PDA

Ver Versão Completa : Primeira turbina especial para pequenas



horusfeiticeiro
15-03-07, 14:10
Pessoal, depois de um bom tempo pesquisando sobre turbinas e o funcionamento das mesmas, eu projetei uma turbina especial para nossas pequenas. Ta em faze de fabricação, quando tiver montada eu vou atualizando aqui.

Se bem que a melhor parte o test drive vai demorar um pouco, mas aguardem e confiem... eheheheheheh

vinacowboy
15-03-07, 14:17
Vai ser sob pressão ou elétrica????

horusfeiticeiro
15-03-07, 14:34
Pressão, elétrica teria que ser um baita motor elétrico pra dar um bom rendimento.

PimEdu
15-03-07, 15:00
Como vai conseguir pressão suficiente para ela funcionar bem?

horusfeiticeiro
15-03-07, 15:14
O princípio é o básico de uma turbina normal, so que uma de carro é muito grande, pra encher precisa de muitos rpms.
To fazendo uma menor que encha com poucos rpms, assim tirar proveito da pressão gerada...

Seu_madruga
15-03-07, 16:35
Hummmmm, vc ta fabricando uma turbina no mesmo esquema q a de carro só que menor????

anderpp
15-03-07, 17:12
ja vi turbo na yes 125 com turbina de carro 1000

nao tem segredo nen magia a verdade é que ha pouco investimento "por enquanto" em fabricar uma turbina pequena que a moto de conta de enxer e qdo tem pra vender infelizmente da pra comprar uma moto maior...

horusfeiticeiro
15-03-07, 17:14
Sim, pelo q eu vi as turbinas de carro em motos pequenas como as nossas elas demoram a encher, ou seja, até ela encher vai muito chão e tu nem vai utilizar a turbina, essa que eu to fabricando eu pretetendo que ela acione assim que der um toque no acelerador.

Por falar nisso, alguém sabe quantos RPM é a lenta da cg 125???

vinacowboy
15-03-07, 17:17
ja vi turbo na yes 125 com turbina de carro 1000



Onde vc viu isso home??? eu queria ver tambem!!!

César
15-03-07, 17:45
Sim, pelo q eu vi as turbinas de carro em motos pequenas como as nossas elas demoram a encher, ou seja, até ela encher vai muito chão e tu nem vai utilizar a turbina, essa que eu to fabricando eu pretetendo que ela acione assim que der um toque no acelerador.

Por falar nisso, alguém sabe quantos RPM é a lenta da cg 125???


Mas vc vai construir ela toda, desde fundir a carcaça até a hélice ali, vai mandar fazer no torneiro , e tal?

Guilherme Rabelo
15-03-07, 17:54
interessante isso cara vai postando ai conforme for montando isso qualquer duvida pergunta pra galera ai que tem muita gente pra ajudar eu acho que a lenta da 125 deve ser de 1000rpm a 1300rpm

Stone
15-03-07, 18:22
muito boa sua idéia, boa sorte com a criança
quem sabe vc já faz alguns clientes aki.....

Machado
15-03-07, 18:39
vai ficar show... este qro acompanhar!!

FabricioFabuloso
15-03-07, 19:09
Bom eu naum acredito mt no funcionamento de turbinas em motos monocilindro... mas te desejo boa sorte nesse desafio... e nos mantenha informados do projeto...

Abraços

anderpp
15-03-07, 19:12
pra quem quer ver ta ae!!!
segundo o autor disse que essa turbina enche rapido

http://img260.imageshack.us/img260/9449/yesturbo1xv8.jpg

http://img260.imageshack.us/img260/2736/yesturbodk8.jpg


cara cobra 2000-3000 reais pra fazer esse trampo... prefiro comprar uma motor maior
entao colega se vc realmente for fundo nessa historia que seja o melhor preço pq se não vai quebrar as pernas heehehehehehehe

cold-milk
15-03-07, 19:18
vc tbm cara boa iniciativa, vamos acompanhar vc  :D
boa sorte!!

anderpp
15-03-07, 19:19
a tem mais uma

http://img337.imageshack.us/img337/7852/yesturbo2wd1.jpg

Japaparadoxx
15-03-07, 21:06
Hum.. Legal!!!!
I qual seria +- o custo da sua turbina?
Jah pensei em colocar na minha, c naum me engano era akela T2. da L200.
axu ki era isso, naum me lembro.
+ era muito caro, ai eskeci da idéia..=]

