PDA

Ver Versão Completa : Alinhamento/Balanceamento- quem já fez??



Furious VIPER
15-02-07, 12:23
Senhores... qria saber se alguém aki já fez balanceamento ou alinhamento nas rodas! Qual a diferença entre os 2??
Sinto q minha moto entre 6o e 80 por hora.. qdo solto as mãos do guidon ela dá umas tremidas pros lados...
Antes isso acontecia a 40... agora é entre 60 e 80! Axei estranho, mas como falta tempo ainda nõa alinhei ou balanceei as rodas!!
15 reais cada roda.. tá caro comparado com carro.. mas tem q ver se vale a pena!!
Digam aí o q sabem sobre isso!!

f3rn4nd0
15-02-07, 12:36
[color=maroon]Furious, o preço nao seria pq as suas rodas sao de liga?

Aki em SP, alinhamento de rodas raiadas eh 10 reais, as vezes vc consegue até por 8 conto...

[ ]'s

Guilherme Rabelo
15-02-07, 12:45
alinhamento seria aro torto e balanceamento e quando coloca aqueles chumbos de 20gr, 30gr depende do que a maquina pede, serve como contra peso justamente pra nao tremer, mas no caso da moto aro torto ou desbalanceado pode ocorrer isso

Furious VIPER
15-02-07, 13:10
Olha... não sei se o fato de ser rodas de lig leve influi em algo!! Pode ser!!
Aki eu só axei em concessionária... 15 pila a roda daí!! Pra carro tá 8 pila a roda.. mas tem em vários lugares, uns específicos pra balanceamento e gemoetria!!
Uma hora dessas (depois q passar o verãozão .. q daí tenho tempo nos sábados)... eu faço!!
Em rodas de liga leve eles colocam umas buchinhas tb, né?!?! na Twister é fácil de ver...

Wanderson
15-02-07, 13:13
[color=maroon]Furious, o preço nao seria pq as suas rodas sao de liga?

Aki em SP, alinhamento de rodas raiadas eh 10 reais, as vezes vc consegue até por 8 conto...

[ ]'s


caraca
onde isso mano??
me indica ae
eu gastei 40 conto soh pra alinhar a traseira
sem contar os jogos de raio

f3rn4nd0
15-02-07, 13:20
caraca
onde isso mano??
me indica ae
eu gastei 40 conto soh pra alinhar a traseira
sem contar os jogos de raio


[color=maroon]tem um mano aki, o Katatau, ele cobra isso pra alinhar as rodas!
soh sei que vive cheio de nego lah com as rodas tortas... aheuiaeheiuae...

a sua eh raiação dupla mano?

Luigi
15-02-07, 13:22
Acho que o pessoal tá confundindo!

Balancear é colocar os pesinhos alinha seria quando o aro tá fora de centro!

pppocos
15-02-07, 13:23
eu fiz na strada:

alinha roda empenada = 35 reais cada roda
balancear todas = 15 reais cada

massumi
15-02-07, 16:05
eu num sei o preço, mas:

Alinhar= E arrumar a roda empenada.

Balancear= para o pneu nao gastar desigual.

PimEdu
15-02-07, 16:45
Balancear é para fazer com que a roda tenha seu centro de gravidade certinho no eixo, para isso colocam pesos. Se ela não estiver balanceada qto mais rapido mais vai tremer, é que nem vc girar uma mochila no seu graço, seu corpo vai sentir um tranco, se girar duas iguais seu corpo vai rodar certinho.
Alinhar é quando as tensões nos raios já não tão boas, dai o aro ao invés de rodar numa linha reta começa a ir de um lado para o outro (se vc rodar e olhar vai ver isso), dai vc precisa dar tensão correta nos raios para q o aro volte a rodar certinho, em rodas de liga leve acho q num deve desalinhar não, se desalinhar é pq a roda entorto.
Num ta com jogo no cubo não? as vezes é isso, se não deve te dado uma empenada na sua roda.

cesarmunoz
06-05-07, 13:41
Jóia, tudo isso é muito legal e no meu caso? A roda é de liga leve, aí ela tava jogando pra direita, metram o pesão na bengala tal parece que foi... Aí cai com aquela merda, e mandei um cara trocar as bengalas,o plahaço deixou o parafuso da caixa de direção tão bem apertado que conseguimos tirar ele com uma mão! Aí o mecânico só deu um bom aperto e tal, mas... Parece que a moto ainda joga pro lado direito! O que fazer?

px400
06-05-07, 15:05
ô furius, fiz alinhamento na minha mas sao rodas com raios, nao é de liga leve que nem a tua.

