PDA

Ver Versão Completa : Só troco marcha no 8k



AMBN
18-01-07, 08:54
Galera,

De uns tempos pra cá, ando trocando as marchas da minha YES somente quando o giro do motor chega no 8k. Sei lá, parece que ela n rende se eu troco de marcha antes. Da 1a pra 2a, da 3a pra 4, da 4 pra 5, sempre no 8k, como se respeitasse um shift light. É claro que quando o transito tá pesado e eu to no corredor, eu n passo marcha a 8k. Só faco isso quando o transito está livre, bem entendido.

A pergunta entao é: to destruindo a minha YES fazendo isso? Dá galho ficar esticando as marchas até 8k?

Detalhe importante: eu fecho o acelerador na hora da troca.

Ab,

Pietroc yes
18-01-07, 08:58
Não, não, não, a yes foi feita para andar em altas rotações.....já perguntei isso na suzuki, ele me informaram que trocar de marcha nos 8 rpm é ótimo, pq vc está utilizando a marcha e seu torque para que ela tenha um bom rendimento, e economia de combustível.....as vezes eu ando de 5° á 60 km/h, tem um colega aqui da rua que colocou rodas de ferro raiadas na YES, tá andando mais e tá mais leve, ele ainda não pegou estrada.....
e as marchas bem melhores :OK:

windowsnt
18-01-07, 09:03
Quanto melhor usar o torque das marchas menos vc gasta? Quer dizer nem sempre a maior marcha representa economia ok?

RGBguima
18-01-07, 09:18
Eu ouvi dizer isso que a maior marcha gasta mais!! Isso procede?
Eu tb troco as marchas a 8K quando o trânsito esta livre,
parece que ela da um gas melhor e desacelero antes de trocar a marcha.

centauro
18-01-07, 09:35
Já me ensinaram a trocar com 6 mil...tá errado ???

sot010174
18-01-07, 09:38
Eu acho que depende da tocada... se for pra andar normal, eu troco em 7.5k RPM. se for pra andar light, 6k.

Rubinho
18-01-07, 09:56
Eu ouvi dizer isso que a maior marcha gasta mais!! Isso procede?
Eu tb troco as marchas a 8K quando o trânsito esta livre,
parece que ela da um gas melhor e desacelero antes de trocar a marcha.



Não importa se você troca de marcha com 8 ou com 6000rpm, o importante para dar economia é que não ande com o acelerador totalmente aberto, o interessante é abrir um pouco e esperar o giro subir naturalmente, sem preça, neguinho anda como se fosse tirar o pai da forca e ainda quer economia....

Lagartixxa
18-01-07, 10:21
na titan num da pra saber nada disso :(

AMBN
18-01-07, 10:34
Não importa se você troca de marcha com 8 ou com 6000rpm, o importante para dar economia é que não ande com o acelerador totalmente aberto, o interessante é abrir um pouco e esperar o giro subir naturalmente, sem preça, neguinho anda como se fosse tirar o pai da forca e ainda quer economia....


É por isso que eu n abro o acelerador todo. Giro o punho o suficiente pra ela andar legal, estico até 8k e fecho na hora de trocar a marcha. A minha tá fazendo 33-34km/l.



na titan num da pra saber nada disso :(


hahaha troca logo essa Titan numa YES e seja feliz!

diou
18-01-07, 10:38
E sobre trocar a marcha sem usar a embreagem?
Eu tb tenho uma yes, ainda to amaciando ela e to tentando nao ultrapassar os 5k rpm... é a minha primeira moto.. eu nao entendo nada de moto, ai veio a dúvida...
Esses dias eu tava andando, aí na hora de passar a marcha eu nem lembrei de apertar a embreagem, e a marcha mudou certinho... tem problema fazer isso?

wendell
18-01-07, 10:44
ouvi um motoboy dizer que reduz marcha sem apertar a embreagem, só aperta pra por 1ª e quando para....é normal isso ou mentira dele?

sot010174
18-01-07, 10:44
E sobre trocar a marcha sem usar a embreagem?
Eu tb tenho uma yes, ainda to amaciando ela e to tentando nao ultrapassar os 5k rpm... é a minha primeira moto.. eu nao entendo nada de moto, ai veio a dúvida...
Esses dias eu tava andando, aí na hora de passar a marcha eu nem lembrei de apertar a embreagem, e a marcha mudou certinho... tem problema fazer isso?


