PDA

Ver Versão Completa : Trocar marchas sem embreagem



Tiger
10-05-07, 16:11
Aí galera nesse frio da uma preguiça de trocar a marcha apertando a embreagem, pois a outra mão está no sempre no bolso.... trocar de marcha no tempo do motor sem usar a embreagem causa algum dano nas pequenas???
valeu galera.....

Furious VIPER
10-05-07, 16:16
Com certeza causa, não vale a pena pelo "quentinho" das mãos fazer isso com seu motor!!
Luva nas mãos, bem vedadas pra não passar vento e embreagem sempre!!

agm2112
10-05-07, 16:21
Se passar no tempo mesmo, com 100% de precisão, não estraga, mas como não somos robôs, acabamos errando uma ou outra marcha. E de porrada em porrada, acaba quebrando.

BrunoDias
10-05-07, 16:22
no frio sempre passava no tempo
acho q se se passar certim nao deve zua nao

yalta
10-05-07, 16:29
Em pilotagem esportiva eles utilizam desse recurso para ganhar milésimos de segundo.. mas só pra subir, pra descer eles usam a embreagem. Como o agm2112 disse, se feita 100% não estraga, mas é difícil, DCHEAUHDEAUhdaUdea
O pior de tudo é ter que tirar a mão da jaqueta pra usar a embreagem, ainda mais dentro da cidade, que tem um semáforo a cada 5 metros... Por que não usa luva?

fLw. []s

rocksul
10-05-07, 16:34
Eu não costumo usar a embreagem pra subir a marcha... pra descer sim... só que se eu quiser andar bem na manha, preciso usar a embreagem... a moto tem que estar a uma boa rotação e tal pra trocar no tempo certo, tipo, pra andar se arrastando na frente da mulherada tem q usar a embreagem.

agm2112
10-05-07, 16:56
Troco muito no tempo no meu carro ... mas eu já dirijo ele a 15 anos e 392.000km ... logo já conheço um pouco ele, e sei que a terceira marcha só entra com precisão milimétrica, ou com a embreagem... prefiro usar a embreagem .. mas só na terceira.

Mostarda_69
10-05-07, 17:08
Bom, muito bom nao deve ser, senao nao teria embreagem, mas a ex tenho uma rd pra fora e eh soh no pau, ja cansei de n usa embreagem ela ta com quase 40mil km e nunca foi trocado nada nem discos..

miguelzap
10-05-07, 18:41
faz q nem eu, compra uma biz :D
só falta arrumar um acelerador no pé, pra guardar a outra mão tbm UHAUAUH
zuerinha :P
abs

f3rn4nd0
10-05-07, 18:53
Por essas e outras q gosto da minha Crypton...

Abraços...

Ivan RJ
10-05-07, 19:21
Tiger, só pelo frio não há necessidade. Compra luvas. Quando a moto tem contagiros é mais fácil uma pessoa aprender a trocar as marchas sem usar embreagem. Este recurso só deve ser usado por quem sabe ou em uma emergência como a quebra do cabo de embreagem, tanto para subir como para descer as marchas. Yalta na forma de pilotagem esportiva a embreagem é usada ao extremo, ao contrário do que vc falou. Nenhuma marcha entra fora de seu giro correto e em uma corrida a troca é feita sempre esticando as marchas, logo, nenhuma entraria. Em competições o que se faz é não soltar o acelerador na troca de marchas, para cima. O motor se mantem sempre cheio, ou seja, com giro lá no alto. Não aconselho a ninguém fazer isso, pois detona os discos. Paro por aqui, pois técnicas de pilotagem, eu penso que devem ser aprendidas na escola com total segurança e esse não é nosso objetivo. Um abraço a todos os irmãos.

FabricioFabuloso
11-05-07, 11:37
Bom trocar no tempo se bem feito naum tem problemas... mas fazer disso seu modo de pilotar com certeza prajudica todo o sistema de transmissão.. uma vez ou outra blz mas naum recomendaria o uso diario dessa tecnica...

Abraços

AMBN
11-05-07, 12:09
Pessoal,

como eu faço pra engrenar a primeira com o cabo da embreagem arrebentado?

