PDA

Ver Versão Completa : Afogador - é importante usar para ligar a moto?



rocksul
30-05-07, 10:15
Bom, a um tempo atrás eu tava falando com o Viper no MSN e peguei o manual da moto, pois então, ontem a noite pela segunda vez eu estava lendo ele e parei na parte "Afogador".
No manual diz que em dias frios, devo ligar a moto acionando metade do acelerador e com o afogador totalmente puxado, deixar a moto ligada em marcha neutra por pelo menos um minuto e dirigir com o afogador puxado até a metade de seu curso (na comet o afogador é uma alavanca ao lado do punho esquerdo). Bom, até então eu nunca tinha usado o afogador, desde segunda tenho usado para ligar a moto. Quando eu puxo ele por completo a moto eleva o giro a 6k rpm, logo ao ligar a moto nesse frio que está fazendo ele fica oscilando entre as acelerações até atingir os 6k rpm, e mesmo depois de atingir esta rotação ele oscila por mais um tempo entre 6krpm e 5,5krpm, acho que é até o motor esquentar.
Depois disso eu andei com o afogador acionado até a metade do curso por uns 10 minutos, não senti diferença nenhuma na moto, depois de bem aquecido, conforme diz o manual, fechei o afogador.
Minha dúvida é, se eu não realizar esse procedimento e sair acelerando a moto a fú nesse frio etc e tal, pode ralar com o motor? |:(

sot010174
30-05-07, 10:21
Olha, acho que isso ae eh regra geral... ligue sua moto, com afogador ou nao, deixe ela esquentar por uns 30-40s suba va andando devagarinho por uns 4 quarteiroes depois vai aumentando o laco devagarinho.

Faco assim na minha. Vejo gente falando: "Moto nao se esquenta!!!" mas a minha nem anda se nao deixar nem os 30-40s iniciais, ela simplesmente morre se eu jogo carga (tento sair em primeira marcha).

Enfim, vai devagar no inicio depois pode mandar ver.

cold-milk
30-05-07, 10:26
acho o lance do afogador ótimo pra quem tem certa pressa em sair!
nao sei se deve ser fundamental para o motor ou teria q ligar com ele sempre ativado.



.... eu faço isso tbm sot010174

ligo ela sem afogador (ta sem o cabo rsrs)... deixo funcionando, vou la coloco o capacete, luvas, fechoo portão, ai ja ta +- pra sair.. vou de leve ate ver q ela anda melhor ....

AMBN
30-05-07, 10:35
A minha YES não ligava de jeito nenhum com o afogador acionado! E se eu acionasse ele com o motor ligado, a moto morria.

Na YES, pelo menos, o afogador n serve pra muita coisa. Mas a minha YES pode ser uma exceção tmb, n sei.

vinacowboy
30-05-07, 10:51
Na YES, pelo menos, o afogador n serve pra muita coisa. Mas a minha YES pode ser uma exceção tmb, n sei.


na minha Yes, nos dias de frio, eu sempre ligo o afogador e apago o farol, pra não judiar da bateria...

dái eu sáio da garagem com o afogador ligado, até fechar o portão a moto fica funcionando na rua, quando sáio, já desligo o afogador e ligo o farol... e sempre pega na primeira, mas as vezes afoga mesmo...

Coltz
30-05-07, 10:54
o importante não é o motor estar quente

o importante é dar um tempo pra bomba do óleo lubrificar todas as partes móveis do motor......ele estando quente somente irá rodar redondinho sem falhas e mais econômico.....

dificilmente eu ligo minha moto com o afogador, só deixo o motor girando nos 2mil rpm por um tempinho até o óleo fazer todo o ciclo depois saio acelerando

vinacowboy
30-05-07, 11:00
É, isso que o Coltz falow é o mais certo, o importante é o óleo lubrificar em geral motor, dae fica beleza...

mantabodyboarder
30-05-07, 11:13
Pois é, a minha moto liga sem o afogador normalmente, nunca precisei usar...

Mas nesses dias frios estou ligando a moto antes de colocar o capacete e luvas...

Derek
30-05-07, 11:23
cara, na yes o afogador é necessário sim, nesse frio que tá fazendo aqui no sul a moto não pega sem o afogador... e eu faço bem o que diz o manual e não tenho problema... ligo com o afogador todo puxado, e daí coloco ele mais ou menos na metade... deixo esquentar um pouco (1min) e saio.... desligo o afogador quando ela esquenta, se não ela apaga mesmo...

eu acho q sair enrolando o cabo nesse frio detona o motor, por causa do aquecimento brusco do metal...

