PDA

Ver Versão Completa : De quanto em quanto vcs trocam vela?



César
09-04-07, 12:32
10 mil em 10 mil? Mais?

Lagartixxa
09-04-07, 12:34
acho q no manual da Titan fala pra trocar de 8 em 8mil

Stone
09-04-07, 12:40
Minha troquei com 21k.

Jduarte
09-04-07, 16:12
eu estou na 3a vela da minha Yes... as duas anteriores, troquei com 15 mil, cada uma (eram aquela NHSP, tão boas quanto as NGK). A atual, que é NGK, chegou aos 15 mil tb, mas vou trocar só na hora em que perceber os sinais para isso...

carnachion
09-04-07, 16:52
troquei com 11 e depois com 17
pretendo trocar de 5 em 5 mil agora, é baratinho.

Jduarte
09-04-07, 16:58
troquei com 11 e depois com 17
pretendo trocar de 5 em 5 mil agora, é baratinho.


opa... :)

é baratinho, mas é um desperdício... por que pensa e trocar com tão pouca quilometragem assim?

César
09-04-07, 18:01
A da Yes comprei numa motopeças por 25 reais, num quero nem imaginar quanto custa na Suzuki. A minha primeira troca foi com 16 mil, a moto simplismente não pegava mais, acabei com uma bateria, no dia seguinte quando tentei ela pegou, ela já tinha feito isso umas duas vezes, aí troquei a vela e o problema acabou. Agora ela tá com 25 mil já comprei a vela acho que vo troca ela já.

Furious VIPER
09-04-07, 20:10
Eu troquei com 15 mil... por recomendação do mecânico! Ela tava boa ainda! mas pra evitar problemas eu troquei! Acho q vale a pena fazer essas trocas, mesmo q o produto não dê sinal de desgaste.. afinal 15mil km pra uma vela de 15 reais.. tá ótimo!!

lugano
09-04-07, 20:19
Eu peguei minha moto com 8 mil rodados, segundo o antigo dono tinha feito as revisoões e tal, mas de la pra ca, nunca troquei a vela, e olha que agora ela ta com quase 20 mil, sempre pega de primeira, a não ser as vezes que o carburador tava zuado, mas agora reguladinho, bateu pegou.

LuiZão
09-04-07, 22:07
De 8 em 8k conforme manual.

alqudwa
09-04-07, 23:35
isso varia muito da marca da vela ! e o tipo de eletrodo

comprei agora a moto e tenho costume de fazer todas as especificaçoes nela ! parte eletrica e mecanica e coloquei um par de vela da BOSH com aste dupla deu 82$ para CB500

carnachion
10-04-07, 05:28
opa... :)

é baratinho, mas é um desperdício... por que pensa e trocar com tão pouca quilometragem assim?


Sai R$10 a vela da Fan, pra não ter problema com vela vou trocar nessa quilometragem mesmo, não faz mal né? No manual manda a cada 8 mil.
Depois que vi moto não pegar por causa de vela antes de viajem fiquei cabrero!
E o cabo de vela tem que trocar quando?

Jduarte
10-04-07, 09:28
Sai R$10 a vela da Fan, pra não ter problema com vela vou trocar nessa quilometragem mesmo, não faz mal né? No manual manda a cada 8 mil.
Depois que vi moto não pegar por causa de vela antes de viajem fiquei cabrero!
E o cabo de vela tem que trocar quando?


o cabo geralmente dura muito... e a vela também, se ambos não forem do tipo resistivo (é a resistência que é colocada neles que pode diminuir a vida útil).

A menos que vc tire o cachimbo do cabo muitas vezes (o que vai danificando o contado dos fios do cabo), geralmente ele dura a vida inteira da moto.

Quanto à vela, se vc criar o hábito de retirá-la a cada 2500 km aproximadamente, e fizer uma limpeza (raspar as carbonizações para não acumular calor nelas, mas sem fazer isso no isolador cerâmico que há dentro da ponta da vela) e regular a folga do eletrodo central, dificilmente ela não chegaria aos 15 mil km, e sem perda de rendimento. Essa manutenção prolonga muito a vida da vela.

carnachion
10-04-07, 19:26
o cabo geralmente dura muito... e a vela também, se ambos não forem do tipo resistivo (é a resistência que é colocada neles que pode diminuir a vida útil).

A menos que vc tire o cachimbo do cabo muitas vezes (o que vai danificando o contado dos fios do cabo), geralmente ele dura a vida inteira da moto.

Quanto à vela, se vc criar o hábito de retirá-la a cada 2500 km aproximadamente, e fizer uma limpeza (raspar as carbonizações para não acumular calor nelas, mas sem fazer isso no isolador cerâmico que há dentro da ponta da vela) e regular a folga do eletrodo central, dificilmente ela não chegaria aos 15 mil km, e sem perda de rendimento. Essa manutenção prolonga muito a vida da vela.


