PDA

Ver Versão Completa : Explicando o "MACETE"



Jduarte
29-03-07, 16:11
olá, pessoal...
Optei por fazer deste jeito.

Isto interessa a quem possui Suzuki Yes 125 e Suzuki Intruder 125 (qualquer modelo).

Abraços.

http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=2138&PN=1

RGBguima
29-03-07, 16:27
Explicação perfeita.... :OK: :OK:

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

>>> PERFECT <<<

hedertone
29-03-07, 16:51
Esse aê eh meu professor galera!!!
gaahahahaha

abraço JD

Sky
29-03-07, 17:01
Grande Jduarte, eu fiz na minha gente o corte em diagonal no cano restritor de ar e dei uma reguladinha no carbura "À LA JDUARTÉ", olha ficou jóia, o J já pensou em ser um cientista de motos, ou um engeheiro da nasa para a primeira moto na lua......valeu velhão continue assim!

PimEdu
29-03-07, 20:03
Agora foi foda, vc realmente merece, ter a paciência de fazer isto apenas para ajudar aos outros realmente é bem legal da tua parte, e me animei a testar o macete. Só preciso antes achar onde fica essas coisas todas ai e ter coragem, pq a chance deu fazer errado é grande.
Boa, parabens.

jonyhiei
29-03-07, 22:13
Huahua nossa mt bom esse tuto ai, apesar de eu nao entender quase nada.
Mas eh algo q eu nao faria assim, so mt desastre...so capaz d destruir td ehauae
Mas parabens pelo tuto

rocksul
29-03-07, 22:26
O cara entende mto de aerodinâmica comparando um avião com uma 125cc....
Lembrando que nas alturas que o avião voa existe uma quantidade bem menor de oxigênio que no solo.
Acho eu que aquela curva ali, não faz a mínima diferença, até pq, se tivesse, teria muita Yes quebrando por aí, coisa que não vejo.

Jduarte
30-03-07, 07:31
mas eu não comparei nenhum avião com uma 125cc... onde vc entendeu isso?

apenas tentei exemplificar ligando duas situações semelhantes.
Gostaria que eu tentasse de outra maneira?

E pelo menos vc consegue reconhecer que um tubo reto provocaria menos alterações no fluxo de ar, do que aquele tubo enviezado?

PimEdu
30-03-07, 07:42
Condições diferentes não quer dizer que não possam ser comparadas, ou vc acha q um avião é testado nas alturas em escala real? Na real oq acontece é de os comportamentos apesar de mudarem seguirem o mesmo padrão.
Ali pode sim ocorrer pressã negativa, pensa na inércia do ar, é seguir reto e não fazer a curva, isso é bastante problemático em barragens pq a pressão as vezes é tão baixa que produz cavitação (essa pressão negativa arranca pedações do concreto de onde a água sai e metal das pas da turbina), e se tiver uma pressão negativa a tendência é que ali tenhamos uma perda de carga diminuindo o fluxo de ar. Se isso rola mesmo, só testando, mas na minha opinião é bem provável.

vinacowboy
30-03-07, 08:01
hehe, isso já deu muita discução, acho q vai dar denovo...




na minha moto eu serrei mesmo o restritor...

serrando ele e com, escap esportivo e com uma regulagem especial, a minha moto ficou bem mais esperta nas acelereções e uma arrancada que as outras 125cc pra traz, mas o final não mudou muito... fica nos 120km/h e num passa disso...










mas a idéia do JD é ótima !

rocksul
30-03-07, 08:41
mas eu não comparei nenhum avi...
...alterações no fluxo de ar, do que aquele tubo enviezado?

A parte do avião eu entendi quando tu mostra o fluxo de ar contra uma asa.
Concordo plenamente que um tubo reto causa menos alterações no fluxo de ar.
A minha opinião continua sendo a mesma, embora o tubo que leva o ar para o bura seja inclinado, ele não influencia no desempenho da moto.

cold-milk
30-03-07, 08:49
.embora o tubo que leva o ar para o bura seja inclinado, ele não influencia no desempenho da moto.


então concordo, a minha estava com o filtro de ar direto no bura, mas pra evitar q entrasse agua recoloquei o tubo original colocando o filto encostada na boca da caixa de filtro, fazendo aquela curva toda.... "e não teve alteração" no desempenho não

?

Leander
30-03-07, 10:06
Concordo com o rocksul e o coldmilk. Não muda nada não. Se esta puxadinha desse diferença nenhum carro andava desde os anos 60. O angulo de entrada do ar no carbura de carro é muito pior que esse das motos e ninguem fez modificação nos tubos dos carros até hoje. Sem contar que o desenho é mentiroso, pois se vc afastar o tubo, como a caixa de ar é fixa, vc ainda estrangula a entrada de ar porque o angulo do tubo fecha mais ainda e no desenho ninquem fala disto.Se existisse uma diferença sensivel assim, já imaginou a moto com um filtro esportivo e tubo reto. A Yes e intruder iam sair na frente das hornet rsrsrsrsr. E as motos com motor em "V". Ai f%¨$&, porque o angulo de entrada de ar dos cilindros é tão grande que o ar ia desviar pro lado, dar uma saida estratégica para a esquerda (que nem o leão da montanha) e sumir, ai só funciona um pouquinho de cada cilindro e quando tiver em alta...

Jduarte
30-03-07, 11:00
então concordo, a minha estava com o filtro de ar direto no bura, mas pra evitar q entrasse agua recoloquei o tubo original colocando o filto encostada na boca da caixa de filtro, fazendo aquela curva toda.... "e não teve alteração" no desempenho não

?


cold-milk, a sua moto é uma Yes?

já que vcs citaram os carburadores dos carros pós anos 60, suponho que tenham observado que eles já tinham um "duto" incorporado no próprio corpo do carburador, de tamanho suficiente para que o ar já chegasse bem "canalizado" até os pontos onde ele deveria estar presente...

confere?

quanto ao desenho, Leander, o afastamento de 5 milímetros não altera significativamente nem o ângulo, nem o espaço entre as duas laterais internas do tubo.
Pode observar isso na sua moto...

(editando para acrescentar)

De qualquer forma, eu concordo que é difícil acreditar nessa situação... eu procuro lembrar sempre que o ar está sendo puxado lá de dentro do motor. Desde a cabeça do pistão forma-se uma coluna de ar sendo puxado, meio que podemos dizer "meio esticado" ao longo de todo o trajeto que ela faz. O ar não está sendo bombeado lá para dentro... então, qualquer interferência nessa coluna, diminui a eficiência que ela tem que ter.

PimEdu
30-03-07, 12:33
Não adianta comprar motos diferentes pq elas tem funcionamentos diferentes. O ideal mesmo é testar, vo começar a fazer umas mudanças para ver no q da, mas acho q só vo fazer a dica do tubo, o resto é mta mecânica para mim e vou acabar é destruindo meu carburador.

cold-milk
30-03-07, 12:59
Jduarte não é uma strada, mas então, so fuciona na Yes esse macete, certo?
se vc testou na yes e de resultado legal cara, parabenizo, meu comentario não foi desmerecendo nada doque tenha feito, só fiquei mesmo na duvida se todos os carburadores fazema mesma função, deveria o macete ser igual pra todos! :(

Jduarte
30-03-07, 13:06
ei, Cold-milk, tranquilo!... o seu comentário vale porque é um pensamento comum a muitos que não têm essas motos, Yes e Intruder. Só mesmo vc vendo isso de perto e fazendo a experiência é que dá para mudar esse pensamento...
;)

cold-milk
30-03-07, 13:08
ta agora pega uma stradinha ai pra nois e testa um jeito bom :P uhauhauhuh
ai ensina (o trabalheira de graça)

abçs JD

Jduarte
30-03-07, 13:18
hehehe,,,, ué!, mas elas têm algum problema assim??...

eu me lembro de uma carta no Motonline que o carinha perguntava se a mesma coisa acontecia com a Twister (na carta ele falava de perder velocidade em subidas)... fiquei curiosíssimo com isso, na época...

cold-milk
30-03-07, 13:25
nao te mproblema nao, t oso especulando ... vai q melhora hehe, mas nao uso bura de strada nao, to com o da TW,

sobre a perda, acho q se vc esta em 5º e subindo claro q não avança, mas a perda é insiginificante se está em 100 cai pa 98 por ai!
muda esse caso se estiver com garupa tbm

Leander
30-03-07, 14:26
[quote
quanto ao desenho, Leander, o afastamento de 5 milímetros não altera significativamente nem o ângulo, nem o espaço entre as duas laterais internas do tubo.
Pode observar isso na sua moto...

(editando para acrescentar)

De qualquer forma, eu concordo que é difícil acreditar nessa situação... eu procuro lembrar sempre que o ar está sendo puxado lá de dentro do motor. Desde a cabeça do pistão forma-se uma coluna de ar sendo puxado, meio que podemos dizer "meio esticado" ao longo de todo o trajeto que ela faz. O ar não está sendo bombeado lá para dentro... então, qualquer interferência nessa coluna, diminui a eficiência que ela tem que ter.

[/quote]

Eu entendo o que vc quer dizer, e admiro o seu trabalho e esforço, mas falo que não dá diferença, pois nos temos 4 Yes aqui na turma (ja teclei com vc sobre isto, lembra?) . Fizemos as modificações conforme o tuto e nenhuma diferença deu. Nem em consumo nem em desempenho. A unica melhorada que temos aqui é a colocaçao de um filtro esportivo, com tubo reto direto na boca do bura e regulagem do carburador. Mesmo esta não apresentou esta melhora toda que se fala aqui no site. Quanto a consumo fica entre 30 e 45 km por litro. Depende da mão. Agora se não desse certo em uma vá lá, mas não deu resultado em nenhuma e temos 1 Yes 2005, 2 2006 e uma modelo 2007 com aquele sistema anti-poluição. Uma das motos tá com quase 60 mil km e não apresentou nenhum problema até agora, e ela só perde em desempenho para a que tem o filtro sport.

rocksul
30-03-07, 14:55
Não sei se estou certo, mas partindo da idéia do homem primata, que girava o pauzinho para fazer fogo, ele via que, fazer fogo no vento não era uma boa idéia porque o fogo apagava. Então ele refugiou-se nas cavernas pq, nas cavernas, não havia tanto vendo e fazer fogo era mais fácil.
Depois de ter falado esta merda vamos direto ao assunto.
O papel do ar no carburador é fazer juntamente com a explosão do combustível fogo para gerar energia. Agora vendo a área de um carburador de moto 125CC e a quantidade de combustível injetada para explosão, vê-se que existe uma quantidade mínima de óxigênio, isto quem faz, é esse maldito filtro e esse maldito duto que vocês tanto falam. Agora, o que vocês tem a fazer, é um trabalho de engenharia:
Pegue a área do carburador, veja a quantidade de combustível injetada e a verifique a quantidade de óxigênio necessária para realizar a explosão. Tudo o que esse duto de ar tem de fazer é fornecer a quantidade mínima de fluxo de ar para que a combustão exista. Agora, para você efetuar o teste real, pega a boca, assopra de um lado do tubo, coloca a mão do outro lado, se tu sentir a vento do teu sopro na mão é porque o ar está passando.
Sei lá a velocidade do vento que a gente é capaz de soprar, mas com certeza, uma moto andando a 80km/h possui nesse duto maldito, o fluxo de ar necessário para efetuar a combustão, seja ele cheio de voltinhas igual o canudinho do sérgio malando (lembram) ou não. Se há combustão a moto vai andar.
Não adianta colocar um furacão pra dentro do carburador, tu vai acabar com o mesmo problema do homem primata que acabou refugiando-se nas cavernas.

PimEdu
30-03-07, 15:09
Não é bem assim não, se fosse não teria q regular mistura nenhuma, pode ser sim q o ar não esteja conseguindo passar, ficar discutindo isso é discutir os sexos dos anjos. Para sabermos que lado esta certo podemos ou testar e ter uma base chutada da coisa ou então temos que ir para laboratório fazer os testes necessários e tals, oq duvido q alguem aqui tenha acesso. Depois dessa explicação acredito sim q a mudança funcione, assim como vai ter gente achando q não, isso só nunca ninguem vai chegar a conclusão exata. No máximo podemos dizer q achamos uma coia ou outra.
Vo testa o tubo. O resto é mto necessário para sentir a diferença ou nem tanto JDuarte?

Jduarte
30-03-07, 15:19
Rocksul, três coisas:

o combustível não é "INJETADO";
o ar não é "SOPRADO"
e o vento alimenta a combustão do graveto... ah, péraí! estamos falando de vento, né?...não de ar aspirado...

Leander, desculpe-me... além de a minha memória estar "danificada" há tempos, eu também fico intrigado em saber como é que fizeram para avaliar se houve mudança ou não na resposta dos motores.
Digo isso, porque em TODAS as Suzuki 125 em que tive oportunidade de mexer houve a melhora que eu afirmo: torque e respostas rápidas já a partir das baixas rotações. Tipo "usar até mesmo só até a 3a marcha num corredor, pq não precisa nem a 2a, o motor leva bem a moto"...

