PDA

Ver Versão Completa : De duplo amortecimento para monochoque?????



slalon
27-03-07, 14:21
Iniciei num hobby muito divertido: customização de motos. Como ainda sou bastante leigo no assunto e o meu ramo de atuação não é a mecânica, mas administração, estou recorrendo à boa vontade dos usuários (da comunidade, não me interprete mal). Pretendo transformar minha motinha com dois amortecedores laterais numa monoamortecida. Vou retirar o filtro de ar e colocar filtro de alta performance p liberar espaço no 'ventre' da magrela, e aí soldar o apoio do monochoque no quadro, logo atrás do tanque, e na balança. Minhas dúvidas são: será q a balança resistirá com firmeza? a moto pode perder estabilidade nas curvas?
Fico aki aguardando opiniões.
:G

Rel
27-03-07, 14:40
Também tava querendo faze isso na minha mais to na duvida ($$$)

Sanchooo
27-03-07, 14:55
Mas tem como fazer isso na boa? os home não vão implica, não sei msm se vale a pena. Mais lucro compra uma moto maior e talz.

Uma vez vi uma 150 com amortecimento monochoque, mas era de exposição só, que ficou legal ficou. Mas seilah

Kratos
27-03-07, 17:40
Na revista Pró-teste deste mês saiu uns testes sobre capacetes de diversas marcas, o que comprovou que a diferença entre um capacete de R$50 e um de R$500 é o design e o conforto... em sua função, o material é o mesmo e a proteção também. O que a revista focou tbm é que as normas válidas sobre a segurança do capacete vem da itália, porém lá e em toda Europa essa lei já foi revista 2 vezes o que não ocorreu aqui. Nossos capacetes protegem somente na hora do impacto, o principal no caso, enquanto os capacetes importados protejem durante todo o impacto (impacto principal + outros impactos durante o acidente). As viseiras nacionais também são de qualidade inferior e isso infelizmente vc acabou sentindo na prática.
O importante é que vc está bem e desejo melhoras.

Abraço

AcidGaucho
27-03-07, 17:47
Na revista Pró-teste deste mês saiu uns testes sobre capacetes de diversas marcas, o que comprovou que a diferença entre um capacete de R$50 e um de R$500 é o design e o conforto... em sua função, o material é o mesmo e a proteção também. O que a revista focou tbm é que as normas válidas sobre a segurança do capacete vem da itália, porém lá e em toda Europa essa lei já foi revista 2 vezes o que não ocorreu aqui. Nossos capacetes protegem somente na hora do impacto, o principal no caso, enquanto os capacetes importados protejem durante todo o impacto (impacto principal + outros impactos durante o acidente). As viseiras nacionais também são de qualidade inferior e isso infelizmente vc acabou sentindo na prática.
O importante é que vc está bem e desejo melhoras.

Abraço


ah sim...e voce chegou a essa conclusão sobre MOTOS MONOAMORTECIDAS E BI-AMORTECIDAS sozinho ou lendo sobre capacetes?? :briga2:

Pésão
27-03-07, 18:04
Alguém intendeu?!
Como todos podem ver, ainda é terça feira e ja temos alguns usuarios bebados...
hauhuahuaha

Intaum!
Essas adaptações eu não acho viavel...é melhor trocar de motoka.


Abraço

carnachion
27-03-07, 19:11
Dá pra fazer, tem um pessoal que faz nas cb500, mas tem que trocar a balança por uma de moto mono amortecida. Dizem que fica pior que o original bi shock, mas fica bonito.

BrunoDias
27-03-07, 21:06
qual a sua moto???


acho show o monochoque, é o q mata na cb500 nao ter uma susp assim





Na revista Pró-teste deste mês saiu uns testes sobre capacetes de diversas marcas, o que comprovou que a diferença entre um capacete de R$50 e um de R$500 é o design e o conforto... em sua função, o material é o mesmo e a proteção também. O que a revista focou tbm é que as normas válidas sobre a segurança do capacete vem da itália, porém lá e em toda Europa essa lei já foi revista 2 vezes o que não ocorreu aqui. Nossos capacetes protegem somente na hora do impacto, o principal no caso, enquanto os capacetes importados protejem durante todo o impacto (impacto principal + outros impactos durante o acidente). As viseiras nacionais também são de qualidade inferior e isso infelizmente vc acabou sentindo na prática.
O importante é que vc está bem e desejo melhoras.

