PDA

Ver Versão Completa : Manual do comprador de uma PN - bora fazer um



AMBN
04-03-07, 20:04
Pessoal,

Saquem só essa viagem minha....

É fato que os membros deste forum integram a elite dos consumidores de motos até 250cc. Todos nós temos acesso à internet, à informacao, e isso é um diferencial enorme num país cheio de excluídos digitais.

Nossa opiniao em relacao as PN's conta bastante. Por isso, proponho montarmos o "Manual do comprador de uma PN", pra ajudar a galera mais nova no mundo das motos a decidir que moto comprar.Afinal, temos conhecimento suficente pra fazer algo que valha a pena ser lido e consultado.

Vamos eleger democraticamente as melhores motos de cada segmento, baseados em critérios racionais (valor de revenda, custo-benefício, custo da manutencao, resistencia, etc). O único critério que nao vale na hora de justificar o voto em determinada moto é o critério estético (Voto? Tô vendo muito Big Brother ]:) ! ) . Isso é pessoal, varia de pessoa pra pessoa, não é algo racional, o que bonito pra um n é pra outro, o que torna o voto imprestável. Ah, essa parte de justificar voto é opcional, quem n quiser n precisa.

Vamos lá, pra ficar mais fácil vô logo mostrando as minhas escolhas.

CATEGORIAS A SEREM CONSIDERADAS (procurem respeitar as categorias na hora de votar, pra facilitar a contagem dos votos no final)::

1 - Até 100cc - street
2 - Até 125cc - street, trail e custom
3 - Até 200cc - street e trail
4 - Até 250cc - street, trail e custom

OBS1: Proponho votarmos em apenas duas motos por categoria.

Meus votos:

1 - Até 100cc - street
a. Hunter 90
b. POP 100

2 - Até 125cc - street, trail e custom
Street
a. Suzuki YES
b. CG Titan

Trail
a. XTZ
b. BROS

Custom
a. Intruder
b. -


3 - Até 200cc - street e trail
Street
a. Sundown MOTARD
b. STRADA

Trail
a. BROS 150
b. DT 200R

4 - Até 250cc - street, trail e custom
Street
a. Fazer
b. Twister

Trail
a. Lander
b. Tornado

Custom
a. Intruder 250
b. Viraguinho


Depois de pronto, esse manual vai ser muito útil pra quem não sabe que moto escolher. Depois, com calma, podemos ir inserindo nossas justificativas, pra aumentar a utilidade do manual.

Quando mais gente participar dessa idéia melhor! Nós temos autoridade suficiente para montar um manual desses, afinal discutimos muito e trocamos experiencias pra ca-cete sobre esse tema.

Quando o Manual estiver pronto, podemos travá-lo dentro de um tópico voltado para os novatos, para que eles possam ler e tomar conhecimento dos modelos preferidos pelo pessoal do forum, dentro de suas respectivas categorias.

Vai ficar maneiro ou n vai? Vamos montar eleger as melhores PN's pra ajudar a galera na hora de comprar uma!

VIVA O PN, c-a-r-a-l-h-o!

BrunoDias
04-03-07, 20:29
VIVA O PN, c-a-r-a-l-h-o!

auhhauahuahuahuahuahu

so colocaria a tornado em 1 :D

PimEdu
04-03-07, 22:00
Cara, a melhor moto não existe para mim, se trabalhasse como motoboy ou não tivesse uma posição economicamente estavel iria de FAN ou Biz sem dúvidas, como uso a moto para transporte e lazer (nem 800km/mês) prefiri a YES. Sei la, acho q se for pensar em algo desse tipo sou favorável a um glossário, onde se explica as vantagens do carbura e da IE, etc, dai sim, cabe a cada um ver e decidir oq prefere.

lion
04-03-07, 22:07
devia ser aberta tbm um topico com conselhos para saber o que olhar numa moto usada antes de compra-la, avaliar desgastes nas peças pra leigos...