+ c tu precisar de ajuda, to ake..o/

Abraço cara, te dou meu maior apoio nisso.

alphazzz
15-03-07, 21:36
lega,, se vc quiser me enviar uma quando terminar pra mim ser um beta tester kkkkkk eu aceito! P)

Cadu titan
15-03-07, 23:18
krak realmente essa yes ta mt linda deve andar mt neh hehehe po parece com akela moto q o testa la d brasilia tem putzz..isso sim eh uma evolução ...poste foto depois d bobia ponha um video no youtube rapidin nego vai vira seu fan heheeh

vlw boa sorte

sucupira
15-03-07, 23:48
Quero ver o teste do Dinamometro! :)

carnachion
16-03-07, 01:57
Boa sorte no seu projeto amigo, tomara que fique bom!

horusfeiticeiro
16-03-07, 09:15
César => A princípio to construindo um protótipo na base da solda e tornearia, depois que eu chegar no patamar que eu planejo parto pra fundição.

Guilherme Rabelo => Pode ter certeza, a opinião e a experiência do que vcs ja viram que eu não vi vai me ajudar muito a deixar esse projeto bala.

Stone => Valeu, eu espero ter sorte dela funcionar da maneira que eu espero e se arrumar clientes aqui melhor ainda, :)

Machado => Valeu...

FabricioFabuloso => Pode ter certeza que vou manter sim, a propósito ja tenho uma elétrica que eu bolei, to soh esperando o cooler especial que comprei, essa tb vai ter um empuxo bom...

anderpp => Na verdade eu gosto é da estiga de ter algo que ninguém tem, por isso parti pra esse projeto, dependendo do funcionamento da turbina elétrica que provavelmente inicio do mês que vem ja vai estar em teste, eu vou fazer uns vídeos ou fotos pra galera curtir essa tb...

cold-milk => Valeu...

Japaparadoxx => Valeu cara, bom o custo eu to anotando tudo, o protótipo é sempre mais caro pelos ajustes, mas a minha idéia é chegar num preço bem mais acessível do que uma turbina de carro e ter um rendimento bem melhor.

alphazzz => EHEHEHEH, podemos pensar...

Cadu titan => Valeu. Tamo trabalhando pra isso...

horusfeiticeiro
16-03-07, 09:16
sucupira => Pq não? Não me importo de testar, esse é que é o barato ehehehehe.

carnachion =>Valeu, eu tb espero isso...

Jango
16-03-07, 10:25
Boa sorte no teu projeto amigo, nos mantenha atualizados

horusfeiticeiro
16-03-07, 11:04
Boa sorte no teu projeto amigo, nos mantenha atualizados


Valeu, pode deixar que no andar do projeto eu vou atualizando...

Rel
16-03-07, 11:05
OPA TAMBEM QUERO FICAR POR DENTRO DESSAS NOTICIAS AI...

horusfeiticeiro
16-03-07, 11:22
OPA TAMBEM QUERO FICAR POR DENTRO DESSAS NOTICIAS AI...


Fica frio que eu não só vou manter atualizado sobre a turbina de pressão, mas tb a elétrica que eu to bolando...

anderpp
16-03-07, 11:57
blz amigo!!!

espero que tudo de certo

leonoronha
16-03-07, 14:48
Ao contrario de muito gente eu acredito que isso pode funcionar. Primeiro eu naum duvido em nada a genialidade dos brasileiros ( se nego constroi moto e triciclo com ferro velho e pau e pedra). Ate eu ja fiz umas engenharias loukas do tipo na dream eu pensei em recortar a carenagem e puxar um duto curvado para frente ligado direto ao carburador um projeto simples dum RAM AIR. Eu e um amigo vamos mandar fazer duas flanges grossas curvadas que fariam com que os carburadores ficam-se dos lados do motor com as entradas de ar viradas pra frente vamos ter um RAM AIR e os carburadores serao trocados e sera colocado carburas de falcon vamos ver ate onde essa maluqui-se vai funcionar.

