PDA

Ver Versão Completa : Emissão de poluentes nas motos.



Jduarte
04-12-06, 16:40
Situação hipotética 1:

o sujeito 1 compra moto marca Juzuki Yea 125, com o novo dispositivo Blaublau anti-emissor, faz o amaciamento como manda o figurino, revisões em concessionária... ele só põe a mão na moto para pilotá-la.
Depois, o consumo para a utilização normal dele, fica na média de 30 km/l.

Situação hipotética 2:

o sujeito 2 compra moto marca Juzuki Yea 125, 4 meses depois do sujeito 1, com o novo dispositivo Blaublau anti-emissor, faz o amaciamento como manda o figurino, revisões em concessionária... ele só põe a mão na moto para pilotá-la.
Depois, o consumo para a mesma utilização normal do anterior, igualzinho, fica na média de 38 km/l.

Situação hipotética 2:

o sujeito 3 compra moto marca Juzuki Yea 125, sem um tal dispositivo Blaublau anti-emissor porque isso está acontecendo 12 meses antes do sujeito 1, faz o amaciamento como manda o figurino, revisões em concessionária... ele põe a mão na moto para acertar alguma coisa que está errada.
Depois, o consumo para a mesma utilização normal dos anteriores, igualzinho, fica na média de 40 km/l.


Qual das situações acima deve estar gerando maior emissão de poluentes?

:Q

hedertone
04-12-06, 16:42
veio!
tem como tirar o dispositivo blau blau!?

PimEdu
04-12-06, 16:54
Não sei, a geração de poluentes não está apenas ligada ao consumo de gasolina, mas sim ao que esta sendo gerado la. Por exemplo CO é mto pior do que CO2. Não sei te dizer sobre outros possiveis poluentes em um veiculo, mas com certeza não é apenas a taxa de geração q é levada em conta, mas tbm oq é levado em conta, pq senão uma Moto 600cc nunca seria aprovada pelo conama pq ela obivamente gera mto mais residuo do q uma 125cc.

Lagartixxa
04-12-06, 16:54
boa pergunta, apesar de ta na Yesmania, minha 150 ta fazendo poco por litro e eu nem ando enrolando o cabo!

Lagartixxa
04-12-06, 16:58
Não sei, a geração de poluentes não está apenas ligada ao consumo de gasolina, mas sim ao que esta sendo gerado la. Por exemplo CO é mto pior do que CO2. Não sei te dizer sobre outros possiveis poluentes em um veiculo, mas com certeza não é apenas a taxa de geração q é levada em conta, mas tbm oq é levado em conta, pq senão uma Moto 600cc nunca seria aprovada pelo conama pq ela obivamente gera mto mais residuo do q uma 125cc.


mas o negocio é a porcetagem, nao lembro bem os numeros, mas parece q agora so 5% dos gases podem ser CO2, ja li uma vez em um jornalzinho, q as CG125 2000-2003 poluem mais q um Uno fire

agm2112
04-12-06, 17:09
Só sei que proporcionalmente, uma CG polui beeeeeeeeeeeem mais do que um carro 0km. E um carro ano 1992 em perfeito estado polui 16x mais do que um carro 0km ...
E a diferença de consumo não é tão evitente ...

Em motores diesel, um aumento de 5% de performance causado por uma "regulagem mais rica" da bomba injetora, causa aumento de poluição de 30 a 40%, além daquela fumaça preta nojenta.

Jduarte
04-12-06, 17:25
para este exercício de imaginação, vamos esquecer os veículos que têm catalizador. Esses sistemas usados nas motos resumem-se a aspiração de ar fresco junto da saída de escape...

Ramiro
04-12-06, 17:28
Uma breve pesquisa na internet me levou a este artigo em anexo... não tive tempo de ler todo..



3.4 Emissão de poluentes
3.4.1 Monóxido de carbono
A emissão de CO tem, basicamente, três origens: i) combustão incompleta quando a mistura é
globalmente rica; ii) combustão incompleta devido ao quenching e a heterogeniedades na mistura; e
iii) congelamento da reacção química de recombinação do CO (da dissociação) durante a expansão.
A contribuição da mistura rica obtem-se [6] recorrendo simplesmente à equação química.
A contribuição devida às heterogeniedades na mistura não pode ser simulada. Considerou-se [6]
que esta contribuição, juntamente com a relativa ao quenching, é de 0,10%, um valor habitual para
este tipo de motores quando utilizam misturas pobres. Este valor de 0,10% é adicionado aos
valores obtidos pelas outras duas contribuições, quaisquer que sejam as condições de
funcionamento do motor.