O problema é que eu não encosto na vela nunca.
Eu não faço nada na moto mesmo, só ando e deixo para revisões.
Quero começar a fuçar, mas sou muito adepto a medidas precisas para fazer isso, já que faço faculdade em física sou chato pra isso.
Quero comprar uma sonda lambda pra por no escape e um hallmeter pra regular a mistura, dai começo a limpar carburador. Mas agora não tenho grana pra isso.
Da vela não sabia que era bom limpar, as vezes, vou fazer isso. Valeu a dica!

Jimmy1979
14-04-07, 17:11
5000 em 5000 ... sem olhar

destbr
15-04-07, 01:16
a minha ta com 10 mil e nao troquei na ultima revisao (8 mil) pretendo trocar no meio do ano agora, q ela devera estar nos 13mil.

aproveitando: jduarte, como regular o espaço corretamente do eletrodo? q ferramentas eu preciso pra isso? o maximo q eu faço eh passar uma lixa entre ele e o ferro de cima. e na rosca ta preto, tem q tirar essa sujeira da rosca tb?

carnachion, vc ja viu os precos da sonda e do medidor? tenho interesse num equipamento desses tb, mas nem imagino onde comprar! vc tem ideia de onde instalar a sonda tb? teria q fazer furo no escape ou há alguma forma de colocar sem furar nada?

obrigado!

oldskullo
15-04-07, 02:34
acho que o período é 8k mesmo, mas é que durabilidade da vela depende de muita coisa. Além dessas que o JDuarte & cia citaram, vai também do combustível que vc coloca, se é de procedência boa e não tem resíduos de outras coisas (xixi, água, solvente) e outras coisas mais.
Eu com 9k retirei a vela e dei uma olhada, ela tava bem carbonizada aí não deu outra e já troquei. Se tivesse em estado melhor eu teria deixado.

Ah e não sei se o JDuarte ou alguém mais faz isso, mas eu uso uma serrinha (aquelas de arco de serra) como medida padrão pra folga do eletrodo, ela tem ± 0.8mm que pelo manuel da Honda é a padrão pra vela (entre 0,8 e 0,9mm).

Jduarte
15-04-07, 10:21
a minha ta com 10 mil e nao troquei na ultima revisao (8 mil) pretendo trocar no meio do ano agora, q ela devera estar nos 13mil.

aproveitando: jduarte, como regular o espaço corretamente do eletrodo? q ferramentas eu preciso pra isso? o maximo q eu faço eh passar uma lixa entre ele e o ferro de cima. e na rosca ta preto, tem q tirar essa sujeira da rosca tb?

carnachion, vc ja viu os precos da sonda e do medidor? tenho interesse num equipamento desses tb, mas nem imagino onde comprar! vc tem ideia de onde instalar a sonda tb? teria q fazer furo no escape ou há alguma forma de colocar sem furar nada?

obrigado!




o ideal é usar aquelas lâminas de cálibre, vendidas às vezes até em camelôs.
Com a informação da folga certa para a sua vela, vc coloca a lâmina entre o pino central (que é o eletrodo) e o massa (o ferro da ponta da vela). Se a folga está menor que a espessura da lâmina, não a forçe para abrir com a própria lâmina. Use um alicate para puxar levemente o ferrinho mais para cima, e depois vá ajustando com batidinhas para ir fechando, e inserindo a lâmina até ficar justa.
A rosca da vela, propriamente dita, não precisa raspar, mas a borda dela é bom... procure tirar toda incrustração, pq são carbonizações que ficam acumulando calor. Antes de remontar a vela, vc pode passar um pouquinho de WD40...

rocksul
15-04-07, 13:18
Esse é o tipo de peça que, por ser barata, vale a pena trocar de acordo com as especificações do manual.

destbr
15-04-07, 17:23
legal, vou ver se acho essas laminas!
obrigado pelas dicas!

Dj Serginho Sag
15-04-07, 18:30
Nossa meu, eu troquei faz um tempo já...me lembro que paguei moh cara nas velas da CB...

Da Biz eu nunca troquei e já faz mais de 1 ano que tenho a moto...quais as consequencias de usar uma vela por muito tempo...ela pega numa boa qdo dou partida

Catelan
15-04-07, 21:08
Bom gente sou novo por aqui a minha tá com 16000 está ok pega na primeira quais as consequencias de usar uma vela muito tempo? pois ela não apresenta sinais de estar ruim e nem tudo que o manual diz é para se seguir a risca.

Jduarte
15-04-07, 21:45
não há consequências de se usar uma vela que esteja funcionando bem, por muito tempo. Se ela não estiver funcionando bem, é claro que deve-se trocar, né? Mas se ela não oferece resistência ao centelhamento, tá dando a faísca direitinho, é só cuidar da limpeza e da folga correta, e boa!...

Mas se a alimentação tá ferrada, a gasolina é podre e o dono não liga prá existência dela, aí nem precisa esperar muito para ela começara a dar os sinais de desgaste...