tolerando (até certo ponto, que ninguém é ferro, né?) todas as coisas, que aqueles que não conseguem ver o problema, às vezes fazem de forma que chega a beirar a ofensa... e não posso reagir, simplesmente porque a intenção é esclarecer e conquistar mais apoio para uma mudança.

Então, peço que vocês também usem toda e mais paciência, assim como alguns já fizeram comigo, não é mesmo?

dois braços...

hedertone
05-12-06, 11:47
NEUDSON
pq essa assinatura??
mandando quem tomar no c* dos coletor da yes?

Carlos Roberto
05-12-06, 11:48
A minha Intruder tá chegando nos 3000km rodados e o consumo é uma porcaria....Faz no máximo 27km/litro. A Moto, para uma 125cc, é excelente em outros quesitos, mas o consumo deixa a desejar. A pergunta que faço é: um veículo que bebe mais combustível é menos poluente? Eu, pelo menos sempre achei o contrário....pois uma moto queimando mais gasolina pra pecorrer a mesma distância que outra, mais econômica, deve poluir mais. Não é? Na revisão do 3000 vou questionar esse consumo e ver o que os caras falam, mas não aceito uma 125 fazer menos de 30km/litro. Só pra constar, a minha Twister faz 27km?litro.

hedertone
05-12-06, 11:51
A minha Intruder tá chegando nos 3000km rodados e o consumo é uma porcaria....Faz no máximo 27km/litro. A Moto, para uma 125cc, é excelente em outros quesitos, mas o consumo deixa a desejar. A pergunta que faço é: um veículo que bebe mais combustível é menos poluente? Eu, pelo menos sempre achei o contrário....pois uma moto queimando mais gasolina pra pecorrer a mesma distância que outra, mais econômica, deve poluir mais. Não é? Na revisão do 3000 vou questionar esse consumo e ver o que os caras falam, mas não aceito uma 125 fazer menos de 30km/litro. Só pra constar, a minha Twister faz 27km?litro.
e comm isso tudo continuam falando que tubo ta baum!! e que nuam tem nada demais.. e que naum tem problema huhuh ..
Queria uma resposta dos engenheiros e entendedores de plantão..
Porque apenas com o afastamento do tubo minha moto na ocasião ficou mais esperta e mais economica?
Já ouvi falar no poder da mente.. mas.. apenas dai utilizando o meu "poder"psiquico heheh eu consegui melhorar o consumo foi!?

Eita efeito psicologico bom... tem algum pra aumentar o saldo da minha CC???

Leander
05-12-06, 12:04
Sempre leio este forum, mas nunca me pronunciei. Sou estudante de administração, não manjo nada de mecanica mas tenho amigos que conhecem. Uso a moto do trampo pra facul e vise versa. Conheço outros que tem a Yes e juntos ja fizemos varias viagens pra praia num bate -cerveja- volta. Todos nós ja fizemos o que indica no tutorial e nenhum de nós obteve resultado. Vi que vcs se reunem as vezes (tambem na praia) para regular as motocas. Gostaria de participar de uma dessas para alguem fazer isto na minha, pois das 4 motos em que fizemos as mudanças absolutamente nada aconteceu. Se na minha der certo, ai eu vejo o que que esta errado e corrijo nas outras. Não sei o que poderia ser porque tá tudo muito bem explicado, mas no proximo encontro, por favor me comuniquem.

Jduarte
05-12-06, 12:05
e comm isso tudo continuam falando que tubo ta baum!! e que nuam tem nada demais.. e que Já ouvi falar no poder da mente.. mas.. apenas dai utilizando o meu "poder"psiquico heheh eu consegui melhorar o consumo foi!?

Eita efeito psicologico bom... tem algum pra aumentar o saldo da minha CC???


k k k k k k k k k k k k k k k k...... hahahahahahahahahahahha.... caraaaaacasss... só você mesmo!!!.....

Jduarte
05-12-06, 12:11
Sempre leio este forum, mas nunca me pronunciei. Sou estudante de administração, não manjo nada de mecanica mas tenho amigos que conhecem. Uso a moto do trampo pra facul e vise versa. Conheço outros que tem a Yes e juntos ja fizemos varias viagens pra praia num bate -cerveja- volta. Todos nós ja fizemos o que indica no tutorial e nenhum de nós obteve resultado. Vi que vcs se reunem as vezes (tambem na praia) para regular as motocas. Gostaria de participar de uma dessas para alguem fazer isto na minha, pois das 4 motos em que fizemos as mudanças absolutamente nada aconteceu. Se na minha der certo, ai eu vejo o que que esta errado e corrijo nas outras. Não sei o que poderia ser porque tá tudo muito bem explicado, mas no proximo encontro, por favor me comuniquem.


uia!!!... um cara me provocano!!! ah, não!, essa eu não vou aguentar!... vai sê dificí esperar essa cerveja... assim não dá... sacanagem vir aqui e fazê isso comigo!!!!...

