PDA

Ver Versão Completa : Óleo de carro serve em moto?



watsoncol
11-01-07, 16:19
Ae galera a dúvida é a seguinte.

Óleo de carro serve em moto? Trabalho em uma mecânica de automóveis e dois funcionarios me falaram que o óleo de carro serve na moto sim, sempre colocaram e a moto nunca travou nem nada. A moto do cara é uma CG125 98 com 75000km e nunca abriu o motor.

Fica ai a dúvida para quem entende e que possa ajudar.

O óleo eles falaram que é o mais fino pra colocar na moto.

massumi
11-01-07, 16:24
num sei nao, mas so sei q num deve de ser baum nao!!!!

Stone
11-01-07, 16:32
eu acho q não, pq se num me engano nos carros o óleo só lubrifica o motor em si, e na moto lubrifica motor, caixa de marcha e embreagem => as propriedades devem ser diferentes

lugano
11-01-07, 16:39
Exatamente isso, o oleo 4 T é especificio para motos pois alem de oleo de motor e ja vem com oleo de cambio juntos, ja o oleo de carro é somente oleo de motor, pois o oleo da caixa de marchas é independente.

watsoncol
11-01-07, 16:49
Vo tirar dos mecanicos de meia tigela okakoaoaoka brincadeira pra carro eles são bons... mais pra moto eu sei lah!!! koaokako melhor leva na honda mesmo!!!

Valew

Celso Pin
11-01-07, 19:33
NUNCA use óleo para carros em motos porque estragará a embreagem!

e esse negócio de "o motor nunca foi aberto", é bobagem... afinal de contas: o que significa isso e qual o problema de ter aberto o motor?
eu prefiro abrir para verificar o estado e aproveitar e descarbonizar tudo... o motor vai durar muito mais desse modo.

Ivan RJ
11-01-07, 21:01
Vamos lá,
Esqueça esse negócio de abrir motor ou não. A explicação é a seguinte. Na motocicleta o óleo que lubrifica o motor é o mesmo que "BANHA" os discos de embreagem, vejam o "MANOEL" de suas motos, todos que postaram acima, no automóvel o óleo do motor é um e o de caixa é outro normalmente 90 que é óleo de transmição. Quando se usa óleo específico de automóvel na motocicleta a tendência é a embreagem da moto patinar devido ao excesso do poder de lubrificação. Repito pela enésima vez neste site Moto não é Carro. Existem óleos de excelente qualidade para motocicletas e o preço é o mesmo do de carro. Pelo menos por bom senso e por gostar de sua moto, use o óleo que foi desenvolvido para ela. Diga aos mexânicos que antes de entendenrem de motor tem que aprender o básico, como eles funcionam :-/. Um abraço a todos os irmãos.

Roney Marques
11-01-07, 21:53
Não va na onda desses mexanicos, hehe
Coloque oleo de carro na sua moto, que ele vai ficar fino que nem agua e a embreagem vai patinar ate estragar...

windowsnt
11-01-07, 22:03
Celso de quando em quando é bom abrir para descarbonizar um motor 4 tempos?
Eu sei que no motor 2 tempos tem que limpar o escape de vez em qdo
Essa regra vale pro motor 4 tempos?



NUNCA use óleo para carros em motos porque estragará a embreagem!

e esse negócio de "o motor nunca foi aberto", é bobagem... afinal de contas: o que significa isso e qual o problema de ter aberto o motor?
eu prefiro abrir para verificar o estado e aproveitar e descarbonizar tudo... o motor vai durar muito mais desse modo.

sot010174
11-01-07, 22:05
Eu ouvi falar que se vc pegar uma estrada e manter uma boa velocidade por um bom tempo, ajuda bastante na descarbonizacao... boa velocidade n eh a maxima... numa 125 seria manter 80 por 1 hora...

