PDA

Ver Versão Completa : Fluído de freio - DOT 5.1



sucupira
24-01-07, 15:09
Pessoal,
Coloquei o fluído de freio DOT 5.1 da Motul, e agora sim o freio a disco original tá violento. Até demais pro meu gosto e devido ao resultado bom, até vou adiar a compra de um aeroquip! :lol:

Tá dada a sugestão, mudem o fluído que vai valer a pena.

Luigi
24-01-07, 15:56
To querendo trocar na falcon, mas já vo colocar o aeroquip também, o fluido tá bem velhinho, já tem 7 anos :P

sucupira
24-01-07, 15:59
To querendo trocar na falcon, mas já vo colocar o aeroquip também, o fluido tá bem velhinho, já tem 7 anos :P

Quando você tirar ele, canta parabéns! :lol:

agm2112
25-01-07, 07:58
A grande diferença entre o fluido DOT 3, 4 ou 5 é o ponto de ebulição, e características anticorrosivas. Só se sentiriam diferenças em motos de grande performance, que atinjam 300km/h, aquecendo o freio (e o fluido ao máximo). O alto ponto de ebulição impedirá a formação de bolhas de vapor, e aquela sensação de freio "esponjoso". Numa pequena, o DOT 3 ou 4 (de acordo com o manual) já é mais do que suficiente ! Uso no meu carro o DOT3, onde desco a serra de Cunha, por exemplo, forçando os freios a ponto de cheirar a queimado e sair fumaça das rodas, sem perda de eficiência do fluido. Neste caso a maior limitação é o material das pastilhas, que por não conter mais amianto, perdeu resistência a alta temperatura (isto no meu carro antigo, modelo 1992, que viria de fábrica com amianto nos freios).

O que acontece é que o fluido de freio é um fluido higroscópico, ou seja, um fluido que absorve umidade do meio. Com o passar do tempo, ele vai ficando com muita água misturada, baixando seu ponto de ebulição (que começa a se aproximar dos 100 graus). Com isto, toda vez que ele aquece, se enche de bolhas de vapor, reduzindo a eficiencia do freio, que passa a comprimir o vapor antes de comprimir as pastilhas.

O importante mesmo é que seja feita a substituição do fluido e lavagem do sistema de acordo com o especificado no manual. Isto é extremamente importante para a durabilidade e segurança do sistema de freios.

jecastro
25-01-07, 08:20
Com certeza a melhora foi causada pela troca do óleo velho por um novo e não por ser Dot5, esta diferença jamais seria notada numa moto pequena.

Luigi
25-01-07, 08:24
Quanto tempo de validade tem o fluido ?
Agora me preucupei!

Na minha moto é original ainda, 00/01, mas tme apenas 13.000km rodados, pastilhas (traseira original, dianteira troquei faz 1 mes) e quando forço muito o freio traseiro, que chega a azular o disco (brincando de motard) tem hora que eu sinto o freio perder "potencia".
Deve ser o fluido certo ?

agm2112
25-01-07, 08:27
Quanto tempo de validade tem o fluido ?
Agora me preucupei!

Na minha moto é original ainda, 00/01, mas tme apenas 13.000km rodados, pastilhas (traseira original, dianteira troquei faz 1 mes) e quando forço muito o freio traseiro, que chega a azular o disco (brincando de motard) tem hora que eu sinto o freio perder "potencia".
Deve ser o fluido certo ?


Normalmente se troca a cada 1 ano, independente da quilometragem ! Troque logo, antes que ele enferruje a pinça.

Luigi
25-01-07, 09:46
Po, não tinha idéia disso, o fluido ainda está verdinho, mas vou trocar logo então!!

watsoncol
25-01-07, 10:19
Conversei com um mecânico aqui da minha cidade, o cara tem nome, agora se tornou revendedor da Sundown e ele me diz que o certo é trocar a cada 12.000km

Pode usar o dot 3 mesmo que nao vai fazer diferença. Procura em loja de autopeças que encontra barato.

Ivan RJ
25-01-07, 22:13
Watsoncol esse mecânico é mui amigo, se vc rodar menos de 12.000 em 3 anos vai ficar com o óleo velho. Depois do tombo ele certamente vai trocar o fluido para vc. Outra coisa importante de lembrar é que o mangote do freio bem como todas as mangueiras da moto só duram 4anos e devem ser substituídas após esse prazo. Eu trabalhei na Aeroquip Vickers do Brasil em Vicente de Carvalho, Rio e as mangueiras fabricadas lá tb só duram 4anos! Além do que foi colocado pelo agm(André), que está certíssimo, o freio é composto de um conjunto e não de uma única peça, para nossa segurança vamos cuidar com o máximo de carinho desta parte da moto, dela depende a nossa VIDA. Um abraço a todos os irmãos.

Luigi
26-01-07, 07:01
Ivan RJ: Entãio além de fluido velho, as mangueiras de freio da minha moto também estão "passadas" ?

Hehe que melda!

Vo ter que tirar o escorpião do bolso e comrpar aeroquips!

d.alves
26-01-07, 08:17
Ótimo tópico... o problema é que qto mais eu leio, mais vejo que tenho que meter a mão no bolso... mas é isso aí, nossa vida vale mais...

Abraços a todos

watsoncol
26-01-07, 09:00
Galera como que eu troco o oleo do freio??

Por onde que eu tiro o oleo?? E pra colocar de novo, é facil ou é bom levar em um mecânico pra trocar?