Velocidade máxima?... desconheço isso. Arrancar na frente de outras maiores??? Nem imagino isso!!!... Nunca me interessei em descobrir qual a velocidade máxima que a minha moto de 125 cc consegue fazer... nunca tentei arrancar na frente nem mesmo das 150... só sei que a minha moto não conseguia chegar a 70 quilometros por hora (escrito por extenso mesmo, só para realçar... heehehe) numa subida que existe na rodovia Dutra, indo para Guarulhos, aquela que há antes do Shopping Internacional Guarulhos.
Ah, no mesmo trecho, na pista contrária, é uma reta em descida, de 1,2 km aproximadamente.
Quer que eu te diga quanto eu precisava girar a manopla do acelerador para manter a moto a 70 km/h (quando eu estava amaciando-a) nessa descida?...


PimEdu... só o afastamento já dará diferença... é o que eu tenho feito para as pessoas em cujas motos eu mexo: fazer o afastamento, e sair para experimentar... o resto, é apenas para adequar o consumo, sem deixar de andar bem...

hedertone
30-03-07, 15:49
seja ele cheio de voltinhas igual o canudinho do sérgio malando (lembram)


**** merda ehauehaueaheahah

Você foi longe nessa viu!! heauehauheuah foi fundo!!!

Leander
30-03-07, 15:51
Nem a minha nem a de nenhum amigo meu tinha este baixo desempenho não. A conclusão que eu chego é que a sua moto é que tava ruim e não um problema geral nas Yes. Para sabermos qual a melhoria do rendimento, foi facil. Faziamos as mudanças em uma moto e andavamos juntos como sempre fazemos, sempre no mesmo percurso. Chegamos a deixar uma moto em teste comparativo durante mais de um mes e nenhuma melhora foi notada. Ai faziamos em outra e comparava com a original, inclusive trocando de piloto. A conclusão foi: esta mudança é igual a buzina de avião. A principal coisa que vai contra esta teoria é exatamente o fato do ar ser aspirado para dentro, vindo de dentro de uma caixa com pressão negativa. O orificio que puxa o ar vai puxar exatamente o que ele precisa, não importa como. Basta vc acelerar a moto e colocar a mão na frente do funil de entrada da caixa do filtro de ar, que vc vai sentir o quanto de ar é puxado para dentro e é por isso que a caixa do filtro é grande. Este é o mesmo principio da entrada de ar de motos com ram air quando em baixa velocidade, utiliza-se apenas a aspiração do motor e é o suficiente.

Jduarte
30-03-07, 15:58
de onde vc é, Leander?... (tá me dando coçeira na mão do acelerador... )

:)

hedertone
30-03-07, 16:00
de onde vc é, Leander?... (tá me dando coçeira na mão do acelerador... )

:)
iiiiiiiiiiiiii ban ban ban iiiiiiiiiiiiii ban ban ba
chamou pro pega ban ban ban.... :P :OK:

Jduarte
30-03-07, 16:03
hahahahah,... nada disso!!!!!!....
é que dependendo de onde for, eu até gostaria de ir conheçer e averiguar... ;) :D

hedertone
30-03-07, 16:05
hahahahah,... nada disso!!!!!!....
é que dependendo de onde for, eu até gostaria de ir conheçer e averiguar... ;) :D
ah sim entendi.. tipo.. por do lado numa reta e mandar brasa!

Jduarte
30-03-07, 16:17
nãaaaao, caracas!...

eu fico intrigado em saber o porque não houve, ou percebem, as melhorias!.........


ENTENDAM que esse é o preço que eu me disponho a pagar pelo meu conhecimento e experiência!...

PimEdu
30-03-07, 17:02
Hmmm, e se só mudar o tubo tem q regular alguma coisa?

rocksul
30-03-07, 17:14
Rocksul, três coisas:

o combustível não é "INJETADO";
o ar não é "SOPRADO"
e o vento alimenta a combustão do graveto... ah, péraí! estamos falando de vento, né?...não de ar aspirado...
...
Que o combustível seja pingolado
Que o ar seja succionado
Que o cacete voador entre nas pernas aberdas sob passarelas
Que esse tubo seja o canudo do Sérgio Malandro...

Sei lá qual o termo certo a se usar.
Bom, como eu não tinha nada pra fazer agora de tarde fomos eu e o Tiago, motoboy aqui da empresa que tem duas Yes. Abrimos a tampa (ou compartimento que dá acesso ao filtro de ar, como chamam, daqui pra frente será o meu linguajar) daquele troço e colocamos um tubo reto conforme descrito anteriormente. Tá, não vamos mais discutir erva nenhuma de física, química, metemática, geologia, antropoligia etc e tal.
Vamos ao teste prático.
Eu e mais 8 moto boy andamos na Yes com tubo reto - eu nunca tinha andado numa Yes, os motoboys sim.
Andei primeiro nessa que colocamos o maldito tubo reto.
Depois andei na que não tinha tubo reto.
Depois mudamos a de tubo torto pra tubo reto e a que tinha tubo reto passou pro tubo torto.

A opinião foi singular: 9 dos 9 não viram diferença nenhuma na moto.
Todos esguelaram as coitadas da 1ª a 5ª, sem diferença alguma.
Se isto puder vir a aumentar a vida útil do carburador com o passar dos tempos, daqui a alguns anos quando as Yes começarem a ficar velhinhas e puderem vir a apresentar tal problema, JDuarte, tu poderá vir a fazer "ouro", afinal, teus raciocínios não estão errados, mas também, suas mudanças, não apresentaram nenhuma mudança significativa.

Eu queria testar com um canudo do Sérgio Malandro, mas o mecânico não deixou.

Jduarte
30-03-07, 17:30
Hmmm, e se só mudar o tubo tem q regular alguma coisa?


é só afastar...




(...)

A opinião foi singular: 9 dos 9 não viram diferença nenhuma na moto.
Todos esguelaram as coitadas da 1ª a 5ª, sem diferença alguma.
Se isto puder vir a aumentar a vida útil do carburador com o passar dos tempos, daqui a alguns anos quando as Yes começarem a ficar velhinhas e puderem vir a apresentar tal problema, JDuarte, tu poderá vir a fazer "ouro", afinal, teus raciocínios não estão errados, mas também, suas mudanças, não apresentaram nenhuma mudança significativa.

Eu queria testar com um canudo do Sérgio Malandro, mas o mecânico não deixou.


esguelo os meus agradecimentos e me despeço de vc.
Abraços.

rocksul
30-03-07, 17:35
...
esguelo os meus agradecimentos e me despeço de vc.
Abraços.

Outros.

hedertone
30-03-07, 22:03
:S vcs viu.. sei naum...
aê RockSul.. c pos como esse tudo reto? cortou a caixa??
tentou apenas afastar o tubo original?

Jduarte
31-03-07, 07:57
Eu entendo o que vc quer dizer, e admiro o seu trabalho e esforço, mas falo que não dá diferença, pois nos temos 4 Yes aqui na turma (ja teclei com vc sobre isto, lembra?) . Fizemos as modificações conforme o tuto e nenhuma diferença deu. Nem em consumo nem em desempenho. A unica melhorada que temos aqui é a colocaçao de um filtro esportivo, com tubo reto direto na boca do bura e regulagem do carburador. Mesmo esta não apresentou esta melhora toda que se fala aqui no site. Quanto a consumo fica entre 30 e 45 km por litro. Depende da mão. Agora se não desse certo em uma vá lá, mas não deu resultado em nenhuma e temos 1 Yes 2005, 2 2006 e uma modelo 2007 com aquele sistema anti-poluição. Uma das motos tá com quase 60 mil km e não apresentou nenhum problema até agora, e ela só perde em desempenho para a que tem o filtro sport.


eu fico realmente incomodado com a minha memória... lembro de alguma coisa do tipo que talvez até vcs fossem num bate-volta... era isso?...
Mas a minha incomodação me faz ficar tentando encontrar pontos chave na memória, e encontrei um: por acaso você é uma das pessoas citadas pelo Sérgio, num tópico que ele criou no Motonline?


encontrei!!... colando:
"Sempre leio este forum, mas nunca me pronunciei. Sou estudante de administração, não manjo nada de mecanica mas tenho amigos que conhecem. Uso a moto do trampo pra facul e vise versa. Conheço outros que tem a Yes e juntos ja fizemos varias viagens pra praia num bate -cerveja- volta. Todos nós ja fizemos o que indica no tutorial e nenhum de nós obteve resultado. Vi que vcs se reunem as vezes (tambem na praia) para regular as motocas. Gostaria de participar de uma dessas para alguem fazer isto na minha, pois das 4 motos em que fizemos as mudanças absolutamente nada aconteceu. Se na minha der certo, ai eu vejo o que que esta errado e corrijo nas outras. Não sei o que poderia ser porque tá tudo muito bem explicado, mas no proximo encontro, por favor me comuniquem."

do tópico " resposta da JToledo "

cara.... hehehehehe... tô indo para Itanhaém... chego lá, pelas 12, 13 hs...

hedertone
31-03-07, 10:44
oia!!!
O lander vai tomar uma breja e de quebra vai ter a moto regulada hein!!!
hauahuahua

Até eu mesmo fico confuso, mas uma das principais alterações que senti na mudança não foi velocidade final e talz naum.. foi a questão da resposta e de ter aliviado a necessidade de reduções quando subia uma ladeira....
acredito que quando der uma volta na moto do JD e quando pegar a tua depois do trato dele vá sentir a diferença Lander..

abraço!

cgdoracha
31-03-07, 10:57
cara, ja fiz td isso q esta explicado, a unica coisa que tem de diferente e q tirei o filtro original e coloquei um esportivo mono que vai na turbina de carro, entro certinho, mas pra varia apanhei no acerto.... senti uma minuscula diferença de força, se for dosado devagar pq se manda de uma vez ela "engasopa" e por causa disso tomei na traseira segunda feira na paulista.. hahaha.. o q faço pra resolve esse probleminha do "engasopar".

hedertone
31-03-07, 11:04
cara, ja fiz td isso q esta explicado, a unica coisa que tem de diferente e q tirei o filtro original e coloquei um esportivo mono que vai na turbina de carro, entro certinho, mas pra varia apanhei no acerto.... senti uma minuscula diferença de força, se for dosado devagar pq se manda de uma vez ela "engasopa" e por causa disso tomei na traseira segunda feira na paulista.. hahaha.. o q faço pra resolve esse probleminha do "engasopar".
engasgar?? mistura desrregulada.. baixa o tuto, nele tem explicando direitinhu como regular a mesma

Jduarte
31-03-07, 11:05
cara, ja fiz td isso q esta explicado, a unica coisa que tem de diferente e q tirei o filtro original e coloquei um esportivo mono que vai na turbina de carro, entro certinho, mas pra varia apanhei no acerto.... senti uma minuscula diferença de força, se for dosado devagar pq se manda de uma vez ela "engasopa" e por causa disso tomei na traseira segunda feira na paulista.. hahaha.. o q faço pra resolve esse probleminha do "engasopar".


isso é por causa de excesso de gasolina...

como está o nível da gasolina na cuba, e em que posição está a agulha do pistonete?...
outra coisa, a folga do eletrodo da vela original pode ser regulada a "até" 0,8 mm. Convém experimentar essa regulagem. A normal é 0,7 mm.

Leander
03-04-07, 09:48
Digo isso, porque em TODAS as Suzuki 125 em que tive oportunidade de mexer houve a melhora que eu afirmo: torque e respostas rápidas já a partir das baixas rotações. Tipo "usar até mesmo só até a 3a marcha num corredor, pq não precisa nem a 2a, o motor leva bem a moto"...

Ah, no mesmo trecho, na pista contrária, é uma reta em descida, de 1,2 km aproximadamente.
Quer que eu te diga quanto eu precisava girar a manopla do acelerador para manter a moto a 70 km/h (quando eu estava amaciando-a) nessa descida?...


PimEdu... só o afastamento já dará diferença... é o que eu tenho feito para as pessoas em cujas motos eu mexo: fazer o afastamento, e sair para experimentar... o resto, é apenas para adequar o consumo, sem deixar de andar bem...
cara.... hehehehehe... tô indo para Itanhaém... chego lá, pelas 12, 13 hs...



Perdi esta chance... Mas não tenho como entrar no forum todo dia.

Sou de Barueri. Qual a sua idéia?

Como assim andar em terceira no corredor? Ando normalmente em 3° e 4° no corredor. Esta não é a marcha normal para isto? Só coloco segunda quando a moto quase para, ou em uma valeta em esquina com subida. A que velo vc anda no corredor?

Jduarte
03-04-07, 10:55
Perdi esta chance... Mas não tenho como entrar no forum todo dia.

Sou de Barueri. Qual a sua idéia?

