PDA

Ver Versão Completa : Ignição travada



César
04-04-07, 09:07
E ae galera. Ontem eu tava voltando do supermercado, monto na moto, dou a partida e vou na fila pra saída, nisso escunto um nhim-nhim-nhim-nhim penso, q será que é isso,continuo andando e escutando, nhim-nhim-nhim-nhim, kct, será que é da minha moto? Putz, é sim,é o motor de partida funcionando, apertei algumas vezes o botão start andando e parou, ufa. Aí fui no shoping, quando volto no estacionamento, vou dar partida e ela pega de primeira mas fica nhim-nhim-nhim-nhim o motor de partida junto aí pow, de novo! desligo o motor, e continua, nhim-nhim-nhim-nhim, tiro a chave, e continua! nhim-nhim-nhim-nhim o motor de partida, putz será que minha moto tá possuída? Fico apertando o start e nada de parar aí puz a chave de novo liguei aí apertando o start parou. O que pode ser? O botão travando internamente? Pau no cdi? Motor de partida indo pro saco?

alqudwa
04-04-07, 10:06
ta grudado! bate nele!e limpa o botao!

César
04-04-07, 10:10
ta grudado! bate nele!e limpa o botao!


Então mas o botão não tava afundado quando o motor de partida tava funcionando, isso que achei estranho.

agm2112
04-04-07, 10:14
É o "bendix" ... tem q tirar o motor de partida e trocar o impulsor. As vezes basta uma limpeza, mas já que tirou, troca logo.

Jduarte
04-04-07, 10:33
examine o relê de partida... está ao lado da bateria...

César
04-04-07, 12:16
Vixx, é coisa complicada... Quando cheguei em casa dei umas partidas e tava normal vo deixa assim pra ve no que dá.

agm2112
04-04-07, 14:34
Vixx, é coisa complicada... Quando cheguei em casa dei umas partidas e tava normal vo deixa assim pra ve no que dá.


Vai prender de novo ... melhor consertar logo do que ficar na rua ! E ainda pode estragar o motor de partida, triplicando o prejuízo.

AcidGaucho
04-04-07, 14:52
nao seria a cremalheira com probl?

barbeirorp
04-04-07, 15:49
é o sistema "bendix" . tira e dah uma limpada e lubrificada. se sua moto tiver placa de partida.. a mesma pode estar enroscando os roletes e fazendo o motor girar a toa .

César
04-04-07, 19:11
Esse sistema aí tá no motor de partida? Tem q desmontar o motor de partida?

César
04-04-07, 19:12
É o "bendix" ... tem q tirar o motor de partida e trocar o impulsor. As vezes basta uma limpeza, mas já que tirou, troca logo.


O que seria o impulsor?

barbeirorp
04-04-07, 20:17
Esse sistema aí tá no motor de partida? Tem q desmontar o motor de partida?




no eixo do girabrequim.. tem uma peça que se chama "PLACA DA PARTIDA" popularmente. mas eh rolamento da partida o nome certo. eh um rolamento que tem ou 3 roletes ou varios.. ( ybr por exemplo) . qdo o motor tah girando... a força centrifuga joga os roletes para fora do eixo de giro.. e por sua vez não "relam" no eixo do gira. qdo o motor tah parada, desligado.. esses roletes encostam no eixo girabrequim... então qdo tu aciona o motor de partida.. ele gira uma engrenagem que por sua vez gira esse rolamento que , o motor estando parada e com ausencia de força centrifuga... agarra o eixo do gira e faz ele girar. qdo as rotações sobem.. os roletes "recuam"


se as molas desses roletes perderam ação .. pode ser que o rolamento não esteja desgarrando ae aciona o motor de partida sempre.

e isso detona rapidinho o motor de partida.. pq ele não foi feito para ficar girando sempre ... e como a engrenagem de agarre da placa da partida tem relação reduzida para o motorzinho dar conta de subir o pistão com o motor parado ( compressão qdo tem valvulas fechadas) essa redução faz o motorzinho girar um absurdo fudendo tudo

agm2112
04-04-07, 21:06
O que seria o impulsor?


O que o barbeiro acabou de falar ... só que na "linguagem dos carros" ... huahuahau entenda como um tipo de catraca, que acopla/desacopla o motor de partida ao motor da moto. Ve se arruma logo, senão seu motor de partida vira um churrasco.

