PDA

Ver Versão Completa : dicas para iniciante em viagens.............



nando_150
18-05-07, 14:05
pessoal venho pedir a voceis humildemente , para que me deem dicas para minha primeira viagem de longa distancia , pois o maximo que viagei pilotando foi 35 km ,e sem ser nesse sabado no outro eu vou estar viajando 145km de ida e 145km de volta.. lembrando que minha carta chegu hoje dia 18 , alguem poderia me dar mais dicas , algumas eu ja sei como trocar o oleo pois ele ta chegando no 900km e o recomendavel , é trocar a cada 1000km , e também corrente pneus.quem souber mais dicas é só falar........grato nando_150!![color=black][/colorde]

mantabodyboarder
18-05-07, 14:17
Sua moto é 0Km?


Se for, faz a Revisão antes de viajar, senão vai perder a garantia...

Furious VIPER
18-05-07, 14:23
lubrificar bem a corrente antes de sair.. enche o tanque pra ir.. e nas dúvida, enche dnovo pra voltar!!
Se vc não conhece o caminho (o q parece ser bem isso mesmo) vai na mânha, na velocidade máxima pra evitar surpresas... NÃO ANDE DEVAGAR.. siga o fluxo... ande rápido assim como os outros motoristas e pilotos!!
Evite paradas desnecessárias!! Como é 145km.. dá pra ir numa tocada só.. mas se parar ali pelo meio.. suas pernas agradecem!! Te agasalhae leva uma graninha extra, nunca se sabe!!

rafiusky
18-05-07, 14:36
e se chover pare no primeiro lugar q encontrar, como num tem experiencia num é bom arrisca.

calcio
18-05-07, 14:44
nando_150, de uma analisada no caminho a ser feito e programe pelo menos uma parada, se for com garupa, pare 2 vezes pois a bunda do garupa sofre. rs rs.

Verifique: Freios, luzes, bozina, corrente, pneus e aros. Se tiver, leve roupa de chuva, leve suas roupas num saco plástico para proteger de uma possível chuva, ande o mais esquipado possível, sua segurança em primeiro lugar. Leve tb algumas ferramentas básicas e se tiver espaço leve camaras de ar reserva.

rocksul
18-05-07, 15:10
Se tua corrente estiver lubrificada e os pneus cheios não faz nada, vai embora.
Trocar o óleo é recomendável de 1000 em 1000 km por alguns, no manual diz de 1500 em 1500 em em alguns óleos 2000 em 2000. Quando eu tinha minha cgzinha 125 eu trocava de 1800 em 1800 e nunca deu problema no motor por falta de óleo, de boa quando tu tira a piróquinha ali onde mostra o nível do óleo, se estiver no baixo, troca, se não, vai embora. Andar com o motor cheio de óleo não aumenta a vida últil do mesmo. É uma coisa que eu gosto nas motos da Kasinki, um visor do nível de óleo, daí o piloto sabe quando trocar, não tem alguém dizer é bom trocar de tanto em tanto. Troca quando esta no low e deu.
Acho que na estrada de moto, como sempre, cuida mais dos outros do que de ti mesmo e boa viagem! 145km passa voando. Se pegar chuva, relubrifica a correia e já era. Tudo de bom!

Saurus
18-05-07, 15:32
Eu recomendo:

1) Verificar todos os itens de segurança da moto (freios, pneus, etc), além de nível e "validade" do lubrificante do motor, lubrificação e esticamento da corrente de transmissão, estado da relação e por aí vai. É quase que uma revisão completa na magrela.

2) Um kit básico de ferramentas (chaves combinadas de 8mm à 17mm + jogo de chaves allen de 2mm à 8mm + reparador/enchedor instantâneo de pneu como tyre-pando ou similar + 2 chaves de fenda, sendo uma pequena e outra média).

3) Documentação da moto toda em dia e envolvida em uma saco plástico pequeno.

4) Uma roupa de chuva (calça, parka e galochas).

