PDA

Ver Versão Completa : Manutenção Burgman AN125



luizcardoso
04-01-07, 10:54
Alguem entendeu a porcaria do manual, a troca de oléo é a cada 1k km ou nos primeiros 1k e depois a a cada 3k

Lagartixxa
04-01-07, 11:49
velho é meio q uma cultura, trocar oleo da moto é com 1000-1500 km

luizcardoso
04-01-07, 14:39
Lagartixxa, é o venho fazendo minha Burgman está chegando nos 6K Km....
Mas é um duvida animal, porque lendo parece que a troca de oléo é a cada 3K, porque senão a troca de filtro de combustível também é feita a cada 1K

hedertone
04-01-07, 14:42
ei.. no inicio vc troca nos primeiros 1000 porque as peças estão se acertando e talz.. depois pode ser com 3000

Jduarte
04-01-07, 16:05
Lagartixxa, é o venho fazendo minha Burgman está chegando nos 6K Km....
Mas é um duvida animal, porque lendo parece que a troca de oléo é a cada 3K, porque senão a troca de filtro de combustível também é feita a cada 1K


não creio que seja tão diferente das Yes e Intruder 125...

Os manuais delas recomendam a troca DO ÓLEO E DO FILTRO DE ÓLEO a cada 3.000 km. No caso destas duas, o filtro pode ser o paralelo, da Suzuki Katana, que custa em média R$ 5,00... mas eu realmente não sei se na Burgman vai filtro diferente...

PimEdu
04-01-07, 16:08
YES é a cada 3000, só ver o quadro de manutenção da moto, se la mandar trocar apenas nas revisões e nao falar mais nada, troca a cada 3000 e ta bom. Trocar a cada 1000km é jogar dinheiro fora (mesmo q pouco)

Celso Pin
05-01-07, 00:34
extamente como está escrito no manual:
primeira troca 1000km
segunda 3000km
depois a cada 3 mil.

esse negócio de trocar a cada 1mil, é algo que fazia sentido até os anos 70 e hoje não faz mais.
mas mesmo assim, vem passando de geração para geração...

Furious VIPER
05-01-07, 00:52
vai de cada moto cara.. se sua moto baixa óleo (independente de ser nova ou velha)... troca mais cedo.. logo depois dos 1000.... agora se ela não baixa uma gotinha sequer.. troca com 3mil... ela sempre vai ter óleo suficiente pra lurificar tudo!

PimEdu
05-01-07, 07:51
Se ela abaixa oleo provavel de ter algum problema, dai é melhor ver isso, se baixar poquinho, só completar e trocar com 3000km, não é pq baixou q ja precisa ser trocado.

Furious VIPER
05-01-07, 08:53
Isso mesmo PimEdu... eu me referia a motos q baixam óleo consideravelmente... pq pouca coisa é normal!!

luizcardoso
06-01-07, 13:02
Ae galera veleu!

Como o Celso disse o que está escrito no manual: primeira troca 1000km, segunda 3000km, depois a cada 3 mil.

mas como tinha ficado um pouco na duvida perguntei para um zé rosca da concessionária...que disse a cada mil...

se fizesse sentido pelo manual o filtro de oléo também teria de ser trocado....

vou acompanhar o nivel do oléo e trocar aos 3K km

Demetrio
06-01-07, 20:41
trabalho em oficina e ai vai meu conselho,no maximo a troca de oleo com 2.000km.
o sistema de refrigeração de motos até 250cc não é muito bom,e para quem roda muito com a moto por dia o oleo acaba ``cozinhando´´ e perde seu valor de lubrificação,isso acaba gerando mais atrito e desgaste das peças internas do seu motor,porém tem muita gente que ainda prefere a troca com 3.000km.
só uma dica,a troca a cada 1.500km pode fazer a diferença,enquanto vc acha que esta jogando dinheiro fora,vc esta economizando a embreagem,as bielas,o pistão,o cambio,tudo que é lubrificado a oleo.
um abraço

