PDA

Ver Versão Completa : Duvidas sobre o mito, "aquecer ou não o motor antes de sair"????



Bronislaw
31-05-07, 06:21
Pessoal até hoje ainda tenho essa duvida, até agora nesse 1 ano e meio de moto, ando fazendo o seguinte, ligando e deixando a moto esquentar coisa de 1 minutos mais ou menos, talvez um pouco mais ou menos.

Só que o pessoal que trabalha na minha empresa é totalmente diferente, os caras dizem "não, não pode esquentar porque a moto é refrigerada a ar e não a agua, se fizer isso vai so fazer as peças dilatarem e isso que fundi o moto da moto."

E agora o que faço e o que vcs fazem?

Igua a esses dias tava 1 grau a temperatura aqui, já dou a partida e saio direto com a moto, ou tanto faz, tanto um quanto o outro não tem nada haver?

Tem alguma coisa comprovada ou é só especulação?

PimEdu
31-05-07, 06:41
Cara, pode esquentar um pouco, um minuto é mta coisa, e como disseram pode realmente prejudicar o motor por não ter refrigeração. Nõa precisa esquentar mto não mais hj em dia, pode ligar e sair andando que não pega nada não, se quiser esquentar por uns 20s já ta de bom tamanho.

Roberval2005
31-05-07, 06:45
Deixo esquentando até 3 minutos, nao fundi assim tao rapido nao.

Tem semaforo q demora quase 2 minuto pra abrir, imagina sua moto ja ta quente e ainda tem q esperar td isso.

Luigi
31-05-07, 08:19
Pode deixar esquentar sem dó, só não deixa uma meia hora, eu ligo a moto vou calçar o tenis e saio na manha!

Lagartixxa
31-05-07, 08:27
faz um teste, liga a moto e deixa esquentar 1 minuto, c pode por a mao no motor e ele nem vai queimar sua mao!

a ideia de deixar o motor esquentar, é esquentar o oleo pra ele ficar na temperatura ideal de trabalho e lubrificar o motor melhor e a pecas moveis trabalharem na temperatura ideal. se vc ligar a moto e sair metendo o pau com ele frio ai sim vc via estragar o motor, com o motor frio as folgas diminuem, e as pecas se atritam mais, e como o oleo ainda nao esta na temperatura e viscosidade ideal isso pode danificar o motor!

Luigi
31-05-07, 09:03
Lartabicha, com o motor frio, as folgas são MAIORES, elas diminuem com a dilatação das peças qunado o motor esquenta!

Deixar o motor esquentar é para as folgas ficarem no "padrão" e o oleo circulas pelo motor todo!

cold-milk
31-05-07, 09:07
em tantos anos que tenho moto sempre deixei esquentar uns minutos.. nunca deu problema quanto a isso.. pq o carro deve-se deixar esquentar e a moto nao?

PimEdu
31-05-07, 09:53
Carro não precisa esquentar, nenhum manual dos carros aqui de casa fala em esquentar antes de sair, no máximo alguns dizem para não deixar a rotação mto alta no começo.

cold-milk
31-05-07, 10:01
é pratica comum deixar esquentar o carro.. eu sempre vejo isso e nunca questionei.. ta ai vou perguntar pra um mechanico de carro

Coltz
31-05-07, 10:02
tem + ou - uns 49581 tópicos que falam sobre isso galera........................

Guilherme Rabelo
31-05-07, 10:04
quando comprei minha primeira moto o mecanico disse que era importante deixar a moto ligada um pouquinho pra esquentar p/ o oleo lubrificar melhor o motor diminuindo assim o atrito de ferro com ferro dentro do motor devido a moto ficar para muito tempo o oleo desse todo

lugano
31-05-07, 11:15
Bom eu faço o seguinte, dou a partida e dou umas aceleradas pra rotação normalizar, enquanto vou dando essas aceleradas, vou dando umas bombadas na embreagem pra ela não dar um "soco" quando a primeira é engatada, isso deve demorar uns 10 segundos no maximo, normalizou a rotação, ponho a primeira e vou embora, pode ser o frio que for.

casali
31-05-07, 11:23
tem + ou - uns 49581 tópicos que falam sobre isso galera........................


é verdade,
vamos usar a busca pessoal, assim o forum ficará mais limpo, e mais facil de encontrar assuntos específicos

Serifa
31-05-07, 11:43
eu não esquento nada
saio andando e ela esquenta na rua mesmo

Furious VIPER
31-05-07, 11:57
faz um teste, liga a moto e deixa esquentar 1 minuto, c pode por a mao no motor e ele nem vai queimar sua mao!