5) Levar somente a roupa indispensável. Depois de escolher a roupa, refaça a escolha de SOMENTE O INDISPENSÁVEL! Certamente metade do que você achava indispensável era dispensável. Geralmente são 2 cuecas, 2 pares de meias, uma calça, duas camisas e um par de tênis.

6) Não importa a distância. Pare a cada 1h de pilotagem. Dê uma mijadinha, beba um sanduíche, coma um café, se espreguice e alongue o corpo. Nada de bebidas alcoólicas. Somente alimentação leve.

7) Se começar a chover, veja as dicas em http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=575.0

8) Curta o passeio, a paisagem. Mas mantenha-se concentrado na condução da moto por 200% do tempo. Não se afobe. Seu local de destino não vai sair de lá. Ca e terminhões, ônibus, outros carros, etc, se começarem a forçar passagem, não dificulte e nem tente andar mais rápido que eles. Facilite a ultrapassagem e deixe-os ir embora. Quando você for fazer uma ultrapassagem, certifique-se que você ainda tem muito motor para a manobra. Do contrário, melhor comboiar e ir com calma.

9) Evite ao máximo conduzir motocicletas à noite em rodovias. Se tiver onde parar para pernoiter antes do escurecer, melhor. Se não tiver, triplique a atenção e mantenha o farol (da moto, é claro) aceso.

10) Em caso de pane, pare o mais afastado possível da pista e tente conseguir socorro mecânico.

11) Tenha sempre com seus documentos um papel contendo seu nome, endereço, filiação, telefone de parentes e amigos, tipo sanguíneo, medicamentos a que é alérgico, peculiaridades sobre sua saúde (diabetes, hipertensão, hipoglicemia, etc).

No momento é o que lembro. Espero ter ajudado.

T+!

nando_150
18-05-07, 18:24
Sua moto é 0Km?


Se for, faz a Revisão antes de viajar, senão vai perder a garantia...
ela não é zera não...valeu.

lubrificar bem a corrente antes de sair.. enche o tanque pra ir.. e nas dúvida, enche dnovo pra voltar!!
Se vc não conhece o caminho (o q parece ser bem isso mesmo) vai na mânha, na velocidade máxima pra evitar surpresas... NÃO ANDE DEVAGAR.. siga o fluxo... ande rápido assim como os outros motoristas e pilotos!!
Evite paradas desnecessárias!! Como é 145km.. dá pra ir numa tocada só.. mas se parar ali pelo meio.. suas pernas agradecem!! Te agasalhae leva uma graninha extra, nunca se sabe!!
valeu velho pelas dicas

e se chover pare no primeiro lugar q encontrar, como num tem experiencia num é bom arrisca.
pode cre se chover paro na primeira parada....

nando_150, de uma analisada no caminho a ser feito e programe pelo menos uma parada, se for com garupa, pare 2 vezes pois a bunda do garupa sofre. rs rs.

Verifique: Freios, luzes, bozina, corrente, pneus e aros. Se tiver, leve roupa de chuva, leve suas roupas num saco plástico para proteger de uma possível chuva, ande o mais esquipado possível, sua segurança em primeiro lugar. Leve tb algumas ferramentas básicas e se tiver espaço leve camaras de ar reserva.
eu vou sosinho mesmo...

Se tua corrente estiver lubrificada e os pneus cheios não faz nada, vai embora.
Trocar o óleo é recomendável de 1000 em 1000 km por alguns, no manual diz de 1500 em 1500 em em alguns óleos 2000 em 2000. Quando eu tinha minha cgzinha 125 eu trocava de 1800 em 1800 e nunca deu problema no motor por falta de óleo, de boa quando tu tira a piróquinha ali onde mostra o nível do óleo, se estiver no baixo, troca, se não, vai embora. Andar com o motor cheio de óleo não aumenta a vida últil do mesmo. É uma coisa que eu gosto nas motos da Kasinki, um visor do nível de óleo, daí o piloto sabe quando trocar, não tem alguém dizer é bom trocar de tanto em tanto. Troca quando esta no low e deu.
Acho que na estrada de moto, como sempre, cuida mais dos outros do que de ti mesmo e boa viagem! 145km passa voando. Se pegar chuva, relubrifica a correia e já era. Tudo de bom!
pior ja ta tudo no jeito....