Como assim andar em terceira no corredor? Ando normalmente em 3° e 4° no corredor. Esta não é a marcha normal para isto? Só coloco segunda quando a moto quase para, ou em uma valeta em esquina com subida. A que velo vc anda no corredor?






opa... :)
não sou tão bom em corredor, acho que minha velocidade média neles fica nos 40 a 50 km/h... mas raramente uso a 3a marcha, é mais a 4a e a 5a... o motor responde muito bem e rápido já a partir dos 4 mil rpm, mas hoje em dia também facilitado pelo excelente carburador vácuo. Não que o meu original ficasse muito diferente disso, não.

A idéia era uma hora a gente fazer um encontro desses, um "work-shop", um encontro "C&C", camarão e carburação... :P hahahahaha, os outros dois "C´s" ficam por conta de cada um...
Eu, particularmente tenho muita curiosidade de saber porque algumas pessoas não percebem as melhorias... fico intrigado se realmente os carburadores das motos delas têm alguma coisa diferente... e sempre tenho vontade de poder checar isso pessoalmente. É porisso, inicialmente, que eu acabo indo passear para longe, e conheçer outros entusiastas.

Sobre toda essa situação do tubo, as Sundown 125 também têm aparentemente o mesmo tubo condutor, mas não sofrem as mesmas interferências. Seus carburadores são de outro fabricante, e não têm nenhuma tomada de giclê de ar naquela posição, na sequência daquele "S" do tubo. Essas tomadas estão "no meio, embaixo", e outra logo à esquerda.
Já tinha ensaiado algumas vezes, logo no início, de ir ver essas motos também...

Leander
03-04-07, 12:33
Entendi. Era isto que eu tinha proposto, mas agora só vou conseguir um encontro destes nas férias. De antemão posso lhe afirmar o seguinte: Das motos que mexemos, todas são exatamente iguais, com excessão do coletor da 2007 que tem uma tomada de ar diferente devido ao sistema antipoluição. As boias e agulhas são todas nas mesmas posiçoes, inclusive numa das vezes que desmontamos as motos, as peças delas (boia, agulha da boai e pistonete com a agulha) foram trocadas uma pela outra e as motos continuarasm exatamente iguais. O cara que faz 30 km por litro faz isto em qquer moto e o que faz 40 tambem faz em qquer moto, e nenhum de nós nota diferença de desmpenho nas trocas de motos. Quanto ao desempenho, a impressão que tenho é que a sua é igual as nossas, pois em 40 ou 50 por hora em quarta marcha, tambem sobe de giro sem titubear. Mesmo com garupa da para andar em 5° a 50 ou 60 por hora sem problemas. Se a modificação é para se obter isto, então é por isto que não percebemos, pois elas já estão assim. Testamos a moto assim: duas motos uma ao lado da outra, em segunda ou terceira marcha a 4000 rpm. Falamos um já e aceleramos junto e vemos como se comportam. Normaslmente a moto com o piloto mais pesado fica um pouco para traz. Ai afastamos o tubo de uma e repetimos o teste e tudo fica igual. Ai se trocamos de moto, aquela que agora tem o piloto mais pesado fica para traz, entendeu?

Jduarte
03-04-07, 13:11
entendí também...
se fossem no quiosque, eu iria sugerir exatamente de testar com garupa, já que lá é plano.
Mas agora falta saber como era esse "aceleramos junto"? era abrir totalmente o acelerador??

Quando eu fui na casa daquele engenheiro, o teste que o mesmo fez foi exatamente esse: a partir de um farol fechado, ele acelerou como se estivesse tirando um racha com alguém... sinceramente eu não entendí o que ele quis fazer... O circuito prejudicado é o da "baixa"... ao abrir totalmente o acelerador, o circuito que funciona é o da "alta", o da baixa não tem nenhuma atuação significativa nessa situação, a depressão na saída dele diminui muito, praticamente anulando-o. Então, o teste dele não faz sentido, porque não usou o circuito prejudicado...
Abertura plena do acelerador?? quem vai proporcionar mudanças perceptíveis aí é o conjunto das regulagens possíveis da agulha do pistonete e da altura da bóia, isso sem inventar de trocar giclê, outra coisa desnecessária.
E afirmo que um tubo chegando "de frente" com o carburador levaria essas motos ao corte da ignição em 5a marcha, sem dificuldade...

Mas tenho que dizer, acho muito legal porem a mão nisso... :)

Leander
03-04-07, 14:12
opa... :)
não sou tão bom em corredor, acho que minha velocidade média neles fica nos 40 a 50 km/h... mas raramente uso a 3a marcha, é mais a 4a e a 5a...

A esta velo eu fazia uns 988 km/l. (brincadeirinha).

O jeito de acelerar é devagar . Vc ja explicou que a meljhora é nos circuitos de baixa e média e é assim que a gente testa. Até porque em alta, a moto com filtrosport despacha as outras. Mas as motos originais é tudo testada com o acelerador abrindo devagar, entre o inicio do manete até mais ou menos a metade, e nada é notado.

Jduarte
03-04-07, 18:02
A esta velo eu fazia uns 988 km/l. (brincadeirinha).

O jeito de acelerar é devagar . Vc ja explicou que a meljhora é nos circuitos de baixa e média e é assim que a gente testa. Até porque em alta, a moto com filtrosport despacha as outras. Mas as motos originais é tudo testada com o acelerador abrindo devagar, entre o inicio do manete até mais ou menos a metade, e nada é notado.



poxa, vc bateu o meu record de 500... hahahaha...

E quando é que a gente vai se encontrar??? tô intrigadíssimo... :)

de finais de semana livre, eu tenho os dias 14 e 15, e o domingo 29, neste mês (para o caso de toparem ir no quiosque)... e várias folgas em dias de semana...

Leander
04-04-07, 10:32
E afirmo que um tubo chegando "de frente" com o carburador levaria essas motos ao corte da ignição em 5a marcha, sem dificuldade...

Mas tenho que dizer, acho muito legal porem a mão nisso... :)


Ai vc exagerou um pouco né. Se fosse assim a moto com filtro sport ia cortar a ignição mais facil ainda. São estes exageros que me fazem duvidar da eficacia deste macete. Não se esqueça que nós temos uma moto com tubo reto e filtro sport aqui. Ela anda mais que as originais, mas não é nada assim. Cortar a ignição deve ser a uns 130 km/h real marca uns 140 no painel. Então ela passa a andar de final mais que a 150 e quase igual a twister só com tubo reto? Não popdemos esquecer que além de mim muitos outros, inclusive aqui neste mesmo tópico tambem falaram que não melhora nada. A minha idéia é fazer para ver o que vc poderia fazer de diferente dos outros, porque na verdade não tem nada de dificil na regulagem deste carbura. Só tem altura de agulha do pistonete, altura de boia e regulagem de marcha lenta. Isto é o basico. Um dos donos de Yes estuda mecanica no senai. Ele ja conversou com o professor dele, e ja mexeram na regulagem da moto dele e o professor falou que isto é uma grande bobagem. Em motores grandes a alteração da entrada de ar pode melhorar devido ao grande volume admitido. Mas em moteres de 1/8 de litro esta diferença é tão imperceptivel que qualquer afirmação é leviana. Mas quero continuar tentando mesmo assim.

Jduarte
04-04-07, 11:11
(...) São estes exageros que me fazem duvidar (...)

(...) o professor falou que isto é uma grande bobagem. (...)

(...) Mas em moteres de 1/8 de litro esta diferença é tão imperceptivel que qualquer afirmação é leviana. (...)

Mas quero continuar tentando mesmo assim.


ainda bem que me sobrou a última frase.

Quando quiser, Leander.

(há um erro nos manuais: o número de dentes das engrenagens da 5a marcha da Yes está invertido)

Leander
04-04-07, 14:31
Nada pessoal não. É que tem um monte de gente falando que não funciona e só meia duzia de gatos falando o contrario. Eu pessoalmente também não acredito, até porque eu testei e vi que não funcionou, mas na sua funcionou, e é isto que me deixa curioso. Vc corta a ignição da sua em 5° na reta? Não entendi o que vc quiz dizer com o manual.

Jduarte
04-04-07, 23:09
Nada pessoal não. É que tem um monte de gente falando que não funciona e só meia duzia de gatos falando o contrario. Eu pessoalmente também não acredito, até porque eu testei e vi que não funcionou, mas na sua funcionou, e é isto que me deixa curioso. Vc corta a ignição da sua em 5° na reta? Não entendi o que vc quiz dizer com o manual.


não corto giro, não... a minha moto não chega a isso. Cortei giro uma única vez, em 3a, para me certificar se havia corte ou não.
Me referí ao erro de informação no manual porque se vc fizer os cálculos com a relação original, para se chegar à velocidade real aproximada, ela estará maior.
Pelos manuais, a 12.000 rpm em 5a marcha, a moto estaria a aproximadamente 138 km/h.
Invertendo-se o número de dentes das duas engrenagens, a velocidade será de aproximadamente 126 km/h. Esta, sim reflete muito mais fielmente a capacidade dela... a Yes chega a isso, e bem alimentada, passa.

Meia dúzia de gatos?... bom... preciso fazer alguma coisa.

Leander
05-04-07, 12:45
Que informação tá errada? a da relação da 5° 22/23?

PimEdu
05-04-07, 18:58
Bom, não sei se funfa pq ainda nem mexi em nada, sou mto cagão e ainda estou me acostumando com a ideia, ainda tomo coragem e afasto o tubo (imagina fazer o resto, hehehe). Mas verdade seja dita, poucos que fizeram aqui do forum não sentiram efeito, na hora q surgiu a grande maioria q testou aprovou, seja isso efeito placebo, um bando de mentirosos, efeito sobre motos mais antigas, agora que a grande maioria aprovou, aprovou, seja qual o motivo foi.

Kratos
05-04-07, 19:02
Ae Galera, blz?
Amanhã será meu dia!!! Vou matar minha curiosidade e saber o que vai acontecer após as modificações. Antes de mais nada já deixo aqui o parecer sobre a minha moto. Ela é uma Yes 2006/2007 com 6.500 (+ ou -) e faz entre 34 e 36 km/l. Ando forte com ela e de vez enquando sinto ela fraca de retomadas mas tá valendo. Até os 80 km/h é super rápido pra chegar, sem forçar, só que a partir dai a moto começa a se arrastar pra ganhar mais velocidade. Não sou de reparar quantos rpms estou a essa velocidade.
Vou fazer os passos do tutorial e em breve saberemos os resultados.
Abraços

Carlos Roberto
05-04-07, 21:30
hehe, isso já deu muita discução, acho q vai dar denovo...




na minha moto eu serrei mesmo o restritor...

serrando ele e com, escap esportivo e com uma regulagem especial, a minha moto ficou bem mais esperta nas acelereções e uma arrancada que as outras 125cc pra traz, mas o final não mudou muito... fica nos 120km/h e num passa disso...



Quer que uma 125 ande mais que 120km/hora?

Carlos Roberto
05-04-07, 22:37
Tenho uma Intruder 06/07 e gosto da moto, pois é completinha, tem estilo e é muito confortável. Mas tem um grande problema. O consumo não passa de 28 km/litro. Tudo bem, ela ainda tá amaciando, tá com menos de 3000 rodados, mas eu tive twister com 1600 rodados e o consumo, andando na boa, no máximo a 90 km/hora, conseguia um consumo de 28km/ litro. Eu até forcei algumas vezes a Intruder na largada, mas comecei a evitar isso até pra ver se conseguia diminuir o consumo, porém, nunca consegui nem chegar aos 30 por litro.
Não sou daqueles que vivem perdidos em elogios para a Honda..ou para a Yamaha, mas acho que a Suzuki perde muita venda da Intruder, por causa desse consumo dela. E pra não dizer que que o problema é específico da minha moto, conheci outros proprietários de Intruder e de Yes que me falaram que o consumo que conseguem é esse mesmo. Vou fazer a revisão dos 3000 na motinha e depois fazer as alterações que o JD propôs, pra ver se consigo uma melhora da moto. E só pra constar, na minha Drag eu consigo fazer 21km/litro.

Jduarte
06-04-07, 12:26
Que informação tá errada? a da relação da 5° 22/23?


sim, é essa mesma. Considerando-se a rotação do motor como parâmetro confiável (não o ponteiro do conta-giros, mas a rotação em sí), as velocidades encontradas não combinam com a prática... mas se inverter as duas, aí ficam bem próximas.

PimEdu, Kratos e Carlos Roberto, sugiro que inicialmente façam apenas o afastamento do tubo, e a seguir experimentem as motos.

Detalhe que eu acho importante comentar:

conversando com duas pessoas, esta semana, identifiquei uma coisa que eu não sabia, que o afastamento começa a fazer efeito já com apenas 1 a 2 milímetros, e que aparentemente a partir de 4 mm perde eficácia quando em conjunto com o corte no restritor (com 5 mm, sem cortar o restritor, ainda fica bom). A distância que estava na minha Yes quando eu usava o carburador original era realmente 4 mm, e é essa que eu coloco nas motos em que mexo.