windowsnt
11-01-07, 22:09
sot mas tu sabe qual período deve-se fazer isso? eu nunca fiz

sot010174
11-01-07, 22:20
Isso eu n sei.... meu pai fazia no carro de 10 em 10 mil em media..... nos pegavamos uma estrada e ficavamos a 120 um bom tempo....

windowsnt
11-01-07, 23:02
descarbonizar em carros tb. vivendo e aprendendo outra coisa q nao sabia

Ivan RJ
11-01-07, 23:24
Pensem em descarbonizar um motor 4T somente quando ele bater biela, válvulas ou outras partes do motor. Não se abre um motor 4T apenas para descarbonizar. O carvão acumulado entre as partes móveis mantem o motor justo e trabalhando perfeitamente. Abrir um motor, seja de carro ou moto 4T para descarbonizar é fazer com que ele bata depois de 1 semana de uso. É uma boa opção para mexânicos desonestos, ganham quando descarbonizão e ganham, logo depois, para retificar o motor. Esqueçam essa idéia de que motor 4T carboniza, isso só acontece depois de 400.000km, se não bater antes. Um abraço a todos os irmãos.

agm2112
12-01-07, 07:26
Pensem em descarbonizar um motor 4T somente quando ele bater biela, válvulas ou outras partes do motor. Não se abre um motor 4T apenas para descarbonizar. O carvão acumulado entre as partes móveis mantem o motor justo e trabalhando perfeitamente. Abrir um motor, seja de carro ou moto 4T para descarbonizar é fazer com que ele bata depois de 1 semana de uso. É uma boa opção para mexânicos desonestos, ganham quando descarbonizão e ganham, logo depois, para retificar o motor. Esqueçam essa idéia de que motor 4T carboniza, isso só acontece depois de 400.000km, se não bater antes. Um abraço a todos os irmãos.


Opa ... o meu tá fazendo 400.000 agora sem abrir .... mas finalmente vou abri-lo por pura manutenção preventiva. Nova bomba de óleo, e troca dos 4 pistões pelos "cabeçudos" pra alcool (e retífica do que fôr necessário). Motor bem utilizado, com gasolina boa e óleo trocado seguindo o manual dura a vida toda. O problema é quando entra gasolina ruim, ou inventam aquelas misturebas de óleo pra motor diesel com a alegação de ser "mais grosso", mesmo tendo o mesmo índice de viscosidade estrito na embalagem. Felizmente nos 14 anos que tenho este carro, isto nunca aconteceu.

Quanto ao assunto do tópico .... pra que usar outro óleo se existe óleo específico pra motos ? Os caras tiveram tanto trabalho pra desenvolver motor e lubrificantes, e vem alguém e avacalha tudo.

windowsnt
12-01-07, 07:30
q carro vc tem agm pra durar tanto esse motor?



Opa ... o meu tá fazendo 400.000 agora sem abrir .... mas finalmente vou abri-lo por pura manutenção preventiva. Nova bomba de óleo, e troca dos 4 pistões pelos "cabeçudos" pra alcool (e retífica do que fôr necessário). Motor bem utilizado, com gasolina boa e óleo trocado seguindo o manual dura a vida toda. O problema é quando entra gasolina ruim, ou inventam aquelas misturebas de óleo pra motor diesel com a alegação de ser "mais grosso", mesmo tendo o mesmo índice de viscosidade estrito na embalagem. Felizmente nos 14 anos que tenho este carro, isto nunca aconteceu.

Quanto ao assunto do tópico .... pra que usar outro óleo se existe óleo específico pra motos ? Os caras tiveram tanto trabalho pra desenvolver motor e lubrificantes, e vem alguém e avacalha tudo.

agm2112
12-01-07, 07:35
Nada demais .... um Apollo ano 92. Sou da teoria de que qualquer carro (ou a grande maioria) pode durar décadas se for bem cuidado !

