PDA

Ver Versão Completa : O poder policial



rocksul
13-04-07, 22:02
Um policial pode me multar por me dizer "Você está acima da velocidade"?
Tomei uma multa a um tempão atrás quando um policial me parou uns dois quilometros a frente de um local onde havia uma viatura da PF parada, o cara me disse você estava em velocidade excessiva num trecho não permitido, eu me neguei a assinar a multa, mas, mesmo assim fui multado.
Isso é legal? Eles podem fazer isso?

Tomei um susto essa semana passada, na semana da sexta feira santa, no dia do jogo do Inter e Emelec, saí da escola as 9:40 (o CDI ainda não tava dando pau!) e saí correndo pra tentar ver o começo do jogo em casa, daí numa ruazinha do centro de POA até o mercado público eu estava a 100km/h, eu não sabia que nessa semana santa eles montavam um esquema de policiamento especial para essa porcaria de venda de peixe no mercado público, tinha um monte de policiais, reduzi, não me pararam e fui embora.
No dia seguinte fui abordado por um guarda de transito, verificou meus documentos viu tudo ok, olhou minha placa e me disse - aqui começa mais uma história minha, não sou forrest... sou roqueiro!
Guarda municiap
"é tu mesmo! tu sabe qual a velocidade máxima permitida nesta rua?"
Rocksul
"a velocidade indicada pela placa."
Neste momento o guarda olha para os lados e pergunta ah rocksul
"Que placa?"
Rocksul indignado
"Se não tem placa e tu que é guarda de transito não sabe, por que eu deveria de saber?"
Guarda
"Ta não precisa de placa em zonas urbanas de alta densidade a velocidade máxima é de 40km/h"
Rocksul
"Eu não ando com um medidor de densidade no bolso, não sei quando é denso ou não é, alias eu não tenho nem 1º grau, não sei o que é densidade"
Guarda indignado e furioso
"Rapaz ande a uma velocidade de até 40km/h e paramos por aqui"
Rocksul
"Jóia"

Bom, fui embora, agora me atucano, pode um pm parar do meu lado a qualquer momento e dizer, "tu tava a 100 nesse trecho" e me multar do nada como o policial federal fez a tempos atrás, isto é permitido? como recorrer dessas multas?

vini
13-04-07, 23:14
nao pode,
ele tem q usa um equipamento de medicao,
na multa tem q constar o numero do equipamento de medicao, a data de aferição do aparelho e a marca e modelo do aparelho, e c for radar vem uma foto tua passando pelo equipamento, c eu tivesse um scanner eu t mostrava como eh haiushiuashiuashiuhsua
c na multa nao constar esses dados do aparelho tu recorre alegando insuficiencia dos dados da multa, pq ela vai ta incompleta... axo q eh isso
flw

jrvalmir
14-04-07, 02:11
Pode te multar.

Administrativamente falando... Alguns funcionários públicos podem agir discriscionariamente, assim eles podem tomar atitudes diversas de um rol que não é taxativo, mas sim exemplicativo. É o caso do policial que pode agir, logico, que sem execessos para chegar a um fim, que é de interesse público.

Assim, vc que vai ter que se virar para provar que nao tava acima do limite de velocidade permitido desde que o policial fundamente, logicamente a multa. Geralmente eles pegam algumas testemunhas que estavam trafegando no momento. Se responderem que você estava rapido.. ja é o suficiente.


Acho que devemos parar e pensar que o direito individual não pode se sobrepor ao direito coletivo. Esse transito tá uma merda, vamos ser mais coerentes e ajudar e não arrumar maneiras de burlar os objetivos.

Portanto, ande na linha e reze para nao cruzar com um policial corrupto.

PimEdu
14-04-07, 08:20
Ja vi varias vezes em estrada policial escondido medindo velocidade de carro e outros la na frente paravam e multavam, normal isso. Antigamente multa de velocidade era um policial com um binoculo e um cronometro e outro mais a frente parando e multando, então não acho q isso seja ilegal e nem que obrigatoriamente precise de um equipamente de medição não. Parti do pressuposto que confiamos em nossas autoridades e que elas não serão corruptas, claro q no Brasil....

Furious VIPER
14-04-07, 12:01
O ruim disso tudo é q... no brasil a gente sabe q NADA funciona!! Se os policiais fossem tooooooodos bem preparados e com uma grande maioria sendo coerente... aceitaríamos... tentaríamos andar na linha! mas é foda os caras saírem inventando multa pq tem q encher os cofres públicos. aí a gente desanima, pq qqr coisa vira motivo de multa!
Um dia vou fazer igual o Ivan-RJ... andar com a moto 100% original... pra poder responder o q eu kiser pros policiais... afinal, a moto estará em ordem, documentos pagos e eu provavelmente andando na linha!!
Mas isso eu dxo pra daki uns 20 anos... por enqto tá bom assim nessa bagunça mesmo! pelo menos eu me divirto!!heheh

mantabodyboarder
14-04-07, 14:54
Pra esclarecer, precisa sim de um instrumento de medição (radar por microondas, radar fixo ou estático), e na multa precisa constar o numero do equipamento (pode ser código, mas tem que publicar em diario oficial a tabela de códigos internos), e a data de aferição.

Não existe essa de que "administrativamente" o cara pode te multar por velocidade. Balela, a regulamentação é bem clara a respeito de multas de velocidade.

Se voce está a 180Km/h e um policial emparelha com voce e fala que no velocimetro dele marca 180km/h, vc só fala parabéns pela máquina! Não pode multar baseado nisso, não é um instrumento aceito e aferido.

O que aconteceu com o policial federal é o que falaram, devia ter um muquiado medindo e passando o rádio.

E pra velocidade quando não tem placa, isso tá no Código de Trânsito:
80 km/h em vias de transito rápido
60 km/h em vias arteriais
40 km/h em vias coletoras
30 km/h em vias locais

(Alguém vai no São Google e pega as definções das vias...)


Ou seja, Alta densidade? Mesma coisa que blábláblá Whiskas Sache...