PDA

Ver Versão Completa : 2 reservatorios de fluido de freio: como funcionam?



destbr
15-04-07, 04:30
fala pessoal,

queria saber como funciona o freio das motos queq possuem dois reservatorios de fluido de freio.

pra q serve o reservatorio da esquerda? ele eh acionado como? imagino q se o manete da esquerda eh o da embreagem, como ele seria acionado? eh somente pra moto com dois discos na frente?

abraços!!

rocksul
15-04-07, 13:17
Se a moto tem freio a disco dianteiro e traseiro, são necessários dois reservatórios.

oldskullo
15-04-07, 13:33
e o acionamento é no pedal do freio, igual na maioria das motos.

destbr
15-04-07, 17:10
ahh sim pessoal, esse resevatorio eu ja vi na parte traseira das motos, mas o q eu digo, sao dois reservatorios nos manetes mesmo!

um reservatorio no manete da direita (como agente ja ta acostumado em motos com freio a disco) e outro no manete da esquerda. esse da esquerda q eu gostaria de saber como funciona!

valeuu

barbeirorp
15-04-07, 20:07
ahh sim pessoal, esse resevatorio eu ja vi na parte traseira das motos, mas o q eu digo, sao dois reservatorios nos manetes mesmo!

um reservatorio no manete da direita (como agente ja ta acostumado em motos com freio a disco) e outro no manete da esquerda. esse da esquerda q eu gostaria de saber como funciona!

valeuu


o outro que vc viu... pode ser 2 casos..


1 caso.. uma scooter com freio a disco na dianteira e na traseira. o caliper ( reservatório, burrinho de freio) do lado esquerdo em relaçao ao piloto seria do freio a disco traseiro... e o da direita para o disco dianteiro

2 caso.. uma moto com embreagem hidraulica.

destbr
16-04-07, 01:08
o outro que vc viu... pode ser 2 casos..


1 caso.. uma scooter com freio a disco na dianteira e na traseira. o caliper ( reservatório, burrinho de freio) do lado esquerdo em relaçao ao piloto seria do freio a disco traseiro... e o da direita para o disco dianteiro

2 caso.. uma moto com embreagem hidraulica.


essa da scooter eu nao sabia q era assim. fica igual bicicleta entao. mas nao seria perigoso uma pessoa q ta acostumado com o freio dianteiro na direita, mudar pra esquerda?

entao deveria ser embreagem hidraulca mesmo. vi uma v-strom q eh assim e depois vi uma 7 galo tb.
achei estranho pq o reservatorio esquerdo eh exatamente igual ao direito.
nao sabia q 7 galo tinha embreagem hidraulica.

obrigado.

barbeirorp
16-04-07, 08:30
essa da scooter eu nao sabia q era assim. fica igual bicicleta entao. mas nao seria perigoso uma pessoa q ta acostumado com o freio dianteiro na direita, mudar pra esquerda?

entao deveria ser embreagem hidraulca mesmo. vi uma v-strom q eh assim e depois vi uma 7 galo tb.
achei estranho pq o reservatorio esquerdo eh exatamente igual ao direito.
nao sabia q 7 galo tinha embreagem hidraulica.

obrigado.



7galo não tem embreagem hidraulica ( cb 750k 1973 a 1979 )

a que tem embreagem hidraulica que deve ser a que vc viu eh a cbx 750f de 1986 a 1994 .

destbr
16-04-07, 13:49
entao eh isso mesmo, confundi! era ela mesmo!

mas legal, nao sabia q moto tinha embreagem hidraulica tb! vivendo e aprendendo! :)

barbeirorp
16-04-07, 14:58
entao eh isso mesmo, confundi! era ela mesmo!

mas legal, nao sabia q moto tinha embreagem hidraulica tb! vivendo e aprendendo! :)


sim, v-max... muitas harleys.. qualquer moto com mais de 1000cc começa a ter hidraulica

destbr
16-04-07, 15:03
e as suas bareirorp, alguma delas tem ?

valeu!

barbeirorp
16-04-07, 15:27
e as suas bareirorp, alguma delas tem ?

valeu!



nenhuma das 3. a scooter não tem embreagem kkkk ( pelo menos que eu possa controlar ) nem a 535 nem a cb

mas a cb 400 eu bolei uma.. vamos ver, de-repente eu faça futuramente

destbr
16-04-07, 15:40
e qual a vantagem de se ter uma hidraulica? eh mais macia e mais precisa?

barbeirorp
16-04-07, 16:23
e qual a vantagem de se ter uma hidraulica? eh mais macia e mais precisa?



macia no sentido de "leve"


PRECISÃO= DE CABO

destbr
16-04-07, 16:40
legal..
boa sorte com o projeto e nao esqueça de postar fotos e suas impressoes :)

abraços!

Arnaldo
23-04-07, 20:54
O reservatório do freio traseiro fica sob o banco, o do guidon lado esquerdo é da embreagem.
A embreagem hidráulica, além de mais macia, a passada de marcha é mais suave no motor.

jecastro
24-04-07, 09:30
e qual a vantagem de se ter uma hidraulica? eh mais macia e mais precisa?

Sim, muito mais leve, acontece que a moto tem embreagem na mão então em motores grandes a embreagem também é maior e mais pesada, já tentou acionar a embreagem de um carro com a mão para sentir o peso do pedal, imagina ter que fazer isto centenas de vezes ao dia. O sistema de embreagem hidráulica funciona com ajuda de uma bomba que mantém o óleo sobre pressão, quando você aciona o manete o óleo é liberado para empurrar a embreagem. Funciona como uma direção hidráulica.

barbeirorp
24-04-07, 09:40
Sim, muito mais leve, acontece que a moto tem embreagem na mão então em motores grandes a embreagem também é maior e mais pesada, já tentou acionar a embreagem de um carro com a mão para sentir o peso do pedal, imagina ter que fazer isto centenas de vezes ao dia. O sistema de embreagem hidráulica funciona com ajuda de uma bomba que mantém o óleo sobre pressão, quando você aciona o manete o óleo é liberado para empurrar a embreagem. Funciona como uma direção hidráulica.



isso nos carros...

na moto tem um burrinho "ao contrário" do lado esquerdo. é igualzinho ao burrinho de freio a disco... soh que invertido, do outro lado. ae qdo tu aperta ele ele aciona um pistão similar da pinça e desembreia. ae o fluido volta ao lugar

destbr
24-04-07, 15:43
q legal pessoal, nao sabia q moto era assim tb! da proxima vez q ver uma moto assim, vou tentar reparar mais na embreagem.

e vai um tubo pra onde iria o cabo? eh visivel?

barbeirorp
24-04-07, 16:27
q legal pessoal, nao sabia q moto era assim tb! da proxima vez q ver uma moto assim, vou tentar reparar mais na embreagem.

e vai um tubo pra onde iria o cabo? eh visivel?


tem um flexivel