PDA

Ver Versão Completa : Comum ou aditivada?



Ramiro
01-08-05, 23:40
Que gasolina vocês colocam? Da alguma diferença de uma pra outra?

Guigo
01-08-05, 23:44
A diferença é q a gasolina aditivada possui, como o nome diz, aditivos que fazem a limpeza do sistema de mangueiras e carburador (ou injeção) dos veículos...
Agora...se vc usou sempre gasolina comum NÃO deve fazer a troca pra aditivada de uma vez, pois aí aos aditivos podem soltar as impurezas existentes nas mangueiras e no tanque e causar entupimento do carburador da moto...se for trcar faça gradativamente, colocando peq quantidade de aditivada e completando o resto com comum...
Aos poucos vá aumentando a quantidade de aditivada até trocar por um todo...
Se a moto é zero, e tiver um pouco mais pra gastar, use sempre gasolina aditivada, q vai manter seu sistema sempre limpo...
Abs...

Furious VIPER
02-08-05, 00:17
Cara.. nunnca testei andar com uma e depois andar com outra pra ver se dá diferença ou se a diferença é notável, eu sempre usei e sempre usarei a aditivada. não me arrependo nenhum pouco... consegui uum preço bom num posto BR q é mais barato q as gasolinas comuns de outros postos, mas mesmo se fosse mais cara eu bancaria a diferença. minha moto, meu carbura... meu motor é tudo.. se eu ferrar ele... sujar, ,der qqr problema, qm paga pelo conserto, limpeza, troca de peças sou eu... prefiro evitar ao máximo esse tipo de coisa colocando direto a aditivada, meu bolso não chega a sentir a diferença por ser ded pouco em pouco, mas uma limpeza no carburador não vou precisar fazer tão cedo!!

clark
02-08-05, 09:27
Eu já usei das duas, mas hoje eu so uso gasolina comum e nunca senti diferença de desempenho na moto não!!!

BrunoDias
02-08-05, 09:31
eu comecei a colocar so a aditivada, mas tive uma conversa com um mecanico aqui e ele tava me falando q a aditivada pra moto nao é boa nao

ele esplicou pq, mas nem lembro direto o q ele tinha falado, disse q é pra colocar a comum mesmo

ricardocatalunia
02-08-05, 09:31
no desempenho acho que nao 'da diferença.

( pelo menos nunca senti diferença nenhuma )

outra coisa..
na minha opinião a gasolina aditivada é gasolina impura
pois é menos gasolina ( além da água e do alcool )
eles também tem que colocar aditivos detergentes

juliano125
02-08-05, 09:47
to colocando aditivada da Shell, e não apresentou nenhum problema até agora, qto ao desempenho ....não senti uma melhora significativa, mas percebi que tá pouco coisa melhor que a outra q eu tava colocando (agip)...

Guigo
02-08-05, 10:40
no desempenho acho que nao 'da diferença.

( pelo menos nunca senti diferença nenhuma )

outra coisa..
na minha opinião a gasolina aditivada é gasolina impura
pois é menos gasolina ( além da água e do alcool )
eles também tem que colocar aditivos detergentes

Acho q vc está enganado...é justamente ao contrário...
É mais fácil e mais econômico fraudar a gasolina comum do que a aditivada, uma vez que a comum é a mais vendida......
A octanagem das duas é a mesma, apenas a aditivada é acrescida de substâncias detergentes próprias para motor, sendo inclusive recomendada por todos os fabricantes de motocicletas...
Por isso não há diferença no desempenho...apenas a gasolina Premium, com octanagem maior é q apresenta ganho de desempenho...

juliano125
02-08-05, 10:46
no desempenho acho que nao 'da diferença.

