PDA

Ver Versão Completa : O que influencia a estabilidade de uma moto?



Sam_2006
11-02-07, 10:15
Quando eu pego a estrada com a minha Cruise, em velocidades acima de 90 Km/h eu sinto que a estabilidade dela não é muito boa. Se estiver ventando então, chega a dar medo.
Na cidade eu sinto falta de estabilidade quando levo garupa, mesmo em velocidades baixas, a moto parece puxar de um lado para outro.
Existe algum ítem a ser verificado que possa estar causando instabilidade na moto?
Ou será que é uma característica normal das 125 cc?
Vale ressaltar que eu pus um pneu traseiro mais largo que o original (pus um 120, me parece que o original era 110).
Pneu mais largo aumenta ou diminui a estabilidade na reta?

Luigi
11-02-07, 10:34
Aumenta

O que mais influuencia é:

Pneus
Suspensões
Calibragem dos pneus
Balabceamento

BrunoDias
11-02-07, 11:24
essa da moto com garupa ficar indo de um lado pra outro, é o garupa q é ruim

Ivan RJ
11-02-07, 11:25
Aí galera,
Vamos lá Sam, a resposta vai em forma de tratado, então me desculpem que vai ficar enorme e ainda vou me esquecer de alguma coisa.
Alinhamento do quadro.
Alinhamento das mesas, chama-se de alinhar a frente.
Estado de conservação dos amortecedores traseiros.
Estado do óleo nas bengalas.
Calibragem dos pneus.
Empeno das rodas, as suas dificilmente vão empenar.
Balanceamento das rodas.
O pneu um pouco mais largo atrás não tem problema , um amigo tem uma igual a sua e o resultado foi neutro. Só daria problema na frente se fosse muito mais largo.
É aconselhável fazer uma revisão na caixa de direção, se estiver boa e só limpar e lubrificar. Só por segurança.
Com certeza deve ter passado algo, mais algum irmão vai lembrar. O Luigi que conhece muito, quando ler pode lembrar de alguma coisa que deixei passar. Um grande abraço a todos os irmãos.

Luigi
11-02-07, 15:05
Ivan, eu dei uma pincelada por cima, acho que fizesse uma boa lista de itens a serem checados!

spygtba
11-02-07, 17:39
Aí galera,
Vamos lá Sam, a resposta vai em forma de tratado, então me desculpem que vai ficar enorme e ainda vou me esquecer de alguma coisa.
Alinhamento do quadro.
Alinhamento das mesas, chama-se de alinhar a frente.
Estado de conservação dos amortecedores traseiros.
Estado do óleo nas bengalas.
Calibragem dos pneus.
Empeno das rodas, as suas dificilmente vão empenar.
Balanceamento das rodas.
O pneu um pouco mais largo atrás não tem problema , um amigo tem uma igual a sua e o resultado foi neutro. Só daria problema na frente se fosse muito mais largo.
É aconselhável fazer uma revisão na caixa de direção, se estiver boa e só limpar e lubrificar. Só por segurança.
Com certeza deve ter passado algo, mais algum irmão vai lembrar. O Luigi que conhece muito, quando ler pode lembrar de alguma coisa que deixei passar. Um grande abraço a todos os irmãos.


Nao precisa entender muito pra ver que o que o Ivan falou ta correto pois todos os itens da suspencao estao descritos ai. mais eu reparei em uma coisa nas motos que eu tive, qt mais alta e macia a suspencao mais instavel ela se torna, eutinha uma Sundown Web e ela era super estavel mesmo a 100km/h ja a biz 125 por ter a suspencao mais alta e macia que a web ela é mais instavel e pior ainda qd tem garupa, ate pensei em rebaixar um pouquinho a trazeira so que a biz 125 pega o estribo do lado direito nas curvas ai fica mais perigoso ainda entao nao vou mexer ja que viajo bastante se fosse so pra cidade mexia sem pensar duas vezes.

Ivan RJ
12-02-07, 01:34
Spy, não baixe, esse estribo é danado pra derrubar a gente. Tente endurecer um pouco a suspensão traseira subindo um ponto a regulagem dos amortecedores. Eu tive que fazer isso na YES, com garupa e bagagem ela ficava tão macia que eu não me sentia seguro, o sintoma era de pneu descalibrado, com pouco ar. Depois que subi um ponto nos amortecedores a moto ficou perfeita. Vale a tentativa por ser rápido e fácil de ser feito, se não melhorar é só voltar a regulagem original. Um grande abraço a todos os irmãos.

rocksul
12-02-07, 16:53
Pra mim, o maior fator é o amortecedor.

Ney_mg
13-02-07, 00:00
http://www.marquinhomotos.com.br/loja/index.php?cPath=87

olha esse site ae.. tipo será que uma barra dessas seria funcional no seu caso?
ou ate mesmo no caso de outros aqui do forum que possuem cgs ybrs yes ?

ta ae uma peça para se ver se tem utilidade de verdade!

agm2112
13-02-07, 08:28
O pneu mais largo não é também mais alto e macio ? Existe uma possibilidade dele estar atrapalhando mais do que ajudando.

Sam_2006
13-02-07, 15:59
Será que essa barra estabilizadora funciona mesmo?
De que modo ela influencia na estabilidade?

spygtba
13-02-07, 16:56
Spy, não baixe, esse estribo é danado pra derrubar a gente. Tente endurecer um pouco a suspensão traseira subindo um ponto a regulagem dos amortecedores. Eu tive que fazer isso na YES, com garupa e bagagem ela ficava tão macia que eu não me sentia seguro, o sintoma era de pneu descalibrado, com pouco ar. Depois que subi um ponto nos amortecedores a moto ficou perfeita. Vale a tentativa por ser rápido e fácil de ser feito, se não melhorar é só voltar a regulagem original. Um grande abraço a todos os irmãos.


Rebaixar é suicidio na biz 125 nao faz curva, e tbm nao tem regulagem o amortecedor trazeiro. nao sei o q fazer.

PimEdu
13-02-07, 19:14
Cara, a barra estabilizadora só vai ajudar um pouco a suspençã trabalhar um pouco mais linear, isso funciona bem em bikes q geralmente para reduzir o peso (e custo em algumas suspas) possuem sistema de amortecimento só de um lado, acho q em srteet isso não vai ajudar não. Se ajudar em motos no max vai ajudar em curvas onde a torção e o funcionamento da suspensão seja mto diferente de cada lado.

Marvila
13-08-07, 13:12
...mais eu reparei em uma coisa nas motos que eu tive, qt mais alta e macia a suspencao mais instavel ela se torna, eutinha uma Sundown Web e ela era super estavel mesmo a 100km/h ja a biz 125 por ter a suspencao mais alta e macia que a web ela é mais instavel e pior ainda qd tem garupa...

Lendo este tópico fiquei analisando o seguinte:
Se partir do princípio de que quanto mais alta e macia a suspensão mais instável a moto se torna é afirmar que uma trail (XTZ e NXR) é mais instável que uma street.
Não seria o caso de avaliar cada caso ?
Se estivermos falando em curvas, com estrada de boa qualidade, tudo bem. Agora, nas ruas esburacadas urbanas e asfaltos remendados de BR eu penso que uma trail é mais estável que uma street.

Diego.fcs
13-08-07, 13:23
Essa questão de altura acho que num é dessa maneira, isso depende mais da suspensão e também no centro de gravidade da moto. Verifique esses itens que o Ivan passou aí...

Vc mudou a posição do guidão ou algo assim? Uma vez mudei a posição do guidão da minha moto e num fiquei muito seguro nela, coloquei ele pra frente e percebi que eu não conseguia fazer as curvas como eu fazia antes. A posição de pilotagem muda muito a estabilidade da moto, verifique isso, deixe o guidão numa posição que vc fique mais seguro para fazer curvas e tal... Verifique os amortecedores, óleo da bengala e pneus...

O que infuencia na estabilidade da moto de uma forma mais geral na minha opinião é posição de pilotagem e suspensão... A posição de pilotagem é que muitas vezes determina o centro de gravidade da moto...

francescotorres
13-08-07, 15:39
Minha situação é idêntica a sua ate a mesma moto..
Bem as vezes é o pneu descalibrado....

porém faz o que Ivan RJ, disse...


Com isso estou pensando em dá uma inclinada melhor no quadro da moto para ganahr mais estebilidade..

spygtba
14-08-07, 09:09
Lendo este tópico fiquei analisando o seguinte:
Se partir do princípio de que quanto mais alta e macia a suspensão mais instável a moto se torna é afirmar que uma trail (XTZ e NXR) é mais instável que uma street.
Não seria o caso de avaliar cada caso ?
Se estivermos falando em curvas, com estrada de boa qualidade, tudo bem. Agora, nas ruas esburacadas urbanas e asfaltos remendados de BR eu penso que uma trail é mais estável que uma street.



a minha opiniao refere-se as motos no estilo cub, mas creio que nao deve ser diferente em uma street com duplo amortecimento trazeiro, ja as trail que sao monoshock pode ser outra conversa.
Ja vi o cyber fazendo curva deitadinho igual eu tbm faço, logo se nao for o pneu dele que segura bastante a suspençao deve ser muito na tornado. E tbm a estabilidade da moto creio que o amortecedor trazeiro é responsavel por mais de 80% do trabalho em curvas, a minha se o asfalto nao for um tapete fica impraticavel uma curva muito deitada, parece que a trazeira danca.