PDA

Ver Versão Completa : Cera: Abrasiva ou Protetora?



Furious VIPER
31-01-07, 00:36
Senhores, lembro duma vez q tava querendo trocar meu tankpad.. e como ao tirar fica sempre akelas manchas de cola, me indicaram usar cera pra ajudar a tirar!! Mas detalhe... cera a gente usa pra proteger a pintura, pra dar uma camada acima do verniz.. de brilho e proteção...
Então como a cera pode ser usada pra tirar a cola q sobra.. se ela protege?? ou não só protege.. e é abrasiva?? mas como ser abrasiv e proteger ao mesmo tempo?? putz.. q dúdiva!!
Eu sempre q lavo a moto passo cera no tanque, tampas laterais e rabeta.... fica brilhando, demora mais pra sujar e protege a pintura do sol, dakeles contatos permanentes com as calças, bermudas, e mesmo com as pernas.

Ivan RJ
31-01-07, 01:10
Furious, a cola solta porque a cera é abrasiva. Até cera granprix é abrasiva. Quanto mais lisa ficar a pintura(o verniz) maior é o brilho, logo todas elas desgastam o verniz e posteriormente a pintura de uma forma ou de outra. Se vc quiser um bom brilho e proteger a pintura ao mesmo tempo use lustra móveis que contenham silicone na fórmula, não são abrasivos e a sujeira não agarra na moto basta passar um pano que fica brilhando. Não passe no banco, pois em uma freiada...não tem tanque pad que segure e com certeza vc irá querer ter filhos no futuro :lol:. Um grande abraço amigão.

agm2112
31-01-07, 07:46
As duas ceras (limpadora e protetora) contém "solvente alifático" ... querosene ou um derivado, que servem pra amolecer e remover a sujeira, restos de asfalto, cola, óleo, etc. A diferença é que a cera limpadora tem um abrasivo leve, pra remover aquela sujeira que só sai com "auxilio mecânico", além do solvente alifático.

AMBN
31-01-07, 08:32
Peraí, agora tô na dúvida...

O que é melhor usar na moto? Lustra-móveis ou cera de carro?

agm2112
31-01-07, 08:36
Eu usaria cera de carro ... acho q a moto parece mais com um carro do que com um armário !

Furious VIPER
31-01-07, 10:09
Eu usaria cera de carro ... acho q a moto parece mais com um carro do que com um armário !

hahahahahahahaah o melhor post do ano até o momento!!!hahahaha

Cyber
31-01-07, 11:19
Cara cera nunca mais passei na minha moto, depois que meu capacete ficou todo amarelado usando cera, nunca mais quiz saber... estou usando massa de polir numero 2, tira os riscos e ainda proteje as parada e não amarela... apesar que minha moto agora jah amarelou huahuahua

Stone
31-01-07, 11:25
massa de polir gasta a pintura, vai chegar uma hora que vai "queimar", ou seja, tirar todo o verniz e chegar na tinta, aí tem que pintar tudo d novo

Dilim
31-01-07, 11:26
... to rindo sozinho aqui hehe

Eu uso cera só no tanque...
nas partes de plástico/fibra nem uso.

Cyber
31-01-07, 11:30
massa de polir gasta a pintura, vai chegar uma hora que vai "queimar", ou seja, tirar todo o verniz e chegar na tinta, aí tem que pintar tudo d novo
Não aconteceu na minha cg, fiquei com ela 4 anos e passei massa de polir nela toda vez que lavava, e olha que lavava direto huahuahua, vc n pode aplicar com maquina de polir, se fizer isso concerteza queima...

Furious VIPER
31-01-07, 11:42
Putz... aí o pessoal fala q algumas ceras são bem abrasivas, q outras protegem... mas se mesmo uma cera do nível da Grand Prix é abrasiva... o q dirá das outras!!
E a dúvida fica: passar cera ou não na pintura??
Se passar, o q pode acontecer? Se não passar, o q pode acontecer??

