PDA

Ver Versão Completa : Motos bem novas, pegam no tranco??



Furious VIPER
02-01-07, 17:58
Senhores... minha moto tava sem ser ligada desde 3ª passada... isso.. uma semana...
Voltei eu da praia hj dmanhã e depois de resolver umas coisas fui trabalhar.. as 17h saio pro trabalho!
Tento ligar a moto e nada.. nem um sinalzinho de ignição..
Tento inúmeras vezes e é como se estivesse com o engine stop no "of", simplesmente não tinha sinal!!
Então tentei fazê-la pegar no tranco.. no plano.. e nada.. correndo do lado da moto e nada... tentei então numa descidinha.. coisa de uns 17 metros q tem na saída da minha garagem.. pensei q seria fácil...
Ela pareeeeece q liga, mas não responde...
Liguei então pra loja q sempre uso peças e faço manutneção e o cara me disse q as YBR a partir de 2005... as da geração 2.. não pegam no tranco!! tem q ter elo menos um pokinho de bateria! Agora não entendi... será q precisa mesmo ter um mínimo de bateria??
Amanhã eles vão vir aki em casa ver o q é... já q tô com a moto parada!! Disse o cara q pode ser um "fusível" e não a bateria..
Só pra constar... tentei fazer pegar no tranco assim: 2ª marcha engatada.. ebreagem pressionada e correndo com a moto... montava nela em movimento.. acelerava e soltava embreagem simultaneamente.. ela dava akela afogadinha mas morria... qto mais eu tentava, mais fácil ficava, mas ela não dava akela "ligada"... ricava só nas tentativas mesmo!!
Alguém sabe explicar aí o q pode ter acontecido??

Morenno-Tdaí
02-01-07, 18:06
E aí Furious...

Kara, tira a vela e dá uma olhada pra ver se ela tá encharcada!!!

Se estiver, dá uma queimada com isqueiro, coloca na moto e tenta novamente...

Obs.: Se tiver alarme, desativa ele antes... |:(

Valews... :OK:

silverfox
02-01-07, 18:06
a minha 2003 ja fiz pegar no tranco pra "testar" hehe

foi sem problemas...

unica coisa diferente q eu faço eh soltar a embreagem, ai ela pega... depois q acelero pra nao afogar

Furious VIPER
02-01-07, 18:37
Hum.. vou tentar amanhã dmanhã antes de ligar pros caras!"! de repente se eu conseguir.. levo a moto lá... e economizo uma grana da visita deles!!hehhe

FabricioFabuloso
02-01-07, 18:58
A minhu TW 02 peguei no tranco varias vezes... sem problemas...

Abraços

destbr
02-01-07, 19:09
a minha 4 dias parada. fui tentar pegar e tive q manter uns segundos o afogador todo fechado para ela manter ligada. se eu abrisse denovo, ela morria (mesmo acelerando).

vc usou o afogador?

Furious VIPER
02-01-07, 19:15
Nem tentei o afogador... ela simplesmente não deu sinal NENHUM... qdo eu apertava o Start...

windowsnt
02-01-07, 19:16
nunca ouvi falar

Alan
02-01-07, 20:49
Se não pegou na bateria no tranco tb não era pra pegar...

Só uma dúvida: vc fechou a torneirinha de gasolina durante essa semana ?

Furious VIPER
02-01-07, 21:16
Se não pegou na bateria no tranco tb não era pra pegar...

Só uma dúvida: vc fechou a torneirinha de gasolina durante essa semana ?

Putaquepariu... nem me liguei nisso!!
Eu tÔ de plantão, sabe.. trabalho em casa e qdo me xamam, eu saio de moto.. e nessa semana não me xamaram, fikei só em casa... q merda!!!

Alan
02-01-07, 21:23
Certeza que sua moto tá encharcada...

