PDA

Ver Versão Completa : Duvida Sobre Novas Leis de Capacete



TorteX
26-01-07, 14:11
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou novos requisitos para a utilização de capacete para condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo e quadriciclo motorizado. De acordo com a Resolução 203, publicada nesta sexta-feira, será obrigatório o selo de certificação expedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) ou por organismo por ele credenciado. Será necessário também, que o capacete possua, nas partes traseiras e laterais, elementos refletivos de segurança que deverão ter uma superfície de pelo menos 18 cm² (dezoito centímetros quadrados), essa faixa garantirá a sinalização do capacete.


De acordo com as definições do Contran, o capacete deverá possuir viseira, sendo que durante o período noturno é obrigatório que ela seja do padrão cristal. No entanto, caso o capacete não possua viseira, deverá ser utilizado óculos de proteção que não poderão ser substituídos por óculos de sol. Os óculos de proteção são aqueles que permitem ao usuário a utilização simultânea de óculos corretivos ou de sol (figura abaixo).

A Resolução 203 do Contran proíbe, ainda, a aposição de películas na viseira e nos óculos de proteção. O prazo de entrada em vigor da Resolução é de 180 dias.

Quem estiver em desacordo com a Resolução 203 do Contran que trata do uso do capacete está infringido os incisos I e II do Art. 244 do Código de Trânsito Brasileiro que prevê infração de natureza gravíssima, multa de R$ 191,54, suspensão do direito de dirigir e recolhimento do documento de habilitação.


[blue][b]Intaum...axo que não sou so eu que axo essas novas leis meios confusas...fiquei com algumas duvidas...

- Fala que no periodo da noite é obrigatorio viseira cristal certo...Então altomaticamente fala que de dia pode-se usar fume...Mais tambem fala que é proibida a aposição de películas na viseira, então so pode ser viseira ja feita escurecida??

-O Codigo diz que os capacetes tem que ter viseira...se não tiver tem que ter o oculos de proteção..ateh ai tudo bem...mais e se andar com a viseira aberta?? contra isso o codigo ñ diz nada! Imagina akele calor de 40º e todo mundo de viseira fexada! :0_0:

Ah e ontem comprei a cartela com os adesivos refletores! 6 reais!...

Vai intende essas leis....duro eh que cada guarda interpreta de um jeito....e a multa é alta! e ainda perde a Cnh!

carnachion
26-01-07, 14:19
A lei já especifica que a viseira tem que estar completamente fechada sem frestinha! É brabo mas é a lei!

Lagartixxa
26-01-07, 14:26
[b]Intaum...axo que não sou so eu que axo essas novas leis meios confusas...fiquei com algumas duvidas...

- Fala que no periodo da noite é obrigatorio viseira cristal certo...Então altomaticamente fala que de dia pode-se usar fume...Mais tambem fala que é proibida a aposição de películas na viseira, então so pode ser viseira ja feita escurecida??

-O Codigo diz que os capacetes tem que ter viseira...se não tiver tem que ter o oculos de proteção..ateh ai tudo bem...mais e se andar com a viseira aberta?? contra isso o codigo ñ diz nada! Imagina akele calor de 40º e todo mundo de viseira fexada! :0_0:

Ah e ontem comprei a cartela com os adesivos refletores! 6 reais!...

Vai intende essas leis....duro eh que cada guarda interpreta de um jeito....e a multa é alta! e ainda perde a Cnh!


entao pela nova lei so vai poder usar as viseiras que ja sao escuras, sem pelicula. a minha é a original da starplast, é muito boa!

sempre foi proibido andar de viseira aberta, o pessoal q faz vista grossa pra isso!

TorteX
26-01-07, 14:31
entao pela nova lei so vai poder usar as viseiras que ja sao escuras, sem pelicula. a minha é a original da starplast, é muito boa!

sempre foi proibido andar de viseira aberta, o pessoal q faz vista grossa pra isso!


[b]Humm blx...nos meus dois capacetes e a viseira original fume msm...soh que em um eu vo voltar a cristal que veio com ele...! Um capacete pra dia e um pra noite! Fod%$3 que um tah sem o selo do imetro q caiu bos%$#!

Ahh tomara que continuem fazendo vista grossa pra viseira aberta msm! Pq so fexo em estrada!

casali
26-01-07, 14:32
Eu quero comprar um capacete, mas ainda nunhum fabricante se manifestou a respeito,
na loja onde eu vou comprar vai chegar os mach5 no início do mes mas ainda vão vir sem os adesivos.

Já passou metade do prazo para regularização, e ninguem se manifestou, em maio vai ser uma correria pra por isso em ordem,
aqui na cidade vai ter blitz no primeiro dia após a vencimento do prazo, é sempre assim

a starplast disse num email que escrevi que esta aguardando o contram normatizar os adesivos
vai seruma merda comprar um capacete e depois de 2 meses ter comprar adesivos para legaliza-lo

TorteX
26-01-07, 14:41
Eu quero comprar um capacete, mas ainda nunhum fabricante se manifestou a respeito,
na loja onde eu vou comprar vai chegar os mach5 no início do mes mas ainda vão vir sem os adesivos.

Já passou metade do prazo para regularização, e ninguem se manifestou, em maio vai ser uma correria pra por isso em ordem,
aqui na cidade vai ter blitz no primeiro dia após a vencimento do prazo, é sempre assim

a starplast disse num email que escrevi que eata aguardando o contram normatizar os adesivos


E so comprar a cartela que ja vem com 4 adesivos refletivos...paguei 6 reais!

Ai colei um de cada lado e um atras...

http://img262.imageshack.us/img262/3223/capaceteoe1.png

px400
26-01-07, 14:43
qual o dia limite pra regularizar???

Furious VIPER
26-01-07, 14:44
Ah tá... eu vou andar com um capacete de 600 reais com akela bosta do selo do inmetro atrás?? ah tá.. só pq eles querem!! coisa masi feia pô!! Sem xance!!

casali
26-01-07, 14:50
E so comprar a cartela que ja vem com 4 adesivos refletivos...paguei 6 reais!

Ai colei um de cada lado e um atras...



e esses adevivos que tu comprou são aprovados pelo detran, inmetro?

vai ser igual os de caminhão vai ter que ter o chamegão deles

TorteX
26-01-07, 14:52
Ah tá... eu vou andar com um capacete de 600 reais com akela bosta do selo do inmetro atrás?? ah tá.. só pq eles querem!! coisa masi feia pô!! Sem xance!!


[b]Um meu ta sem o selo fora...mais tem a etiqueta dentro! tomara que resolva! huhuhuhahua

TorteX
26-01-07, 14:55
e esses adevivos que tu comprou são aprovados pelo detran, inmetro?

vai ser igual os de caminhão vai ter que ter o chamegão deles


[b]Bom na cartela não vem nada de Inmetro...O detran so especifica q deve ter 18cm².
Naum eh igual de caminhão ñ! eh igual esse da foto do meu capacete
http://img262.imageshack.us/img262/3223/capaceteoe1.png

casali
26-01-07, 15:01
pior que an resolução diz que o adesivo deve ser aprvado pelo inmetro

TorteX
26-01-07, 15:12
pior que an resolução diz que o adesivo deve ser aprvado pelo inmetro


O adesivo do Inmetro eh oq tem q estar atras do capacete!

igual esse oh...que todos novos jah possuem...

http://img259.imageshack.us/img259/7623/adesivoinmetrory1.png

RGBguima
26-01-07, 15:18
[b]Bom na cartela não vem nada de Inmetro...O detran so especifica q deve ter 18cm².
Naum eh igual de caminhão ñ! eh igual esse da foto do meu capacete


Mais é só 1, ou tem que ter 1 na direita, 1 na esquerda, 1 na frente e um adesivo atrás???


O meu capacete tem viseira tranparente, então se eu comprar uma
viseira escura de fabrica eu posso trocar e usar normalmente??

RGBguima
26-01-07, 15:20
O inmetro deveria fazer um Selo mais decente para os capacetes, os selos se soltam facilmente... mó Merda..

TorteX
26-01-07, 15:22
Mais é só 1, ou tem que ter 1 na direita, 1 na esquerda, 1 na frente e um adesivo atrás???


O meu capacete tem viseira tranparente, então se eu comprar uma
viseira escura de fabrica eu posso trocar e usar normalmente??



[b]Tem que ter um adesivo na direita um na esquerda e um atras!

Viseira escura de fabrica permitida duranto o dia so! nela mesmo ja vem escrita somente para ultilização diurna!

RGBguima
26-01-07, 15:25
Putz entaum tem que ter um Capacete para andar de dia e outro para andar de noite...
Ai é OSSO...

TorteX
26-01-07, 15:27
Putz entaum tem que ter um Capacete para andar de dia e outro para andar de noite...
Ai é OSSO...


[b]
Fod%# neah!

Sorte que capacete é oque menos falta em casa! Todo mundo anda de moto! huauhauha intaum eh soh dxa um com viseira cristal pra usa a noite!

Wanderson
26-01-07, 15:28
uma duvida
durante o dia tenho q usar o capacete com os adesivos refletivos???

TorteX
26-01-07, 15:35
uma duvida
durante o dia tenho q usar o capacete com os adesivos refletivos???



[b]Apesar de ñ refletir de dia...tem q usa o tmpo inteiro!

[blue]E o carona...sera q tem todasss essas frescuras tbm??

danilo-japa
26-01-07, 15:37
Ah tá... eu vou andar com um capacete de 600 reais com akela bosta do selo do inmetro atrás?? ah tá.. só pq eles querem!! coisa masi feia pô!! Sem xance!!

FOOOOOOOOOOOO***DA messmo... hehehe

o meu nao chega a custar 600paus... mas tirei o adesivo do imnetro... treco feio da *****..
capacete pretao brilhando mais que carro zero e akele adesivo roxo! há vá...

RGBguima
26-01-07, 15:39
[blue]E o carona...sera q tem todasss essas frescuras tbm??


Acho que os adesivos tem que ser em todos os capacetes... tanto faz Piloto ou Garupa.. se não a lei num tem lógica..
heheh bem que as Leis do Brasil saum tudo sem lógica..haha

massumi
26-01-07, 15:40
se a lei permitisse mandar fazer o adesivo dos nossos gostos seria otimo!!!!!
tipo, adesivos cum nossos nome e tal.....
ae seria o bixo!!!!!!!

TorteX
26-01-07, 15:42
Acho que os adesivos tem que ser em todos os capacetes... tanto faz Piloto ou Garupa.. se não a lei num tem lógica..
heheh bem que as Leis do Brasil saum tudo sem lógica..haha


[b]Eu digo....carona num pode usa viseira escura de noite...ou viseira aberta! c for isso tbm jah eh demais neah!

Lagartixxa
26-01-07, 15:43
[b]Apesar de ñ refletir de dia...tem q usa o tmpo inteiro!

[blue]E o carona...sera q tem todasss essas frescuras tbm??


sim! o carona tem q esta dentro da lei tbm!

e pelo q o carinha q entrega agua aki falou, o capacete tem q ter adesivos nos QUATRO lados ou seja, atras, na esquerda, direita e NA FREENTE TBM! por isso as cartelas tao vindo com 4 adesivos!

alguem falou sobre fazer vista grossa pra viseira levantada, acho q nao vai mudar, mas si mudar, é so abaixar qndo ver os cops!

RGBguima
26-01-07, 15:45
[b]Eu digo....carona num pode usa viseira escura de noite...ou viseira aberta! c for isso tbm jah eh demais neah!


Ai é o Cumulo... Sem Palavras (%#$&*) pra quem fez a Lei..

Lagartixxa
26-01-07, 15:46
se a lei permitisse mandar fazer o adesivo dos nossos gostos seria otimo!!!!!
tipo, adesivos cum nossos nome e tal.....
ae seria o bixo!!!!!!!


mas na lei nao fala em lugar nenhum q o adesivo tem q ser redondo ou quadrado, so fala q ele tem q ter 18cm², por tanto c pode interpretar q o adesivo pode ter o formato q vc quiser, desde q tenha o tamanho especificado!

danilo-japa
26-01-07, 15:49
se a lei permitisse mandar fazer o adesivo dos nossos gostos seria otimo!!!!!
tipo, adesivos cum nossos nome e tal.....
ae seria o bixo!!!!!!!



mas na lei nao fala em lugar nenhum q o adesivo tem q ser redondo ou quadrado, so fala q ele tem q ter 18cm², por tanto c pode interpretar q o adesivo pode ter o formato q vc quiser, desde q tenha o tamanho especificado!

isso mesmo LAgartixxa!
tem uns capas da Protork que estao vindo com adesivos refletivos em forma de tribal... em torno do capacete inteiro!
este sim atende as exigencias da LEi! hahahah

TorteX
26-01-07, 15:54
e pelo q o carinha q entrega agua aki falou, o capacete tem q ter adesivos nos QUATRO lados ou seja, atras, na esquerda, direita e NA FREENTE TBM! por isso as cartelas tao vindo com 4 adesivos!



A lei não fala nada de adesivo na frente ñ!

Furious VIPER
26-01-07, 22:22
FOOOOOOOOOOOO***DA messmo... hehehe

o meu nao chega a custar 600paus... mas tirei o adesivo do imnetro... treco feio da $#@%$#..
capacete pretao brilhando mais que carro zero e akele adesivo roxo! há vá...


O meu tb não foi 600!!!hahaha o preço de tabela dele era 600 qdo comprei.. mas foi num evento.. e xorei um **** desconto.. pq foi à vista.. paguei 390 nele... muuuuuuito desconto.. mais de 30%!!

vini
24-06-07, 19:34
e qto a capacete aberto? sem protecao de queixo, com oculos adequado pode neh?

TorteX
24-06-07, 20:23
e qto a capacete aberto? sem protecao de queixo, com oculos adequado pode neh?

Aham...aberto so com oculos de proteção...

danilo-japa
24-06-07, 22:00
tem um pessoal que tá fazendo os adesivos refletivos nas logos das marcas tipo SHOEI, SHARK, AGV, em tamanho grande, de forma que dê 18cm²

Quando comprei meu Shark o dono da loja colocou os adesivos na hora, mas como na frente nao tem lugar para colocar (entrada de ar) daí nao colocou...

Detalhe que acabei de ver. No selo do INMETRO está escrito:
"CAPACETE PARA CONDUTORES E PASSAGEIROS DE MOTOCICLETAS E SIMILARES"
Portanto, passageiro segue a mesma regra, inclusive a proibição de andar com viseria aberta. É regra que visa cuidar da integridade física do cidadão. Garanto que vocês nao vao querer que um bixo entre no globo ocular, vc perca a direção por alguns segundos e ...Puf!

Já a vedação de viseira fume para passageiro me parece inócua, já que o condutor é quem deve prestar atenção no transito!

Furious VIPER
24-06-07, 22:28
A viseira fumê pro garupa realmente não tem nada a ver...
Tanto q funcionava akela de piloto trocar o capacete com o garupa qdo param na blitz pra não levar a multa, tentar dar akela choradinha e seguir viagem (qdo o piloto tem viseira fumê e o garupa tem viseira cristal)!!
Meus 2 capacetes tem viseirs fumê... não tem adesivos refletivos... e nem selo do inmetro!! Tá errado?.. hum.. tá sim.. mas... paciência, eu não vou andar com akeles selos bagaceiros nem os refletivos não!

_Mauricio_
24-06-07, 22:56
A lei não fala nada de adesivo na frente ñ!


Olha não sei c a lei fala, mas no que eu tenho, ja veio com adesivo na frente tbem. Ganhei ele quando comprei a moto (2 meses), eh da Pro tork

lagreca
25-06-07, 08:07
bom, o selo do imetro não tem o que fazer, o meu já era, ele não aguenta o tempo, não vo arranja outro capacete so por causa do selo, o jeito é morrer com os adesivos, e tem agora aquela da placa da moto que tem que ter uma película refletiva, so enxeção de saco, alguem sabe alguma coisa sobre a placa da moto refletiva??

minerinho
25-06-07, 09:02
bom, o selo do imetro não tem o que fazer, o meu já era, ele não aguenta o tempo, não vo arranja outro capacete so por causa do selo, o jeito é morrer com os adesivos, e tem agora aquela da placa da moto que tem que ter uma película refletiva, so enxeção de saco, alguem sabe alguma coisa sobre a placa da moto refletiva??


placa com película reflexiva é só pra quem for emplacar depois da lei aprovada, quem já tem ela emplacada não tem necessidade de trocar não!

Agora eu já emplaquei a minha com ela é pouca coisa mais cara, mais é mais bonita e segura.


Gente e sobre os ADESIVOS no capacete, alguém sabe se já está valendo essa resolução?

TorteX
25-06-07, 10:31
Gente e sobre os ADESIVOS no capacete, alguém sabe se já está valendo essa resolução?




Começa em agosto...mais to achando que num vai virar é nada viu..pelo menos foi o que aconteceu com a lei do engate aqui....

crazykid
25-06-07, 10:45
Po na boa.. eu ate concordo com essa parada de andar com a viseira sem ser a fume!!. eu tenho cum capacete de trilha e com ele eu ando com oculos de trilha tbm que eu mandei colocar um "sulfim" prateado.. fico bao demais andar naquele solao com a viseira pq num incomoda tanto.. mas agora andar de noite com aquilo puts.. num da pra ve nada so os buracos quando ja estao debaixo da roda e na rodovia tbm da pra ve nada nao..
mas agora dos adesivos eh f#$# pq eu comprei o capacete mo caro e ai vem os cara querendo que eu faça ele virar arvore de natal vai ser fogo com esses adesivos ai

Hunter 123
25-06-07, 10:48
Aham...aberto so com oculos de proteção...

Acho que não. O cara pode usar o capacete aberto normalmente, desde que esteje com a viseira abaixada.

Hunter 123
25-06-07, 10:56
A estória dos adesivos é boa. O problema é fazer o cara usar o capacete. Tem cidades em que a coisa é absurda, o que está diretamente ligado ao quesito educação.
Aí eu pergunto: Se os motoqueiros passam na frente dos Homi sem capacete e o segurando no punho, no que se tornará essa lei? Os Homi farão uma dura nas primeiras semanas, mas depois tudo acaba em samba mesmo.
Ontem eu vi: No sinal tinha dois caras da forma como eu citei aí em cima. Passou um Homi de moto. O que ele fez? Olhou, deu uma encarada e foi embora. É assim, até em frente do batalhão eles passam sem capacete.