Pelo que entendi quando a mistura se torna rica, a emissão de poluentes aumenta.

Guigo
04-12-06, 17:44
O sujeito 3 com certeza tem muito mais chance de causar poluição do que o 1 ou o 2 uma vez que, provavelmente, desconhece como avaliar a emissão de gases poluentes de sua moto, depois de mexida...

Jduarte
04-12-06, 18:50
O sujeito 3 com certeza tem muito mais chance de causar poluição do que o 1 ou o 2 uma vez que, provavelmente, desconhece como avaliar a emissão de gases poluentes de sua moto, depois de mexida...


infelizmente nenhum deles tem conhecimento e nem capacidade para essa avaliação... e as motos são absolutamente originais.

Alan
04-12-06, 18:54
infelizmente nenhum deles tem conhecimento e nem capacidade para essa avaliação... e as motos são absolutamente originais.


O sujeito 1 e 2 necessitam somente entrar em contato com a Suzuki pra obter a informação, haja vista que os motores estão em regulagem orginal. Além do que nem precisariam entrar em contato, pois tem a garantia que estão aquém dos limites, senão a moto não estaria a venda...

Jduarte
04-12-06, 19:17
O sujeito 1 e 2 necessitam somente entrar em contato com a Suzuki pra obter a informação, haja vista que os motores estão em regulagem orginal. Além do que nem precisariam entrar em contato, pois tem a garantia que estão aquém dos limites, senão a moto não estaria a venda...


ah, eu esquecí: o sujeito 3 levou na concessionária reclamando do que podia estar errado. Foi um bom mecânico que consertou a moto... :)



Não sei, a geração de poluentes não está apenas ligada ao consumo de gasolina, mas sim ao que esta sendo gerado la. Por exemplo CO é mto pior do que CO2. Não sei te dizer sobre outros possiveis poluentes em um veiculo, mas com certeza não é apenas a taxa de geração q é levada em conta, mas tbm oq é levado em conta, pq senão uma Moto 600cc nunca seria aprovada pelo conama pq ela obivamente gera mto mais residuo do q uma 125cc.


aproveitando sua resposta... pergunta para os de direito:

quais são os poluentes cuja emissão deve ser controlada? como eles surgem?

Guigo
04-12-06, 19:24
infelizmente nenhum deles tem conhecimento e nem capacidade para essa avaliação... e as motos são absolutamente originais.


Não foi o q vc escreveu...


...ele põe a mão na moto para acertar alguma coisa que está errada...

Guigo
04-12-06, 19:25
Ok....já corrigido...

Guigo
04-12-06, 19:28
quais são os poluentes cuja emissão deve ser controlada? como eles surgem?

Uma luz....

http://www.feema.rj.gov.br/proconve-promot.asp?cat=65&subcat=70

PimEdu
04-12-06, 19:42
O sistema q injeta ar na saida é o sistema que a suzuki usa que chama PAIR, que só é efetivo de fato pq a legislação é falha e ao invés de especificar uma certa quantidade produzida especifica ppm (parte por milhão) na saida do escape, então injetando ar na saida vc "aumenta" a saida e assim pode poluir mais atendendo a norma. Isso não tem a menor função de atuar como um catalisador que evita emissão de CO (mto perigoso pois mata pessoas asfixiadas) e outras coisas (acho q alguns produtos de enxofre e nitratos q causam chuva acida, mas dai ja é meio q um chute).
Honestamente não sei qual polui mais pq num tenho nenhum conhecimento na área, mas as duas primeiras posso afirmar que atendem a norma pois foram realizados testes com a moto.

sot010174
04-12-06, 19:59
Esse sistema eh uma brincadeira e soh faz mais barulho no motor... parece que ta batendo valvula...

Ramiro
04-12-06, 20:05
Mas resumindo tudo... não é um defeito de fábrica!

Jduarte
04-12-06, 20:17
Uma luz....

http://www.feema.rj.gov.br/proconve-promot.asp?cat=65&subcat=70




e que luz brilhante!...

talvez vc tenha me fornecido uma boa "munição"... :D

Luigi
04-12-06, 20:24
Minha moto deve poluir mais que uma fogueira de pneus! Hiuhaiuhsa

Falcon 2001 Com escape aberto uiahsiuahs!

oldskullo
04-12-06, 21:14
Sei lá, acho que eles sempre vão arrumar uma desculpinha pra tudo... Primeiro são os poluentes, depois é a vida útil da moto comprometida, depois é a prespopopéia da presilha do dispositivo blau blau...