Fecha a torneirinha de gasolina, tira a vela e dá partida na moto com o engine stop acionado, deixa o motor girar um pouco. Depois coloque a vela (aproveite e limpe ela), abre a torneirinha, desliga o engine stop, não acelera, não puxa o afogador e dê partida...

Furious VIPER
02-01-07, 21:28
Ela não tá nem ligando.... será q tirando a vela dá certo??

Alan
02-01-07, 21:31
Vc arriou a bateria por completo ? Se sim, dá uma carga nela antes de ligar...

Se vc ligar ela com a bateria fraca queima o retificador de partida...

Morenno-Tdaí
02-01-07, 21:34
Certeza que sua moto tá encharcada...

Fecha a torneirinha de gasolina, tira a vela e dá partida na moto com o engine stop acionado, deixa o motor girar um pouco. Depois coloque a vela (aproveite e limpe ela), abre a torneirinha, desliga o engine stop, não acelera, não puxa o afogador e dê partida...


Alan, a bateria está descarregada...

O jeito é o Furious, tirar a vela, secar com o isqueiro a vela, e depois fazer pegar no tranco...

Não esquece que se tiver alarme, o alarme sem bateria não deixa a moto pegar de jeito nenhum!!!

Outra coisa, quando for fazer pegar no tranco, puxa o afogador e pode colocar a 3º marcha que pega mais fácil...

Valews... :OK:

Alan
02-01-07, 21:36
Se fizer a moto funcionar com bateria zerada queima o retificador de partida. De qualquer maneira vai ter que carregá-la...

Furious VIPER
02-01-07, 21:38
Tranco = afogador puxado 3ª marcha engatada?? Sem acelerar ao soltar embreagem??

Morenno-Tdaí
02-01-07, 21:48
Tranco = afogador puxado 3ª marcha engatada?? Sem acelerar ao soltar embreagem??


Se for fazer pegar no tranco sozinho pode colocar na 3ª marcha...

Se alguém te empurrar, coloca na 2ª marcha...

Assim que pegar ( se pegar ) tira do afogador e acelere...

Mas como o Alan disse o ideal mesmo era dar uma carga na bateria...

Obs.: Mas antes limpe a vela, ela deve estar encharcada mesmo, pq vc deve ter

esquecido de fechar a torneira da gasosa...

Valews... :OK:

Chapolin
02-01-07, 21:52
Esse negócio de encharcar a vela pq a torneirinha estava aberta não tem nada a ver, isso se aplica a motos antigas, motos novas qdo enche o carburador (com a moto desligada é claro) a gasolina para de descer.

Pra dar no tranco, lembre que a moto pega quase qdo tá parando tá (não sei se entendeu).

acho q só.

Morenno-Tdaí
02-01-07, 22:03
Esse negócio de encharcar a vela pq a torneirinha estava aberta não tem nada a ver, isso se aplica a motos antigas, motos novas qdo enche o carburador (com a moto desligada é claro) a gasolina para de descer.

Pra dar no tranco, lembre que a moto pega quase qdo tá parando tá (não sei se entendeu).

acho q só.



Pra que existe então a torneirinha?!?!?!

Só enfeite??? :-/

Valews... :OK:

Alan
02-01-07, 22:11
Esse negócio de encharcar a vela pq a torneirinha estava aberta não tem nada a ver, isso se aplica a motos antigas, motos novas qdo enche o carburador (com a moto desligada é claro) a gasolina para de descer.

Pra dar no tranco, lembre que a moto pega quase qdo tá parando tá (não sei se entendeu).

acho q só.


Mesmo nas motos antigas quando a cuba do carburador chega no nível para de descer gasolina...

Acontece que a bóia pode enroscar ou não vedar direito. E isso pode acontecer com qualquer moto carburada, antiga, nova ou zera...

Jduarte
02-01-07, 22:24
eu não entendí: quando deu partida, o motor de arranque não girou, ou o motor apenas não pegou?