horusfeiticeiro
16-03-07, 15:43
Ao contrario de muito gente eu acredito que isso pode funcionar. Primeiro eu naum duvido em nada a genialidade dos brasileiros ( se nego constroi moto e triciclo com ferro velho e pau e pedra). Ate eu ja fiz umas engenharias loukas do tipo na dream eu pensei em recortar a carenagem e puxar um duto curvado para frente ligado direto ao carburador um projeto simples dum RAM AIR. Eu e um amigo vamos mandar fazer duas flanges grossas curvadas que fariam com que os carburadores ficam-se dos lados do motor com as entradas de ar viradas pra frente vamos ter um RAM AIR e os carburadores serao trocados e sera colocado carburas de falcon vamos ver ate onde essa maluqui-se vai funcionar.


Quem duvida que funcione, é melhor tentar e dizer não deu certo do que não tentar... O legal é ser o diferente...

eheheheheh

Japaparadoxx
16-03-07, 17:46
Ao contrario de muito gente eu acredito que isso pode funcionar. Primeiro eu naum duvido em nada a genialidade dos brasileiros ( se nego constroi moto e triciclo com ferro velho e pau e pedra). Ate eu ja fiz umas engenharias loukas do tipo na dream eu pensei em recortar a carenagem e puxar um duto curvado para frente ligado direto ao carburador um projeto simples dum RAM AIR. Eu e um amigo vamos mandar fazer duas flanges grossas curvadas que fariam com que os carburadores ficam-se dos lados do motor com as entradas de ar viradas pra frente vamos ter um RAM AIR e os carburadores serao trocados e sera colocado carburas de falcon vamos ver ate onde essa maluqui-se vai funcionar.


Vai em frente cara, pq a minha maluquisse funciono.. =D

Abraço!

leonoronha
16-03-07, 20:38
Rapaiz eu ja ate inventei um lubrificador de corrente automatico pra dream que desce duas mangueirinhas uma pra relaçao e outra pro escape quando quero zoar abro a valvulazinha que vai pro escape e e so fumaceira. Tirei ele da moto pq mandei cromar a capa corrente.

alphazzz
17-03-07, 11:59
oooo japa! não vai ensinar agente a soltar fogo assim tb não? kkkkk

Japaparadoxx
18-03-07, 10:53
IUhyaiuhaiuhaih!!

CArmia, to esperando da coragem pra fase o tuto, eh pq tenhu q desmonta td pra fase um passo-apasso.

Pitbull
18-03-07, 12:54
Cara, q legal tua ideia.
Mantenha-nos sempre informados sobre o projeto.
Qualquer duvida, a gente tentara resolver.
Abrsss e boa sorte!
Talvez c der erto eu nao seja um comprador!!!

Sahareiro
27-03-07, 01:15
Não querendo desanimar ninguém...

Tanto a Yamaha como a Honda na decada de 80 lançaram motos turbinadas uma 650 e 800 acho... a honda era uma CX800 acho...
mas é a mesma história... tu ia acelerando, quando a turbina abria quase te arrancava de cima, daí quando tu soltava o punho até despressurizar a moto continuava acelerando... isso q naquela época já eram injetadas e cheias de controles...

o melhor para moto é Blower... mas é caro e bem mais difícil de instalar... O blower é mecanico, acionado pelo motor... então ele enche desde baixa rotação... eu até tinha fotos de uma Ténéré 660 com blower!! Foi montada para fazer o dakar...
depois transformada em SM... ficou legal.. blower e intercooler!

Acho muito difícil a turbina ficar legal, nem as fábricas conseguiram!

Abraços.

rilliver
27-03-07, 08:49
pra quem quer ver ta ae!!!
segundo o autor disse que essa turbina enche rapido

http://img260.imageshack.us/img260/9449/yesturbo1xv8.jpg

http://img260.imageshack.us/img260/2736/yesturbodk8.jpg

Não sei não se esta andando esta moto, pois nem abraçadeira na mangueira de pressão o cidadão colocou, alem do mais o carbura é original e desta forma não se consiguira uma regulagem adquada deste motor assim como pode causar a travamento do pistonete em função da pressão da turbina.


cara cobra 2000-3000 reais pra fazer esse trampo... prefiro comprar uma motor maior
entao colega se vc realmente for fundo nessa historia que seja o melhor preço pq se não vai quebrar as pernas heehehehehehehe

Japaparadoxx
03-04-07, 12:47
Não querendo desanimar ninguém...