Eu recomendo:

1) Verificar todos os itens de segurança da moto (freios, pneus, etc), além de nível e "validade" do lubrificante do motor, lubrificação e esticamento da corrente de transmissão, estado da relação e por aí vai. É quase que uma revisão completa na magrela.

2) Um kit básico de ferramentas (chaves combinadas de 8mm à 17mm + jogo de chaves allen de 2mm à 8mm + reparador/enchedor instantâneo de pneu como tyre-pando ou similar + 2 chaves de fenda, sendo uma pequena e outra média).

3) Documentação da moto toda em dia e envolvida em uma saco plástico pequeno.

4) Uma roupa de chuva (calça, parka e galochas).

5) Levar somente a roupa indispensável. Depois de escolher a roupa, refaça a escolha de SOMENTE O INDISPENSÁVEL! Certamente metade do que você achava indispensável era dispensável. Geralmente são 2 cuecas, 2 pares de meias, uma calça, duas camisas e um par de tênis.

6) Não importa a distância. Pare a cada 1h de pilotagem. Dê uma mijadinha, beba um sanduíche, coma um café, se espreguice e alongue o corpo. Nada de bebidas alcoólicas. Somente alimentação leve.

7) Se começar a chover, veja as dicas em http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=575.0

8) Curta o passeio, a paisagem. Mas mantenha-se concentrado na condução da moto por 200% do tempo. Não se afobe. Seu local de destino não vai sair de lá. Ca e terminhões, ônibus, outros carros, etc, se começarem a forçar passagem, não dificulte e nem tente andar mais rápido que eles. Facilite a ultrapassagem e deixe-os ir embora. Quando você for fazer uma ultrapassagem, certifique-se que você ainda tem muito motor para a manobra. Do contrário, melhor comboiar e ir com calma.

9) Evite ao máximo conduzir motocicletas à noite em rodovias. Se tiver onde parar para pernoiter antes do escurecer, melhor. Se não tiver, triplique a atenção e mantenha o farol (da moto, é claro) aceso.

10) Em caso de pane, pare o mais afastado possível da pista e tente conseguir socorro mecânico.

11) Tenha sempre com seus documentos um papel contendo seu nome, endereço, filiação, telefone de parentes e amigos, tipo sanguíneo, medicamentos a que é alérgico, peculiaridades sobre sua saúde (diabetes, hipertensão, hipoglicemia, etc).

No momento é o que lembro. Espero ter ajudado.

T+!
valeu cara pelas suas dicas e as dos outros que forum muito uteis... valeu..grato nando_150..... :OK:

yalta
18-05-07, 19:06
Complementando as dicas da galera e do Saurus, curti a paisagem, aproveita e relaxa! Boa viagem cara!

rulius
20-05-07, 11:50
_Vai na boa, não ande acima da velocidade que achar segura.
_Não se afobe para ultrapassar caminhão, principalmente se eles estão andando a 90km/h ou mais. Se a pista não for duplicada ele pode te "pressionar" em uma descida, que ele as vezes anda mais.
_Não fique andando o tempo todo na direita ou acostamento, pode aparecer uma "surpresa desagradável" como um carro muito lento, carroça ou buraco após uma curva e se tiver algum veículo do seu lado você não consegue sair.
_Ao se aproximar do caminhão para ultrapassagem dá uma espécie de vácuo que "te puxa", muito cuidado nessas aproximações. Cuidado com o vento contrário dos caminhões no sentido oposto.
_Leve celular. Muitas vezes ele nem pega na estrada, mas pode ajudar.
_Leve roupa de chuva se tiver. Tênis cano alto ou bota é muito bom tb.

boa viagem

RMD
20-05-07, 15:16
acho q a galera ae deu dicas suficientes ae! mas tem uma, que te falo q experiencia propria! se teu espelho for mini, troca cara! e coloca um maiorzinho para sair na BR, pq andando dificilmente vc escuta algum carro vindo atraz e tal e o espelho ajuda um monte! tive uma experiencia nao muito boa com espelho mini na BR agora viajo com um de tamanho medio! e no mais soh me resta desejar uma boa viajem e boa sorte!