Furious VIPER
02-01-07, 22:48
eu não entendí: quando deu partida, o motor de arranque não girou, ou o motor apenas não pegou?

Não aconteceu absolutamente nada! Como se eu tivesse dado partida com o engine stop em "of"!!

Chapolin
03-01-07, 00:36
ah, sim, agora eu entendi, se enroscou ou deu algum problema, aí sim pode ter ocorrido de encharcar a vela caso contrário isso é impossível....

Com relação ao comentário do moreno, não, não é de enfeite, lembre-se de duas coisas: Na torneirinha existe o estado de RESERVA...

E OFF é para quando a moto vai ficar MUITO tempo parada e não acontecer nada com o carburador ou alguma sujeira eventualmente, e pelo que me consta um asemana não é MUITO tempo.

Jduarte
03-01-07, 01:38
Não aconteceu absolutamente nada! Como se eu tivesse dado partida com o engine stop em "of"!!


Não creio que seja bateria descarregada... pensei no relê de partida, que pode ter se oxidado... tem o próprio botão de partida, e a chave de ignição, que também podem dar problema.
Se vc ligar a lanterna, ela acende?

Quanto a pegar no tranco, mesmo sendo desse jeito o ideal é acionar o afogador, sim, e sem acelerar... deixe só o afogador trabalhar. Vc mencionou que ela ameaçou funcionar, né? Acho que por não usar o afogador ela não funcionou, e depois por insistir, pode ter afogado mesmo (vela encharcada)...

Bom, palpites apenas... mas tente...

windowsnt
03-01-07, 07:32
Conseguiu?

Rel
03-01-07, 09:13
A MINHA BIZ TBM JA FIZ PEGAR NO TRANCO...

Lagartixxa
03-01-07, 09:17
a minha 150 06-07 pega no tranco normal

Morenno-Tdaí
03-01-07, 10:47
Com relação ao comentário do moreno, não, não é de enfeite, lembre-se de duas coisas: Na torneirinha existe o estado de RESERVA...
E OFF é para quando a moto vai ficar MUITO tempo parada e não acontecer nada com o carburador ou alguma sujeira eventualmente, e pelo que me consta um asemana não é MUITO tempo.


Um dia já é o suficiente para encharcar, se a bóia der algum probleminha...

E encharcar não é o maior problema, se a bóia der problemas, pode vazar toda a gasosa

do tanque de combustível, pelo respiro do bura...

Por isso é sempre bom, fechar a torneirinha mesmo por um dia... :clap:

Valews... :OK:

centauro
03-01-07, 11:04
A pegada da torneirinha, mesmo em motos novas tem de ser feita sim.... senão a minha Suzuki 2007 naum viria com uma...verifica direito se naum é a parte elétrica antes....um tempo atrás aconteceu isso comigo é foi só o fusível que queimou... senão, pode ser como os outros camaradas falaram em relação a vela mesmo...

Valeu

TorteX
03-01-07, 11:18
Velhoo...Jah aconteceu issu comigo a duas semanas atraz...
Soh q no meu caso eh kick starter msm...
Tipo....xeguei de viajem...a moto parada a 15 dias...Fui sair com ela naum ligava de jeito nenhum....varios trancos e nada de liga....
Ai pensei q por ficar esse tmpo com a gasolina no off...podia ter secado a gasosa do bura....i era issu msm....abri a parafuso e dxei da uma vazadinha d gasosa pelo respiro e jah fexei...ai a moto ligou normalmente...
Bem num sei c eh o msm caso...mais naum custa tentar neah! uhauhauhauhua :lol:

FabricioFabuloso
03-01-07, 11:27
Nossa kzo serio esse... mas se vc naum ker a visita dos "home" ai leva a bateria pra testar... se tiver ruim da um acarga lenta nela e tenta de novo... se naum for a bateria dai pode ser o rele de partida (acho q eh esse o nome) q pelo menos na TW se ficar mt tempo parada oxida e fica grudada... dai eh so dar uma "pancadas" que solta hehehehehehehe

