PDA

Ver Versão Completa : Revisão de 3k em 3k...É PRECISO????



hedertone
22-03-07, 09:11
É isso mesmo galera.. meu mecanico me disse que minha moto ta chegando lá novinha e que ta sendo um disperdicio de dinheiro ta mandando a mesma pra revisão.. que eu deveria apenas trocar o oleo, porque internamente ta tudo ok.. que devo esperar uns 4k pra estar fazendo revisão

e aê?? o que vcs me dizem??

Furious VIPER
22-03-07, 10:37
Olha cara... eu faço uma revisão q custa 60 reais... a cada 3 mil km!! Mas eu tenho certeza... de SEMPRE estar rodando com a moto 100%!! Do q depender de mim(óleo, pneus, calibragem, relação, gaoslina) é normal, qdo tá acabando eu troco ou reponho! Mas na parte mecânica.. eu posso descer o laço na moto o dia inteiro... pq sei q ela tá pronta pra isso! Essa segurança acho q vale o valor q pago!!
Eu em 22mil km rodados... tive q trocar:
vela com 15 mil - 15 reais
4 filtros de gasolina - 2 a 4 reais cada um
pneu traseiro com 16500 - 100 reais (pq coloquei mais largo, original era 75 reais)
lonas de freio traseiro e pastilhas de freio dianteiro com 18 mil - 12 e 18 reais respectivamente.. deu 30reais
caixa de direção com 21mil km - 20 reais (problema precoce na original)
e só... com certeza por revisar com frequência minha moto vai longe e vai forte... pq não preciso poupá-la em nada!!
Revisar não precisa ser "mecher" na moto... se oc ara q entende diz q tá td ok... tá ótimo, pega ela e desce a lenha dnovo... afinal, daki a 3 mil km vc vai levar ela lá dnovo!! Isso dá segurança pra viagens, uso cotidiano, uso extremo... tudo!!

Sky
22-03-07, 10:50
Nada à Declara tudo que o furios falow tá totalmente correto, agora vejamos por um outro lado, se ti dar um rebestreco na moto e as revisões durante a garantia não foram feitas lá, tu tá F*¨%$¨DO, então minha opnião espera acabar o 1 ano de garantia e ai esqueça concessionária, na boa meu colega trabalha na GPS de guarulhos e ele só carimbou os papéis das revisões, eu faço tudo, se quer coisa certa faça vc, "se souber", não metido à fazer, agora oleo, pastilhas e demais itens que só precisa de uma cheve e uma rodada não tem necessidade, eu pagar para concessionária R$ 52,00 mangos para lubrificar a corrente e trocar o oleo por um BR meia boca, tô fora........escute o que eu digo, e tire suas conclusões. A minha YES tá indo pros 16 mil:

- 1 penu - 80 reais de strada
- 1 vela que ganhei do camarada
- 1 filtro ganhei também mais é uma bica pq a suzuki fez aquele acoplado deus me diz
- Lona traseira 12,90 da Katana, é a mesma
- oléo só uso Motul sintetico 3100 14,90 troco de 1,500 em 1500 o cambio fica manteiga
- O farol da Twister que coloquei pq o meu original queimou a lente com a lampada original da philips e ai só o globo optico era 58,00 paguei 32,00 o da TW e ficou mais bonito.
- Triangulo do parafuso de oleo que espanei pq usei uma cheve muito grande e não vi a força que coloquei 28,00 só na suzuki mesmo.
Por enquanto é isso, o básico!

Luigi
22-03-07, 11:31
A falcon eu mando dar uma revisada geral a cada 5 ou 6 mil km, mas a moto já é mais velhinha, e mais parruda, não é tã ofacil de encomodar como as pequenas!
A ultima revisão foi com 8.000 agora ela tá com quase 15, vo mandar fazer uma revisão mes que vem provavelmente ou no outro!

Seu_madruga
22-03-07, 11:34
A minha ta com uns 11K e so vou pensar em fazer uma revisãi la pros 16K à 18K. de 3k em 3k é muita coisa eu acho.