Assim acontecia comigo, soltava as maos entre 60 e 70 km/h e a frente começava a dançar <---> pros lados, aumentando mais ainda quando estava com garupa, pois, a frente fica mais leve ( deslocamento do peso pra trás da moto ).

Bom, paguei o alinhamento das duas rodas 40 conto, funcionou direitinho e nao tive problemas durante uns 6 meses ( quando 2 cachorros brigando me atropelaram - eu a 40 por hora -, ai a frente começou a balançar um pouquinho. )

Furious VIPER
06-05-07, 15:42
Putamerda... 40 pila!! Fez em concessionaria?? Pq esses 30 pila q eu falei q fica as 2 rodas.. é na Motoryama de Porto Alegre...

TorteX
06-05-07, 19:43
[b]Priciso faze alinhamento...otro dia chovendo a noite meti a roda num **** buraco que entortou a roda trazeira!!
Ah...terça vo leva pra revisão e jah vo manda arruma na concessionaria msm....

px400
06-05-07, 20:06
Putamerda... 40 pila!! Fez em concessionaria?? Pq esses 30 pila q eu falei q fica as 2 rodas.. é na Motoryama de Porto Alegre...



Cara, foi aqui em sao leopoldo, na Loja caberlon ( nao é a autoescola ).

É perto da estação são leopoldo. Liga pra eles, fala com o Joao Caberlon, F: 3592-6834.

Tipo, larguei no sábado as 8h e peguei as 11h do mesmo dia.

Marvila
14-08-08, 23:57
Tópico antigo...

Preciso faze alinhamento...otro dia chovendo a noite meti a roda num $#@%$# buraco que entortou a roda trazeira!!
Ah...terça vo leva pra revisão e jah vo manda arruma na concessionaria msm....


Gostaria de saber quais são os "sintomas" de estar desalinhada...
Pergunto isto porque esta semana, depois da Prefeitura ter recapeado várias ruas, cai em 2 bueiros que estavam, ainda, no nível no asfalto anterior. Não estava andando rápido e na hora fiquei de pé nas pedaleiras, minimizando o impacto.

De qualquer forma, verifiquei as rodas e não encontrei nenhum amassado (os pneus estavam bem calibrados - dianteira 25 lbs e traseira 33 lbs). Só que fiquei com a impressão de que, quando estou numa pista, numa velocidade acima de 60 km/h, a moto parece ficar pendendo de uma lado e outro...pode ser pura impressão ou influência do vento...:#

Volverine MF
15-08-08, 00:08
Os sintomas principais são vibrações, pelo que me lembro agora.

Richard
15-08-08, 09:33
Dela estar puxando para um dos lados, pode ser que tenha entortado o cano da bengala...


Falta de alinhamento ou balanceamento, vc colocando a moto no cavalete por exemplo e olhando a roda por tras, vc tem ver ela girar certinha, lisinha... Se ela estiver meio ovalada, ou seja rodando fora de eixo, ai precisa alinhar ela...

No caso do balanceamento vc vai sentir a moto trepidar e balançar, principalmente em alta (isso pode ser sintoma de alinhamento tb) e depois de um tempo, vc vai começar a ter problemas de desgate irregular do pneu, podendo ter partes mais gastas que outras...

Uma boa forma de vc ver isso, eh levando em um boa oficina que tenha aparelhagem de balanceamento computadorizado, pois ai o cara poe a roda na maquina e ela diz qual e onde deve ser posto o pêzinho pra balancear a roda de novo...
E se for uma mecanica ou borracharia, o cara olha atraves de uma maquina de alinhamento, como esta o mesmo, se estiver torta a roda, ele vai começar a puxar os raios ateh deixar ela retinha de novo (se for roda raiada)

Espero ter ajudado...

