PDA

Ver Versão Completa : Diferenças Disco de freio VentiladoXSem ventilação + dúvidas!



cesarmunoz
07-03-07, 23:56
Senhores, digam-me, quais são as diferenças entre o disco de freio que é ventilado, e o não ventilado? (com furos e sem furos) e tb quais suas vantagens e desvantagens. E dizem que a Yes tem o disco ventilado que cabe e fica muito show na trudynha, é verdade? melhora o desempenho na frenagem?

No aguardo,

Obrigado.

[]s...
Abços

BrunoDias
08-03-07, 00:13
ventilado ele esquenta menos, ou melhor, resfria melhor, dai podera ter uma frenagem mais segura
e é mais bunito tb :D

Furious VIPER
08-03-07, 01:35
além de mais bonito e com menos aquecimento... já ouvi falar, não posso comprovar.. q pelo fato de ser ventilado, escoa melhor a água no caso de frenagem em chuva intensa.. eu acredito nisso tb!!

Ivan RJ
08-03-07, 03:32
Aí galera
tudo citado acima está corretíssimo, mas a única vantagem real é para o fabricante na economia de material, na velocidade que andamos as vantagens são totalmente desnessessárias. Jamais algum de nós irá conseguir fritar um disco com nossas motos. A velocidade máxima de nossas motos é muito baixa. Um grande abraço a todos os irmãos.

agm2112
08-03-07, 09:11
Não confundam disco perfurado com disco ventilado ... o disco ventilado é um disco duplo, como um sanduiche de 2 discos e furos axiais (do centro para a extremidade), com a única finalidade de conduzir calor até a extremidade, como nas hélices de um aspirador de pó. O disco perfurado tem furos ao longo da superfície de atrito do disco, e nas motos pequenas tem finalidade puramente estética. Já em carros e motos maiores, ele melhora a frenagem em pista molhada, e ajuda na limpeza das pastilhas, pois as impurezas ficam retidas nos furos ao serem comprimidas e depois se desprendem.

casali
08-03-07, 10:03
mas essas diferenças todas só poderão serem sentidas em uso extremo, mais propriamente em competeições

Luigi
08-03-07, 10:12
Já cheguei a azular os dois discos da falcon, será que eu brinco demais ? hauisha!

agm2112
08-03-07, 10:16
Em carros costuma-se usar discos ventilados para reduzir as dimensões do conjunto disco/pastilha, mas mantendo a eficiência de um disco sólido maior. Assim pode-se usar um motor 1.8 por exemplo em um conjunto originalmente feito para motores menores, tipo 1.4 ou 1.6.

Mostarda_69
08-03-07, 11:46
Não confundam disco perfurado com disco ventilado ... o disco ventilado é um disco duplo, como um sanduiche de 2 discos e furos axiais (do centro para a extremidade), com a única finalidade de conduzir calor até a extremidade, como nas hélices de um aspirador de pó. O disco perfurado tem furos ao longo da superfície de atrito do disco, e nas motos pequenas tem finalidade puramente estética. Já em carros e motos maiores, ele melhora a frenagem em pista molhada, e ajuda na limpeza das pastilhas, pois as impurezas ficam retidas nos furos ao serem comprimidas e depois se desprendem.


Eu tava pensando como que eu ia fala isso ae q tu dic.. eahuaeuaehuaehua
soh nao entendo uma coisa.. essa dos discos ventilados eu sabia... mas no caso de motos... a maioria das pessoas se referem ao disco perfurado como ventilado.. nao tem nexo msm??????? Essa de tira a sujeira nao sabia.. e eh uma otima ideia dos caras. aeheahueauhaeuae...

Ivan RJ
08-03-07, 21:26
Luigi, mais devagar. Vc vivo é muito importante para todos nós. Um grande abraço irmãozinho.

Furious VIPER
08-03-07, 21:39
Capaz q os discos perfurados não são necessariamente ventilados???
HUm.. alguém tem fotos dos discos q nos referimos aki??

casali
08-03-07, 22:15
ta ai as fotos dos discos a que o AGM se referia

http://tallertotal.com/images/tec-frenos-alto-rendimiento/frenos-porche.jpg

esse num teste
http://tallertotal.com/images/tec-frenos-alto-rendimiento/frenos-banco.jpg

cesarmunoz
09-03-07, 02:31
Isso que é fórum de discussão, o resto é resto! Só tenho a agradecer vocês, sempre tirando minhas dúvidas e/ou brincando um pouco... Nesse tópico tivemos direito até a fotos. Valeu mesmo a todos irmãos, motociclistas, motoqueiros, cachorros loucos, e todos frequentadores aqui do forum sempre dispostos a me ajudarem! VA-LEU.

agm2112
09-03-07, 10:11
Capaz q os discos perfurados não são necessariamente ventilados???
HUm.. alguém tem fotos dos discos q nos referimos aki??


Está aí um disco que é ventilado sem ser perfurado:
http://www.durametal.com.br/admin/news_destaques/img_uploads/01844.jpg

http://recursos.cnice.mec.es/bancoimagenes/ArchivosImagenes/DVD12/CD04/10263__86_a_1.jpg

Estes discos são os mais comuns nos carros atuais. Já em motos eles são perfurados sem serem ventilados (nas pequenas).

RGBguima
09-03-07, 10:49
:clap: Eu tinha algumas duvidas a respeito de discos.....

Valew por tirar essa duvida...
e eu axava que o disco da Yes era ventilado |:(

Agora eu sei é somente perfurado e bunito :OK:

Furious VIPER
09-03-07, 12:56
Bah.... valeu aí AGM... ótimas fotos pra explicação!!

wendell
09-03-07, 13:04
além de mais bonito e com menos aquecimento... já ouvi falar, não posso comprovar.. q pelo fato de ser ventilado, escoa melhor a água no caso de frenagem em chuva intensa.. eu acredito nisso tb!!


