PDA

Ver Versão Completa : Transformação em SuperMotard - vantagens e desvantagens?



AMBN
26-01-07, 14:09
E ai galera,

Lendo o que foi dito no outro tópico sobre a MOTARD da Sundown, fiquei com dúvida sobre a transformaçao de motos trail em SM. Além do efeito estético (que é totalmente pessoal, entao nem adianta discutir), que outras vantagens o cara tem ao transformar sua trail em SM? E desvantangens? Tem alguma?

Levantando em conta que a moto foi projetada para um determinado aro e prum determinado tamanho de pneu, como fica o comportamento da moto depois da transformação? Capacidade de frenagem, estabilidade, precisao do velocimetro (e não contagiros, como escrevi por engano na "primeira edicao" do tópico), conforto, consumo, o que muda? As mudanças são todas pra melhor ou algumas características da moto irão piorar?

Outra coisa importante: quanto custa, em média, uma modificação dessas?

Ab,

TorteX
26-01-07, 14:33
[b]Tbm tenho as msm duvidas!!

Pq penso em uma Falcon Sm pro ano que vem se deus quizer! hhuuhhu

PimEdu
26-01-07, 14:35
Bom, se vc transforma uma trail em uma motard vc perde na terra, isso é uma desvantagem grande na minha opinião já q a trail é mais para terra, se prefiro uma para andar na cidade pego logo uma street.
Oq ganha não sei direito, mas parece q ganha mais desempenho no asfalto.

Furious VIPER
26-01-07, 14:40
Ganha mais estabilidade no astalto por causa dos pneus street!
O velocímetro perde a função, pq a roda pekena gira mais q a grandona original... só mandando aferir e olhe lá!
O conta-giros continua igual, não é medido na roda!

AMBN
26-01-07, 14:44
Ganha mais estabilidade no astalto por causa dos pneus street!
O velocímetro perde a função, pq a roda pekena gira mais q a grandona original... só mandando aferir e olhe lá!
O conta-giros continua igual, não é medido na roda!


Putz, quando eu escrevi conta-giros, ma referia na verdade ao velocimetro. engano meu, vou corrigir.

agm2112
26-01-07, 14:45
Eu não conseguiria conviver com um velocimetro que marca 30% (ou algo assim) a mais. Só faria a transformação se conseguisse aferir o velocímetro depois... Até gosto de SM, mas ainda prefiro ficar com a trail ... pra sofrer com buracos e lama já basta o carro.

Cyber
26-01-07, 15:22
Opa assunto Supermotard é interessante demais... hehe

Bom vamos ao que confunde o pessoal.

Supermoto ou supermotard, é uma adaptação, já que no brasil não tinhamos nenhuma moto que venha de fábrica neste estilo, agora inovado pela sundown com a stx motard.

Basicamente é subistituido os aros originais por mais largos e de diametro menor, 17" polegadas são os aros padrões para uma moto virar supermoto. A alteração é feita para ganhar-se mais pegada na moto, mais curva e já que as trails tem um angulo de curva muito bom esse estilo melhora mais ainda sendo uma supermoto.

Fiz a alteração na minha moto recentemente e senti que as curvas podem ser feitas muito mais rapido do que uma off road faz, outra é a estabilidade da moto que melhora também, já que off-roads tem pneus moles e em determinados momentos tornam-se barulhentos.

Realmente o velocimetro fica com erro, na minha tornado agora marca a mesma velocidade de uma biz quando andamos de lado a lado, acho que é 15 ou 20% de erro, mas isso pode ser resolvido comprando um velocimetro de bike que pode se ajustar o tamanho da roda...

Outra desvantagem é pegar um trecho de muita terra, como ela torna-se uma street fica meio incomodo doma-la nessas situações

Mais gostei da modificação melhora e muito a moto. tem muitos pontos positivos e poucos negativos...

Aqul vai uma historia do estilo e algumas explicações, peguei este texto na lidermotos.com.br

"Bom... surgiu uma questão bem interessante, na Califórnia, nos anos 70 : Quem é o melhor piloto de Motos do Mundo?
Para se avaliar isso de maneira justa, uma nova categoria foi criada, um tipo de "olimpíada" onde os pilotos de todo o mundo correriam numa série de provas.

Os pilotos vinham de diversas categorias, DragRacing, Dirt Track, Cross, Motovelocidade, Enduro, etc.
Os traçados seriam um misto de TUDO!! ou seja, asfalto, terra, jumps, e o piloto não poderia trocar de moto, ou seja, teria de utilizar a mesma moto para andar em todas os traçados. A diversidade de motos foi incrível, haviam BSA contra Yamahas TT 500 e outras Maquinas de Cross.
Entre os participantes haviam nomes de peso como Kenny Roberts (o pai do campeão das 500.. Kenny Roberts Jr) e Freddie Spencer ( bi campeão Mundial das 500 ). O evento foi vencido por Kent Howerton numa Suzuki RM 370.

O formato de várias pistas acabou não agradando, e no ano seguinte passou-se a usar um único tipo de traçado, mas com características de todos os tipos de pista, ou seja, o circuito teria uma parte de terra, asfalto, Jumps, etc..
O circuito escolhido foi o de Carlsbad, na Califórnia e foi construído seguindo as orientações de um piloto local.. um tal de Eddie Lawson ( três vezes campeão do Mundo nas 500 ).
A escolha das motos era aberta, sendo as Cross de 500 cc as preferidas. A Harley Davidson investiu forte na nova categoria com sua XR 750, que era imbatível nas retas asfaltadas, mas perdia feio para as Cross nos jumps e curvas de terra. O grande incentivo da categoria era a rede de TV americana ABC , que cobria as provas ao vivo, até o fim de 1986, onde a rede deixou de transmitir e patrocinar a categoria, que acabou chegando ao fim.

Mas nem tudo estava perdido, pois a semente já estava brotando na França. Devemos aos loucos franceses a sobrevivência deste espetáculo de adrenalina ! Mas esta modalidade não só sobreviveu como ganhou muita força, tendo sua base totalmente reestruturada no que é hoje em dia e foi chamada de SUPERMOTARD !
Em comparação com a categoria original surgida na Califórnia, as mudanças se basearam no seguinte principio: DIVERSÃO E ADRENALINA A BAIXO CUSTO!!
As motos estilo Off Road (Cross, Enduro ) de variadas cilindradas e motores, com pneus e rodas de motos streets, ou seja, Aros e Pneus de 17 polegadas, provaram ser as mais rápidas neste tipo de competição.
As motos Off Road são bem mais baratas que as Super Esportivas, além de terem uma manutenção bem mais simplificada e acessível.

As Provas são um Show a parte, onde as constantes derrapagens e ruídos de pneus cantando fazem a alegria dos entusiastas, que passaram a modificar também suas motos !
A nova categoria foi um sucesso em vários paises da Europa, que passaram também a organizar suas provas.
Anualmente, se disputa uma Prova especial chamada "Guidon D 'Or"( Guidão de Ouro ) na França, onde os melhores pilotos de SUPERMOTARD de todo o mundo disputam uma frenética e sensacional prova num circuito fechado em Paris.

Hoje o sucesso das SUPERMOTARD é reconhecido, tanto que no Salão de Milão de 2000, pilotos mundialmente conhecidos como Biaggi, Bostron, Checa, Bayle , Capirossi foram convidados a participar de 2 corridas de SUPERMOTARD no estacionamento do Salão.