( pelo menos nunca senti diferença nenhuma )

outra coisa..
na minha opinião a gasolina aditivada é gasolina impura
pois é menos gasolina ( além da água e do alcool )
eles também tem que colocar aditivos detergentes

Acho q vc está enganado...é justamente ao contrário...
É mais fácil e mais econômico fraudar a gasolina comum do que a aditivada, uma vez que a comum é a mais vendida......
A octanagem das duas é a mesma, apenas a aditivada é acrescida de substâncias detergentes próprias para motor, sendo inclusive recomendada por todos os fabricantes de motocicletas...
Por isso não há diferença no desempenho...apenas a gasolina Premium, com octanagem maior é q apresenta ganho de desempenho...essa premium é de qual bandeira ?

jecastro
02-08-05, 10:46
Este fim de semana emchi com gasolina Pódium da petrobrás(2,99 :0_0: ), para minha supresa a moto passou a gastar mais (22 km/l andes 25 km/l), e andou igual.

TRW
02-08-05, 10:50
usa comun que tein menas porcaria pois alguns postos em vez de botar o detergente na aditivada botao so um corante pra muda de cor que destroi o motor, eu so uso comun. os posto de hoje sao fod,

ricardocatalunia
02-08-05, 11:00
Este fim de semana emchi com gasolina Pódium da petrobrás(2,99 :0_0: ), para minha supresa a moto passou a gastar mais (22 km/l andes 25 km/l), e andou igual.


:0_0: :0_0: :0_0: PODE ARREGALAR O ZOI MESMO que gasolina
cara é essa!!!

3 pila... nem se ela transformasse minha a moto numa 200 cc eu usaria ela...


( agora se nao tiver outra opção... fazer o que né...)

TRW
02-08-05, 11:04
aki ha podium tb he 3 pila, mas em moto peuqena nao muda nada pq ha taxa de compressao he mui peuqena tein que ser pra sima de 10 e ha maioria das moto tein 8, 9.

kim
02-08-05, 11:10
no manual eles recomendam usar adtivada, pra alguma coisa dv servir!

jecastro
02-08-05, 11:17
Serve para ajudar a manter limpa as peças do carburador, só isto.

juliano125
02-08-05, 11:19
e no caso da moto passada a álcool, convém colocar aditivo pra álcool ???????

ricardocatalunia
02-08-05, 11:20
usa comun que tein menas porcaria pois alguns postos em vez de botar o detergente na aditivada botao so um corante pra muda de cor que destroi o motor, eu so uso comun. os posto de hoje sao fod,



concordo, é um dos motivos que me faz abastecer com a comum

clark
02-08-05, 11:45
Este fim de semana emchi com gasolina Pódium da petrobrás(2,99 :0_0: ), para minha supresa a moto passou a gastar mais (22 km/l andes 25 km/l), e andou igual.

Putz eu abasteço comum a R$ 2,44 já acho um absurdo!!!

Piccoli
02-08-05, 12:36
Aê pessoal!

Estou de novo dando pitaco...

É que apesar de ter hoje uma 450 DX, eu já tive muitas motos 125 de 2 e 4 tempos, e essa cilindrada é minha paixão. Então, como eterno amante das pequenas, não resisti e me cadastrei aqui.

Estou usando faz um tempo a gasolina Podium, porque eu mesmo faço a manutenção de minhas motos, mas detesto limpar carburador! Então, pensando em preservar os dois carburadores dela, evitando problemas futuros numa moto que não é mais produzida e que a maioria dos mecânicos não quer mais mexer nela, passei a usar aquela que consideram a melhor gasolina brasileira, a Podium. Sempre usei aditivada, nunca a comum, e agora uso a Podium.

Pois bem, notei que a marcha lenta da CB fica muito regulada, rotação bem nivelada, seja com motor frio ou quente. Acelerações firmes, sem engasgos, partidas fáceis em dias frios (frio aqui no Sul chega a 5 graus, ou menos). Além disso, fica muito menos cheiro nas roupas, e a explicação é simples: a Podium tem muito menos enxofre que as demais gasolinas, portanto polui menos e o cheiro de escapamento é menor.
A Podium não vai fazer a moto andar mais, mas se o motor está bem regulado, ela vai queimar por inteiro, e aí o rendimento do motor é pleno, e é bem provável que ele consuma menos. Na minha CB o consumo diminuiu, coisa de uns 10 porcento.