Particularmente, vejo essa configuração como uma coisa extremamente precária... uma peça que se vc deslocar 1 ou 2 mm comaça a mudar o comportamento do motor? não é a toa que é difícil entender e acreditar.

Então recomendo que afastem entre 3 e 4 mm a partir daquele ressalto no carburador... eu estimulo que experimentem!...

e bom divertimento!... :)

PimEdu
06-04-07, 13:22
putz, como mede os 3mm? regua mesmo? olhometro? Tomei coragem, vo la faze e da uma volta, dai falo, vo tenta pega umas ladeiras, dai tbm vo esperar mais o proximo tanque para fazer a medição, para não ter efeito placebo vo anda o resto deste tanque (uns 3/4) e o próximo mais no limite, pq dai se melhorar não tem perdão, dai posto aqui as impressões.

PimEdu
06-04-07, 14:06
Desisti, desci com minha regua desetec de alta precisão, meu canivete/ferramenta de alta qualidade mas esqueci que o mecânico (eu) era de qualidade extremamente duvidosa, moral da estória é que meu tubo não afastou sequer um milimetro (se é q tentei o tubo certo) e acabei desistindo, desaparafusei o barato, e na hora de empurrar o tubo foi turrão, não quis ir nada para tras, sei la se meu tubo mudou (é 06/07 do fim do ano) e já não da mais para afastar ou oq... mas vou deixa-lo como ta q sou um cara feliz assim e ponto.

Jduarte
06-04-07, 14:16
Desisti, desci com minha regua desetec de alta precisão, meu canivete/ferramenta de alta qualidade mas esqueci que o mecânico (eu) era de qualidade extremamente duvidosa, moral da estória é que meu tubo não afastou sequer um milimetro (se é q tentei o tubo certo) e acabei desistindo, desaparafusei o barato, e na hora de empurrar o tubo foi turrão, não quis ir nada para tras, sei la se meu tubo mudou (é 06/07 do fim do ano) e já não da mais para afastar ou oq... mas vou deixa-lo como ta q sou um cara feliz assim e ponto.


vc é de Sampa, né?

tem como vc estar em algum lugar próximo da estação Jabaquara do metrô, hoje às 17 hs? em 15 minutos vc pode voltar para casa...

PimEdu
06-04-07, 14:18
Hmmm, putz, hj fica dificil, mas se vc se dispor a gente combina sim algum dia, pq juro q eu tentei (vi no tuto agora, é o tubo certo), mas nem se mexeu...

Jduarte
06-04-07, 14:30
legal...

amanhã e domingo eu estou trabalhando neste mesmo horário (até as 16). Segunda e terça estarei de folga, e não programei nada ainda...

Kratos
06-04-07, 19:32
Então galera... hj fiz algumas das coisas do tutorial. Deixei o nível da cuba a 5mm da linha (o mais indicado pelo manual de serviços da suzuki). Aproveitei pra dar uma geral no tubo (está com algo em torno de 3-4mm) e arrumei o nível da agulha conforme o tuto, porém por uma cabaçada que dei acabei voltando ele pro normal mas vou testar ainda com o nível do tuto pra ver se elea fica econômica.

Antes de mais nada quero avisar a todos que eu não tenho conhecimento de mecânia e que é muito, mas muito fácil e reversível fazer essas alterações.

Sai com a moto e realmente percebi que ela ficou mais esperta nas subidas e retomadas. Não é efeito placebo não mas por mais que a galera fale que não usei nenhum instrumento de medição, alego que pego o mesmo caminho, e ando na mesmoa "tocada" todo santo dia. A moto ficou um pouco mais esperta também após os 80 km/h já que quando chegava ai ela demorava a ganhar mais velocidade.

Em um trecho aqui perto de casa consegui alcançar 110 (tive que parar pois acabou a rua) e geralmente ali fico em torno de 90, no máximo 100 (agora deu pra ter uma idéia de como minha moto realmente demorava pra ganhar velocidade após os 80 km/h).

Reabasteci antes das modificações e a moto fez exatos 34,05 km/l neste tanque. Agora vou testar o consumo dela somente com o tubo e no próximo tanque farei novamente a mudança da agulha (sem cabaçadas dessa vez rs) já que não demora nem 5 minutos pra se fazer.
Abraços a todos.

PimEdu
07-04-07, 18:17
Primeiramente, obrigado JDuarte. Sem entrar no mérito de se esta ou não certo. Ele é mto gente fina, ajuda quem precisa e merece crédito no mínimo por isso, um cara q se dispõe a gastar seu tempo para ajudar pessoas q ele nem conhece é uma pessoa q merece mto crédito.
Bom fiz o macete do tubo só e ele deu uma regulada na minha lenta, vou esperar mais um pouco para dizer oq aconteceu com a moto, segunda vou completar o tanque da moto e começar as medidas de consumo que é algo bastante palpavel, vou tentar andar sempre igual ou pouco mais forte para evitar efeito placebo (entenda em velocidades iguais ou mais elevadas, seja isso o qto do acelerador aberto for) e ver se tenho indicios de mudança, tentarei fazer isso pelo menos uns dois tanques e dai vejo de fazer o resto das modificações para reavaliar. Não vou dizer sobre mudança de desempenho aqui pq acho isso mto relativo, e como sou meio bronco para perceber isso prefiro não dizer nada, mas se quiserem opinião pessoal posto isso aqui depois.
Valeu JDuarte, ajudou mto mesmo o pato da mecânica aqui, e mas para frente posto as impressões e tudo mais. A única coisa mais pessoal q deixo aqui é, eu ao menos testaria a modificação caso tenha uma YES, não custa nada.

PimEdu
08-04-07, 06:57
Primeiras mudanças na moto. Antes ela falhava ao quando estava com o motor cheio e desacelerava (acelerador no máximo e rotação mais alta, em subidas por exemplo) e agora não falha mais. Antes a rotação lenta dela era a mesma semre, estivesse ela fria ou ja quente, sempre em 1000rpm, agora ela liga (sem afogador ainda) em 1000rpm e ao esquentar vai a 1500rpm, foi feita uma regulagem na marcha lenta (no parafuso de baixo e no parafuso que fica ao lado).

Leander
09-04-07, 10:37
sim, é essa mesma. Considerando-se a rotação do motor como parâmetro confiável (não o ponteiro do conta-giros, mas a rotação em sí), as velocidades encontradas não combinam com a prática... mas se inverter as duas, aí ficam bem próximas.



Fiz as contas. Se vc considerar a queda de rotação da 4 para 5 marcha, a relação ta perfeita. Se existir erro, então tem na 4 também, o que eu duvido. Faça as contas da queda de rotação na mesma velo. É uma relação simples, e vc percebe que não tem erro não. Aqui no site já foi colocada uma planilha de excell com as contas prontas, e também bate direitinho. Se o conta giros estiver com erro, terá erro em todas as marchas, então é possivel a comparação sem problemas. Se vc não considera o conta giros, o que vc quer dizer com "a rotação em si"? Isto parece outra viajada né...



Quer que uma 125 ande mais que 120km/hora?



Não é querer não. A moto é 125 cc e pronto. Só acho que que estes milagres são exageros. Todas as afirmaçoes de melhoria nas motos aqui e no motonline são acompanhadas de um " minha mistura tava desregulada", ou " minha moto não faz mais de 28 km/l", ou "minha moto não anda", etc. Tudo isto é sintoma de moto desregulada. Basta regular que fica boa. Quanto ao corte ou retirada do restritor, isto não é nenhuma novidade, pois em 2005 o Tite do motonline já fez isto na moto de teste e obteve bons resultados. Não acho que alguem tenha que colocar isto como um ovo de Colombo, pois não é. E se a moto tivesse problema de mistura, alguem nos diversos testes realizados por testers capacitados das revistas especializados (como o Feltrin, ou o Edu minhoca), ja teriam notado. Ja imaginou num teste de 24 horas com o pau dentro, como o realizado o ano passado, ninguem ia perceber nada?. E no comparativo, com as outras 125, a Yes foi considerada uma das mais rápidas. Inclusive levando YBR de lavada. Eu não entendo o porque dizem que anda pouco, pois a minha só sem o restritor anda mais de final que a YBR. Num "racha", ela pula na frente, mas na 3 eu ja busco e em 4 eu passo e vou embora. E isto tem a ver com o valor e giro de torque maximo. Isto só se muda com alterações maiores do que o afastamento de um tubo alguns milimetros.Não é causar polemica, mas nunca, repito NUNCA nem eu nem meus amigos de Yes, vimos uma Yes original aqui na minha região com os problemas relatados aqui. Sera que demos tanta sorte assim?

PimEdu
09-04-07, 12:44
Imagino q sim, sua região deve ser tão sortuda mesmo, mto mesmo... A minha YES só afastando o tubo resolveu alguns problemas de funcionamento. Pode ser mistura ruim, mas o afastamento do tubo corrigiu isso então... Sobre desempenho sei la, estou feliz com ele como está agora (mais q antes) e estava feliz como estava antes, se anda mais ou menos agora q antes ou q qq outra moto sei la, nunca testei e nem nunca vou testar. Pode ser q a conc de sua região esteja regulando bem as motos e tals, mas q afastando o tubo a minha mudou, isso mudou, se para melhor ou pior é outra questão, mas mudou.
Mtos aqui do forum, pessoas q entendem de moto, sérios, ao efetuarem algumas modificações obtiveram melhoria em suas motos, a minha parece ter melhorado de saida, logo, acho q alguma coisa ai tem...

Pésão
09-04-07, 13:14
Eu afastei o tubo, más ele meio que se contorceu pra dentro.andei uns dois dias com ela e senti ela muito fraca"mais fraca do q normalmente" principalmente em baixa e retomada.

PimEdu
09-04-07, 14:08
Foi dificil afastar o tubo da minha YES, mas afastado melhorou, se pa vc não eixou ele alinhadinho ou seu tubo é diferente... Se contorceu para dentro da onde? Do carburador?

Jduarte
09-04-07, 14:09
Eu afastei o tubo, más ele meio que se contorceu pra dentro.andei uns dois dias com ela e senti ela muito fraca"mais fraca do q normalmente" principalmente em baixa e retomada.



opa...

candidato a um encontro para tentarmos?...




Fiz as contas. Se vc considerar (...)

(...) Isto parece outra viajada né...


Não é querer não. A moto é 125 cc e pronto. Só acho que que estes milagres são exageros. Todas as afirmaçoes de melhoria nas motos aqui e no motonline são acompanhadas de um " minha mistura tava desregulada", ou " minha moto não faz mais de 28 km/l", ou "minha moto não anda", etc. Tudo isto é sintoma de moto desregulada. Basta regular que fica boa. Quanto ao corte ou retirada do restritor, isto não é nenhuma novidade, pois em 2005 o Tite do motonline já fez isto na moto de teste e obteve bons resultados. Não acho que alguem tenha que colocar isto como um ovo de Colombo, pois não é. E se a moto tivesse problema de mistura, alguem nos diversos testes realizados por testers capacitados das revistas especializados (como o Feltrin, ou o Edu minhoca), ja teriam notado. Ja imaginou num teste de 24 horas com o pau dentro, como o realizado o ano passado, ninguem ia perceber nada?. E no comparativo, com as outras 125, a Yes foi considerada uma das mais rápidas. Inclusive levando YBR de lavada. Eu não entendo o porque dizem que anda pouco, pois a minha só sem o restritor anda mais de final que a YBR. Num "racha", ela pula na frente, mas na 3 eu ja busco e em 4 eu passo e vou embora. E isto tem a ver com o valor e giro de torque maximo. Isto só se muda com alterações maiores do que o afastamento de um tubo alguns milimetros.Não é causar polemica, mas nunca, repito NUNCA nem eu nem meus amigos de Yes, vimos uma Yes original aqui na minha região com os problemas relatados aqui. Sera que demos tanta sorte assim?


tem alguém te "assessorando", Leander?

para uma pessoa que há poucos meses disse não entender nada de mecânica, vc anda fazendo afirmações que se estivessem certas, demonstrariam um bom conhecimento do assunto. Vc fica tirando racha sem o restritor? Por que não tira com ele instalado? Fica tão ruim assim??

Sobre os testes de "pau dentro", desculpe: por que razão continua tentando conduzir um efeito que se dá num determinado circuito, para outro diferente? Eu realmente gostaria de saber por que é que continuam usando o parâmetro "acelerador totalmente aberto" para combater o efeito do afastamento do tubo, que é notado com bem menos acelerador. Pode me responder isso, por favor?

ah, consiga um tacômetro digital... ele fornecerá a rotação em sí para prosseguir os cálculos.
Em geral, vários multímetros digitais têm esse recurso.
E eu só me referí à relação da 5a marcha, porque é nela que se dará a velocidade máxima da moto. A queda de rotação da 4a para a 5a, não tem relevância nisso.

