PDA

Ver Versão Completa : Multa sobre escapamento



djpiui
18-04-07, 14:15
Ae pessoal, tô ae numa dúvida cruel ao q fazer nessa situação...
Levei uma multa por alteração de caracteristica por causa do escapamento (esportivo) e farol d falcon.
Como faço pra recorrer, pois achei um absurdo, o poliça mandou eu acelerar e me deu multa (não tinha nenhum medidor d decibéis)... recolheu meus doc e r$127,00 d brinde...

Quero recorrer, como faço?

Tiger
18-04-07, 14:24
PQP esse poliça... Não teve nem corverça... fazer oq tenta recorrer, mas alteração de caracteristica num sei não...

massumi
18-04-07, 14:24
recorrer tem como sim... meu irmao recorreu uma vez e ganhou a causa...
por causa de escape tambem....
pelo menos aqui em MS da pra recorrer... num sei nu seu estado!!!

RGBguima
18-04-07, 14:27
Axo que da pra recorrer sim...
ainda mais se seu escapamento for da Roncar, pois no site deles tem um documento pra download que fala sobre os decibéis...
e fala que esta dentro da lei...

Olhem esse link no fim da página....

https://roncar.websiteseguro.com/br/faq.php#13

ahlmiranda
18-04-07, 14:32
É dificil, pois se voce disser que ele nao tinha nenhum medidor especifico e foi medido so de ouvido, pode ser que eles queiram fazer uma mediçao na sua moto, coloca o escape original, tira umas fotos da moto, e faz a tua defesa dizendo que voce so alterou o farol e que sequer possui escape esportivo, que o seu escape era original e que o guarda colocou essa do escape pra lhe prejudicar... é dificil, mas pode ser que cole...

Tiger
18-04-07, 14:35
Se alterou as caracteristicas, vai ser foda recorrer vc vai alegar oque, "não o escap é original".

Agora se ele te multou por ruído que altrapassa os limites de tolerancia, aí é causa ganha, pois se ele não tem o audiodecibelimetro ou audiodosímetro, ele não tem como caracterizar a infração... blz....

PS. É a sua palavra contra a do poliça...

Furious VIPER
18-04-07, 15:19
Tem um detalhe... vc PODE SIM trocar sua peça por uma outra desde q a peça q substituiu atenda todas as medidas de segurança e de funcionalidade! Vc alterou o veículo sim, mas ele continua tendo um escape q ronca dentro das normas, continua tendo um farol q ilumina dentro das normas (esse vai ser meio foda de provar)!!
Recorre duma vez cara... vai na central dos Azulzinho aí de Sapuca e faz uma justificativa bem boa! leva junto akele laudo da roncar impresso, e GRAMPEIA junto.. não coloca clips nem nada.. grampeia! e ainda cita na sua justificativa "anexo está o laudo da roncar atestando o volume emitido pelo escapamento esportivo"!!

ahlmiranda
18-04-07, 17:17
Tem um detalhe... vc PODE SIM trocar sua peça por uma outra desde q a peça q substituiu atenda todas as medidas de segurança e de funcionalidade! Vc alterou o veículo sim, mas ele continua tendo um escape q ronca dentro das normas, continua tendo um farol q ilumina dentro das normas (esse vai ser meio foda de provar)!!
Recorre duma vez cara... vai na central dos Azulzinho aí de Sapuca e faz uma justificativa bem boa! leva junto akele laudo da roncar impresso, e GRAMPEIA junto.. não coloca clips nem nada.. grampeia! e ainda cita na sua justificativa "anexo está o laudo da roncar atestando o volume emitido pelo escapamento esportivo"!!


Ta certo, ele pode sim fazer mudanças na moto, so que após essas mudanças a moto tem que ser vistoriada e as mudanças aprovadas e as alteraçoes têm que constar no documento da moto.

Cyber
18-04-07, 19:12
ahlmiranda, tu é policia cara??? esclarece minha dúvida!

Recorre que na maioria dos casos ganha, pois não tem como eles saber o grau de ruído soh com o ouvidrômetro...

Luigi
18-04-07, 19:25
Errado o escape não entra no CSV eu fiz o CSV com escape esportivo, só foi medido os DB's mas não entrou no CSV!

Já o farol, é bucha, esse sim tem que fazer CSV!

Furious VIPER
18-04-07, 19:30
CSV: Certificado de Segurança Veicular??

s1nned
18-04-07, 19:31
mano...se ele naum tav acom medidor de decibéis.... e a alteração q vc fez não é de grande importância.... (como mudar a cor, chassi e o motor da moto)
POR QUE RAIOS DEIXOU ELE LEVAR SEUS DOC?

na boa...ele não tinha como comprovar q seu escapamento ultrapassava os decibéis...e escapamento não vai no documento...

jecastro
18-04-07, 19:32
Ta certo, ele pode sim fazer mudanças na moto, so que após essas mudanças a moto tem que ser vistoriada e as mudanças aprovadas e as alteraçoes têm que constar no documento da moto.