Ivan RJ
12-01-07, 23:16
Como tem mexânico pilantra, tão seguindo os passos dos políticos ou vice-versa, ainda bem que hoje temos internet e podemos nos ajudar esclarecendo aos amigos sobre essas lendas de carvão em motor 4T, que piada de mal gosto, e outras que por acaso venham a surgir. Um grande abraço a todos os irmãos e continuem colocando suas dúvidas para que possamos debater, ensinar e principalmente aprender. :OK:

sot010174
12-01-07, 23:20
Entao pegar a estrada de vez em quando com o carro n adianta em nada???

Celso Pin
14-01-07, 00:20
Pensem em descarbonizar um motor 4T somente quando ele bater biela, válvulas ou outras partes do motor. Não se abre um motor 4T apenas para descarbonizar. O carvão acumulado entre as partes móveis mantem o motor justo e trabalhando perfeitamente. Abrir um motor, seja de carro ou moto 4T para descarbonizar é fazer com que ele bata depois de 1 semana de uso. É uma boa opção para mexânicos desonestos, ganham quando descarbonizão e ganham, logo depois, para retificar o motor. Esqueçam essa idéia de que motor 4T carboniza, isso só acontece depois de 400.000km, se não bater antes. Um abraço a todos os irmãos.




Como tem mexânico pilantra, tão seguindo os passos dos políticos ou vice-versa, ainda bem que hoje temos internet e podemos nos ajudar esclarecendo aos amigos sobre essas lendas de carvão em motor 4T, que piada de mal gosto, e outras que por acaso venham a surgir. Um grande abraço a todos os irmãos e continuem colocando suas dúvidas para que possamos debater, ensinar e principalmente aprender. :OK:


Piada de mau gosto, é contrariar uma informação técnica com brincadeira... eu até pensei em reclamar para a moderação, mas quando é o moderador que te chama de pilantra (isso está de acordo com as regras do fórum???), reclamo para quem????

TODO motor de combustão interna carboniza naturalmente (uns mais, outros menos), logo, isso é física e química e não lenda.
a carbonização pode demorar, mas também pode ser muito rápida (como nos casos de utilização de combustível com solvente).
Depósitos de carvão podem (e geralmente provocam) provocar a pré-ignição/ detonação - popular batida de pino - e adeus motor.
E quando deve ser feita a descarbonização (quando falo motor, leiam, dutos de admissão, valvulas, sedes e camaras de combustão)? Quando necessário. se vc tiver com sua moto (ou carro) com depósitos no motor, não espere os 400 mil para "consertar". E se seu motor estiver "seguro" somente pelos depósitos de carvão, é porque já passou da hora de uma boa retífica...

finalmente, deixo um recado do Tio Tite:



Aproveitando o tema, uma nova lenda está se espalhando pela Internet: a tal descarbonização. Descarbonizar um motor é operação complexa, que exige desmontagem, retirada e polimento de peças como pistão, válvulas, dutos etc. O que tem ocorrido é uma verdadeira aberração: “mexânicos” colocam querosene no cárter, ligam o motor e deixam funcionando para “descarbonizar” o motor. Além de não descarbonizar nada, esse procedimento destrói os retentores, risca o cilindro e manda seu motor mais cedo pro ferro-velho. - Tio Tite

Jduarte
14-01-07, 13:26
alguém tem aí, à mão, o manual da Yes?... que óleo é aquele recomendado pela Suzuki, nesse manual?

É específico para moto?

sot010174
14-01-07, 13:31
Escrito no manual:

"A utilizacao de oleos lubrificantes especificos para motores 4 tempos de motocicletas, (classificacao AP minima SG) alem de aumentarem a sua vida util, garantem a perfeita lubrificacao e funcionamento do motor, transmissao e embreagem.
Por estes motivos, recomendamos somente o uso deos oleos lubrificantes da familia lubrax, produzidos pela Petrobras. Veja abaixo a tabela de produtos aprovados:

Utilizacao: Motor/transmissao -> GP LUBRAX Mineral API SG/JASO MA Viscosidade 20W50."

o engracado eh q no motor ta escrito 10W40...