Leander
09-04-07, 14:46
Não leve a mal minhas informações, e estou sim sendo assessorado por alguem, o professor de mecanica de um dos donos de Yes. Só que tudo o que se falou até agora, não é necessário nenhum conhecimento de mecanica. Quanto aos calculos de rotação, o conta giros do painel pode não ser tão preciso como um digital, mas a relação entre o giro real e o indicado é o mesmo em qualquer rotação, o que da a concluir que sim, a relação de queda de giro em % entre marchas pode ser considerada sem problema. E que a relação da 5 esta certa. Esta sua afirmação de mais um erro esta errada. Quanto ao restritor, apenas comentei que isto de tirar o restritor já existe desde que a Yes foi lançada, e que não foi ninguem daqui que "descobriu" isto. Esta afirmação é mentirosa. E que sem o restritor, a moto tem um melhor rendimento com certeza, mas ele não esta lá para tirar o rendimento. O rendimento diminui como efeito colateral da reduçaõ de ruido e que isto ocorre em todas as motos. Aqui em barueri a coisa mais dificil do mundo é ver motoboy com CG com a tampa do filtro de ar. O efeito é o mesmo, só que na CG não tem restritor em funil e sim uma tampa com a mesma função e que isto tambem não é novidade de agora. O restritor não é o x da questão, e sim o afastamento do tubo que é o problema. O teste foi usado como exemplo apenas. O que eu quiz dizer com o teste do "pau dentro" é que esta moto passou na mão de diversos técnicos experientes, e em oficinas independentes de renome nos ultimos anos e que em nenhuma foi relatada falha, e que se isto fosse o comum, com certeza já teriam comentado. Volto a afirmar que nós fizemos testes em medias baixas acelerações e não notamos nada. Foi por isto que resolvi escrever aqui. Quanto a imparcialidade das revistas, informo que todas relataram afogamentos e falhas na XT 660 injetada da Yamaha, o que descarta esta possibilidade. Podemos sim estar com um parque de concessionárias ruim, que na revisão de entrega não executa direito, mas isto não tem nada a ver com o tubo. Como já relatado aqui, muitos acham que melhorou, e muitos não viram diferença, da onde se pode concluir que este problema não é uma regra.

hedertone
09-04-07, 15:14
Quanto ao restritor, apenas comentei que isto de tirar o restritor já existe desde que a Yes foi lançada, e que não foi ninguem daqui que "descobriu" isto. Esta afirmação é mentirosa. E que sem o restritor, a moto tem um melhor rendimento com certeza, mas ele não esta lá para tirar o rendimento. O rendimento diminui como efeito colateral da reduçaõ de ruido e que isto ocorre em todas as motos.
O rendimento não dimimui como efeito colateral da reduçao de ruido naum.. o rendimento cai porque entra menos ar... ok? Porque vc não experimenta por um tubo reto em tua moto? Se ela tivesse tão BOA assim, porque precisaria retirar o restritor pra "ganhar" duma ybr???
E outra... nas outras 125 não percebi uma queda tão grade de giro da 4ª pra 5ª naum... mas na YES essa queda eh grande mesmo...mas tudo bem...
Abraço!

Leander
09-04-07, 15:35
O rendimento não dimimui como efeito colateral da reduçao de ruido naum.. o rendimento cai porque entra menos ar... ok? Porque vc não experimenta por um tubo reto em tua moto? Se ela tivesse tão BOA assim, porque precisaria retirar o restritor pra "ganhar" duma ybr???
E outra... nas outras 125 não percebi uma queda tão grade de giro da 4ª pra 5ª naum... mas na YES essa queda eh grande mesmo...mas tudo bem...
Abraço!


Voce sabe o que é efeito colateral ? Abaixo uma cópia do teste do Tite em 2005.

"Fiz uma experiência com a Yes. Abri a lateral esquerda para conhecer o filtro de ar. Não resisto a desmontar um pouco as motos que testo. Gostei demais do que vi: filtro de espuma, com um restritor. Esta peça tem a finalidade de reduzir a emissão de ruído (aquele chuóóóóp que o filtro faz quando abrimos o acelerador) e restringir a passagem de ar. Retirei o restritor e dei umas voltas. Ahá! Funcionou e o motor ficou pouca coisa mais esperto. O perigo é aquecer demais, pois a maior passagem de ar empobrece a mistura ar-gasolina. Ou seja, não façam isso, tá, meninos, porque se furar o pistão vai fazer fila de leitores querendo me matar. Além disso, este restritor impede a entrada de pedriscos."

Eu não preciso tirar o restritor, apenas o tirei logo que a comprei, baseado nas informações acima. Ninguem tinha falado nada de macete naquela época. A minha Yes é de fevereiro de 2005, logo após o lançamento. Nesta época, provavelmente quase ninguem aqui tinha Yes ainda. E obrigado pela confirmação do acerto do manual. Se a queda de giro é grande, é porque a diferença de relação também é grande. Se a queda fosse pequena, então o JD poderia estar certo, porque a relação entre a 4 e a 5 estariam muito proximas, mas como vc mesmo afirma a queda é grande então ...

Abraço

E obrigado, esta sua afirmação serve para provar que a relação do manual esta certa, pois

hedertone
09-04-07, 15:40
Leander.. na boa.. a queda eh demais....
em relação ao restritor.. antes de comprar a yes eu li aquilo também!
e testei na minha.. mas naum aguentei o som.. :P

Voltando a falar do JD.. todos os acertos que ele propõe trazem melhorias significativas em baixas e médias rotações..

abraço veio!

Jduarte
09-04-07, 16:00
Fiz as contas. Se vc considerar a queda de rotação da 4 para 5 marcha, a relação ta perfeita. Se existir erro, então tem na 4 também, o que eu duvido. Faça as contas da queda de rotação na mesma velo. É uma relação simples, e vc percebe que não tem erro não. Aqui no site já foi colocada uma planilha de excell com as contas prontas, e também bate direitinho. Se o conta giros estiver com erro, terá erro em todas as marchas, então é possivel a comparação sem problemas. Se vc não considera o conta giros, o que vc quer dizer com "a rotação em si"? Isto parece outra viajada né...


Não é querer não. A moto é 125 cc e pronto. Só acho que que estes milagres são exageros. Todas as afirmaçoes de melhoria nas motos aqui e no motonline são acompanhadas de um " minha mistura tava desregulada", ou " minha moto não faz mais de 28 km/l", ou "minha moto não anda", etc. Tudo isto é sintoma de moto desregulada. Basta regular que fica boa. Quanto ao corte ou retirada do restritor, isto não é nenhuma novidade, pois em 2005 o Tite do motonline já fez isto na moto de teste e obteve bons resultados. Não acho que alguem tenha que colocar isto como um ovo de Colombo, pois não é. E se a moto tivesse problema de mistura, alguem nos diversos testes realizados por testers capacitados das revistas especializados (como o Feltrin, ou o Edu minhoca), ja teriam notado. Ja imaginou num teste de 24 horas com o pau dentro, como o realizado o ano passado, ninguem ia perceber nada?. E no comparativo, com as outras 125, a Yes foi considerada uma das mais rápidas. Inclusive levando YBR de lavada. Eu não entendo o porque dizem que anda pouco, pois a minha só sem o restritor anda mais de final que a YBR. Num "racha", ela pula na frente, mas na 3 eu ja busco e em 4 eu passo e vou embora. E isto tem a ver com o valor e giro de torque maximo. Isto só se muda com alterações maiores do que o afastamento de um tubo alguns milimetros.Não é causar polemica, mas nunca, repito NUNCA nem eu nem meus amigos de Yes, vimos uma Yes original aqui na minha região com os problemas relatados aqui. Sera que demos tanta sorte assim?


vamos aproveitar a assessoria que vc tem, Leander?

por favor, indique aqui quais regulagens do tipo "basta regular" que farão as motos ** " minha mistura tava desregulada", ou " minha moto não faz mais de 28 km/l", ou "minha moto não anda", etc. ** (extraído da sua msg) ficarem ... hã... reguladas, boas como a sua está. Peça ao seu assessor para nos ensinar isso, sim?
Ah, claro que cada caso é individual, eu bem sei disso, já que algumas motos ficam com o parafuso da mistura da lenta em 2 voltas, e outras em 4, mas nos dê um miolo básico, detalhado, dessas regulagens...

Acho que depois eu peço mais... sobre a relação. Pode ser?

;)

PimEdu
09-04-07, 16:14
A minha YES num cai mto não a rotação da 4 para a 5, quando passo de 4 para 5 cai 1000rpm a rotação, acho pouco até, poderiamos ter uma quinta mais longa.
Não mexi em restritor nenhum na minha, apenas afastei o tubo e empobreci a mistura da lenta, ficou melhor... A minha fazia uns 30km/l engarupado, não sei qto fara agora, vamos ver...

Leander
09-04-07, 17:08
Já acompanho os topicos sobre isto desde o primeiro. Fiz com meus amigos todas as tentativas possiveis. Me ofereci no ano passado para ir até vc para vc fazer na minha, mas não me chamou. Agora, com a assessoria do professor (um senhor, Engenheiro mecanico japones, especialista em carburadores que trabalhou na Brosol, se aposentou e hoje da aulas, e que deve manjar um pouco mais que vc, não acha?), explica o porque da indiferença. Eu não estou falando que vc esta errado em tudo, mas que vc esta prometendo milagres incumpriveis. Fazer Yes andar quase igual twister com uma mudança de posição de tubo é demais não é não? Porque no campeonato brasileiro de motovelocidade categoria 125 as motos CGs com todas as preparações permitidas, filtro extremamente permissivo e tubo reto e alivio de peso não conseguem fazer isto? E vc consegue só mudando o tubo e regulando o carbura. Fazer 50 km por litro andando a 40 km/h também não é nada demais. Agora, sobre a tampa do filtro das CGs vc não fala nada, das contas da relação que vc errou, vc não fala nada, sobre todos os que fizeram e não tiveram diferença, vc não fala nada. è bastante comum, leigos concordarem com vc e os conhecedores discordar né? porque será? Afirmações do tipo isto só funciona deste jeito ou daquele, são muito parecidas com as afirmações da Mãe Dinah. Quando ela acerta é porque éla é uma grande vidente, mas quando ela erra são forças obscuras que escurecem a mente e ela não consegue ler direito o futuro. Mas mesmo assim tem gente que acredita na mãe Dinah. Fazer o que né?

JD, não precisa responder, pois não posto mais nada sobre isto. Boa sorte pra vc.

Hedertone, obrigado pela confirmação de que a queda em 5 é grande. também acredito na boa vontade do JD, mas ele ter que estar sempre certo enche o saco. Todas as discussões aqui foram geradas por isto. Tô fora

Abraço.

Pésão
09-04-07, 17:27
Foi dificil afastar o tubo da minha YES, mas afastado melhorou, se pa vc não eixou ele alinhadinho ou seu tubo é diferente... Se contorceu para dentro da onde? Do carburador?


Sim deixei ele certinho más ele fico assim:

http://img47.imageshack.us/img47/5827/48315891ny4.jpg

Na parte clara, afundou um pouco impedindo mais a passagem de ar.
Más eu vou tentar de novo...em breve



opa...

candidato a um encontro para tentarmos?...




Seu tivesse mais tepo dispovivel e iria sim JD..

hedertone
09-04-07, 17:43
Pow Leander, desse jeito vc acabou me chamando de leigo.. não sou nenhum fera.. mas o fato de ter concordado com o JD não me faz ser nenhum leigo...
Mas tudo bem.. acredito que não fez por mau...
Também to tirando meu corpo dessa discussão....

PimEdu
09-04-07, 17:44
hmmm, é isso num rolo no meu não...
Leander exagerou um pouco ain, ngm falou em andar q nem twister, vc não acreditar é uma coisa, agora esta começando a falar coisas erradas, eu pelo menos não lembro de ler algo do tipo "faça e saia dando pau em twister", mas sim faça q sua moto melhorara o desempenho e consumo.
Sobre leigos concordarem e quem entende discordar não é bem assim, mto do colocado la tem nexo sim, mudanças de curso geram turbulências (oq gera perda de carga, ou energia nesse caso, ou seja, diminui o fluxo do fluido, ar nesse caso), ao deslocar o tubo para tras vc aumenta a distância entre a curva e a tomada de ar pelo circuito, assim, afastando um pouco pode sim aumentar a quantidade de ar admitida, pois aproximamos de uma reta a seção em questão, para seu professor fodão ou para o JDuarte terem certeza do que falam precisam fazer experimentos controlados. Afastar o tubo e perceber as mudanças, apesar de precário, é um experimento válido, para saber mesmo qual a influência disso precisariamos reproduzir a questão em laboratório e então medirmos a perda de carga nas duas situações, mas com boas chances, ao afastar a tomada de ar melhore um pouco.
Se seu professor afirma tão categoricamento o dito ou ele ja fez o teste ou esta sendo leviano, e vc tem q ser um pouco mais crítico quanto a isso também, não é por que ele é um professor de mecânica que sabe tudo oq diz.