Dilim
11-05-07, 12:39
Pessoal,

como eu faço pra engrenar a primeira com o cabo da embreagem arrebentado?




ae AMBN, o cabo da minha embreagem arrebentou essa semana...
eu fiz o seguinte pra arrancar, dava um empurrãzinho de leve com o pé
e jogava segunda (sem acelerar), a moto ficava dando aquelas "pipocadas" e já
embalava, depois ia beleza...

Deve ter alguma outra técnica, mas desconheço...

____

e qto a trocar marcha no tempo... e quase impossível 100% de precisão.
mas dá pra levar. O que acho que danifica é a relação, que "afrouxa" em menor tempo.
Particularmente eu acho reduzir (sem embreagem) mais fácil.
É só dah uma aceleradinha enquanto joga a marcha pra baixo.

Ivan RJ
11-05-07, 13:00
Arnaldo, é só dar um pé, pé para a moto andar um pouquinho e engatar a 1ª ou com a moto desligada engatar a 1ª e bater na partida. Ela vai dar uns trancos e vc acelera. É simples. Um grande abraço a todos os irmãos.

AMBN
11-05-07, 15:07
Arnaldo, é só dar um pé, pé para a moto andar um pouquinho e engatar a 1ª ou com a moto desligada engatar a 1ª e bater na partida. Ela vai dar uns trancos e vc acelera. É simples. Um grande abraço a todos os irmãos.




ae AMBN, o cabo da minha embreagem arrebentou essa semana...
eu fiz o seguinte pra arrancar, dava um empurrãzinho de leve com o pé
e jogava segunda (sem acelerar), a moto ficava dando aquelas "pipocadas" e já
embalava, depois ia beleza...

Deve ter alguma outra técnica, mas desconheço...


Valeu galera. Na hora do aperto, é bom saber essas paradas!!

heffestto
11-05-07, 15:17
passo muito a marcha no tempo pra subir... pra reduzir sempre uso a embreagem

Guilherme Rabelo
11-05-07, 17:35
eu acho que deve danificar as engrenagens sim, pois se vc errar o tempo da marcha ela engada dando soco, e se nao precisase a moto viria sem embreagem.

jecastro
11-05-07, 18:44
Com o tempo os dentes das engrenagens vão ficando arredondados, é válido como alternativa para uma pane na embreagem, mas toda hora eu desaconselho, até porque abrir um câmbio para consertar não é barato.

destbr
12-05-07, 02:12
ja perguntei aki no forum e deu certissimo essa de engatar a primeira sem embragem. basta empurrar um opuquinho a moto (pra roda girar na velocidade da marcha lenta) e engatar primera. entra como se fosse com embreagem, super macio. até com embreagem acionada ela entra melhor, se vc empurrar um pouquinho. experimente :)

Volverine MF
21-01-08, 23:12
Vou ressucitar o tópico. Alguém me empresta uma pá e um livro de magia que ensina trazer de volta os mortos ao mundo dos vivos?

O negócio é o seguinte, agora eu não to pilotando, mas desde que aprendi sempre troco de marcha no tempo, só uso embreagem pra sair ou pra andar mto devagar. Até pra parar costumo desengatar sem debrear (acionar a embreagem).
Sei de uns caminhões que não tem anés sincronizadores e por isso é muito comum passar as marchas sem debrear. O que ouvi dizer é que fazendo certo não há danos.
O que eu sinto é que quando a moto não está na rotação certa pra passar a marcha fica mais dificil a troca, ou qdo o óleo está baixo. Pelo que sei a embragem foi inventada pra facilitar a troca de marcha, mas acho muuuuuuuuuito mais facil trocar sem debrear.

Alguém tem alguma prova concreta de que trocar de marcha sem debrear danifica o câmbio, msm fazendo de forma correta?

Ps.: Eu já vi o video do Hitler para moderador :lol:

hedertone
21-01-08, 23:14
Desisto... |:( |:( |:( |:(

Esse aqui eu nem coloco mais video do Hitler..

acho que o que foi dito aqui em relação a embreagem eh o bastante.. deixaram claro o seguinte:

Passar no tempo ok, mas se não passar ferra o motor, ou seja, é por sua conta e risco, se vc acredita que consegue uma sincronia perfeita passa, mas se tem dúvida, acione a embreagem.

abraço e cadeado fechado!

EDITADO
========

Peço desculpas ao Volverine se fui um pouco grosso, mas é que ultimamente a quantidade de tópicos reativados ta passando dos limites, peço a compreensão e todos.