ótimo comentário!! Faz isso mesmo!! Esses tempos eu fikei uns 4 dias com a moto desligada.. no 2ª dia dnoite, fui ligar a moto, pra não congelar o motor e tal(hehehe)... liguei e fikei ali, mantendo aceleração por uns 2 minutos.. e o motor NÃO ESTAVA QUENTE... ele estava morno... aí saí, dei uma volta e vim pra casa, o motor tava quente depois da volta q eu dei (pouca coisa)!!!
Pode deixar esquentar sim, mas é pouco tempo...

Stone
31-05-07, 12:19
eu deixo a minha esquentando só quando tá friu, esquento ela até estabilizar a lenta

Diego.fcs
12-06-07, 14:07
Seguinte... pode deixar esquentar sim... é melhor sim por causa da lubrificação do motor... deixa esquentar e sai andando de leve com ela, principalmente em dias muito frios... Nada a v esse negócio que funde o motor porq é refrigerado a ar e não a água, ridículo isso!

Vc acha que os fabricantes de motos (HONDA, YAMAHA, SUZUKI, enfim todas) iam fazer um motor que se deixar ligado parado iria fundir???? Faz um 100 anos que tem motocicletas e nunca vi uma que funde funcionando parado...

TorteX
12-06-07, 14:19
Se a moto fundisse de ficar parada....tinha que por radiador em todas motos de auto-escola que ficam na fila esperando para usarem o circuito!

superkyo
12-06-07, 15:53
Até eu q naum tenho moto sei q pode deixar esquentar é uma simples questão de logica !! agora se isso ajuda tanto assim naum sei....

Fora no semafaro q vc fica parado ( com ela teoriacamente já quente ) tem tb nas estradas ! pega um estrada a 100km/h numa 125cc q esquenta do msm jeito o motor....

Naum pode e ligar, deixar no NEUTRO subir a rotação lá pra 5.000-6.000rpm por 5 minutos......todo motor tem uma faixa de temperatura pra trabalhar bem, a diferença nas motos q naum tem nenhum dispositivo de emergencia, porem antes de fundir vc vai sentir suas pernas queimando huahuahuahuhuahua

Marvila
12-06-07, 16:04
Sei que, teoricamente, não tem nada a ver...no entanto, deixei a CG 150 Titan ESD parada desde quarta-feira passada, na garagem, da mesma forma que um amigo, no prédio, deixou a FAN dele. Ontem, pela manhã, ele deu partida e depois de 1 minuto saiu na maior tranquilidade...eu sai mas com a moto sem rendimento, por conta de estar "fria"...
Será que o OHV esquenta mais rápido do que o OHC ?
Asb
Marvila/Salvador-BA

Mostarda_69
12-06-07, 18:55
bomm, nao cheguei a ler tudoo, tenho que sair. mas se ninguem falou, vou expresar meus sentimentos.. eahueahueahuheauea

que eu saiba, eh bom esquentar um pouco.. nao que seja por esquentar...
mas tem um periodo ate o oleo subir que o pistao e principalmente as valvulas estao sem oleo.. entao tu imagina o motor a 1000 giros sem forçar ate chegar o oleo, e um monstro encima acelerando ela a 5mil sem nada de oleo.. soh diminui a vida util...
eu ligo e qd sinto que ela vai anda sem engasga ja saio, ou seja, 20 a 30 seg.. depende o frio..

Valença
13-06-07, 08:12
bomm, nao cheguei a ler tudoo, tenho que sair. mas se ninguem falou, vou expresar meus sentimentos.. eahueahueahuheauea

que eu saiba, eh bom esquentar um pouco.. nao que seja por esquentar...
mas tem um periodo ate o oleo subir que o pistao e principalmente as valvulas estao sem oleo.. entao tu imagina o motor a 1000 giros sem forçar ate chegar o oleo, e um monstro encima acelerando ela a 5mil sem nada de oleo.. soh diminui a vida util...
eu ligo e qd sinto que ela vai anda sem engasga ja saio, ou seja, 20 a 30 seg.. depende o frio..


É issu aí Mostarda tô com vc, mas não é só o oleo subir... ele têm que esquentar para afinar e assim lubrificar com mais eficiência o motor. Acho que é isso ! O mesmo acontece com o carro, todo carro possui uma válvula termoestática, ela segura um pouco de água no motor até o motor chegar uns 90ºc só quando chega nessa temperatura é que a água quente é injetada / trocada no radiador, se o motor esfriar a vávula se fecha novamente. Certo ?

agm2112
13-06-07, 08:45
Quanto mais fria a manhã, mais tempo eu passo aquecendo o motor. Mas poucos minutos ... basta sair normalmente com a moto, obviamente evitando acelerações bruscas e altas rotações (ou baixas demais).

Furious VIPER
12-09-09, 19:25
Mais de 2 anos da última postagem!!! Tópico trancado, cadeado, enterrado e tudo mais!!