É Bohemia que vcs bebem?????????????????????????????????????

Poha, agora me dá até ansiedade de uma folga num fds prá poder juntar esses entusiastas dispostos...

Aceito a provocação, Leander... :D

p.s.: isto é, se vc é de sampa ou proximidades, né?...

hedertone
05-12-06, 12:33
opa!!
gostei heheh vamo ver no que vai dar

NEUDSON
05-12-06, 12:43
NEUDSON
pq essa assinatura??
mandando quem tomar no c* dos coletor da yes?


PQ eu quero! coletor feio feio feio feio
num guento mais topico sobre isso!

PimEdu
05-12-06, 12:47
Cara, pode sim ser mais poluente, se vc produzir apenas CO fazendo 40km/l e apenas CO2 fazendo 27, poluirá mto mais fazendo 40km/l pq o poluente é mto pior, isso não quer dizer nada. Se ambas estiverem produzindo as substâncias nas mesmas quantidades dai sim o raciocinio estará certo, mas dai é complicado de saber assim.
Sobre o efeito placebo as vezes a pessoa pode andar com a mão mais leve na mudança e melhorar um pouco o consumo (não disse q isso aconteceu com vc, apenas mostrando uma possibilidade)

Ramiro
05-12-06, 12:49
Há algum advogado, aqui de São Paulo, disposto a pensar num processo contra a J.Toledo, neste fórum?

Cavalheiros, eu peço desculpas, no sentido de ter havido tanta divisão de entendimentos...
Como mecânico amador, experimentador como disseram, e sobretudo como observador, procuro melhorar as coisas que julgo estarem deficientes. E, por gostar dessa Suzuki Yes, e ter gamado mais ainda quando encontrei e solucionei essa deficiencia, fiquei tão contente que ao se passar um mês, e aproximadamente 2.500 km de uso com esse macete, eu o enviei à própria J.Toledo, um mês antes mesmo de ter enviado a alguns sites. Queria que eles olhassem aquilo e se pusessem a estudar uma solução de fábrica mesmo. Mas devido à resistência inicial, que fez com que nem respondessem eu resolví (depois de me certificar que não iriam responder) passar para quem pudesse divulgá-la. A minha intenção foi realmente que as pessoas soubessem que aquela dificuldade que as motos apresentavam, com desempenho fraco e consumo elevado, tinha uma causa, e tinha um jeito caseiro de resolver. Que se beneficiassem dessas características que a moto TEM, mas que estavam escondidas numa coisa até "boba".

E essa coisa boba está dividindo demais, muitas pessoas. É difícil olhar para ela e entender o efeito?, sim, é. Eu, uso toda e mais paciência para levar essa tentativa de conseguir uma correção por parte do fabricante... por ter iniciado isso sozinho, quis realmente que muitas pessoas experimentassem o macete para juntar a força que elas representariam na cobrança dessa correção.
E uso toda e mais paciência de novo, tolerando (até certo ponto, que ninguém é ferro, né?) todas as coisas, que aqueles que não conseguem ver o problema, às vezes fazem de forma que chega a beirar a ofensa... e não posso reagir, simplesmente porque a intenção é esclarecer e conquistar mais apoio para uma mudança.

Então, peço que vocês também usem toda e mais paciência, assim como alguns já fizeram comigo, não é mesmo?

dois braços...


Mas tu vai processar a suzuki pq?!? Pq a moto ta consumindo de mais?

hedertone
05-12-06, 12:56
PQ eu quero! coletor feio feio feio feio
num guento mais topico sobre isso!
mais aê... a impressão eh que vc ta mandando alguém tomar no c* ....:/

Guigo
05-12-06, 13:14
Resolvam logo...hoje, no final da tarde,este tópico chega ao fim...

agm2112
05-12-06, 13:20
PQ eu quero! coletor feio feio feio feio
num guento mais topico sobre isso!


Pra falar a verdade ... eu tb não ....



Adeus tópico !

NEUDSON
05-12-06, 13:50
mais aê... a impressão eh que vc ta mandando alguém tomar no c* ....:/


IIIIIIIIIIII ?

tem alguns que acharam que era pra suzuki
outros pro osama
uns pro sadam
etc
etc
etc

Jduarte
05-12-06, 13:52
Mas tu vai processar a suzuki pq?!? Pq a moto ta consumindo de mais?


Ramiro... eu não vou comentar nada aqui...
Mas a minha está com o consumo muito bom...

hedertone
05-12-06, 13:53
ok ok

:P

Ramiro
05-12-06, 13:54
Ramiro... eu não vou comentar nada aqui...
Mas a minha está com o consumo muito bom...