rocksul
05-03-07, 00:30
Bom, não entendi direito o tópico, mas vou com uma opinião que pode ser útil pra muita gente e não serve para algumas motos acima, + para as importadas / nacionais incomuns de 250cc ~ 1200cc... comparar os preços entre estados é uma grande dica, importadores de SP costumam adquirir motos a um custo bem mais baratos que em outros estados, antes de comprar uma moto, de uma olhadinha se, em outro estado, a mesma não é mais barata. Segue abaixo o exemplo, nacional mesmo:
Kasinski Comet 650
SP: 31.700
RS: 34.990
SC: 35.180
BH: 36.125

Furious VIPER
05-03-07, 01:39
A idéia de "eleger" a melhor em cada categoria não cabe a nós.... além d q é demais achar q um tópico desses acabaria sem alguém mandar o outro a PQP ou chingar uma geração inteira da família! O Pessoal infelizmente não sabe fazer essas discussões pacificamente! temos milhões de exemplos, com gente banida e tudo!! Corta a parte de eleger a melhor moto das categorias
e coloca todas as motos das categorias, não só 2!!

mantabodyboarder
05-03-07, 08:07
Nao se esqueçam da categoria das CUB (biz, web, miza easy, e outras cópias da primeira)

AMBN
05-03-07, 09:17
É mesmo, esqueci da categoria CUB. Vamos incluir e considerar todas até 250cc.

Pra esse tópico não terminar em confusao, basta adotarmos uma regra simples: n é permitido atacar os votos do outro.

Cada um vota nas motos que quiser e depois contabilizaremos os votos. As mais votadas ficarão em destaque. Pronto, só isso.

Mas se n concordam com a idéia beleza, a gente n faz essa eleicao. Afinal, minha intencao n é fomentar discórdia aqui dentro, longe disso :G

Mostarda_69
05-03-07, 10:08
Usando tuas conmsideraçoes e algo q talvez eu lembre.. eahaehaeuaeu

1 - Até 100cc - street
a. Hunter 90= so suspeito tenho uma, ta com 320km mas n posso avalia-la ainda. Mas paga 4400por uma sem partida eletrica (pop) pra chega na revende e a mulher fala, honda eh honda. pelo amor de deus neh.. meu voto ate 100 HUNTER.

Cub = Sundown WEB- conheço algumas, vale muito bem o preço, o problema de algumas eh a revenda, biz??? nem morto olha o preço..

2 - Até 125cc - street, trail e custom
Street
a. Suzuki YES- conheço de test drive e vista, acho que vale muito o que se pede.
b. YBR, acho muito mais moto que uma cg, sem fala no preço da cg, um absurdo. Revenda diria que aqui pelo menos a ybr vende como agua, tanto nova qt usada.

Trail
a. XTZ- tenho uma pra fora, execente a moto, nunca deu um problema, ajuda muito o aro 21 na frente ao contrario da concorrente q tem 18 e eh mais cara.

Custom= nao conheço, nunca tive contato com nenhuma nao posso dize nada..

3 - Até 200cc - street e trail
Street
a. Sundown MOTARD- pra quem gosta de estilo.
b. STRADA- otimo custo beneficio, melhor moto q tive e to tendo..

Trail
a.STX normal nao tem muito mercado ainda, mas o que seria a honda a muito anos a tras ou a yamaha, um dia começaram, do zero..

4 - Até 250cc - street, trail e custom
Street
a. Fazer- ja andei e acho excelente a moto muito gostosa, unica que compraria no segmento.

Trail
a. Lander- nao andei mas com certeza mecanicamente eh parecida com a fazer pra n diser kuase igual, unica opçcao tb..



São opnioes proprias e sim so anti honda, pq acho um absurdo o q eles pedem por uma zero justificando ser uma honda, e sim ajudo como posso as marca novas a evoluirem, to quase fazendo negocio com o dono da bandera de ijui sundown pra traze uma revenda na minha cidade.. aeuheauhaeeuahua....

