PDA

Ver Versão Completa : Qual a durabilidade media de um motor bem cuidado.



LuiZão
14-03-07, 23:15
Amigos,
Hoje estava indo trabalhar e no caminho parado em um farol tri fase que demora uma cara, um camarada de twister perguntou para um motoboy que estava com uma biz bem velhinha, quanto faz por litro? o motoboy falou uns 40km/l bem longe dos 70km/l do comercial mais é uma otima moto estou com ela a 7anos e o primeiro motor tive que fazer quando ela estava com 180.000km, na hora fiquei pensando que um motoboy pode rodar uns 50,60 mil km por ano eu ja sei, mais sera que a motor dura tanto ja vi uns motoboys falando em 3 ou 4 anos de durabilidade na cg 125, mais parece dificil acreditar, alguém tem algum exemplo?

cold-milk
14-03-07, 23:29
qd eu tava no 70mil descuidei, quebrou o rolamento da embreagem e arregaçou ele!! agora to com 21mil pra frente vamos ver se cuidar direitinho... uns 100mil deve dar

LuiZão
14-03-07, 23:34
qd eu tava no 70mil descuidei, quebrou o rolamento da embreagem e arregaçou ele!! agora to com 21mil pra frente vamos ver se cuidar direitinho... uns 100mil deve dar
Você teve alguma "aviso" tipo de algum barulho estranho ou simplesmente travou?

cold-milk
15-03-07, 00:13
fez uma barulhera danada, achei  q era só a embgreagem (ledo engano) levei no mecanico mas ja era tarde arregaçou tudo, qd ele abriu caiu as esfera do rolamento pra todo lado!

Ivan RJ
15-03-07, 00:49
Aí galera,
Essa pergunta é impossível de responder. Um motor pode durar 500Km ou 120000, 150000 ou acima. Depende de como foi amaciado, que é muito importante para a durabilidade e como é usado. Se as trocas de óleo foram feitas de acordo com o manual, se foi usado óleo de boa qualidade, etc..., são tantos os fatores que seria impossível nomear todos . Todo motor é fabricado para durar no mínimo 100.000km, qualquer coisa a baixo disso é falha na fabricação ou de condução. Um grande abraço a todos os irmãos.

Sky
15-03-07, 06:05
Um motoboy aqui do meu serviço tem uma YBR 2002 e está com 174 mil, mais ele é cuidadoso, tem muita moto com 20 mil e não chega nem nos pés dela, ele troca o oleo a cada 1 mil, filtros e velas tudo do manual.......e não fez motor ainda.....demais né

Guilherme Rabelo
15-03-07, 09:39
depende do dono tanto pode chegar aos 200mil como pode nao passar do 50mil, o mecanico que eu levo minha moto disse que esses motores 125cc e 150cc sao feito pra durarem 100mil mais ai vai do dono como ja disse

Marvila
26-08-07, 10:40
Há um companheiro no www.motonline.com.br, o Douglas00, que tem uma CG 1982. Ainda vou perguntar a ele quantos km rodou...não deve ter sido pouco :D
Se não estou enganado tem alguém por aqui que também tem uma dessas, não recordo quem é.
A conclusão é: cuidou direitinho não tem erro. Roda muito tempo, sem dar muita manutenção e extremamente econômica. Ai, não tem Honda, Yamaha, Suzuki, Sundown, Traxx, HD, Haobao...

Furious VIPER
26-08-07, 13:11
Depende mto!
Se o piloto for o TRW.. o motor dura uns 5mil km e bate tudo!!hahaha
Se o piloto for o Ivan-RJ... aí o Ivan bate as botas antes do motor!!hehehe (brincadeirinha)!!

A única coisa q confere diretamente com a durabilidade do motor.. é MANUTENÇÃO!! Eu cuido muito bem do motor da minha moto.. sempre verificando óleo, cuidando regulagens, revisando religiosamente a cada 3mil km... só colocando peças de reposição de qualidade igual ou superior às originais... definitivamente esse motor não me incomoda tão cedo!!
Agora é descuidar ou relaxar na manutenção q vc será um grande candidato à ter um motor ferradaço ou motor por fazer daki pouco tempo!!
Eu ando forte, acelero... sem dúvidas, nunca neguei isso... só q eu mantenho condições para a moto poder fazer isso! Não pego uma moto q eu não sei o estado de conservação pra dar pau... nã mesmo... eu pego a minha moto.. q eu sei q tá sempre 100% e ando rápido, só isso!!