O meu freio dianteiro nunca foi trocado o oleo, esta com 24500 km e esta marrom. Quando eu freio faz um barulho pequeno mais que encomoda, tipo um teq teq teq... alguem sabe o que pode ser? É apenas o freio dianteiro, a disco.

Minha moto é uma titan 125 2003 com partida e freio.

Seria bom eu trocar os cabos do freio?

Valew.

agm2112
26-01-07, 10:00
Na pinça do freio deve existir o parafuso sangrador ... é um parafuso com uma tampinha de borracha. Tire ele e deixe todo o fluido escorrer. (se quiser trocar o mangote, a hora é esta). Coloque o fluido novo, deixando também escorrer um pouco, pra lavar o sistema. Feche o parafuso sangrador, encha de fluido até o máximo.

Sangria (para retirar ar depois de colocado o fluido novo)
Abra o parafuso, aperte o freio, feche o parafuso, solte o freio. Repita isto quantas vezes fôr necessário, até sair sair somente fluido novo pelo parafuso, sem nenhum sinal de bolhas de ar. Uma mangueira transparente ligada ao parafuso e num copo transparente irá ajudar a visualizar as bolhas de ar. Lembre-se de ir completando o fluido toda vez que chegar ao mínimo, pois senão entrará ar no sistema, reiniciando o processo de sangria.

Lembrando que fluidos DOT3 e 4 mancham a pintura, logo cuidado.

watsoncol
26-01-07, 10:11
Desculpe minha ignorancia, mais eu nem sabia que precisava trocar o oleo do freio entao ja imagina o que eu sei.

O que é mangote? To com a pulga atras da orelha rs.

Pra colocar o oleo é la em cima, naquela caixa de ferro que fica ao lado do acelerador?

Valew.

watsoncol
26-01-07, 10:30
agm2112...

Liguei na Honda agora, para ver se eles trocam o oleo pra mim. Eles me falaram que no oleo de freio nao se mexe... eu disse que ta marrom mais ele disse que nao se mexe, por acaso se estiver baixo tem que ir trocar as pastilhas.

Sobre o tec tec ele disse que tem que ver.

agm2112
26-01-07, 10:33
Desculpe minha ignorancia, mais eu nem sabia que precisava trocar o oleo do freio entao ja imagina o que eu sei.

O que é mangote? To com a pulga atras da orelha rs.

Pra colocar o oleo é la em cima, naquela caixa de ferro que fica ao lado do acelerador?

Valew.


Mangote é o flexível do freio, ou o "cabo" por onde passa o fluido ... em cada estado tem um nome diferente ! Aqui no RJ chamam de flexível. Em MG mangote ... em SP nem sei.

Sim .. o fluido (e não óleo .. ele é composto de glicois nos DOT3 e 4 ou silicone no DOT5) se coloca naquela caixinha ao lado do acelerador ...

agm2112
26-01-07, 10:35
agm2112...

Liguei na Honda agora, para ver se eles trocam o oleo pra mim. Eles me falaram que no oleo de freio nao se mexe... eu disse que ta marrom mais ele disse que nao se mexe, por acaso se estiver baixo tem que ir trocar as pastilhas.

Sobre o tec tec ele disse que tem que ver.


Esse cara da Honda deve ter acabado de ter uma experiência com drogas ... pq ele tá muito doido !

ps: Alguns fluidos de freio (ex: Bendix) têm coloração marrom.

watsoncol
26-01-07, 10:37
Esse cara da Honda deve ter acabado de ter uma experiência com drogas ... pq ele tá muito doido !

ps: Alguns fluidos de freio (ex: Bendix) têm coloração marrom.


O da minha moto eu acho que nunca foi trocado mesmo... pra colocar o oleo naquela caixinha, eu tenho que abrir ela neh? Ou tem outra forma?

agm2112
26-01-07, 10:40
O da minha moto eu acho que nunca foi trocado mesmo... pra colocar o oleo naquela caixinha, eu tenho que abrir ela neh? Ou tem outra forma?


Tem q abrir ... geralmente são 2 parafusos philips. Na hora de fechar, lembre-se de não apertar com muita força pra não quebrar a tampa.

Ivan RJ
26-01-07, 23:40
Nunca mais vá a essa autorizada da "onda". Vc tá com sorte, tem neguinho querendo ver vc comer capim pela raiz ]:). Troque logo esse óleo ou fluido e o mangote ou mangueira pra sua segurança. Abraços a todos os irmãos. :OK:

Ivan RJ
26-01-07, 23:56
Luigi, caro irmãozinho, me perdoe, não darei mais notícias ruins este ano, principalmente depois que eu paguei o IPVA :d. Troque esse mangote e o óleo o mais breve possível e aproveite para ver as pastilhas tb. Um grande abraço.

Ivan RJ
27-01-07, 00:00
André, dizem que a "onda" fabrica um fluido de freio que dá o maior barato, o cara que deu a informação deve ser viciado. Abraços. É Bricadeira!

Luigi
27-01-07, 07:03
Ivan RJ - Pastilhas tô sempre de olho, a traseira tão meia vida a dianteira eu troquei mes passado!

Ivan RJ
28-01-07, 00:25
Ok Luigi, então vamos partir para o mangote e o fluido. O chato de mangotes e mangueiras de combustível, é que nós não vemos o desgaste como nos pneus, por exemplo, pois elas desgastam por dentro, quando chega a aparecer alguma rachadura na parte externa, por dentro já estam detonadas. A única forma de nos proteger de um imprevisto é trocá-las por tempo de uso, ou seja, de 4 em 4anos. "SEGURANÇA" galera, todos nós somos importantes para todos nós. Um grande abraço a todos os irmãos.