Enfim, vai ser sempre essa ladainha, e caso partam para uma outra investida,não pode dar brexa pra eles.

:drool:

Jduarte
04-12-06, 22:20
Viu Sot??? vê se troca a "prespopopéia da presilha do dispositivo blau blau"...

hahahahahahaha... poha, essa relaxou!!!... :)

rocksul
05-12-06, 22:42
Eu já acho que os dispositivos anti-poluentes deveriam ser adotados por todas as motos.
Qto ao tópico: O mais poluente é o 3º.

sot010174
05-12-06, 22:45
eu sou pró ao veiculo poluir menos, desde o momento que o sistema faca realmente diferenca... agora, o cara colocar uma parafernalha pra misturar mais ar ao escape é coisa de macaco, no minimo. A moto continua poluindo do mesmo jeito, é só pra ingles ver...

PimEdu
06-12-06, 05:57
osso mesmo, só no Brasil um barato desses é aceito e DIVULGADO pela empresa como algo positivo, foda mesmo, mas assim passa na legislação e a Suzuki fica feliz da vida com isso.

hedertone
06-12-06, 08:59
alguém me responde essa p*

tem como retirar isso???

agm2112
06-12-06, 09:01
alguém me responde essa p*

tem como retirar isso???


Deve ter ... mas acho que não vale o trabalho ... vai ficar com uma gambi na moto, sem ganhar grandes coisas com isso !

hedertone
06-12-06, 09:07
hun...
será que eh aquele tubinhu que puxa ar de dentro da caixa do filtro???

quando desmontei e liguei a moto sem nada percebi que tem um cabo que joga ar e outro que puxa ar pra dentro do motor... se for basta "entupir" eh isso mesmo?

PimEdu
06-12-06, 09:19
Não deve ser, até onde sei ele joga ar na saida dos gases e não no filtro. E não teria grande vantagem de tirar, pois apesar de tecnicamente não mudar nada sua moto estaria irrgular e pode ser apreendida.

hedertone
06-12-06, 09:21
Não deve ser, até onde sei ele joga ar na saida dos gases e não no filtro. E não teria grande vantagem de tirar, pois apesar de tecnicamente não mudar nada sua moto estaria irrgular e pode ser apreendida.
devo ter me expressado mau.

Tem dois tubos..
um joga ar no filtro... sei que nuam eh esse!

mas tem um que puxa... eu mesmo liguei o motor sem a caixa e percebi que esse tubo puxa ar para o motor...para perto da embreagem se naum me engano

windowsnt
06-12-06, 11:57
o 3o caso é o pior
uma moto polui 10 vezes mais que um carro
os carros 92 saíram com catalisador portanto poluem menos apesar de tudo
só resolve com injeçao e catalisador ok? saiu matéria hj no jornal......

agm2112
06-12-06, 15:20
o 3o caso é o pior
uma moto polui 10 vezes mais que um carro
os carros 92 saíram com catalisador portanto poluem menos apesar de tudo
só resolve com injeçao e catalisador ok? saiu matéria hj no jornal......


Nem todos os carros tinham catalisador em 1992. A linha GM apenas isolou a linha de combustível com o cannister, para atender as normas de 1992 sem uso de catalisador. Alguns FIATs tb não precisavam de catalisador, pois o sistema de ignição mapeada já servia (o que era uma fraude na época, assim como esse retorno de ar nas motos atuais).

PimEdu
06-12-06, 15:24
Bom, mesmo q essa mangueirinha seja o sistema PAIR não vai ganhar nada em tira-lo apenas corre o risco de deixa-la irregular. Acho besteira mexer nela

hedertone
06-12-06, 15:26
Bom, mesmo q essa mangueirinha seja o sistema PAIR não vai ganhar nada em tira-lo apenas corre o risco de deixa-la irregular. Acho besteira mexer nela
Verdade.. em relação a mangueira seria necessário um estudo mais aprofundado.... e posso fazer bestagem

sot010174
06-12-06, 15:49
mas que o barulhinho é chato é....

hedertone
06-12-06, 16:03
mas que o barulhinho é chato é....
vc quer apenas ver o tubo em funcionamento?? olhe um tubo que sai de perto da embreagem e vai na caixa.. tir da caixa e ligue... vai ver ele puxando ar...

