PDA

Ver Versão Completa : Como vcs agiriam? [+ surpresa na curva]



alexandregf
05-06-07, 11:13
Ae pessoal blz

Eu não tenho muita habilidade ainda nas duas rodas, mas gostaria de tirar uma dúvida....eu sempre ouvi dizer que não se pode freiar na curva, ai fico pensando, como eu devo agir se aparecer alguma surpresa no meio da curva como um carro parado por exemplo?....tem muitas curvas que vc não tem visibilidade do que tem nela, vc só vê quando entra nela....e ai o q vcs fazem?

Vlw

Guilherme Rabelo
05-06-07, 11:17
procuro controlar o maximo possivel o freio pra nao escorregar e contornar a cituaçao.

Lagartixxa
05-06-07, 12:14
num é bom freiar com o freio da frente, com o de tras pode frear sim! so cuidado pra nao travar a roda! si travar a roda na curva é 99% de chance de ser apresentado ao chao

PimEdu
05-06-07, 12:23
Pode freiar. Pensa assim, seu pneu tem 100% de aderência, qq aceleração, frenagem ou curva usa uma parte desses 100%. Se vc ta na reta é mais dificil de travar pq vc pode usar 100% do pneu para freiar, na curva vc ja ta usando uma parte, tipo 60%, dai vc só tem 40% para freiar, se tentar usar mais q isso ele escorrega.
O ideal é em curvas onde não se sabe oq terá ir com calma, dai qq coisa pode freiar ou desviar sem problemas.

RGBguima
05-06-07, 12:32
Vai dando uns "toquinho" no freio sem travar as rodas!!!
Ai vai que vai meu velho!!

Stone
05-06-07, 12:36
pode freiar com o freio da frente, como todos sabem, em frenagens mais de 60% do peso da moto vai pra roda dianteira, então se deve freiar, mas com moderação, cuidando pra roda num travar
mas cada situação é uma situação, as vez é melhor nem freiar

Furious VIPER
05-06-07, 12:41
tem q automatizar a reação com naturalidade...
a coisa q mais derruba gente é o pânico... o cara tá numa sitação contornável, nõa é nada de absurdo.. mas abte o pânico, daí tu dá um coice no freio e uma mãozada no outro freio.. hehehe pronto.. derrapa e cai!!
Procura aki no fórum sobre "contra-esterço"... ajuda mto em curvas.. seja pra vencer a curva ou pra aliviar a curva e depois sim vencê-la...
E como já postaram... se não conhece o lugar.. vai com calma!!

Dilim
05-06-07, 12:42
Pode freiar sim, mas vai de leve.


E sinceramente, o dia em que acontecer, o susto se encarrega de te ensinar... na boa mesmo.

aBraço

rocksul
05-06-07, 12:51
Se tu ver que vai bater, coloca a capa do Super Homem e te prepara.
Freiar bruscamente na curva é complicado, a moto sai de lado e se tu não segura, tombo. Se houver espaço o que tu tem que tentar é manter a direção reta e freiar forte. Se tua moto não tem freio a disco na frente, coloca.

Roberval2005
05-06-07, 12:54
axo q ai só um milagre mesmo, depende da velocidade

Marvila
05-06-07, 13:19
Bem, aí é que entra a tal de "direção defensiva". alexandregf, numa curva que vc tem pouca visibilidade é aquela extremamente "fechada" (tem curva aí de ângulo maior que 180º - contornando serra). O primeiro passo, antes de entrar nela, é reduzir para a marcha anterior e soltar devagar a embreagem, enquanto vai freando suavemente (dianteiro e traseiro conforme explicaram acima). Se a velocidade ainda continuar excessiva para o seu controle faça o mesmo procedimento, reduzindo ainda mais a marcha e mantendo a frenagem suavemente.
Complica um pouco mais se a curva for numa descida porque a embreagem libera a moto serra abaixo e você terá de ter pleno controle da suavidade da frenagem e liberação da embreagem, para evitar trancos. Afora isto, terá de observar a qualidade da pista (se tem areia, brita solta ou mesmo se estiver molhada - água e óleo). Estradas que você nunca trafegou não se pode abusar de velocidade...buraco em curva pode ser fatal para encurtar sua distância do chão...
Tendo o equipamento sob controle de velocidade* terá tempo suficiente para fazer as manobras necessárias. Lembre-se que cada um tem um limite. Isto se aplica a ter a moto "nas mãos" e a velocidade imposta. Durante a pilotagem tem de alternar, sempre, a visão para longe e a média distante, como meio de ir se prevenindo. Ou seja, atenção total no ambiente (animais, veículos em via de entrar na pista ou atravessá-la).
Quanto mais você pilota mais se adequa à sua motocicleta e conhece seus limites (que, inclusive, são superados dia após dia).
Fui extenso e não sei se ajudei muito...
Era isto !
Marvila/Salvador-BA

agm2112
05-06-07, 13:28
É isso aí ... com uma velocidade compatível com a curva, os imprevistos se tornam "menos imprevistos". Acho que quando temos menos prática e menos confiança, nos tornamos mais cautelosos, o que é bom.

tornadeiro rj
10-06-07, 15:18
po eu sou fuzileiro naval,nao sei se vcs conhecem sobre os batedores,lá uma das coisas q sao ensinadas é q no caso de algum imprevisto aparecer no caminho é vc segurar o maximo(a frenagem realmente consiste muito mais na reduçao e freio da frente,o de tras só para compensar) e no momento certo devesviar usando todo o jogo de corpo.até hj sempre deu certo ,já me livrei de algumas quedas,q se eu fosse só esperar a moto parar eu já teria me ferrado todo.nao sei o q vcs acham.........

alqudwa
10-06-07, 19:46
1 entra sempre tangenciando a curva
2 reduzir a marcha
3 nao frenar bruscamente
4 usar contra esforço
5 fazer o pendulo
6 olhar para traz e acelerar novamente dando tchao a morte...

lion
10-06-07, 20:39
tangenciando a curva?
fazê-la muito aberta possibilitando manter o guidão reto?
explica isso direito ae se puder...
quanto ao pendulo?

px400
10-06-07, 23:25
Na auto escola e andando na rua nunca vim direto numa curva sem antes parar de acelerar e ficar de prontidao pro que der e vier.

Usar a visão periférica sempre. Senao é chao chao chao! |:(

wqmartins
11-06-07, 12:23
Na auto escola e andando na rua nunca vim direto numa curva sem antes parar de acelerar e ficar de prontidao pro que der e vier.

[quote=px400;199713]
Na auto escola e andando na rua nunca vim direto numa curva sem antes parar de acelerar e ficar de prontidao pro que der e vier.

Usar a visão periférica sempre. Senao é chao chao chao! |:(

falou tudo! estar sempre atento a todos as possiveis coisas que pode acontecer a sua frente!

diabo2
11-06-07, 12:25
Pode usar os dois freios sem problema. Só que no dianteiro usa apenas um dedo limitando a ação do freio quando o manete toca os outros 3 dedos que estão na manopla. Assim num ocorre travamento dianteiro e vc tem uma frenagem eficaz.

Carlos Roberto
11-06-07, 12:57
Escolho o lugar mais macio pra cair. De preferência, procuro o mato pra cair..rs...

slalon
11-06-07, 18:33
num é bom freiar com o freio da frente, com o de tras pode frear sim! so cuidado pra nao travar a roda! si travar a roda na curva é 99% de chance de ser apresentado ao chao


cuidado com o que o amigo diz aí. dependendo das circunstâncias, apertar o freio de trás é tombo na certa! isto pq o freio de trás é mais difícil de controlar e trava a roda com maior facilidade, desgovernando a moto e te jogando ao chão.

faça o seguinte:
- reze p esta situação nunca ocorrer;
- entre numa curva em velocidade de segurança, sobretudo se não dá p ver o q vem a seguir;
- caso a situação ocorra, dê pequenas apertadas no freio da frente p q a velocidade diminua porém a roda dianteira não trave (tipo freio ABS), assim nos "intervalos de freada" fica mais fácil direcionar a magrela p desviar do obstáculo;
- aperte o freio de trás bem de leve só para auxiliar na redução da velocidade;
- esteja sempre pronto p se atirar da motoca caso não dê p evitar o choque;
- reze mais uma vez.

(leia tb o tópico CUIDADO, RISCO DE MORTE!!)

SOBRE CONTROLE DOS FREIOS, use aproximadamente 75% de força no freio da frente e apenas uns 25% no de trás, isto em situação de aderência normal (asfalto seco e regular).
em caso de menor aderência, aí sim, use mais o freio de trás do q o da frente, pq aí o risco da roda da frente travar é maior, ocasionando um acidente feio!

SUGESTÃO:
sempre q surge uma dúvida como esta é válido e interessante testar na prática. assim vc treina a dominar uma eventual situação de risco. sugiro q vc arrume um local adequado (cuidado na escolha) e coloque balizas em diversas posições, simulando a manobra. mas vá com calma e proteja seu corpo