Ramiro
20-05-07, 15:39
Eu spo não concordo com esse esquema de facilitar a ultrapassagem.. na maior parte das vezes se você fica dando passagem vai ter uma hora que tu vai andar só no acostamento. Então, adne que nem carro, bem no meio da pista e vai firme.

nando_150
22-05-07, 13:38
Complementando as dicas da galera e do Saurus, curti a paisagem, aproveita e relaxa! Boa viagem cara!
valeu cara....

_Vai na boa, não ande acima da velocidade que achar segura.
_Não se afobe para ultrapassar caminhão, principalmente se eles estão andando a 90km/h ou mais. Se a pista não for duplicada ele pode te "pressionar" em uma descida, que ele as vezes anda mais.
_Não fique andando o tempo todo na direita ou acostamento, pode aparecer uma "surpresa desagradável" como um carro muito lento, carroça ou buraco após uma curva e se tiver algum veículo do seu lado você não consegue sair.
_Ao se aproximar do caminhão para ultrapassagem dá uma espécie de vácuo que "te puxa", muito cuidado nessas aproximações. Cuidado com o vento contrário dos caminhões no sentido oposto.
_Leve celular. Muitas vezes ele nem pega na estrada, mas pode ajudar.
_Leve roupa de chuva se tiver. Tênis cano alto ou bota é muito bom tb.

boa viagem
pode deixra que vou seguir as suas dicas também...valeu

acho q a galera ae deu dicas suficientes ae! mas tem uma, que te falo q experiencia propria! se teu espelho for mini, troca cara! e coloca um maiorzinho para sair na BR, pq andando dificilmente vc escuta algum carro vindo atraz e tal e o espelho ajuda um monte! tive uma experiencia nao muito boa com espelho mini na BR agora viajo com um de tamanho medio! e no mais soh me resta desejar uma boa viajem e boa sorte!
os meu não são minis , são aqueles medio..valeu pe

Eu spo não concordo com esse esquema de facilitar a ultrapassagem.. na maior parte das vezes se você fica dando passagem vai ter uma hora que tu vai andar só no acostamento. Então, adne que nem carro, bem no meio da pista e vai firme.
la dica valeu ,vou faser isso..

Guilherme Rabelo
22-05-07, 13:56
_Vai na boa, não ande acima da velocidade que achar segura.
_Não se afobe para ultrapassar caminhão, principalmente se eles estão andando a 90km/h ou mais. Se a pista não for duplicada ele pode te "pressionar" em uma descida, que ele as vezes anda mais.
_Não fique andando o tempo todo na direita ou acostamento, pode aparecer uma "surpresa desagradável" como um carro muito lento, carroça ou buraco após uma curva e se tiver algum veículo do seu lado você não consegue sair.
_Ao se aproximar do caminhão para ultrapassagem dá uma espécie de vácuo que "te puxa", muito cuidado nessas aproximações. Cuidado com o vento contrário dos caminhões no sentido oposto.
_Leve celular. Muitas vezes ele nem pega na estrada, mas pode ajudar.
_Leve roupa de chuva se tiver. Tênis cano alto ou bota é muito bom tb.

boa viagem

quando viagei com minha titan assutei ao ultrapassar um caminhao justamente por isso. entao acho que vc teve ter cuidado com o que o rulius disse ai. no mais igual a galera ja disse checa os itens de segurança e ja era, boa viagem.

Marvila
20-02-08, 20:04
Tópico antigo: desculpem aí ter trazido de volta...
É que julguei ele bastante atual e, talvez, de grande valia para o Mostarda_69 e outros, onde me incluo, que estejam planejando fazer viagens :).

As dicas do Saurus, rulius e demais não podem ser esquecidas. Inclusive, gostaria de acrescentar que antes de uma viagem muito longa seria uma boa acompanhar o trabalho de um borracheiro :G e procurar ler/pesquisar bastante sobre a moto escolhida para a viagem (tipo: principais problemas que costuma apresentar).