Lagartixxa
22-03-07, 13:00
eu tbm acho esse tempo de revisao muito curto! de 5K em 5K acho q ta otimo! mas enquanto minha moto tiver na garantia vou ter que seguir a risca neh!

carnachion
22-03-07, 13:05
eu faço a cada 4 mil km, é o que manda o manual, mas as vezes sinto necessidade de fazer antes, com 3 mil e meio ela já não tá legal.

AMBN
22-03-07, 13:20
A minha opiniao em relaçao a isso é radical: se tá escrito no manual, é pq é pra fazer.

Se vc n fizer, a moto ficará velha mais rápido.

Furious VIPER
22-03-07, 13:36
eu faço a cada 4 mil km, é o que manda o manual, mas as vezes sinto necessidade de fazer antes, com 3 mil e meio ela já não tá legal.

Experimenta fazer de 3 em 3... tu vai ver q a moto nunca fica "mais ou menos"...
O problema é qdo tá na concessionária... q aí não tem como tu adiantar as revisões!!

Serifa
22-03-07, 13:52
olha pelo menos o óleo e o filtro tem que trocar sempre

eu to fazendo de 3k em 3k pra não vacilar mesmo....

Minha moto é chinesa então to tentando cuidar dela o máximo possível

hedertone
22-03-07, 14:54
pois eh.. eu tenho a mesma opnião.. acredito que ela chega na oficina assim tão bem por estar sendo feita uma revisão no prazo correto... e que se eu passar a fazer em um periodo de tempo maior vou estar pondo em risco a mesma.. e acelerando o desgaste das peças...

obrigado pelas opniões!!!

sot010174
22-03-07, 20:19
Revisão é pra fazer no prazo. Assim voce não dá chance de alguma coisa estragar nos KM a mais. O Fabricante da sua moto tem um folheto do que estará desgastado na quilometragem indicada. Todas as peças de qualquer aparato eletronico/mecanico tem um atributo que se chama MTBF( Mean Time Between Failures - Tempo real entre falhas (+-)). Atributo este que caracteriza a vida útil do componente, e deve ser respeitado. Caso uma peça na sua moto ultrapasse o MTBF e voce simplesmente ignora a troca porque ela continua "funcionando", voce está arriscado a ter uma pane no meio do caminho e a quebra de outras peças relacionadas.

Eu tenho minhas duvidas se mecanico "paralelo" faz essas verificacoes.

Imaginem essa situacao num helicoptero ou aviao? Por isso que a sua passagem custa caro. Peças funcionando são postas no lixo ou recondicionadas.

LuiZão
22-03-07, 20:59
Acho que a cada 10.000 km uma revisão geral ja basta, neste tempo você so precisa trocar o oleo e esticar a corrente no tempo recomendado, agora se for atencioso da uma lubrificada nos cabos 1 vez por mês.

Ivan RJ
22-03-07, 21:34
Heder, siga o manual. Ele não tem erro. Um grande abraço a todos os irmãos.

Furious VIPER
23-03-07, 01:15
Acho que a cada 10.000 km uma revisão geral ja basta, neste tempo você so precisa trocar o oleo e esticar a corrente no tempo recomendado, agora se for atencioso da uma lubrificada nos cabos 1 vez por mês.

Revisão completa só a cada 10 mil?? é o plano perfeito pra moto não durar nem 30 mil!!! heheheehe

Kratos
23-03-07, 21:49
Descordo do manual, de boa!!!

Na minha antiga Ybr fazia as revisões de 5k em 5k e a moto hj está com 25k rodados e onde levo os mecânicos juram nunca ter visto uma moto em tal estado de conservação (é 2003 com aparência de zero). Claro que troca de óleo e as coisas mais básicas faço sempre num intervalo bem menor de tempo.

Em relação a minha Yes tbm descordo de revisões de 3k em 3k, ainda mais que já ocorreu de mandar a moto na revisão de 3k e achar que a moto voltou muito pior do que foi. Outra coisa que acho absurdo é o valor das revisões. Tem concessionária que me cobrou R$180,00 somente pela mão de obra, óleo e filtro sendo que demais peças que podem ser trocadas na revisão serão cobradas separadamente. Fiz a troca do filtro e óleo dela, sendo que coloquei o Yamalube que é o meu preferido e não gastei R$30,00. Vou fazer a revisão com 6k por desencargo de consciência, mas não será numa concessionária.