Tanto a Yamaha como a Honda na decada de 80 lançaram motos turbinadas uma 650 e 800 acho... a honda era uma CX800 acho...
mas é a mesma história... tu ia acelerando, quando a turbina abria quase te arrancava de cima, daí quando tu soltava o punho até despressurizar a moto continuava acelerando... isso q naquela época já eram injetadas e cheias de controles...

o melhor para moto é Blower... mas é caro e bem mais difícil de instalar... O blower é mecanico, acionado pelo motor... então ele enche desde baixa rotação... eu até tinha fotos de uma Ténéré 660 com blower!! Foi montada para fazer o dakar...
depois transformada em SM... ficou legal.. blower e intercooler!

Acho muito difícil a turbina ficar legal, nem as fábricas conseguiram!

Abraços.


Sim, naquela época não ficava muito bom..
+ em 20 anos a tecnologia deu um grande avanço, eu também não acreditava q iria dar certo até q um dia eu vi um turbina na net.
q era a metade do tamanho dessa, e q era especial para motos de baixa cilindradas.

Ai jah me animou,

Pena q nunca + axei o link.

Abraço

superkyo
03-04-07, 18:50
Quanto será q aumentou a potencia dessa moto com turbo q o anderpp posto ??

Depois se der certo a mini turbina e so fazer um mini intercooler !! hehehehe...........

cgdoracha
03-04-07, 20:36
cara eu pesquisei meses com um amigo que entende de turbo ele diz que uma se aspirar o motor e coloca uma .36 acho ou e .32 que a carcaça e de plastico, talves tenha um começo... mas realmente teria q ter grana pra investir em algo muito arriscado... ai tbm tenho uma yes tomara q de certo flw...

barbeirorp
04-04-07, 15:56
jah tentei por isso na cb 400.. que eh 400cc... inviável



só compressor. eu vou comprar um m24 ainda para abrir, ver o que tem dentro e reproduzir em menor escala. ae liga no gira.. ae sim, fica show

cgdoracha
04-04-07, 22:25
nao rola na cb400?? caramba achei q o motor dela ja seria o suficiente pra girar uma turbina de carro 1000, carbura dupla 2 cilindros e tals msm assim nao deu? poxa :(

barbeirorp
04-04-07, 22:32
simples...


num eh pq o motor tem uma determinada cilindrada que vai encher ou não a turbina.


qtos mais cilindros num motor + pulsos de gases sendo expelidos.. tipo assim...


num motor mono cilindrico.. se ele girar 10 mil rpm.. significa que dessas 10 mil rpm 1/4 dessa rotação estah sendo tempo de "expelir" gases.. ( motor 4 tempos.. ) ele irah pulsar 1 a cada 4 voltas gases para girar a turbina

num motor bi cilindrico.... as 10 mil rpm que nem eu disse.... irah pular tb 1/4 cada cilindro. então no caso o bi ... pulsa 2 x o que um mono pulsa.. isso significa que qdo um cilindro tiver fechado o outro tah expelindo mantendo fluxo de gases para a turbina

num motor treta.... sempre tem 2 cilindros mandando gases.. então mais fluxo para a turbina


finalizando resposta... um motor 400cc mono não enche uma turbina de gol 1000.. mas um motor 400cc 4 cilindros enche

barbeirorp
04-04-07, 22:35
para aprofundar mais no assunto....


por isso que sempre motos com 2 buras.. costuma-se usar 2 carburadores... ou nas 4 cilindros.. 4 carburadores.. para que o vacuo de um cilindro fechado não atrapalhe o outro que estah aberto gerando instabilidades na marcha lenta

isso não ocorre nos carros... pois são motores de baixo giro.

por isso qdo se aspira um carro .. tipo coloca comando de valvulas com mais de 300 graus... só se consegue marcha lente usando carburadores duplex.. tipo weber/solex deitada.. pq sao carburadores de corpo duplo.. eh como se cada cilindro tivesse um carburador para si... apesar de serem 2.. e só assim consegue-se marcha lente e linearidade... pois como foi dito... o vacuo de um cilindro , influi no outro

Insanemode
04-04-07, 23:54
Muito louco esse papo de preparação,legal a iniciativa por que aqui no Brasil ainda está muito atrasado a questão da preparação de motores principalmente das pequenas!