Outra coisa, também, seria estar atento com os procedimentos de primeiros-socorros. A gente reza para que não precise por em prática mas convém estar preparado. No caso do Mostarda_69 é bom pesquisar sobre a Legislação de Trânsito dos países que se espera atravessar...isto evitará transtornos com a Polícia local :#.

No mais é ir enriquecendo as anotações de dicas...tudo é sempre bem-vindo ! :P

Volverine MF
20-02-08, 20:35
Já que é pra desenterrar o tópico vou dar uma cavainha tb :lol:

Escolha MUITO BEM seus parceiros de viagem, eles tem que ser responsaveis assim como vc tb deve ser, além de serem verdadeiros companheiros.

Ja viajei com um cara que não era muito companheiro e um tanto irresponsavel. Na ida, o cara foi de cabo enrolado e acabamos nos perdendo. Na hora de voltar, o cara ficou bebendo (cerveja) e ainda acabou nos atrasando e nos fazendo pegar a estrada a noite, contra a minha vontade.

Uma outra dica: Se tiver problemas na moto ou aparecer algum na viagem, primeiro resolva o problema, só depois prossiga. Viajar com problemas na moto é muito estressante, e ai a viagem acaba tendo o efeito contrário do esperado.

Nessa viagem que citei, tive que voltar sem 1 retrovisor e praticamente sem farol. Por causa disso, viajar com pau no **, nunca mais.

rogeming
20-02-08, 22:08
O mais importante: Leve sempre uma chave de vela (costuma ter no jogo de ferramentas da moto) e uma vela nova. Ela é barata e te tira da estrada se a velha queimar. Não abasteça em qualquer post de combustível; coloque gasolina em um posto confiável e se possível, com gasolina aditivada.

Diego.fcs
21-02-08, 14:05
Evitar estradas secundárias porq sempre tem a presença de animais. As vezes ando por aki porém sempre tem uma vaca solta, e em época de colheita de soja os caminhões derrubam tudo a soja na pista, além de ficar escorregadia a pista fora do traçado dos carros, muitas pombas vão comer a soja e ficam atormendando a gente na pista.

f3rn4nd0
21-02-08, 20:20
Aproveitando o Up! do Tópico, vou colocar uma dica que acho de grande valia:

* Sempre leve, se possível, um conjunto de Lâmpadas do Farol, Freio e Setas... Uma vez, fizemos uma viagem não muito longa, cerca de 90 Km mais ou menos, fomos num comboio de 5 Motos, e acabou de queimar a luz de freio de uma delas no meio da estrada... nesse caso, como não tinhamos onde comprar outra lanterna no meio da estrada, deixamos o amigo com problemas em 3º na "Fila indiana" que fizemos... só trocamos quando chegamos no Destino.

Marcos Fonseca
27-02-08, 13:43
No início dos anos 80 eu viajei muito de CG, viagens longas mesmo, tipo 400/500 km de ida. Uma vez fui de S.Paulo a Corumbá. Em alguns momentos eu tocava uma parte pela noite, o que passei a evitar pois a iluminação do sistema elétrico de 6 volts era sofrível, mesmo hoje com farois melhores, eu evitaria pois como iluminam mais leva a gente a andar mais depressa.
A falta de motor era imperativa e toda a ultrapassagem, assim como o ritmo de viagem era ditado por esta limitação. Nas ultrapassagens de caminhão, as vezes eu tinha potencia para encostar e lentamente avançar pelo seu lado esquerdo mas quando chegava na parte dianteira não podia seguir pois o deslocamento de ar era suficiente para evitar o avanço, tendo que voltar para tras e esperar uma melhor oportunidade . Eu tinha que negociar muito bem as ultrapassagens para fazê-las com segurança. Mas o valente motorzinho de 11,5 Hp foi e voltou sem reclamar e sem problema nenhum.
Mas é isto aí, com bom senso voce vai até o Alasca com uma 125cc.

Marcos