Abraços

Furious VIPER
03-01-07, 14:54
Era bateria mesmo gurizada...
Veioaki em casa dmanhã um dos mecânicos lá da loja... bateria morta morta... ele trocou de lugar o fusível do alarme, e fez pegar no tranco na boa.. de 1ª!! Só q ao desligar ela não pegava no botão.. só no tranco mesmo!! aí era bateria!
Troquei a bateria depois de 1 ano e 8 meses usando a bateria direto, todo santo dia!! Vamos ver qto dura essa bateria nova.. botei paralela pq não tinha original na loja!! Nem sei qto deu.. vou lá pagar daki a pouco!!!

windowsnt
03-01-07, 19:43
ta qual o tempo médio duma bateria original?
a da minha moto acho q tem 9 anos...
so enfiei água...

Jduarte
03-01-07, 20:42
ta qual o tempo médio duma bateria original?
a da minha moto acho q tem 9 anos...
so enfiei água...


partindo do princípio que o gerador da moto (incluindo o regulador) está legal, uma bateria pode durar muitos anos, se sair dela só o que entra... :0_0:

hehehe... explicando (ou tentando): o fabricante monta um sistema em que "tantas" lâmpadas (cargas) devem acender durante o uso normal. Depois, em certas situações, outras cargas serão acrescentadas, como por exemplo a luz do freio, os piscas, a buzina, e o uso simultâneo do farol alto e baixo nas motos que permitem o lampejo do alto. E a partida do motor, que é o maior consumidor de energia da bateria. Sobre esta, há muitos anos eu lí, acho que foi numa 4 Rodas, que para repor a carga consumida numa partida normal, um carro precisava rodar algo em torno de 14 km e marcha normal... dados da época. Hoje em dia deve ser menos. E claro que nas motos idem.

Voltando ao raciocínio, se vc rodar com tudo apagado, sua bateria ficará sobrecarregada, e passará a esquentar mais. Nem sei como será isso numa bateria selada (caramba, nunca tive uma!), mas nas normais, isso poderá provocar a evaporação da água destilada. Muitos motoristas trafegam em rodovias com farol aceso durante o dia... provavelmente estão "conservando" suas baterias, pq assim evitam o excesso de carga nelas.
Por outro lado, se vc rodar com tudo aceso e mais coisas, como por exemplo lâmpada de farol mais potente, ou faróis auxiliares, ou até mesmo com o pé no freio sem perceber (a luz do freio é a segunda lâmpada mais potente na moto), a bateria começará a perder carga, porque o conjunto gerador/regulador estará fornecendo energia abaixo do que será consumida.
Quando vc usa o sistema elétrico com essa atenção, de não deixar nem carregar demais e nem descarregar, a bateria vai anos a fio sem perder a capacidade dela. Claro, estou excluindo aí os defeitos de fabricação.
:)

marys7br
04-01-07, 08:37
JD, ótima explicação!
:clap: :clap: :clap:

windowsnt
04-01-07, 12:41
Boa, talvez seja original a minha.
Vou cuidar ao usar o freio parado... Pq ela ta começando a acender fraco a luz do neutro mau sinal...

Carlos Roberto
04-01-07, 12:57
JD, ótima explicação!
:clap: :clap: :clap:


O JD tem explicação pra tudo quando se fala de moto...rs...

Wanderson
04-01-07, 13:01
Pois eh
o Jd Manja bem
Isso eh muito bom

Jduarte
04-01-07, 14:21
O JD tem explicação pra tudo quando se fala de moto...rs...


epa!... calmalá!!!.... hehehehehe... manjo um pouco só, hein, gente!... e esse é um assunto até genérico, certo?....