TRW
31-01-07, 13:56
uma vez por ano vc pode passar massa de polir n 2 e depois uma sera normal akelas de mercado mesmo so para dar bilho, e para o dia dia vc pode passa akelas que sao na cor da moto liquida que não faz mal nem um, vc pode passar toda semna

agm2112
31-01-07, 14:07
Massa de polir passada manualmente (sem máquina) equivale a uma cera bastante abrasiva, e ainda não protege a pintura, pois não tem cêra nem silicone. Mas certamente limpa. É importante encerar depois.

Se a pintura estiver em bom estado, basta usar uma cera protetora, daquelas pra pinturas novas. Eu evito encerar plásticos.

Furious VIPER
31-01-07, 15:25
Pra plásticos eu uso silicone gel... mas passo com pouquíssima frequência... dá uma vida pros plásticos!!!
Hum... Cera para pinturas novas?? não conheço.. onde axo isso??

Luigi
31-01-07, 19:44
Eu uso poliflor na minha falcon fica um brinco!

Ivan RJ
31-01-07, 21:18
Aí galera,
Não foi brincadeira não, eu uso lustra móveis, isso a 37 anos. É verdade, e nunca pintei uma moto! André, de fato a moto não parece armário, mas foi o melhor produto que encontrei durante todos esses anos. Quando eu vendia a moto a pintura continuava como no dia que saiu de fábrica. Vamos lembrar que pintura original e bem cuidada é igual a valorização na hora da revenda. Luigi usa poliflor.
Eu não usaria qualquer cera automotiva que existe no mercado, a não ser em moto usada com o objetivo de revitalizar a pintura queimada. O mais importante e que com lustra móveis nenhuma sujeira consegue ficar presa na pintura devido ao silicone da fórmula, fação o teste que eu garanto. Um grande abraço a todos os irmãos.

AMBN
31-01-07, 22:25
Demorou então, vou comecar a passar poliflor com silicone pra experimentar!

Até esta data, sempre usei cera Grand Prix e nunca tive problemas, tanto no carro quanto na moto. Tmb n fico passando a cada lavagem, aplico uma vez a cada 2 meses e olhe lá.

Ivan RJ
31-01-07, 23:34
Calma Arnaldo, quem passa poliflor é o Luigi. Eu não sei se poliflor contém silicone. Só posso falar sobre o que eu uso. Lustra móveis Johnson Bravo, Brilho e proteção para móveis e eletrodomésticos. Se enceradeira é eletrodoméstico e anda, já tá mais pra moto que armário :lol:. Um grande abraço a todos os irmãos.

Furious VIPER
01-02-07, 01:06
Hum.. vou roubar um Lustra-Móveis da minha mãe aki... pras próximas lavagens experimentar...

Stone
01-02-07, 06:50
e a galera que passa aqueles cilicone em spray, ajuda a proteger?

AMBN
01-02-07, 08:16
e a galera que passa aqueles cilicone em spray, ajuda a proteger?


Silicone em spray (SEM DERIVADOS DE PETRÓLEO NA COMPOSIÇÃO, POR FAVOR) é essencial pra conservação da moto, pois evita ferrugem. É melhor que o WD40, Superlub e afins, cujas composições incluem derivados de petróleo capazes de manchar a moto.

Passo silicone na moto inteira (principalmente no guidon, bengalas e escape), menos no tanque, todo fim de semana.

Dilim
01-02-07, 09:46
Pra plásticos eu uso silicone gel... mas passo com pouquíssima frequência... dá uma vida pros plásticos!!!
Hum... Cera para pinturas novas?? não conheço.. onde axo isso??


Ae Furious, cuidado com isso ae...

Passei silicone por um certo tempo na minha moto...
e precisei trocar a capa do painél, pq ficou "esbranquiçada" com o tempo

ABraÇo

Furious VIPER
01-02-07, 10:42
Ae Furious, cuidado com isso ae...

Passei silicone por um certo tempo na minha moto...
e precisei trocar a capa do painél, pq ficou "esbranquiçada" com o tempo

ABraÇo

Eu faço isso uma vez a cada 6 meses mais ou menos.. é só qdo lembro mesmo... e qdo noto akela leve desbotadinha dos plásticos sabe...

Dilim
01-02-07, 10:48
Eu faço isso uma vez a cada 6 meses mais ou menos.. é só qdo lembro mesmo... e qdo noto akela leve desbotadinha dos plásticos sabe...


ah.. sei sim.

eu passava direto, toda vez que lavava a moto.
Falta de informação rs*

mas que fica um brilho q dah gosto, isso fica.

ABraÇo

Wanderson
01-02-07, 11:17
Galera eh o seguinte
Somente pra tirar a cola dos adesivos
eu passo WD.
eu tirei aquele adesivo que vem na rabeta "4 stroke"
e ficou a cola em volta
meu camarada falou pra eu passar wd q sai tudo
e saiu 100%
passei no capacete tb pra tirar a cola dos adesivos
show de bola.
Agora pra encerar a moto eu uso cera normal pra passar em carro, nem sei o q ela eh
e essa do lusta moveis eu gostei
mas como deve ser feito??
Passa espera secar e depois eh só polir
ou soh passar e ja era


sds

Cyber
01-02-07, 11:36
Ae Furious, cuidado com isso ae...

Passei silicone por um certo tempo na minha moto...
e precisei trocar a capa do painél, pq ficou "esbranquiçada" com o tempo

ABraÇo
Na cg tbm usei silicone desses ae e o painel e a cupula do farol original esbranquiçaram... ae parei de usar isso na moto...

FabricioFabuloso
01-02-07, 12:12
Meu pai usava poliflor no TL dele, azul bebe em 19 e bolinha.. e ficava baum... na moto uso uma granprix as vezes.. nunca tive problemas.. a TW usava todo fds e nunca deu problema... logicamente todos essas ceras saum abrasivas, mas se aplicadas na mão demora mt mt mt pra gastar o verniz...

Abraços

AMBN
01-02-07, 13:33
Na cg tbm usei silicone desses ae e o painel e a cupula do farol original esbranquiçaram... ae parei de usar isso na moto...


Se o silicone tiver algum derivado de pretróleo na composicao, vai atacar a pintura. Por isso, leiam o rótulo antes de comprar o silicone.

Luigi
01-02-07, 16:08
Poliflor eu uso aquele branco com tampa colorida, ele tem algo de "anti agua" sei lá na embalagem, é bom que não macha a moto na chuva!

E dá um cheirinho bommmm na moto haushaius!

spygtba
02-02-07, 09:30
Cara cera nunca mais passei na minha moto, depois que meu capacete ficou todo amarelado usando cera, nunca mais quiz saber... estou usando massa de polir numero 2, tira os riscos e ainda proteje as parada e não amarela... apesar que minha moto agora jah amarelou huahuahua


Entao contiua usando cera. ahuahauahauhauhauahau

spygtba
02-02-07, 09:36
Na cg tbm usei silicone desses ae e o painel e a cupula do farol original esbranquiçaram... ae parei de usar isso na moto...


Qual a marca que vcs usam? eu sempre usei o Gimo Silicone e nunca ficou branco nada pelo contrario sempre ficou melhor que antes reavivando a cor e o preto fica bem bonito e ainda repele a agua, o phoda é que pra fica bom mesmo tem passar umas 3 vezes o pano em toda a moto e depois ainda passar uma flanela seca pra dar brilho nas parte pintadas. fora isso eu recomendo.

Guilherme Rabelo
02-02-07, 10:14
VOU PASSAR LUSTRA MOVEIS NA MINHA MOTO AMANHA DEPOIS ESCREVO AQUI O RESULTADO,
MAS ACHO QUE DEVE FICAR BOM SIM

AMBN
02-02-07, 15:10
Qual a marca que vcs usam? eu sempre usei o Gimo Silicone e nunca ficou branco nada pelo contrario sempre ficou melhor que antes reavivando a cor e o preto fica bem bonito e ainda repele a agua, o phoda é que pra fica bom mesmo tem passar umas 3 vezes o pano em toda a moto e depois ainda passar uma flanela seca pra dar brilho nas parte pintadas. fora isso eu recomendo.


Cara, eu procuro comprar Silicone da 3M. Se não encontro, procuro qualquer outro sem derivado de petróleo.

Guilherme Rabelo
05-02-07, 09:51
PASSEI LUSTRA MOVEIS E FICOU BOM MESMO
DA UM BRILHO LEGAL NA MOTO

agm2112
06-02-07, 07:36
Lembrem-se que existem alguns silicones (ex: Jimo) que tem querosene na fórmula. Na hora que passa fica tudo brilhando... mas não sei a longo prazo o que pode acontecer. Eu passo cêra de carro (ou lustra móveis ....) no tanque (e aros quando estou com paciência), silicone (Grand Prix protetor) nos plásticos e WD40 no resto ....

Jonny
20-02-07, 19:38
Ola galera! Sou novo no forum.

Vi que vcs falaram pra não usar silicone com derivados de petróleo, então fui verificar se também tem algum derivado de petróleo no lustra-móveis e achei no site do pão de açucar a composiçaõ do PLIFLOR onde diz que ele contém "solvente de petróleo", será que pode causar algum dano? O lustra-móveis da JOHNSONS não tem derivados de petróleo.

O link do pão de açucar:
http://www.paodeacucar.com.br/detalhe.asp?categoria=catProdutoLimpeza&subcategoria=catLustraMoveiseCia&idproduto=784566

http://www.paodeacucar.com.br/detalhe.asp?categoria=catProdutoLimpeza&subcategoria=catLustraMoveiseCia&idproduto=1559392

Furious VIPER
20-02-07, 20:06
Eu peguei um poliflor aki de casa e olhei no rótulo... diz q tem "solventes alifáticos" parece... bah, larguei na hora.. peguei minha cera grand-prix impermeabilizante e passei na moto!!

Jonny
20-02-07, 20:21
Acho que esses solventes alifáticos não tem problema, olha o que diz no Aurélio, é um composto orgânico:

"alifáticos

[Do gr. aleiphat- (< gr. aleipha, atos ou aleiphar, atos, 'aquilo que serve para untar'; 'óleo'; 'matéria graxa') + -ico2.]

Adj. Quím.
1. Diz-se de composto orgânico que não é cíclico."

Furious VIPER
20-02-07, 20:24
É q o pessoal aki comentou q esses solventes alifáticos.. danificavam o verniz da pintura!!

Jonny
20-02-07, 20:36
Então ta ruim, pois o da JOHNSONS tem esse solvente.
Mas eu tava querendo pra utilizar nas carenagens, pois as minhas tem umas partes queimadas pelo Sol, ai eu passo uma lixa bem fina e depois passo massa e cera de polir, fica bem legal, mas eu queria algo pra proteger, pois quando bate água os locais lixados ficam sem brilho. Será que esses lustra-móveis resolveriam?

Furious VIPER
20-02-07, 20:46
Axo q sim, pq eles dão brilho nos móveis q tão meio apagados... mas realmente só uma opinião técnica pra dar certeza!!

Jonny
20-02-07, 21:05
Vou fazer o teste, se ficar pior do que está... bem, acho que não tem como ficar pior do que já tá :D, mas se não der o resultado que eu espero vou usar na mesa do meu computador, também ta precisando :#.

Mostarda_69
21-02-07, 02:39
A minha strada foi muito mal pintada antes de eu comprar, digo isso em termos de qualidade de pintura, e toda vez q eu lavo ela (no minimo uma vez por semana) uso aquelas grand prix extreme que eh brilho e proteçao por ate 30 dias. e msm qd ela suja eu lavo e ainda fica aquela camada da cera, e parece como qd comprei nao mudo nada na cor da tinta.. vo experimenta o lustra moveis na motoca pra ve... abrasao para todos..