Abraço

Elfo®
15-12-08, 11:11
desculpem dessenterrar este topico:$

Povo, sabado, como alguns sabem...tive um acidente de moto, e entrotei a frente da moto :(

mandei numa oficina que me falaram ser muito boa..o cara alinhou a frente da moto e as 2 rodas

aparentemente, nos 2 dias ( sabado e domingo) a moto tava andando retinha e tal´s, tinha adorado o trampo do cara..

porem, h estava vindo para o trampo, da casa da minha mina, peguei estrada, e numa curva a direita eu estava em +/- 110....120km a moto vibrou e muito, porem em linha reta ou curvas a esquerda ela nao balança, nem trepida

oq seria, erro no alinhamento da moto ? ou falta de balanceamento ?

Furious VIPER
15-12-08, 11:34
Ué... ela só trepida em curvas??

Elfo®
15-12-08, 11:37
pelo queeu pude perceber sim, e em curva para a direita e acima de 100 km/h

Elfo®
15-12-08, 15:14
povo acabei de passar numa mecanica, de 1 nao gsotei, mas o cara tava ocupado e falou para mim entrar e tal´s, eu entrei no fundos de uma moto peças para variar ( muito bem organizada, com uma serie de peças originais na caixa ), no fundo uma mecanica, com 3 elevadores de moto, e muito limpa, organizada, com mais 2 ajudantes com macacoes brancos ( pareciam ate mecanicos da Honda )oexpliquei o prblema para ele, ele coloco ua moto no elevador, analizou a balança, pneus, mesas, bengalas, rodas, frisos, tudo tudo tudo, no final ele falou, quem desmontou essa roda sua, foi um burro, ele montou ela do lado inverso, era so seguir essa seta ak ( apontando ), ela indica o lado em que o pneu tem que rodar, com ele invertido o vento entra pela fenda e faz com que a moto perca a estabilidade..ele falou pra mim ir aonde eu desmontei e ensinar o cara a arrumar, porem, ele elogiou o serviço dele, pela recuperaçao das peças que eu tinha empenado

Volverine MF
15-12-08, 19:21
É claro que se o pneu tem um sentido de rotação ele deve ser respeitado, mas não creio que vá sentir isso na condução da moto. Talvez sinta isso pilotando na chuva ou então na durabilidade dos pneus, mas acho que no seu caso o problema maior é a velocidade que vc esta fazendo as curvas.

Acho que fazer uma curva a mais de 100 com uma Titan é pedir pra sentir a moto estranha msm.

Furious VIPER
15-12-08, 20:51
e aí, já tá com o pneu do lado certo??
Tem como montar mesmo uma roda do lado ivnerso e rodar com ela?? Em freio a disco não tem como fazer isso.

Volverine MF
15-12-08, 21:15
Tem como montar mesmo uma roda do lado ivnerso e rodar com ela?? Em freio a disco não tem como fazer isso.
Acho q ele quis dizer que o mecanico montou o pneu do lado errado.
Se for isso é completamente possivel.

Furious VIPER
15-12-08, 21:17
Acho q ele quis dizer que o mecanico montou o pneu do lado errado.
Se for isso é completamente possivel.

Ah tá.. se for pneu.. pode sim.
Mas tipo rodas com freio a tambos, podem ser montadas no sentido errado?
A roda traseira não tem como, por causa da coroa, óbvio.
A dianteira a disco não tem como por causa do disco mesmo.
E dianteira com tambor, dá pra montar a roda errado?

Elfo®
16-12-08, 10:24
E dianteira com tambor, dá pra montar a roda errado?

acho que nao...pois sao dif os lados internos do tambor hehe

infelizmente, ainda nao consegui arrumar o pneu, ontem sai tarde do trampo, fim de ano ta corrido

passei em mais 2 mecanicos e ambos vereditos...a instabilidade que sinto nas curvas, é por causa do pneu invertido



Acho que fazer uma curva a mais de 100 com uma Titan é pedir pra sentir a moto estranha msm.

Sempre fiz curvas a esta velo, e ela sempre estavel, e uma aprte de serra, chegando em Mogi das cruzes que eu pego, curvas largas, da para fazer a esta velocidade de boa

a intabildiade que senti, a trepidaçao, foi forte, nao a ponto de perder o controle, mas muito incomoda