Não, não concordo contigo, a necessidade de alterar no documento só é necessária quando existe mudança de combustível, potência ou descaracterize a moto como mudança da cor ou colocação de uma carenagem integral, o que ocorre é uma interpretação abusiva por parte dos policiais, a mesma não ocorre com motos Cutom nem com automóveis. Nunca ví um documento de carro que constasse troca do escapamento original, ou troca da roda de liga leve por outra.

rocksul
18-04-07, 19:35
Olha só cara, ele não pode te multar por alteração de características nem mesmo por excesso de barulho no caso do teu escapamento, tu é aqui da cidade e já vou te explicando.
Para te multar por excesso de ruídos no caso do teu cano, na multa consta o número de sério do equipamento? se não consta recorre que tu ganha. Já vai clicando no linkzinho da Roncar postado aí em cima por um colega.
É considerada alteração de características tudo aquilo que divergir do veículo em relação ao documento do veículo, por exemplo, motocicleta verde e tua moto ser amarela é alteração de características, isto era muito usado quando os caras alteravam carro de álcool pra gasolina e vice-versa, é a mesma coisa em um carro, alterar o forro do banco de pano para couro é uma alteração de característica certo?
Eu fui multado a um tempão atrás em São Leopoldo, na avenida independência (acho q deve ser o teu caso tb), recorri aos orgãos competentes e não paguei a multa que espera até hoje uma resolução, mas não paga isso não. É coisa de policial moderno.
Se tu já pagou, nem te encomoda, solicita ressarcimento e extorsão, só que aí vai precisar de advogado, e, assim como eu ainda não paguei a multa pela não resolução da ocorrência, tu deve demorar pra receber algo, vai pagar o advogado a toa, deixa para a próxima.
A, e outra, eles vão te ameaçar até não poder mais que vão levar teu veículo, deixe que levem, eles multam a torto e direito para bater a meta de multas impostas pela governadora.
Já levei multa na comet por alteração de características no banco, no painel isso tudo antes mesmo de verificarem a documentação, multam depois pedem docs, só aqui em sapucaia mesmo, depois que eles veem, ah, não é uma twister, perguntam: "que moto é essa", normalmente eu respondo, leia o documento. Agora, depois de tanto ser parado, eles nem me param mais ainda acenam bem paspalhos. Bando de ***.

Ramiro
18-04-07, 19:39
Quanto ao escape, você esta totalmente correto em querer recorrer tendo em vista que eles não mediram quantos DBs estava emitindo o seu escape, outra falta deles é terem recolhido os seus documentos, isso não pode.

Porém, eles podem te multar por alteração das características no momento em que você adiciona uma peça na moto que não é dela e muda a característica física do veículo.

rocksul
18-04-07, 19:46
Se no documento da moto diz, Farol Redondo de lâmpada amarela, daí eles estão certos, é alteração.

s1nned
18-04-07, 19:58
isso ae rocksul..
se não esta especificado e detalhado no documento, vc pode alterar sem preocupação e NÃO PODE ser multado por isso...
é diferente por exemplo, como colocar turbo em um carro... vc ai esta alterando o motor do caro e isso vai contra a patente da fabrica...
vc pintar de outra cor...
mas se vc quiser colocar uma escapamento com espinhos, colocar couro camulflado no banco, amarrar fitinhas do senhor do bom fim nos retrovisores de Kawasaki q vc colocou... vc pode sim.. pq nada disso é especificado no documento....


basicamente a única coisa q o policial deveria verificar é o chassi, a regularização dos documentos e se a moto estava em condições de trafergar.. se ela naum tava só o cabrito com malária....

Luigi
18-04-07, 21:11
Isso do farol não é verdade
Vocês estão tirando conclusões precipitadas, nenhum veiculo mostra suas caracteristicas originais de fabrica no documento

Você alterando o farol, está alterando o SISTEMA DE ILUMINAÇÃO.
E para alterar o sistema de iluminação precisa SIM DO CSV, o codigo nacional de transito é bem especifico quando a isso.

Escape estando dentros do db's é beleza

No meu documento da falcon consta o farol como modificado.

rocksul
18-04-07, 21:58
Então o cara tem que andar com o manual da moto na mão, assim como o policial com um equipamento para medir a capacidade de iluminação da lâmpada.
Vou catar o manual da moto. Peraí.
Ta aqui ó:
(K) Sistema de lâmpadas:
As especificações elétricas das lâmpadas estão indicadas na tabela ao lado*.
Ao substituir uma lâmpada queimada, utilize outra de mesma capacidade.
A utilização de lâmpadas fora das especificações pode causar uma carga excessiva no sistema elétrico ou danificar a lâmpada.

