PDA

Ver Versão Completa : Troca de Coroa Yes



Wilson Filho
11-01-07, 22:29
Bo noite rapaziada,

Gostaria de saber de vc's a possibilidade de trocar a coroa da yes para melhor a velocidade final e assim reduzindo o alto giro do motor a 110 km.
Nao manjo nada nesta area ouvi dizer que posso fazer isso, como muitos tem yes por aqui em manjam de mecanica pesso um help a vc's.
Me informo o modelo da coro caso seja possivel.

Desde de j;a grato

shetach hefker
11-01-07, 22:46
Olá meu amigo! Esta mudança não é tão simples assim. Existem fatores relacionados à engenharia mecânica que dizem respeito diretamente ao seu problema. A relação existente na sua moto foi devidamente projetada para o tipo de motor que você está usando. Não é possível eu descrever aqui em detalhes todos cálculos relacionados a sua dúvida, mas neste mesmo site outros amigos estão disponibilizando um curso de mecânica de motos, cujo autor se chama Sérgio Alejandro Ribraric, sendo certo que em tal livro há uma matéria que descreve bem o problemas que podem surgir caso tais mudanças sejam feitas. Se você não encontrar o livre, talvez eu possa lhe enviar por e-mail, ok?

Ivan RJ
11-01-07, 23:42
Wilson, como nosso irmão Shetach postou, tudo é calculado. O que posso te dizer em poucas palavras é que o motor da YES foi concebido para trabalhar em altas rotações. Não há problema nenhum em pilotá-la com giro elevado, só te aconselho a não elevar tanto a velecidade para sua própria segurança. Um grande abraço a todos os irmãos.

Pietroc yes
12-01-07, 05:34
Olha amigo conselho, não coloque uma engrenagem maior em um relogio pequeno para ele aumentar sua velocidade, já vi alguns amigos de yes que trocaram a coroa e o pinhão, mais isso já faz uns 6 meses, e me parece que deu certo na hora, vieram falando po minha yes agora tá da hora passa até CG 150, vai ver o motor deles e o sistema de embreagem e câmbio......sai fora dessa, ela foi projetada para isso, pois se houvesse essa possibilidade, a suzuki iria lançar a PROMOÇÂO "Ande de moto na velocidade que quiser, com o kit de pinhões e coroas...>" Brincadeira.....fica nos 100 km/h de boa que tá bom, depois quando as coisas melhorarem compra uma com mais cilindrada......um abraço!

hedertone
12-01-07, 08:07
O JD pos 42/14

Joni
12-01-07, 08:13
Cara põe no máximo um pinhão 15 ou uma coroa 40 dentes.... Depois disso ela perde muita força...........

hedertone
12-01-07, 08:16
Cara põe no máximo um pinhão 15 ou uma coroa 40 dentes.... Depois disso ela perde muita força...........
Com o relação 42/14 = 3.00 o JD disse que eliminou aquela sensação de primeira marcha curta demais e considerou aquela como a relação que seria a adequada para a yes e que depois disso pode perder força demais... como não alterei isso ainda naum posso afirmar

anderpp
12-01-07, 11:36
daqui 3 dias estou de 41/14

se eu nao por e nao testar nao vou sentir a diferenca

prefiro testar não sou muito de "sera que"

falows.

anderpp
12-01-07, 11:39
coroa da vaz

codigo do produto sa02.141t essa é de 41 dentes

AMBN
13-01-07, 06:59
sai fora dessa, ela foi projetada para isso, pois se houvesse essa possibilidade, a suzuki iria lançar a PROMOÇÂO "Ande de moto na velocidade que quiser, com o kit de pinhões e coroas...>" Brincadeira.....


hahahahha to rindo até agora! Escolha a velocidade da sua YES com as nossas coroas e pinhoes!! ahahah Imagina se fosse facil assim! Ab,

Ivan RJ
13-01-07, 14:59
Aí galera,
Todo ponto de equilíbrio é muito difícil de ser atingido, ainda mais por nós simples mortais que não somos engenheiros e não participamos do projeto da motocicleta. Uma coroa e um pinhão que, teoricamente, ficam bons para uma pessoa que mora em determinada região pode não ficar boa para outra que por exemplo resida em cidades mineiras, com suas ladeiras íngremes e intermináveis. As motos vem de fábrica com esse ponto de equilíbrio perfeito para qualquer situação, pois, são vendidas para o país inteiro. Eu subo serra direto com garupa e bagagem não sei se para mim serviria a troca de relação, mas tenho quase certeza que não, porque são serras com inclinação muito elevadas. Mas os testes são válidos, porém penso que devem postar as condições em que forem feitos, por exemplo garupa, bagagem, etc... antes e depois da troca para que possamos avaliar com um mínimo de precisão e imparcialidade. Um grande abraço a todos os irmãos.