Jduarte
07-12-06, 08:10
bom, vamos continuar a brincadeira?

Para os que responderam este ou aquele como sendo o mais poluente, se possível comentar o porquê acham isso.

vou acrescentar mais dois sujeitos:

sujeito 4, compra a mesma moto, marca Juzuki Yea 125, sem um tal dispositivo Blaublau anti-emissor (é que nem havia sido lançado ainda, assim como para o sujeito 3 e o sujeito 5), faz o amaciamento como manda o figurino, revisões em concessionária... na oficina, ele manda trocar o seu escapamento e o seu filtro de ar por modelos esportivos. Mas não tenho os dados de consumo dessa moto.

sujeito 5, compra também a mesma moto, marca Juzuki Yea 125, sem um tal dispositivo Blaublau anti-emissor, faz o amaciamento como manda o figurino, revisões em concessionária... ele anda sem um restritor do filtro de ar, e altera o carburador, efetuando regulagens para desempenho em altas rotações frequentes. Seu consumo fica próximo dos 29 km/l.

Claro que todos perceberam que os sujeitos são baseados em personagens reais deste fórum. Independente disso, a questão é trocar informações e experiências. Certo?

Sobre o tal dispositivo Blaublau anti-emissor, não conheço bem os detalhes, mas se não me engano esse acréscimo de ar fresco e filtrado nos gases de escapamento provoca uma outra reação química nos mesmos.
Quem souber sobre isso, comente aqui...

sot010174
07-12-06, 08:14
Sobre o tal dispositivo Blaublau anti-emissor, não conheço bem os detalhes, mas se não me engano esse acréscimo de ar fresco e filtrado nos gases de escapamento provoca uma outra reação química nos mesmos.
Quem souber sobre isso, comente aqui...


Quando eu perguntei pro cara da concessionaria, ele falou na cara de pau que é só pra misturar mais ar nos poluentes, assim eles passam nas exigencias.

Jduarte
07-12-06, 08:18
Quando eu perguntei pro cara da concessionaria, ele falou na cara de pau que é só pra misturar mais ar nos poluentes, assim eles passam nas exigencias.


eu não lembro onde ví isso, mas parece que ocorre uma reação sim... acho que a coisa não é tão inócua, não...

agm2112
07-12-06, 08:24
Parece que os carros americanos da década de 70 tinham algo parecido, jogando gases do escapamento de volta pra serem queimados. Quem desmontava ficava puto, pois o coletor de admissão ficava sujo q nem o de escape, junto com o carburador.

PimEdu
07-12-06, 09:01
Dai os ultimos sujeitos poluem bem mais com certeza pq aspiram mais impurezas para a combustão. Mas a minha opinião é que original com certeza passa, sem ser original nunca saberemos.

Sabedoria
07-12-06, 09:13
No caso do sujeito 4, vai depender de como está regulada a moto. Ela pode vir a poluir até menos que a original com ou sem o dispositivo blaublau. Tudo depende também em que faixa de giros estão sendo consideradas as medições. No caso do sujeito 5, ele pode fazer 29 km/l por andar sempre proximo ou invadindo o red line com velo max. indicada de 110/120 km/h, e corredor sempre em uma marcha de modo ao giro ficar sempre acima dos 8000 rpm, independente da velocidade, mas este mesmo sujeito pode fazer quase 40 km/l se andar na maciota e não passar 90 km/h. Os valores de poluição só conseguiremos saber com medições. Na teoria fica impossivel, pois esta poluição depende também da qualidade do combustivel utilizado. Mas acredito sim que qquer coisa fora do original polua mais.

Jduarte
07-12-06, 09:36
No caso do sujeito 4, vai depender de como está regulada a moto. Ela pode vir a poluir até menos que a original com ou sem o dispositivo blaublau. Tudo depende também em que faixa de giros estão sendo consideradas as medições. No caso do sujeito 5, ele pode fazer 29 km/l por andar sempre proximo ou invadindo o red line com velo max. indicada de 110/120 km/h, e corredor sempre em uma marcha de modo ao giro ficar sempre acima dos 8000 rpm, independente da velocidade, mas este mesmo sujeito pode fazer quase 40 km/l se andar na maciota e não passar 90 km/h. Os valores de poluição só conseguiremos saber com medições. Na teoria fica impossivel, pois esta poluição depende também da qualidade do combustivel utilizado. Mas acredito sim que qquer coisa fora do original polua mais.


ok... e os outros sujeitos... o que acha?