jfms_pe 125cc titan 98
26-08-07, 14:10
:drool: então é bom eu pensar em passar a minha motoca adiante.... pois ja se aproxima dos 98,000km, e ate agora nunca deu problemas no motor..... tive somente de trocar os aros este ano , pois estavam com oxidação no interior da roda e tava furando a camara de ar... ai tive de comprar um da marca tork.... mas nao se compara com o original.... pois nun faz 3 meses e ja tando ferrugem novamente.... enquanto as originais duraram 9 anos essas da marca tork, acho que vai durar somente um ano..... deveria ter colocado de aluminio................ :NOOK:
:0_0:

marcusohc
26-08-07, 14:52
É, mais uma qüestão do campo da mecânica que gera muita polêmica.

Minha opinião é a seguinte: não dá pra prever. É tudo uma questão de cuidado. O motor se compara com um "ser vivo", ou talvez, até mesmo com o "ser humano" um motor mal cuidado, judiado, não vai durar nada, claro. Talvez até dure, por ser o tipo de motor "guerreiro". O pai de um amigo meu tem um Del Rëy velho, motor CHT, não fundiu por sorte, pois uma vez levaram ele numa oficina e os mecânicos, depois de abrirem a tampa de válvulas não quiseram nem colocar a mão. Fecharam e devolveram pro cara e disseram que não compensa mexer, pois se mexer, pode fundir de tão precária que tava a situação do motor. As válvulas todas cobertas de borra. Não se viam as válvulas e as varetas. E nem tinha como regulá-las. Motor mal culdado, rodando por pura sorte.

É como cuidar de uma planta por exemplo. Se tú não dá água pra ela, ela morre. Se tú não cuida do motor, não troca o óleo, não faz as manutenções, ele também "morre".

Podem achar que é exagero, me chamarem de louco, falar que é absurdo, mas não me surpreenderia um motor na mão de uma pessoa extremamente cuidadosa, durar até 300.000Km.

Numa palestra que teve na minha cidade, sobre mecânica, do pessoal do grupo Kolben Schmidt que fabricam peças pra motores, o palestrante comentou sobre motores com 500.000Km!! :0_0: :0_0: é muita coisa. Não acredito até mesmo por nunca ter visto, mas também não duvido...

TorteX
26-08-07, 15:01
Bom....minha moto eu amaciei certinho....andei devagar até os 1500....
Agora ando sempre forte....e todo dia no minimo ela dá uns 120km/h! heheheh
Sempre troco o oleo a cada 1000, 1200 no maximo....ta toda revisada talz....
Acho que ela num vai me encomodar tão cedo não viu!! hhuhuhuhu

Hunter 123
26-08-07, 15:17
Sempre troco o oleo a cada 1000, 1200 no maximo....ta toda revisada talz....
Acho que ela num vai me encomodar tão cedo não viu!! hhuhuhuhu

Taí um erro por excesso de zelo. O seu motor funciona sempre com um óleo mais viscoso, e por isso fica sendo forçado demais. Acho que vc deveria seguir o manual, e tenho certeza que ele não manda trocar a cada 1000...

TorteX
26-08-07, 15:29
Taí um erro por excesso de zelo. O seu motor funciona sempre com um óleo mais viscoso, e por isso fica sendo forçado demais. Acho que vc deveria seguir o manual, e tenho certeza que ele não manda trocar a cada 1000...


Eu num troco com 3000 do manual nem a pau!!!
A moto que meu pai fico por mais tempo, uma Cg bolinha....trocava a cada mil, e vendeu a moto com 120.000 com o motor redondo...

rocksul
26-08-07, 15:46
Acho que tudo depende de como você usa a moto, como o exemplo do motoboy lá em cima, cara, tem motoboy que não passa de 70 pra economizar combustível e tem motoboy que anda sempre de punho colado, na verdade eu acho que a vida útil do motor tem algo a ver de como ele é utilizado, acho que andar com uma 125/150 sempre a 110 e forçando o máximo pra bater 120/130 lá de vez enquando deve reduzir a vida útil do motor para baixo dos 100 mil km, eu costumo rodar com a moto a 70 / 80% da força, digamos que do tempo que andei 70% foi assim, 25% foi de cabo enrolado e 5% a passeio. Creio que a vida útil de um motor que ande a 70% da capacidade do motor fica em torno dos 252/257 mil km. Já os de punho colado o tempo todo, em torno de 73 a 81 mil km aparecem problemas. Ou menos.
Quanto a troca de óleo, todas as motos que tive troquei de acordo com o manual e nenhuma deu problema. A troca de mil em mil conforme recomendam alguns mechânicos para mim não vale nada.