Como não ando grandes quilometragens com a moto, 3 a 4 mil Km/ano somente, eu optei por pagar um pouco mais (aditivada aqui está a 2,59, a Podium a 2,99), e ter um motor redondinho que não incomoda, é gasolina, óleo, filtros, e só. Compensa pelo motor reloginho, pela pouquíssima manutenção, e pelo consumo que no caso da CB 450 diminuiu um pouco.

Se eu tivesse uma pequena nova com motor moderno tipo YBR, CG 150, Twister, eu arriscaria usar essa Podium. Mas se a pessoa roda muito, aí talvez não compense porque a diferença em dinheiro de uma aditivada para Podium será grande. Então, melhor usar a aditivada. A Comum, eu não recomendo nem para uso em Mobilette. Porque apesar de algumas montadoras ainda recomendarem A Comum, na real é como comentaram: é a gasolina mais batizada que existe por aí.

Abraço. Até.

betosobreira
02-08-05, 13:09
Há um tempo atrás coloquei gasosa num posto Esso e minha motoca começou a fazer mta fumaça.... achei mto estranho :-/ , era minha primeira vez naquele posto.... então resolví deixar o tanque ir até andar no cheio, aí coloquei 10 pila de gasosa no Shell ou no Ipiranga não sei.... aí parou o problema! Mas ainda assim de vez em qdo eu passo no Esso.
Mas não tenho problema com isso... a gasosa q tiver na frente eu coloco, dependendo do posto é claro, Shell ou Ipiranga de preferência.

Mtas vezes eu só ando no cheiro....

Smolder
02-08-05, 13:35
soh aditivada...

Abs,
Smolder

TRW
02-08-05, 13:49
Aê pessoal!

Estou de novo dando pitaco...

É que apesar de ter hoje uma 450 DX, eu já tive muitas motos 125 de 2 e 4 tempos, e essa cilindrada é minha paixão. Então, como eterno amante das pequenas, não resisti e me cadastrei aqui.

Estou usando faz um tempo a gasolina Podium, porque eu mesmo faço a manutenção de minhas motos, mas detesto limpar carburador! Então, pensando em preservar os dois carburadores dela, evitando problemas futuros numa moto que não é mais produzida e que a maioria dos mecânicos não quer mais mexer nela, passei a usar aquela que consideram a melhor gasolina brasileira, a Podium. Sempre usei aditivada, nunca a comum, e agora uso a Podium.


he que neim eu falei, ha CB tein taxa de compressao pra quima ha podium,ja ha 125 nao tein .

Pois bem, notei que a marcha lenta da CB fica muito regulada, rotação bem nivelada, seja com motor frio ou quente. Acelerações firmes, sem engasgos, partidas fáceis em dias frios (frio aqui no Sul chega a 5 graus, ou menos). Além disso, fica muito menos cheiro nas roupas, e a explicação é simples: a Podium tem muito menos enxofre que as demais gasolinas, portanto polui menos e o cheiro de escapamento é menor.
A Podium não vai fazer a moto andar mais, mas se o motor está bem regulado, ela vai queimar por inteiro, e aí o rendimento do motor é pleno, e é bem provável que ele consuma menos. Na minha CB o consumo diminuiu, coisa de uns 10 porcento.

Como não ando grandes quilometragens com a moto, 3 a 4 mil Km/ano somente, eu optei por pagar um pouco mais (aditivada aqui está a 2,59, a Podium a 2,99), e ter um motor redondinho que não incomoda, é gasolina, óleo, filtros, e só. Compensa pelo motor reloginho, pela pouquíssima manutenção, e pelo consumo que no caso da CB 450 diminuiu um pouco.

Se eu tivesse uma pequena nova com motor moderno tipo YBR, CG 150, Twister, eu arriscaria usar essa Podium. Mas se a pessoa roda muito, aí talvez não compense porque a diferença em dinheiro de uma aditivada para Podium será grande. Então, melhor usar a aditivada. A Comum, eu não recomendo nem para uso em Mobilette. Porque apesar de algumas montadoras ainda recomendarem A Comum, na real é como comentaram: é a gasolina mais batizada que existe por aí.

Abraço. Até.

Alan
02-08-05, 14:06
Só aditivada... desmontei meu carburador esses dias e tá tudo limpinho...

Ultimamente começei a usar a aditivada da Ipiranga... gostei heim

Piccoli
02-08-05, 14:39
TRW, a taxa de compressão do motor da DX 450 é 9,1:1

É taxa de compressão semelhante às outras motos nacionais, ou seja, podem rodar com gasolina comum ou aditivada sem necessidade de gasolina com maior octanagem como a Podium, ou alguma Premium.

Só que uma gasolina boa, comprada em posto bom e de confiança, é como aquela cerveja que é bem melhor que as outras: dependendo do preço, sempre vale a pena pagar um pouco mais por ela.

No caso de motos com compressão abaixo de 10:1, a opção é do dono, comum, aditivada, Premium, etc., vai depender do quanto ele roda, um cálculo feito na ponta do lápis, e diferente para cada pessoa.

Abraço. Até.

TRW
02-08-05, 14:44
errrei axei que ha 450 era maior ha taxa. mas bein issu que vc falou aee

Guigo
02-08-05, 18:34
usa comun que tein menas porcaria pois alguns postos em vez de botar o detergente na aditivada botao so um corante pra muda de cor que destroi o motor, eu so uso comun. os posto de hoje sao fod,

O aditivo não é colocado nos postos e sim nas refinarias...
Abastecendo em posto de confiança vc não vai ter problemas...

Rafael 600Hornet
02-08-05, 19:58
:)
GERALMENTE COLOCO COMUM MESMO....

MAS QUANDO ESTOU MAIS COM GRANA PRA GASTAR, ENCHO O TANQUE DE ADITIVADA....

nunca senti diferença na cgzinha......

Furious VIPER
02-08-05, 21:33
GERALMENTE COLOCO COMUM MESMO....

MAS QUANDO ESTOU MAIS COM GRANA PRA GASTAR, ENCHO O TANQUE DE ADITIVADA....

nunca senti diferença na cgzinha......

Não faça isso... o pessoal aki já recomendou q qdo for trocar a comum pela aditivada, fazer aos poucos... pra sujeira deixada pela gas. comum sair aos poucos... e não entupir seu carbura...
faz assim... coloca sempre a aditivada... e dá uma aliviada de leeeeve na mão... vc vai correr pouco menos, ,gastar a mesma coisa e seu carbura ainda vai ficar limpinho... assim como o do Alan.. q disse ali em cima q abriu o dele faz pouco e ainda tá limpinho!!!!
Os poucos centavos q vc gasta a mais no litro da aditivada te livram do trabalho dee uma limpeza dee carbura, dependedndo do mecânico acaba fazendo mal feito e coisa e tal!!!! EU... prefiro não arriscar!!

kim
03-08-05, 10:07
vou tentar fazer isso.. manter a moto limpinha!!

Ramiro
03-08-05, 11:35
Vou seguir o que o pessoal ta falando.. assim que comprar minha moto... soh aditivada.. e quando eles me entregarem com o tanque cheio ( que eu ganho por causa da promoção _ Vou pedir tanque cheio de aditivada! :D

inaldosjr
03-08-05, 11:39
Eu uso aditivada da ipiranga também....

ricardocatalunia
03-08-05, 16:41
usa comun que tein menas porcaria pois alguns postos em vez de botar o detergente na aditivada botao so um corante pra muda de cor que destroi o motor, eu so uso comun. os posto de hoje sao fod,

O aditivo não é colocado nos postos e sim nas refinarias...
Abastecendo em posto de confiança vc não vai ter problemas...