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) decidiu elevar a categoria Mundial a sensacional SUPERMOTARD. O primeiro mundial de SUPERMOTARD vai acontecer no segundo semestre de 2002 !

A grande influência desta nova "raça" de Motocicletas passou a ser encarada com tanta seriedade, que grandes fabricantes de Motos de Enduro ( KTM, HUSQVARNA, HUSABERG, DERBI, BETA, VOR, GAS GAS ) já fabricam regularmente modelos de SUPERMOTARD para venda ao público.
Na Europa estas motos são utilizadas para andar na rua, emplacadas !
Diga-se de passagem que estas motos são perfeitas para andar nas ruas brasileiras (suspensões para enfrentar buracos), leve, ageis ! O brinquedo perfeito para transitar por aí ! "

danilo-japa
26-01-07, 15:32
hoeohao mta informação sobre a origem motard!

concordo com a ultima frase da cronica alhures... a moto é adaptada para o uso urbano, com o conforto das suspensoes de grande curso das trails, com motorização compatível as doses de adrelina! :D

a galera em Brasilia se diverte nas competicoes de motard...

Carlos Roberto
26-01-07, 16:41
Agora fiquei com vontade de ter uma pra brincar...Tô imaginando uma Broz 150 com pneus de Twister...Será que fica bom?

hedertone
26-01-07, 16:46
Agora fiquei com vontade de ter uma pra brincar...Tô imaginando uma Broz 150 com pneus de Twister...Será que fica bom?
deve perder um pouco de torque se os pneus forém mais pesados... tirando issso! deve ser só alegria...
o toin membro daki tem uma XTZ SM... ficou uito show!

Luigi
26-01-07, 16:49
As vantagens são bem maiores que as desvantagens!
A margem de erro é de 17%
Ela melhora e MUITO no asfalto, e depois que tu pega as malhas ela não perde muito no barro (seco)
Lama já é outra história, dai só com pneu garracross mesmo! haushaiuhs!

Mas a moto fica um TESÃO de se pilotar!
Eu só saio da minha falcon motard pra uma XT660 motard!

Cyber
26-01-07, 17:22
Eu só saio da minha falcon motard pra uma XT660 motard!


É minha meta também huahuahuahuahua

PimEdu
26-01-07, 17:37
Qual a vantagem de uma SM para uma street? Por exemplo qual a vantagem de uma Lander SM para uma fazer na cidade?

Cyber
26-01-07, 17:44
Qual a vantagem de uma SM para uma street? Por exemplo qual a vantagem de uma Lander SM para uma fazer na cidade?


A primeira, a suspenção de maior curso e a maciez dela, também o angulo de curva que uma supermoto tem é muito maior do que uma street, pode se custurar mais facilmente os carros, sentindo o guidão mais leve, outra é ver o pessoal quaze quebrando o pescoço na hora que vc passa olhando a Supermoto, que ainda é novidade aqui...

A arrancada fica muito melhor pois em questão a lander tem uma relação de força e a fazer para final, como nem toda hora você pode correr em uma avenida ou rua acaba levando vantagem com a supermoto. E se quiser que a sm fique igual a lander creio que pode usar a mesma relação dela, assim deixando ela mais pra final do que pra arrancada.

PimEdu
26-01-07, 18:12
Angulo de curva quer dizer o raio minimo q a moto faz curva? Ou o quanto ela pode inclinar?

FabricioFabuloso
26-01-07, 18:16
SM eh Tudibaum... meu sonho... assim q juntar um grana pego uma trail (XR 200 ?? será ??) e mudo pra SM... sou apaixonado por esse estilo..

ABraços

Cyber
26-01-07, 22:06
Angulo de curva quer dizer o raio minimo q a moto faz curva? Ou o quanto ela pode inclinar?


Tanto o raio quanto a inclinação...o pneu mais largo faz com que o grip seja maior e o diametro faz com que o raio fique bem menor...


Fabricio, supermoto é tudibão mesmo, com a xr200 da pra fazer uns esquema loko :OK: o gulherme_sbc do forum ae tem uma, fico bem loka supermoto

casali
26-01-07, 22:41
Agora fiquei com vontade de ter uma pra brincar...Tô imaginando uma Broz 150 com pneus de Twister...Será que fica bom?


olha a do nosso amigo Cadio
http://img.photobucket.com/albums/v642/cadio/DSC02943.jpg



Fabricio, supermoto é tudibão mesmo, com a xr200 da pra fazer uns esquema loko :OK: o gulherme_sbc do forum ae tem uma, fico bem loka supermoto

http://i12.photobucket.com/albums/a233/guilherme_sbc/MVC-064S.jpg

e essa é do franhaydin
http://img275.imageshack.us/img275/1746/11kd.jpg

Cyber
26-01-07, 22:45
Havia esquecido da do franhaydin que é bem loka tbm...

AMBN
27-01-07, 07:31
Mas e o consumo? Como fica após a transformação?

Outra coisa que é importante mencionar: vc precisa submeter a moto a uma vistoria do DETRAN pra homologar as alteracoes? Pra quem mora no RJ essa info é fundamental, pois aqui somos obrigados a vistoriar nossas motos anualmente pra verificar se elas estão em condicoes de rodar, mas tmb pra averiguar se alguma modificacao que possa comprometer a seguranca foi executada (por modificacao que possa comprometer a segurança entende-se qualquer intervencao que altere as caracteristicas originais do veiculo).

Cyber
27-01-07, 08:28
AMBM...

O consumo da minha que estava fazendo 26, ficou um pouco melhor, fez 28, não sei se é porque o pneu mais duro faz a moto embalar mais isso não se explicar... Se eu me basear pelo painel ela deve estar fazendo uns pá de kilometro por litro jah que ele esta marcando cerca de de 18% de erro.

O ponto mais discutido é concerteza a questão Supermoto vs. Detran. Por uma lei de 1978 (no tempo que nem pensavam em supermoto) diz que não é possivel alterar o diametro das rodas dos veículos, nessa entra carro e motos. Mas, você já notou o tanto de carro com aro grande por ae?

Alguns lugares você consegue jogar um dinheiro na mão do pessoal do Detran e consegue livremente homologar ou legalizar as supermoto, mais isso ainda é uma briga que pode se estender por um longo tempo, ou não já que, agora temos uma supermoto original de fabrica (stx motard). Talvez com a divulgação positiva e o aumento de vendas de motos deste estilo, faça com que detrans e policiais (que também gostam de contribuir multando o pessoal de vez em quando) mude o pensamento e regularize de forma normal as SM's.

Já que como está virando moda, já começa e movimentar o mercado de peças, pois quem monta uma supermoto dificilmente para só nas rodas. :)


Outra que pode fazer aí é quando for pra vistoria colocar os aros normais e vistoriar depois voltar para as rodas 17 :clap: , normalmente quem monta Sm sempre tem o jogo de rodas originais montado e guardado. :lol:

LuiZão
27-01-07, 09:32
Cyber você ajustou a velocidade do painel? se não de nada valhe essas medições ja que o painel fica marcando a mais.

Cyber
27-01-07, 09:56
Cyber você ajustou a velocidade do painel? se não de nada valhe essas medições ja que o painel fica marcando a mais.

Ainda não ajustei... tenho que levar em curitiba lah tem um cara que faz isto.

