PDA

Ver Versão Completa : Amaciamento da Lander é sofisticado pra caramba!



AMBN
25-02-07, 22:34
Galera,

Olha só o que o manual da Lander diz sobre amaciamento:

0-150km

1 - Evitar ficar muito tempo acima de 5000RPM (De quinta a 5000RPM vc está a uns 80km/h).
2 - Nao usar o motor por mais de 1h seguida. Ao completar uma hora de funcionamento, o certo é desligar o motor, esperar 10 minutos e voltar a andar.
3 - Variar sempre o giro. Por isso, nada de viajar!!!
4 - N submeter o motor a cargas excessivas. Ou seja, nada de levar neguinho na garupa!!



150-500km

1 - Evitar ficar muito tempo acima de 6000RPM;

+

itens 3 e 4 acima.


500-1000km

1 - Evitar ficar muito tempo acima de 7500RPM;

+

itens 3 e 4 acima.


Processo ultra sofisticado, né não? O que o manual da moto de vcs diz sobre amaciamento? Já viram algum manual passando instrucao mais completa do que essa? Algum procedimento maluco?

Ab,

Furious VIPER
25-02-07, 22:55
Mto sofisticado mesmo... aproveita q é IE e pra ter toooodos os benefícios... respeita direitinho, são só mil km mesmo!

AMBN
25-02-07, 23:14
mermao, xa comigo. Vou fazer tudo como manda o figurino, pois quero rodar muitos mil km com essa moto.

Pra falar a verdade, to me amarrando em ter que seguir esse procedimento, faz parte da curticao da moto nova. :OK:

lion
25-02-07, 23:16
se amaciar errado oq acontece? :o

AMBN
25-02-07, 23:23
Pode acontecer um bando de coisa, indo deste estourar o motor do nada até gerar uma falsa sensacao de que motor está rendendo mais por ter sido amaciado no pau.

Uma coisa é certa: a vida útil do motor diminui se vc n amaciar corretamente.

TorteX
25-02-07, 23:37
[b]

Aiaiai....

Fase de amaciamento eh fod#%!!!

Eu num via a hora de vira os 1000 logo! huhuhhuuh

BrunoDias
26-02-07, 00:04
rodei os primeiros 200 km +- de boa na moto, acho q era pq era novinha e tal tava com dó ehhe mas depois, a dó acabou :G

Luigi
26-02-07, 07:59
Nem precisa seguir assim a risca
Nos primeiros 200~300km fica mais de boa, depois pode viajar sim, só manter entre 5 e 8mil rpm (variando a cada 5~10min) que seu motor vai ficar muito bem amaciado!

Rodei 13.000km com a minha ex-fazer e amaciei assim e nada de problema

agm2112
26-02-07, 08:32
Na verdade este deveria ser o processo de amaciamento de qualquer motor, apenas com mudanças na quilometragem e RPM. Começa com muito cuidado, que vai reduzindo na medida que a km aumenta. Quando peguei meu carro com motor novo a umas semanas atrás foi a mesma coisa ... nos primeiros 1000km mal passava de 80 por hora, e arrancava com muito cuidado ... agora que já estou com 3500km estou abusando um pouco mais, chegando as vezes aos 110/120 por hora, mas sem chegar ao limite, mantendo o bom-senso nas rotações, e variando a velocidade nas viagens.

px400
26-02-07, 09:14
Na verdade este deveria ser o processo de amaciamento de qualquer motor, apenas com mudanças na quilometragem e RPM. Começa com muito cuidado, que vai reduzindo na medida que a km aumenta. Quando peguei meu carro com motor novo a umas semanas atrás foi a mesma coisa ... nos primeiros 1000km mal passava de 80 por hora, e arrancava com muito cuidado ... agora que já estou com 3500km estou abusando um pouco mais, chegando as vezes aos 110/120 por hora, mas sem chegar ao limite, mantendo o bom-senso nas rotações, e variando a velocidade nas viagens.


Quando retirei a ybr na concessionária me passaram isso tbm, de ficar oscilando a velocidade nos primeiros mill kilometros. Claro que eu ando que nem veio e respeitei direitinho, melhor pro meu bolso e pra saúde da motoca que tá tri boa graças a seguir os procedimentos certo de amaciamento.

Lagartixxa
26-02-07, 09:40
bacana esse processo de amaciamento ai heim! manual da honda num fala quase nada

Wanderson
26-02-07, 09:44
Esse negocio de amaciamento vai de cada um.
se eu pegar uma moto zero até os 500km eu vou de boa
depois vou descabelar a moto pra nao ficar amarrada

AMBN
26-02-07, 09:59
Esse negocio de amaciamento vai de cada um.
se eu pegar uma moto zero até os 500km eu vou de boa
depois vou descabelar a moto pra nao ficar amarrada


Se vc pretende ficar pouco tempo com ela, tranquilo. Realmente, o motor deverá ficar solto mais cedo. Lembre-se somente que com apenas 500km rodados ainda há risco de quebra do motor se ele for submetido a altas RPM´s. Agora, se a idéia é rodar muitos mil km com ela, é arriscado amaciar no pau.

No meu caso, amaciamento é coisa séria. Eu n consigo, conscientemente, fazer algo que possa comprometer a durabilidade da minha moto. Se o manual fala pra n fazer, eu n faco. É uma limitaçao minha. AS vezes fico a´te com vontade, mas na hora H n rola. E digo mais: isso é válido pra qualquer parada minha, n só pra moto.

wendell
26-02-07, 10:13
Ta certissimo, agente sabe quanto é duro pagar, tem que ter cuidado mesmo...pq depois que começa a dar defeito o tesão acaba e a vontade que dá e de jogar a moto morro abaixo.

Wanderson
26-02-07, 10:25
Se vc pretende ficar pouco tempo com ela, tranquilo. Realmente, o motor deverá ficar solto mais cedo. Lembre-se somente que com apenas 500km rodados ainda há risco de quebra do motor se ele for submetido a altas RPM´s. Agora, se a idéia é rodar muitos mil km com ela, é arriscado amaciar no pau.

No meu caso, amaciamento é coisa séria. Eu n consigo, conscientemente, fazer algo que possa comprometer a durabilidade da minha moto. Se o manual fala pra n fazer, eu n faco. É uma limitaçao minha. AS vezes fico a´te com vontade, mas na hora H n rola. E digo mais: isso é válido pra qualquer parada minha, n só pra moto.


essa discução eh velha jah
acho q nem dá nada

agm2112
26-02-07, 10:27
No motor do meu carro, onde alias, gastei quase 3000 reais, pude perceber nitidamente como o motor é mais "duro" no início, sendo difícil para dar a partida, e esquentando bem. Agora ele já liga mais fácil, fica na temperatura normal, e anda muito mais. quanto mais doi no bolso, mais cuidado devemos ter ! Este motor me levou pra todos os lados por 15 anos. Espero que agora rode perfeito por mais 15 ... e o início disto está no amaciamento.

Guilherme Rabelo
26-02-07, 11:00
Nem precisa seguir assim a risca
Nos primeiros 200~300km fica mais de boa, depois pode viajar sim, só manter entre 5 e 8mil rpm (variando a cada 5~10min) que seu motor vai ficar muito bem amaciado!

Rodei 13.000km com a minha ex-fazer e amaciei assim e nada de problema


concordo com o luigi

lion
26-02-07, 12:28
=o toda moto tem marcador rpm?

sot010174
26-02-07, 12:33
Ta certissimo, agente sabe quanto é duro pagar, tem que ter cuidado mesmo...pq depois que começa a dar defeito o tesão acaba e a vontade que dá e de jogar a moto morro abaixo.



Putz nem fala... queria fazer isso com o meu carro... era R$400,00 mensal pro mecanico... ... quebrava uma parada de cada vez....

AMBN
26-02-07, 12:59
=o toda moto tem marcador rpm?


A Lander tem marcador de RPM sim.

BrunoDias
26-02-07, 13:06
=o toda moto tem marcador rpm?

nem todas

sucupira
26-02-07, 13:38
Galera,

Olha só o que o manual da Lander diz sobre amaciamento:

0-150km

1 - Evitar ficar muito tempo acima de 5000RPM (De quinta a 5000RPM vc está a uns 80km/h).
2 - Nao usar o motor por mais de 1h seguida. Ao completar uma hora de funcionamento, o certo é desligar o motor, esperar 10 minutos e voltar a andar.
3 - Variar sempre o giro. Por isso, nada de viajar!!!
4 - N submeter o motor a cargas excessivas. Ou seja, nada de levar neguinho na garupa!!



150-500km

1 - Evitar ficar muito tempo acima de 6000RPM;

+

itens 3 e 4 acima.


500-1000km

1 - Evitar ficar muito tempo acima de 7500RPM;

+

itens 3 e 4 acima.


Processo ultra sofisticado, né não? O que o manual da moto de vcs diz sobre amaciamento? Já viram algum manual passando instrucao mais completa do que essa? Algum procedimento maluco?

Ab,



Esse processo de amaciamento é igual a XTZ 125 :) - Sem tirar e nem por.

PimEdu
26-02-07, 17:07
Sei la, é dificil falar q amaciou no pau e não deu nada, pq cada moto é uma, as vezes deu sorte, pegou uma q ja veio quase toda certinha e ficou boa, as vezes o cara pega uma cheia de rebarba, andando no pau arranca todas no tranco e dai ja fode tudo. Na dúvida sigo a recomendação do manual, se a moto fuder eu vou junto, então prefiro não arriscar, não su dos zelosos em excesso, mas acho q algumas coisas valem a pena serem feitas certinho
Sobre curtir amaciamento, minha próxima moto te mando, putz, 800km com a YES a 5000rpm é foda, nossa senhora, num guentava mais, agora nã vejo a hora de cabar os 1600km, ja to quase desencanando deles, ta com 1300km e ja num guento mais tomar cuidado cm rotação.