PDA

Ver Versão Completa : Esclarecendo dúvidas sobre radares e multas!!!



rafametalheart
06-04-07, 14:00
[font=Verdana]Bom, eu sou operador de radar e um dos mediadores, creio eu, da maior comunidade do orkut sobre a CG 150 e vejo que a galera tem várias dúvidas sobre os radares se eles multam motos ou não. Portanto eu criei este tópico para estar esclarecendo as dúvidas que a galera tem sobre os equipamentos, autuações e etc...

A pergunta que mais ouço com frequência é se radar pega moto.
Bem, o radar pega moto sim, principalmente os fixos. Nos móveis, suas multas não valiam até pouco tempo atrás porque eles só classificam os veículos como pequenos ou grandes e a legislação exigia que para valer uma autuação fotográfica deveria constar o tipo de veículo e como ele não classificava motos, essas multas não eram válidas. Os radares fixos sempre classificaram motos, veículos pequenos, médios ou grandes sendo suas multas válidas!!! Com a mudança na legislação não é mais necessário constar na foto o tipo de veículo validando os registros de moto em qualquer tipo de equipamento.
Mas ainda assim, determinados tipos de equipamento de radar móvel não conseguem fazer a leitura das motos por sua massa ser pequena, e assim nos livramos de algumas multas!!!

Outra pergunta muito frequente é se os radares pegam veículos em velocidades altíssimas.
Ele pega sim, os mesmos radares que têm problemas ao ler motos devido sua pequena massa, dificilmente lêem veículos acima de 200km/h, mas existem equipamentos cujo o sistema de leitura é por alteração de luz (fotocélulas) que pegam os veículos em velocidades bem superiores a 200km/h. Os radares fixos por terem sensores instalados na pista de rodagem, abaixo do asfalto, pegam veículos em qualquer velocidade sem falha de leitura!!!



Bom, quaisquer outras dúvidas é só irem colocando ae que eu vou respondendo, ok???

Abraço pra todos ae!!!

muayzen
06-04-07, 14:04
Opa primeiramente seja bem vindo ao forum !

sera de grande valia sua ajuda com seus conhecimentos

gostaria de saber o seguinte:

Estava indo pa casa da minha namorada , ai eu pego uma alameda aqui , tem um radar no semaforo , era de madrugada umas 1 hr da madruga eu passei direto mais dentro da velocidade maxima q tava na placa sendo q o sinal estava vermelho!

os radares sao desligados de madrugada ? como q eh ? pq parar em sinal no rio de janeiro de moto eh pedir pa ser roubado !

abracos!!

rafametalheart
06-04-07, 14:11
No Rio de Janeiro e em São Paulo e algumas outras cidades grandes onde os índices de violência são meio grandes, os semáforos fotográficos não permanecem ligados exatamente para você não ser multado numa tentativa de fuga de ladrão. Existem os horários em que eles são desligados, em algumas cidades ficam das 0:00 às 6:00 e em outros das 23:00 às 06:00!!! Se informe direito sobre o horário em que ele fica desligado.

Tem outra também, estes equipamentos nem sempre são ligados em todos os pontos, alguns deles está ali só para inibir mesmo!!!

E em lugares onde não há restrições de horários eles podem sim multar à noite, existe flash e até iluminadores noturnos só para isto. Normalmente não dá para ver a luz, só funciona por infravermelho. E se quiserem ver esta luz, peguem um celular com câmera ou uma câmera digital e coloque em imagem preto e branco que vc vê a luz certinho!!!

PimEdu
06-04-07, 14:20
Po, uma vez de carro levei um flash na rebouças violento, era de radar movel... te falar q preferia infravermelho, pelo menos só fica puto uma vez, qdo senti o flash me deu uma raiva... quase q perco a carta naquela...
É verdade q em sampa o radar para multar tem q ta em lugar visivel, se não a multa não vale? um amigo meu q ama carro me falo isso...

rafametalheart
06-04-07, 14:24
No caso de radar fixo é sim!!! Aliás, não só em São Paulo como em todo o território nacional. As vias devem conter placas de aviso de que são monitoradas por radares fotográficos e também placas com o limite de velocidade de via!!!

mantabodyboarder
06-04-07, 14:29
Pela resolução do contran, não só radar fixo, mas também os estáticos precisam estar em local visível.

Mas duvido voce fazer cancelarem uma multa de um radar muquiado, não estão nem aí pra isso, não respeitam o contran, mas vc tem que respeitar.

rafametalheart
06-04-07, 14:43
O radar fixo é obrigatório estar à vista sim, o estático também, só que o estático precisa estar protegido também, afinal quem não gostaria de mandar um desses pros ares??? ]:)

Mas só que muitas vezes para proteger o equipamento, ele acaba não ficando visível para quem está trafegando na via, principalmente em alta velocidade. E no caso de vc encontrar um equipamento que realmente esteja escondido vc pode ir até uma delegacia e lavrar um Boletim de Ocorrência, tirar uma fotografia e anexar ao B.O. Assim vc fica assegurado se caso vc tomar multa e quiser recorrer depois!!!

Vale lembrar que existe uma legislação sobre a velocidade máxima em cada tipo de via e se vc estiver acima do que diz a legislação para aquele tipo de via, vc não ganha o recurso mesmo!!!

mantabodyboarder
06-04-07, 15:57
Indica só uma delegacia onde exista algum policial que queira fazer um BO desses, que não fique resmungando e já falando que nem adianta fazer BO nem nada, olhando pra sua cara, só faltando falar "se manda".

E sinto muito, mas "precisa estar protegido" não consta na resolução do contra...
Coloca um segurança tomando conta então, mas esconder é esconder, não importa a desculpa usada pra isso.

Claro, se a via for de 60km/h na legislação, não adianta reclamar se passar a 70. Mas se for de 80 e colocaram um radar de 40 muquiado, com uma plaquinha de mudança de velocidade quase em cima, isso adianta.

Não to falando pra sair desembestado, eu raramente passo acima do limite, principalmente em rodovias, mas aquelas avenidas de 4 faixas, onde é 70km/h e enfiam um trecho de meio quarteirão à 40km/h só pra colocar radar móvel muquiado, isso é f*d@

Cyber
06-04-07, 16:08
Rafa, esclareça uma duvida minha...

Aquelas placas reflexivas que o pessoal anda usando não conseguem ser vistas pelas fotos dos radares não eh mesmo? pois li em um jornal que esta proibido o uso destas placas já porque não conseguem identificar o veiculo depois da foto.

jonyhiei
06-04-07, 23:47
hm Cyber pelo q eu li, essas placas reflexivas sao mais faceis de c adulterar, colocando uma pelicula transparente q reflete o flash. nao sei c ta certo mas foi o q eu li.

destbr
07-04-07, 00:37
e o pessoal q passa no rente a guia, ajuda em alguma coisa? particularmente eu duvido, pois o angulo da camera deve ser grande!

rafametalheart
11-04-07, 20:39
Kra, o "estar protegido" não está na resolução do Contran, mas está na idéia de quem está montando o radar. Eu sei o que é vc montar uma merda dessas e ver nego até capotar pq tenta jogar o carro em cima, portanto nestas horas sabemos o que fazemos. E qto ao fazer o BO, vc tem direito, vc faz... O policial tem que te servir e tem que fazer o negócio.




"Cyber"
Estas placas podem ser vistas sim, na verdade até a placa comum pode acabar não sendo vista conforme a luminosidade da foto. Isso é praxe!!!



"destbr"
No caso de radares fixos montados dentro da cidade, não pega não. O laço é feito sobre a pista de rolagem e na guia não tem laço, portanto não tem leitura, agora se for radar móvel de nada adianta...

Em rodovias, só não tem laço no acostamento. Mas ao fazerem isso, tomem cuidado com a polícia rodoviária, hein???

FabricioFabuloso
11-04-07, 23:54
Fala rafael blz ??? viu os radares moveis hein rodovias funcionam a noite ?? pq sempre dou uma xutada a noite em rodovias q de dia tem mt radares moveis... mas percebi q eles nunca estão a noite... isso eh pq a galera naum ker por a noite ou limitação do equipamento em funcionar de noite ???

Abraçosss

destbr
12-04-07, 00:05
"destbr"
No caso de radares fixos montados dentro da cidade, não pega não. O laço é feito sobre a pista de rolagem e na guia não tem laço, portanto não tem leitura, agora se for radar móvel de nada adianta...

Em rodovias, só não tem laço no acostamento. Mas ao fazerem isso, tomem cuidado com a polícia rodoviária, hein???


mas o laço é magnetico, correto? se a moto passar na guia q nao tem laço e consequente rente ao laço, não é possivel pegar?
e pq eles nao colocariam laço nas laterais da pista de rolagem tb?

abraços e valeu pelas dicas :)

mantabodyboarder
12-04-07, 10:11
Kra, o "estar protegido" não está na resolução do Contran, mas está na idéia de quem está montando o radar.


Aí que está, a resolução prega exatamente CONTRA isso, ou seja, é necessário que esteja em local VISíVEL, protegido ou não.
Que coloque uma indicação que tem o radar ali atrás da armadura de titanio então!

E aliás, a intenção de "proteger" o radar é só pra aumentar a arrecadação, já que todos sabem que a lei obrigando a utilizar os recursos financeiros provenientes das multas é uma piada, os caras desviam tudo.
Se quisessem mesmo que não passasse a galera correndo, colocariam bem visível e sinalizado, aí todo mundo ia passar pianinho por ali...

Cara, já trabalhei por quase 3 anos no departamento de trânsito, sei dos truques e intenções dos caras, e sei de muita lama nos bastidores..

wendell
12-04-07, 10:35
Cara, já trabalhei por quase 3 anos no departamento de trânsito, sei dos truques e intenções dos caras, e sei de muita lama nos bastidores..


Ahahahahaa...essa foi demais

carnachion
13-04-07, 04:16
Aqui no Sul o que me deixa com duvida são os radares moveis fotograficos, a policia esta usando muito destes, só que eles apontam para a frente do veiculo e como moto não tem placa na frente não pegaria né? Eles podem me parar e aplicar a multa mesmo assim?
Qual o ângulo que essas cameras de radar movel pegam?

danielpaiva
13-04-07, 09:46
O problema de tudo, é que as vezes vc nem sabe onde e quando tomou a multa...ai depois de um tempo chega a multa em casa e até vc lembrar se tava rapido ou não , se tava visivel ou não o radar, se tava fujindo de alguem ou não, se tinha placas na rua..
é meio fo** isso..

Por isso tomo cuidado com esse lance de ultrapassar a velocidade.

rafametalheart
13-04-07, 13:03
Fala rafael blz ??? viu os radares moveis hein rodovias funcionam a noite ?? pq sempre dou uma xutada a noite em rodovias q de dia tem mt radares moveis... mas percebi q eles nunca estão a noite... isso eh pq a galera naum ker por a noite ou limitação do equipamento em funcionar de noite ???

Abraçosss



Funcionam à noite sim. Eles normalmente ficam montados até às 10 da noite, depois disso até as 5 ou 6 da manhã num tem nada...

Mas isto é na nossa área que é a anhanguera de Araras até a divisa com minas gerais, Cândido Portinari, SP 225, SP318 e SP340!!!

De resto eu não sei dar a informação correta, a única informação que posso dar é que o radar pode funcionar a noite inteira se o órgão administrador de trânsito do seu estado ou município quiser!!!

rafametalheart
13-04-07, 13:07
mas o laço é magnetico, correto? se a moto passar na guia q nao tem laço e consequente rente ao laço, não é possivel pegar?
e pq eles nao colocariam laço nas laterais da pista de rolagem tb?

abraços e valeu pelas dicas :)



Ele não é bem magnético não. Os sensores não se passam de fios de cobre que são colocados no meio do asfalto. Eles rasgam o asfalto pra colocar os sensores e rasgar as guias já seria um outro trabalho um pouco maior para se colocar o equipamento. Tem uma série de limitações, não é impossível desenvolver um equipamento que pegue as guias, sargetas e acostamentos, mas tudo gera custo também, né???


E como sabemos, o nosso governo quer o menos de despesas possível e o máximo de lucro possível!!!

rafametalheart
13-04-07, 13:11
Aí que está, a resolução prega exatamente CONTRA isso, ou seja, é necessário que esteja em local VISíVEL, protegido ou não.
Que coloque uma indicação que tem o radar ali atrás da armadura de titanio então!

E aliás, a intenção de "proteger" o radar é só pra aumentar a arrecadação, já que todos sabem que a lei obrigando a utilizar os recursos financeiros provenientes das multas é uma piada, os caras desviam tudo.
Se quisessem mesmo que não passasse a galera correndo, colocariam bem visível e sinalizado, aí todo mundo ia passar pianinho por ali...

Cara, já trabalhei por quase 3 anos no departamento de trânsito, sei dos truques e intenções dos caras, e sei de muita lama nos bastidores..




Este parte já não é mais de minha empreitada. o que sei é que o motorista joga o carro em cima mesmo se puder, atiram objetos, descem do carro e chutam o equipamento, o escambau!!!

Eu tento sempre deixá-lo protegido e ao mesmo tempo visível, mas se eu tiver que escolher entre visível ou protegido, eu escolho protegido.

Tem outra coisa também, a questão de sinalização, placas de velocidade, placas dizendo que a rodovia é fiscalizada por radares fotográficos são de responsabilidade da concessionária que administra a rodovia, se municipal, do município e não das operadoras e muito menos "dos operadores" de radar!!!

rafametalheart
13-04-07, 13:14
Aqui no Sul o que me deixa com duvida são os radares moveis fotograficos, a policia esta usando muito destes, só que eles apontam para a frente do veiculo e como moto não tem placa na frente não pegaria né? Eles podem me parar e aplicar a multa mesmo assim?
Qual o ângulo que essas cameras de radar movel pegam?


Eu não sei como está a legislação no seu estado, aqui no estado de São Paulo não pode!!! Mas mesmo assim, de vez em quando dou de kra com um PMR engraçadinhos parando os veículos para aplicar multa por alta velocidade.

rafametalheart
13-04-07, 13:18
O problema de tudo, é que as vezes vc nem sabe onde e quando tomou a multa...ai depois de um tempo chega a multa em casa e até vc lembrar se tava rapido ou não , se tava visivel ou não o radar, se tava fujindo de alguem ou não, se tinha placas na rua..
é meio fo** isso..

Por isso tomo cuidado com esse lance de ultrapassar a velocidade.



Isto realmente é difícil!!!

Mas aqui no estado de São Paulo sempre sabemos onde estava o radar. Quase sempre eles estão visíveis, nem que seja depois que vc passou por eles!!!

Eu mesmo já tomei 3 multas por alta velocidade e sempre soube onde foi que tomei, só que eu estava acima da velocidade e vi logo que passei, ae num deu tempo de frear e a multa veio...

Por enquanto estou com 9 pontos na minha carteira!!!

hehehe

mantabodyboarder
13-04-07, 16:04
3 multas de velocidade e só 9 pontos?

Tá transferindo pra quem?? :D

rocksul
13-04-07, 21:53
Aqui no Sul o que me deixa com duvida são os radares moveis fotograficos, a policia esta usando muito destes, só que eles apontam para a frente do veiculo e como moto não tem placa na frente não pegaria né? Eles podem me parar e aplicar a multa mesmo assim?
Qual o ângulo que essas cameras de radar movel pegam?

Pelo que andei lendo, até um cara da policia federal q de vez enquando almoça lá no restaurante do serviço disse que esses radares fotográficos fotografam tudo, seja pela placa da frente ou seja pela placa de tras, depende da posição do equipamento, eles programam esse radar fotográfico para fotografar todos os veículos que passam e sua função é apreensão de veículos com multas ou ipva não quitados alem de localização de carros roubados - segundo ele, um sistema já liga as policias umas as outras permitindo que o policial de porto alegre fotografe um veículo e compare se o mesmo veículo foi fotografado recentemente em outra cidade, por exemplo, fotografado hoje em POA e amanhã em Rio Grande, então eles encaminham essas placas a polícia militar que por sua vez não faz nada (minha opinião).

batata
13-04-07, 22:50
E por exemplo, numa avenida de 2 ou mais faixas, se você passar por um radar bem na divisa das faixas, sobre a faixa pontilhada traçada entre elas, o radar pega ??

Hehehe e quanto ao pessoal que passa a milhão com o garupa tampando a placa com uma mão e mandando um "jóia" pra camera com a outra hehehe... O pessoal que vê as fotos fica louco tentando decifrar a placa nas fotos ou eles nem ligam pra isso?

_Mauricio_
13-04-07, 23:55
Aqui no Sul o que me deixa com duvida são os radares moveis fotograficos, a policia esta usando muito destes, só que eles apontam para a frente do veiculo e como moto não tem placa na frente não pegaria né? Eles podem me parar e aplicar a multa mesmo assim?
Qual o ângulo que essas cameras de radar movel pegam?


Na BR 101 aqui em Santa Catarina tbem tao colocando bastante esses ai. No meu serviço eu cuidava da parte de multas, e veio varias da BR mas todas pegavam o carro de frente. Nao sei mas, pelo que o pessoal me falou esse radar soh pegava quem estava na pista da esquerda e de frente. E a policia rodoviria nao fica junto. Entao se passar uma moto ele fotografa a frente, como nao fica policial junto na hora, acho q nao tem como eles te pararem, pq soh devem pegar o equipamento num determinado horario (tipo fim da tarde).

carnachion
17-04-07, 23:43
Na BR 101 aqui em Santa Catarina tbem tao colocando bastante esses ai. No meu serviço eu cuidava da parte de multas, e veio varias da BR mas todas pegavam o carro de frente. Nao sei mas, pelo que o pessoal me falou esse radar soh pegava quem estava na pista da esquerda e de frente. E a policia rodoviria nao fica junto. Entao se passar uma moto ele fotografa a frente, como nao fica policial junto na hora, acho q nao tem como eles te pararem, pq soh devem pegar o equipamento num determinado horario (tipo fim da tarde).


Aqui o policial fica junto do equipamento algumas vezes, dai imagino que devem parar pra multar.

PimEdu
18-04-07, 08:04
Em sampa tem os radares que ficam la sem ninguem e as vezes montam esquemas que param para multar, mas o comum mesmo é usar radar e mandar a multa para casa.

rafametalheart
25-04-07, 11:52
3 multas de velocidade e só 9 pontos?

Tá transferindo pra quem?? :D


Uma já passou de um ano e os pontos expiraram, uma de cinco pontos, ainda valendo a antiga resolução do contran e outra de 4 na nova resolução do contran, ambas de 125km/h em local permitido para 110!!

rafametalheart
25-04-07, 11:57
E por exemplo, numa avenida de 2 ou mais faixas, se você passar por um radar bem na divisa das faixas, sobre a faixa pontilhada traçada entre elas, o radar pega ??

Hehehe e quanto ao pessoal que passa a milhão com o garupa tampando a placa com uma mão e mandando um "jóia" pra camera com a outra hehehe... O pessoal que vê as fotos fica louco tentando decifrar a placa nas fotos ou eles nem ligam pra isso?







Vixe, num deu pra ver já descartam. Existe um departamento na empresa em que eu trabalho em Campinas onde a mulherada só faz isso. Não deu pra ver já era, cai no relatório como placa não visualizada por obstrução e pronto!!!

Isto antigamente era serviço do DER, mas por problemas como decifrarem errado só para passarem a multa adiante, foi obrigado a deixar em nome da empresa responsável pela operação!!!

rafametalheart
25-04-07, 12:00
Em sampa tem os radares que ficam la sem ninguem e as vezes montam esquemas que param para multar, mas o comum mesmo é usar radar e mandar a multa para casa.




O comum e utilizável é este método, já que o radar não fotográfico foi proibido no estado de São Paulo!!!