Mas, ... valeu! :D

Carlos Roberto
04-01-07, 16:44
Talvez até possa me tirar uma dúvida JD. A Drag que eu comprei usa dois carburadores e quando liga acende uma luz amarela com o símbolo igual daquelas de injeção eletrônica nos carros. E na especificação técnica da moto diz que tem ignição TCI. O que significa tudo isso?

web100
04-01-07, 18:15
Talvez até possa me tirar uma dúvida JD. A Drag que eu comprei usa dois carburadores e quando liga acende uma luz amarela com o símbolo igual daquelas de injeção eletrônica nos carros. E na especificação técnica da moto diz que tem ignição TCI. O que significa tudo isso?


Não sou o JD mas como ele é gente fina eu nem vou cobrar :lol:

TCI é basicamente a ignição eletronica usada nos veículos antigos. Difere do CDI no tipo da bobina e a forma que é gerado o pulso na vela. Mas basicamente faz o serviço do popular CDI.

Se quiser mais detalhes veja aqui:
TCI:
http://www.letronet.com.br/psist/ppesq/ppesqlivcap/ppesqau/ppesqaud2/ppesqau2d2.htm

CDI:
http://www.sportdevices.com/ignition/ignition.htm
http://www.rickson.com.br/cdifunc.htm

web100
04-01-07, 18:20
Era bateria mesmo gurizada...
Veioaki em casa dmanhã um dos mecânicos lá da loja... bateria morta morta... ele trocou de lugar o fusível do alarme, e fez pegar no tranco na boa.. de 1ª!!

Eu não falei nada pois já tinham comentado. Sem bateria o relé do alarme não liga impedindo o funcionamento. Agora vc já sabe... ;)

Jduarte
04-01-07, 18:28
Eu não falei nada pois já tinham comentado. Sem bateria o relé do alarme não liga impedindo o funcionamento. Agora vc já sabe... ;)


olha, vou te contar!!!!... esse WEB100... é o canaaaaaaaaaaaaaaaaal!, gente!!!!!.... hahahaha.,..
Eu o conhecí pessoalmente. Nem sabia que conheçe tanto!... caracas, espero que a minha Yes não precise docê!!!... heheheehehehehe
Bom,... ela não tem o tci, né?... :P

web100
04-01-07, 18:55
olha, vou te contar!!!!... esse WEB100... é o canaaaaaaaaaaaaaaaaal!, gente!!!!!.... hahahaha.,..
Eu o conhecí pessoalmente. Nem sabia que conheçe tanto!... caracas, espero que a minha Yes não precise docê!!!... heheheehehehehe
Bom,... ela não tem o tci, né?... :P


Pena que aquele dia foi corrido, outros encontros virão mas enquanto isso nós trocamos idéias por aqui.. :OK:

Eu só entendo um bocadinho, na parte elétrica/eletrônica da moto pois eu trabalho com eletrônica (em outra área). No caso da Yes é CDI. Eu não conheço muito motos, mas o pouco que já vi é que o TCI é mais utilizado em moto grande, a XT600 é TCI.

Furious VIPER
04-01-07, 22:04
Eu não falei nada pois já tinham comentado. Sem bateria o relé do alarme não liga impedindo o funcionamento. Agora vc já sabe... ;)

Só me confirmem então... em casos de bateria arriada.. enfim.. na hora de trocar a bateria.. tenho q trocar o fusível do alarme de lugar 1°... pra fazer ela pegar no tranco??

Morenno-Tdaí
05-01-07, 00:08
Só me confirmem então... em casos de bateria arriada.. enfim.. na hora de trocar a bateria.. tenho q trocar o fusível do alarme de lugar 1°... pra fazer ela pegar no tranco??


Bateria arriada, carga fraca ( voltagem mínima 11volts ), etc, não faz funcionar o relé que tem dentro do alarme, como

consequência, não fecha o contato interno, e a moto não pega nem no tranco e nem no ---> start, lógico néh |:( )...

Valews... :OK: