PDA

Ver Versão Completa : Continuando com o Macete



Jduarte
14-04-07, 09:30
Bom... e então?

podemos continuar o assunto do macete?... trancaram o tópico "Explicando o Macete", o que beneficia o principal causador disso.

Há algumas pessoas que ficaram praticamente sem o ponto de retorno do que estávamos fazendo...

Eu estou de saída... volto só à noite.
Abraços.

Cyber
14-04-07, 09:53
JD prossiga com minha autorização, me dedicarei a este topico. Ao pessoal que gosta de desvirtuar as coisas, ao invés de postar asneiras apenas observem e deixem o topico limpo para quem realmente interessa. Ok?

hedertone
14-04-07, 09:57
Isso mesmo!

Aê João!... agente devia tentar encontrar alguma maneira de medir... a velocidade média do ar que entra no tubo em determinadas faixas de velocidade..? o que vc acha?

PimEdu
14-04-07, 11:45
Com esse valor da para avaliar melhor o efeito do afastamento, sem ao menos ter uma ordem de grandeza é dificil.
Sobre oq aconteceu em minha moto após o afastamento e a regulagem da lenta (sai de umas 6 voltas para 2 e meia, e de 1000rpm para 1500rpm).
Parece ter ficado mais esperta na saida e sobe de giro um pouco mais rápido, mas como isso foi bastante sutil e é bastante subjetivo fica dificil de falar. O escapamento agora ao desligar estoura mais rapido (aqueles tec tec tec ficaram mais rapidos) e ao ligar ela começa em 1000rpm e ao esquentar vai para 1500rpm, antes ligava e ja ficava em 1000rpm. Continuo sem usar o afogador para ligar a moto. Consumo ainda não tenho, completei ela na quinta acho, daqui uma semana reabateço e posto os resultados, mas pelo q percebi deste ultimo (andei mais ou menos metade com o tubo afastado ja) não deve ter uma melhora significativa, mas isso melhor esperar para ver, continuo andando na mesma tocada que antes, nem chutado demais nem vovo. Antes quando pegava uma subida q acelerava tudo e usava rotação la em cima (7 8k rpm) na hora q desacelerava a moto engasgava, dava um soco e depois reduzia a velocidade, agora não fez mais isso.
E ai, normal isso q aconteceu com a minha?

hedertone
14-04-07, 11:59
esta melhor resposta em subidas e uma força a mais eh o resultado esperado.. mas vamos tentar arrumar uma maneira de encontrar este valor para que possamos avaliar melhor esta mudança!

abraço!

PimEdu
14-04-07, 15:23
Po, de subida nem mudo nada não (pelo menos não q eu tenha percebido), só de saida q parece ter mudado um pouco mesmo, mas de resto não parece ter mudado mto não, pelo menos nada q eu perceba (como disse não sou mto sensivel para essas coisas).

Jduarte
15-04-07, 10:36
opa, pessoal...

eu não conheço os cálculos para se chegar à velocidade do ar, naqueles pontos. Como disse o Alan, em outro tópico, esse fluxo é pulsante.
Vamos pensar que o pistão quando desce não tem uma velocidade linear. Ele começa do zero, no ponto morto superior, aumentando a velocidade até a metade do curso dele, e depois começa a desacelerar, até chegar ao zero novamente, quando chega ao ponto morto inferior. Então, isso faz o fluxo se "esticar" no começo da descida, e depois faz o fluxo se "comprimir" um pouco, devido à inércia dessa massa de ar...

Baseado no curso desse pistão, com algum cálculo que eu desconheço se chegará a um valor aproximado dessa velocidade.

Mas eu não acho essa medida tão importante assim...

PimEdu
15-04-07, 12:34
É bastante importante sim, pq a perda de carga (ou seja, a deficiencia na aspiração do ar) varia com a velocidade. Tipo, eu não conheço mto o funcionamento do motor então nem sei como poderia estimar essa velocidade. Oq acho q seria legal seria um estudo um pouco mais teórico do fenomeno, mesmo q de uma maneira simplificada (por exemplo adotando que a velocidade é sempre igual a velocidade média). Se velocidade for muito baixa ai o escoamento seria laminar, e o afastamento do tubo não levaria a grandes modificações no perfil, se for mto rapido a coisa muda, e dai se pa o afastamento tem um efeito maior. Pode ser por isso por exemplo que em alta (qdo suponho q a velocidade seja maior) e acelerando muito minha moto parou de falhar ao desacelerar.

Jduarte
15-04-07, 22:15
a velocidade do ar aumenta com o aumento de rotação do motor. Se o pistão está subindo e descendo mais rapidamente, o deslocamento do fluxo resultante também será mais rápido.

Mas vamos pensar numa situação assim: vc está numa estrada, com o motor a 9000 rpm, e tem um pouco de vento contra. Devido a isso, vc está com aproximadamente 2/3 do curso do acelerador aberto, e mantendo uma velocidade constante (pouco importa qual seja).
Lá no carburador, há um fluxo de ar passando com uma velocidade " X ", resultante do giro em que o motor está, e formando um volume " V ", uma quantidade qualquer de ar sendo admitido.
Então um caminhão entra na sua frente, e corta o vento que estava te segurando, e para manter a mesma velocidade que a moto estava, vc precisa soltar o acelerador, e este acaba ficando em 1/4 da abertura, por exemplo.
O que aconteceu ao fluxo de ar no carburador?
O motor continua girando nos mesmos 9000 rpm, mas vc fechou bastante a passagem de ar dentro dele, ao soltar mais o acelerador... então, o fluxo tem a mesma velocidade " X ", mas acaba sendo constituido de um volume menor que aquele " V ".
Está passando menos ar, mas ele mantém a mesma velocidade...

É por pensar nessa situação que eu considero que a velocidade desse fluxo não seja tão relevante neste caso.

PimEdu
16-04-07, 11:20
Oq digo, é que o problema provavelmente varia com a velocidade. Se a velocidade for baixa o suficiente, vc praticamente não tera problema com o tubo, pq o escoamento vai conseguir se moldar as curvas facilmente e entrar no circuito de baixa (qq erro de nome e tals desculpem, mas não manjo mto de mecanica não) tranquilo. Agora, se começa a ficar muito grande, a tendência em não se moldar cresce, o efeito das curvas piora (o ar que teria uma vazão Q sem a curva pode ter 10% 20% a menos, isso depende mto da velocidade), e a tomada do circuito pode ficar mais prejudicada. Eu pessoalmente duvido q o escoamento tenha uma velocidade baixa, deve ser um escoamento turbulento.
Vamos tentar estimar. Qual o volume da câmara que o pistão faz em um ciclo (sobe e desce)? Ele admite ar a cada 4 ciclos ou estou errado? Com isso da para estimar acho, mas como não sei os valores num rola, se alguem tive eles do uma olhada nisso. Vou tbm procurar em livros sobre o efeito desse formato no escoamento, apesar de ter acesso a livros de escoamento de liquidos, a mudança é apenas dos parâmetros, então da para ter uma boa noção (agora isso deve demorar, pq to meio sem tempo).
Oq acho q vale a pena fazer agora (depois de varios testes com varias motos) é partir para tentar entender oq está realmente esta acontecendo para dai poder fazer algo mais sólido, ter argumentos fortes, dai fica mais facil de convencer as pessoas, as vezes dai até tentar contato com a suzuki denovo.

Jduarte
16-04-07, 11:59
ah, entendí... acho que a velocidade já será considerável a ponto de haver interferência dos condutos já a partir dos 3 ou 4 mil rpm...

A cada aspiração (que é um dos ciclos, e que acontece uma vez a cada duas voltas do girabrequim), esse motor "desloca" pouco mais de 124 centímetros cúbicos... essa é a medida. Mas na prática eu não tenho como afirmar se o motor consegue realmente trabalhar esse volume certinho, ou se é menos ou mais.

Numa conta simples, quando o motor está a 3000 rpm, estará havendo 1500 aspirações por minuto. Isso, nessa conta apenas da medida do deslocamento do pistão, representa aproximadamente 186 litros de um flúido (a mistura ar/gasolina) por minuto, ou 3,1 litros por segundo.

Hoje não dá tempo para eu medir (vc havia me perguntado sobre a distância que o ar percorre). Amanhã de manhã monto aquele conjunto novamente, incluindo o coletor logo após o carburador e meço... acho que vou usar um barbante. Aí só fica faltando a distância que tem da entrada do cabeçote até o pistão (colocado no ponto morto superior).

PimEdu
16-04-07, 12:19
Se conseguir mede a a distância entre a entrada no tubo e a saida (em linha reta mesmo) e a diferença de altura dela (hmmm, não sei se ficou claro isso).
O motor aspira ar uma vez a cada dois ciclos ou a cada 4?

Jduarte
16-04-07, 12:57
são 4 ciclos: admissão, compressão (aqui completa uma volta do girabrequim), explosão e por fim escapamento (aqui, mais uma volta)... então, qualquer dos ciclos ocorre uma vez a cada duas voltas do girabrequim.

O motor aspira ar uma vez a cada 4 ciclos, apenas no ciclo da admissão, o que resulta em duas voltas no girabrequim.

Vou fazer a medição com o restritor normal, e com ele serrado... e tentar medir também sem o restritor (é que aí tenho que ver onde é o início dessa medição).

Que diferença de altura vc se refere?

PimEdu
16-04-07, 17:58
hmmm, tipo, da saida no filtro até a entrada no carburador, entendeu? la tem uma distância, num sei direito.

Jduarte
17-04-07, 11:21
medí apenas o caminho mais curto, usando uma linha de costura...

da entrada da caixa do filtro de ar, até a ponta do coletor de admissão (com a seta):

A - sem o restritor, 263 milímetros

B - restritor serrado, 294 mm

C - restritor normal, 328 mm...

a última foto é para termos noção do fluxo, olhando-se lateralmente a configuração...


(pessoal, como é que se insere a imagem, ao invés de anexar?)

PimEdu
17-04-07, 11:37
Vc consegue as medidas do tubo? Se ja remonto deixa queto, a gente pode dar uns chutes mesmo. Tipo, precisava de distância entre a entrada e a saida (em linha reta) e a diferença de altura do tubo (a distância horizontal do "centro" da entrada até o "centro" da saida). Com isso vou estimar a velocidade e perguntar para meu professor se ele tem alguma ideia.

Jduarte
17-04-07, 12:40
é que eu fiquei matutando como é que eu ia medir aquela "coisa"...

olhe as fotos lá do Motonline, e estas também, e me dê uma idéia de "o quê" medir...

Esse conjunto não está na moto, está aqui, separado. Na moto eu estou com o carburador e o tubo da Intruder vácuo...

PimEdu
17-04-07, 12:49
Faz assim, coloca ele deitado em uma folha de sulfite, dai marca o centro de cada boca do tubo (aproximadamente) e mede a distância horizontal dele e vertical. Deu para entender?

Jduarte
17-04-07, 13:06
acho que sim... deslocamento do centro de cada extremidade (cada bocal), e a distância entre essas "áreas"...

Bom... fica para amanhã...

ah, e o diâmetro delas também, né?

PimEdu
17-04-07, 14:04
hmmm, era uma boa tbm o diâmetro, se der...

Jduarte
18-04-07, 12:06
Vamos lá:

a distância "A", medida com a improvisação das linhas para formar o centro de cada bocal, ficou em 70 mm aproximadamente. Como a ponta do carburador avança 9 mm dentro do bocal do tubo, a distância ficará em 61 mm (não descontei a distância do encaixe da caixa do filtro de ar, no outro lado do tubo)
A distância encontrada na última foto, o que representa praticamente a distância "facial" entre os bocais, ficou em aproximadamente 53 mm.


o deslocamento entre os centros ("B") ficou em aproximadamente 33 mm... não conseguí fazer essa medida com tanta precisão, mas creio que esteja razoável.

O diâmetro externo da ponta do carburador é 38 mm, e o interno começa em 35 mm e vai diminuindo depois de uns 3 mm. (o diâmetro interno do bocal do tubo condutor é 36,5 mm aprox.)

O diâmetro interno da saída da caixa do filtro de ar é 64,5 mm. O tubo condutor se encaixa em um ressalto de aproximadamente 10 mm, na caixa.

Então temos: o ar passa pela saída da caixa do filtro, de 64,5 mm e vai para a entrada do carburador, de 35 mm de diâmetro...
se fosse em linha reta, percorreria uns 53 milímetros nesse tubo... entre os centros dos bocais, percorrerá 61 mm aproximadamente.

Lembro que as medidas feitas com o conjunto montado fisicamente na moto, devem variar alguma coisinha.

Minghe
17-11-08, 20:42
Desenterrando tópicos...... :lol:

Agora que comprei a YES125, gostaria de saber sobre este assunto que, pelo que vi, foi muito debatido, à respeito da entrada de ar da YES e Intruder.

Algumas perguntas :

1- Esse problema ja foi resolvido nas 2008 ?
2- É comprovado a eficácia ?
3- Alguem que tenha feito, faria novamente ?
4- Qual a medida do carburador da YES 125 ?
5- Porque ela estrala demmaaaaaaais quando desliga ?


Minghe

moisespatriarca
17-11-08, 20:45
1- NÃO!!!
2- SIM!!!
3- JÁ FIZ 2 VEZES
4- NÃO SEI :G
5- Isso já foi discutido, é por causa da dilatação que acontece no escapamento quando ele esquenta, e da contração quando ela vai esfriando, e acredite, ao desligar a moto, já vai começando a esfriar, a temperatura baixa muito!!!

Minghe
17-11-08, 20:51
Moises , diga uma coisa, voce fez apenas aquilo de afastar o tubo, ou ja existe algum paralelo ou parecido que possa ser colocado ? sentiu realmente DIFERENÇA que valha a pena ?

moisespatriarca
17-11-08, 22:44
Fiz o macete sim, só não cortei o tubo restritor, mas afastei o tubo e mudei a posição da agulha (eu não, o próprio Jduarte), achei que a moto ficou mais forte, claro que ela não virou um foguete, mas melhorou :OK:

Tem gente que coloca um filtro esportivo também, e ajusta a agulha e o parafuso da mistura. :OK:

Kaveira
18-11-08, 14:34
Eu serrei o restritor "no toco" e deixei a ponta do duto quase que no lugar original na entrada do carburador. Abri o parafuso da mistura exatamente 3 voltas e meia. A marcha lenta ficou ó: uma !@#$%¨&*(fica oscilando, dando umas engasgadas até morrer). Tentei abrir mais o parafuso da mistura, tentando vários pontos, mas não teve acordo. Estou sem marcha lenta.

Mas eu acho que o carburador tá sujo. Como não tenho como fazer o bura em casa, assim que passar as provas da faculdade vou levar a pirulita na oficina pra resolver o carburador. Não se se estou sendo meio "hiopcondríaco" achando doença onde não tem, mas carburador com 1 ano e 9 mil kilômetros só na gasosa aditivada fica bagunçado??? Ou fiz cagada em cortar o tubo restritor?

Abraços,

R4F4
18-11-08, 14:46
cortei o tubo, porem uso filtro de ar esportivo, muda muito a moto coloca filtro de ar.. POREMMMMM ela ta manca em subidas.
faz amigo, piorar não vai.

mndbm
22-11-08, 12:01
seguindo o passo a passo certinho, sem atropelos, não tem como errar :G

moisespatriarca
22-11-08, 12:16
RAFA se vc usa filtro esportivo a regulagem não tem que ser outra? ;)

Kaveira
24-11-08, 11:23
Resolvido o meu "pobrema" - vela rotativa da suzuki...

É isso mesmo pessoal, a vela estava "girando em falso", ou seja, segurando ela pela rosca, gira-se a parte da cerâmica toda, inclusive o eletrodo, e até dá uma folguinha axial. Trocada a vela, problema resolvido.

Ah, antes que eu me esqueça, o carburador tava mais limpo que novo, nem giclê entupido tinha - prova real dos efeitos da gasolina aditivada.

Na autorizada, morreram 60 caramelos - 30 do carbura e 30 da vela (carinho né... mas com o carburador desmontado não dá pra negociar muito...), sem contar que de cara me pediram 40 pra fazer carburador. Furada de zóio à parte, a moto ficou ótima.

Abraços,

R4F4
25-11-08, 02:19
sim..
tanto que to tentando até hoje regular
rsrs