Roberval2005
05-03-07, 10:17
A melhor é akela q atende suas necessidades.

não vai ajudar a galera mais nova no mundo das motos a decidir que moto comprar

AMBN
05-03-07, 11:08
A coisa n é tao simples assim, na boa. Se fosse fácil, n existiriam revistas sobre o assunto. E a todo momento elas fazem esse tipo de eleição pra ajudar a galera na hora de comprar.

rocksul
05-03-07, 11:22
Comprar moto é mais fácil do que escolher mulher. Tem um monte de revista que fala sobre como achar a mulher ideal a muito mais tempo do que existe revista de moto.
Assim como essas revistas de achar a mulher perfeita são uma furada, as revistas que entopem o cara de coisas "compre essa moto", "produto aconselhado", "cinco estrelas em cinco" são tudo falcatrua.

wendell
05-03-07, 11:26
Acho que esse tópico não vai levar ninguem a lugar nenhum...cada um tem sua preferência (R$), e suas necessidades(R$).

AMBN
05-03-07, 11:49
Comprar moto é mais fácil do que escolher mulher. Tem um monte de revista que fala sobre como achar a mulher ideal a muito mais tempo do que existe revista de moto.
Assim como essas revistas de achar a mulher perfeita são uma furada, as revistas que entopem o cara de coisas "compre essa moto", "produto aconselhado", "cinco estrelas em cinco" são tudo falcatrua.


Não concordo, acho que vcs estão generalizado. Revista especializada produz informação de qualidade sim.

Por falar em revista de mulher, quem ai vai comprar a Playboy daquela boazuda do Caldeirão do Huck, a Eloah Uzêda? Essa eu n perco. Viva as revistas especializadas!! hehehe

Furious VIPER
05-03-07, 12:13
Gurizada.. mta calma!!! Eu não concordei apenas com a eleição de melhor moto!!
Não precisam ficar dizendo q o tópico é furada, q não leva a lugar algum... pelo menos justifiquem se forem falar algo negtivo... sem stress!!

Eu acho interessante.. mas SÓ DE QUEM É PROPRIETÁRIO das motos, dar conselhos... falar dos pontos fortes e TB DOS PONTOS FRACOS... Não necessariamente uma moto é forte em um ponto e a concorrente é fraca nesse ponto! as 2 podem ser fortes em tal quesito e fraco em outro quesito igualmente!!
Pessoal... não vamos avacalhar!!!
O Stone fez mto bem a idéia do tópico!
Mais tarde, qdo tiver tempo, faço um breve relato sobre a YBR.. q é minha moto, a única que tenho razão em falar bem ou mal!! Não interessa pro comprador se a Honda avacalha no preço ou não... interessa o q a moto pode oferecer.. aí sim cada um tira suas conclusões!!

wendell
05-03-07, 13:27
Pois é, tópico e tópicos no forum sobre qual melhor 125cc pra comprar e sempre uns elogiam demais tal modelo e outros descem o pau no mesmo modelo.

O legal seria como o VIPER disse, cada um falar da "SUA" moto, sobre pontos positivos e negativos.

Furious VIPER
05-03-07, 13:43
O q me dizem... podemos fazer o relato da moto que temos?? Eu já tasco um relato da YBR aki...

lion
05-03-07, 13:57
façam uma espécie de "thebestcarsmagazine" onde os proprietarios falam das motocas, cria uma seção pra isso, um tópico para cada moto, sendo que os grupos da mesma devem estar juntos por categorias ou seja:

Yamanha ---
125~150CC
YbR - (nomedousuario)
Ybr - (nomedousuario)
xtz (nome do usuario)
xtz (nome do usuario)

Yamaha --- 250cc

Xtz Lander (nome do usuario)
Fazer (nome do usuario)

Suzuki...Mvk...Kasinski...

cada tópico deve conter as informações como, defeitos apresentados desde a compra, modificações feitas na motoca, pelo menos uma foto se for possível.


Como sou um futuro comprador de moto, busco por custo x beneficio razoaveis, segurança, conforto, frenagens seguras, desenvolvimento no transito, torque, reposição de peças e custo da manutenção, frequencia quanto a reposição de peças.

caras isso é só uma ideia, apenas dei exemplos de como evitar conflitos segundo o viper que, ao meu ver evitou conflitos.

Se vc tem uma honda, posta oq vc acha da sua moto, quanto você gasta com ela, suas caracteristicas
Se vc tem uma Kasinski, posta oq vc acha da sua moto, quanto vc gasta com ela e as suas caracteristicas...

a comparação é feita pelo comprador e não entre os proprietarios pq sempre tem um que se acha melhor no fim das contas, sendo que a necessidade varia...

agora, deveria tb ser criada uma area destinada apenas para as perguntas e comparações com o objetivo de retirar as duvidas dos leitores e não provocar insultos hehe

flwsss

vinacowboy
05-03-07, 14:00
eu concordo de falar bem das motos, falar mau num kero falá naum...

AMBN
05-03-07, 14:01
Bom, se preferem assim, tudo bem. N sei como uma simples votacao pode terminar em confusao, mas beleza. N sei quanto a vcs, mas eu tenho curiosidade de saber qual seria a mais votada em cada categoria.

Mas tudo bem, essa idéia é boa tmb, assim que eu conseguir rodar mais um pouco com a Lander posto meus comentários.

lion
05-03-07, 14:05
Bom, se preferem assim, tudo bem. N sei como uma simples votacao pode terminar em confusao, mas beleza. N sei quanto a vcs, mas eu tenho curiosidade de saber qual seria a mais votada em cada categoria.

Mas tudo bem, essa idéia é boa tmb, assim que eu conseguir rodar mais um pouco com a Lander posto meus comentários.

nada contra a votação, lógico que pode ser executada tb a tua ideia, mas serviu de base tbm pra lembrar de sites como o thebestcars magazine q tb contribui bastante nesse aspecto.

faz dois topicos onde o primeiro tenha todas as 125, outro com as 150~180, 200~250.
da pra trabalhar nisso ae

FabricioFabuloso
05-03-07, 15:29
Bom eu ateh tinha gostado da ideia... mas com certeza, infelizmente, vai gerar confusão... acho a ideia do Furious mt boa... assim da pra ter uma parametro melhor... tipo Best car q tem as opiniões dos usuarios...

Abraços

wendell
05-03-07, 15:31
Bom, se preferem assim, tudo bem. N sei como uma simples votacao pode terminar em confusao, mas beleza. N sei quanto a vcs, mas eu tenho curiosidade de saber qual seria a mais votada em cada categoria.


Como vc vai votar sobre algo que vc não conhece?....quem ja andou ou teve todas essas motos tudo bem, do contrário fica meio no embalo dos outros.

PimEdu
05-03-07, 21:06
Cara, acho votação algo sem mto sentido, acho q é mais válido falar os pontos fortes e fracos e quem quiser decide. Depende mto do q é essencial numa moto para a pessoa e tals, eu acho essencial em uma moto ter partida elétrica e disco, já IE não me importo tanto, e se fosse comprar uma moto maior hoje provavel q ia de twister pq as qualidades dela me agradam mais q da Fazer.
Quando fui comprar uma moto queria disco e partida, só compraria para pagar a vista e por isso preferi a YES, se encaixou melhor no meu orçamento do q uma CG e tinha tudo q quis, agora mtos aqui preferiram a CG pela revenda mais facil e ter mais peças paralelas.
Para quem mora em sampa o fator roubo é algo a se considerar, meu primo que mora em Dracena não leva isso em conta. Ou seja, o melhor não existe e não é uma votação ou uma pessoa q vai poder dizer q tal moto é a melhor e ponto, não importa o qto conheça de moto, pode ter todas e ainda assim não acho valido q diga qual a melhor de todas, pode no máximo dizer qual a melhor para ele, dai já entra na opinião pessoal e acho q perde o sentido.
Vale a pena acho colocar informações técnicas tipo consumo, rendimento, problemas e tals.