Nomes - Capacidades
Faróis HI(ALTO) - 35W
Faróis LO (BAIXO) - 35W
Luz do Painel - 5W
Freio e Lanterna Traseira - 21/5W
Luz do pisca-pisca - 10W
Luz da placa de licença - 5W

Fim do manual
* no manual está ao lado mas aqui no forum está abaixo.

Bom, isso é o da minha moto, agora, se eu estiver usando um farol de Falcon por exemplo, ele estaria fora de alguma destas especificações de minha moto, com certeza, mas nem por isso estariam caracterizando uma multa por alteração de caractarísticas, isto porque, no próprio manual diz...

"Evidência de adulteração do equipamento ou características que afetem a segurança do veículo"

Bom, usar um farol de falcon é uma adulteração do equipamento, mas, utilizá-lo não afeta a segurança do veículo, se afetar, mandem prender todas as Falcon's que andam rodando Brasil a fora.

Agora vou procurar a multa de alteração de características...

rocksul
18-04-07, 22:25
....
Artigo 3o - Na hipótese de alteração de características, consoante determinação contida na Resolução Contran nº 25/98, a autoridade de trânsito deverá proceder ao desbloqueio do documento mediante a apresentação do Certificado de Segurança Veicular – CSV, emitido por empresa credenciada pelo INMETRO.
...
Pega o CSV e esfrega na cara desse mumia.

É a mesma coisa que eu ter uma Cg quadradinha e colocar o farol redondinho, amanhã vou no detran pra perguntar, se eu trocar meu farol redondo por um quadradinho, o que é que vai estar escrito na documentação do veículo, acho que nada e ainda vão rir de minha cara.

Legal de ler...
http://www.infojus.com.br/webnews/noticia.php?id_noticia=2126&
http://www.detran.rs.gov.br/fr_crvaservi.htm#alteracao
http://www.s3tcar.com.br/forums3tcar/viewtopic.php?p=22464&sid=523b4300f4f33d63f5aa0e2c2bc56ed4

Furious VIPER
18-04-07, 22:47
Muito bom o tópico... tÔ curtindo mesmo! bah... um dia eu ainda vou ter a cara de pau de andar todo fora-da-lei e ainda xingar os puliça!! hehehe

robincs
18-04-07, 23:00
Quanto ao escape, dá uma lida nisso daqui:

http://sapao.bluehosting.com.br/sobre_motos/resolucao_conama_252.doc

cold-milk
18-04-07, 23:01
eu to fuuuuu
carenagem,farol e logo o escape RS
hahahah ... será q passa na blitz?

(para constar ja passei assim por uma, nem pararam)

Carlos Roberto
19-04-07, 15:59
Tava respondendo um outro tópico sobre a retirada do parama traseiro da moto ser considerado descaracterização do veículo. Acho que aqui, quando a troca do farol é o mesmo assunto. Não há lei, que eu saiba que fale sobre a mudança de formato de farois em motos. Sei sobre troca de motor, troca da cor predominante, troca de chassi, mas de farol nunca, há não ser que seja alteração da luminosidade e direção da luz de forma que prejudique outros condutores ou que reduza a luminosidade. Exemplo: instalação de lâmpadas azuis, ou lâmpadas muito potentes. Ou faróis de milha direcionados muito altos. Talvez o Detran não aceite suas declarações sobre a multa, pois eles não estão enm aí pra isso. Querem é que pague e pronto, mas se você tiver um certificado do escapamento e do seu cumprimento das leis ambientais, pois, senão, a Roncar nem poderia fabricar escapamentos, você pode entrar na justiça que ganha numa boa, mesmo com o farol de falcon. Pena que, como todo processo, demora e, contra o estado, não se pode entrar na justiça pelas pequenas causas.

rocksul
19-04-07, 17:39
Na lei diz respeito as alterações de características, uma parte diz assim "sistema de iluminação", acho q farol, lâmpada, fio, parafuso e o botão de liga/desliga farol alto/baixo são as peças que compõe o sistema de iluminação.
Trocar um parafuso de ferro por um de alumínio já seria uma alteração de características no sistema de iluminação, acontece que policial não sabe o que é parafuso. Só sabe diferenciar formas geométricas (o que já é de bom tamanho para a cabeça de lata deles). Ele viu ah esse não é redondo nem quadrado, vô te multa.