Eu realmente não entendi o motivo do processo...

NEUDSON
05-12-06, 13:56
vo procesaa a hondaaaaaaaaaaaaaa essa merda limita o giro pelo cdi auhauhauauhauhauhauhauhahuauhaaauahauhauhauahuahau ahuahauhauh

NEUDSON
05-12-06, 13:58
opá a yamaha tbm a jog fumaçeia demais!

Sabedoria
05-12-06, 14:04
Meu ultimo post sobre isto é para reconhecer um erro meu... Infelizmente quando eu falei que este tubo é fabricado na china e que é fabricado aos milhares e que nada do que fizermos aqui faria a Jtoledo mudar isto eu errei... na verdade ele deve ser fabricado aos milhões, visto que as 2 motos street da kasinski (fornecidas por uma empresa de nome impronunciavel), as jialing, as pantera, (não sei a Garini pois ainda não fui olhar nenhuma ainda mas existe esta possibilidade, pois o fornecedor de tanque, bengalas e freios é o mesmo) e provavelmente outras que a gente não sabe nem que existe usam o mesmo tubo! Querer imaginar que uma ação nossa aqui neste pais que consome miseras quantidades de motos destes fabricantes possa ter influencia sobre o processo produtivo de empresas Chinesas que vendem milhões por ano é um dispalterio. Imaginar que a Jtoledo começou a mudar o material, ou o formato ou qquer outra coisa, baseado nas informações de quem quer que seja é no minimo um grande sonho. Vamos imaginar a cena:


Trim trim trim
João Toledo: Alô, aqui é do Brasil, ve se vc pode me ajudar, eu vendo aqui 4000 motos de uns modelos de moto que usam os tubos condutores fabricados por vc ai na china;

Xing-ling: Fara de onde? do brasir? eu não conhece brasir nunca ouvi farar brasir. nao pode ajudar né. :-/

João toledo: Quebra meu galho pô eu to tendo muitas reclamações: :d

Xing-ling: Como eu to de bom humor poque meu arois frito tava bom vo tenta ajuda. Quantas moto vc farô que vende?

João Toledo: 4000 motos :clap:

Xing-ling: Oba 4000 motos por dia é um bom mercado vo ajuda vc. :OK:

João Toledo: Pera ai xing-ling são 4000 motos por mês: :s

Xing Ling: 4000 motos por mês? eu produzo isto por hora aqui. No tempo que falo com vc já fiz mais peça que isto. Va defecar na relva* e não me faça perder mais tempo!!!! |:(

*"defecar na relva" é o modo singelo de chines de falar "vai cagar no mato"

Ramiro
05-12-06, 14:08
hauhauh.... acho que isso encerra o assunto??

hedertone
05-12-06, 14:11
só quero deixar claro que tive o tubo nas minhas mãos que e que o material mudou...

Jduarte
05-12-06, 14:21
Resolvam logo...hoje, no final da tarde,este tópico chega ao fim...


Olá, Guigo...
pode me dizer qual é o problema?

Há alguma coisa que eu possa, ou deva fazer para evitar essa intervenção?

Jduarte
05-12-06, 14:23
XXX desisti da resposta pornográfica sarcástica XXX


pega leve, pô....

ops, quero dizer, na resposta!!!... hahahahahhaa

Jduarte
05-12-06, 14:27
Eu realmente não entendi o motivo do processo...


sim, vc não entendeu outras coisas também... normal.

Jduarte
05-12-06, 14:29
vo procesaa a hondaaaaaaaaaaaaaa essa $#@%$# limita o giro pelo cdi auhauhauauhauhauhauhauhahuauhaaauahauhauhauahuahau ahuahauhauh


hahahahahaha....

pérai!!!... essa cg aí do avatar já tem cdi?????????? :P :lol:

Ramiro
05-12-06, 14:31
sim, vc não entendeu outras coisas também... normal.

Então explica ora!! Por isso que querem bloquear o tópico... não leva a lugar algum...
A única coisa que eu não entendi é qual o motivo para você processar a jtoledo..

Jduarte
05-12-06, 14:37
Então explica ora!! Por isso que querem bloquear o tópico... não leva a lugar algum...
A única coisa que eu não entendi é qual o motivo para você processar a jtoledo..


ah,... bom... acho que eu ainda não sei por que é que o Guigo quer bloquear o tópico.

Não posso comentar nada sobre "as minhas razões" para um processo. Sou eu quem vai acionar, não é nenhum de vocês...

Furious VIPER
05-12-06, 15:05
Deu.. chega de palhaçada!! Isso não está indo a lugar algum!!
Tópico Bloqueado!!