Olha, bom não é... mas subir as marchas sem apertar a embragem eu ja li em algum lugar que nao tem muito problema... o pessimo seria descer sem apertar.

Dilim
18-01-07, 10:50
ouvi um motoboy dizer que reduz marcha sem apertar a embreagem, só aperta pra por 1ª e quando para....é normal isso ou mentira dele?


dá pra fazer tranquilamente...

muitos vezes eu reduzo ou troco a marcha sem embreagem,
sem querer... fica "automático" .

Jduarte
18-01-07, 10:51
Galera,

De uns tempos pra cá, ando trocando as marchas da minha YES somente quando o giro do motor chega no 8k. Sei lá, parece que ela n rende se eu troco de marcha antes. Da 1a pra 2a, da 3a pra 4, da 4 pra 5, sempre no 8k, como se respeitasse um shift light. É claro que quando o transito tá pesado e eu to no corredor, eu n passo marcha a 8k. Só faco isso quando o transito está livre, bem entendido.

A pergunta entao é: to destruindo a minha YES fazendo isso? Dá galho ficar esticando as marchas até 8k?

Detalhe importante: eu fecho o acelerador na hora da troca.

Ab,




a partir do dia em que vocês resolverem experimentar afastar o tubo condutor de ar, poderão passar a trocar marcha bem antes dos 8k.

Trocar marcha sem embreagem desgasta os encaixes das engrenagens, porque o engate será feito sob tensão e impacto.

diou
18-01-07, 10:59
Entao daqui pra frente vo sempre usar a embreagem.......

E sobre afastar o tubo contudor de ar, a minha ta amaciando, eu quase sempre passo as marchas em 5k... vai mudar alguma coisa fazer os macetes mas continuar andando nos 5000 rpm?

Jduarte
18-01-07, 11:55
Entao daqui pra frente vo sempre usar a embreagem.......

E sobre afastar o tubo contudor de ar, a minha ta amaciando, eu quase sempre passo as marchas em 5k... vai mudar alguma coisa fazer os macetes mas continuar andando nos 5000 rpm?


muda a força que o motor apresenta nessas rotações. E pode mudar o consumo também, para melhor. Mas se estiver interessado, faça apenas o afastamento. Se a marcha-lenta ficar alterada, aí sim regule o parafuso da mistura e acerte a rotação da lenta.

windowsnt
18-01-07, 12:45
cara o bicho ali faz 34 numa yes, q o pessoal me diz q faz até 40 litro, meu deus tu ta arregaçando a rotacao

elio_filho
18-01-07, 13:04
Eu tenho duas tocadas.

A tocada dia-a-dia é bem suave, ando no trânsito a no máximo 60km/h, sem pressa e curtindo a linda orla reurbanizada da praia de Praia Grande. Nesse ritmo, troco de marchas entre 4000 e 4500 rpm.

A tocada apressada é p/ estradas e avenidas com trânsito muito expresso. Daí troco de marchas a exatos 7000 rpm.

O consumo varia entre ~37 e ~41km/l.

Abraço,

César
18-01-07, 13:30
a partir do dia em que vocês resolverem experimentar afastar o tubo condutor de ar, poderão passar a trocar marcha bem antes dos 8k.

Trocar marcha sem embreagem desgasta os encaixes das engrenagens, porque o engate será feito sob tensão e impacto.


Eu tentei fazer isso mas a caixa de ar não deixa tá tudo apertado não tem pra onde afastar, só se afastar bem pouco mesmo mas aí começa a dobrar demais o tubo que já é torto de fábrica aí acho que ia restringir ainda mais a passagem de ar.