pppocos
06-04-07, 00:19
jah tentei por isso na cb 400.. que eh 400cc... inviável



só compressor. eu vou comprar um m24 ainda para abrir, ver o que tem dentro e reproduzir em menor escala. ae liga no gira.. ae sim, fica show


vc quer colocar um blower m24 do ford fiesta?
aonde vc vai ligar a correia?


existe turbinas para aeromodelos a metanol, nao sei o valor deve passar dos 700 reais,

Jimmy1979
07-04-07, 15:35
Barbeiro .. eu sou teu fã !!! rsrsrs Seu conhecimento é uma inspiração pra mim !!!
Mas vem cá... se fizessem uma redução do tudo de escape para entrada do caracol quente ? Restrigindo a passagem do ar, aumenta a velocidade ... será que não daria ? tipo um tubo em forma de cone dentro do tudo de escapamento com uma valvula de pressão. Se o motor estiver em baixo giro, a valvula mantenha-se fechada na parte externa do tudo, concentrando a passagem do ar no tubo conico, na cara das pás da turnina quente. Quando o giro subir, a pressão aumenta, a valvula abre, fechando a passagem do conico e abrindo a do externo, tendo vazão total do escape em cima das pazinhas ... o que me diz ? Na verdade nem sei se isso é possivel ... hahahaha ]:)

barbeirorp
07-04-07, 18:48
vc quer colocar um blower m24 do ford fiesta?
aonde vc vai ligar a correia?


existe turbinas para aeromodelos a metanol, nao sei o valor deve passar dos 700 reais,




no caso da cb 400, eu posso adaptar uma polia ao estator.. pois este não eh mergulhado em oleo do carter.. eh externo. jah em uma 125 cc.. tudo fica dentro " do motor" dificultando. mas dah pra fazer tb.. tudo eh possivel com grana e tempo.




Barbeiro .. eu sou teu fã !!! rsrsrs Seu conhecimento é uma inspiração pra mim !!!
Mas vem cá... se fizessem uma redução do tudo de escape para entrada do caracol quente ? Restrigindo a passagem do ar, aumenta a velocidade ... será que não daria ? tipo um tubo em forma de cone dentro do tudo de escapamento com uma valvula de pressão. Se o motor estiver em baixo giro, a valvula mantenha-se fechada na parte externa do tudo, concentrando a passagem do ar no tubo conico, na cara das pás da turnina quente. Quando o giro subir, a pressão aumenta, a valvula abre, fechando a passagem do conico e abrindo a do externo, tendo vazão total do escape em cima das pazinhas ... o que me diz ? Na verdade nem sei se isso é possivel ... hahahaha ]:)



obrigado pela parte que me toca :) . mas seguinte...... o que vc estah "pensando" jah existe.. na gsx1000, 750, srad. r1. ninja zx10 , 11 e 12. eh uma valvula em formato borboleta , que fica nas saidas do gases. ela abre e fecha por meio de uma centralina que controla um servo motor que por meio de cabos de aço e roldanas abre e fecha o duto .... mas isso eh para diminuir ruidos em baixa e dar torque tb. qdo um scap eh muito livrinho..... ele não dah torque em baixa, mas dah potencia em alta. eh mais ou menos assim.... em baixa rotação.. sempre fica um pouco da gás na camara de combustão... esse gás que fica, serve para aumentar a taxa de compressão temporáriamente e isso previligia o torque em baixa.. em alta.. o motor passa a ficar com esse gás tb .. mas ae jah não gera potencia. o mesmo gás que ficou ajuda a dar torque em baixa faz o motor não ganhar potencia em alta. eh por isso que scapes tipo 4x1 em carros.. dão potencia em alta, mas tiram em baixa , pq deixa o motor respirar mais livre. e é o mesmo caso do comando de valvulas... como ele aumenta a duração de abertura das valvulas e muitas vezes aumenta a altura de abertura... ele larga os gases sairem, dah potencia em alta mas tira em baixa.

se fizer isso que vc citou.. vai dar torque bem em baixa no motor e vai mata=lo em alta.. e não ajuda em nada a turbina encher.

smk
20-04-07, 14:22
muito loko, mas muito caro, melhor moto maior