Abraços

PimEdu
23-03-07, 23:45
Cara, faria de 3 em 3 e em conc, eles já tem o padrão do q fazer e tals, só achar uma boa (ai fecho né? dai num tem mto jeito, mecânico mesmo) e pronto, assim como mecânico te conc boa e conc ruim, temos q saber diferenciar.

rogeming
24-03-07, 00:38
A moto sendo zero, tem que seguir o manual e levar na concessionaria, que eu particularmente acho todas uma bos@#$&*@a. Acabando a garantia de zero, voce mesmo deve inspecionar sua moto semanalmente, se não souber fazer, peça ajuda a um amigo. Além disto, deve levar a moto a um mecânico de confiança, para limpeza de carburador, regulagem das vávulas, lubrificação em geral, em periodos curtos. Na minha opinião a cada 4k ou 3 meses (o que ocorrer primeiro). O óleo deve ser trocado no máximo a cada 1,5k, para sempre manter sua viscosidade e poupar desgaste prematuro do motor e câmbio.

PimEdu
24-03-07, 09:47
Sigo o manual a risca, troco oleo a cada 3k junto com filtros e lvo na conc a cada 3k tbm, onde levei eu gostei, mto mais q varios mecânicos de "confiança" q ja tive (tanto a conc q fiz a revisão do palio qto da YES, ambas foram mto superiores aos mecânicos q usava antes), por isso prefiro conc, la ja tem todo o checklist pronto, ja sabem oq pode dar problema e tals.

Catelan
10-04-07, 08:01
Porém o valor que cobram é absurdo eu acho e aqui e São Bernardo tem que esperar um mês para suzuki te atender os mecanicos são gente boa sempre tiraram minhas duvidas mas é muito tempo vc vai ter que fazer revisão programada assim.....

mantabodyboarder
10-04-07, 11:18
Nossa, a Suzuki de SBc tá pior que a Sundown...

Lá estão agendando com uns 3 a 4 dias de antecedência.

Mas vamos seguindo o manual, afinal, a garantia de 2 anos é condicionada à realizar todas as revisões programadas :S

Marvila
10-04-07, 13:32
Olha, não tenho experiência com motos, mas concordo com o rogeming. Não vale a pena ficar tantos km sem trocar o óleo e filtros (trocou óleo, troca o filtro também). Da mesma forma, penso que a gasosa tem de ser da de melhor qualidade (a diferença em centavos é pouca e o benefício enorme). Em veículos a antiga prática de "assoprar" o filtro de ar foi condenada há muito tempo. O mesmo se aplica em trocar o óleo sem trocar o filtro: acaba contaminando o óleo novo. Para a companheira de cada dia o melhor: gasosa da melhor qualidade, óleo de primeira e filtros novos.
Há uma prática dos jipeiros de pressionar a embreagem enquanto se dá partida, para liberar as engrenagens do câmbio do motor (economia do sistema elétrico). Será que a mesma prática é válida para motocicletas ?
Marvila/Salvador-BA

mantabodyboarder
10-04-07, 15:17
A minha Hunter só liga se a embreagem estiver apertada, mesmo em neutro.

Características da moto, dizem que é para segurança (ou pra evitar os idiotas tentando ligar com ela engatada...)

César
10-04-07, 16:38
A minha Yes tá com 25 mil, a última revisão q fiz foi a de 3 mil, acho que vo faze uma lá pelos 30, ou seja, faze uma revisão a cada 30 mil acho q tá bom. A minha moto tá perfeita.

hedertone
10-04-07, 16:40
A minha Yes tá com 25 mil, a última revisão q fiz foi a de 3 mil, acho que vo faze uma lá pelos 30, ou seja, faze uma revisão a cada 30 mil acho q é bom.
acho que assim tua moto vai render bem!! :P

César
10-04-07, 16:41
acho que assim tua moto vai render bem!! :P

Mas ela tá melhor q nunca acho que tá até andando mais. E pega na primeira.

