PDA

Ver Versão Completa : O Seguro Obrgatório (DPVAT) pode se tornar opcional.



jecastro
15-05-07, 14:32
Materia no Diário do Grande ABC de 10/05/2007:

Seguro obrigatório pode se tornar opcional envie esta matéria por e-mail
Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC

O seguro obrigatório contra danos pessoais causados por veículos automotores ou embarcações, chamado de DPVAT, poderá se tornar opcional até o fim deste ano. O deputado federal Roberto Santiago (PV-SP) deu entrada a um projeto de lei que permitirá a isenção da cobrança aos proprietários de veículos que já tenham contratado um seguro igual ou superior ao prêmio pago pelo DPVAT.

“Apenas 25% dos cidadãos que têm veículos fazem seguro, tanto de carro novo quanto de carro velho. Eles são penalizados quando pagam o DPVAT, pois se torna um tributo, na prática. É pagar algo que não vai usar”, observa Santiago.

A dificuldade em extinguir a cobrança é que metade do valor arrecadado é destinado ao SUS (Sistema Único de Saúde) que, teoricamente, dá assistência ao acidentado. Como a proposta abrange a minoria dos proprietários de veículos, de acordo com o deputado, a flexibilização não afetará as contas do sistema.

Anualmente, ao renovar o licenciamento do veículo, o proprietário de um carro de passeio paga R$ 84,55. No caso das motocicletas, o valor sobe para R$ 183,84.

Em 2006, a arrecadação do DPVAT foi de R$ 2,912 bilhões. Do total, R$ 145,7 milhões foram para o Denatran e R$ 64,2 milhões para a Superintendência de Seguros Privados e a Fundação Escola Nacional de Seguros. “A cobrança engorda os cofres do governo e as seguradoras, que recebem duplamente.”



Dados do Deputado Propositor

Link para o Projeto de Lei


Emails:
Propositor (Roberto Santiago) - [email protected]
Líder PV (Marcelo Ortiz) - [email protected]
Líder governista (José Múcio Monteiro) - [email protected]
Líder minoria (Júlio Redecker) - [email protected]
Presidente da Câmara (Arlindo Chinaglia) - [email protected]
Presidente do Senado (Renan Calheiros) - [email protected]

Lagartixxa
15-05-07, 14:35
legal isso!

PimEdu
15-05-07, 14:39
bom, para mim não vai mudar nada já que não tenho seguro mesmo, se se estendesse para quem tem plano de saude e vai ser atendido em hospital particular seria melhor.

cold-milk
15-05-07, 14:43
iiixi vai mexer no bolso e alguém vai dar trabalho pra ele!!

mas tem q analizar mt bem esse lance da gran ir pro SUS ..

Guilherme Rabelo
15-05-07, 17:38
os deputados nao vao deixar isso acontecer, menos dinheiro no caixa pra eles nem pensar

Hunter 123
15-05-07, 17:46
O problema é acreditar...Somos um país tributarista. Se somem com algum imposto, arrumam outro. O CPMF, que seria provisório, está aí firme e forte. E o pior de tudo é que o dinheiro é mal gasto (entendeu a ironia????). Só acredito depois que sair no DO. Talvez o Brasil tenha conserto, mas é coisa para os nossos netos verem, ou bisnetos.

minerinho
15-05-07, 17:51
assino em baixo!

sucupira
15-05-07, 17:54
Essa eu quero estar vivo pra ver!
Tem gente que nem sabe o que é DPVAT... acha que é parcela do IPVA! heheeh

Bruno FMF
15-05-07, 18:49
jecastro, já tem outros projetos semelhantes tanto na Câmara, como no Senado. Infelizmente esse tipo de projeto não vai prá frente não. Só se houver uma pressão por parte da população. Tem um projeto idêntico a esse, no Senado, que está parado há 2 anos em uma comissão, sem o presidente da mesma incluir na pauta. É flórida mesmo! Assim é o Brasil.

andersonmac
15-05-07, 18:54
p/ mim ñ vai mudar nada tbm, já que ñ tenho seguro da motoca....

rodriguinhow
15-05-07, 19:00
pra mim nao muda nada também..
acho um absurdo ter que pagar dpvat sendo que já pagamos impostos que são destinados à saúde.

jecastro
15-05-07, 19:04
p/ mim ñ vai mudar nada tbm, já que ñ tenho seguro da motoca....

Basta que você faça um seguro para danos pessoais, não precisa necessariamente ser um seguro da moto, a diferença é você vai poder optar por qual companhia fazer o seguro.

Mostarda_69
15-05-07, 19:14
Outro, o IPVA, aquele que pagamos em torno de 40 a 45 reais pelo menos nas minhas pequenas.. e pagamos de 300 ate 1500 nos carros, corsa e golf repectivamente. tambem sra pra ser provisorio.. q provisorio demorado em?!?!?!?!?

