PDA

Ver Versão Completa : Problema no Câmbio/Embreagem na YES (alguém já teve?)



felucas
01-06-07, 10:48
Minha moto está com um problema muittooooo estranho...

Todos os dias quando saio para ir pro trampo ela está normalzinha...
eu rodo uns 30KM pra chegar aqui... só q depois de uns 12KM em rodovia
(100km/h) quando ela já está quente ela fica com um problema estranho:

Quando chego na cidade e pego trânsito e a moto está em baixa velocidade
as marchas não querem entrar nem fu*** a cima dos 40Km/h elas entram normal...
mas abaixo disso tah duro pra caramba pra engatar as marchas...
Quando paro no farol...e estou em 2ª e quero colocar no Neutro não consigo... ela não entra
tah dura e eu tenho q dar tipo uns pisões fortes pra abaixar mas dae cai direto pra 1ª...

O manete da embreagem tbm tah duro pra caramba... tenho q fazer uma p*ta força com
a mão pra apertar a merda da embreagem... parece q o cabo não está lubrificado ou sei lá...
*obs. Nunca mechi na embreagem, nem sei se tem que lubrificar ou não...

Enfim alguém jah teve esse problema ou sabe oq pode estar acontecendo com a minha moto ?

danielpaiva
01-06-07, 11:04
Qual a kilometragem da sua moto?

Quanto peguei a minha, tinha dificuldades em por o neutro, mas agora parece que amaciou..

de resto não tive nenhum problema parecido...somente as vezes ela parece que "trava" numa marcha, e dou uma andadinha pra frente, ela muda normal..

ve se isso ajuda..

rocksul
01-06-07, 11:08
As vezes o disco de embreagem quebra... dá uma olhada nisso se teu problema é o engate de marchas.
Se tu eleva a rotação do motor o mesmo problema acontece ou o problema acontece só em baixa?

Derek
01-06-07, 11:33
Nunca tive problemas... mas a minha moto é bem nova... a única coisa é que ás vezes, quando tu para sem reduzir, a primeira é meio ruinzinha de entrar, mas daih empurro a moto um pouco pra frente e ela entra de boa....

se tah muito ruim eu mandaria revisar...

RGBguima
01-06-07, 11:38
Cara a moto do felucas é nova!!
Cara acho que é falta de amaciamento!!!
vc mecheu na embreagem desde quando ela saiu da concessionária?? as vezes é a regulagem da embreagem!

sot010174
01-06-07, 11:41
No inicio as marchas sao duras sim. Duras pacas! Uso o macete do hedertone quando ela nao quer descer da 2a pro neutro... largo um pouco a embreagem e soh escuto aquele "tlac" bem baixinho... ai libera.

Senao... Garantia nela!!! AB

PimEdu
01-06-07, 11:42
A minha não entrava no neutro, dai dei umas voltinhas no parafuso do manete da embreagem para subir ela um pouco e o neutro passou a entrar bem, depois de uns 500km a embreagem tava mto macia.

Derek
01-06-07, 11:46
A minha não entrava no neutro, dai dei umas voltinhas no parafuso do manete da embreagem para subir ela um pouco e o neutro passou a entrar bem, depois de uns 500km a embreagem tava mto macia.


realmente, a minha tah com 600 Km e tá bem mais macia a embreagem e os engates tb....

César
01-06-07, 12:11
A minha as vezes fica duro e o neutro não entra nem a pau mas aí o que faço, é desligar ela, soltar e apertar a embreagem de novo q entra.

oldskullo
01-06-07, 12:18
retira o cabo da embreagem e dá uma lubrificada, pode ser que ele esteja seco/sujeira e aí acontece isso mesmo. Depois disso dá uma regulada tanto no manete quanto ali naquele bracinho do cabo que fica próximo ao motor (não sei onde é isso na YES). Isso vc pode fazer em casa mesmo, se não me engano no manual tem até explicando melhor essa regulagem.

Em último caso eu veria os discos de embreagem, quando eles dão problema a moto não anda.

abraço!

César
01-06-07, 12:21
O meu cabo de embreagem é novo deve ter uns 5 meses de vida e quando coloquei puz graxa branca dentro dele, e tá regulado, to achando que é algum desgaste na estrelinha do cãmbio.

felucas
01-06-07, 14:57
Qual a kilometragem da sua moto?
4.500 KM rodados

Se tu eleva a rotação do motor o mesmo problema acontece ou o problema acontece só em baixa?
só em baixa rotação... se eu estiver a mais de 40km/h a marcha passa de boa...

vc mecheu na embreagem desde quando ela saiu da concessionária??
nunca mechi na embreagem...

No inicio as marchas sao duras sim. Duras pacas! Uso o macete do hedertone quando ela nao quer descer da 2a pro neutro... largo um pouco a embreagem e soh escuto aquele "tlac" bem baixinho... ai libera.
Mas minha moto jah tem 4500 KM de uso.... esse lance de largar a embreagem eu to ligado... só que nem assim adianta...

felucas
01-06-07, 15:50
Aproveitando o tópico.... Qual o máximo que a Yes de vcs dá ??
a minha dá no máximo 110km/h não consegui dar mais que isso...

Eu acho estranho pq um amigo tem uma FAN e disse q dah 135km/h
e dizem q a YBR tbm dah 135-140km/h... a Yes tem menos final mesmo q as outras ??

Guilherme Rabelo
01-06-07, 16:00
retira o cabo da embreagem e dá uma lubrificada, pode ser que ele esteja seco/sujeira e aí acontece isso mesmo. Depois disso dá uma regulada tanto no manete quanto ali naquele bracinho do cabo que fica próximo ao motor (não sei onde é isso na YES). Isso vc pode fazer em casa mesmo, se não me engano no manual tem até explicando melhor essa regulagem.

Em último caso eu veria os discos de embreagem, quando eles dão problema a moto não anda.

abraço!



acho que isso solucina o seu problema tenta e depois nos fala

tom crazy
01-06-07, 19:00
Aproveitando o tópico.... Qual o máximo que a Yes de vcs dá ??
a minha dá no máximo 110km/h não consegui dar mais que isso...

Eu acho estranho pq um amigo tem uma FAN e disse q dah 135km/h
e dizem q a YBR tbm dah 135-140km/h... a Yes tem menos final mesmo q as outras ??


Nunca dei final na minha porque to amaciando ainda uahuhauha, cabo de vira 300 kilometros só. De curiosidade eu comparei o velocimetro da minha yes com a fan de um camarada, enquanto a dele tava marcando 40km/h a minha tava em torno de 35. Diz ele que a moto dá 140 de final e faz 42 km/l, depois dessa fiquei em dúvida uahauhauhua. Até pq tem um amigo que tem uma titan 2001 e falo que mal passa dos 110 a moto dele, comparamos o velocimetro dele com o da yes e as duas batiam a marcação igual. Não to dizendo que todas titan e ybr são assim, até pq comprei a yes pra ir pro trampo e dar uns roles, se ela chega a 110 to satisfeito, não do tanta importancia pro caso das outras motos que chegam aos supostos 140.

rocksul
01-06-07, 20:11
Se este problema acontece apenas em baixa rotação, provávelmente teu problema está no cabo da embreagem, menos mau, se fosse o disco daria mais trabalho, troca o cabo, é muito barato, uns 6 reais.

PimEdu
01-06-07, 20:40
Cara, Nenhuma 125cc chega a 140 reais, e duvido que cheguem a 140 no painel, todas chegam perto dos 110km/h, se passarem passam pouca coisa disso.
A minha vai a 110 e entra no redline a partir dai, então nunca acelerei mais, mas ela chega na boa a 110km/h no painel, acho q deve ir até uns 115-120, oq daria a vel normal de uma 125 de uns 110 reais. Cuidado q tem mto nego q chega a 140km/h numa pirambeira, deitado em cima da moto com vento a favor, dai não vale.

hrdwr
01-06-07, 22:04
Pegando esse gancho de velocidade final da YES, reparei que ela chega rápido no redline (±109km/h a 10.000 rpm).

E se alongar um pouco a relação? Só um pouco para não perder nas arrancadas. Alguém já tentou?

Exemplo:
a relacao original é coroa de 45 e piao de 14 dentes = relação de 3,2143
se trocar por uma coroa 42 dentes e piao de 14 = 3,0000 (alongada em 7%) a 10.000 rpm a velocidade final poderia chegar a até 116km/k (109 + 7%) sem ultrapapassar o redline.

PimEdu
01-06-07, 23:07
Cara, o JDuarte tava testando umas novas relações, algumas ele achou ruins, mas acho q ela ta meio q sob medida, se alongar corre o risco dela perder força e tbm final, 110km/h é isso mesmo q uma 125 faz, não tem mto oq fazer, se quiser andar mais tem q comprar moto maior mesmo.

rocksul
01-06-07, 23:32
Cara, o JDuarte tava testando umas novas relações, algumas ele achou ruins, mas acho q ela ta meio q sob medida, se alongar corre o risco dela perder força e tbm final, 110km/h é isso mesmo q uma 125 faz, não tem mto oq fazer, se quiser andar mais tem q comprar moto maior mesmo.