Luigi
19-04-07, 17:54
Rocksoul, tais falando uma bestaira atrás da outra, tais instruindo o pessoal errado, quero ver quando o pessoal começar a se fuder e for colocar no teu rabo!

Seguinte, EU JÁ FIZ UM CSV, então sei como funciona

Farol, tais mudando SIM as carcarteristicas do sistema de iluminação , lampada, é aceita de ATÉ 60w, branca ou amarela!

Quando se faz o CSV, é testado a luminosidade, e o angulo de ilumanaçãi, foi feitos todos esses testes na minha moto! (isso com o acerbis diamond) e passou.

ahlmiranda
19-04-07, 18:14
Bom... a lei pode ser interpretada de varias maneiras, alterem como quiser, um guarda pode interpretar diferente de voce, multar, e voce recorrer, ai vai da interpretaçao de quem for julgar o recurso... se eu fosse julgar eu daria como alteraçao sim, mas muita gente no forum nao daria como alteraçao, entao galera, vamos mudar, levar multa, recorrer e postar aqui o resultado...

Luigi
19-04-07, 23:07
Eu também daria com alteração, eu achjo que se quer mudar, que mude, eu ODEIO moto original, mas arque com as consequencias, e as conseguencias tem que ser severas pra quem usa farol de falcon heheheh!

Mas falando sério, é Facil, rapido, e indolor, fazer o CVS, sai "apenas" 100~200 reias. Só uma multa por descaracterização + guincho, dobra o valor!

Carlos Roberto
19-04-07, 23:30
Aqui, em Brasília, o que mais vejo é Twister com farol de Falcon, e os caras não fazem nenhuma vistoria pra regularizar a mudança. Quando há blitz, nenhum PM ou agente do DETRAN questiona esse item. E olha que aqui temos muita blitz. Tem dia que, indo de uma cidade satélite a outra, passo por quatro. O que pedem é o documento pra ver se tá tudo certinho. Agora a moda é montar motard e de novo nenhuma encheção de saco dos policiais. Agora, se estiver com o farol alto ou com o farol desligado, no caso das motos, eles param mesmo. Película também não toleram muito e vez enquando fazem alguém tirar, mas isso é raramente. Já passei com o carro da minha esposa em um monte de blitz com os vidros super escuros e eles só pediram documento. Pneu careca também não aceitam e nem carro rebaixado. Será que aqui são mais tolerantes com mudanças, ao contrário do que acontece nos outros estados?

Ivan RJ
20-04-07, 05:31
São mais tolerantes Carlos, aqui no Rio estão parando por qualquer coisa, claro que quando tem tempo e os bandidos não estão dando tiro neles. Eu fui parado, só mostrei o doc da moto nem a carteira de habilitação me pediram, mas quiseram ver o selo do inmetro no meu capacete e no da minha esposa. Elogiaram a moto, disseram que estava muito bonita. Eu fui embora rindo, pois minha moto é toda original, só coloquei a antena corta linha de pipa e o mata cachorro. Nenhuma modificação na moto vale o aborrecimento que teremos com a polícia, a opção é legalizar todas as modificações como o Luigi. Um grande abraço a todos os irmãos.

djpiui
20-04-07, 13:54
mano...se ele naum tav acom medidor de decibéis.... e a alteração q vc fez não é de grande importância.... (como mudar a cor, chassi e o motor da moto)
POR QUE RAIOS DEIXOU ELE LEVAR SEUS DOC?

na boa...ele não tinha como comprovar q seu escapamento ultrapassava os decibéis...e escapamento não vai no documento...



Fala pra eles q tu não vai entregar o doc.....
Vontade deu d não entregar...

djpiui
20-04-07, 14:05
Eu também daria com alteração, eu achjo que se quer mudar, que mude, eu ODEIO moto original, mas arque com as consequencias, e as conseguencias tem que ser severas pra quem usa farol de falcon heheheh!

Mas falando sério, é Facil, rapido, e indolor, fazer o CVS, sai "apenas" 100~200 reias. Só uma multa por descaracterização + guincho, dobra o valor!

A multa foi 127 reais, e eu fiz o seguinte, coloquei farol d falcon, mas a lampada é a mesma do farol orginal, foi somente trocado a carcaça, até pq agora eu só tirei o farol da falcon e coloquei o original q por sinal é muito do ruim, é d vidro na frente... entao a luz pareçe ficar mais fraca...
Mas valew ae pessoal pela ajuda, tirei e fikei com mais algumas multas...

rocksul
20-04-07, 14:07
Se negar a entregar os docs não dá.
Isso é desacato a autoridade, tu pode alem de levar multa, ir pra dentro do camburão....
Tem q entrega os documento pros home sim.