PDA

Ver Versão Completa : Óleo X Desempenho!!! O q dizer?



Furious VIPER
15-02-07, 09:54
Senhores... tenho uma dúvida q me veio a cabeça qdo li o tópico do Cyber, sobre o Motul 5100....
O desempenho da moto pode mudar em função do óleo usado??
Tipo, alguns detalhes como a lubrificação, os ruídos do motor podem variar, claro isso é normal.. mas em função de desempenho apenas... pode-se notar alguma diferença??
De óleo mineral para mineral mesmo, variando apenas a marca... pode haver diferença notável em subidas de giro, velocidade final, aparentar mais torque ou coisa assim??
E de óleo mineral pra sintético??

Guigo
15-02-07, 10:02
Até onde eu sei, óleo é só para lubrificar as partes do motor mesmo...
Nunca senti nenhuma diferença trocando de óleo de categorias similares...

Lagartixxa
15-02-07, 10:38
o q acontece q c tem um oleo velho na moto, ai c poe um novo, qq um q seja esse novo vai dar diferenca! mas nenhum oleo aumenta ou diminui potencia do motor!

tem uma nova geracao de oleo pra motor de carro q promete ate economia de combustivel, mas épuro lero lero, pq o oleo nao influencia nada na consumo do carro!

vinacowboy
15-02-07, 12:25
nunca ouvi dizer que o óleo altera o desempenho em potencia da moto, mas acho que o óleo velho influencia em alguma coisa, mais naum sei o que :s :# :# :0_0: :0_0: puts, essa foi forte...
:G :G :G

rocksul
15-02-07, 13:00
Óleo que aumenta a potência auauhauahuahaua, mto engraçado essa.
Se isso existisse os óleos lubrificantes utilizados para a finalidade do sexo fariam que o cara desse em vez de três umas cinco bombadas seguidas.
Pena que óleo só lubrifica.

pppocos
15-02-07, 13:16
aumenta o desempenho sim,

http://www.turbocar.com.br/dicasprep.htm#OLEO

Lagartixxa
15-02-07, 13:32
aumenta o desempenho sim,

http://www.turbocar.com.br/dicasprep.htm#OLEO


o mais q testezim mais vagabundo! pra medir potencia tem q usar é dinamometro!
um bom oleo pode ate melhorar a aceleracao, pois ele diminuir ainda mais o atrito entre as pecas! mas ganhar potencia nunca!

agm2112
15-02-07, 15:29
A única coisa que imagino que possa causar alguma diferença é uma melhor fluidez do óleo, que iria oferecer menos resistência ao movimento do motor (o Castrol do "teste" era 0W30, e foi comparado com um 20W50), e quem sabe um redutor de atrito muito eficiente. Mas duvido que algum ser-humano normal perceba alguma mudança. Um dinamômetro talvez.

Óleo é um assunto meio esotérico ... não temos equipamentos nem conhecimento suficiente para falar sobre o assunto ... e opinião de mecânico sobre óleo eu ignoro sumariamente....

PimEdu
15-02-07, 16:38
Cara, no máximo vai reduzir algo no atrito, mas mto pouco, se sua moto dava 110,0002km/h agora vai dar 110,0004km/h, a não ser q use oleo errado e a embreagem fique patinando constantemente, oq é pouco provavel q algum oleo faça.

Stone
15-02-07, 17:02
se pode mudar alguma coisa é na embreagem

carnachion
15-02-07, 17:07
Os caras naquele teste colocaram óleo de viscosidade diferente, dai pode até dar diferença, pode andar mais, mas durar menos também!

Ivan RJ
15-02-07, 21:28
Aí Galera,
O que eu percebi foi na mudança de Mobil SF para GP lubrax SG, O Mobil era novo e eu tirei para colocar GP Lubrax que é um óleo com mais tecnologia. Sempre a última letra indica a geração dos óleos. O que notei foi a marcha mais macia e uma diminuição, quase imperceptível, do barulho do motor. Os dois óleos são da mesma especificação 20-50. Logo, concluo que a diferença é desprezível no contexto. Um grande abraço a todos os irmãos.