Furious VIPER
30-05-07, 11:41
O Rocksul deu cacete no motor por mais de 100 mil km... com certeza é mto forte o motor da Comet!! É só cudar bem como ele faz q não dá nada, isso serve pra qqr moto com motor realmente durável!!
Sobre o afogador... eu deixo ele acionado pra dar partida, q daí é só bater no start e liga (não precisa ficar acelerando ou torcendo pra ela ligar)... e o afogador eleva o giro enqto eu coloco as luvas... depois disso, saio com a moto normal e qdo eu consigo manter aceleração constante eu desligo o afogador! O foda é ter q ficar acelerando e freando pq daí o motor tá frio, e não manda gasolina direito (sem o afogador)... daí dá umas engasgada... então qdo dá pra acelerar constante... desligo o afogador e pronto!
Só uso afogador (mesmo no invernão frio) depois q coloquei o Aluminium RS... antes NUNCA tinha usado o afogador!!

oldskullo
30-05-07, 11:53
eu nem ando com o afogador na metade, deve ser por isso que a moto apaga e volta assim do nada... :lol: :lol:

Agora to tendo que usar o afogador, depois que levei no mecânico pra dar um jeito no bura, ele deixou a marcha lenta muito baixa... vou ver se aumento pouca coisa só pra andar melhor nesse friozão. :OK:

tom crazy
30-05-07, 12:09
De manha eu tenho que puxar o afogador da yes se não demora pra pega, faço o seguinte, puxo o afogador e dou partida, ela pega de primeira, ando uns 4 quarteirões com o afogador puxado e depois abaixo ele. Quero ver como ela se comporta no verão, peguei ela na época do frio então não sei como vai ficar depois, mais por enquanto fazendo isso ai que eu disse ela pega facilmente.

Piccoli
30-05-07, 12:25
Ontem fez 4 graus em Porto Alegre. Impossível fazer uma moto pegar, se não for com o afogador.
A não ser que a moto esteja com a mistura absurdamente rica, o que é um erro na regulagem.
Nas motos com afogador que acelera junto, basta ligar o motor com o afogador todo puxado, sem acelerar na manopla. No momento em que o motor acordou, retorne aos poucos o afogador, mantendo o giro ao redor de 2 mil RPM. Enquanto isso, bombeie o manete de embreagem no neutro, para descolar os discos e diminuir o soco do primeiro engate. Assim que o motor segurar a lenta, saia de casa acelerando devagar, de preferência com o afogador totalmente desligado. Isso tudo demora um minutinho, e a moto estando bem regulada, não vai apagar, nem tossir.
A propósito, não tenham medo de afogador. Ele existe justamente para partidas com motor frio, em qualquer clima, pode ser nos 4 graus de Porto Alegre, ou nos 27 graus de Fortaleza. Não importa, afogador existe para facilitar a vida do motor frio, que é o momento em que ele mais sofre.

Dilim
30-05-07, 12:30
Ontem fez 4 graus em Porto Alegre. Impossível fazer uma moto pegar, se não for com o afogador.
A não ser que a moto esteja com a mistura absurdamente rica, o que é um erro na regulagem.
Nas motos com afogador que acelera junto, basta ligar o motor com o afogador todo puxado, sem acelerar na manopla. No momento em que o motor acordou, retorne aos poucos o afogador, mantendo o giro ao redor de 2 mil RPM. Enquanto isso, bombeie o manete de embreagem no neutro, para descolar os discos e diminuir o soco do primeiro engate. Assim que o motor segurar a lenta, saia de casa acelerando devagar, de preferência com o afogador totalmente desligado. Isso tudo demora um minutinho, e a moto estando bem regulada, não vai apagar, nem tossir.


valeu a dica da embreagem... :clap:
aquele soco é phod4... da até uma dor no coração

AMBN
30-05-07, 12:36
[

Enquanto isso, bombeie o manete de embreagem no neutro, para descolar os discos e diminuir o soco do primeiro engate. Assim que o motor segurar a lenta, saia de casa acelerando devagar, de preferência com o afogador totalmente desligado. Isso tudo demora um minutinho, e a moto estando bem regulada, não vai apagar, nem tossir.


Tem que bombear o manete? Eu só aperto uma vez e fico segurando. Depois que liga, eu solto o manete.

Wanderson
30-05-07, 12:42
tem que bombear
mas se eu fizer isso na YBr ai q ela nao liga
desde qndo peguei ela eh assim
tem umas motos q funciona

TorteX
30-05-07, 13:40
[b]
Minha ex nunca precisou do afogador!....
Agora a 150...todoooo dia q ta frio, o afogador é sagrado para ela funcionar...

mantabodyboarder
30-05-07, 14:01
A minha só liga com a embreagem apertada....

rulius
30-05-07, 23:05
Eu sempre ligo com afogador acionado e sem acelerar. Faço isso com a TDM e fazia com a intruder e elas quase sempre pegam de primeira. Enquanto abro o portão deixo assim, depois saio com a moto, fecho o portão e então 'desligo' o afogador antes de sair.

Não sei se é o mais correto, mas funciona blz.

Piccoli
31-05-07, 09:40
Não, não é necessário bombear a embreagem. Basta puxar um pouco a alavanca, de maneira que os discos fiquem patinando e movimentem o óleo que está lá. Como a moto está em neutro, isso não faz mal nenhum. Inclusive o tranco também não prejudica, mas eu acho um saco aqueles golpes secos nos primeiros engates. E isso que a minha é Suzuki que quase não dá tranco, ao contrário das Honda que soqueiam mesmo.

Coltz
31-05-07, 09:44
Eu sempre ligo com afogador acionado e sem acelerar. Faço isso com a TDM e fazia com a intruder e elas quase sempre pegam de primeira. Enquanto abro o portão deixo assim, depois saio com a moto, fecho o portão e então 'desligo' o afogador antes de sair.

Não sei se é o mais correto, mas funciona blz.


minha TDM só precisava de afogador depois q eu botei um escape emcima senaum nunca precisou

dava cada soco violento na embreagem quando botava primeira.....

PimEdu
31-05-07, 09:49
Cara, no verão nunca usei afogador, agora no inverno tenho q usar, ligo a moto, na hora que pego um lugar onde sei que não vou parar em sinal mto cedo ja desligo e boa, a moto só fica ruim sem afogador até andar, depois q to andando e desligo nem da nada, dai qdo paro ela ja ta quente e não tenho mais problemas.

rocksul
31-05-07, 11:16
Se a moto sofre ascilação de rotações enquanto está parada, é ideal aquecê-la até que essa oscilação cesse. Enquanto ele oscila significa que por algum momento há falha mecânica e o motor perde força, agora, imagine, o motor ainda frio, oscilando a aceleração, e você enrola o cabo ao máximo, e quando a moto esta no redline ela dá essa ocilada, acho eu que isso pode acarretar problemas com o tempo, tipo má queima do combustível, falha de lubrificação do motor, pistão não chegando ao fim do curso, pistão batendo em fim de curso, etc e tal.
Eu sempre começo a pilotar minha moto quando o motor está redondinho, isso demora em torno de 30 segundos @ 6ºC.
Rock'n Roll a todos, hoje estou na tensão pré-sexta feira, sábado é dia de tequila, rock'n roll e mais algumas coisas (dentro de casa).

casali
31-05-07, 11:20
eu nunca tinha usado afogador em minhas motos, nem em dias frios, mas essa dt que eu estou agora, mesmo em dias quente, se ela ficar mais de uma hora parada tem que puxar a merda do afogador, ja estou estudando uma forma de por aquele cabo igual as honda trem no guidon

lugano
31-05-07, 11:39
Depois que troquei a vela e o cachimbo, não preciso mais do afogador para ligar.

lion
31-05-07, 15:35
alguem ae tira foto do afogador e postae se tiver tempo, até agora num sei oq eh isso

Jimmy1979
02-06-07, 13:22
Nao uso ... tanto que até isolei o cabo de acionamento. Cada piloto tem sua manha de ligar a moto...
Abraço PN

muayzen
02-06-07, 22:00
l

alguem ae tira foto do afogador e postae se tiver tempo, até agora num sei oq eh isso


lion camarada , afogador eh uma alavanquinha q no caso da ybr e titan ( eu acho ) fica embaixo dakela chave de res on off ( do lado eskerdo da moto )

na ybr eh bem simples eh so uma tirinha de metal q puxa pra baixo pa ligar e pra cima pa desligar !

Diego.fcs
12-06-07, 13:57
NA XTZ que eu tinha quando ela era nova o afogador funcionada beleza, depois duns tempos vc ligava e a moto morria... aí nem usava mais. Na minha bolinha depois que montei ela o afogador nem tá funcionando e nunca precisei, a motoca fica parada a semana toda aí dou umas 3 partidas e uma aceleradinha de leve e ela pega de boa...

Em dias frios é bom usar sim e andar algum tempo com ela devagar e variando a velocidade para lubrificar bem o motor... Não só em dias frios né, sempre é bom fazer isso...