Furious VIPER
10-04-07, 16:48
A minha Yes tá com 25 mil, a última revisão q fiz foi a de 3 mil, acho que vo faze uma lá pelos 30, ou seja, faze uma revisão a cada 30 mil acho q tá bom. A minha moto tá perfeita.

ô César... depois tu não sabe pq a moto é manca!!! Filtro de gasolina podre de sujo, filtro de ar entupido de sujeira!! pô.. dá uma caprichada cara!! no mínimo dos mínimos a cada 5 mil km!!

Jango
10-04-07, 17:28
eu mando fazer conforme o manual, mas fico com um pé atraz, não confio na minha concessionaria, quando pego ela dou uma volta e levo lá denovo para os caras ajustarem conforme o meu gosto, eles ficam bão da cara hehehe. Agora eu vou fazer um curso de mecanica de motos pra ver se consigo me livrar da concessionaria.

Ney_mg
10-04-07, 19:50
oleo filtro e vela eu mesmo troco conforme manual mais o resto eu sempre vou vendo e fuçando conforme vejo que precisa troco logo de uma vez...
onde moro a cidade é de bloquete e alguns lugares asfalto e aquelas pedras de marmore que nem sei o nome.. minha moto não tem um barulhinho ta como saiu da loja! motor 100 % e tudo mais tb e a ultima revisão foi a de 3 mil tb. ela ta com 15 mil

destbr
10-04-07, 22:06
depois q fiz a revisao fora da concessionaria, descobri q minha moto era uma delicia de andar.. hehe
nunca devem ter feito nada na minha moto e depois q saí de lá, a moto ficou melhor e mais macia!

rocksul
10-04-07, 23:07
Na comet eu to fazendo de 3 em 3 mil, tá com 86.7 e deu pau nos 86.7 (http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=12810.0) falta 300km pra mais uma revisão. Até então, ela não tinha dado problema algum.
A CG titan que eu tive fiz a revisão dos 3 e depois a dos 59.000 tava toda ralada, depois da revisão deu uma tapeada na tremedera e barulheira dela e passei a diante. Uma economia de 1080 reais, considerando mnt de revisão a 60 reais, acho q valeu a pena não fazer revisão nenhuma. Claro q óleo, vela e filtro eu troquei qdo a moto tava catrancurda. Pneu da frente com 42k km e de trás três vezes, 20k, 42k e 57k.

hedertone
10-04-07, 23:11
Cesar deve ser Eleito o "CASCÃO" do pequenas notaveis!!!

César
10-04-07, 23:22
ô César... depois tu não sabe pq a moto é manca!!! Filtro de gasolina podre de sujo, filtro de ar entupido de sujeira!! pô.. dá uma caprichada cara!! no mínimo dos mínimos a cada 5 mil km!!


Heheh, mas por coincidência eu troquei o filtro de comb faz pouco tempo, só o de ar que faz um tempo que não limpo, deve faze uns 5mkm.
O que eu sempre faço é lubrifica e estica a corrente com óleo 90, lavar a moto de vez em quando, trocar óleo a cada 2 mil, e por gasolina. O resto é só alegria, heheh. Ah, e limpar o carburador que aprendi, é facim.

jrvalmir
10-04-07, 23:29
Os caras tão discordando do manual que o frabicante fornece.
Se eles contruiram, eles sabem como é..

rulius
11-04-07, 20:30
O pior não é o risco da moto quebrar e sim o risco de VOCE se acidentar por falha mecânica resultante do desleixo. Muito cuidado galera.
Acho que não precisa ser uma revisão dessas de fábrica, mas aquela conferida no mecânico é importante.
Agora se não fizer, depois não vale reclamar da moto.

PimEdu
11-04-07, 21:40
No minimo acho q deve fazer oq manda o manual em casa mesmo e qq defeito mandar no mecânico ver oq é. Como não sei fazer nada na moto e toda vez q me meto a tentar faço merda, pago pra conc mesmo e boa, da ultima vez sei la, a moto foi normal e volto normal, melhoro um pouco ela, se bem q revisão de 1000km nem tem mto oq fazer, mas pelo menos arrumaram um vazamento de gasolina q tinha dado e nunca mais deu.