Abraço

:0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :-/

oldskullo
27-03-07, 22:25
e tem que ficar de olho nos milicos (PM), porque isso é alteração das características da moto (pra eles) e tem que passar por vistoria...

E sou a favor da campanha:
SE BEBER, NÃO POSTE!

Furious VIPER
27-03-07, 22:35
E sou a favor da campanha:
SE BEBER, NÃO POSTE!

hahahahahahhhahaha os cara tão se puxando hj!! outro comentário SENSACIONAL!!!

casali
27-03-07, 23:09
olha o pessoal viajando

cara da sim, só ter muita vontade e um bom projeto para não ter que ficar cortando solda

rocksul
27-03-07, 23:21
Sozinho eu acho q a balança até aguenta tranquilo, agora com carona... é complicado.
Os quadros que são monoamortecidos normalmente são mais reforçados para tal mudança.
Qto a estabilidade na curva, acho q não perde não.


Quanto ao cara do capacete, passa a erva.

slalon
28-03-07, 07:33
Sozinho eu acho q a balança até aguenta tranquilo, agora com carona... é complicado.
Os quadros que são monoamortecidos normalmente são mais reforçados para tal mudança.
Qto a estabilidade na curva, acho q não perde não.


Quanto ao cara do capacete, passa a erva.


ow, eu tb tô na roda ae! hehehehehe

realmente acho que a balança vai suportar o piloto, mas com passageiro ela vai passar sufoco. Achei uma reportagem numa revista onde um cara trocou os amortecedores de sua antiga Honda CG 500 por um monochoque, só q tb trocou a balança pela de uma superesportiva. o custo deve ter ficado estratosférico!!! vou pesquisar aki os preços num desmanche, mas acho q o amortecedor custa uns 200, com mais as adaptações, não deve passar de R$300,00: barato, pelo ganho no design. Minha moto é uma Kasinski GF 125. ela vem de fábrica muito feia, mas tem características das esportivas, como quadro em berço duplo, pedaleiras mais p trás e motor 4 válvulas. Tô fazendo ela virar uma mini streetfighter como as BUEL ou talvez a SPEEDTRIPLE (Q PRETENSÃO HÉIM!!!). e o amortecedor vai ser a chave p levantar a bundinha da moto (e da garota q sentar atrás! hehehe)

Sanchooo
28-03-07, 07:50
UhuUAhuhHA!
Drogas? Tô Fora!


aUHFhuUAEhfuaE!

Rel
28-03-07, 11:35
QUANTO CUSTA UMA BALANÇA +- TIPO DE TW OU SIMILAR???....

NUSS TUDO A V CAPACETES COM O ASSUNTO EM QUESTÃO HUSUSHHS

Stone
28-03-07, 12:12
aí, só num vai comprá peça em desmanche de moto robada.....

barbeirorp
28-03-07, 12:57
acho que no caso da sua moto , ser uma gf 125 , as policias mal conhecem ela.. então acho que a modificação eh valida sem problemas


tu pode usar uma balança de twister. aproveita e poe a rabeta de tw e o painel tb. a minha fica show


a gf 125 permite de mecher no quadro largando ele com mesma bitola da gs500 e colocando-se um motor de twister no lugar fica com um desempenho bem bacana


se quiser saber mais sobre gambiarras ( eu sou o kit gambiarra do forum heheehhehehe ) entra no meu topico da cb e veja o que eh uma moto alterada aos olhares da policia kkkkkkk

slalon
28-03-07, 13:26
ow, eu tb tô na roda ae! hehehehehe

realmente acho que a balança vai suportar o piloto, mas com passageiro ela vai passar sufoco. Achei uma reportagem numa revista onde um cara trocou os amortecedores de sua antiga Honda CG 500 por um monochoque, só q tb trocou a balança pela de uma superesportiva. o custo deve ter ficado estratosférico!!! vou pesquisar aki os preços num desmanche, mas acho q o amortecedor custa uns 200, com mais as adaptações, não deve passar de R$300,00: barato, pelo ganho no design. Minha moto é uma Kasinski GF 125. ela vem de fábrica muito feia, mas tem características das esportivas, como quadro em berço duplo, pedaleiras mais p trás e motor 4 válvulas. Tô fazendo ela virar uma mini streetfighter como as BUEL ou talvez a SPEEDTRIPLE (Q PRETENSÃO HÉIM!!!). e o amortecedor vai ser a chave p levantar a bundinha da moto (e da garota q sentar atrás! hehehe)