RGBguima
18-01-07, 13:34
ouvi um motoboy dizer que reduz marcha sem apertar a embreagem, só aperta pra por 1ª e quando para....é normal isso ou mentira dele?


Um amigo meu caiu de moto longe de casa e quebrou a embreagem dele, então ele foi até a casa dele só trocando a marcha no tempo...


Eu tenho o tutorial de afastar o tubo condutor impresso!!
Gostaria de saber se para dar uma performance legal na moto
preciso seguir o tutorial todo ou se eu só afastar o tubo condutor e relgular a rotação da lenta ja ajuda?

wendell
18-01-07, 14:25
Como assim, afastar o tubo condutor de ar?

Jduarte
18-01-07, 20:37
Eu tentei fazer isso mas a caixa de ar não deixa tá tudo apertado não tem pra onde afastar, só se afastar bem pouco mesmo mas aí começa a dobrar demais o tubo que já é torto de fábrica aí acho que ia restringir ainda mais a passagem de ar.


sim, em geral só se consegue afastar uns 5 milímetros... isso é suficiente para que o desvio que o tubo provoca no fluxo de ar seja alterado, e o circuito da baixa (que começa naquela tomadinha de ar no lado direito do bocal do carburador) consiga receber ar suficiente para fazer a mistura correta da baixa/média.
O problema não é exatamente uma "obstrução", é um desvio do ar.




Eu tenho o tutorial de afastar o tubo condutor impresso!!
Gostaria de saber se para dar uma performance legal na moto
preciso seguir o tutorial todo ou se eu só afastar o tubo condutor e relgular a rotação da lenta ja ajuda?


só afastar já ajuda... e a regulagem só é necessária realmente se a marcha-lenta ficar irregular, pq ela não muda muita coisa não...
(ainda não passei na loja para perguntar sobre o pisca... já conseguiu alguma coisa?)





Como assim, afastar o tubo condutor de ar?


é uma característica das Yes e Intruder... eu não sei sobre outras.

LuiZão
18-01-07, 21:50
Abrir todo ou parte do acelerador não define potencia ou consumo, consumo e potencia esta diretamente relacionado ao giro do motor, e sabido que a cada troca de marcha pode-se ganhar em economia ou velocidade. Basta fazer o teste faça a media de consumo acelerando no talo mais trocando de marcha em um giro menor depois mantendo a aceleração , depois faça a media acelerando devagar ....... Bom na cg eu sempre faço assim e tenho alcançado boas medias.

diou
19-01-07, 09:11
muda a força que o motor apresenta nessas rotações. E pode mudar o consumo também, para melhor. Mas se estiver interessado, faça apenas o afastamento. Se a marcha-lenta ficar alterada, aí sim regule o parafuso da mistura e acerte a rotação da lenta.


Caramba... fui afastar o tubo.... tá dificil ... alguem tem alguma dica pra fazer isso?

Jduarte, afastando o tubo a mistura fica mais pobre? nao tem perigo?
Como que eu posso saber como ta a mistura da moto?

Jduarte
19-01-07, 10:32
Caramba... fui afastar o tubo.... tá dificil ... alguem tem alguma dica pra fazer isso?

Jduarte, afastando o tubo a mistura fica mais pobre? nao tem perigo?
Como que eu posso saber como ta a mistura da moto?


sim, a mistura empobreçe em relação à regulagem original.

Solte apenas um pouco o parafuso da abraçadeira. Com luvas para proteger os dedos, vá forçando o tubo para trás, com uma mão de cada lado (por cima do tanque). Se vc não soltou demais, o tubo já vai se segurando, sem voltar... é meio canseirinha, mas depois é só reapertar um pouco o parafuso.

Repetindo, apenas 4 ou 5 milímetros bastam...

Para saber sobre a mistura, retire a vela e examine a parte do isolador cerâmico quanto à coloração dela. Há tópicos aqui, sobre isso. Se esse isolador estiver branco, ou muito esbranquiçado, a mistura da alta está pobre (não é a da baixa, não).

E na hora de reapertar a vela, não ponha muita força nisso não, hein!... é só encostar até o fim e dar um aperto.