Jduarte
04-04-07, 21:17
pessoal, o motor de partida está sendo alimentado eletricamente... é porisso que ele ficou "disparado". Há algum problema com o relê de partida, ou com a fiação.

agm2112
04-04-07, 21:19
pessoal, o motor de partida está sendo alimentado eletricamente... é porisso que ele ficou "disparado". Há algum problema com o relê de partida, ou com a fiação.


Não necessariamente ... muito mais provável que seja o bendix. 99% dos casos de motor de partida que não desacoplam são no bendix ou solenoide.

César
04-04-07, 21:22
Valeu pelas informações galera, éh..., to vendo que é coisa complexa, se continuar vo te que levar na oficina. :s

agm2112
04-04-07, 21:27
Valeu pelas informações galera, éh..., to vendo que é coisa complexa, se continuar vo te que levar na oficina. :s


Não foi você que deixou a moto guardada por 1 ano ? Pode ser que a graxa da solenóide (automático pra alguns e sei lá como se chama em outros lugares) secou e ela está prendendo quando é acionada. Acho provável que uma desmontagem e limpeza do conjunto do motor de arranque resolva seu problema sem trocar nenhuma peça.

Jduarte
04-04-07, 22:05
o César citou que desligou a chave e a retirou... para o motor de partida continuar girando, depende do relê de partida estar permitindo a passagem de corrente elétrica para o motorzinho...

agm2112
04-04-07, 22:11
o César citou que desligou a chave e a retirou... para o motor de partida continuar girando, depende do relê de partida estar permitindo a passagem de corrente elétrica para o motorzinho...


Pode ser, mas acho improvável um relé travar acionado. Mais comum é ele não fechar o circuito ao invés de mante-lo fechado.

Jduarte
04-04-07, 22:24
já ví outros casos, na Yes...
O relê faz a ponte direta da corrente da bateria para o motor de arranque, não há nenhum outro fio que leve essa corrente para lá. Então, se depois de desligada a chave da ignição o motor de arranque continuou acionado, só o relê poderia fazer isso, fornecer essa corrente.
Com a chave de ignição desligada, o botão de partida não recebe energia, então ele não pode acionar o relê...

barbeirorp
04-04-07, 22:37
Não foi você que deixou a moto guardada por 1 ano ? Pode ser que a graxa da solenóide (automático pra alguns e sei lá como se chama em outros lugares) secou e ela está prendendo quando é acionada. Acho provável que uma desmontagem e limpeza do conjunto do motor de arranque resolva seu problema sem trocar nenhuma peça.



agm.. 90% das motos não tem bendix como nos carros ( solenoide) .. a grande maioria tem placa da partida.. que eh banhada em oleo do proprio carter

barbeirorp
04-04-07, 22:38
já ví outros casos, na Yes...
O relê faz a ponte direta da corrente da bateria para o motor de arranque, não há nenhum outro fio que leve essa corrente para lá. Então, se depois de desligada a chave da ignição o motor de arranque continuou acionado, só o relê poderia fazer isso, fornecer essa corrente.
Com a chave de ignição desligada, o botão de partida não recebe energia, então ele não pode acionar o relê...



verdade.... pq cortando a ignição.. se corta apenas a fonte que aciona o relé.. pode ser relé tb

ihhhh é tanta coisa que pode ser. leva num mecanico

agm2112
04-04-07, 22:47
agm.. 90% das motos não tem bendix como nos carros ( solenoide) .. a grande maioria tem placa da partida.. que eh banhada em oleo do proprio carter


Então a hipótese da moto guardada está descartada ... mas vejo nas motos uma solenoide ... o contato de motor de partida com o motor q deve ser diferente do bendix convencional .. digo bendix aquela "catraca" que é empurrada pela solenoite até o motor ... foda é que em cada estado essas peças têm nome diferente. Aqui conheço como bendix e solenoide.

Bendix: (que deve ser diferente nas motos)
http://www.netstore.com.br/agromotor/pimg/80415_M.jpg

Solenoide (a parte de cima do motor)
http://www.myhonestmechanic.com/artman/uploads/starter.jpg

Bueno
04-04-07, 23:02
Aí, na minha aero aconteceu exatamente como o César descreveu sem tirar nem por,até o lance de tirar a chave e o motor continuar girando levei na oficina e o mecânico me falou que quase certo era o relé de partida só que daí foi aberto o motor de partida e trocado as escovas e não aconteceu mais esse problema.

agm2112
04-04-07, 23:12
Bom ... eu conheço ns MP de carros ... a solenóide, além de acoplar o MP ao motor do carro, também atua como um "mega-rele", conectando o MP diretamente à bateria. Ali, atuam apenas o miolo da ignição e a solenoite, sem um relé convencional. O relé de partida serve para ligar os acessorios elétricos, além do módulo de ignição, bomba de combustivel, etc. . MP travado ligado, é, em 90% dos casos, solenoide gasta ou seca (se parece com um pistão eletromecanico. Quando gasta, ela trava como um pistonete de carburador de moto), e em 10% o miolo da ignição. Ao observarmos um motor de partida comum, o cabo da bateria vai diretamente até a solenoide. Vejam na foto o borne de ligação da bateria, diretamente nela, e não no MP.

http://www.webmecauto.com.br/servicos/img2/mpka01.gif

agm2112
04-04-07, 23:12
Aí, na minha aero aconteceu exatamente como o César descreveu sem tirar nem por,até o lance de tirar a chave e o motor continuar girando levei na oficina e o mecânico me falou que quase certo era o relé de partida só que daí foi aberto o motor de partida e trocado as escovas e não aconteceu mais esse problema.


Trocaram as escovas só pra aproveitar o trabalho ... geralmente desmontar, limpar e montar já resolve.

Bueno
04-04-07, 23:56
Trocaram as escovas só pra aproveitar o trabalho ... geralmente desmontar, limpar e montar já resolve.

realmente élas bastante gastas.

César
05-04-07, 17:18
Ae, resolvi! Hj de manhã fui sair com a moto aí travo de vez, desligo, tiro a chave, coloco de novo, ligo , desligo d novo, putz, direto o motor de partida virando aí deixei ela assim e fui procurar as ferramentas dentro de casa, ficou uns três minutos nhim-nhim-nhim até eu desconectar a bateria. Fui de carro na suzuki e eles falaram pra traze lá e tal, e que teria idéia do que seria só depois do feriado, putz, fudeu, fora que se for mesmo relê de partida aí custa 50 reais e tem que encomendar e demora uns 15 dias! Ah não! Aí fui numa loja de motos que tem oficina, que fica perto de casa, descrevi o problema, ah é relê de partida com certeza! Bom, aí voltei em casa tirei o relê e levei d novo pra ele, o mecânico, aí ele viu e ah, num tem paralela desse aki naum, tem q ser o original, falei que além de ser caro tem que encomendar e demora uns 15 dias aí ele falou, peraí, pegou um paralelo de titan, olhou, olha, o conector é diferente, mas se vc quiser dá pra faze uma adaptação, cortando o cabo do velho e adaptando nessa da Titan, opa, blza, foi o que fiz, e resolvido! Heheh, se eu fosse depender do original tava perdido.
Agora tá blza, partida normal e tal, um outro detalhe que queria comentar é um pequeno vazamento desde que fundi a minha embreagem tentando subi um morro (e postei aki), que tive que abri a tampa do motor troca os discos de embreagem e a junta, aí desde então tá tendo esse pequeno vazamento, dei uma reapertada e continua, o que pode ser?

O relê original (esq) com o cabo já cortado e passado pro paralelo de titan, à direita:
http://i12.photobucket.com/albums/a211/cesarlijo/Motor001.jpg

O vazamento:
http://i12.photobucket.com/albums/a211/cesarlijo/Motor002.jpg

Ah, e o relê paralelo custo 25 reais. Metade do preço, fico firmeza e na hora, heheh, é assim que eu gosto!

Jduarte
06-04-07, 12:39
deve ter sobrado algum pedaço de junta na carcaça ou na tampa, que impede a vedação completa junto do parafuso, porque parece estar saíndo entre ele e o furo da tampa lateral...

agm2112
09-04-07, 08:47
hauhauhauha ... como já estava imaginando ontem a noite ... estávamos falando da mesma coisa, mas com nomes diferentes ... essa peça aqui no Rio eu conheço como solenóide, ou automático. O nome relé de partida eu não conhecia ...

Jduarte
09-04-07, 10:15
isso também é uma coisa que já faz tempo que eu nem pensava, pq não tenho carro há anos: nos carros, em geral esse "relê" era incorporado no próprio motor de arranque, naquela capsula externa. É exatamente o "solenóide"...

mas esse "automático" que vc citou não é o "bendix"?

agm2112
09-04-07, 10:24
mas esse "automático" que vc citou não é o "bendix"?


Não ... era a solenoide mesmo ... o "Bendix" tb conheço como impulsor de partida. Mas já vi alguns mecânicos se refererindo ao conjunto das duas partes simplesmente como "automático".