PimEdu
26-08-07, 16:21
Cara, não sei se é prejudicial trocar a cada 1000km (eu pessoalmente acho q não), mas não vejo nenhuma razão para o manual indicar 3000 e eu trocar a cada 1000. O manual ja trabalha com folga, oq significa q provavelmente com 4000km ainda daria para usar (talvez), ou seja, trocando a 3000km ta td certo e vc economiza.

Mostarda_69
26-08-07, 17:48
eu na hunter penso assim... bom o motor eh pekenino... eu ando smepre na estrada a 9mil rpm q eh a entrada do red line.. nao entro nele... nas descida eu desacelero pra nao ocorre isoo... e no manual diz 1500.. porem eu vo troca de mil.. pq eu tenhu um uso mais severo.. nao eh anda na cidade como ela foi projetada... entao vo troca de mil.... assim como no manual do corsa diz 7500km... mas tem uma folha de condiçoes e se alguma ocorrei eh pra se de 5000mil... moto eu penso do mesmo jeito.. como to sempre lacrando a coitada.. vai de mil.. ja a DT diz 3000mil a caxa... vai de 3 mkil... nao do pau.. eh o pai q anda e anda na manha...

Marvila
26-08-07, 18:45
Creio que a vida útil de um motor que ande a 70% da capacidade do motor fica em torno dos 252/257 mil km. Já os de punho colado o tempo todo, em torno de 73 a 81 mil km aparecem problemas.

rocksul, gostei mesmo da forma desses números quebrados...252/257 mil km e 73/81 mil km...



Numa palestra que teve na minha cidade, sobre mecânica, do pessoal do grupo Kolben Schmidt que fabricam peças pra motores, o palestrante comentou sobre motores com 500.000Km!! :0_0: :0_0: é muita coisa. Não acredito até mesmo por nunca ter visto, mas também não duvido...


marcusohc, não sei se o pessoal aí se referiu a motor de motocicleta ou de automóveis. Neste último caso, se gasolina ou diesel. Digo isto porque tenho um amigo que já comemorou (e há bastante tempo) os 500 mil km do motor da Toyota Bandeirante dele...(MB OM-314)...



Cara, não sei se é prejudicial trocar a cada 1000km (eu pessoalmente acho q não), mas não vejo nenhuma razão para o manual indicar 3000 e eu trocar a cada 1000. O manual ja trabalha com folga, oq significa q provavelmente com 4000km ainda daria para usar (talvez), ou seja, trocando a 3000km ta td certo e vc economiza.

PimEdu, economiza muito pouco...uns R$ 12,00. Fico com aquele velho ditado: "melhor prevenir do que remediar". A motoca merece !

vini
26-08-07, 21:13
o mecanico da honda daki falo q o motor da cg 125 eh pra 150 mil e o da cg 150 eh pra 75 mil
sei la neh...

PimEdu
26-08-07, 21:21
Num é só pela economia de grana, é pelo saco mesmo, eu não sei trocar oleo (e honestamente não pretendo aprender), tem q levar num mec, comprar o oleo e esperar trocar, isso ai eu perco pelo menos uma hora, se eu mesmo for trocar ainda perco alem da uma hora, para comprar, mais pelo menos 15min pra trocar. Prefiro perder esse tempo na revisão do q na revisão e mais duas vezes entre revisões.

destbr
26-08-07, 21:25
o manual da cg diz para trocar a cada revisao, ou seja, a cada 4 mil km. cheguei a trocar com 1000 algumas vezes e vi q era exageiro. como pego estrada todo dia e sempre to a 80/90km por um bom tempo, resolvi trocar a cada 2000 km, assim, faço uam troca em casa e outra no mecanico qdo vai pra revisao.

Wanderson
26-08-07, 22:05
a minha ta chegando a 50 mil
nunca foi aberto
e agora vai precisar abrir pra trocar um rolamento
mas isso ainda vai demorar
conforme orientação do mecanico

marcusohc
26-08-07, 23:00
marcusohc, não sei se o pessoal aí se referiu a motor de motocicleta ou de automóveis. Neste último caso, se gasolina ou diesel. Digo isto porque tenho um amigo que já comemorou (e há bastante tempo) os 500 mil km do motor da Toyota Bandeirante dele...(MB OM-314)...


Pois é, motores de automóveis e motocicletas (4 tempos) tem basicamente o mesmo princípio, e conseqüentemente os mesmos cuidados básicos.