Jduarte
09-04-07, 17:54
Sim deixei ele certinho más ele fico assim:

http://img47.imageshack.us/img47/5827/48315891ny4.jpg

Na parte clara, afundou um pouco impedindo mais a passagem de ar.
Más eu vou tentar de novo...em breve

Seu tivesse mais tepo dispovivel e iria sim JD..


caramba... acho que eu já ví esse carburador em algum lugar... :P

Pésão, se deformou aí, interfere mesmo!!!

Jduarte
09-04-07, 18:35
acho que é melhor eu não falar mais nada quanto a um possível "LEANDER". Já estou em dúvida se uma pessoa real teria uma participação assim, num fórum.

Jduarte
09-04-07, 20:04
olha, pessoal,

mesmo sem entender esse último lance, se o Leander quiser me passar algum telefone para contato, ainda estou disposto a tentar.

Carlos Roberto
09-04-07, 23:59
Entendo que professores existem é pra gente ouvir mesmo, mas nunca para serem imtados. Uma informação junta-se a outra e com elas formamos a nossa própria. Nem o JD e nem um engenheiro aposentado, professor de uma boa escola, sabem de tudo e podem cometer todo tipo de erro. Mas todos tem que ser respeitados e respeita-los também é nunca colocar palavras em suas bocas pra gnhar uma dicussão. Isso é apelativo e não engradece ninguém, como não engradece este fórum. Lembro bem de uma coisa que o JD me disse quando falamos da Intruder. Foi mais ou menos assim: ela tem os seus limites, mesmo com as alterações. Sempre entendi que ele queria dizer que uma 125 nunca iria corre como uma 250. Outra coisa. Quando entrei neste site, muita gente fez as modificações e quase todos informaram que houve mudanças pra melhor sim. Pode ser fantasia de quem disse que funcionou, como pode ser negligência nas alterações de quem relatou que não funcionou. Acho que o cabe melhor aqui é a tentativa de quem quiser arriscar e não está satisfeito com a moto que tem. E cabe, a quem quiser arriscar, receber todas as orientações do JD. E cabe quem não quiser, achar que não funciona, ter uma suzuki 125 que faz 40km/litro, procurar outros tópicos.

Leander
10-04-07, 10:36
Como falei anteriormente, não quero polemizar, mas certas afirmações são absurdas. Isto não estou falando agora, mesmo durante o tópico ja havia comentado que certos "exageros" causam certo descredito nas mudanças. Diz o ditado que quando a esmola é demais, o santo desconfia. Se fosse falado: "Em motos com problemas de sobrealimentação, o afastamento do tubo pode vir a melhorar o rendimento até uma regulagem melhor", ou "existe uma melhora no rendimento, perceptivel caso sua moto apresente um desempenho abaixo do esperado de uma 125", ou algo do tipo, tudo bem, mas o que esta escrito é diferente.

Abaixo algumas citações do Joao Duarte que contradizem o que foi comentado:

quote author=Jduarte link=topic=12645.msg180059#msg180059 date=1175278770]
Rocksul, três coisas:

... só sei que a minha moto não conseguia chegar a 70 quilometros por hora (escrito por extenso mesmo, só para realçar... heehehe) numa subida que existe na rodovia Dutra, indo para Guarulhos, aquela que há antes do Shopping Internacional Guarulhos.
Ah, no mesmo trecho, na pista contrária, é uma reta em descida, de 1,2 km aproximadamente.
Quer que eu te diga quanto eu precisava girar a manopla do acelerador para manter a moto a 70 km/h (quando eu estava amaciando-a) nessa descida?...

[/quote]
Se isto não for uma moto desregulada, então eu não sei o que é. E 70 km/h da para andar em 3° marcha sem chegar nem perto da faixa vermelha.

quote author=Jduarte link=topic=12645.msg180059#msg180059 date=1175278770]
Rocksul, três coisas:

PimEdu... só o afastamento já dará diferença... é o que eu tenho feito para as pessoas em cujas motos eu mexo: fazer o afastamento, e sair para experimentar... o resto, é apenas para adequar o consumo, sem deixar de andar bem...

[/quote]

Diversas motos com afastamento executado não surtiram nenhum efeito. E falar que tem que ser ele a fazer o afastamento se não o resultado não vale, é no minimo desrespeitoso, (é o caso da mãe Dinah – se não deu certo é porque vc não acreditou o suficiente) pois ta chamando alguem de retardado, que não consegue entender e executar algo tão simples como isto.




Me referí ao erro de informação no manual porque se vc fizer os cálculos com a relação original, para se chegar à velocidade real aproximada, ela estará maior.
Pelos manuais, a 12.000 rpm em 5a marcha, a moto estaria a aproximadamente 138 km/h.
Invertendo-se o número de dentes das duas engrenagens, a velocidade será de aproximadamente 126 km/h. Esta, sim reflete muito mais fielmente a capacidade dela... a Yes chega a isso, e bem alimentada, passa.

Não falou que anda igual a 250? então:

126 km/h de velo real e bem alimentada passa disto? A fazer nos testes das revistas especializadas bateu 129 km/h. A twister 132 km/h. Nossa como tem gente boba no mundo. Em vez de pagar o dobro do preço de uma Yes para ter uma Fazer, basta gastar miseros reais para a adaptação de um tubo reto e uma regulagem "bem alimentada" de carbura que anda igual ou mais, e com uma vantagem : muito mais economica que a injeção eletronica da Fazer e com nenhum índice de roubos...

A velocidade em 5 condiz com a relação do manual. Caso se faça as contas direitinho, o que é muito simples, e com o diametro do pneu original, a velo real a 12000 rpm é 138 km/h mesmo. Só que se vc medir a circunferência do pneu no chão é muito diferente do que é no cavalete. Com o pneu no chão, medindo a circunferência a velo final chega por volta de 109 km/h real a 10000 rpm, coincidentemente os mesmos valores obtidos nos testes das revistas especializadas.O problema é chegar a 12000 rpm em 5°. Se vc fizer as mesmas contas com a intruder, que tem diametro de pneu diferente e relação de marchas diferentes, tambem bate praticamente a mesma velo final que a yes. Então a relação no manual da intruder tambem está invertida? Que bom, então a 4 e 5 marchas são exatamente iguais. Confira no manual!!!

Espero ter sido claro. Não estou aqui para falar mal de ninguém, até porque fui eu a procurar o JD no ano passado para tcer sobre isto. Nosso encontro não deu certo e é uma pena, pois ai eu teria certeza dos resultados. Como isto não foi possível, fui buscar em outras fontes as respostas. Quando confrontado o João se defende atacando e “desafiando” sobre situações inconcebíveis. Por isto estou saindo fora deste tópico. Não estou para discussões. Respeito ele como alguém que goste de ajudar. Admiro isto até, e sei que se tiver alguma duvida ele terá prazer de ajudar. Mas sobre isto acho que o assunto já se esgotou, pois as minhas duvidas ele não respondeu, apenas tirou sarro de alguém capacitado, o que é no mínimo falta de respeito. Querer me colocar como melhor que um cara que durante 30 anos só respirou ar carburado (heheheh) é me achar muito bom. E ai nesta situação eu me pergunto: porque eu não estou lá então?

"olha, pessoal,

mesmo sem entender esse último lance, se o Leander quiser me passar algum telefone para contato, ainda estou disposto a tentar."

Agora deu para entender o porque João? Caso vc se coloque como alguém que é humano e comete erros como todos, sem esta postura desafiadora de sabe tudo que voce tem será um prazer. tenho certeza que tenho muito a aprender com voce, mas não sou um burrinho de presépio que balança a cabeça afirmativamente para tudo. Sou desafiador sempre (inclusive na facul) e por isto estou indo muito em, obrigado. Não consigo ser um lambe botas de ninguem, mas admiro o conhecimento. Caso possa aceitar esta postura, diferente daquela de alguns usuarios deste forum, será um prazer. Caso contrario, não obrigado. Sera perda de tempo para ambos.

Abraço

hedertone
10-04-07, 10:38
Entendo que professores existem é pra gente ouvir mesmo, mas nunca para serem imtados. Uma informação junta-se a outra e com elas formamos a nossa própria. Nem o JD e nem um engenheiro aposentado, professor de uma boa escola, sabem de tudo e podem cometer todo tipo de erro. Mas todos tem que ser respeitados e respeita-los também é nunca colocar palavras em suas bocas pra gnhar uma dicussão. Isso é apelativo e não engradece ninguém, como não engradece este fórum. Lembro bem de uma coisa que o JD me disse quando falamos da Intruder. Foi mais ou menos assim: ela tem os seus limites, mesmo com as alterações. Sempre entendi que ele queria dizer que uma 125 nunca iria corre como uma 250. Outra coisa. Quando entrei neste site, muita gente fez as modificações e quase todos informaram que houve mudanças pra melhor sim. Pode ser fantasia de quem disse que funcionou, como pode ser negligência nas alterações de quem relatou que não funcionou. Acho que o cabe melhor aqui é a tentativa de quem quiser arriscar e não está satisfeito com a moto que tem. E cabe, a quem quiser arriscar, receber todas as orientações do JD. E cabe quem não quiser, achar que não funciona, ter uma suzuki 125 que faz 40km/litro, procurar outros tópicos.
BLZ! ISSO MESMO

Não sei... mas fica no ar uma impressão de que alguns se incomodam quando o JD tenta ajudar....

PimEdu
10-04-07, 11:21
Minha moto marca 110km/h a 10000rpm em quinta marcha, e pela progressão q ela tem (de cerca de 10km/h a cada 1000rpm extra) chuto q deva marcar 130km/h no velocimetro a 12000rpm se chegar, nã creio q chegue a 138km/h em 12000rpm, os 126km/h me parecem bem mais reais mesmo. Repare q ele não falou q a moto chegará a 126km/h, ngm falou em chegar a 12000rpm, vc esta tirando conclusões erradas Leander, na boa, pense mais antes de criticar, fundamente suas criticas melhor.
Sobre o JDuarte achar q ngm pode fazer sozinho, sua msg se refere quando ele resolveu me ajudar após EU NÃO CONSEGUIR AFASTAR UM TUBO TÃO FACIL sozinho, cuidado novamente com oq fala.
Leander, não me leve a mal, se seu professor fosse tão fodão não faria afirmações levianas sobre o assunto, como disse, NADA pode ser AFIRMADO sem testes em laboratório, ele fez isso ao te afirmar? se não foi leviano, e pessoas que SABEM sobre o que falam nunca são levianas a esse ponto. Ou vc novamente interpretou uma possibilidade levantada por ele como verdade ao seu bel prazer ou ele inalou mta fumaça carburada em sua vida e não é mais tão fodão assim.
Na boa Leander, vc anda lendo apenas oq te interessa, parece político, se quer ajudar seja mais critico, pois suas colocações estão sendo todas LEVIANAS, interpretando o escrito do modo que mais lhe convém.

Leander
10-04-07, 11:44
Pim Edu, vc leu o post acima? aquelas afirmaçoes são dele sim. Ele falou que chega e passa de 126 km/h sim. Em nenhum momento me referi a vc. Não entro no merito de quem aceita ou não o macete. As minhas mensagens são para ele. E realmenteo fodão é vc. que sequer entende um tópico, cai de paraquedas no meio e tenta defender o indefensdavel pois está escrito, e não consegue fazer uma modificação dessas sozinho e tambem quer julgar a competencia dos outros. Num tá na hora de parar isto não? E o João fez testes em laboratório?

PimEdu
10-04-07, 12:09
Eu sempre falei q ele não podia afirmar nada, basta procurar tópicos antigos, no máximo podemos dizer que temos evidências.Basta procurar. Sobre não fazer a modificação sozinho não consigui mesmo, mas garanto que consegui coisas mto melhores q isso q vc não, e nem por isso me julgo superior a vc. Agora, nem o JD nem seu professor podem afirmar nada, com a diferença que o JD tem algumas EVIDÊNCIAS experimentais, ou seja, ele tem mais elementos para afirmar que seu professor, mesmo não teno a teoria como ele.
Garanto que muitos dos conceitos envolvidos no caso vc não faz ideia do que é e mesmo assim repete como um papagaio o dito pelo seu professor sem ao menos se dar ao trabalho de ter uma reflexão critica do que ele diz.

PimEdu
10-04-07, 12:10
P.s:, não defendo nem o JD nem seu professor, apenas acho q este é m lugar para informar as pessoas, e vc não esta exatamente ajudando a atingir este objetivo.

Jduarte
10-04-07, 19:40
Por que você ainda não me passou seu telefone, Leander?

Ah, acho que vc "esqueceu" de dizer a que velocidade a moto estaria, com aquela correção da circunferência do pneu, quando o motor está a 12.000 rpm.

Se 10.000 rpm resulta em 109 km/h, então 12.000 resulta em quanto mesmo???

Carlos Roberto
10-04-07, 22:54
Esta dicussão tá me fazendo vontade de fazer as mudanças amanhã...rs..

hedertone
10-04-07, 23:13
Por que você ainda não me passou seu telefone, Leander?

Ah, acho que vc "esqueceu" de dizer a que velocidade a moto estaria, com aquela correção da circunferência do pneu, quando o motor está a 12.000 rpm.

Se 10.000 rpm resulta em 109 km/h, então 12.000 resulta em quanto mesmo???
HUn!! essa eu sei!!! :OK:

regra de 3 basica!!! 10000----------109
12000---------- x

10000x = 12000*109
10000x = 1308000
x = 1308000/10000
x = 130,8km/h a 12000rpm

Jduarte
11-04-07, 06:53
Eu afastei o tubo, más ele meio que se contorceu pra dentro.andei uns dois dias com ela e senti ela muito fraca"mais fraca do q normalmente" principalmente em baixa e retomada.



Pésão, vc tem disponibilidade de uma hora no próximo sábado de manhã?

Mais alguém a fim??

RGBguima
11-04-07, 08:29
Pésão, vc tem disponibilidade de uma hora no próximo sábado de manhã?

Mais alguém a fim??


Putz eu estava afim.. nem que fosse pra olhar!!!
Más esse sabado falei que ia ajudar um camarada a fazer um trampo...
Putz!!!

Leander
11-04-07, 09:16
O Hedertone é meu anjo da guarda. Ainda bem que vc fez as contas. O João parece ter um grande problema com a matemática, ja visto em outras paragens. Só que ele responde perguntando e não responde a parte que ele deveria. Explique a relação da intruder e a mesma final conseguida que a Yes. A intruder também tá errada joão? precisa "inverter" também a relação da 5 da intruder? Porque em nenhum teste de revista apareceu até agora falhas ou afogamentos em nenhuma faixa de giros da Yes? O oposto já ocorre, diversas revista relataram frequentes falhas e desregulagens na intruder. Será que a JToledo tá subornando todas as revistas do Brasil para não relatar isto na Yes? João vamos fazer uma aposta? Escolha um dia, marquemos um lugar. Aqui perto tem grandes avenidas praticamente planas, mas vc escolhe aonde vc quiser. Vc faz o que quiser na alimentação da sua moto, inclusive filtro sport, pois permite usar tubo reto. Colocamos lado a lado com uma Strada 200 que segundo testes (eu levo as revistas) chegou a 119 km/real no plano com peito aberto, e uma Fazer, que usando GPS e cronoteste chegou a 129 km/h real no plano com peito aberto. Podem sair todos na maciota, para aproveitar este "famoso" torque em baixa da Yes. Acelerem devagar, as outras acompanhando vc até chegar na sua maxima ok? Se após isto a Strada não conseguir te acompanhar significa que a sua já passou de 119 km/h real. Já é muito bom. Agora se vc acompanhar a Fazer de final, significa que (parafraseando vc) 126 km por hora chegou, e como estava bem alimentada, passou. Ai eu te dou a minha moto. Se não conseguir vc me dá a sua, topa? Motos originais, com relação original e motores lacrados e vc pode mexer na alimentação da sua a vontade. Uma reta de 3 km é o suficiente para vc? Podemos filmar isto! Caso vc consiga, vc terá emprego garantido como preparador de motores, porque as 125 de motovelo, preparadas por grandes mecanicos, aliviadas, carenadas, não chegam a isto. Moto com relação alongada, sobrealimentada, numa descida interminavel não vale. Assim eu já vi mobilete com motor de dreen bater fan de peito aberto. :-/ :-/

Jduarte
11-04-07, 09:41
Quarta marcha da Intruder : 23 / 21 --- da Yes é 24 / 21
Quinta marcha da Intruder : 21 / 23 --- da Yes é 22 / 23 (a informação dos manuais)

acho que eu já disse isto antes:

que coisa ridícula!... está realmente lhe faltando sabedoria.

Leander
11-04-07, 10:20
O que tem no manual eu sei. Vc é que ta falando que tá errado. Pela ultima vez: Como a final virtual da Yes e intruder são semelhantes, como ja falei, devido a relação diferente de cambio e tamanho diferente de pneu, então a relação de 5 da intruder ta errada ou não no manual? Tem que inverter os numeros ou não? É só responder isto que a discusão acaba. E ai topa ou não topa (minhas colegas de trabalho) :lol: :lol: No final a gente pode descer todo mundo para a praia para tomar uma breja, dar risade e quem sabe, um de nós dar a ultima volta na sua moto...Podemos marcar em algum dos dias do feriado do dia do trabalho. Por favor, entenda que isto não é uma briga. Eu apenas acho que vc tem o direito de errar ou "exagerar" como todo mundo, inclusive até porque vc fornece muita informação. Quanto mais se faz, maior a possibilidade de erro. Só não erra nunca quem não faz nada, o que não é o seu caso. O problema é vc errar e ficar dando voltas, em vez de admitir um erro e corrigir e pronto. fica melhor para todo mundo, inclusive para vc. :clap: :clap:

hedertone
11-04-07, 10:24
isso vai longeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

RGBguima
11-04-07, 10:26
Mas o Fórum é pra issooo...
e discussões sadias assim é bacana...
só tem o problema de um perder a moto mais tudo bem..

Jduarte
11-04-07, 16:54
O que tem no manual eu sei. Vc é que ta falando que tá errado. Pela ultima vez: Como a final virtual da Yes e intruder são semelhantes, como ja falei, devido a relação diferente de cambio e tamanho diferente de pneu, então a relação de 5 da intruder ta errada ou não no manual? Tem que inverter os numeros ou não? É só responder isto que a discusão acaba. E ai topa ou não topa (minhas colegas de trabalho) :lol: :lol: No final a gente pode descer todo mundo para a praia para tomar uma breja, dar risade e quem sabe, um de nós dar a ultima volta na sua moto...Podemos marcar em algum dos dias do feriado do dia do trabalho. Por favor, entenda que isto não é uma briga. Eu apenas acho que vc tem o direito de errar ou "exagerar" como todo mundo, inclusive até porque vc fornece muita informação. Quanto mais se faz, maior a possibilidade de erro. Só não erra nunca quem não faz nada, o que não é o seu caso. O problema é vc errar e ficar dando voltas, em vez de admitir um erro e corrigir e pronto. fica melhor para todo mundo, inclusive para vc. :clap: :clap:


ah, desculpe-me, mas não sou tão idiota quanto essa provocação para aceitá-la... nem mesmo se fosse relativo às melhorias que eu afirmo com o afastamento do tubo, eu não entraria numa aposta assim. Não tem nada a ver com a intenção e nem com a finalidade de eu estar espalhando as informações sobre isso.

A relação da 5a marcha da Intruder não está errada. A informação no manual da Yes sim, deve ser invertida.

Vamos desfilar um pouco das nossas informações sobre as relações, cidadão?

seguindo as relações apresentadas nos manuais, para a rotação de 8.500 rpm (vou utilizar esta, pq é a que mais pratico, na minha moto) teremos:

Yes, com circunferência do pneu trazeiro original de 1995 milímetros, pinhão 14 dentes e coroa 43 dentes => a roda trazeira estará girando pouco mais de 833 voltas por minuto. Aplicando-se a circunferência acima (vamos desprezar a deformação para ambos os casos, ok?), chegaremos à velocidade de 99,7 km/h aproximadamente.

Intruder, com circunferência do pneu trazeiro original de 1805 milímetros, pinhão 14 dentes e coroa 43 dentes => a roda trazeira estará girando pouco mais de 873 voltas por minuto. Aplicando-se a circunferência acima (esclareço que eu não medí, foi um amigo que a informou para mim), chegaremos à velocidade de 94,6 km/h aproximadamente.

As contas conferem até aqui?

Invertendo a relação informada no manual, na 5a marcha da Yes, teremos a roda trazeira girando pouco mais de 762 voltas por minuto (contra as 883 acima), e chegaremos à velocidade de 91,3 km/h aproximadamente.

Só por curiosidade, qual a velocidade os seus dois velocímetros indicam para essa mesma rotação, 8.500 rpm em 5a marcha?

Bom, aproveitando e prosseguindo, eu faço a pergunta (porque eu não sei realmente, só tenho deduções):

será que nessas rotações da roda e do pneu, ele se deforma, expandindo-se, de maneira que isso possa anular aquela deformação na medição "estática" ? (aquela de fazer uma marca no pneu, sentar na moto e avançar umas tantas voltas dele).



(...) O problema é vc errar e ficar dando voltas, em vez de admitir um erro e corrigir e pronto. fica melhor para todo mundo, inclusive para vc. (...)


que voltas EU dei, e que voltas VOCÊ deu, cidadão?

(se alguém quiser que eu descreva as contas que fiz para chegar aos valores informados, é só falar... eu o farei numa linguagem simples e inteligível)

PimEdu
11-04-07, 18:29
Vou ver direito, mas por cima deve mostrar 95km/h, sei q a 10000rpm ela mostra 110km/h e geralmente a cada 1000rpm a velocidade varia em 10km/h

Ivan RJ
11-04-07, 23:04
Boa noite Senhores. Tópico bom... Moderadores observando! Um grande abraço a todos os irmãos.

Jduarte
12-04-07, 00:40
Boa noite Ivan...

obrigado pelo "tópico bom"... isso é estimulante.

Mas... já houve alguma reclamação?

Abraço... :)

Ivan RJ
12-04-07, 00:48
Boa noite J Duarte, eu não recebi qualquer MP de reclamação. O tópico está bom e eu estou acompanhando com bastante atenção e interesse. Um grande abraço a todos os irmãos.

Leander
12-04-07, 11:46
Obrigado Ivan. estou adorando isto aqui. Se eu soubesse que era tão bom, eu tinha me logado antes!!! Pena que existem épocas em que é dificil eu me logar... :clap: :clap: :clap:

Bom dia João Duarte.. Vamos desfilar considerações sim, mas no nivel tá bom? :OK: :OK:

1-

(se alguém quiser que eu descreva as contas que fiz para chegar aos valores informados, é só falar... eu o farei numa linguagem simples e inteligível)


Não é necessário chamar ninguem de burro não, por dois motivos:
O primeiro é que um tuto brilhantemente escrito sobre isto já existe aqui no PN, alias é de lá que vc esta tirando as formulas que vc está utilizando. Se bem me lembro, na inserção deste tuto, vc foi um grande questionador, e após muitas discussões, vc fez uma pergunta que denotava a total falta de entendimento dos calculos; vc lembra ou quer que eu ponha o link para todos vermos juntos? (era uma questão referente a conversão de minutos em horas que vc não sabia da onde vinha, lembra?). Então não tome para si algo já posto por outrem e que vc teve dificuldade de entender.

Segundo, a maior parte dos amigos do forum, podem não conhecer mecanica assim como eu também não conheço mas são instruidos em outros assuntos que envolvem mátemática, e mesmo aqueles que estão hoje no 2° grau, podem chegar nestes resultados sem problemas. Não menospreze os membros do forum. São todos inteligentes e interessados, senão não estariam aqui e sim dando estouro de escapamento dentro de tuneis. Isto ainda sem contar os médicos, dentistas, advogados, etc que com certeza não merecem ouvir "numa linguagem simples e inteligivel" de ninguém. Até, porque como foi citado acima, quando da colocação do post sobre calculo de velocidade real, quem não entendeu foi vc!!





“Pelos manuais, a 12.000 rpm em 5a marcha, a moto estaria a aproximadamente 138 km/h.
Invertendo-se o número de dentes das duas engrenagens, a velocidade será de aproximadamente 126 km/h. Esta, sim reflete muito mais fielmente a capacidade dela... a Yes chega a isso, e bem alimentada, passa.”

A relação da 5a marcha da Intruder não está errada. A informação no manual da Yes sim, deve ser invertida.

Vamos desfilar um pouco das nossas informações sobre as relações, cidadão?

Yes, com circunferência do pneu trazeiro original de 1995 milímetros, pinhão 14 dentes e coroa 43 dentes => , chegaremos à velocidade de 99,7 km/h aproximadamente.

Intruder, com circunferência do pneu trazeiro original de 1805 milímetros, pinhão 14 dentes e coroa 43 dentes => a roda trazeira estará girando pouco mais de 873 voltas por minuto. Aplicando-se a circunferência acima (esclareço que eu não medí, foi um amigo que a informou para mim), chegaremos à velocidade de 94,6 km/h aproximadamente.

As contas conferem até aqui?




Não, as contas conferem somente até o momento que os numeros começam a ser manipulados para se alcançar o que voce quer. A intruder do seu amigo tem pneu de cripton? Só assim a circunferencia de um pneu 3.25/16/55P pode dar 1805 mm. Que coincidencia, não? O seu amigo errou dando um valor a menor que deu exatamente o valor que vc queria. Esquisito... :Oops: E mais uma coisa, se vc não tinha até então o valor da circunferencia do pneu da intruder, como vc pode dar tanta enfase nesta sua certeza? Para isto, vc no minimo ja deveria ter feito as contas, coisa que eu já fiz e por isto estou "afirmando" que vc errou. Quando se tenta fugir de uma responsabilidade, antes mesmo de falar, é porque ai tem...(a culpa vai ser do seu amigo que teu deu a circunferencia errada?). O pneu da intruder tem circunferencia quando novo de 1860 mm.(Preciso da ajuda de alguem aqui do forum que tenha intruder e meça isto para mim senão os valores que eu der vão ser questionados, ou manipulados para se chegar no resultado que se quer). Abaixo colocarei um link que permite estas dimensões diretamente do fabricante, mas alguem vai achar que " os nossos fabricantes são melhores que os fabricantes dos outros" (Semp Toshiba, ou melhor, Dunlop) , então por favor, alguem que tenha intruder meça para confirmar e poste aqui. Se não, eu mesmo a noite meço na facul e ponho amanhã, mas gostaria muito de aproveitar o dia de hoje.. Então, usando os numeros corretos, chega-se a seguinte constante:

Velo real da Yes em 5 marcha = RPM x 0,01152

V a 8500 rpm = 97,92 km/h real em 5°
V a 12000 rpm = 138,24 km/h real em 5°

Numeros diferentes daqueles encontrados na leitura do meu painel, e provavelmente de todos, visto o velocimetro e contagiros por cabo apresentarem uma relativa falta de precisão. Por isto mesmo estamos fazendo calculos e não utilizando os instrumentos do painel.

Velo real da Intruder em 5 marcha = RPM x 0,01144

V a 8500 rpm = 97,24 km/h real em 5°
V a 12000 rpm = 137,28 km/h ral em 5°

Não sei como seriam apresentadas no painel da Intruder, pois nunca andei em uma, muito menos reparei no erro do painel, mas deve ser muito semelhante ao da Yes.
Nota-se que como eu afirmo desde o inicio, (com conhecimento de causa, visto ter feito contas, aproveitando o que já aprendi neste maravilhoso forum) que a velo da Yes e Intruder são praticamente iguais em 5 marcha no mesmo RPM e que vc “afirmou” que a Yes chegar a 138 km/h em 5 seria um valor irreal e por isto a relação da 5 esta errada no manual, e como acabou-se de provar que a mesma rpm, na mesma marcha, a intruder estaria praticamente na mesma velocidade, sera que dá para responder agora : ENTÃO A RELAÇAO DA INTRUDER TA ERRADA OU NÃO? Se não, porque a intruder chegar a utópicos 137,2 km/h a 12000 rpm não é irreal e a Yes chegar nisto nas mesmas condições é ? Amado mestre. Destile seu conhecimento para os pobres mortais que ansiosamente esperam estas explicações.

P.S Não precisa manipular numeros, isto é um forum sobre motos, e não uma declaração de imposto de renda. :drool: :drool: :drool: :drool: :drool:

http://www.dunlopmoto.com.br/ICTEC/Velocimetro.aspx


Abraços

PimEdu
12-04-07, 12:23
A minha YES a 8500 num mostra 100km/h não, creio q nessa rotação ela mostre 95km/h, oq deve dar ai um pouco menos de 90km/h reais. Vou ver se pego a marginal hj e posso portar certinho a velocidade dela em 8500rpm. Como dito sei q a 10000rpm esta a 110km/h e não a 115km/h como o calculo de cima mostra, ou minha YES veio com rl trocada, ou o calculo ai está errado (p.s. não tenho ideia de como fazer o calculo, nem teno vontade de aprender, apenas fiz com o valor postado acima).
Agora acho q o tópico esta desvirtuando um pouco, afinal ele é sobre macetes e não erros em conta ou manuais. Leander, já q tem um professor q manja mto de carburação q vc tem acesso, pq não leva a explicação impressa (ou mostra a ele o site) e pede para que aponde o erro nela? Dai caso ele consiga contesta-lo de forma irrefutável saberemos que o macete não funfa mto não, caso contrário podemos tentar provar que ele funciona bem. Lendo ela não consegui achar nenhum ponto onde ela claramente apresenta uma falha teórica, acho q apenas poderia confirma-la ou não com testes em laboratório.
JDuarte, tem ideia da velocidade que ar tem no trajeto? mto alta? Varia com a rotação e aceleração dada? Tem ideia da distância do filtro até o carburador?

Leander
12-04-07, 13:22
PinEdu, na boa. Vc não ta entendendo o tópico, por isto parece estar desvirtuado. Como vc pode notar no post acima do seu, nem mesmo eu e o João estamos achando isto, esta opinião não reflete a vontade de todos, então...
O calculo não está errado (na verdade simples continhas de multiplicação e divisão) Se elas estiverem erradas, então 3 x 3 não dá nove e eu me perdi em algum lugar da 4° dimensão...

Quanto a diferença do erro no seu velocimetro, também foi informado que estamos nos baseando em dados reais, devido ao erro dos equipamentos do painel. Vc não leu isto Também? Outra coisa é que o a medida do pneu da Yes esta sendo usado sem a consideração da deformação do contato com o solo, a pedido do João Duarte. Vc não leu isto também? Numa das ultimas revistas de motos nas bancas, em equipamentos eletronicos de precisão, descobriu-se um erro grotesco no velocimetro e conta giros de uma esportivca de mais de 60000 reais. Imagina nas nossas de 5000,00. Outra coisa, eu não estou falando que o macete não funciona, e sim que não é uma regra. (isto também já foi colocado).

Aproveitando me lembrei de algo que deveria ter postado acima:




Bom, aproveitando e prosseguindo, eu faço a pergunta (porque eu não sei realmente, só tenho deduções):

será que nessas rotações da roda e do pneu, ele se deforma, expandindo-se, de maneira que isso possa anular aquela deformação na medição "estática" ? (aquela de fazer uma marca no pneu, sentar na moto e avançar umas tantas voltas dele).



Não se esqueça que fisicamente, a medida que importa é tão somente o raio do circulo virtual existente utilizando-se a medida entre o centro do eixo da roda e o ponto contato do pneu com o solo. Imaginemos uma situação: O pneu fosse molinho, de gel. Ele se expandisse quando em giro, mas se contraisse sempre na mesma medida quando em contato com o solo. É este o valor que importa. A medida do pneu a ser considerada é aquela que seria formada pelo raio do circulo hipotético nas medidas do centro do eixo ao solo. A expansão do pneu em giro não compensa esta situação. Diferente disto, logicamente a calibragem sim. Faça o teste com o pneu bem cheio. Pinte um ponto e de uma volta completa no pneu. A medida será praticamente a mesma do pneu no alto. Agora murche este pneu bastante. Refaça a experiencia. Vc notará que a distancia percorrida em uma volta completa será consideravelmente menor. Esta medida é a de uma roda cujo raio é o equivalente a distancia do centro do eixo ao solo com o pneu murcho. O fato de após sair do solo o pneu murcho voltar as dimensões padrão, (pois mesmo quase vazio, um pneu suspenso no ar apresenta uma medida muito próxima da do pneu cheio) não interferem na circunferencia, e logicamente na rodagem também.

Fui Claro?

PimEdu
12-04-07, 15:36
Bom, minha YES a 8000rpm mostra no velocimetro 90km/h quase exatos, e a 8500rpm (mais ou menos) mostra uns 95km/h (mais ou menos). Lembrando que iso é baseado no velocimetro e contagiros do painel, q devem ter erros. pelas contas q vc fez (caso não estejam erradas, acredite, as vezes erramos 3x3, e dai não da 9, mesmo q vc seja um cara de uma inteligência absurda como parece) a 8000rpm estou realmente a 92km/h, ou seja, tenho o primeiro velocimetro mentiroso para MENOS do PN, ou meu pneu ta mto murcho ou mto cheio ou trocaram minha rel na loja, ou meu pneu, ou os dois... sei la, fato é q MINHA YES a 8000rpm me MOSTRA 90km/h, como vc chegou nos 0,01152 la em cima sei la, sei q foi oq usei em minha conta.
Realmente não estou entendendo o tópico, não desejo entender sobre qual a velocidade comparada a rotação pq não acho isso interessante e até onde sei ler o Título do tópico é 'Explicando o "MACETE"" e não "O manual da YEs esta certo?", "Sei fazer contas de velocidadexrotação?" "Tuto sobre velocidade real da moto em função da rotação". Basicamente um cara como você sabe ver que as duas coisas são distintas, e que vcs passaram a versar sobre algo que não é oq o tópico sugere, concordando ou não, assim como 3x3=9, vcs desvirtuaram o tópico. Assim como MINHA opinião não reflete a de todos (pois se refletisse seria NOSSA) a sua não corresponde a REALIDADE.
E oq nos diz de pedir ao seu professor com 30 anos de experiência em carburadores de mostrar o tuto (motivo do topico) a explicação (motivo do tópico) e pedir a ele nos mostrar a onde esta a falha dele?

Jduarte
12-04-07, 16:17
Vocês ainda não perceberam nada "diferente" na conduta desse usuário?

hedertone
12-04-07, 16:29
Vocês ainda não perceberam nada "diferente" na conduta desse usuário?


Apenas sua SABEDORIA... ;)

Ivan RJ
13-04-07, 01:08
Bom agora ficou complicado. Sabedoria ou Leander, como queira que o chame, sempre admirei vc pelos seus conhecimentos técnicos, mas vc nos causou um problema, creio que grave! Não vou dizer o que realmente penso, pois na posição de moderador não posso e não devo externar qualquer tipo de sentimento, seja ele qual for. Mas pessoalmente vc me decepcionou muito. Estou no aguardo da posição dos outros moderadores e administradores para que uma decisão seja tomada.

Furious VIPER
13-04-07, 01:21
:NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK:
Eu q tenho 23 anos.. tenho todas as justificativas do mundo pra fazer uma idiotice dessas, não faço!! Vai entender um cidadão assim!
Só levando umas palmada na bunda mesmo pra aprender!!! Esse merecia andar de Honda POP!! hehehe
:NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK:

Guigo
13-04-07, 08:03
Vocês ainda não perceberam nada "diferente" na conduta desse usuário?


Já havíamos percebido desde o início do tópico, mas até aí não houve "crime" nenhum.....
Não achamos legal uma mesma pessoa ter mais de um nickname, mas também isso não é proibido...
Quanto ao tópico, o nível está satisfatório, então estamos apenas observando, sem maiores interferências...
Abs.

agm2112
13-04-07, 08:58
Esse assunto não tem fim .... alguém me explique o que acontece por favor .... estou por fora ....

hedertone
13-04-07, 09:09
Esse assunto não tem fim .... alguém me explique o que acontece por favor .... estou por fora ....
O assunto começou com o JD tentando explicar como funciona o macete...
O Usuário LEander... entrou e começou a questionar manipulando informações tentando deixar claro que o JD estava errado... e ao contrário disso deixou claro a todos nós que ele tem um incomodo enorme, não sei a razão.. mas tem esse incomodo de estar vendo o JD tentando encontrar uma possivel solução para o que chamamos de problema na yes.. mas naum entraremos em discussão referente a isso...

O Leander entrou como um cara leigo e em algumas paginas e sitações parecia mais um mecanico de motovelocidade!

Eh isso....
e temos uma suspeita enorme de que na verdade o Leander eh o SABEDORIA que eh o SERGIO do motonline por sua vez... que vem questionando o JD no outro forum....

FLW! espero ter sido claro!

agm2112
13-04-07, 09:12
Agora sim ! Esse forum tá cheio de mistérios ...

PimEdu
13-04-07, 12:04
Bom, se for isso é piada, até pq porvou estar errado a conta re rotação. Mas q tal voltarmos ao assunto do tópico?

Piccoli
13-04-07, 12:24
Podem discutir ou brigar à vontade. Eu só não posso concordar que a pessoa use mais de um nickname. Isso me parece muito furtivo.
A primeira vez que acessei um Forum de motos na Internet foi no Motosite, acho que lá em 1998, nem lembro exatamente quando foi. Desde aquela longínqua era, meu nick é esse mesmo que vocês estão vendo.
Identificar-se corretamente tem que ser uma exigência de um Forum. E o indivíduo ter vários nicknames num mesmo Forum só tem um resultado: conflito entre participantes.
Eu até admito a pessoa não divulgar emais nem publicar fotos. Afinal de contas, tem muita sacanagem na Internet, e é um direito da pessoa guardar sua privacidade. Mas nickname é sagrado, é um e somente um.
Abraço. Até.

RGBguima
13-04-07, 12:32
Quanto mistério hein...
mas fazer isso pra sacanear é fogo...

SEM COMENTÁRIOS!!

Carlos Roberto
13-04-07, 15:15
Então o que estamos acompanhando aqui é uma intriga?

silverfox
13-04-07, 15:52
Bom, todos ja perceberam que o tópico perdeu seu foco. :offtopic:

Sobre as intrigas, já estamos tomando as providências, julgadas necessárias. :luta: :tiro:



TÓPICO FECHADO. :policial: