PDA

Ver Versão Completa : esclarecimento sobre a suzuki yes



black_devil
07-04-07, 23:37
ola pessoal...
sou novo no forum fiquei um bom tempo lendo os topicos... e hj eu resolvi q vou comprar uma suzuki yes...

mas eu gostaria de saber quais saum os problemas mais comum dessa moto... pois como sou de laguna/SC n tem loja da suzuki....

eu jah olhei varias motos HONDA, YAMAHA, SUNDOWN... escolhi a suzuki pelo fato de ela ser mais bonita e completa do q as concorrentes...
soh gostaria de ficar mais a interado a respeito dessa moto... e jah sei ateh de alguns defeitos e soluções para eles...
*um desse defeito eh o polemico caso do tudo de ar... q o nosso colega JDuarte axo uma solução
* e o problema da lampada trazeira pois com a vibração do motor ela acaba c queimando...
abraços a todos...
e espero ficar por dentro dos possiveis problemas q ela pode apresentar para mim...

obrigado

Ramiro
08-04-07, 02:07
Esse dito "problema do duto de ar" não pode ser considerado um problema. E a lâmpada queimar é normal.
Pra mim o unico problema que deu foi o globo óptico levantar bolha, mas pedi a garantia e ganhei um novo. Fora isso não tive mais nenhum problema em 25 mil kilometros

Carlos Roberto
08-04-07, 03:00
Tenho uma Intruder e o problema que tenho é o consumo de combustivel elevado. Ainda não fiz as modificações sugeridas pelo JD, mas, depois de fazer o afastamento do duto, o consumo melhorar, poderei considerar sim um "problema do duto de ar". Mas vou esperar a revisão dos 3 mil e continuar andando nela sem as modificações, enquanto ainda estará amaciando. Caso o consumo elevado continue, eu faço as moidificações. Não faço agora para não perder a garantia e para não confundir a variação do consumo depois do motor amaciado com as modificações do JD.

PimEdu
08-04-07, 05:15
Cara, sou fã da YES, mas se não tem loja suzuki ai acho q complica, tem yamaha ou honda ai? faz uma consulta com algum mecânico ai sobre peças de reposição para ela pq apesar de achar ela disparadamente o melhor custo beneficio do mercado, sem conc vc pode acabar esperando meses por uma peça caso precise.
Sobre problemas, ela não tem tenhum não, é uma excelente moto, não perde em nada para nenhuma concorrente.

black_devil
08-04-07, 06:03
pessoal.. aki na minha cidade tem 3 lojas HONDA, YAMAHA e SUNDOWN
eu andei olhando as motos e da honda a mais barata eh a titan fan por volta de 6000 (muito feia pro meu gosto :G)
a YAMAHA ateh q gosto da YBRmas tbm esta na casa dos 6000 e a SUNDOWN saum ateh baratas... mas n me agradou axo elas meias esquisitas pricipalmente a hunter 125..
OBS eu n tenhu nada contra elas.... eu ateh vi duas yes aki na minha cidade... e axei elas muito bonitas...

e os mecanicos da minha cidade saum tudo da antiga frase q noix estamos acostumados a escultar "moto eh honda e ole lah yamaha" sinceramente issu n entra na minha kbeça... o negocio eh o cara ter a esclusividade ]:)

a loja mais proxima da minha cidade fica na capital florianopolis/SC cerca de 210Km de distancia...

ateh final desse ano vou tirar uma motoquinha da loja... e pretendo tirar uma suzukinha...
pelo q eu tenhu olhado pela a net ela eh uma otima moto... foi por issu q eu resolvi ficar mais por dentro dessa moto..

peço desculpas c eu falei alguma besteira e obrigado pela a ajuda...

feliz páscoa

PimEdu
08-04-07, 06:26
Minha opinião é q a YES é a melhor moto entre as 125/150 do mercado, para mim ela é melhor q qq CG ou YBR. Ela ainda tem a vantagem de ser bem mais barata que as concorrentes. Só perde em motor para a CG, de resto mata a pau.
Ela tem como desvantagem a revenda, ainda acaba perdendo mais dinheiro com ela, e peças paralelas que quase não existem, oq te faz refem das concessionárias. É uma moto mto resistente, não costuma dar problema nem nada. O complicado é vc ter q encomendar uma peça a 210km da sua cidade caso precise, se para vc isso não é um problema vai fundo, a motoca vale mto a pena.

jfms_pe 125cc titan 98
08-04-07, 08:57
será o velocimetro e o conta giros da suzuki tem como colocar na cg???? acho muito bonito o painel dessa moto

Ramiro
08-04-07, 12:49
Da uma olhada nesse tópico aqui tbm..
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=12779.new#new

Ivan RJ
08-04-07, 19:21
black, pode comprar de olhos fechados. A minha foi comprada em janeiro de 2006 em uma consecionária aqui do Rio, até a data de hoje não deu nenhum problema, nem uma lâmpada queimada. Faço todas as revisões no prazo de 3000kms. Não fiz nenhum macete na moto, ela está como veio de fábrica. Coloquei dois acessórios que acho indispensáveis, o mata cahorro e a antena que corta linha de pipa antes que ela corte o nosso pescoço. A minha moto está muito economica. Seja bem vindo ao PN e qualquer coisa que precisar estamos a disposição, se puder coloque o estado e a cidade em que vc mora. Um grande abraço a todos os irmãos.

Carlos Roberto
08-04-07, 20:10
A Intruder parece ser muito resistente e é muito gostosa de andar. O que tô gostando nas marcas que tão investindo em motos 125 a 250cc, é que elas estão colocando no mercado produtos diferenciados, bem equipadas e com visual moderno, no caso da Yes por exemplo, ou com visual retrô, como a Intruder e a Sundow 90, enquanto a Honda cara-de-pau ataca de POP 90.

sucupira
08-04-07, 21:28
... E a lâmpada queimar é normal.


Normal não é viu...já vi várias YES com lanterna queimada, acho que é controle de qualidade isso. Minha lâmpada tem 15k e nunca queimou... :)

Lagartixxa
08-04-07, 21:43
esse negocio de compra qq coisa q nao tem assistencia na propria cidade eu acho fria!
pra comeca c ja vai ter q viajar pra levar a moto pra sua cidade, e 210km na estrada pra amaciar o moto nao vai ser legal!
depois c tem q contar q pra fazer as revisoes vao ser 420km rodados! eu nao animaria!
tem tbm os riscos q qq motociclista corre q é de sofre um acidente(espero do fundo do coracao q vc nunca nenhum), q por mais bobo q seja sempre fica um retrovisor pra tras ou uma seta no chao e pra repor isso vai ser outra viagem de 420km!

mas si vc ta disposto a ter a moto é isso ae, vai fundo, quem tem essa moto é so elogios! eu mesmo era pra ter uma, mas aki na minha cidade na epoca q eu entrei no consorcio so tinha uma concessionaria ai eu fiquei com medo de compra ela

RGBguima
09-04-07, 08:38
* e o problema da lampada trazeira pois com a vibração do motor ela acaba c queimando...



Caro Black_Devil seja bem vindo e bela escolha que vc fez..
em questão da lanterna queima devido a vibração que o motor gera na traseira...
e pelo bocal da lanterna esta meio "solto" acaba queimando a lampada... somente da lanterna a de freito continua intacta...
por isso nosso amigo vina fez esse tutorial para resolver..

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=12341.0

black_devil
09-04-07, 08:48
eh pessoal vou comprar mesmo a yes...
quando eu estava conveçando com uns amigos me falaram q parece q tem uma oficina na cidade vizinha q mexe na yes... hj a tarde eu vou pegar a moto do velho pra dar uma olhada dai dps eu dou uma resposta pra vcs...

obrigado pela ajuda...
esse forum ta show :clap:

RGBguima
09-04-07, 08:52
Boa sorte Lah Cara.
Espero que volte com boas noticias...

Jduarte
09-04-07, 09:21
vou participar tb... :)

Black_devil, algumas concessionárias têm mecânicos com prática suficiente para fazer uma revisão em motos de outra marca, ainda mais em se tratando das 125, que são bem mais simples de se revisar. Claro que vc não teria o carimbo da autorizada... e talvez tivesse que arranjar as informações dos ajustes específicos do motor, para o mecânico. Como vc mesmo citou, sobre uma outra oficina, isto também é uma possibilidade.

Sobre a moto em sí, acho que o único ponto fraco dela é o rolamento da caixa de direção, e apesar disso ser uma coisa comum, ainda tem a ajuda de uma regulagem errada que a maioria das autorizadas faz, que é deixar muito folgada, muito solta.

Estou citando sobre essa folga, porque ela também contribui para a vibração no restante da moto. É uma coisa curiosa: se deixa muito folgada, o restante da moto acusa a vibração do motor... e se ajusta direitinho, isso diminui.

Ainda fazendo uma ligação com os dois problemas que vc citou, que são facilmente solucionáveis, depois de feitos os acertos na carburação, a vibração do motor também diminui. O motor tem uma ligeira suavização no funcionamento. Quem sente mais isso é o garupa, na pedaleira trazeira.

Então resumindo: é uma ótima moto, robusta, resistente, com mecânica eficiênte e conhecida, é bonita, e é gostosa de usar... trate bem dela no começo, que esse gosto vai durar...

RGBguima
09-04-07, 09:27
vou participar tb... :)

Sobre a moto em sí, acho que o único ponto fraco dela é o rolamento da caixa de direção, e apesar disso ser uma coisa comum, ainda tem a ajuda de uma regulagem errada que a maioria das autorizadas faz, que é deixar muito folgada, muito solta.
Estou citando sobre essa folga, porque ela também contribui para a vibração no restante da moto. É uma coisa curiosa: se deixa muito folgada, o restante da moto acusa a vibração do motor... e se ajusta direitinho, isso diminui.


Jduarte, como faço para "ajustar" esse rolamento da caixa de direção?

Jduarte
09-04-07, 10:08
RGBguima,

tem que soltar os dois parafusos que prendem as bengalas na mesa superior, e soltar aquele parafuso central embaixo do guidão (na realidade é uma porca). Com isso, a mesa superior pode se desencostar um pouquinho da porca castelada de ajuste, que está por baixo dela.

O ruim é que o manual de serviços não traz a informação do torque de aperto correto. É uma das falhas dele.
Em outros manuais, de outras motos, o procedimento é soltar a porca de ajuste uma volta e depois apertar com o torque indicado. Isso, apenas para o ajuste, porque quando se desmonta para uma lubrificação, por exemplo, o procedimento é um pouquinho diferente. Dianteira da moto suspensa e sem a roda.

No caminho inverso, para reapertar o restante, deve-se apertar primeiro o parafuso central de cima (a porca central), e depois os parafusos que prendem as bengalas.

ENTRETANTO, ao se apertar aquela porca central, geralmente provoca-se um desalinhamento entre as duas mesas. Então, antes de apertar os parafusos que prendem as bengalas, é preciso verificar se as mesas (e as bengalas) estão alinhadas.

Kratos
09-04-07, 23:46
Cara.. a moto é excelente. Estou com a minha a quase 9 mêses e não tenho reclamações. Até mesmo a lâmpada da lanterna que a galera cita nunca queimou e não sei se isso é uma coisa que podemos generalizar.

black_devil
10-04-07, 01:24
pessoal eu falei com o cara da oficina... ele mexe sim com a suzuki yes...
mas eh R$80 pra fazer a revisaum...
confeço q o preço ta caro mas n estou desanimado... eh como o nosso colega falou fazer 420 Km pra fazer a revisaum eh froid prefiro percorer 65Km e pagar mais...

eh relação a a foga da caixa de direção eu n sabia... obrigado pela dica JDuarte
agora eh soh esperar o DIMDIM entrar e comprar a moto :lol:

e sair curtindo a motoca :OK: :clap:

vlw pessoal

Salles
10-04-07, 10:03
Minha Yes ta com 11500km e nunca queimou nenhuma lâmpad, va na fé com Yes.