PDA

Ver Versão Completa : Hallmeter em motos.



spygtba
02-04-07, 17:16
Vou fazer na biz uma coluna com 3 instrumento e os mais necessarios sao o Conta-giro voltimetro, pq uso som da biz e me interessei bastante no Hallmeter que fazer a leitura da mistura do combustivel pra dizer se ele esta com mistura podre, rica ou se esta certa, agora tenho uma duvida qt a instalaçao e funcionamento, alguem aki usa ou ja usou um aparelho parecido ou igual a este? sei que tem que soldar uma sonda lambda no escape pra ele fazer a leitura, fora isso nao sei mais de nada.


vi este no Mercado livre:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-53847055-manometro-hallmeter-digital-willtec-plus-promoco-tuning-_JM
http://i176.photobucket.com/albums/w168/spygtba/Diversas/hallmeter.jpg

Sanchooo
02-04-07, 17:19
Crein.
nunca vi isso não!
Será que adianta pra algo msm?

spygtba
02-04-07, 17:24
Crein.
nunca vi isso não!
Será que adianta pra algo msm?


pelo que li serve pra melhorar o acerto da moto e saber qd ela esta desregular qt a mistura ar/combustivel.

Luigi
02-04-07, 17:29
Só precisa disso e uma sonda lanbda

spygtba
02-04-07, 17:36
Só precisa disso e uma sonda lanbda


mas serve em qq motor tanto faz o tamanho? nao tem regulagem ou algo do tipo?

MaumauFT
02-04-07, 18:06
kra... serve em qualquer motor sim. Nao lembro o principio de funcionamento, mas, a sonda lambda (presente nos carros com I.E.) faz a leitura dos gases de escape e diz a condicao da mistura (nao precisa olhar a vela pra regular...). Nao me lembro se faz a leitura pela quantidade de Gas Carbonico, Oxigenio ou outro gas.

Dah uma investigada no google q vc descobre =DD

AAahhh e nao esquece de ver com o vendedor se o manometro jah vem com sonda lambda.

agm2112
03-04-07, 08:39
A sonda lambda é um tipo de célula galvânica, criada pela temperatura e pela relação entre o oxigênio no escapamento e ar ambiente. Basta adapta-la no escapamento, em uma posição onde fique bem quente. Ela normalmente tem de 1 a 4 fios, mas o necessário mesmo é o de sinal, geralmente de côr cinza. Basta liga-lo ao hallmeter ou multímetro, onde deverá indicar algo proximo dos 0,7V como mistura ideal. Os outros 3 fios são: 2 brancos, de pre-aquecimento, que creio que seriam desnecessários numa moto uma vez que o escape esquenta bem rápido, e o massa. No seu caso uma sonda de 1 fio já resolve ... uma de Corsa talvez.

viniciuslemos
04-04-07, 10:36
Opa,

Dando uma olha no topico, me lembrei q jah passei por isso quando tinha meu carro, e por nescessidade coloquei uma sonda lamba,
nesse artigo http://www.cdtm.com.br/artigostecnicos_v.asp?Contador=46 tem o funcionamento e especificacao da sonda.
Espero ter ajudado.

PS: No meu carro tinha uma de corsa, eh funcional e barata.

diabo2
04-04-07, 13:23
A mistura correta é em 450mv.
Tem que furar o coletor de escape e sodar uma rosca para colocar a lambda.

barbeirorp
04-04-07, 15:47
perfeitamente possivel e viável


basta vc medir do inicio do scap até o final uns 10 cm a partir da saida. faz um furo com medida de 15mm e manda soldar uma porca com rosca de 5/16senão me engano. ae tu rosqueia uma sonda. pode ser uma de corsa mesmo 1.0 ou então a do gol. no caso da do gol tem o fio que eh para pré aquecer ela ( uma resistencia) para dar leitura para a injeção instantaneamente. no caso a injeção do corsa dispensa esse pré leitura de inicialização pois ela usa o ultimo diagrama disponivél na centralina para calcular o qto de combustivel injetar.


ae tu poe o hall meter e o ideal eh entre 670mv a 800... abaixo ou acima eh mistura rica ou pobre

tenho vontade de fazer isso na virago e na cb 400.. mas como eh 2 cilindros.. a coisa complica. seria 2 sondas e 1 hall meter e uma chavinha de seleção para ver qual medir

diabo2
04-04-07, 19:30
A medida correta é 450mv para a mistura perfeita.
670-800 até 900mv é para carro com turbo. Que tem que trabalhar com mistura rica e retardo de ponto.

barbeirorp
04-04-07, 20:11
A medida correta é 450mv para a mistura perfeita.
670-800 até 900mv é para carro com turbo. Que tem que trabalhar com mistura rica e retardo de ponto.


engano seu amigo..

450 é mistura pobre. tanto faz um carro ser turbo comprimido ou aspirado.... ou original. a medida de mv é obtida com a medição do oxigenio resultante... então é a razão esquiometrica da coisa.... se o carro é turbo, entra mais ar , tem que entrar mais combustivel e por consequencia vai haver queima e a sobra de oxigênio é sempre a mesma , se fosse assim um motor 1.0 daria diferença para um 4.1 pois mesmo sendo motores atmosféricos o 4.1 aspira 4x mais mistura que um de 1000cc.. e nem por isso o halmetter tem "ajuste" para definir a cilindrada do carro.. então logicamente, turbo ou atmosférico... a mv confere com a quantidade ar combustivel.

diabo2
04-04-07, 20:24
engano seu amigo..

450 é mistura pobre. tanto faz um carro ser turbo comprimido ou aspirado.... ou original. a medida de mv é obtida com a medição do oxigenio resultante... então é a razão esquiometrica da coisa.... se o carro é turbo, entra mais ar , tem que entrar mais combustivel e por consequencia vai haver queima e a sobra de oxigênio é sempre a mesma , se fosse assim um motor 1.0 daria diferença para um 4.1 pois mesmo sendo motores atmosféricos o 4.1 aspira 4x mais mistura que um de 1000cc.. e nem por isso o halmetter tem "ajuste" para definir a cilindrada do carro.. então logicamente, turbo ou atmosférico... a mv confere com a quantidade ar combustivel.


Totalmente errado.
Mistura pobre - abaixo de 450
Mistura rica - acima de 500
mistura ideal - entre 450-500.
http://www.envenenado.com.br/howwork/sonda/sonda.html

PimEdu
04-04-07, 20:24
estequimétrico, e to com o barbeiro, tanto faz o carro, a conta ai é química pura, não muda nada não, queima perfeita é queima perfeita e ponto final. Sobre os niveis sei la, mas q são os mesmos sempre isso são.

diabo2
04-04-07, 21:10
http://www.thomson-net.com.br/arquivos/Catalogo_Sensor_Lambda.pdf

agm2112
04-04-07, 21:16
Tenho dito .... melhor a mistura tender a rica do que pobre, uma vez que estamos trabalhando com motores carburados. No meu carro considero a mistura ideal a 650mV. (taxado a 13:1 e ponto adiantado até o limite do bom-senso). A propósito ... as sondas da MTE-Thomson são um cocô.

diabo2
04-04-07, 21:20
Tenho dito .... melhor a mistura tender a rica do que pobre, uma vez que estamos trabalhando com motores carburados. No meu carro considero a mistura ideal a 650mV. (taxado a 13:1 e ponto adiantado até o limite do bom-senso). A propósito ... as sondas da MTE-Thomson são um cocô.


Concordo plenamente.
Para não ter o risco de furar o pistão por falta em alta rotação.

diabo2
04-04-07, 21:22
perfeitamente possivel e viável


basta vc medir do inicio do scap até o final uns 10 cm a partir da saida. faz um furo com medida de 15mm e manda soldar uma porca com rosca de 5/16senão me engano. ae tu rosqueia uma sonda. pode ser uma de corsa mesmo 1.0 ou então a do gol. no caso da do gol tem o fio que eh para pré aquecer ela ( uma resistencia) para dar leitura para a injeção instantaneamente. no caso a injeção do corsa dispensa esse pré leitura de inicialização pois ela usa o ultimo diagrama disponivél na centralina para calcular o qto de combustivel injetar.


ae tu poe o hall meter e o ideal eh entre 670mv a 800... abaixo ou acima eh mistura rica ou pobre

tenho vontade de fazer isso na virago e na cb 400.. mas como eh 2 cilindros.. a coisa complica. seria 2 sondas e 1 hall meter e uma chavinha de seleção para ver qual medir


Outra coisa que citou que num tem nada a ver é o fato do motor de 2 cilindro precisar de duas sondas lâmbda.
Quer dizer então que os carros 4 cilindros precisam de 4 sondas ?
A sonda vai após a bifurcação dos dois escapes e é necessária somente uma sonda para se fazer a leitura.

agm2112
04-04-07, 21:37
É ... no meu carro leio só 2 dos 4 cilindros, pois o coletor é 4x2, e só junta na boca do catalisador, e uso uma sonda. Assumindo que o motor esteja em bom estado não vejo problema em ler só um cilindro (ou 2 no meu caso).

Luigi
04-04-07, 21:47
AGM, bora colocar um 4x1 direto na caranga hahaha!

barbeirorp
04-04-07, 21:48
Outra coisa que citou que num tem nada a ver é o fato do motor de 2 cilindro precisar de duas sondas lâmbda.
Quer dizer então que os carros 4 cilindros precisam de 4 sondas ?
A sonda vai após a bifurcação dos dois escapes e é necessária somente uma sonda para se fazer a leitura.


meu caro.. primeiramente veja qual eh a minha moto para depois falar que eu estou errado ou certo. eh uma virago 535.. os scaps não se juntam... são 2 scaps. eles só se juntan na marmita equalizadora e isso no final do curso dos gases ou seja.. não eh lugar para se medir. por isso eu teria que por 2 sondas.. pois tenho na minha moto ( em ambas) 2 carburadores com regulagem indepentente e nao carburador unico de corpo duplo.. e 2 saidas de scape indepententes sem junção. então precisaria ler as duas saidas para ter regulagem perfeita.



e a razão esquiometrica é sempre a mesma independente do motor. só altera qdo o motor for ciclo 2 tempos ou diesel.. que ae não pode ser medido pela sonda pois o oleo interfere na medição ( 2 tempos)






É ... no meu carro leio só 2 dos 4 cilindros, pois o coletor é 4x2, e só junta na boca do catalisador, e uso uma sonda. Assumindo que o motor esteja em bom estado não vejo problema em ler só um cilindro (ou 2 no meu caso).



sim, mas eh o caso que eh um carro e os scapes se juntam. nas minhas motos eles não se juntam

no meu santana tem 1sonda tb.. na junção do 4x2 ... isso eh curriqueiro

agm2112
04-04-07, 21:52
sim, mas eh o caso que eh um carro e os scapes se juntam. nas minhas motos eles não se juntam

no meu santana tem 1sonda tb.. na junção do 4x2 ... isso eh curriqueiro


Não é .. meu carro é carburado, e seria trabalhoso fazer um timer pro pre-aquecimento da sonda para liga-la a mais de 1 metro do motor. Por isso liguei a sonda assim que se juntam 2 dutos do coletor, e leio 2 cilindros sem problema. Não sei como é a alimentação da virago, mas imagino q tenha 1 carburador pra cada cilindro ... aí a história muda um pouco, tornando as 2 sondas algo mais necessário.

barbeirorp
04-04-07, 22:28
Não é .. meu carro é carburado, e seria trabalhoso fazer um timer pro pre-aquecimento da sonda para liga-la a mais de 1 metro do motor. Por isso liguei a sonda assim que se juntam 2 dutos do coletor, e leio 2 cilindros sem problema. Não sei como é a alimentação da virago, mas imagino q tenha 1 carburador pra cada cilindro ... aí a história muda um pouco, tornando as 2 sondas algo mais necessário.



sim muda. agm, 2 cilindros como sao 4 dah uma boa noção da regulagem neh eheh

mas a resposta eu escrevi para o outro colega do forum que disse que eu estava falando coisas "nada a ver" heheeheheh

casali
05-04-07, 11:32
continuem discordando, que as esplicações estão cada vez melhor
eu disse discordado sem brigar heheh