A questão de minha média é como te expliquei, faço a media com a kilometragem e disconto a porcentagem de erro que está dando no painel... só assim pra poder saber mesmo ou pode também comprar um velocimetro da cateye por 154.00 e marcar exatamente o que a moto faz tanto em km quando em velocidade.

Igual a este.
http://www.sportbike.com.br/loja_virtual/acessorios/ciclocomputadores/grandes/cateye_microwireless.jpg

sot010174
28-01-07, 12:37
Perai... apareceu uma duvida aqui:

Reduzindo o tamanho da roda... perde-se final... verdade?

PimEdu
28-01-07, 12:47
Deve perder um pouco sim e ganhar um pouco de força acho. Eu não transformaria para supermotard pois acho q o custo beneficio nao compensa e não acho elas mto bonitas (pessoal), prefiro uma moto ou para fazer trilha mesmo ou então uma street.

LuiZão
28-01-07, 13:55
Ainda não ajustei... tenho que levar em curitiba lah tem um cara que faz isto.

A questão de minha média é como te expliquei, faço a media com a kilometragem e disconto a porcentagem de erro que está dando no painel... só assim pra poder saber mesmo ou pode também comprar um velocimetro da cateye por 154.00 e marcar exatamente o que a moto faz tanto em km quando em velocidade.

Igual a este.
http://www.sportbike.com.br/loja_virtual/acessorios/ciclocomputadores/grandes/cateye_microwireless.jpg

Legal, a frenagem depois da transformação como ficou?

Cyber
28-01-07, 17:01
Legal, a frenagem depois da transformação como ficou?


Bem melhor o freio traseiro que é a tambor ficou mais eficiente, o dianteiro hehe nem se fala com o disco e pneuzão o trem para rapidinho... com os pneus originais com garra era estranho parece que a moto n freiava, creio que seja porque ele era muito mole, não sei...

Luigi
28-01-07, 17:18
No caso da falcon a mudança de relação é minima, porque o traseiro já é 17, só muda mesmo o pneu de 80 para 70 (autura)
No caso da tornado, a relação reduz um pouco mais, por causa do aro 18 pro 17!

Por isso a tornado perde um pouco de final com essa auteração!
E ganha um pouco em baixa!

O freio, meu deus, o traseiro não mudou tanto assim, só o pneu cola mais, mas o dianteiro, caraca, com o aro 21 e pneu garra a minha falcon não subia no RL nem a pau, sempre derrapava!
Agora, se segurar demais ela sobe sem querer hauishaiu!

Jimmy1979
03-02-07, 12:16
Angulo de curva quer dizer o raio minimo q a moto faz curva? Ou o quanto ela pode inclinar?


Altura minima dessa motos trail é de 25 cm. Eu raspava bem a ponta dos estribos dos pés dianteiros mais ... rsrsrs uns 65º de inclinação em média velocidade. A inclinação varia conforme sua coragem em deitar ..rsrsrs

guilherme_sbc
26-03-07, 14:03
Ai Galera estou desenterrando mas só agora vi o tópico.
O Casali postou uma foto da minha motoca, mas já tá defasada
Aqui vai umas fotos mais atuais da bichinha. :clap:


http://i12.photobucket.com/albums/a233/guilherme_sbc/Imagem015.jpg

http://i12.photobucket.com/albums/a233/guilherme_sbc/Imagem018.jpg

Dando minha opinião no tópico, antes tarde do que nunca, eu acho que SM só tráz beneficios à motoquinha, fica uma delicia de andar e faz curva que é uma beleza, além do que vc tá sempre querendo andar em curva andar no retão perde a graça. E a galera fica olhando muito pra moto.

slalon
26-03-07, 16:11
Conheci a pouco tempo as SM e de início as achava meio esquisitas. Agora estou completamente fascinado pelo estilo. Sobre o velocímetro, se for adaptado o de uma moto street (pequena) será que marcaria com exatidão?

Guigo-Bros
26-03-07, 18:53
Gostaria de saber se eu posso somente colocar o pneu traseiro da twister na Bros?Sendo que as 2 são aro 17?

guilherme_sbc
26-03-07, 23:00
Conheci a pouco tempo as SM e de início as achava meio esquisitas. Agora estou completamente fascinado pelo estilo. Sobre o velocímetro, se for adaptado o de uma moto street (pequena) será que marcaria com exatidão?

Não oque teria de ser trocado é o sem fim da roda ou então mandar em algum lugar que trabalhe com velocimetros para aferirem.

Cyber
26-03-07, 23:41
Conheci a pouco tempo as SM e de início as achava meio esquisitas. Agora estou completamente fascinado pelo estilo. Sobre o velocímetro, se for adaptado o de uma moto street (pequena) será que marcaria com exatidão?
Mais um que vai entrar pro time...

Mano é o que o Gui Sbc disse ali... tem o pessoal que faz aferrição pros taxistas mechem com digital e analogicos é soh perguntar onde fica pra eles que eles informam na boa.

slalon
27-03-07, 13:52
vlw pelas respostas. e qto à pergunta do guigo-bros? se trocássemos o aro da frente da moto bros pelo aro da twister, será q daria certo? será o número de raios é compatível? Conheço tb uns aros p motard da three heads, estes dariam perfeitamente, não?!

Murilo_Biz125
28-03-07, 11:52
nos documentos da minha STX tá escrito bem nítido: MOTARD :OK: só pros puliça fik loko

Luigi
28-03-07, 11:55
No documento da minha Falcon também tem algo do gênero uhuhuhuhu!
Dai sim que os puliça ficam doido!

slalon
28-03-07, 13:41
No documento da minha Falcon também tem algo do gênero uhuhuhuhu!
Dai sim que os puliça ficam doido!


Luigi, foi difícil conseguir? qual o caminho?

alqudwa
31-03-07, 21:53
galera ajuda ai!
falcon motard:
me falarao que se colocar o aro trazeiro da xlx350 na dianteira da falcon fica bom com o pneu dianteiro da CB500, mais minha duvida e ! e o trazeiro uso o original da falcon mesmo ou tenho que trocar por um mais largo para pegar um pneu 130/70/17 ?

gostaria de ver tbm algumas fotos de falcon motard para dar uma inspiraçao na hora de começar o projeto!
[email protected]
obrigado!

guilherme_sbc
03-04-07, 00:51
Carinha, o aro que vc quer por na dianteira é 2,15 de ferro, o traseiro da falnto acho que tb é 2,15 de ferro. se vc quisr modificar e estiver sem grana até dá um conhecido tem um xlão assim. Pneus 110 e 130 com aros 2,15.
Mas eu acho que a Falcon Merece no minimo um aro de 2,50 e 3,50 na traseira.

Cyber
03-04-07, 00:57
No documento da minha Falcon também tem algo do gênero uhuhuhuhu!
Dai sim que os puliça ficam doido!

O Luigi na minha não veio escrito nada disso ae escrito não huahuahua...

ahlmiranda
16-04-07, 18:54
Galera, talvez eu esteja falando $#@%$#, se eu tiver podem dizer, mas queria tirar uma duvida, se eu pegasse uma Lander por ex, e ao inves de trocar o tamanho dos aros, eu simplesmente colocasse pneus do tipo street, mas mantendo as medidas, 18" na traseira e 21" na dianteira, nao sei se existe pneu street nessa medida, mas se existir e eu apenas trocasse o estilo dos pneus, a moto ganharia mais estabilidade no asfalto? e o pneu duraria mais? sei que ela nao se enquadria como motard, mas nao é essa a intençao, a intençao é saber se ela ganhara em estabilidade...

Cyber
16-04-07, 20:08
Galera, talvez eu esteja falando $#@%$#, se eu tiver podem dizer, mas queria tirar uma duvida, se eu pegasse uma Lander por ex, e ao inves de trocar o tamanho dos aros, eu simplesmente colocasse pneus do tipo street, mas mantendo as medidas, 18" na traseira e 21" na dianteira, nao sei se existe pneu street nessa medida, mas se existir e eu apenas trocasse o estilo dos pneus, a moto ganharia mais estabilidade no asfalto? e o pneu duraria mais? sei que ela nao se enquadria como motard, mas nao é essa a intençao, a intençao é saber se ela ganhara em estabilidade...


Aumenta sim cara, pelo menos um pouco, os pneus originais da tornado/lander são super macios em determinadas condições virão um sabão hehe deixando a moto instavel... Se tiver a oportunidade de andar em uma motard vai ver como isso se aplica...

Adrimauro
26-05-07, 09:57
Putz, quando eu escrevi conta-giros, ma referia na verdade ao velocimetro. engano meu, vou corrigir.


O velocimetro não tem jeito!! fica com uma diferença de 5Km/h!!! Só aferindo mas não vejo vantagem mesmo porque se um dia vc voltar para original não tem como voltar o velocimetro...só comprando um novo.
A kilometragem tambem vai ficar um pouco adiantada e não tem como aferir.... Mas fica um tesão!!!
Não volto mais a minha!!! E se pegar outra trial transformo + uma vez!!

PenPen
27-05-07, 11:36
opa galera seguinte... a velocidade no velocimetro não muda na lander pois a velocidade vem de um sensor no motor, mesmo você mudando o aro traseiro para 17 voce almenta o perfil do pneu o que acaba dando na mesma, isso tambem não altera a relação da moto :OK:

agora em relação aos freios: o traseiro tende a ficar mais macio e preciso pois voce almenta a area de contato com o chão, assim o freio acaba ficando mais preciso =)
ja o dianteiro deve ficar mais violento pois a relação diametro da roda / diametro do disco de freio diminui, mas como a area de contado do pneu tb almenta ele deve ficar mais eficiente :OK: porem ( creio eu ) mais arisco.

nas curvas ela tende a melhorar pois se abaixa o centro de gravidade...

eu acho que o unico negativo vai ser na suspenção ela vai ficar muito macia pra curvas os que pode atrapalhar um pouco... se vocês verem motos com versão trail e motard de fabrica, as motards sempre tem um curso um pouco menor pra compensar esse fato...



ps: se eu falei alguma besteira favor me corrigir :clap:

Marvila
28-05-07, 18:28
Agora fiquei com vontade de ter uma pra brincar...Tô imaginando uma Broz 150 com pneus de Twister...Será que fica bom?

Não sei...
Penso que fica legal em motos "altas", tipo Tornado, XT660, Falcon (apesar de que considero a Falcon uma motard), Lander...
Em motos "baixas" acho que fica meio esquisito, não ?
Era isto !
Marvila/Salvador-BA

Luigi
28-05-07, 19:07
Falcon não é motard, é funbike

E a lander tem aro 18 atrás e pneu alto, nunca que tu consegue o mesmo diametro externo com um aro 17, vai marcar a mais também sim, mas muito menos que uma moto que marca pela roda dianteira ! :Q

Coltz
29-05-07, 09:47
a XT660X não vem pro brasil, tá vindo a MT-03 que usa o motor da 66, esqueçam essa moto rodando em terras tupiniquins.......e transformar ela em supermoto sai bem caro, em torno de 3 a 4 mil reais, teve um cara aqui na cidade que fez.....fica legal, mas não fica igual a X que tem uns acessórios diferentes da R

tenho uma dúvida com quem tem supermoto aqui no fórum....vocês conseguem fazer essas motos derrapar nas curvas?

AMBN
29-05-07, 10:10
Tem que ter torque (e coragem!) pra largar a traseira na curva e com o acelerador manter a roda escorregando. Uma 250cc eu acho que não faz. Falcon eu já n sei. XT 600/660 deve fazer.

rocksul
29-05-07, 11:21
Tem que ter torque (e coragem!) pra largar a traseira na curva e com o acelerador manter a roda escorregando. Uma 250cc eu acho que não faz. Falcon eu já n sei. XT 600/660 deve fazer.

Bem capaz, é só estar ervado e atrasado que dá pra fazer sem mto torque. A minha faz e com carona. Ela se caga, mas, só lamento, atraso é atraso, tem que correr.

Esse lance de super motard eu não curto. Pra lhes falar bem a verdade eu não curto esse nome Motard. Pra mim esse lance de Super, va toma no rabo, super mesmo é só o super mario bross qdo pega a estrelinha, moto trail com roda street é moto comum, de onde 200cc é super? se uma 200cc é super, a falcom com pneu street passa a ser uma super ultra, a xt600 passa a ser uma super mega hiper. Baita frescura esse nome tosco.
Se minha moto tivesse um adesivo motard eu arrancava e colocava um Rock'n Roll.
E sinceramente usar roda street em moto trail é um coco. Ou é trail ou é street ou é custom. Motard pra mim, nunca, antei numa e gostei mas a XL200 do coroa era mto mais bala.

casali
29-05-07, 12:48
o rocksul, esta inspirado hoje, hauhaua

minha dt com pneu de trail se entrar de jeito em uma curva fechada derrapa sim, mas tem que entrar com o giro alto e puxar na hora certa, senão pode raspar a pedaleira que não derrapa, quando tem aquelas faixas branca ai nem tem graça, a traseira vai sozinha

Luigi
29-05-07, 16:47
A moto sai facil de traseira, é só saber fazer, mas ai é só em curva de raio curto, a minha pedaleira esquerda tá quase na hora de trocar, tá pequeneniinha :Q

Mas motos 250 fazem slide sim, é só não colocar um pneu 160 e ter a manha

Sobre moto trail com pneu street é coco, bem, cada um tem sua opinião, eu acho a comet um coco, mas tudo bem, não fico jogando comet ... ops. coco no ventilador :lol:

Dilim
29-05-07, 16:57
opa galera seguinte... a velocidade no velocimetro não muda na lander pois a velocidade vem de um sensor no motor, mesmo você mudando o aro traseiro para 17 voce almenta o perfil do pneu o que acaba dando na mesma, isso tambem não altera a relação da moto :OK:


explica direito esse negócio de não alterar a velocidade...
pq to viajando aqui pra tentar entender esse tal sensor no motor... hehe

vaLeuuu
aBraÇo

lion
29-05-07, 17:02
como faz slide? =S

AMBN
29-05-07, 17:08
explica direito esse negócio de não alterar a velocidade...
pq to viajando aqui pra tentar entender esse tal sensor no motor... hehe
vaLeuuu
aBraÇo


È alta tecnologia rapaz, um troço altamente sofisticado, tão enrolado que nem sem explicar. A Lander é assim mesmo, muita moto por um preço acessível! ]:)

nando_150
29-05-07, 17:12
A moto sai facil de traseira, é só saber fazer, mas ai é só em curva de raio curto, a minha pedaleira esquerda tá quase na hora de trocar, tá pequeneniinha :Q

Mas motos 250 fazem slide sim, é só não colocar um pneu 160 e ter a manha

Sobre moto trail com pneu street é coco, bem, cada um tem sua opinião, eu acho a comet um coco, mas tudo bem, não fico jogando comet ... ops. coco no ventilador :lol:
brother pelo que vi voçê tem uma falcon , eu estou louco para trocar minha titan ne uma falcon e transformar em motard , pena que tenho carta provisoria então vou deixar pra comprar o ano que vem , pois aqui na minha região os gambés embaçam pacas , e tu com carta provisoria sem rabeta escape turbal , é multa na serta , vou te perguntar uma coisa voçê responde se quiser , quantos a falcon fas com litro , e a manutenção é cara, e quantos tu gastou pra transformar ela em motard???? grato nando_150!!

cold-milk
29-05-07, 17:17
aproveitando... outra perguntinha


pra transformar em SM .. é mais em conta na Falcon ou Tornado [i](as melhores e robustas pra isso)
:P

Dilim
29-05-07, 17:18
È alta tecnologia rapaz, um troço altamente sofisticado, tão enrolado que nem sem explicar. A Lander é assim mesmo, muita moto por um preço acessível! ]:)


e se cruzar o giro? da 200km/h?
zuera...

mas se alguém souber explicar, ainda tá valendo

vinacowboy
29-05-07, 17:36
Sobre moto trail com pneu street é coco, bem, cada um tem sua opinião, eu acho a comet um coco, mas tudo bem, não fico jogando comet ... ops. coco no ventilador :lol:


:o noss, a comet é um filé de moto luigi... num é cocô não... mas igual vc disse né, é sua opinião... :-*

sobre motard, ontem ví uma Bros SM, o cara num soube deixar ela massa...
acho que depende de quem faz a moto, tem que ter o kit básico motard, mas com certeza SuperMotard agora é moda...

Será que cresceu as vendas das Trail????

AMBN
29-05-07, 17:55
aproveitando... outra perguntinha
pra transformar em SM .. é mais em conta na Falcon ou Tornado [i](as melhores e robustas pra isso)
:P


Mermão... Robustez é com a Lander mesmo. Pistão forjado, camisa do cilindro de cerâmica... Falcon e Tornado não têm isso.

Luigi
29-05-07, 18:43
Se falar que o motor da lander é mais ROBUSTO (robustez não quer dizer durabilidade) que o da Falcon agora pegou pessado, o motor da falcon é muito mais robusto que qualquer motorzinho 250, como o da XT600 é ainda mais robusto, o da 660 então, quero ver o cara conseguir destruir, tanto que recomendam a troca de oleo dele a cada 10.000km!


Mas o assunto aqui não é robustes, ou motinha pequena (rs) é MOTARD

Seguinte, para montar uma motard, basicamente você gasta com

Aros
2.5 e 3.5 (motos menores)
3.5 e 4.25 (motos maiores)
Raiação especifica, ou não, depende da moto
Pneus

O resto vai do gosto do dono!

AMBN
29-05-07, 19:48
Faaaaala 400cc!!

De quantos em quantos km´s o manual da tua honda diz pra vc trocar o óleo? 1000 em 1000? Bom, o meu pai trocava o óleo da XLX 350 ano 1985 dele com essa frequencia, e como o motor de vcs é o mesmo hheeheh.... ]:)

22 anos usando o mesmo motor, só a Honda mesmo! Nem pra meter uma "cerâmicazinha" na camisa do cilindrão pô.... Já daria mó diferença em termos de durabilidade e robustez! hehe

Mas vamos esperar o salão duas rodas 2008.... De repente, além de novos adesivos, a Honda aumentar a robustez das motos que fabrica heheh
Uma ceramiquinha, um IEzinha tranquila, um sensor de velocidade acoplado no motor hehehe...

Luigi
29-05-07, 20:02
Isso é referente a esse tópico ?
Se liga cara, todo mundo já sabe que tu acha a lander a melhor moto do mundo, arranca até junto com 600 :lol: :lol:

BrunoDias
29-05-07, 20:06
usem mensagens privadas

AMBN
29-05-07, 20:23
Peraí, n to zuando o tópico n! Meus comentários são pertinentes ao tema em debate!

Tô só querendo mostrar que a Lander, com toda a sua tecnologia (ceramica-ie-nitrogenio no amortecedor-sensor de velocidade no motor-computador de bordo-4 hodômetros), é uma das melhores motos para se transformadas em SM! Graças ao tal sensor, a velocidade no painel n altera se vc colocar um aro SM nela!!

Quem tiver pensando em comprar uma moto pra transformar em SM n deve se esquecer da Lander!! :OK:

Me intuito é tão somente ajudar os amigos e não puxar sardinha pra Lander ]:)

Luigi
29-05-07, 20:47
AMBN, você está INCORRETO, como o aro traseiro está sendo mudando de 18 para 17 e o perfil do pneu também está sendo mudando, o velocimetro e a km será marcada errada também

A mera mudança do pneu 130 para o 150 já acarreta em erro de medição no caso da fazer!
Mais facil é trocar um mero desmultiplicador, que descobrir como arrumar o erro da marcação no caso da lander!

spygtba
29-05-07, 20:48
Bem capaz, é só estar ervado e atrasado que dá pra fazer sem mto torque. A minha faz e com carona. Ela se caga, mas, só lamento, atraso é atraso, tem que correr.

Esse lance de super motard eu não curto. Pra lhes falar bem a verdade eu não curto esse nome Motard. Pra mim esse lance de Super, va toma no rabo, super mesmo é só o super mario bross qdo pega a estrelinha, moto trail com roda street é moto comum, de onde 200cc é super? se uma 200cc é super, a falcom com pneu street passa a ser uma super ultra, a xt600 passa a ser uma super mega hiper. Baita frescura esse nome tosco.
Se minha moto tivesse um adesivo motard eu arrancava e colocava um Rock'n Roll.
E sinceramente usar roda street em moto trail é um coco. Ou é trail ou é street ou é custom. Motard pra mim, nunca, antei numa e gostei mas a XL200 do coroa era mto mais bala.




A moto sai facil de traseira, é só saber fazer, mas ai é só em curva de raio curto, a minha pedaleira esquerda tá quase na hora de trocar, tá pequeneniinha :Q

Mas motos 250 fazem slide sim, é só não colocar um pneu 160 e ter a manha

Sobre moto trail com pneu street é coco, bem, cada um tem sua opinião, eu acho a comet um coco, mas tudo bem, não fico jogando comet ... ops. coco no ventilador :lol:


Estes caras sao ums piadas. Por isso que eu gosto de ficar lendo estes topicos e tbm é legal qd aparece umas desse tipo abaixo:



Isso é referente a esse tópico ?
Se liga cara, todo mundo já sabe que tu acha a lander a melhor moto do mundo, arranca até junto com 600 :lol: :lol:


Mas vamos ao que interessa. Se fosse pra eu mudar de estilo trocaria o CUB por SuperMotard sem pensar duas vezes, como eu ja gosto de fazer as curvas bem deitado com a Biz com uma motard deve ser bem melhor de se fazer, a adrenalina de uma curva deitada quase no limite é demais, sem contar que as trails sao feias demais na minha opniao, mas mudei qd vi a do cyber e STX motard. Qd eu vender a minha biz daki uns 5 anos com certeza a proxima moto será uma motard.

rocksul
29-05-07, 21:02
A moto sai facil de traseira, é só saber fazer, mas ai é só em curva de raio curto, a minha pedaleira esquerda tá quase na hora de trocar, tá pequeneniinha :Q

Mas motos 250 fazem slide sim, é só não colocar um pneu 160 e ter a manha

Sobre moto trail com pneu street é coco, bem, cada um tem sua opinião, eu acho a comet um coco, mas tudo bem, não fico jogando comet ... ops. coco no ventilador :lol:

Bom luigi dei minha opinião sobre o que acho de uma trail se tornar uma super ultra motard. Se tu não gosta de minha moto, abra um tópico sobre isso.
Eu preso todas as motos, inclusive a Falcon, mas se fosse pra exagerar eu poderia chamar de coco qualquer moto que fique pra tras da minha na estrada, na subida e na descida, logo, a falcão seria um coco, ainda mais, falcão velho, mais coco.
Acho que tu ficou ofendido não pela moto, mas mesmo, pelo ter irmão o super mario quando eu falei da parte da estrelinha, pra ti o luigi sempre é melhor né? entra e sai pelo cano e fica mais bonitinho quado pega a flor e gospe bolinhas de fogo, bem biba mesmo.
1x1

rocksul
29-05-07, 21:05
Se falar que o motor da lander é mais ROBUSTO (robustez não quer dizer durabilidade) que o da Falcon agora pegou pessado, o motor da falcon é muito mais robusto que qualquer motorzinho 250, como o da XT600 é ainda mais robusto, o da 660 então, quero ver o cara conseguir destruir, tanto que recomendam a troca de oleo dele a cada 10.000km!


Mas o assunto aqui não é robustes, ou motinha pequena (rs) é MOTARD

Seguinte, para montar uma motard, basicamente você gasta com

Aros
2.5 e 3.5 (motos menores)
3.5 e 4.25 (motos maiores)
Raiação especifica, ou não, depende da moto
Pneus

O resto vai do gosto do dono!

Muito mais robusto que qualquer motorzinho 250 com excessão do motorzinho da comet, que faz a falcon comer poeira. Motorzinho mixuruca de 400cc.

FabricioFabuloso
29-05-07, 21:36
Quando eh q esse topico virou "qual moto eh melhor ?"... voltamos ao assunto Motard...

Tb achei estranho esse negocio da Lander... eu acho q vai dar erro do mesmo jeito... pq como eh no motor se baseia na roda traseira... se mudar o raio total (pneu + roda) vai alterar a velocidade tb... so se essa soma for igual....

Abraços

TorteX
29-05-07, 21:37
Bom, o meu pai trocava o óleo da XLX 350 ano 1985 dele com essa frequencia, e como o motor de vcs é o mesmo hheeheh.... ]:)

22 anos usando o mesmo motor, só a Honda mesmo!

[b]
Pq a Yamaha num lançou suas 250 antes então ]:) ]:) ]:) ]:)

E o motor da Falcon que eu saiba vem da moto de Enduro( Obrigada a ser robusta pelo seu proposito) XR 400!!

PenPen
29-05-07, 21:50
puts eu vi hoje indo para a facul uma xt 600 sm... coisa mais linda.. nunca vi um pneu tão grande em uma moto trail :drool: :drool: juro deveria ser no minimo 160 :0_0: o canto do pneu estava quase pegando na balança.... a traseira da moto ficou linda parecida uma ss de costa... ( talvez tambem pq tinha uma loira gatinha atras hehehe )

agora jogando lenha na fogueira .... conheço duas landers sm e nenhuma precisou mecher no velocimetro...

Luigi
29-05-07, 22:01
PenPen, não PRECISA, a minha moto também nõa mechi no velocimetro, mas a moto marca a mais, a minha marca uns 17% a mais, a lander SM deve (eu digo deve porque só medindo o diametro externo dela original, depois motard pra saber) ser algo em torno de 5% de erro

PenPen
29-05-07, 22:06
calma me expressei mal... eu quis dizer que a diferença era tão pequena que ficou imperceptivel na pratica... como voce disse em torno de 5% o que cai nos 10% de tolerancia do velocimetro...

AMBN
29-05-07, 22:26
Ou seja....

No geral, qual é a moto que se adapta melhor ao estilo SM?? Colocando a pergunta de outra forma, qual é a que exige menos gastos para ser transformada em SM? ]:)

A Lander, é claro! Nem mexer no painel vc precisa, tamanha é a tecnologia da moto! Ela aceita o aro da SM de boa!! :OK: Pra homologar a alteração é tranquilo! Isso significa dizer que uma das desvantagens da transformação levantada no tópico n se verifica na Lander (em tese). Vc n vai ficar tomando multa em radar depois da transformação! :OK:




[b]
E o motor da Falcon que eu saiba vem da moto de Enduro( Obrigada a ser robusta pelo seu proposito) XR 400!!


Parece que não cara, li em algum lugar que esse motor é o mesmo da XLX 350, Sahara, etc...

Dilim
29-05-07, 22:54
Resumindo:

a Lander é a melhor moto do mundo!
seguida da Suzuki Yes em segundo lugar...



ahh... falei

dmsb
29-05-07, 23:00
Essa conversa de qual é melhor já está ficando chata. |:( |:( Mas voltando ao assunto SM que muito me interessa. Comprei uma Lander OKm. Recebo ela amanha e já encomendei as rodas 17 para transformar em SM. Só vou deixar fazer a 1 revisao dos 1.000KM até pra sentir a moto e depois vou trocar as rodas. Quando isto acontecer posto aqui as diferenças do velocimetro e as percepções sobre o que melhorou e piorou na moto. Cyber, a tua Tornado é a SM mais bonita que ví até hoje. Parabens.

FabricioFabuloso
29-05-07, 23:08
Peço mais uma vez aos usuários que não debatam sobre qual a melhor moto, pq a melhor eh sempre a nossa... POR FAVOR deem enfase ao tema do topico que eh SuperMotard, suas vantagens e desvantagens....

Grato

Abraços

Furious VIPER
29-05-07, 23:23
Resumindo:

a Lander é a melhor moto do mundo!
seguida da Suzuki Yes em segundo lugar...



ahh... falei

Sensacional!! O Dilim merece uma medalha de "Honra ao mérito"....
ô AMBN... pára de catequisar o pessoal com a Lander 660 R meu!! Sério... a Lander é uma baita moto, mas ela se equivale sim com a Tornado!!! Pra ser superior teria q ser o caso da Comet com a Twister e Fazer... q a diferença é notória!!! A Lander é uma baita moto assim como a Tornado é uma baita moto! Pronto!!

sot010174
29-05-07, 23:42
AEEEEE SUZUKI YES MELHOR 125 do mercado!!!! hAHUehawehUewHuehaahuehuhauehA :clap:

acho que qualquer moto fica legal em SM... ja vi bros e tornado e achei legal... mas ainda prefiro trail mesmo... soh a STX ficou mais bonita motard... provavelmente pela pintura fosca e a lanterna de leds...

ahlmiranda
30-05-07, 00:20
AEEEEE SUZUKI YES MELHOR 125 do mercado!!!! hAHUehawehUewHuehaahuehuhauehA :clap:


Discordo. A melhor moto do mercado é a Honda POP, so que como nao é trail nao da pra transformar em motard. hehehehe

muayzen
30-05-07, 00:39
falcon? lander? comet ?

puffff

falai ai tio pq eles nao conhecem nossa motoca :P vrum vrummmmmmmmm

cold-milk
30-05-07, 08:31
o assunto é motard




http://i195.photobucket.com/albums/z43/cold-milk/Imagem006.jpg

AMBN
30-05-07, 10:31
Essa conversa de qual é melhor já está ficando chata. |:( |:( Mas voltando ao assunto SM que muito me interessa. Comprei uma Lander OKm. Recebo ela amanha e já encomendei as rodas 17 para transformar em SM. Só vou deixar fazer a 1 revisao dos 1.000KM até pra sentir a moto e depois vou trocar as rodas. Quando isto acontecer posto aqui as diferenças do velocimetro e as percepções sobre o que melhorou e piorou na moto. Cyber, a tua Tornado é a SM mais bonita que ví até hoje. Parabens.