Isso mesmo, resfria melhor e escoa a água pra frear na chuva.

vinacowboy
09-03-07, 13:05
ah, intão quer dizer que o disco da YES naum é ventilado :(

destbr
10-03-07, 00:53
ótima aula mesmo, meus parabens!! :clap:

mas tenho uma duvida!

qdo freio faz um braulho como se tivesse agua (ou uma pasta, dificil explicar o som) la dentro. qdo chove, esse barulho aumenta.

qdo lixei as pastilhas, quase sumiu esse barulho, mas na primeira chuva, voltou a ficar assim.
as vezes da pra escutar, e as vezes nem se percebe.

a de vcs tb sao assim? da a impressao q sao os furos no disco q sao responsaveis por esse barulho.

mas independente disso, os freios continuam bons.

o q será?

obrigado povo!!!

Ivan RJ
10-03-07, 01:14
Aí Galera,
Vina o freio da Yes é perfurado, mas não é ventilado. Isso é que é FORUM. Parabéns a todos que participaram deste debate. Um grande abraço a todos os irmãos. :clap: :clap: :clap:

casali
10-03-07, 08:50
ótima aula mesmo, meus parabens!! :clap:

mas tenho uma duvida!

qdo freio faz um braulho como se tivesse agua (ou uma pasta, dificil explicar o som) la dentro. qdo chove, esse barulho aumenta.

qdo lixei as pastilhas, quase sumiu esse barulho, mas na primeira chuva, voltou a ficar assim.
as vezes da pra escutar, e as vezes nem se percebe.

a de vcs tb sao assim? da a impressao q sao os furos no disco q sao responsaveis por esse barulho.

mas independente disso, os freios continuam bons.

o q será?

obrigado povo!!!


os furos fazem barulho sim,

cesarmunoz
10-03-07, 09:43
Destbr, quanto ao barulho, a trudinha faz um zumbido tão estridente, que quem tá do outro lado da rua olha pra trás para entenbder o que acontece. Pelo que me explicaram, é questão de sujeira nas pastilhas+disco. A pastilha fica com a poeira e todo material de impurezas presa a si, e o disco também, dizem que uma lixada resolve, mas acho que só resolve mesmo, é lavando primeiro e depois lixando. Eu entendo assim, suja, aí chove, e... suja mais, e seca, e aí fica aquela gororoba de poeira, com água de chuva e tudo de ruim da sujeira, daí surge esse barulho infernal!!!

Furious VIPER
10-03-07, 10:25
Não se esqueçam q pior q uma chuva forte, é akela garoa q só solta a meleca de cima do asfalto mas não lava nada!
Numa chuva forte vc lava toda a moto... pq cai mta água mesmo!! Agora numa garoa ou chuva fraca, os carros soltam akela gosma junto com o spray na gente, então sobra pra nossa roupa (seja de chuva ou não), pra moto q fica tooooda emporcalhada.. e tb pro freio dianteiro, q não pega ááááágua .. e sim mta sujeira!!

destbr
10-03-07, 12:01
entao ta bom. parecia q ela nao fazia esse barulho qdo era nova. na verdade, nao eh q ela nao fazia, eu acho q era eu q nao percebia, pq nao entendia nada de moto e acabava nem prestando atencao nisso...

depois com a ajuda de vcs agente vai ficando mais esperto :)

tem algum produto pra passar no disco, pra limpar? pode passar querosene ou diesel mesmo??

Furious VIPER
10-03-07, 13:16
NÃO PASSA DIESEL!!!!
Somente sabão e água!!
O Diesel faz com q as pastilhas deslizem sobre o disco.. e tu não freia nunca daí!! sério cara!!
UM dia lavei toda a moto e sempre uso diesel na parte de baixo da moto.. lavei o disco tb.. e depois pra dar uma voltinha, quem disse q parava?? heheheh

Luigi
10-03-07, 13:22
Isso é verdade furius, quando eu erro o jato e coloco diesel nos discos da falcon, demora uns 50km pra começar a freiar denovo!

destbr
10-03-07, 16:04
valeu pela dica furious!!

na verdade, a minha intencao era tirar akelas marcas q ficam um pouquinho mais escuras nos discos, q eh onde passam as pastilhas. achei q melhoraria! :D

luigi, como vc faz pra lavar as partes de baixo com jato?? vc usa bomba eletrica? e usa diesel puro?
eu paço no pincel e sofro um mote!!

obrigado!!

Furious VIPER
10-03-07, 16:09
eu uso no pincel tb.. e não sofro não cara.. tem q ter paciência só!! hehe
Mas usa então algo masi forte.. de repente querosene pra limpar o disco.. mas aí tira a roda, tira o disco e limpa só ele!!
depois de limpo, lava beeeem com água pra tirar qqr "coisa derrapante" e monta dnovo.. aí fica tranquilo!!
E tem outra tb... se tu te garante, lava o disco com diesel mesmo e sai pra andar.. mas tem q freiar muuuito pra ele responder, é perigoso pra caramba... aí vc q sabe!!

destbr
11-03-07, 05:15
sofriento q eu digo, é que o pincel fica empastando toda hora, pq eh muita graxa q fica embaixo...
dai toda hora tem q ficar lavando o pincel.

mas qto ao disco, acho q tanto diesel qto querosene, devem ter esse efeito.

mas pode-se fazer assim (creio eu). tira a roda, passa um deles no disco e depois lava bem com agua e sabao (em pó de preferencia pq eu acho mais forte). tenho certeza q o sabao tira todo o produto e o disco fica zero denovo, pronto pra dar uns RLs :lol:

na proxima lavada vou fazer essa experiencia.