.. mas o esquemas dos postos é por corante na comum e vender como aditivada este é o meu medo sacow...

na dúvida, eu só uso a comum ( melhor comum com água, do que comum com água e corante, além de pagar mais caro pela aditivada )

jecastro
03-08-05, 16:52
Do jeito que anda as gasolinas o ideal é passar o motor para álcool e abastecer nas farmácias, dizem que o álcool das farmácias é bém mais forte, ele é até 98% puro.

ricardocatalunia
03-08-05, 16:55
Do jeito que anda as gasolinas o ideal é passar o motor para álcool e abastecer nas farmácias, dizem que o álcool das farmácias é bém mais forte, ele é até 98% puro.


HEHEHEHEHEHE......

Gostei da ideia...

talao
03-08-05, 20:10
Aditivada.

Guigo
03-08-05, 20:16
usa comun que tein menas porcaria pois alguns postos em vez de botar o detergente na aditivada botao so um corante pra muda de cor que destroi o motor, eu so uso comun. os posto de hoje sao fod,

O aditivo não é colocado nos postos e sim nas refinarias...
Abastecendo em posto de confiança vc não vai ter problemas...




.. mas o esquemas dos postos é por corante na comum e vender como aditivada este é o meu medo sacow...

na dúvida, eu só uso a comum ( melhor comum com água, do que comum com água e corante, além de pagar mais caro pela aditivada )

Por isso q eu reafirmo q vc deve escolher um posto de confiança e abastecer sempre nele, quando possível...

TopsMan
04-08-05, 09:05
Eu só uso comum... pelo fato de rodar somente em trilhas e às vezes cidades e arraiais muito pequenos, é dificil encontrar outra gasolina.... se é que a gente encontra GASOLINA mesmo... rs*

GALERA, só um lembrete:

NÃO é aconselhavel usar gasolina adtivada em motores 2T. Existe o risco dos aditivos comprometerem as propriedades lubrificantes do óleo 2t. Bom... pra falar a verdade, nos paises desenvolvidos ( EUA por exemplo) existem muitos tipos de gasolina (uma vez vi um site com mais de 15 tipos de gasolina), e algumas aditivadas n davam certo com alguns óleos 2t... foi desses paises que veio essa infomação, que inclusive consta em alguns manuais de motos especiais (CRs, YZs, etc...)

Como aqui no Brasil o mercado de gasolina é ESCURO total (no máximo a gente sabe de 4 gasolinas: Comum, adtivada, premium e a tal da batizada, rs*) a gente não sabe quais os tipos de aditivos usamos, dai recomenda-se não usar essa gas. com oleo 2t.

jecastro
04-08-05, 09:41
Não só não é aconselhado como não se deve por de jeito nenhum, o detergente que tem misturado a gasolina disolve o óleo perdendo totalmente as propiedades lubrificantes.

Alan
04-08-05, 13:43
Acho que isso se acentua mais no pre mix... eu eo Smolder usamos o auto lube...

Mas eu vou pesquisar sobre isso... nunca tinha pensado...

henrique
04-08-05, 15:19
todas as motos q eu tive sempre usei comum... a diferença de preço valia a pena e nunca tive problema.

Flower§
04-08-05, 15:28
eu sempre uso aditivada pra manter o carbura delas limpinho...uma vez abasteci a 150 com a comum soh pra v...notei q ela andou mais, as vezes pode ser tbm pq peguei gasolina boa, que nao era batizada neh....sempre abasteço no shell e no agip....

Roberval2005
04-08-05, 16:21
Que gasolina vocês colocam? Da alguma diferença de uma pra outra?

as 2

diferença nenhuma