Mudando de assunto então, vc está nos dando uma excelente notícia! Primeira Lander SM do forum! N se esqueça de postar aqui os resultados dessa transformação! Dependo da sua experiência, transformarei a minha em MOTARD tmb.

Vc vai usar os raios originais ou inox? Os meus raios já estão ficando com aqueles pontos pretos de ferrugem! Assim que puder, pretendo colocar tudo inox.

Coltz
30-05-07, 11:18
vcs jah viram a hypermotard da ducati? aquilo sim é moto...

eu acho errado transformar motos de baixa cilindrada em supermoto...

o unico fabricante que lançou no mercado na mundo uma supermoto de baixa cilindrada foi a sundown

até a honda tem uma 650 supermoto fora do brasil.....eu acho que pra ficá legal tem q ser acima de 600, não acho certo nem a falcon super......but......

Luigi
30-05-07, 11:38
Nossa quanta $#@%$# que eu li

1º O erro do painel da lander (que já é grande, sim maior que o analogico velho e defasado da falcon) fica maior em torno de 5º motardiando
Segunda, não dá pra homologar motos motard, nem que o painel marque certo, por causa da lei de 1978, só na cagada passa na vistoria do imetro (sem ser prototipo) a minha passou.

Sobre os custos, é o mesmo, para montar uma lander e uma falcon digamos, mas no caso, a lander sai mais caro, porque precisa de 2 jogos de raios para a roda dianteira (DT e tornado) e na falcon só se usa o da XR200
E na traseira na falcon se usa os raios originais (menos um gasto) e na lander não vai mais um jogo, DE FALCON! e ainda sim fica com os nipes tordos (raiação mais fraca)

Sobre o motor da falcon, não é o mesmo da XLX e sahara não, é o mesmo da XR400 (gringa de enduro) mas com um escape mais abafadom cabeçote mais fechado e carburador menor pra amansar a moto

Coltz
30-05-07, 13:50
o azevedo antes de correr o dakar de ktm corria de nx4....claro com muitas modificações mas basicamente é a mesma moto...só se lembra que quanto maior a performance da moto, mais ela gasta....seria inviável ter uma nx4 nos moldes do motor da xr 400 pra rodar na cidade, ia comê um absurdo de gasolina

acredito que ficaria legal a motard com essas peças mais fortes, mas na configuração original do motor..... :s

TorteX
30-05-07, 13:53
Parece que não cara, li em algum lugar que esse motor é o mesmo da XLX 350, Sahara, etc...



[b]
Não heim!! Meu irmão ja teve falcon...Quando comprou o vendedor falou que é o motor da XR400 (ta certo que tem vendedor que so fala merda) e tambem no teste da falcon do tite ta falando que vem da XR 400....tbm ja ouvi falar q vem da sahara....mas num li isso em nenhum lugar tb....

http://www.consorcioeconomico.com.br/images/nx4_falcon.jpg
http://www.mototours.de/bilder/XR400.jpg

Luigi
30-05-07, 15:12
Sim, é o MESMO motor, só muda cabeçote, escape e carburador!
A XR400 faz uns 15 por litro (é vendida lá em portugual pra uso urbano) a falcon faz de 20 a 25
Fiz 25km/l sem baixar de 120 com garupa e gau de 45l cheio.

Coltz
31-05-07, 08:54
Fiz 25km/l sem baixar de 120 com garupa e gau de 45l cheio.


a vai, até eu que tenho falcon não acredito nisso :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

cold-milk
31-05-07, 09:00
Sim, é o MESMO motor, só muda cabeçote, escape e carburador!
A XR400 faz uns 15 por litro (é vendida lá em portugual pra uso urbano) a falcon faz de 20 a 25
Fiz 25km/l sem baixar de 120 com garupa e gau de 45l cheio.
ai ai ai... tava com a embreagem engatada e numa descidona!!

Luigi
31-05-07, 09:01
Coltz eu também não acredito, mas fiz :Q
Isso foi sexta indo pra praia, eu e mais 2 colegas de falcon, na br, mantendo 5000 a 6000 giros.
fiz exatados 130km com 5.3l de gasoroba (os 130 foram adquiridos descontando os 18% do painel e calculando a média com a km das outras 2 falcons)

Minha falcon na cidade faz entre 19 a 22 ma estrada nunca fiz menos de 22, sempre entre22 e 24 andando a 120~130 com garupa e bagagem, isso que tá com escape esportivo e carburador regulado

Mas as motos dos meus amigos (2007) não fazer isso nem a pau :drool:

Cyber
31-05-07, 11:23
Mermão... Robustez é com a Lander mesmo. Pistão forjado, camisa do cilindro de cerâmica... Falcon e Tornado não têm isso.




Tão robusta que os cara não usam ela em campeonato sm pq eh manca, alem de que tornado é preferencia nacional quando se fala em sm, brasilia capital das sm, da uma olhada em quanta tornado motard está saindo novinha e indo pra pista, e olha lander?

Não que eu não goste da lander, ela eh uma otima moto, mais desfazer da tornado e falcon é piada...

o Luigi anda as vezes na lander sabe do que eu estou falando :D

DMSP, onde está a lander motard já montou cara?

Luigi
31-05-07, 11:59
Sei muito bem, de tornado não andei ainda pra comparar lander x tornado, mas já andei, empinhei, pulei quebra mola, de lander, a motinha é valente, mas não deixa de ser 250TTINHA com isso ela compete com outras 250tinha, não tem vez em nenhum aspecto com motos maiores.

IE não dá mais potecia, apensa permite uma aceleração mais linear, se bem que a falcon (a minha) não tem furos na aceleração, responde bem em qualquer giro.

Mas vamos falar sobre motard

Uam desvantagem da lander é que não tem jogos de raios nacionais pra ela para SM, teria que usar os originais cortados (que ficam MAIS FRACOS) ou importar os da XT660X, que a furação do cubo é a mesma
Ou usar gambiarra de colocar raio de FALCON atrás, e os mais curtos da DT/Tornado na frente, ficando assim com os nipes tortos, com perigo de estourar , a falcon e tornado dá pra usar os raios da falcon atrás, e os raios traseiros da XR200 na frente, e fica 100%, nipes retinhos, raiação perfeita.

AMBN
31-05-07, 12:06
Queria deixar registrado o seguinte: ao transformar uma trail em SM, vc já está fazendo gambiarra... O processo em si é uma gambiarra, na boa.

Adaptação = gambiarra

Não estou discutindo se vale a pena ou n realizar a transformação. Pra alguns vale a pena, pra outros nao. Nesse meu RJ detonado, digo que n vale. Em pista de cross vc tem que rodar com moto de cross.