Boa solução, concordo.

Paulo
03-06-07, 03:43
Eu comprei uma Yes ano 2007, cheia de defeitos e a autorizada não quer fazer os reparos, dai ela me obrigou a procurar meus direitos, tenho amigos que comprou tambem uma Yes e esta com os mesmo defeitos eu desconfio que a Suzuki só capricha nas motos de maior cilindrada.

rulius
03-06-07, 10:39
Conte mais detalhes dos defeitos aí Paulo.

PimEdu
03-06-07, 12:43
Po Paulo, comprei minha YES na Sinal (hahaha, a galera ja deve ta cansada de saber), depois de uns 600km começou um vazamento de gasolina, poca coisa, só dava uma escorrida, levei na revisão com 700km por isoo, reclamei la, foram super educados (ngm desconfiou q era um malandro, simplesmente anotaram e falaram q iriam ver), e arrumaram tudo, nunca mais tive o problema.
Se realmente conhece mta gente q ta tendo mto com problemas pode ser a conc da sua cidade/onde estão comprando que não esta sabendo montar direito, se for o caso mande email para a J Toledo, pois assim eles podem tomar alguma medida contra a conc, podendo até descredencia-la de sua lista de autorizadas.
Cara, onde vou todo mundo é tão educado com quem leva uma YES quanto é com quem leva uma Hayabusa la, e sempre fizeram um serviço competente, como todos lugares tem seus problemas, cometem seus erros, mas nunca tentaram colocar a culpa deles em mim e sempre arrumaram os problemas da moto.

rulius
03-06-07, 15:31
Paulo, faça mais uma coisa: acesse www.uol.com.br/bestcars, e reclame através do canal direto, que é uma seção deste site que entra em contato com a concessionária. Imagina esse povo recebendo contato da imprensa quationando, é uma boa forma de fazer pressão.

Saurus
03-06-07, 16:05
A minha YES tem vêzes que, ao mudar de 1ª para 2ª entra em NEUTRO. Às vêzes, quando vou parar, tirar de 2ª para o NEUTRO, a marcha não fica em nenhuma das duas posições (o indicador de marcha apaga). Daí eu dou uma debreada e uma leve pisada na alavanca. E tudo volta ao normal.

Acho que é normal quando a moto é nova. Tem acontecido com cada vez menor frequência. Acho que é uma questão de amaciamento e costume.

Motonga
03-06-07, 20:18
A minha tava com o mesmo problema, dava um tranco quando passava a 1ª, dificuldade de colocar o neutro quando estava na 2ª, tinha que pisar com um pouco mais de força pois o pedal ficava duro, aí ia direto pra 1ª, quando estava na 1ª nem adiantava aumentar o giro um pouquinho nem dar uma sacudida na moto pra frente, nem soltar a embregem um pouco, aí quando desligava ia blz, resumindo mexi no ajuste do manete, subi a embreagem um pouco senti a diferença na hora, parou os problemas mas o pedal continuava um pouco duro, levei na concessionária novo ajuste aí ficou super macia só que percebi que a embreagem tinha ficado alta, quase final de curso e sem a folga como diz o manual, cheguei em casa e fiz o meu ajuste , agora a embreagem tá com a folga certa, 1ª sem tranco e as marchas estão super macias e o manete saindo no meio, nem colado nem alto. A moto hoje tá com 252 km rodados.

KDASH
04-06-07, 13:04
Problema de reduzir a marcha com a embreagem dura tem grandes chances de ser o cabo com lubrificação comprometida ou mesmo torcido( quando o cabo tá torcido, ele fica duro e a curva ao apertar o manete não corresponde aa pressão feita embaico na embreagem) . É algo a se considerar, pois se depois que a moto tá em uma velocidade X entra facil mesmo, é mais facil até de "mudar no tempo", não exige muito trampo da embreagem, isto é, um pouco de pressão da mesma já alivia as emgrenagens ao ponto de trocar sem arranhar. Tive um problema semelhante com uma DT, no mesmo esquema, era a moto esquentar legal a embreagem deichava na mào, descobri que era o cabo pode paralelo. Mas encosta num mecanico e bate um papo.

Paulo
05-06-07, 00:07
Conte mais detalhes dos defeitos aí Paulo.


Conte mais detalhes dos defeitos aí Paulo.
rulius, a minha moto entra água no painel faz barulho na quarta macha, não funciona o marcador de combustivel, o cunsumo de combustivel esta acima do normal, as setas veio quebrada, o farol entrava água e outras coisa mais.


Abraço, Paulo.

Paulo
05-06-07, 00:12
Po Paulo, comprei minha YES na Sinal (hahaha, a galera ja deve ta cansada de saber), depois de uns 600km começou um vazamento de gasolina, poca coisa, só dava uma escorrida, levei na revisão com 700km por isoo, reclamei la, foram super educados (ngm desconfiou q era um malandro, simplesmente anotaram e falaram q iriam ver), e arrumaram tudo, nunca mais tive o problema.
Se realmente conhece mta gente q ta tendo mto com problemas pode ser a conc da sua cidade/onde estão comprando que não esta sabendo montar direito, se for o caso mande email para a J Toledo, pois assim eles podem tomar alguma medida contra a conc, podendo até descredencia-la de sua lista de autorizadas.
Cara, onde vou todo mundo é tão educado com quem leva uma YES quanto é com quem leva uma Hayabusa la, e sempre fizeram um serviço competente, como todos lugares tem seus problemas, cometem seus erros, mas nunca tentaram colocar a culpa deles em mim e sempre arrumaram os problemas da moto.
PimEdu, la eles dão atenção para quem tem uma moto de maior cilindrada no meu caso eu já avisei a Suzuki e ele nem ligaro, mais valeu pela força.





Abraço,Paulo.

Paulo
05-06-07, 00:20
Paulo, faça mais uma coisa: acesse www.uol.com.br/bestcars, e reclame através do canal direto, que é uma seção deste site que entra em contato com a concessionária. Imagina esse povo recebendo contato da imprensa quationando, é uma boa forma de fazer pressão.
O caso esta na justiça, se eles não resolver eu entro em contato com a bestcars, valeu pela dica.



Abraço, Paulo.

Paulo
05-06-07, 00:27
A vantagem da Suzuki yes é que o indice de roubo dela é quase zero.



Abraço a todos, Paulo.

cesarmunoz
05-06-07, 04:15
Minha moto está com um problema muittooooo estranho...

Todos os dias quando saio para ir pro trampo ela está normalzinha...
eu rodo uns 30KM pra chegar aqui... só q depois de uns 12KM em rodovia
(100km/h) quando ela já está quente ela fica com um problema estranho:

Quando chego na cidade e pego trânsito e a moto está em baixa velocidade
as marchas não querem entrar nem fu*** a cima dos 40Km/h elas entram normal...
mas abaixo disso tah duro pra caramba pra engatar as marchas...
Quando paro no farol...e estou em 2ª e quero colocar no Neutro não consigo... ela não entra
tah dura e eu tenho q dar tipo uns pisões fortes pra abaixar mas dae cai direto pra 1ª...

O manete da embreagem tbm tah duro pra caramba... tenho q fazer uma p*ta força com
a mão pra apertar a $#@%$# da embreagem... parece q o cabo não está lubrificado ou sei lá...
*obs. Nunca mechi na embreagem, nem sei se tem que lubrificar ou não...

Enfim alguém jah teve esse problema ou sabe oq pode estar acontecendo com a minha moto ?



Galera o meu é quase o mesmo problema apesar de ser um pouco diferente.

Quando a moto está parando e até mesmo parada ela me dá um **** trabalho pra entrar na primeira marcha, o câmbio desce molinho mas desce mole umas 5 vezes, aí te que parar soltar um pouco embreagem e/ou as vezes mexer ela pra frente e pra trás, aí entra na boa, DEPOIS, vc tá lá correndo com a bixinha e engata a quinta marcha, de repente ela tá naquele barulinho, uóóóóóó, a´pi do nada vc sente um tranco pequeno e o barulho aumenta pra UÓÓÓÓÓÓ (rsrrsrs), qdo olho caiu pra quarta marcha novamente, aí toca engatar de novo e vai que é uma beleza, ou as vezes vc da quarta pra quinta engata, viu que foi mole, meio em falso como acontece com a primeira tu engata de novo e ela fica. Isso pode ser câmbio ou é embreagem? HELPPPP

Paulo
05-06-07, 04:43
Galera o meu é quase o mesmo problema apesar de ser um pouco diferente.

Quando a moto está parando e até mesmo parada ela me dá um $#@%$# trabalho pra entrar na primeira marcha, o câmbio desce molinho mas desce mole umas 5 vezes, aí te que parar soltar um pouco embreagem e/ou as vezes mexer ela pra frente e pra trás, aí entra na boa, DEPOIS, vc tá lá correndo com a bixinha e engata a quinta marcha, de repente ela tá naquele barulinho, uóóóóóó, a´pi do nada vc sente um tranco pequeno e o barulho aumenta pra UÓÓÓÓÓÓ (rsrrsrs), qdo olho caiu pra quarta marcha novamente, aí toca engatar de novo e vai que é uma beleza, ou as vezes vc da quarta pra quinta engata, viu que foi mole, meio em falso como acontece com a primeira tu engata de novo e ela fica. Isso pode ser câmbio ou é embreagem? HELPPPP
Esse barulho acontece com a minha na quarta macha dos 5 mil giros aos 6 mil giros fica uóóóóóó tenho que deixar na quinta ou na terceira marcha para não ouvir o barulho.


Abraço, Paulo.

cesarmunoz
05-06-07, 04:47
Problema não é berulh, e sim cair de 5ª para 4ª

PimEdu
05-06-07, 06:58
AS vezes acontecia isso com a minha qdo não engatava direito, mas bem as vezes mesmo, aconteceu umas 2 ou 3 vezes só. A embreagem (folga) ta bem regulada? Se tiver dai não sei oq pode ser, tenta puxar a alavanca com um pouco mais de força, as vezes ta puxando mto pouco e a quinta não entra direito dai escapa.
Paulo, realmente é chato isso, até pq a YES não é moto de dar mtos problemas, a galera do forum q tem nenhum reclama, mas vai atras dos seus direitos, se não estão te resolvendo os problemas realmente deve procurar a justiça, q tudo se resolva ai.

hedertone
05-06-07, 10:31
Quando minha moto travava em alguma marcha eu fazia do jeito que o Danilo (SOT) disse, soltava um pouco a embreagem e se necessário dava uma aceleradinha só pra elevar o giro, lembrando que em reduções eh legal da uma aceleradinha de leve pra evitar um tranco, só baixo a marcha sem acelerar se tiver numa velocidade bem adequada para isso, caso contrário acelero mesmo.

FELUCAS = tente lubrificar e regular tua embreagem, acredito que isso deve resolver, a minha já ficou dura uma vez e foi falta de lubrificação mesmo, agora que a moto ta com meu pai ele cuida melhor dela :clap: :clap:
Fico com a bichinha só a noite :P

cesarmunoz
05-06-07, 14:50
E aí galera alguma ajuda? Vou ser obrigdo a criar um tópico separado pra tirar miha dúvida? rsrs :s :d

Saurus
05-06-07, 23:13
E aí galera alguma ajuda? Vou ser obrigdo a criar um tópico separado pra tirar miha dúvida? rsrs :s :d


Teu caso é esquisito. Mas pode ser problema no tambor seletor ou nos garfos seletores. Para verificar, só abrindo a parte de baixo do motor, onde ficam as árvores primária e secundária.

Paulo
05-06-07, 23:24
AS vezes acontecia isso com a minha qdo não engatava direito, mas bem as vezes mesmo, aconteceu umas 2 ou 3 vezes só. A embreagem (folga) ta bem regulada? Se tiver dai não sei oq pode ser, tenta puxar a alavanca com um pouco mais de força, as vezes ta puxando mto pouco e a quinta não entra direito dai escapa.
Paulo, realmente é chato isso, até pq a YES não é moto de dar mtos problemas, a galera do forum q tem nenhum reclama, mas vai atras dos seus direitos, se não estão te resolvendo os problemas realmente deve procurar a justiça, q tudo se resolva ai.
PimdEdu, valeu pela força.



Abraço, Paulo.

cesarmunoz
06-06-07, 00:49
Teu caso é esquisito. Mas pode ser problema no tambor seletor ou nos garfos seletores. Para verificar, só abrindo a parte de baixo do motor, onde ficam as árvores primária e secundária.

Ou seja, pode ser câmbio mesmo, só abrindo o motor né? Isso pelo que pesquisei, só para tentar achar defeitos teria de ser desembolsado cercade 320 reais! PQP rsrrs

oldskullo
06-06-07, 01:00
esse é o típico tópico que a maioria dos problemas pode ser resolvida com...


http://www.zelezarstvi-vyskov.cz/foto/rakousko-olej-ve-spreji-wd-40-200mm-bal36ks.jpg


:lol: :lol: :lol: :lol:

Mas é isso aí mesmo, óleo neles!

Detalhe: Se vc para em 5a. no sinal e quer passar pro neutro, pode rolar a grande chance de 'embaralhar' o câmbio e vc ter que andar um pouco pra frente pra poder passar a marcha. Por isso, quando for reduzir a velocidade pra parar, aperta o bendito manete e vai abaixando a marcha! :drool:

cesarmunoz
06-06-07, 06:01
Preciso responder? :k