Só que existe uma enorme, estrondosa, astronômica diferença entre os dois. Vou tomar como exemplo uma moto de 125cc que é a mais popular. Preço baixo, largamente usada por motoboys, roda o dia todo "no pau", às vezes o motor é obrigado a rodar com um óleo não recomendado, muitas vezes de pior qualidade do recomendado. Ou seja, os pobres motorezinhos de 125cc trabalham num regime extremamente severo e pesadíssimo, o que contribui e muito para a redução da vida útil do motor.

Na enquete ali em cima, a maioria tem a opinião de que um motor desse dura 100.000Km. Logicamente. Motores de muitos motoboys por aí, não dou nem 25.000Km de vida.

Mas isso varia tanto que abrange até mesmo o tipo de uso. Se uma pessoa compra um carro pra fazer o serviço de uma moto, o motor do carro vai durar quase a mesma coisa, se a tocada for a mesma da moto.

Resumindo: Motores de motos tem fama de durarem 100.000Km (ou menos) pela fama do regime de uso popular dos motoboys. O motor de uma moto pode durar muito mais do que isso, se bem cuidado, e usado num regime mais brando.

Motores de carros tem fama de durarem 200.000Km num regime popular de uso dos carros de família, com a manutenção basicamente o básico do básico (o que não é o ideal por ser algo de pouca importância numa família, afinal o carro é SÓ o meio de transporte), e num regime de uso muito mais brando do que os 125cc das motos. Por isso dura mais do que o motor da moto.

Depende de muita coisa a vida de um motor. Do mesmo jeito que a maquininha pode durar seus 500.000Km, ela pode não durar nem 500Km...

Um abraço!!

Alan djow
26-08-07, 23:36
tenho uma camarada q tem uma titan 125cc 03 tirou zero km , trabalha de agente penitenciario em uma cidade vizinha a magrela dele ja ta com quase 135mil e motor std ainda, faz as trocas de óleo com no máximo 1000km sempre com óleo de boa qualidade....assim ele diz que mantem o motor

agm2112
27-08-07, 08:08
Motor bem cuidado dura indeterminadamente. O do meu carro retifiquei aos 386.000km mais pra converter pra alcool do que pra qualquer outra coisa. Hoje já está com 401.000km. Minha moto ainda é uma criança aos 16 anos e 27.500km rodados.

Diego.fcs
27-08-07, 09:49
Como disseram aí... dura uma eternidade se quizerem ou dura uma fração de segundos se quizerem também, vai da "escolha" do dono... Vi uma FAN com o motor "indestrutível" da Honda fundido com 6.000km rodados... Depende muito do dono da moto, mais do que propriamente o motor...

bodo
27-08-07, 11:21
Tenho uma Fiorino que ta com 390mil km,o motor ainda nao sofreu retifica,mas bebe um pouco de oleo,uns 600 ml a cada 1000 km rodados,bom parece muito nao,mas acontece que este carro pertenceu a uma agencia de viagens ,sendo quefazia a rota J.Fora ,Sao Paulo no minimo umas 4 vezes por semana,entao em apenas 6 meses ela rodou 80 mil.
So que em otimas condicoes,tenho um amigo dono de uma titan que rodou 170mil km com ela e quando abriu o motor,para troca de rolamento,que estava fazendo algum barulho anormal,nao foi preciso fazer mais nada.

Agora comigo ja aconteceu de ter de fazer o motor de uma cruiser 3 vezes ,aos 1000 km,aos 6000 km e aos 15000 km.

jecastro
27-08-07, 11:23
Não se pode comparar carro com moto, o motor de carro gira entre 2 e 3mil rpm na média, moto entre 4 e 6 mil rpm, na prática quando os dois veículos estiverem com 100.000km a moto vai ter girado o dobro.

agm2112
27-08-07, 11:31
Um motor de moto grande tipo XT600 gira proximo a um de carro, mas de qualquer maneira a rotação é apenas um dos fatores que podem vir a determinar a durabilidade do motor. Existem outros igualmente importantes, como "mão" do piloto, plano de manutenção, qualidade do óleo, e características de construção do motor, como controle de temperatura, dilatação, sistema de lubrificação e material das peças móveis do motor, etc. Creio que uma moto bem construída, ou feita para durar, pode durar tanto quanto um carro.

lim@
27-08-07, 12:59
bem a minha ta com 75.000 km mas a barulheira do rolamento da embreagem ta muito alta.. vo abrir o motor esse mes e trocar todos os rolamentos e mais algumas peças se for preciso trocar...