PDA

Ver Versão Completa : ECONOMODE



LuiZão
21-01-07, 22:02
Minha intenção inicial com esse topico é demonstrar algumas ideias de como economizar não so combustivel mais a moto em si, obtendo sempre o melhor desempenho.

Como Economizar?
Manutenção:
Manutenção Preventiva é Melhor do que a Manutenção Corretiva.
Siga as orientações do manual da moto, mesmo que você não faça o serviço em uma concessionaria tente obdecer o plano de manutenção contido no manual do proprietario.
Aquecimento:
Sempre aqueça a moto antes de sair e sempre rode devagar nos primeiros kilometros afim de aquecer os pneus e demais componentes que trabalham melhor aquecidos.
Arrancada:
Evite arrancar esticando as primeiras marchas, prefira andar sempre embalado, isso economiza pneus e combustivel.
Frenagem:
Evite freiar no ultimo momento, sempre antecipe suas açoes afim de optar sempre pela frenagem mais segura.

Bom esse é o basico que faço no dia a dia, minha cg 150 esta com uma media geral de 37km/l , minimo de 31.8km e consegui no maximo 45.8km/l , minha cg esta perto de 28k e esta bem obrigado.
Ae pessoal complementem com suas ideias.

Flw

Pitbull
21-01-07, 22:26
Show essa ideia Luizao...
Meu ECONOMODE é, nao esticar as marchas, freiar um pouco com cada freio, pra nao gastar um D+.
Aproveitar as baixadas pra ir no embalo, hehe!!!
Cuidar na saida, pra nao queimar embreagem, assim gasta la menos...
Tentar nao derrapar os pneus, pra nao gastar, o probezaaaaaaa!1

Rubinho
21-01-07, 22:48
Bom eu faço tudo o que vocês ja falaram aí, a única coisa a acrescentar é ligar a moto com farol desligado para economizar bateria.

Furious VIPER
21-01-07, 22:49
Olha... sabemos q manter a moto em giro elevado não é recomendado.. maaaaaaas com as pekenas.. pra andar rápido, em velocidades elevadas isso é realmente necessário então isso eu faço direto.. manter a moto acima de 100km/h!
Só q de dicas para o bom uso, eu cito:
manter sempre a corrente regulada e bem lubrificada.
pneus sempre calibrados na medida certa.
andar sempre na marcha correspondente à velocidade q está a moto (nada de andar a 100km/h... daí reduzir pra 40km/h mas continuar na 5ª marcha)...
usar o freio motor pra não abusar das pastilhas nem lonas de freio. (nada de travadas de roda, só leves reduzidinhas, pra segurar o embalo da moto)

destbr
22-01-07, 05:05
se vc andar de boa e ir reduzindo as marchas, o freio eh muito pouco usado, nao deve gastar quase nada...
mas quem nao gosta de dar umas esticadas de vez enqdo? ja q moto eh economica, da pra abusar de vez enqdo :)

ja contatei q andar em baixa rotacao tb gasta, deve-se usar uma rotacao mediana para cada marcha que estiver... assim evita forçar o comando tb.

Wanderson
22-01-07, 07:11
Olha
gastar até gasta
mas pelo menos na minha moto muito pouco
eu to meio zuado de grana pq tive uma treta no banco e me ferrei
enfim
Na quinta feira eu coloquei 10 reais de gasolina e andei
quinta e sexta e hj vou conseguir ir embora com a gasolina

60km +ou- por dia com 4 litros de gasolina
180 km
não to nem acreditando

d.alves
22-01-07, 07:59
Muito bom tópico.
Estas "Regras" valem para qualquer veículo automotor.

Abraços

Dilim
22-01-07, 08:09
Mais uma: tangenciar nas curvas pra não gastar o pneu... hehe
brincadeira...

As dicas são ótimas... que eu sempre procuro fazer:
Ao parar no semáforo (sinaleiro) deixa na neutra pra não ficar com a embreagem apertada...

windowsnt
22-01-07, 09:59
Concordo com tudo.
Eu ligo com farol apagado SEMPRE aqueço o motor uns 2 minutos no mínimo na primeira partida
Passo as marchas devagar e procuro nao forçar o motor de saída tb
Agora que eu descobri que a luz de freio é uma das mais potentes parado no sinal to evitando cutucar no freio se der, porque minha bateria ta meia rateada, vou ter que dar uma geralzinha na moto
Ao chegar em casa apago a luz e depois desligo o motor -nao sei se ajuda
Para freiar, sempre reduzo marchas, ando no máximo a 50 por hora na cidade e uso ambos os freios
O principal que recomendo é andar devagar e com as distancias de segurança corretas, se o cara da prente cutucar o freio ja aperta o seu tb, ou reduz uma marcha...