Trail na veia!!!! ]:)

Luigi
31-05-07, 12:16
Eu já não acho, se fosse gambiarra, não teria motos saindo de fábrica SM, motos rodando o mundo SM, não é porque a moto é SM, que ela não se dá bem nos buracos, eu ando junto com meus amigos de falcon original de boa, na cidade, e paralelepipido, só não dá pra nadar junto no barro e principalmente lama, de resto, vai de boa, só perde UM POUCO de conforto na dianteira, por causa do aro 17 contra o 21 original, mas a suspensão continua fazendo seu serviço muito bem!

Gambiarra pra mim é aqueal coisa porca, toda torta e mal feita, adaptação é algo mais "perfeito"

Wanderson
31-05-07, 12:26
Os cara metem o pau em 250cc mas ja vi twister dando pau em falcon
muita gente fala q ela nao anda muito bem
acho a falcon linda
prefiro a falcon do que a twister
mas é o q falam
meu camarada tem uma falcon e disse q nunca perdeu pra twister
ai vai de cada um

cold-milk
31-05-07, 12:27
ainda digo que o AMBN vai transformar a dele numa SM kkkkk



olha a KTM q linda

http://static.blogo.it/motoblog/ktm-supermoto-camp/big_KtmsupermotoCamp14.jpg

http://static.blogo.it/motoblog/ktm-supermoto-camp/big_KtmsupermotoCamp16.jpg


e tem um video de uma no trânsito

http://mediacenter.gazzetta.it/MediaCenter/action/player?uuid=1b9b329c-0880-11dc-b14e-0003ba99c667&idCanale=Motori&navName=2

Luigi
31-05-07, 12:28
Original x Original não tem como a twister ganhar, só se for bem fuçada

Colega meu tinha uma twister 285 com carenagem integral e tudo mais e agora tem uma falcon motard, e afirma que a falcon anda mais em qualquer quesito!

Coltz
31-05-07, 14:27
nada como uma KTM ]:)

Luigi
31-05-07, 14:33
É, nada como o preço de manutenção de uma KTM :lol:

http://hem.passagen.se/poison/foton/mc/xt660x.jpg


Bemmm mais proxima da minha realidade :clap:

Coltz
31-05-07, 14:51
linda né?

mas manutenção de yamaha é cara filho.........

e essa moto do jeito q tá tb é bem cara.....

aros excel ponteria arrow....são peças caríssimas

Wanderson
31-05-07, 15:32
Ktm loka mesmo :drool:

Luigi
31-05-07, 15:53
Sim, yamaha é cara pra caraleo, o preço de manutenção da fazer era maior que da falcon!

Aros pra minha XT660X eu já tenho 3.5 e 4.25 :drool: Só falta o paralama da X e 2 protorkão :-/
Huahsuahushauhsuahs

minerinho
31-05-07, 23:29
[b][color=gray]Opa assunto Supermotard é interessante demais... hehe

Bom vamos ao que confunde o pessoal.

Supermoto ou supermotard, é uma adaptação, já que no brasil não tinhamos nenhuma moto que venha de fábrica neste estilo, agora inovado pela sundown com a stx motard.

Basicamente é subistituido os aros originais por mais largos e de diametro menor, 17" polegadas são os aros padrões para uma moto virar supermoto. A alteração é feita para ganhar-se mais pegada na moto, mais curva e já que as trails tem um angulo de curva muito bom esse estilo melhora mais ainda sendo uma supermoto.




Nossa, nem sabia que era só isso a modificação....

mais bacana... e a suspenção dianteira continua boa feito trail?

Luigi
01-06-07, 09:25
Mineiro, a suspensão continua, mas com o o aro é menor, ele sofre um pouco mais nos buracos (ele tende a cair dentro dependendo da cratera) mas de resto, é só alegria :D

dmsb
01-07-07, 18:34
Olá Cyber, olá pessoal do PN. Desculpem a falta de notícias, mas é que nada de concreto aconteceu ainda na minha Lander SM. Isso porque ainda não fiz a revisão dos 1.000KM. Como vou mexer bastante na moto, quero ter certeza que ela não tem nada de errado antes de me arriscar a perder a garantia. eheheh

Hoje estou com 680KM rodados. Até agora, só rodei com gasolina Podium, justamente pra não ter desculpa de gasolina adulterada caso ela falhasse.

A partir do próximo tanque, vou rodar com gasolina aditivada comum pra ver o que muda no comportamento da moto.

Por hora estou muito satisfeito. Aqui está fazendo uns dias bem frios e a injeção eletronica é fantastica. A moto pega sem o menor esforço e nunca deu uma rateada sequer. Simplesmente perfeita. O farol também é fantástico. Mas ainda assim vou trocar a lampada por uma de 55/60W. Tenho uma Cristal Vision que sobrou do meu carro. Já testei e ficou animal. Mas só vou deixar em definitivo na moto depois da revisao. hehehe

Mais uns 10 dias e devo fazer a revisão dos 1.000km, e ai começo a transformação.

Já estou com boa parte das coisas compradas
-Paralama SM Circuit
-Aros 17" 2.5 e 3.5 pretos TrheeHeads
-Adesivos e capa de banco
-Jogo de cubos originais para montar as rodas SM
-Raios em Inox

Vou mandar pintar os cubos esta semana e em seguida vou mandar os cubos e aros pra raiação. O cara que vai montar pra mim disse que os raios vão ficar perfeitamente alinhados. Vamos ver.

Por enquanto tenho pesquisado muito a respeito das transformações e suas implicações.

Sobre o erro do velocimetro, como a Lander calcula no motor, ela usa como referência a roda traseira.
Como a original vem com pneus 120/80 x 18" e eu vou colocar 130/80x17", a diferença de tamanho entre os conjuntos é de 1% pra mais na velocidade. Por isso não vai dar erro significativo no velocimetro.

Se trocar a coroa da lander (46 dentes) por uma da Fazer (45 dentes) coloca um erro negativo na velocidade de aprox 2%, ou seja, considerando o erro proposital de fábrica, tá tudo certo e sem riscos de tomar multa a toa.

Assim que estiver pronta, vou criar um tópico aqui com o passo a passo da tranformação e as fotos de cada detalhe.

t+

OgaiT
04-11-08, 15:20
Supermotard é mto mais vantajoso tanto no visual qto no desempenho das ruas....

jeffin
04-11-08, 17:00
Motard

é Mara

uhauhsuahsa
a moto fica Show de mais so perde
em strada de terra so em mais nada

logo mais Vou posta fotos da minha pra vc6 darem uma olhada
i pra me darem alguma ideia tbm
flw

pulatampinha
13-05-09, 11:33
desenterrei o tópico galera ajuda aqui!

Li aqui no tópico o cyber falando que SM não é legalizado e pode gerar multa e a não vistoria do veículo, por estar descaracterizado por ter mudanças no diâmetro das rodas.

O cyber disse em sua respostas tb que com o lançamento da STX Motard da Sundown que talvez (veja bem, talvez) o Detran e os "poliça" agora tolerem as alterações, mais isso foi na época (o tópico é de 2007).

Pergunta:

Alguém sabe como que tá essa situação de Motard junto a polícia e Detran??????

agm2112
13-05-09, 12:50
Alguém sabe como que tá essa situação de Motard junto a polícia e Detran??????


Melhor coisa é pagar 100 reais e andar com um CSV emitido pelo INMETRO, pois assim os homi não vão ter como reclamar.