PDA

Ver Versão Completa : Luz da seta com problemas



marys7br
27-12-06, 11:03
Oi pessoal, é o seguinte... Não sei se pq tomou uma chuva, mas a seta direita da Biz parou de funcionar! Na verdade, agora ela não funciona qdo to andando, só de vez em qdo dá umas piscadas, tipo com mal contato sabe? Aí qdo tô parada no farol, com a moto ligada, funciona normal! E qdo paro e desligo ela, aí viro a chavinha pra dar seta, a esquerda dá normal, a direita fica fazendo um "tectectec". Será q é só mal contato?

O pior é q mês passado paguei uma nota pra fazer revisão na bichinha...será q posso reclamar lá pra eles arrumarem?

Valeu pessoal!

Wanderson
27-12-06, 11:29
parece ser osmar mesmo
osmar contato

sei la se vc abrir e ver se nao ta meio solto
dar uma apertada as vezes pode resolver

agm2112
27-12-06, 13:23
Desmonta a seta .. tira a lâmpada e joga um pouco de WD-40 .... seus problemas acabaram !

(apesar da propaganda, eu não trabalho lá na fabrica do WD-40 ...)

marys7br
27-12-06, 15:21
Jogo o óleo aonde? No lugar que coloca a lâmpada?

Mas o estranho é q a seta da frente, de trás e do painel deixa de piscar, então o problema não é de lâmpada....

agm2112
27-12-06, 15:22
Joga no soquete da lâmpada ...
Mas se a outra tb não pisca, deve ser problema no relé da seta ... geralmente são intermitentes, e mudam de acordo com a temperatura e umidade ambientes !

marys7br
27-12-06, 15:30
Joga no soquete da lâmpada ...
Mas se a outra tb não pisca, deve ser problema no relé da seta ... geralmente são intermitentes, e mudam de acordo com a temperatura e umidade ambientes !


E o q eu faço então? :0_0:

agm2112
27-12-06, 15:35
A lampada de tras e do painel piscam ou não piscam ? Pq no penultimo post vc disse q elas também não piscam ... agora confundiu ... se fôr só uma lâmpada q funciona de vez em quando, muito provável que seja mal-contato. Se forem todas as lâmpadas de um lado que param ao mesmo tempo, pode ser problema no botão da seta, no chicote (mal-contato ou fio quebrado), ou o relé da seta. Este último caso, só trocando por um outro pra poder testar ... aí vc precisa de outra Biz pra trocar as peças e fazer o teste, ou ir a um mecânico. Problemas elétricos são um saco mesmo ... podem ser resolvidos em 5 minutos ou ficar enchendo o saco por meses.

Jduarte
27-12-06, 17:30
tente encontrar onde é o relê do pisca (é ele que faz o tec tec, e comanda o funcionamento), e mexa no soquete, para já tirar mal-contato se for alí.

Tire as duas lâmpadas (dianteira e trazeira), e limpe bem o bojo delas (a parte metálica). E o soquete delas também. Eu particularmente não recomendo o WD40 porque se não me engano, ele se torna isolador.

marys7br
27-12-06, 18:06
A lampada de tras e do painel piscam ou não piscam ? Pq no penultimo post vc disse q elas também não piscam ... agora confundiu ... se fôr só uma lâmpada q funciona de vez em quando, muito provável que seja mal-contato. Se forem todas as lâmpadas de um lado que param ao mesmo tempo, pode ser problema no botão da seta, no chicote (mal-contato ou fio quebrado), ou o relé da seta. Este último caso, só trocando por um outro pra poder testar ... aí vc precisa de outra Biz pra trocar as peças e fazer o teste, ou ir a um mecânico. Problemas elétricos são um saco mesmo ... podem ser resolvidos em 5 minutos ou ficar enchendo o saco por meses.


Quando elas decidem piscar, todas piscam (do painel, da frente e de trás). Qdo decidem não piscar, nenhuma pisca.

Vou tentar desmontar isso aqui mas tá difícil.... O absurdo é q as mecânicas por aqui só funcionam em horário comercial! Como se ninguém trabalhasse... :d

Dilim
27-12-06, 18:36
meu voto é:

Comum"mente falando, problema no botão que liga a seta,
mal contato... a minha tá assim.

marys7br
29-12-06, 18:05
Olha só gente, hj cedo mostrei pra um amigo que manja de moto. Primeira coisa q ele falou é q tenho q trocar o fuzivel, q é por isso que a buzina fica meio fraca.

Outra coisa q ele falou é q nao é o rele, pq senao a seta esquerda não estaria perfeita do jeito q tá.

Abri pra ver de onde vinha o Bzzzzzzzzzz e achei o lugar só não sei o q é nem o q fazer, já q todas as oficinas estavam cheias hj e não podiam me atender! :s

Olha só as fotos do lugar, algúém consegue me ajudar????

Foto1: Tudo aberto.
Foto 2: A setinha vermelha indica de onde sai o barulho e se toco sinto a vibração.
Foto 3: Pra q serve esse fuzivel se ele está em um lugar todo emborrachado?? É reserva?

Brigada gente!!