Jduarte
14-01-07, 14:44
A tampinha não foi "nacionalizada"...

mas o ponto que eu queria chegar é: esse óleo, recomendado no manual, é para carro, não é?

sot010174
14-01-07, 17:36
A tampinha não foi "nacionalizada"...

mas o ponto que eu queria chegar é: esse óleo, recomendado no manual, é para carro, não é?


NAAAAAAAAOOO

GP LUBRAX - Óleo lubrificante multiviscoso de base mineral especialmente desenvolvido para motores quatro tempos de alta rotação de motocicletas. Garante uma maior vida útil ao conjunto motor/transmissão.

Aditivos - anticorrosivo, antidesgaste, antiespumante, antioxidante, detergente, dispersante, agente de reserva alcalina, abaixador do ponto de fluidez e melhorador do índice de viscosidade

Classificação - API SG, JASO MA

Ivan RJ
14-01-07, 18:11
Aí galera,
Celso não te chamei de pilantra. Falei que "como tem mexânicos pilantras". Jamais postaria, aqui qualquer tipo de ofensa a um irmão que tem como paixão comum a motocicleta, deve ter sido por essa forma de agir que fui escolhido moderador com pouco tempo no site. Mas lhe enviei uma Mp e nesta, espero que tenha conseguido esclarecer, a contento, para você a minha posição. Sempre a sua inteira disposição no que você e todos os irmãos do fórum necessitarem, um grande abraço.
Jduarte, irmãozinho eu ia copiar o que está escrito na embalagem do GP Lubrax mas o Danilo já o fez, e no manoel da moto, pelo menos da minha vem indicado esse óleo. Um abração Jd.

Celso Pin
14-01-07, 19:09
tudo bem, é que eu fui o único mexânico que falou de descarbonização de motor... rsrsrs

Ivan RJ
14-01-07, 19:34
Desculpe Celso, mas nunca li, ou talvez tenha prestado atenção sobre sua profissão, mas mesmo assim não mencionei o seu nome, como te expliquei na MP jamais ofendi uma pessoa que não estivesse presente pessoalmente e jamais o faria a um irmão que tem como paixão comum o motociclismo. Em minhas 2 profissões sou totalmente passível de erros, e como erro, e aprendo a cada dia, seja na pré produção musical ou em consultoria de comércio internacional. Nesse exato momento eu estou gravando efeitos especiais para uma peça de teatro e ainda terei que compor 2 músicas para a mesma, mas como moderador me imponho a obrigação de estar presente no máximo período de tempo no forum ,e retribuir a confiança em mim depositada. Um grande abraço Celso, maus entendidos acontecem, já esqueci. :OK: :OK: :OK:

agm2112
15-01-07, 07:50
NAAAAAAAAOOO

GP LUBRAX - Óleo lubrificante multiviscoso de base mineral especialmente desenvolvido para motores quatro tempos de alta rotação de motocicletas. Garante uma maior vida útil ao conjunto motor/transmissão.

Aditivos - anticorrosivo, antidesgaste, antiespumante, antioxidante, detergente, dispersante, agente de reserva alcalina, abaixador do ponto de fluidez e melhorador do índice de viscosidade

Classificação - API SG, JASO MA



Esse óleo aí vem em uma embalagem amarela. Por acaso é o que eu uso na moto ... Bom saber que a Suzuki o recomenda.

Morenno-Tdaí
15-01-07, 14:19
Eu sempre usei de carro mesmo, mas sempre com Viscosidade 20W50...

E troco sempre com 1500kms...

Nunca tive problemas de motor ou embreagem...

Mas isso de usar óleo de carro, moto, etc, é pessoal...

Na dúvida, vá sempre pelo manual da sua moto... :clap:

Valews... :OK: