PDA

Ver Versão Completa : Projeto de seguranca pras pequenas



Lagartixxa
11-12-06, 10:18
Kit de segurança para modelos de 125cm³ de cilindrada foi idealizado por formando em design de Brasília.
Kit tem encosto para a cabeça, proteção para o joelho e cinto de segurança

Motociclista desde os 19 anos, Reverson Geraldo dos Anjos Fernandes, atualmente com 35, quis desenvolver um projeto que atenuasse os danos sofridos por motociclistas, especialmente motoboys, nos constantes acidentes que sofrem no trânsito. Como projeto de conclusão do curso de design da Universidade de Brasília (UNB), idealizou um kit de segurança, tendo como base a motocicleta BMW C1, que tem uma espécie de habitáculo com pára-brisa, cinto de segurança e barras laterais. Porém, a idéia foi criar um kit para motocicletas de 125cm³ de cilindrada, mais usadas por motoboys. O kit é composto por barras de proteção, cinto de segurança de quatro pontos, encosto para a cabeça e proteção para o joelho. O projeto foi premiado na Categoria Estudante Universitário no 16° Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, entregue recentemente em Curitiba. Atualmente cursando mestrado em transportes, Reverson dá continuidade ao projeto e pensa em construir um protótipo.

“Queria trabalhar com motociclistas, fazer algo inovador. Mas a idéia surgiu do meu professor Itiro Iida. Fomos procurar no público concorrente o que já existia nesse sentido, porque em design é assim, partimos de um produto que já existe. Então chegamos na BMW C1”, explica. Além disso, o objetivo foi fazer um kit que pudesse ser adaptado em motocicletas convencionais, ao contrário da C1, que já vem com a estrutura de fábrica.

Protótipo

Dando continuidade ao projeto no curso de mestrado, Reverson agora pensa nos materiais, próxima etapa de desenvolvimento. “A idéia seria usar fibra de carbono, que é leve, resistente e barata, pois o custo também é importante”, avalia. Em seguida, ele tentará parcerias com empresas ligadas ao setor e dará início à construção de um protótipo. “Vamos procurar viabilizar a aquisição. Poderia ser estudada uma forma de financiamento. Enfim, qualquer idéia que venha para melhorar a segurança é viável”, acrescenta. Para a adaptação do kit, ele conta que já desmontou uma moto e tem em mente como vai ser o processo, mas não revela, pois espera a confirmação da patente.

Reverson, que, apesar do tempo de motociclista, nunca foi motoboy, partiu de pesquisas com associações em Brasília, antes de iniciar o projeto. “Fui ver como é o trabalho deles, que enfrentam o problema de a profissão não ser regulamentada. Eles ganham por entrega, daí correrem para entregar a maior quantidade de pedidos, no menor tempo possível”, diz. Para o trabalho, também usou dados, da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) e de faculdades de Brasília, que mostram a conseqüência de tanta correria: em seis meses foram observados 800 motociclistas, dos quais 365 sofreram 522 acidentes, ou seja, muitos sofreram mais de um acidente no período.

http://imgs.vrum.com.br/veiculos/noticias/11627336773142890930.JPEG

eu achei muito feio, mas pra quem quer uma protencao a mais acho q ajuda

sot010174
11-12-06, 10:36
Qual é a graca de andar de moto depois de colocar essa aberracao dae? Kd o vento na cara? e depois, sua moto vai levantar voo quando pegar um vento contra.

brunohcs
11-12-06, 10:45
feio eh memo.. será q ajuda?

nao eh mellhor vc ser tacado pra longe da moto do q fika arrastando com ela?

pa batida q nao tao violenta dai jah axo q eh legal vc nao voar haha!

windowsnt
11-12-06, 11:21
e a lateral exposta totalmente...
o cara quer um sistema q seja um habitáculo.
se fosse assim seria ótima idéia, mas do tipo dos fórmula 1 seria o ideal
aquilo é mto resistente e nao afeta os pilotos
mas é caro uma coisa decente por isso q ng investe
pra mim a melhor coisa q seria é um air bag q envolvesse o piloto completamente na hora do choque
seria a melhor saida... ele sai voando e cai confortavelmente

Ramiro
11-12-06, 11:37
Se for pra usar tem que ser coisa muito boa... acho que para os motoboys ta valendo... da muito mais segurança a eles...

sucupira
11-12-06, 13:26
Moto com capota! As nossas são conversiveis. :)

Rel
11-12-06, 13:30
Muito feia.... sei la pra mim num deve funfa direito... c o cara que mais segurança compra um carro então...

mauricio
11-12-06, 14:11
e o garupa? vai pra onde?

tb acho q isso nao protege mta coisa nao heim.... imagina uma pancada de frente.. vai dar na mesma... e sem contar o fato que disseram ai em cima.. acho q eh melhor ser arremessado e rolar do que ficar preso ai dentro e sair arrastando com a moto

Ramiro
11-12-06, 14:38
Não adianta especular.. tem que fazer o protótipo e fazer teste de colisão... o problema é alguém patrocinar esses testes..

sot010174
11-12-06, 14:45
Eu continuo vendo o problema aerodinamico como o pior...

Furious VIPER
11-12-06, 16:04
Qro ver uma estrutura q seja barata, leve e resistente!! Pq se for psada... aumenta e mto o consumo da moto... se for cara, ninguém compra... e se não for resistente, nem se fala!!
Duvido q dê certo isso!!!

Serifa
11-12-06, 16:15
não mostra isso pro contran se não eles obrigam agente a usar

casali
11-12-06, 16:51
queria ver este troço numa trail hauhaua

quando o cara fosse pular um quebra-molas ia arrebentar o cinto ou o que tem no meio das pernas

nem precisaria ser uma trail com qualquer uma seria um problema, não averia mobilidade

Thiago Grigoletto
11-12-06, 16:59
Horrivel esse negocio, pra começa onde vai o garupa? e o vento deruba esse negocio ai, e tambem vamo fica preso quando bate? isso naum se aplica a ninguem, isso num existe, pra andar desse jeito prefiro um carro, optei pela moto pelo fato de ter mais liberdade, ja penso anda nos corredores com esse treco.....
Zuado...

silverfox
11-12-06, 17:40
coisa mais tosca.... se for pra andar com isso, prefiro nem sair de moto huaehuea

FabricioFabuloso
11-12-06, 19:49
coisa mais tosca.... se for pra andar com isso, prefiro nem sair de moto huaehuea


2 Heheheh mas sei la... as vezes pra famila (isso de for 2 lugares), pra kem ta começando... as vezes vira...

Abraços

Insanemode
11-12-06, 21:39
Duvido que o cara que projetou seja realmente um motociclista porque ficar preso por um cinto a moto perderia boa parte do controle o cara esqueceu que nas motos o que manda na moto é o corpo todo e não só mãos e pés como em um carro a distribuição de peso na hora da curva é essencial p/a pilotagem da moto,aumentaria a largura e altura e peso da moto o que diminuiria sua agilidade,elevaria o centro de massa diminuindo ainda mais a capacidade de curvas,seria melhor ele desenhar uma moto do zero p/tentar aplicar esses conceitos de segurança porque a adaptação em cima de modelos já existentes que não tiveram isso no projeto não seria nada seguro.

Ivan RJ
11-12-06, 23:01
Aí galera,
primeiro motoboy não anda com garupa. Achei muito estranho, mas acho que é apenas uma idéia. Com certeza ainda terá muito estudo e desenvolvimento até chegar ao produto final, foi assim com os air bags de carro e de moto. A gold win vem com air bag no painel, se eu pudesse comprar o air bag colete já estaria usando a muito tempo mas está fora de minhas possibilidades. O importante é ter a idéia o tempo se encarrega de desenvolvê-la. Abraços a todos os irmãos.

Murilo_Biz125
12-12-06, 07:40
Esse negócio só daria segurança se fosse um habitáculo formado por tubos presos ao chassi, e o fibra apenas como estética, porque se ele for só de fibra..aff em

agm2112
12-12-06, 07:51
Acho que em um tombo de moto é melhor ir moto pra um lado e motociclista pro outro... essa idéia de ficar preso em cinto ... sei não ...

sot010174
12-12-06, 08:38
Acho que em um tombo de moto é melhor ir moto pra um lado e motociclista pro outro... essa idéia de ficar preso em cinto ... sei não ...


Esse é outro problema.... carro ateh detonar o habitaculo, tu tem uma boa chance de sobreviver... agora tu porrar numa 125zinha, nao tem nada que segure o choque nao, a moto vai deformar em cima de voce e provavelmente vc nao vai sobreviver...

é soh imaginar algumas situacoes... a mais comum seria a moto tombar e desliZar a uma velocidade mortal ateh uma parede...

e o cinto de "Ciguransa" vai te prender do lado da bichinha quando o acidente acontecer.

windowsnt
12-12-06, 08:58
por isso q pra mim teria q ser uma almofada q envolvesse o piloto pra ter segurança

mauricio
12-12-06, 09:18
Não adianta especular.. tem que fazer o protótipo e fazer teste de colisão... o problema é alguém patrocinar esses testes..


vi na net que estão procurando voluntários para os testes de colisão, quem se habilita?! hehehehe

Ivan RJ
12-12-06, 22:13
Win, de uma olhada na minha postagem, já existe o air bag colete, apenas é muitooooooooooo caro. Abraços a todos os irmãos.

Wanderson
13-12-06, 08:14
Dahora eh q se vc der um RL e virar vc vai rodar e nao vai cair

Sam_2006
13-12-06, 11:33
Isso é pra quem usa a moto para TRABALHAR!
Não é para a gente, que usa a moto só como um meio de transporte ou passeio.
Se você for um motoboy e morar em São Paulo, sua vida corre um GRANDE risco diariamente, não é brincadeira.
Então, tudo que vier para aumentar a segurança é bem vindo.

Thiago Grigoletto
13-12-06, 14:27
rsrsrs...mas ia ser legal tipo uma bolha, se podia dar RL, empinar que vc caia e ia quicando rua abaixo....rsrsrs

sucupira
13-12-06, 14:46
Gente, o cara tá com bastante tempo...pra pensar numa jeringonça dessa. :)

silverfox
13-12-06, 15:06
de qualquer maneira, acredito que não veremos isso nas ruas nos proximos 5 anos... :P

Celso Pin
14-12-06, 00:15
o risco dos motoboys é grande porque 99% deles pilotam como completos animais...
e estrutura nenhuma resolve isso...

o caso dos motoboys é para psicólogo, não engenheiro!

agm2112
15-12-06, 08:00
Animais só se fôr aí em SP ... aqui no Rio eles pilotam como animais raivosos no cio ! E animais raivosos no cio nem capacete usam ... imagina todo esse "apetrecho" !