Ivan RJ
07-01-07, 17:16
Aí Galera,
Demetrio, por favor tire uma dúvida. Mesmo com a tecnologia muito mais avançada na fabricação de lubrificantes no Brasil, ainda deve-se trocar o óleo a cada 1500Km?
Essa pergunta tem como embasamento o fato de eu ter 2 primos que são engenheiros da Petrobras, eu só uso o GP Moto Lubrax, e fiz a mesma pergunta a eles e como resposta me foi explicado que se o fabricante manda trocar cada 3000Km, não há problema, pois os óleos de boa qualidade ainda possuem uma margem de segurança de aproximadamente 500Km além dos 3000Km. Sabemos que os mecânicos que trabalham diariamente com motores podem explicar, até melhor essa questão. Mas nem todos os problemas de motor são devidos ao óleo e sim a muito esmeril pilotando. Por favor, explique melhor para nós leigos sobre os óleos e sua qualidade, no que podem influenciar para bom ou ruim na manutenção de nossos motores. Um grande abraço a todos os irmãos. :OK:

casali
07-01-07, 22:42
Mas nem todos os problemas de motor são devidos ao óleo e sim a muito esmeril pilotando. Por favor, explique melhor para nós leigos sobre os óleos e sua qualidade, no que podem influenciar para bom ou ruim na manutenção de nossos motores. Um grande abraço a todos os irmãos. :OK:




isso eu também me pergunto, e ainda to na dúvida
um amigo mecânico de carro diz que não da pra confiar nessas quilometragens altas
mas tenho um amigo que troca o oleo do Pàlio dele a ca 20000 e diz que o mecânico diz que guenta, o carro dele ta com 100000km fechados numa viagem que fizemos juntos no natal, não faz uma fumacinha e puxa igual aundo era zero

eu troco o do UNO a cada 10000 e o óleo não ta muito diferente do novo e ta com 90000 km rodados

Celso Pin
07-01-07, 23:32
o sistema de refrigeração de motos até 250cc não é muito bom,e para quem roda muito com a moto por dia o oleo acaba ``cozinhando´´ e perde seu valor de lubrificação,

Demetrio, como vc pode afirmar isso? a que temperatura deveria estar o motor e até quanto chega?
de que tipo de óleo vc está falando, já que óleos diferentes trabalham com temperaturas diferentes.


a moto do tópico não tem embreagem banhada a óleo e tem sistema de ventilação forçada!

Celso Pin
07-01-07, 23:34
um amigo mecânico de carro diz que não da pra confiar nessas quilometragens altas


eu troco o do UNO a cada 10000 e o óleo não ta muito diferente do novo e ta com 90000 km rodados



Mecânicos dizem isso, mas sem base nenhuma... o único modo de saber se o óleo está bom ou não, é fazer o teste em um viscosimetro...
mas já vi mecânico esfregar no dedo e falar que virou "água"... o dedo do cara sentia moléculas...

Furious VIPER
07-01-07, 23:43
Ah... td bm q no dedo não dá pra ver com precisão.. ams diferencia um óleo q ainda roda mil km (no caso de motos) de um óleo q já passou do prazo! Não tem como negar!!

Celso Pin
08-01-07, 02:52
Ah... td bm q no dedo não dá pra ver com precisão.. ams diferencia um óleo q ainda roda mil km (no caso de motos) de um óleo q já passou do prazo! Não tem como negar!!

impossível!
tanto tem como negal, que minha mensagem anterior foi exatamente a negação disso!
porque somente olhando o óleo não dá para saber a quilometragem que ele rodou, e mesmo que desse, tem óleo que já rodou 3 mil e está melhor do que outro que rodou 1mil.

se vc rodar 3 mil na estrada e 1mil no trânsito, qual óleo estará melhor no final?

Furious VIPER
08-01-07, 10:38
Sim, eu concordo q a qualidade dos óleos varia bastante.. mas pega 1 litros de óleo da mesma marca.. mesmas especificações... em usos iguais, os 2 na estrada!! um óleo com apenas 500km rodados.. e outro com 3milkm rodados.. vc vê sim a diferença Celso...