PDA

Ver Versão Completa : contra-esterço?



tornadeiro rj
11-06-07, 16:29
vcs utilizam essa tecnica?

hedertone
11-06-07, 16:40
vcs utilizam essa tecnica?
se vc explicar do que se trata fica mais fácil de responder! :OK: :OK:

rocksul
11-06-07, 16:46
Pode explicar que técnica é esta?
Olhei todos os livros do Chuck Norris e não achei....

hedertone
11-06-07, 16:50
Pode explicar que técnica é esta?
Olhei todos os livros do Chuck Norris e não achei....
realmente .. o cara deve ser ninja e além disso domina alguma tecnica milenar secreta de conversação na qual somente os seus companheiros podem entender...

baluk
11-06-07, 16:52
Será que é algo relacionado com queda de braço? :D :lol: :D
Ou é prender a bosta quando bate a votade de cagar?

lion
11-06-07, 16:53
contra esterço consiste em forçar o guidão pro lado oposto numa curva fechada e deitar o corpo nas curvas, fazendo com que a moto faça curvas fechadas sem perder estabilidade, vou procurar o link onde explica melhor
http://www.motonline.com.br/default.asp?cod=6709&categoria=6&show=1
http://www.bluriders.com.br/dicasdepilotagem.htm
http://www.moto.com.br/motodicas/conteudo/1978.html

jecastro
11-06-07, 16:55
Os corredores de drift usam isto direto.

hedertone
11-06-07, 16:57
mas isso eh feito em trilhas....

Ou da pra fazer no asfalto com uma street?

veio.. esse link que vc postou os caras tão com um pose meio complicadas

TorteX
11-06-07, 16:59
Eu uso quando lembro só! huuhuuhuh :lol: :-/
É uma tecnica legal de usar pra raspa o pedal! ]:)

TorteX
11-06-07, 17:01
mas isso eh feito em trilhas....

Ou da pra fazer no asfalto com uma street?

veio.. esse link que vc postou os caras tão com um pose meio complicadas

Quando for andar de moto....tiver a uns 50....vire o guidon pra um lado, que a moto vai para o outro!
E nas curvas, da uma viradinha de leve que a moto da mais uma deitadinha....

tornadeiro rj
11-06-07, 17:02
Um dos exercícios do curso foi candidamente apelidado de "Atropelando a Velhinha". Colocamos um cone de borracha e o aluno precisa desviar da forma mais rápida e eficiente. Primeiro cada um faz o exercício utilizando suas próprias técnicas de pilotagem. Depois vem a orientação que normalmente dá um nó na cabeça dos alunos.

Para desviar para a esquerda, deve-se pressionar o guidão com a mão esquerda, empurrando-o para o lado direito. Após uma sucessão de ooohhhhhs e aaaahhhhhhs, fica claro que ninguém ali acreditou numa só palavra; então partimos para a aula prática. Eu mesmo, ou o instrutor Minhoca fazíamos o exercício diante de vários pares de olhos. Com apenas a mão esquerda no guidão, nós rodamos até quase bater no cone e fazemos a manobra, conhecida tecnicamente como contra-esterço, desviando a moto para o lado esquerdo.

Após constatarem que realmente funciona, chega a vez de os próprios alunos repetirem a manobra. No começo alguns ainda não acreditam, mas após algumas repetições todos concordam que o desvio da trajetória é muito mais rápido. Isto ocorre porque ao provocar uma ação (virar o guidão para o lado direito), as forças que atuam na roda dianteira provocam uma reação contrária, que é voltar para o lado esquerdo. Quer uma prova?

Pegue uma bicicleta - se não quiser arriscar sua moto - e quando estiver em uma boa velocidade, empurre (veja bem, é para empurrar, não é para inclinar) o guidão para a direita e perceba que a bicicleta vai desviar imediatamente para a esquerda. Com a moto, tente mentalizar um obstáculo imaginário e faça a experiência de empurrar o guidão para qualquer lado. A reação será o desvio para o lado contrário.

Vaca louca
A técnica do contra-esterço é muito utilizada nas pistas, principalmente nas curvas de baixa velocidade, onde o piloto precisa contornar a curva sem deixar cair muito o giro do motor. Nas ruas e estradas, para desviar, a técnica do contra-esterço produz uma reação rápida, eficiente e segura, e depois de alguns treinos pode-se fazer isso naturalmente, como trocar de marcha.

As outras aplicações do contra-esterço são: ultrapassar de forma mais rápida e segura; corrigir o inserimento em curva; desviar de objetos em plena curva; corrigir a trajetória na curva; mudar a trajetória em reta sem deslocar o corpo; retornar a moto para a posição menos inclinada após a curva o mais rápido possível e, claro, facilitar o inserimento em curva sem fazer tanta força.

eesa materia eu vi no motonline

hedertone
11-06-07, 17:03
se não me engano isso acontece quase que automaticamente quando se entra bem e com a traseira derrapando, basta ter um pouco de experiencia para manter o guidon reto.. já que o fundo vai virar

lion
11-06-07, 17:04
Uma manobra que vale à pena conhecer, segundo Damiron, é a do “contra-esterço”. “Vamos usar a estrada como exemplo: ao fazer uma curva em velocidade alta, é normal se forçar o guidão para o lado de ‘fora’ do traçado. Essa manobra é chamada ‘contra-esterço’, uma reação natural ao efeito giroscópico das rodas”.

O efeito giroscópico surge em velocidade superior a 35 km/h e se torna mais intenso quanto maior for a velocidade. É um fenômeno físico criado pelo movimento giratório das rodas. Sua tendência é mantê-las em pé e rodando em linha reta enquanto existir
movimento e velocidade.

“A curvatura externa que existe nos pneus de motos também ajuda quando o piloto realiza o ‘contra-esterço’, eliminando a tendência da moto se manter em linha reta, forçando-a a se inclinar e ‘deitar’ para o lado de dentro da curva. Ao forçar levemente o guidão para o lado contrário ao da curva, o condutor facilita o controle da moto, equilibrando as forças que atuam sobre ela. Parece contraditório, mas o ‘contra-esterço’ serve para ajustar a motocicleta à velocidade e ao raio da curva, podendo fazê-la deitar mais ou menos, conforme a necessidade”.

“Quanto mais força de ‘contra-esterço’ o piloto aplicar sobre o guidão, mais a moto deitará e fechará a curva. A manobra é importantíssima para quem pilota em alta velocidade, mas também extremamente útil em situações normais”, garantiu.

lion
11-06-07, 17:07
meu medo é levar um tremendo de um chão ao fazer algo assim, sem prática...
sei lá, fica muito vago pela teoria, apesar de fazer sentido causa mta insegurança no piloto no começo, mas não vejo como isso pode ajudar desviando de objetos na pista...

vinacowboy
11-06-07, 17:09
eu fiz algumas vezes, mas num sabia que tinha nome :0_0:
que legal... vou praticar mais :P

hedertone
11-06-07, 17:11
eu fiz algumas vezes, mas num sabia que tinha nome :0_0:
que legal... vou praticar mais :P
pow veio.. mas praticar numa street acho perigoso pacas....
asfalto rala e queima muito :P

rocksul
11-06-07, 17:53
Eu não faço isso nem a pau.
Eu faço esterco no banheiro e não de moto.
Essa manobra aí é mto erventa. Não tenho nem condições de fazer, meu corpo entupido de parafuso não permite tal mobilidade. :0_0:

Furious VIPER
11-06-07, 18:53
Como já discutimos uma vez é uma técnica ótima.. mas só pra ser usada acima de 40km/h (média).. então se tu tá andando forte dá pra fazer tranquilo.. em curvinhas em 2ª marcha.. nem pensar.. é tombo na certa!!
Eu uso toda hora... dá mais emoção de fazer as curvas... pq é a maneira masi suave... a moto simplesmente vem pro lado da curva sem esforço algum, sem freiar, sem desacelerar nem nada... é só deitar... depois q a gente pega a barbada, é absurdamente simples!!

casali
11-06-07, 20:39
http://www.motorcycle-usa.com/photos/1123465057.jpg
http://http://www.sroffroad.co.uk/images/310705.jpg

sot010174
11-06-07, 20:55
Eu uso e sempre usei o contra-esteço. a moto troca de direcao muito mais rapido. Nao é perigoso... só fazer bem de leve...

Quer diminuir o nó da cabeca? empurre o volante pra onde vc ker ir.

ab

destbr
11-06-07, 21:10
eu nao uso pq simplesmente nao lembro. pra ficar automatico, tem q praticar bastante (pelo menos pra mim), mas uso direto para corrigir qdo ja estou dentro da curva e por algum motivo do além, entrei com velocidade incompativel.

e nao existe essa de levar chao nao, pq ngn eh louco de puxar o guidao repentinamente. eh simplesmente fazer uma força leve ao contrario da curva, somente isso.

Furious VIPER
11-06-07, 22:08
Quer diminuir o nó da cabeca? empurre o volante pra onde vc ker ir.

Ficou confuso isso aki Sot... é mais fácil dar o exemplo...
A curva é pra direita...force a mão direita pra frente... vc vai sentir a moto vindo para a direita com suavidade... inclinando a moto.. e não usando a direção do farol!!
só faça isso em curvas rápidas... acima de 40km/h... se fizer isso devagar.. é chão na certa!!

yalta
11-06-07, 22:17
Antes de andar de moto eu achava contra-esterço a maior cascata que já fora inventada, pensava: "poxa, como que se eu quero virar pra direita eu tenha que virar o guidão para a esquerda?!". Ai um dia, tentei, perdi o medo e hoje uso quase sempre..
Como o sot010174 falou, a pilotagem fica mais agressiva, emocionante e se souber fazer certo, isso te tira de vários apuros..

O lance é perder o medo! []s

tornadeiro rj
11-06-07, 22:42
muito maneiro fazer isso em curvas rapidas,agora que as pedaleiras vao descascar msm ]:)

pulatampinha
12-06-07, 10:29
ja to ate com medo aqui.....vcs fazem isso no dia-a-dia?????que isso cara!Que doido!
Nem me arrisco......

agm2112
12-06-07, 10:42
Creio que todos fazem de forma automática ... outro dia estava passando pela SP171 (o mundo das curvas) a uns 60 por hora e percebi que eu utilizo um pouco do "contra-esterço" sem perceber ....

Stone
12-06-07, 12:32
eu faço isso sempre com a CG bolinha, fazendo m$%$da no barro

sot010174
12-06-07, 13:44
De novo, o contra-esterço é mais do que uma manobra... é uma segurança saber executar. a moto troca de direcao muito mais rapido, é ideal pra fugir de buracos. Experimentem... nao tem perigo se feito em alta velocidade (50+km/h). Vou fazer isso no proximo video pra mostrar. AB

lion
12-06-07, 15:46
isso ai sot!
boa ideia!
eu ainda nao to sacando como executar isso pra sair de uma roubada huaha

vlws

muayzen
13-06-07, 00:40
De novo, o contra-esterço é mais do que uma manobra... é uma segurança saber executar. a moto troca de direcao muito mais rapido, é ideal pra fugir de buracos. Experimentem... nao tem perigo se feito em alta velocidade (50+km/h). Vou fazer isso no proximo video pra mostrar. AB


boaaaaaaaaaaaaa faz sim soft !!!! :clap: :clap: :clap: :clap:

sot010174
13-06-07, 00:41
Podexá... vou tentar fazer amanha de manha (se eu acordar...)

Furious VIPER
13-06-07, 01:44
boaaaaaaaaaaaaa faz sim soft !!!! :clap: :clap: :clap: :clap:

putz... chamou o cara de "Soft"!!! hahahaha

sot010174
13-06-07, 11:39
To upando os videos (02). Abraço! :clap:

muayzen
13-06-07, 11:46
ebaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa :clap: :clap: :clap:


tio vc ta com ciumes ne! podexá vo te dar atencao no msn :P

muayzen
13-06-07, 12:05
owww soft manda um alo pra eu no video !! :lol: :P :flor:

sot010174
13-06-07, 12:13
owww soft manda um alo pra eu no video !! :lol: :P :flor:


Ei ou... sai pra la meu.... huahuuhuhahaha :lol:

TorteX
13-06-07, 12:21
Soft é??? heheheh

Diego.fcs
13-06-07, 12:52
Quanto eu tinha minha XTZ eu fazia sempre sim mas as vezes esquecia... heheheheh!!! Mas é importante lembrar que é bom ir de leve no começo pra ir pegando a manha... Agora que to de bolinha vou de leve nela que num peguei as manha ainda.... mas é legal... É bom para mudar a direção rapidinho, vc dá uma puchadinha no guidão e a motoca vira...

tornadeiro rj
01-07-07, 14:09
vcs acham q o contra-esterço faz a moto sair de traseira? :s

Furious VIPER
01-07-07, 14:46
vcs acham q o contra-esterço faz a moto sair de traseira? :s

Só o contra esterço não faz isso não!!! pq qdo vc faz o contra-esterço vc acaba fazendo com q a parte da frente da moto.. do tanque pra frente, venha ara o lado da curva... obrigado vc a inclinar-se junto! não vejo como isso tiraria a tração da roda traseira, ou contato firme com o solo. De repente se tu acelerar afuzel qdo tiver bem deitado numa curva.. aí sim... sai de traseira... hehehehe mas não faça isso!!

tornadeiro rj
07-07-07, 02:23
vlw,viper

MaumauFT
07-07-07, 11:36
ow pessoal... tem uma galera assustada e falando q eh loucura e talz.
Essa gente tah achando q o pessoal faz as curvas no dia-a-dia q nem a foto q foi postada hehhheheheh

claro q não eh isso pow. Na foto a traseira perdeu a aderência, normalmente o pneu fica patinando pra não aderir. A foto mostra uma técnica de "drfit com motos" onde se usa o contra-esterço. Claro que na rua fica totalmente inviável heheehehe

O que se faz é somente empurrar o guidão pra direita numa curva à direita e a moto vai simplesmente ir pra direita. Você tem total controle sobre ela, sem derrapar e etc. Claro que se entrar em velocidade jaspion em uma curva e fizer um contra-esterço ninja vc vai cair, tudo tem suas limitações. O contra-esterço não vai fazer você virar uma curva de 90º =DDD

Outra coisa, o pessoal se assustou e tal, mas, não tem como fazer uma curva acima de 40kmh sem usar o contra-esterço. Passou de 40kmh e fez curva já está contra esterçando. Isso acontece por causa do efeito giroscópio que alguem citou antes. Se você tentar fazer uma curva do mesmo jeito que faz quando está devagar (-de 40) você vai para o lado de fora da curva que tentar fazer, por isso, você acaba contra-esterçando automaticamente.

O objetivo do tópico então é fazer com que as pessoas tenham consciencia do que estão fazendo e passem a utilizar a técnica quando querem. Vamos dizer que acima de 40kmh sua mente pensa em virar o guidão pra direita (numa curva a direita), mas, suas mãos fazem o contrário. Se alguem conseguisse gravar um vídeo seria barbada de ver.

É muito fácil. Tentem em uma reta, virem um pouquinho pra direita e vão ver que a moto vai pra esquerda =D

crazykid
07-07-07, 11:50
yhaaaa :drool:

Furious VIPER
07-07-07, 13:30
O que se faz é somente empurrar o guidão pra direita numa curva à direita e a moto vai simplesmente ir pra direita.
É muito fácil. Tentem em uma reta, virem um pouquinho pra direita e vão ver que a moto vai pra esquerda =D

CORREÇÃO: Esquerda!!
Para usar o contra-esterço.. sempre vire o guidon (suavemente) para o lado OPOSTO da curva!!
A idéia de tentar numa reta é perfeita... vc sente nitidamente o movimento da moto acompanhando o contra-esterço no guidon!!

MaumauFT
09-07-07, 00:08
CORREÇÃO: Esquerda!!
Para usar o contra-esterço.. sempre vire o guidon (suavemente) para o lado OPOSTO da curva!!
A idéia de tentar numa reta é perfeita... vc sente nitidamente o movimento da moto acompanhando o contra-esterço no guidon!!



hehehe eh eu quis dizer que você deveria empurrar o guidão pela direita heheheh viajei =DD

espero que o pessoal tente na reta pra ver como é e perder o medo =DD

superkyo
09-07-07, 01:20
Aposto q essas "explicações" naum tão ajudando quem nem imagina oq é e deixando confuso qm axa q tem uma idéia do q é.......ahuahuahuhuahua

Eu ainda naum sei oq é isso naum peguei confiança ainda pra fazer curva mais fechada rapido ( acima de 40km/h )

MaumauFT
09-07-07, 18:33
Aposto q essas "explicações" naum tão ajudando quem nem imagina oq é e deixando confuso qm axa q tem uma idéia do q é.......ahuahuahuhuahua

Eu ainda naum sei oq é isso naum peguei confiança ainda pra fazer curva mais fechada rapido ( acima de 40km/h )


aiaiai rapaz.. em uma reta, empurre o guidão pra um lado, vc vai ver q a moto vai pro outro.
e soh pra te desanimar.. TODA a curva acima de 40km/h vc faz com contra-esterço (tenha medo!!!!) ehuhaehuaeuhaehueauh

e se n quiser tentar tbm .... hehhehehe to brincando!! abraçao!! tenta q n tem perigo (pelamordedeus n vai se mata) =DD

sot010174
09-07-07, 20:22
VE o meu video logo e ve oq acontece....

Diego.fcs
10-07-07, 17:01
É o seguinte... Pega a moto num retão onde num tem ninguém. Vai aí a uns 60 ou 70km/h no meio da pista. Só dá uma puchadinha de nada na luva esquerda da moto, puxa o quidão com a mão esquerda só, mas só uma puxadinha de nada hein, num vai puxar com toda a sua força que vc vai dar um duplo twist carpado... Dá só uma puxadinha e ve o resultado. Aí faz com a outra mão e ve o resultado... Vai fazendo de leve para vc ver qual q é o esquema...

Em curvas na estrada eu só deito a motoca, quando vejo que to meio rápido e que posso passar da curva aí faço esse esquema aí e a moto junta na curva dum jeito mais massa... Até na bolinha com guidão alto faço isso... hehehehehehe

MAS LEMBRE-SE... TESTE ANTES DEVAGAR E SÓ DÁ UMA PUXADINHA PARA VC VER O QUE ACONTECE...

lion
09-12-07, 20:52
ando usando isso constantemente, fiquei meio nervoso quando tava a 60 numa curva fechada mas deu tudo certo, só achei bastante inseguro, vou fazer aquela mesma curva algumas vezes até me acostumar.

em curvas menores, contra-esterço mostrou-se mais confortável do que colocar o corpo pro lado e tal, eu só comecei a usar agora que criei um pouco de confiança na moto, vale a pena tentar (pra quem ainda não se acostumou).


abs

superkyo
10-12-07, 00:23
Pra mim isso NAUM EXISTE !!

Eu so mto cabação e naum consigo fazer é ridiculo !! |:( |:( |:( |:( |:( |:(

McFlae
10-12-07, 00:44
É muito mais gostoso fazer curva com contra-esterço.

Pra escapar de buraco então, é o bicho.

Volverine MF
10-12-07, 00:48
Cara, esse negócio de contra esterço ta dando nó na minha cabeça.

Mentalizando o procedimento parece impossivel, viagem pura, apesar disso acredito que é possivel sim, pena que ainda vou ter que esperar uns dois meses pra testar, mas já sei até onde vou fazer, vai ser aqui perto de casa numa rua mó larga, assim tenho espaço suficiente pra tentar a manobra.

Ps.: Nesse mesmo lugar eu tentava dar cavalindo de pau com os meus Passats, então acho que o espaço dá.

lion
10-12-07, 07:38
cara, contra-esterço não dá nó não, tipo só de vc virar um pouco o guidão da moto pro lado oposto ela ja desce, não precisa ser brusco, faz devagarzin e BEM DE LEVE, vc vai percebendo ela inclinar dai basta seguir com o corpo, é bem diferente do que agente aprende quanto ta começando a pilotar, só comecei a usar depois do terceiro mês mesmo, ainda não dominei completamente mas vou pegando a prática devagar.

da pra fazer no dia-a-dia mesmo com cautela vc vai pegando as manhas, basta dar uma inclinadinha no guidão que vc percebe a diferença, ela deita mesmo sem esforço algum, digamos que vc jogue o corpo pro lado nas curvas pra fazê-las melhor, com esforço, usando contra-esterço vc não faz esforço qualquer.

Não tem segredo hehe basta tentar, mas lembra de fazer isso sempre acima de 40 pra não levar chão.

Véio Mussa
13-12-07, 19:47
O pessoal riu, achou engraçado, mas todos os pilotos do mundial de motovelocidade, por exemplo, utilizam essa técnica para fazer as curvas em alta velocidade...
Muitos motociclistas não conhecem este termo ou seu resultado. Esterçar é dobrar o guidão ao contrário do sentido da curva. Parece loucura?! Mas não é!

Faça um teste: quando estiver andando em reta, numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidão para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá para a esquerda, mas não, ela irá para a direita!

Este resultado deve-se ao deslocamento do centro de gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópico" (surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna maior, conforme a velocidade.

Trata-se de um fenômeno físico, criado pelo movimento das rodas da moto e que tende a mantê-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade).

Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! A moto faz a curva com mais suavidade e leveza, sem escapar de frente comum às motos pesadas. Obs: Quanto mais rápido você estiver, maior será o deslocamento, por isso faça com cuidado nas primeiras vezes.

Para fazer isso em uma curva, ao começá-la, torça suavemente o guidão no sentido contrário da curva e incline o corpo, normalmente, como você sempre fez. Você verá que a moto inclinará mais facilmente para dentro da curva na medida que você esterçar mais, portanto, você poderá regular o raio de ação de sua curva esterçando mais... ou menos.

Se você estiver na curva e quiser levantar a moto que está inclinada, basta diminuir o esterçar para você levantar. Experimente! Mas com cuidado! Sua pilotagem vai mudar radicalmente e para melhor!

Eu mesmo tenho uma moto de 1000cc e utilizo esta técnica já sem perceber, pois já me acostumei...

lion
13-12-07, 21:37
belo relato mussa, espero que quem tinha dúvidas tenha se resolvido e tentado essa maravilhosa técnica!

Volverine MF
13-12-07, 21:38
Puts, to loco pra testar a técnica do contra esterço, pena que ainda vou ter que esperar uns dois meses . . .

lion
13-12-07, 22:02
gostaria de aprender mais técnicas de pilotagem, infelizmente no meu estado não temos cursos como esse.
apenas do detran para instrutores após 2 anos de carteira, que não serve para nada.

vohr56
13-12-07, 22:12
Cara, esse negócio do contra-esterço funciona mesmo. Fica mto fácil deitar a moto assim. Pena q aki tá covendo direto e naum tem como deitar muito.

Mais pra que ta com medo, tenta em uma reta com velocidade acima de 40km/h dar uma LEVE puxada (ou empurrada) no guidão e depois me contem o resultado. Depois tentem na curva, tipo, se a curva é para a direita , puxa de leve o guidao com a mao esquerda (ou empurra o guidao com a mao direita), a moto vai deitando, de acordo com a força colocada sobre o guidão. Com o tempo pega-se o jeito. É mto fácil.

Flw!!

superkyo
13-12-07, 22:58
Uma vez eu acho q posso ter sentido isso vou tentar denovo amanha essa budega !!

Mas apenas lendo sobre isso pra um CABAÇÃO como eu fica dificil naum por entender, pq isso eu acredito q entendi, mas pelo medo de fazer msm.......

lion
13-12-07, 23:01
Uma vez eu acho q posso ter sentido isso vou tentar denovo amanha essa budega !!

Mas apenas lendo sobre isso pra um CABAÇÃO como eu fica dificil naum por entender, pq isso eu acredito q entendi, mas pelo medo de fazer msm.......



acho que sou tão cabaço ou não quanto você cara, se bem que vc roda um pouco mais que eu, enfim, tenta mesmo que vale a pena, garanto que vc vai se acostumar bem rápido!

fiz uma viagem à casa de praia (60km) daqui, são curvas no melhor estilo S de Sena, enfim, uma das rodovias até leva o nome dele...

são muitas curvas e em todas usei o contra esterço, todas acima ou em 80km/h sem dificuldade alguma, quando me sentia inseguro apenas soltava o acelerador e a velocidade diminuia mas mesmo assim ainda contra-esterçava... to usando agora pra desviar de obstaculos na rua.

superkyo
15-12-07, 22:17
Eu eu fiz essa CONTRA-ESTERÇO relamente funcionar pra mim NAS RETAS !!

Na curva sinceramente eu sofri pra tentar usar, consegui usar um pouco, porem so no meu espaço de teste pq na rua naum consegui usar mto bem naum consigo chegar na curva rapido pra usar eu arrego auhahahua....

E o foda q no espaço de teste como nunca passa carro naquelas ruas ficam todas cheia de sujeira ainda mais com os trator q passam tb sujando mais ainda ai nem tento pq pra pegar um terrinha é facil, mas agora já sei exatamamente oq é o foda vai ser eu usar isso eu devo pilotar mto estilo "TIOZÃO" pois na maioria das curvas q eu tentei eu tive q abortar no meio pq tava virando mto auhahuhua tenho q entrar nas curas mais rapido pra usar isso só q eu tenho medo intaum fode huahuahuahu.........

lion
16-12-07, 08:43
usei com garupa, funciona perfeitamente mas tenho que ser ainda mais delicado na hora de virar o guidão, fui bem cuidadoso, me preocupei pq o pneu não estava calibrado pra andar com garupa, dai vcs ja sabem, tem q tomar mto cuidado mesmo!

abs

bloodski
16-12-07, 16:04
faço isto o tempo todo, ja ficou automatico. fazia isto de bicicleta mais não tinha nem ideia do que era, gosto de fazer curvas deitado.

Hopeless
16-12-07, 22:57
qdo tomei o rola que eu desmaiei o cara que me socorreu e guardou a motoca era piloto profissional (segundo ele), e me falou sobre isto.... nas retas ja testei e em algumas curvas eu consigo fazer isto mais o cerebro quase me impede :# eu faço força com o braço mais ele nao responde meu comando hehehehehehehehe ainda preciso me convencer melhor sobre isto.