Extendendo a pergunta, para todos,

que porcentagem de culpa na emissão de poluentes, um consumo elevado, em mesmas condições de uso, tem, ou pode ter?

PimEdu
07-12-06, 11:01
Jduarte, acho q os pontos de vista aqui estão meio q distintos. Pelo q entendi o seu é qual polui mais em VOLUME (certo?). Dai pode realmente ser q as outras opções poluem menos, pois apesar de gerarem mais percentualmente lançam em menor quantidade.
A visão das leis é ppm q é algo como uma porcentagem, então dai mesmo uma situação poluindo bem menos do q a outra em quantidade pode não ser aprovada pela lei.
Então fica a minha pergunta, qual polui mais em quantidade ou porcentual?

Jduarte
07-12-06, 12:31
é, PimEdu, são dúvidas boas...

entre outras, a minha é sobre as diferenças na geração de poluição entre dois motores iguais, equipados com um sistema (eficiente, ou não) de redução na emissão de poluentes. Ambos são iguais, mas ambos têm consumo muito diferente. Então, qual emite mais poluentes?

A mesma coisa quanto aos outros motores, que não ainda haviam sido equipados com tal sistema, mas perfeitamente dentro da legislação quando fabricados.

PimEdu
07-12-06, 13:06
Quanto a porcentagem acho q os originiais devem ser os menos poluentes mesmo gastando mais. A poluição ta mais ligada a como a combustão se da (entenda relação entre gasolina e ar) do que com o consumo, mas claro q as que menos comsomem liberam menor quantidade total de gases, agora tem q ver se estes são mais ou menos poluentes do as q gastam mais.

agm2112
07-12-06, 14:01
Será que tem alguém disposto a colocar uma sonda lambda na moto ? Custa mais ou menos 100 reais. Tem que tirar a curva do escape, levar num torneiro pra fazer a rosca, e colocar a sonda, que pode ser ligada num multímetro simples. Geralmente, quando o motor está na regulagem ideal, a sonda deve fornecer 750mV. Acima ou abaixo disso, deve-se corrigir a mistura pela agulha e/ou marcha lenta.

E aí ? Alguém topa ?

carnachion
07-12-06, 14:25
é, PimEdu, são dúvidas boas...

entre outras, a minha é sobre as diferenças na geração de poluição entre dois motores iguais, equipados com um sistema (eficiente, ou não) de redução na emissão de poluentes. Ambos são iguais, mas ambos têm consumo muito diferente. Então, qual emite mais poluentes?

A mesma coisa quanto aos outros motores, que não ainda haviam sido equipados com tal sistema, mas perfeitamente dentro da legislação quando fabricados.


Ok se tem emissão em ppm iguais e um consome menos por mágica ou devido ao uso diferente então o que consome menos polui menos.
Mas se a regulagem é alterada, ou seja, se a mistura é alterada, vai mudar a emissão em partes por milhão!
Se aumentar a emissão em partes por milhão mas consumir menos o que irá acontecer?
Vamos fazer um exemplo hipotético!
As normas de emissão de CO em q/km para motos de até 150cc é de 5,5g/km
Imaginando uma moto original faça 32km/l então:

Consumo original 30km/l
Emissão original: 176g por litro
Emissão por km original: 5,5g/km

Ok então você Jduarte altera a motocicleta para fazer uma melhor média e ter um maior desempenho, mas a custo disso sua moto passa a poluir mais, digamos que seja 204g por litro. Mas o consumo vai a 37km/l

Consumo com alteração: 37km/l 15,6% a mais
Emissão com alteração: 204g por litro 15,6% a mais
Emissão por km alterada: 5,5g/km

Então você terá a mesma emissão de poluentes se sua moto diminuir o consumo com a mesma porcentagem com a qual a emissão por litro aumentou.
Caso contrário a moto polui mais, e obviamente não será possível processar a J. Toledo.

Para você saber certamente as emissões das motocicletas faça o seguinte, vá até alguma universidade em algum curso de química e veja se eles podem fazer as medidas para você, leve a moto original faça a medida, faça as alterações e meça novamente. Para medir a alteração no consumo é mais complicado, pois é difícil fazer o uso igual em duas medições, o ideal seria em uma pista a velocidade constante.

Sinceramente, eu acho que suas alterações como a J. Toledo disse devem acerretar em uma poluição maior por quilômetro, pois alterações na mistura de combustível como já dito neste tópico alteram a emissão de poluentes. Você não acha que a J. Toledo quebrou a cabeça pra colocar a moto dentro das normas? Eu acho que sim!
Então se você quer processar eles vá em frente, mas tenha medidas confiáveis, não apenas o que cada um que fez a alteração diz.

E vi você falar que quem não sentiu diferença quando fez as alterações é porque anda com o acelerador todo aberto sempre, realmente o Ramiro que não viu diferença anda sempre com o cabo enrolado, mas me diga uma coisa, a potência e torque declarados pelo fabricante são com o acelerador todo aberto né? Então eles não garantem torque em baixa, o qual você diz ser o maior ganho!

Aqui você tem mais informações sobre emissão de poluentes:
http://www.ibama.gov.br/proconve/login.php
Inclusive tem links e telefones para mais informações.

Jduarte
07-12-06, 16:31
Carnachion, bem que vc podia ter deixado a palavra processo, fora do tópico...

Eu não entendí duas coisas: onde obteve o "176g" de emissão original?...

e porque é que um consumo menor, vc definiu como 15,6% a mais?

casali
07-12-06, 16:45
Eu não entendí duas coisas: onde obteve o "176g" de emissão original?...


pelo que entendi ele usou um número qualquer



Vamos fazer um exemplo hipotético!

sot010174
07-12-06, 16:50
Eu entendi assim:

a moto andando mais com um tanque, ela vai poluir mais POR LITRO.

fazendo 30kml - a moto anda 10 km e emite 10 unidades de poluicao por queima (UHAHHH).
fazendo 37kml - a moto anda 15km e emite 10 unidades de policao por queima. (mais tempo rodando e poluindo)

ou seja polui mais por tanque... é isso??

carnachion
07-12-06, 20:17
Carnachion, bem que vc podia ter deixado a palavra processo, fora do tópico...

Eu não entendí duas coisas: onde obteve o "176g" de emissão original?...

e porque é que um consumo menor, vc definiu como 15,6% a mais?


5,5g/km é a lei
média de consumo original 32km/l
5,5*32=176g

15,6% a mais na média, não no consumo, mas tanto faz é 15,6% a menos no consumo.

carnachion
07-12-06, 20:20
Eu entendi assim:

a moto andando mais com um tanque, ela vai poluir mais POR LITRO.

fazendo 30kml - a moto anda 10 km e emite 10 unidades de poluicao por queima (UHAHHH).
fazendo 37kml - a moto anda 15km e emite 10 unidades de policao por queima. (mais tempo rodando e poluindo)

ou seja polui mais por tanque... é isso??


não é por ai, o fato é que a moto com regulagem diferente da original vai emitir mais unidades de poluição por queima.

carnachion
07-12-06, 20:21
Carnachion, bem que vc podia ter deixado a palavra processo, fora do tópico...


Desculpe, mas quis ser direto sem meias palavras. Imaginei que esse era seu objetivo em saber sobre emissão de poluentes.

sot010174
07-12-06, 20:21
não é por ai, o fato é que a moto com regulagem diferente da original vai emitir mais unidades de poluição por queima.


ah entendi, entao voce diz que o pessoal das autorizadas regulam as motos visando sempre poluir o minimo, e qualquer regulagem ira aumentar a poluicao emitida?

carnachion
07-12-06, 20:29
ah entendi, entao voce diz que o pessoal das autorizadas regulam as motos visando sempre poluir o minimo, e qualquer regulagem ira aumentar a poluicao emitida?


O fabricante manda ela regulada para emitir dentro da lei.
Nas autorizadas o que rola é diferente, pois eles mesmo colocam escape esportivo, filtro esportivo e o diabo a quatro.

rocksul
07-12-06, 23:49
O fabricante manda ela regulada para emitir dentro da lei.
Nas autorizadas o que rola é diferente, pois eles mesmo colocam escape esportivo, filtro esportivo e o diabo a quatro.

O que faz a moto andar de verdade é esse tal diabo a4

Jduarte
08-12-06, 05:17
5,5g/km é a lei
média de consumo original 32km/l
5,5*32=176g

15,6% a mais na média, não no consumo, mas tanto faz é 15,6% a menos no consumo.


então, pela lei,

a moto que faz 32 km/l, ao final de 37 quilometros vai ter despejado a mesma quantidade desse poluente, que a outra, que é mais econômica em termos de consumo.

Certo?

Me saí bem, né?