Jduarte
29-12-06, 20:34
Maris7, o da flexa deve ser o relê do pisca mesmo, pelo tipo de fixação que ele tem.
Aquele onde está o fusível de reserva (sim, é fusível de reserva) deve ser o CDI...

O retificador de corrente elétrica é aquele à esquerda na primeira foto... tem umas aletas para ventilação.

Tire e recoloque o soquete desse relê da flexa...
Verificou os soquetes das duas lâmpadas?

uedaa
30-12-06, 02:06
faz barulho qdo não funciona a seta? ou para tudo? se parar tudo tente mexer na chave do contato qdo dá a seta, geralmente ele faz dar esse tipo de mal contato na minha já troquei 2 vezes...

marys7br
03-01-07, 16:16
Maris7, o da flexa deve ser o relê do pisca mesmo, pelo tipo de fixação que ele tem.
Aquele onde está o fusível de reserva (sim, é fusível de reserva) deve ser o CDI...

O retificador de corrente elétrica é aquele à esquerda na primeira foto... tem umas aletas para ventilação.

Tire e recoloque o soquete desse relê da flexa...
Verificou os soquetes das duas lâmpadas?



Oi Jd, desmontei a Biz inteira praticamente, tirei toda a carenagem de tudo qto é canto!!
Verifiquei os soquetes, tava tudo certinho, e não consegui tirar o soquete do rele, acho q não sai, q é fixo... Tentei acompanhar os fios pra ver aonde davam mas não consegui pq entrava lá nos meios impossíveis de alcançar sem desmontar tudo.
Vou levar em, alguma oficina - q tá dificil de encontrar por aqui....

Olha só o absurdo:
Liguei na concessionária Honda e perguntei qto tá o rele de pisca. Pasmem: R$ 106!
Aí liguei em umas oficinas que tem no Jabaquara de SP (Se alguém souber de alguma por essas bandas) pra perguntar:

Oficina 1:
Rele de Pisca: modelo igual ao original 10,00
Instalação: Grátis!

Oficina 2:
Rele de pisca: Redondo 3,00 (não é o modelo certo)
Instalar: 10,00

Impressionante hein! Ou a Honda é mto, mas mto pilantra, ou essas oficinas vão me vender reles feitos de isopor.....

O q vcs acham? Tô rachando o coco pra resolver isso sem perder mto dinheiro...

casali
03-01-07, 17:15
instalei um rele de Cg na minha dt e ta funcionado certinho, paguei 3 reaus

web100
04-01-07, 10:55
Outra coisa q ele falou é q nao é o rele, pq senao a seta esquerda não estaria perfeita do jeito q tá.

Ele está correto. O relé da Biz é igual a de 99% das motos no BR, quando dá problema, nenhum lado funciona, pois está ANTES da chave de seta. O problema é 95% certo que seja na chave de seta e 5% na fiação que sai dessa chave para o lado defeituoso.

Se vc quiser tentar, desmonte a carenagem do farol para ter acesso a chave. Com o contato ligado e a chave de seta na posição central, pegue um pedaço do fio ou um clips e faça contato entre o pino central e o lateral, um de cada vez. E verifique se funciona normalmente, se funcionar é só trocar a chave. Se funcionar um lado e o defeituoso não, então é a fiação.

Jduarte
04-01-07, 11:58
boa, Web100 (abraço ae)... pode ser o botão do pisca, sim!....

Maris7, vc tem um tópico perguntando sobre oficinas... me lembrei de uma... não cheguei a fazer nada, mas numa vez em que passei, por indicação de um amigo, até sentí confiança no dono... é um senhor de uns 60 anos, acho... chama-se Odoni, fica numa transversal da R. Silva Bueno, se não me engano junto da esquina do Banco do Brasil, lá.

marys7br
04-01-07, 14:47
boa, Web100 (abraço ae)... pode ser o botão do pisca, sim!....

Maris7, vc tem um tópico perguntando sobre oficinas... me lembrei de uma... não cheguei a fazer nada, mas numa vez em que passei, por indicação de um amigo, até sentí confiança no dono... é um senhor de uns 60 anos, acho... chama-se Odoni, fica numa transversal da R. Silva Bueno, se não me engano junto da esquina do Banco do Brasil, lá.



Jd Muito obrigada, mais uma vez vc me ajudando... Procurei na net esse tal de Odoni mas não achei, dps olho no guia onde fica, se não é mto longe...



Ele está correto. O relé da Biz é igual a de 99% das motos no BR, quando dá problema, nenhum lado funciona, pois está ANTES da chave de seta. O problema é 95% certo que seja na chave de seta e 5% na fiação que sai dessa chave para o lado defeituoso.

Se vc quiser tentar, desmonte a carenagem do farol para ter acesso a chave. Com o contato ligado e a chave de seta na posição central, pegue um pedaço do fio ou um clips e faça contato entre o pino central e o lateral, um de cada vez. E verifique se funciona normalmente, se funcionar é só trocar a chave. Se funcionar um lado e o defeituoso não, então é a fiação.


Web100 obrigada pela dica, vou tentar fazer isso e aí conto os resultados.

Obrigadão pessoal!!!