RMD
15-05-07, 19:55
acho dificil aprovarem essa lei... mas vamos aguardando...

Furious VIPER
15-05-07, 21:17
Rezo com todas as minhas forças pra q isso seja aprovado! mas como estamos no Brasil... vamos agurdando, sem mtas esperanças!!

ahlmiranda
15-05-07, 21:32
Talvez o Brasil tenha conserto, mas é coisa para os nossos netos verem, ou bisnetos.


Como dizia Bezerra da Silva, "Para tirar, meu Brasil dessa baderna, só quando o morcego doar sangue e o Sací cruzar as pernas".

FabricioFabuloso
15-05-07, 22:17
Rezo com todas as minhas forças pra q isso seja aprovado! mas como estamos no Brasil... vamos agurdando, sem mtas esperanças!!


To na mesma... mas vamos torcer...

Abraços

oldskullo
15-05-07, 23:41
vai ser uma boa, até porque qualquer segurinho de vida por aí já cobre o prêmio do DPVAT, e nem precisa ser 100% de invalidez/morte e com auxílio funeral na faixa.
Uma época tinha feito um seguro da Porto Seguro e pagava módicos $5 por mês, e o prêmio pra 20% de gravidade era R$2.000. Agora como tamos de moto é sempre bom fazer pra não deixar a família desamparada... :OK:

wqmartins
16-05-07, 12:16
com 184 reais vc compra um título de seguro válido por um ano com muito mais benefícios que o seguro DPVAT - então é mto boa essa idéia, agora quero ver sair do papel....

calcio
16-05-07, 13:11
o foda é que tem 1 politico aparentemente preocupado com a população e os outros Ladroes com certeza ñ vão querer abrir mão do caixa 2 deles. Por um acaso vcs iriam? rs

rocksul
16-05-07, 14:03
Impossível de isso acontecer.
Se cada veículo paga em média 60 reais. Para 20 milhões de veículos temos 1.200.000.000 um bilhão e duzentos mil reais, digamos que 30% destes tenham seguro privado, esse valor cai para 840.000.000, ou seja, deixarão de entrar aproximadamente quatrocentos milhões de reais nos cofres públicos, isto é, no SUS (que deveria ser o efetivo recebedor do seguro, segundo a constituição). Se hoje a saúde é um caos, retirando quase quatrocentos milhões do orçamento, o que seria?
De boa, acho que não se gasta muito mais de um bilhão por ano em saúde no Brasil, quatrocentros milhões representam uma fatia grauda do sistema....

Alem disso, alguem sabe o que quer dizer o P do CPMF que pagamos nas movimentações bancárias? Me parece que era de provisória, que até, já foi revogada e pode se dizer Permanente.

Esse lance do seguro é certo que, se tirarem, colocam um outro imposto pra compensar tal perda. Provávelmente, no combustível, ou no arroz, ou no feijão, ou na maionese.... país corrupto e desorganizado. A tal reforma tributária? qdo virá? a agrária? qdo virá? Essa tributária é meio nova, mas essa agrária diz meu pai que acompanha desde adolescente e a maldita não sai, sabe quando que rico faz força pra tirar dinheiro de bolso de rico?

Minha opinião é nunca.

"Eu cuido do meu, tomo o que é teu e os outros que se f.odam"
Se eu fosse político, este seria meu dilema.

Rocksul - Ervento - Sapucaia do Sul - RS - cidade dos vereadores ladrões

Lu Carvalho
17-05-07, 07:23
Eu queria muito que fôsse verdade!

Mas eu acho que não rola... tipo:
isso o político faz para justificar os votos obtidos na última eleição e angariar mais votos pra próxima, pois pode dizer que lutou pelo justo, mas infelizmente não deu certo... :G

mantabodyboarder
17-05-07, 08:06
De boa, acho que não se gasta muito mais de um bilhão por ano em saúde no Brasil, quatrocentros milhões representam uma fatia grauda do sistema....

Bem, aí que está o problema, entre ORÇAR o dinheiro e efetivamente usar esse dinheiro, tem um vazio tãããão grande...

Os caras colocam no Orçamento coisa de bilhões, mas "provisionam" 25% (pq eles tem assistencia top de linha, né?), desviam a metade, gastam mal 25% e o resto é o que o povo se beneficia...



Rocksul - ... - cidade dos vereadores ladrões


*****! Moramos na mesma cidade então??? :P

Hunter 123
17-05-07, 08:50
*****! Moramos na mesma cidade então??? :P

O mundo é muito pequeno...

Serifa
17-05-07, 12:46
duvido q os deputados deixem isso ir pra frente

junecaz
17-05-07, 14:34
Até que enfim alguém pensando!

Eu pago seguro 2x como diz a matéria, sem fundamento isso.

jr.