Ah, deixa eu perguntar... perguntar não ofende, né?

Você também está vendido?
Não?... ah, desculpe-me então!
Peço desculpas, é que sem meias palavras eu imaginei que você estivesse. Acho que vc me compreenderá, não é mesmo? Já que somos livres para imaginar tudo o que quisermos... !!!

PimEdu
08-12-06, 06:28
JDuarte, o ponto acho q é mais o seguinte. Se uma despejar 5,5g/km e gastar 10km/l e a outra despejar 5,5g/km e gastar 100km/l não muda a poluição (pelo menos por lei), mudaria sim a poluição por litro, se ambas despejaram a mesma quantidade por km, a q roda bem mais com um litro poluirá mais por litro. Mas a norma especifica por km (pelo q falaram, dai nunca li para afirmar). Agora se uma gastar 6g/km não importa o qto ela faça, por km ela poluirá mais e não atenderá a norma. Agora, se com as modificações apenas nas regulagens q vcs fazem esse número realmente aumenta acho besteira ficar debatendo, teria mesmo é q fazer os testes pelo menos com umas 10-15 motos para poder ter alguma estatistica minimamente válida. Se fizer com apenas uma ja teria uma boa evidencia para comprovar que vc não polui mais, dai com mais um teste demonstrando q a curva de potência e torque melhora com suas modificações acho q teria excelentes evidências para jogar na cara da suzuki q vc esta certo (JDuarte, não leve o debate para o lado pessoal pois realmente sempre admirei seus posts e agora q vou comprar uma YES estou seriamente inclinado a testar as mods do tuto, menos aquela q corta q dai ja acho mais radical).

Jduarte
08-12-06, 08:40
Obrigado, PimEdu...

o ponto a que quero chegar, é que a norma diz que o limite é 5,5 g/km...

dá para perceber que isso não significa que qualquer moto faça exatamente esses 5,5 a cada quilometro rodado? Esse é o máximo que o veículo poderá emitir! não é o que ele emite!... alguém já mediu? eu não!... se ninguém mediu, por que afirmar uma coisa dessas? Por que influenciar os que não têm conhecimento sobre isso, de forma que pensem que uma regulagem vai fazer a moto sair da norma?

Jduarte
08-12-06, 08:50
Este é o segundo parágrafo do texto que está naquele link que o Sr. Guigo postou, aqui no tópico mesmo...

"O Proconve deu prioridade ao segmento de veículos leves devido ao grande número e utilização intensiva, o que o caracteriza como o maior problema em termos de poluição veicular. Para tanto, foram estabelecidos limites de emissão de poluentes no escapamento dos veículos. Para o cumprimento destes limites, foi necessário dar prazos para o desenvolvimento dos veículos, adaptação da indústria de autopeças, melhoria de especificações dos combustíveis e, conseqüentemente, a aplicação de tecnologias e sistemas que otimizassem o funcionamento dos motores para proporcionar uma queima perfeita de combustível e, portanto, a diminuição das emissões e do consumo de combustível."

Ressaltei a parte que me leva a manter esta nossa troca de informações... quero explorar isso!...

Não acredito que um motor, do jeito que ele saia da concessionária, regulado pela fábrica, fizesse uma queima perfeita do combustível que ele consumia...

casali
08-12-06, 09:13
links interessantes sobre o assunto

http://www.ibama.gov.br/proconve/login.php

http://www.conpet.gov.br/noticias/noticia.php?segmento=&id_noticia=654

http://www.cargaurbana.org.br/artigos.php?cod_conteudo=415

Sabedoria
08-12-06, 11:00
Algo que nos faz pensar bastante é porque que a JT lançou a moto 2007 no começo de 2006. A diferença entre estes modelos e o anterior é o carburador mecanico na intruder com o sistema Pair e adição pura e simples do sistema pair na Yes. Não será que esta antecipação seja exatamente pelo fato de as motos estarem poluindo acima do regulamentado? Se existisse um modo mais barato de melhorar o indice de poluição, inclusive com a moto gastando menos ela não utilizaria como chamariz para vendas ? Com certeza ela faria. Se a mesma gastou uma grana na modificação e propaganda acredito que se uma mudança simples e barata permitisse o mesmo resultado, a JT com certeza executaria. Ainda sou adepto da opinião que qquer modificação aumente o indice de poluentes.

carnachion
08-12-06, 13:01
então, pela lei,
a moto que faz 32 km/l, ao final de 37 quilometros vai ter despejado a mesma quantidade desse poluente, que a outra, que é mais econômica em termos de consumo.
Certo?
Me saí bem, né?
Ah, deixa eu perguntar... perguntar não ofende, né?
Você também está vendido?
Não?... ah, desculpe-me então!
Peço desculpas, é que sem meias palavras eu imaginei que você estivesse. Acho que vc me compreenderá, não é mesmo? Já que somos livres para imaginar tudo o que quisermos... !!!


Exato, se o aumento na emissão de poluição for o mesmo que a diminuição no consumo você estará poluindo o mesmo.
Mas para saber isso só medindo mesmo, e a emissão de poluição é sensível a proporção da mistura.



Obrigado, PimEdu...
o ponto a que quero chegar, é que a norma diz que o limite é 5,5 g/km...
dá para perceber que isso não significa que qualquer moto faça exatamente esses 5,5 a cada quilometro rodado? Esse é o máximo que o veículo poderá emitir! não é o que ele emite!... alguém já mediu? eu não!... se ninguém mediu, por que afirmar uma coisa dessas? Por que influenciar os que não têm conhecimento sobre isso, de forma que pensem que uma regulagem vai fazer a moto sair da norma?


Realmente o limite é este, imagino que as motocicletas estejam todas muito próximas a este limite, ou talvez já tenham se adaptado as regras de 2009 que diminui para 2g/km, dai a margem fica bem grande.
Uma regulagem vai mudar sim a emissão de poluição, agora se vai sair da norma ou não só medindo pra saber!

PimEdu
08-12-06, 13:19
SE a moto estiver realizando uma queima incompleta ela produzira CO q é mto mais problemático que CO2. A norma diz 5,5g, mas 5,5g de que? Dai não sei mesmo, tem q ver oq enquadram em poluição.
Agora creio q a regulagem bem acertada é fundamental para baixar a poluição sim. SE a regulagem de fábrica não estivesse sendo a ideal eu acho q sim, melhoraria a poluição. Mas não acho q o consumo esteja diretamente ligado ao fato da regulagem estar boa. Não tenho a menor ideia de se sua regulagem está boa para não poluir tanto mesmo gastando um pouco a mais. Não sei oq influencia a poluição gerada. Mas eu creio q uma fábrica q gaste um dinheiro consideravel em pesquisa como me parece ser a suzuki, acho dificil q eles não estejam dentro da norma.
Oq eu afirmo sempre é q de fabrica ela atende a norma, se vc mecher ja não temos como saber sem fazermos TESTES, estatisticamente validos. Para tal não basta testar uma moto só, precisamos de varias para chegarmos a uma certeza razoavel (por exemplo 90% de certeza de estar certo ou não).
Eu não desencorajo ninguem a fazer as modificações por causa disso. Estou falando isso pois para comovermos a JToledo a fazer um recall ou qualquer ação do tipo precisamos provar o que dizemos. E isso só faremos com testes contundentes, fazendo um estudo estátistico para chegarmos a quantas motos vamos testar, fazendo eles de forma cientificamente válida e com equipamentos adequados. O ser humano é o pior equipamento de medição que existe, dizer que todos que fizeram sentiram uma diferença não passa de uma boa evidência q nos indica a necessidade de testes.
Como disse, algumas mods q achei mais radical (não daria para voltar atras) nao pretendo fazer na minha YES (q ja to ansioso para q ela chegue), a maioria pretendo testar se achar seu consumo e rendimento baixo, principalmente consumo (pois sou mão de vaca pacas).
Acho q é interessante pelo menos testar, acho q só vou poder dar minha opinião sobre se devem fazer ou não depois de testar (falar sem saber é algo q não leva a nada, para ajudarmos precisamos saber do q estamos falando, por isso até hj só emiti opiniões sobre a crypton).
Não desencorajo ninguem a fazer as mods. Apenas te desencorajo de ir bater novamente na JToledo (oq realmetne achei legal da sua parte se preocupar em melhorar um produto) sem provas contundentes q na minha opinião seriam curvas de potência e torque de um punhado de motos e o tal teste de poluição nas mesmas motos.

carnachion
08-12-06, 23:24
SE a moto estiver realizando uma queima incompleta ela produzira CO q é mto mais problemático que CO2. A norma diz 5,5g, mas 5,5g de que? Dai não sei mesmo, tem q ver oq enquadram em poluição.



As normas de emissão de CO em q/km para motos de até 150cc é de 5,5g/km