desculpe a falha. a reportagem d q falei é da revista MOTO FÚRIA n7, cuja moto Honda CB 750 Four ano 75 foi alterada com um monochoque e balança da CBR 1100 BlackBird e bengalas invertidas da Kawzzaki ZX-9!!!!!!!!!

slalon
28-03-07, 13:30
acho que no caso da sua moto , ser uma gf 125 , as policias mal conhecem ela.. então acho que a modificação eh valida sem problemas


tu pode usar uma balança de twister. aproveita e poe a rabeta de tw e o painel tb. a minha fica show


a gf 125 permite de mecher no quadro largando ele com mesma bitola da gs500 e colocando-se um motor de twister no lugar fica com um desempenho bem bacana


se quiser saber mais sobre gambiarras ( eu sou o kit gambiarra do forum heheehhehehe ) entra no meu topico da cb e veja o que eh uma moto alterada aos olhares da policia kkkkkkk


vlw pela dica ZÉ GAMBIARRA! vou visitar o seu tópico c certeza.

qto a desmanche d motos roubadas, tô absolutamente fora!!!! já tive uma magrela roubada e sei como é chato perder um ente querido.

PimEdu
28-03-07, 14:15
Cara, vai ganhar em estética mais perder em desempenho certeza, sua moto não foi feita para isso, o projeto dela foi feito com o amortecedor original, e qq coisa diferente disso com certeza vai piorar, tem q ver se vc dirige mto esportivamente ou não.

slalon
11-06-07, 10:45
:drool:
cara, é incrível como o monochoque melhorou a estabilidade da motoca. além do que ela ficou muuuito mais bonita. e outra, já passei pelos federais e eles nada falaram, talvez pq esta moto (Kasinski GF) seja tão incomum. em breve postarei fotos desta experiência.
:OK:



Cara, vai ganhar em estética mais perder em desempenho certeza, sua moto não foi feita para isso, o projeto dela foi feito com o amortecedor original, e qq coisa diferente disso com certeza vai piorar, tem q ver se vc dirige mto esportivamente ou não.

minerinho
11-06-07, 11:35
Na revista Pró-teste deste mês saiu uns testes sobre capacetes de diversas marcas, o que comprovou que a diferença entre um capacete de R$50 e um de R$500 é o design e o conforto... em sua função, o material é o mesmo e a proteção também. O que a revista focou tbm é que as normas válidas sobre a segurança do capacete vem da itália, porém lá e em toda Europa essa lei já foi revista 2 vezes o que não ocorreu aqui. Nossos capacetes protegem somente na hora do impacto, o principal no caso, enquanto os capacetes importados protejem durante todo o impacto (impacto principal + outros impactos durante o acidente). As viseiras nacionais também são de qualidade inferior e isso infelizmente vc acabou sentindo na prática.
O importante é que vc está bem e desejo melhoras.

Abraço


oh meu deus... |:( |:( :-/




hahahahahahhhahaha os cara tão se puxando hj!! outro comentário SENSACIONAL!!!


putz


se BEBER NÃO POSTE

KKKK :OK:

barbeirorp
11-06-07, 12:09
colocou o monoshock?

o que eu vou fazer na minha gf eh colocar um acabamento de fibra imitando balança reforçada , tipo banana. nem vou por monoshock não. muito trampo para uma moto com desempenho modesto apenas

BrunoDias
11-06-07, 12:24
opa, posta fotos ae


Citação de: Kratos em 27 de Março de 2007, 17:40
Na revista Pró-teste deste mês saiu uns testes sobre capacetes de diversas marcas, o que comprovou que a diferença entre um capacete de R$50 e um de R$500 é o design e o conforto... em sua função, o material é o mesmo e a proteção também. O que a revista focou tbm é que as normas válidas sobre a segurança do capacete vem da itália, porém lá e em toda Europa essa lei já foi revista 2 vezes o que não ocorreu aqui. Nossos capacetes protegem somente na hora do impacto, o principal no caso, enquanto os capacetes importados protejem durante todo o impacto (impacto principal + outros impactos durante o acidente). As viseiras nacionais também são de qualidade inferior e isso infelizmente vc acabou sentindo na prática.
O importante é que vc está bem e desejo melhoras.

Abraço
saiHSIuAHOSAIOSHASioUASHIUASH o loco

slalon
12-06-07, 07:57
Aí Bruno Dias, considere q a moto ainda está em processo de modificação. Faltam as partes plásticas, o banco e pintura, entre outros pequenos detalhes.

http://img227.imageshack.us/img227/9497/motojr3.th.jpg

em breve postarei novas, mas com a moto melhor trabalhada

alqudwa
12-06-07, 11:23
hahahahahahhhahaha os cara tão se puxando hj!! outro comentário SENSACIONAL!!!

viajando muito aki na minha mente juntamente fumando um skanc cheguei a tal conclusao que o fato relacionado acima por nosso colega do CAPACETE citado em um post de BI-SHOCK e MONOSHOCK (amortecimento ) e pela queda do piloto indo de incontro ao CHAO sofrera um MONOSHOCK no capacete. e no caso do bishock quanto a perca de tempo ea colisao e inevitavel ao veiculo que trafega a sua frente colidindo com o mesmo onde o capacete ira sofrer um MONOSHOCK na trazeira do veiculo e posteriormente um outro MONOSHOCK quando o motociclista cair no CHAO asim caracterizando um BI-SHOCK ]:)
kuhakuhakuhakuhakuhakuhakuhakuha

alqudwa
12-06-07, 11:25
pow minha CB500 e monoshock e nao ficou ruim nao ! ficou ate melhor !!!

balança da cbr900 juntamente com aro e pneus e amortecedor de shadow ( que e regulavel)

barbeirorp
12-06-07, 11:25
Aí Bruno Dias, considere q a moto ainda está em processo de modificação. Faltam as partes plásticas, o banco e pintura, entre outros pequenos detalhes.

http://img227.imageshack.us/img227/9497/motojr3.th.jpg

em breve postarei novas, mas com a moto melhor trabalhada


ela num abre.

qdo for responder, anexa direto aqui ou me manda por email que eu posto para vc
[email protected]

barbeirorp
12-06-07, 11:28
fera, qual balança vc usou para fazer o monoshock? e qual amortecedor

poz um com link ou direto?

Saurus
12-06-07, 15:57
Permitam-me apelar um pouco para minhas lucubrações de física mecânica e engenharia.

Se a balança original for utilizada, deve-se atentar para a resistência da mesma ao efeito alavanca, já que os momentos de força serão aplicados no ponto de fixação do amortecedor com a balança, no ponto de fixação do amortecedor com o quadro/chassis e nos pontos de apoio do eixo traseiro com a balança.

Se tais peças (balança e quadro/chassis) não tiverem estrutura forte o suficiente para suportar tais momentos de força, simplesmente pode ocorrer dobradura, amassamento ou trinca/fratura do material. Daí velho, o chão é mera consequência.

Portanto, recomendo avaliar a resistência dos materiais e os reforços estruturais necessários.

barbeirorp
12-06-07, 16:00
Permitam-me apelar um pouco para minhas lucubrações de física mecânica e engenharia.

Se a balança original for utilizada, deve-se atentar para a resistência da mesma ao efeito alavanca, já que os momentos de força serão aplicados no ponto de fixação do amortecedor com a balança, no ponto de fixação do amortecedor com o quadro/chassis e nos pontos de apoio do eixo traseiro com a balança.

Se tais peças (balança e quadro/chassis) não tiverem estrutura forte o suficiente para suportar tais momentos de força, simplesmente pode ocorrer dobradura, amassamento ou trinca/fratura do material. Daí velho, o chão é mera consequência.

Portanto, recomendo avaliar a resistência dos materiais e os reforços estruturais necessários.


concordo em genero e grau.

se for usar a original, seria bom pegar e fazer um reforço superior com solda nos antigos pontos de fixação do antigo amortecedor

slalon
13-06-07, 08:34
Permitam-me apelar um pouco para minhas lucubrações de física mecânica e engenharia.

Se a balança original for utilizada, deve-se atentar para a resistência da mesma ao efeito alavanca, já que os momentos de força serão aplicados no ponto de fixação do amortecedor com a balança, no ponto de fixação do amortecedor com o quadro/chassis e nos pontos de apoio do eixo traseiro com a balança.

Se tais peças (balança e quadro/chassis) não tiverem estrutura forte o suficiente para suportar tais momentos de força, simplesmente pode ocorrer dobradura, amassamento ou trinca/fratura do material. Daí velho, o chão é mera consequência.

Portanto, recomendo avaliar a resistência dos materiais e os reforços estruturais necessários.


faz total sentido suas elocubrações. o momento da força alterou bastante neste sistema. anteriormente o apoio dos amortecedores era no ponto mais distante em relação ao apoio da balança no quadro e agora está bem perto deste, aumentando significativamente o esforço.

porém, avaliei com cuidado a resistência da balança e acredito q ela seja forte o suficiente p aguentar tranquilamente o esforço extra.

para o projeto, em primeiro lugar, pensei em fazer um reforço como o amigo barbeirorp disse aí em cima, duplicando o braço da balança (acho que o nome do sistema é catelever[???]). porém, logo vi q seria um exagero. tb pensei em trocar a balança por uma outra já apropriada (o q iria sem dúvida aumentar muito o custo do projeto) p receber o monochoque mas finalmente resolvi testar a mesma balança da moto, q é bem resistente, com um amotecedor não muito duro.
então adaptei o amotecedor da XLR 125 direto na balança, sem link (respondendo a pergunta do barbeirorp), fazendo um reforço no ponto de encaixe.

resultado: ficou o bicho!!!! e outra, tenho 72 quilos mas já carreguei diversas pessoas mais pesadas do q eu sem qq dificuldade. nas curvas a moto ficou totalmente estável, aumentando a sensação de segurança. e na estrada de chão seu desempenho melhorou muito em relação ao sistema de 2 amortecedores originais da moto. a moto passa por irregularidades do terreno como uma off-road.

slalon
13-06-07, 08:38
ela num abre.

qdo for responder, anexa direto aqui ou me manda por email que eu posto para vc
[email protected]


não deu p ver a moto?

barbeirorp
13-06-07, 08:44
não deu p ver a moto?



eu queria ver sem dar mesmo hehehehehehehehe

barbeirorp
13-06-07, 08:54
para o projeto, em primeiro lugar, pensei em fazer um reforço como o amigo barbeirorp disse aí em cima, duplicando o braço da balança (acho que o nome do sistema é catelever[???]).





então fera. o sistema cantelever e telelever são suspenções da bmw. a cantelever eh um sistema aonde o amortecedor fica dentro de uma peça de aluminio e quem desliza e essa peça e o amortecedor fica no seu miolo e ele fica na posição horizontal e eh conectado a balança na parte inferior dela. o telelever eh suspenção dianteira, que invez de usar bengalas telescopicas convencionais utiliza de uma longarina conectada a uma mini "balança" como se fosse de carros e essa balança se conecta a um amortecedor. a mesa fica conectada a essa balança e faz a roda girar para os lados. esse sistema seria a versão moderna da "**** gelo" girder que tem nas motos de antigamente.. como as indians , gileras, vincent hrd ...

esse reforço por cima da balança ou por baixo dah o apelido de "balança tipo banana" . que seria o termo sub-forks shaft .

um exemplo de girder ( **** gelo)
http://img523.imageshack.us/img523/243/dkwss2501937zq2.jpg (http://imageshack.us)






então adaptei o amotecedor da XLR 125 direto na balança, sem link (respondendo a pergunta do barbeirorp), fazendo um reforço no ponto de encaixe.





mas escuta.. xlx125r num eh bishock? pelo que sei. num seria o amortecedor da xlx250r ?
outra coisa.. esses amortecedores qdo originais tem link que nem na falcon?

teria uma foto do ponto de fixação?

olha, minha intenção com a minha gf.. e deixar ela exatamente igual essa

http://img523.imageshack.us/img523/4100/hyosungtn1251wz5.jpg (http://imageshack.us)

slalon
13-06-07, 09:59
eu queria ver sem dar mesmo hehehehehehehehe


ow cara, se não DEU p ver coloquei uma foto lá no meu yorgut. eu não sei mexer neste trem aki não! control C e control V não funciona! vou fotografar o improviso e depois COLOCO AÍ :G

qto ao amortecedor da frente da BMW K1200R, é uma verdadeira jóia da (re)engenharia!!!! lindiu!!! o sistema de reforço da balança q citei é como desta aprilia do link aí (foto lá de baixo, sabe o nome?):

[url=http://www.thebikerzone.com/road_tests/aprilia/aprilia280306.html (http://[url=http://www.thebikerzone.com/road_tests/aprilia/aprilia280306.html)

ou como o da B-KING por exemplo

sobre o amortecedor, acho q é de uma XL-inha mesmo. vou perguntar p o meu mecânico particular :k e te falo ao certo.

sobre a kasinski da foto, achei legal a semi-carenagem. quero fazer um spoiller parecido na minha. porém, acho a traseira desta moto horrível!! gosto de traseiras com banco curto e distante da roda, com o porta-placa longo e envolvente e um pequeno paralama traseiro grudado na roda. traseiras perfeitas são: buell city cross, triumph speed triple, juliana paes :drool:

slalon
13-06-07, 10:46
PS:

barbeiro, conhece akele sistema doido da BIMOTA TESI 3D CONCEPT???? será q funciona mesmo? tenho minhas dúvidas qto à segurança...

Saurus
13-06-07, 11:14
PS:

barbeiro, conhece akele sistema doido da BIMOTA TESI 3D CONCEPT???? será q funciona mesmo? tenho minhas dúvidas qto à segurança...

Funfa e muito bem, segundo os felizardos que a experimentaram. Mas nenhum disse que é melhor ou pior que o sistema convencional. Mas ficou feio pacas.

barbeirorp
13-06-07, 11:17
PS:

barbeiro, conhece akele sistema doido da BIMOTA TESI 3D CONCEPT???? será q funciona mesmo? tenho minhas dúvidas qto à segurança...



conheço sim, creio que seja o melhor sistema.. pois atua em retorno, compressão e pode ter varias regulagens.. e absorve melhor os impactos com certeza

rocksul
13-06-07, 13:16
Existem dois tópicos ensinando a postar fotos... stalon coopere, quero ver as fotos mas não estou conseguindo...

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=14088.0
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=17.0

slalon
13-06-07, 15:18
Existem dois tópicos ensinando a postar fotos... stalon coopere, quero ver as fotos mas não estou conseguindo...

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=14088.0
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=17.0



pow, foi mal
vou ler ae os tópicos
vlw




conheço sim, creio que seja o melhor sistema.. pois atua em retorno, compressão e pode ter varias regulagens.. e absorve melhor os impactos com certeza


com certeza absorve bem os impactos. deve ser uma delícia andar na motoca.
mas imagino q não há nada mais seguro do que as famosas e usuais bengalas. imagine, naquele sistema, se a haste que vira a roda dianteira se romper...
:o

agora, Saurus, não achei feio não. pra dizer a verdade achei doido demais (isto quer dizer q gostei!). mas, pessoalmente (e como gosto de "depenar" os meus veículos), tiraria a carenagem da frente e deixaria duplos faróis e fiação "de fora". aí sim iria ficar doido!

slalon
13-06-07, 16:01
acho que aprendi:

BIMOTA TESI 3D CONCEPT (2007)

http://img235.imageshack.us/img235/306/tesi3dzj4.jpg

TESI 2D (2006) - acho esta + feia, anterior à 3D

http://img103.imageshack.us/img103/8863/tesi2dnp6.jpg

SISTEMA DE DIREÇÃO DA TESI 3D

http://img266.imageshack.us/img266/5868/tesi3dfuncionamex5.jpg

qq dia vou tentar fazer um sistema destes em casa...

:G

e o meu projetim:

http://img511.imageshack.us/img511/8061/motosf3.jpg

já fiz:
- troquei guidão (pilotagem + agressiva)
- nova posição do painel de instrumentos
- pequenos reparos
- instalação do monochoque

faltando ainda:
- acabar modificação do banco
- pintar partes (quadro, tanque, escape)
- carenagens de fibra (paralamas, laterais, rabeira, etc)
- trocar pneus
- fazer filme e postar no youtube