PDA

Ver Versão Completa : Troquei o oleo da moto sozinho!



Lagartixxa
26-02-07, 16:15
blz galerinha!

entao, minha moto ja tava na hr de troca o oleo, ai passei na Pedro II (a general osorio aki de belo horizonte) ai num achei o oleo q eu queria, o castrol actevo, ai comprei um motul 3000 mineral 20w50. bom as coisas comecaram a dar errado pq na loja q eu comprei o oleo o mecanico ainda estava em ritmo de carnaval, nao tinha chegado ainda, como tava atrasado nao dava pra esperar. blz isso era na quarta, como ando poco por dia, nem preocupei, trocaria no sabado na oficina do meu tio. mas meu tio saiu no sabado logo de manha e so voltava anoite! dai pensei. vo eu mesmo trocar essa birosca, passei no posto e peguei uma embalagem de oleo vazia pra colocar o oleo velho e fui pra ksa. cheguei em casa, esperei um tempo pro motor esfriar um poco e eu consegui tira o parafuso do dreno do oleo, peguei um jogo de ferramenta velho q eue tenho e fui la tira o tal parafuso e de cara ja quebro a chaa q era muito vagabunda, ai peguei as ferramentas q vem na moto ai descobri q nao foram feitas pra isso, ai c tem q usar a chave 12 meio enjambrada, mas blz, com um poco de jeito consegui solta o parafuso, ai antes de tira ele todo ja coloquei alguns jornais abertos e a garafa de oleo vazia em baixo pra pega o oleo velho! ai qndo eu solto o parafuso todo jorra oleo pra todo lado, menos dentro da garrafa, ai foi aquela meleca no chao da garagem, por sorte a maior parte do oleo caiu encima do jornal, mas blz, mirei a boca da garrafa no jato de oleo e deixei o oleo escorrer +o- 1hr.
ai fechei o dreno de oleo, dei uma apertada boa na porca e robei da minha mae um funil pra poder colocar o oleo no motor. ai foi mais facil, foi so abrir a embalagem e virar la no lugar onde poe o oleo. ai dei uma volta no quarteirao e esperei um poco e conferi o nivel e tava OK!!!!

bom o saldo positivo foi q eu aprendi a trocar o oleo da moto e nao tem misterio nenhum, o negativo foi a sujeira q eu fiz, mas ta zero, num so eu q vo limpa mesmo! :G

ta ae, esperiencia de um marinheiro de primeira viagem! :clap:

RGBguima
26-02-07, 16:22
Putz sabado eu tb tenho que trocar o óleo e nunca fiz isso. :D
Vai ser uma nova experiência pra mim tb...

Só que vou colocar uma bacia embaixo..
a menos chance de espirrar oleo pra tudo quanto é lado, se sujar eu que vou ter que limpar :s

Furious VIPER
26-02-07, 16:23
Pelo q eu vejo os mecânicos trocarem algumas dicas pra ficar ainda melhor o processo.
Vc tá com a moto no cavalete central.. claro... enqto o óleo está escorrendo, vc pode inclinar um pouco a moto pra esquerda (cuidadosamente claro).. pra sair um restinho de óleo...
Não troque óleo com o motor frio... sempre com ele quente pro óleo estar bem viscoso e sair mais facilmente...
Eu ainda não troquei óleo em casa pq onde troco óleo a troca é grátis, tipo, já tá embutida no preço do óleo.. então eu faço valer a pena opreço e dxo eles trocarem, fico de olho pra aprender.. qdo precisar eu sei!!

lion
26-02-07, 16:23
huauhahuaha
desvirginou na mecânica! meus parabens !

daki a poko ja ta montando carenagem de hayabusa em biz, fazendo motor, trocando fluído de freio e etc

Lagartixxa
26-02-07, 16:29
Pelo q eu vejo os mecânicos trocarem algumas dicas pra ficar ainda melhor o processo.
Vc tá com a moto no cavalete central.. claro... enqto o óleo está escorrendo, vc pode inclinar um pouco a moto pra esquerda (cuidadosamente claro).. pra sair um restinho de óleo...
Não troque óleo com o motor frio... sempre com ele quente pro óleo estar bem viscoso e sair mais facilmente...
Eu ainda não troquei óleo em casa pq onde troco óleo a troca é grátis, tipo, já tá embutida no preço do óleo.. então eu faço valer a pena opreço e dxo eles trocarem, fico de olho pra aprender.. qdo precisar eu sei!!


entao eu tbm ia trocar la na loja neh, mas o mecanico ainda tava pulando carnaval! ai eu comprei pra troca na oficinal do meu tio q é mecanico mas tbm num tava ai encarei essa "aventura"

Rel
26-02-07, 16:41
Eu fui trocar o da minha motoka no posto semana passada e o cara tiro o parafuso e saiu so um pouquinho de oleo e depois nada... quase morri do coração pensando que eu estava andando com a moto sem oleo dai o cara viu q tinha desparafusado o parafuso errado... depois desse dia nunca mais troco oleo num lugar desses... Da prox vo troca eu mesmo....

Lagartixxa
26-02-07, 16:44
q isso velho! o cara tiro o parafuso errado?! nem eu q so cabaço fiz isso! huaeheauhaeueahuea

vinacowboy
26-02-07, 16:58
rss, valew... bom agora acho q vou ter que ter a sua coragem e trocar o óleo da minha moto sozinho tambem, pq os cara trocavam de graça pra mim lá na Suzuki, agora entrou um caboco gerente novo no pedaço e kiseram cobrar R$ 10,00 de MO... sai azar, vou me lambuzá tudão mais vou gastar 10zão em cerveja!!!!

wendell
26-02-07, 17:22
E eu que vô arriscar a tirar meu carburador pra limpar sozinho....quero só ver pra montar depois.

Guilherme Rabelo
26-02-07, 17:23
o da titan eu sempre troquei em casa o da sahara as duas primeiras vezes levei pra trocar a ultima eu troquei em tranquilo mas eu nao sei aonde é o filtro de oleo pra poder trocar na proxima

px400
26-02-07, 17:54
Aeeeeeeeee lagartixa! É muito bala o cara meter a mão na motoca e ir fazendo as coisas que teóricamente seria serviço do mecânico. Eu quase nao tenho tempo pra nada, aeh volta e meia sacrifico altos churrascos no almoço pra ir regular corrente e trocar óleo...

Mas meus problemas acabaram: hoje comprei as chaves pra soltar a roda traseira e esticar a corrente.! feitoooooooo!

rocksul
26-02-07, 18:29
Ano que vem tu já vai estar limpando o próprio bura.
Compra mais material de limpeza.

TorteX
26-02-07, 19:36
[b]Uhhuuhuh eh sussa...!

Lembro q a primera veiz q foi troca da minha primera moto....meu pai foi fazendo e mostrando oq fazer....dpois disso sempre trokei!

Ahhh e num da certo mesmo colocar um tubo de oleo embaixo naum! tem q c bacia!

Bom msm era na titan Ks....fikava batendo o pedal descia tdo o oleo rapidinho....

Japaparadoxx
26-02-07, 21:04
Eu fui trocar o da minha motoka no posto semana passada e o cara tiro o parafuso e saiu so um pouquinho de oleo e depois nada... quase morri do coração pensando que eu estava andando com a moto sem oleo dai o cara viu q tinha desparafusado o parafuso errado... depois desse dia nunca mais troco oleo num lugar desses... Da prox vo troca eu mesmo....


Orra meu como o cara me tira o parafuso errado!!!!
Tem q fika veiaco pq teim muitos mecanicos(dizem ser), que fazem "serviços de porco" por ai..
Por isso sempre q posso eu msm troco o oleo da minha moto.!



E eu que vô arriscar a tirar meu carburador pra limpar sozinho....quero só ver pra montar depois.


Vai sem medo, tenha apenas delicadeza com a as peças,...
E lembre-se sempre de onde ela veio na ora de montar ..rsrs

Uma vez resolvi lava a minha com kirosene*, depenei a bixa, soh fiko o quadro e o painel..
Tirei tanke, carenagens etc, e lavei com kerosene ela inteira..
Acredite se kiser, dps q montei naum sobro nenhum parafuso..haiuahiuahaiuha


Abraço!

cesarmunoz
27-02-07, 03:06
Mas e aí, trocar o óleo, não é só tirar o parafuso de chave 17 ali de baixo, deixar o óleo sair e tal, depois fecha ele e abre o de cima tome-lhe oléo? Se bem que no posto onde conheço a geral, o cara olha as motos e fala, ah dessaa aí não sei, aí quando peguei a trudinha me injuriei e olhei o mecãnico fazer, POR.. é tudo igual huahuaa Tira o de baixo, e põe no de cima huahuauhauhahuuahhuauhahua.A única coisa é, o quanto de força usar para fechar o parafuso de baixo! Eu vi uma vez o cara pouco apertando parafuso da válvula, e comentei, ele falou que no caso dessa tampinha tem que ser pouca força, porque se nao, dependendo, só tira na marreta huahuahuuha. E no da saída do óleo? É Igual?

Wanderson
27-02-07, 08:23
ae galera
só nao vão tirar o parafuso com o motor quente
se isso for feito, é muito provavel em danificar a rosca do motor onde eh colocado o bujão.
o esquema legal pra trocar o oleo eh:

Uma bacia, pra tirar o oleo queimado, e um funil pra colocar o oleo novo sem derramar.

eu peguei aqueles vidrinhos de desodorante e coube perfeitamente lá.
cortei e fiz um funil.


vai a dica

Guilherme Rabelo
27-02-07, 10:43
[quote=Wanderson;170760]
ae galera
só nao vão tirar o parafuso com o motor quente
se isso for feito, é muito provavel em danificar a rosca do motor onde eh colocado o bujão.
o esquema legal pra trocar o oleo eh:

Uma bacia, pra tirar o oleo queimado, e um funil pra colocar o oleo novo sem derramar.

eu peguei aqueles vidrinhos de desodorante e coube perfeitamente lá.
cortei e fiz um funil.


vai a dica
[/quote
boa, essa eu nao sabia

Wanderson
27-02-07, 15:40
[quote=Wanderson;170760]
ae galera
só nao vão tirar o parafuso com o motor quente
se isso for feito, é muito provavel em danificar a rosca do motor onde eh colocado o bujão.
o esquema legal pra trocar o oleo eh:

Uma bacia, pra tirar o oleo queimado, e um funil pra colocar o oleo novo sem derramar.

eu peguei aqueles vidrinhos de desodorante e coube perfeitamente lá.
cortei e fiz um funil.


vai a dica
[/quote
boa, essa eu nao sabia


de tirar o bujão com o motor quente??
vixi eu tb nao
lasquei a rosca do motor e tive q mandar refazer
rs
o esquema eh deixar o motor friozao
mas eu ja levei a moto pra trocar oleo e os caras trocam com o motor quente
mas nao me pergunte como

FabricioFabuloso
27-02-07, 22:07
Vixx disso pra abrir o motor eh um pulo hheheheh brincadeira... mas Parabens, eh assimq se começa...

Abraços