Mostarda_69
13-01-07, 22:01
Ja ouvi dizer que é muito curta relação mesmo. mas se voce nao mora em uma cidade com muito morros coloca um pinhao com 1 dente a mais. coroa nao troca eh mais caro e da mais trabalho. eu troquei na minha strada troca e mao de obrra foi 15 pila. fico uma maravilha, ta certo que eh 200 mas troca um dente que tu n se arrepende. tenho um amigo que vez isso e pro andar dele ficou otimo. abrasao ae. espero ter ajudado..

Jduarte
14-01-07, 11:51
Dêm uma olhada nesta página... tem algo muuito interessante nela!!! (cliquem em NEXT)

:drool:

http://www.haojue.com/en/products/en125-2/data.html

e esta, é igual à nossa Yes

http://www.haojue.com/en/products/en125-2a/data.html

para o pessoal ligado em consumo, observem o que é informado para ambas.

Piccoli
14-01-07, 17:55
A minha Intruder 125 depois de passar da revisão de 3000 Km em garantia, ganhou uma coroa de 41 dentes. Agora a relação dela é 41/14. Não volto à relação original (43/14) de jeito nenhum. A moto perdeu pouco torque, sobe bem, mesmo com garupa, e perdeu aquela sensação de esticar a primeira e engatar segunda, e a moto não sair do lugar. Eu sempre alonguei relação de todas as motos 125 que tive, porque pego estrada plana, ando quase sempre sozinho, e piloto com bom senso, porque se pilotar como motoboy tresloucado, do jeito que eu deixei ela, quanto mais forte acelerar, menos ela vai andar. Tem que ter mão leve no acelerador, dar tempo para o motor encher, aí a tocada é muito prazerosa, típica de quem gosta de moto custom.
A engenharia das fábricas realmente trabalha prevendo um uso mediano da moto, um equilíbrio entre torque e velocidade. Mas eu modifico a minha conforme o meu gosto e a minha tocada no acelerador. A recíproca é verdadeira, ou seja, se eu quisesse arrancadas mais ráoidas, eu até encurtaria a relação.
Abraço. Até.

anderpp
14-01-07, 18:28
:drool: :drool:
jd a diferenca que notei foi que uma tem 6 marchas é isso?

hehehehe

Jduarte
14-01-07, 18:29
:drool: :drool:
jd a diferenca que notei foi que uma tem 6 marchas é isso?

hehehehe


YES!!!, é isso!... olhem a possibilidade que isso nos abre!

anderpp
14-01-07, 18:33
:D hehehehe

anderpp
14-01-07, 18:35
seria uma boa saber a relacao dessa de 6 marchas

pq a 5ª marcha da yes eh bem lenta

vo por 41 dentes pra explorar mais a 3 e 4 :D

Ivan RJ
14-01-07, 18:46
Aí galera,
Qual seria o comportamento da Yes garupada com bagagem subindo serra. Eu não sei e gostaria de saber se alguém já testou. Jd vc que viaja com frequência poderia me orientar?

Jduarte
14-01-07, 21:03
opa, Ivan...

bom, a minha quando subia serras ainda original, só de vez em quando vinha em 5a. Se não houvesse vento contra e a mochila não estivesse pesada, dava para subir a Imigrantes em 5a, e a Anchieta em 4a na maior parte do percurso, por causa das curvas.

Depois da troca da coroa, passei a vir mais vezes em 4a, poucas em 5a. Mas tudo isso na faixa dos 70 a até 90 km/h.

Agora, em serra travada, essa coroa 42 é melhor ainda que a 43, porque se aproveita muito bem o torque e potência do motor... nas marchas baixas ela melhora bastante.
O único porém é como eu respondí para uma pessoa no Orkut: se vc encontrar uma rampa com inclinação descomunal, e resolver arrancar nela, com um garupa pesado, aí nem a coroa original evitará um desgaste mais cedo dos discos da embreagem.
Mas volto a lembrar, que a Intruder 125 tinha essa relação originalmente.

Abraço... :)

Ivan RJ
14-01-07, 22:12
Ok Jd vc citou um lugar que conheço, quase, tão bem como a rua que eu moro, Anchieta e Imigrantes, pois morei no Hotel Il Faro, na Enseada e no Balneário em Santos. A serra de Teresópolis é muito mais íngreme que a imigrantes, sem comparação e mão dupla. Imagine a Anchieta de Santos para São Paulo mais íngreme. É esse o meu problema. Qual a sugestão de relação?
Quantos dentes na coroa e quantos no pinhão?

Ivan RJ
14-01-07, 22:14
Ok Jd vc citou um lugar que conheço, quase, tão bem como a rua que eu moro, Anchieta e Imigrantes, pois morei no Hotel Il Faro, na Enseada e no Balneário em Santos. A serra de Teresópolis é muito mais íngreme que a imigrantes, sem comparação e mão dupla. Imagine a Anchieta de Santos para São Paulo mais íngreme. É esse o meu problema. Qual a sugestão de relação?
Quantos dentes na coroa e quantos no pinhão? Um grande abraço a todos os irmãos. :0_0:

Wilson Filho
14-01-07, 23:51
Acabei de comprar no site da Vaz o modelo informando pelo anderpp , prazo de entrega em ate 15 dias, so esperar fazer a revisao do 3000 km e fazer o teste valeu rapaziada

anderpp
21-01-07, 18:27
Wilson eu so vou adiantar eu usei ela por 3 dias.
mas vou colocar aqui minha avaliacao mas isso nao quer dizer que pra voce seja igual mesmo assim faca o teste qq coisa mude é mole.

Experiencia propria esse é pro pessoal que ta afim de mudar relacao.

bom galera 2 dias atras comentei em um topic que nao voltaria para relacao original da yes(43/14)

hj fui testar de forma para que eu nao fique equivocado, bem com relacao 41/14 nao atingiu ao esperado.

testes na rodovia
FALANDO em condicoes de vento ZERO com relacao 41/14 em trechos com descida e reta consegui algo em torno de 115 - 120 nao tenho como confirmar com precisao se é 117 118 enfim pessimo resultado. Entao resolvi pegar uma descida boa e o resultado foi 120km/h no maximo chegando o giro 11.000
Senti que a 5ª marcha nao tem forca pra empurrar pros 12000 giros, sei la coisa que com 43/14 eu chegava nos 12000 giro com 125km/h sussegado dava ate medo de ir mais achando que ia explodi tudo os giro.

o que realmente gostei dessa relacao(41/14) que ando pouco no vermelho por ex a 100km/h nen to no vermelho.

ta ai uma troca que fiz mas nao gostei pois nao percebi ganho em condicoes nenhuma.

minha avaliacao é negativa.

anderpp
21-01-07, 18:32
olhando para esse lado compensa mais ate colocar coroa 44 ou 45(YBR 2003) vou ter mais forca e se torna de uso mais misto subidas etc...

so assim pra 5 marcha chegar com forca total

imagine a 1marcha o que vai ser uahahuuhauha

com coroa 41 4ª marcha 95km/h passando para a 5 sem forca
com coroa 43 4ª marcha os mesmo 95km/h só que com mais torque aproveitando melhor a final na reta!

Wilson Filho
21-01-07, 23:22
Valeu pela dica anderrp, a minha coroa chegou porem nao fiz a revisao dos 3000 km ainda , passei sabado em uma oficina perto de casa e o mecanico me desaconselhou fazer a troca.
Vou deixar guardada em casa qualquer dia faço o teste.
Valeu

xykodiniz
24-01-10, 10:01
A minha Intruder 125 depois de passar da revisão de 3000 Km em garantia, ganhou uma coroa de 41 dentes. Agora a relação dela é 41/14. Não volto à relação original (43/14) de jeito nenhum. A moto perdeu pouco torque, sobe bem, mesmo com garupa, e perdeu aquela sensação de esticar a primeira e engatar segunda, e a moto não sair do lugar. Eu sempre alonguei relação de todas as motos 125 que tive, porque pego estrada plana, ando quase sempre sozinho, e piloto com bom senso, porque se pilotar como motoboy tresloucado, do jeito que eu deixei ela, quanto mais forte acelerar, menos ela vai andar. Tem que ter mão leve no acelerador, dar tempo para o motor encher, aí a tocada é muito prazerosa, típica de quem gosta de moto custom.
A engenharia das fábricas realmente trabalha prevendo um uso mediano da moto, um equilíbrio entre torque e velocidade. Mas eu modifico a minha conforme o meu gosto e a minha tocada no acelerador. A recíproca é verdadeira, ou seja, se eu quisesse arrancadas mais ráoidas, eu até encurtaria a relação.
Abraço. Até.


Gostaria de saber qual foi a relação utilizada e se houve necessidade de adptações; desde já, agradeço.

roschneider
24-01-10, 10:29
olha eu fiz isso com a minha cg
pus um pinhao com 1 dente a mais
onde eu morava ateh meu trabalho eram 2.5km de estrada plana
ficou otima
mantinha os 80km/h de boa com o motor bem folgado
mas a moto perde muita força nas marchas altas
por exemplo vinha numa 4 marcha a uns 60km/h se precisasse fazer uma ultrapassagem ou algo parecido podia enrola o cabo q ela demorava uma ano pra aumetar a velocidade
agora q mudei e pego alguns morrinhos me vi obrigado a voltar o pinhao original pq a moto simplesmete perde velocidade em 5 marcha em qqr subidinha leve
ou seja se vc soh anda no plano unica e exclusivamente ateh vale a pena alongar um pouco mas se for encarar alguma subida vai passar raiva isso eu garanto......