PDA

Ver Versão Completa : Vc sabe ESTERÇAR? É melhor de fazer as curvas assim?



guimotta
14-08-05, 12:08
Já conhecia o tal procedimento a tempos, mas nunca fiz, nem tentei...

ALGUÉM TEM O COSTUME DE FAZER ISSO?????

ESTERÇAR - Também chamado de contra-esterço. Muitos motociclistas não conhecem este termo ou seu resultado. Esterçar é dobrar o guidão ao contrário do sentido da curva. Parece loucura?! Mas não é! Faça um teste: quando estiver andando em reta numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidão para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá para a esquerda, mas não! ela irá para a direita! Este resultado deve-se, para não se alongar, ao deslocamento de centro de gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópico" (surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna maior conforme a velocidade, trata-se de um fenômeno físico criado pelo movimento das rodas da moto e que tende a mate-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade). Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! a moto faz a curva com mais suavidade e leveza sem escapar de frente comum às motos pesadas. Obs: Quanto mais rápido você estiver, maior será o deslocamento, por isso faça com cuidado nas primeiras vezes. Para fazer isso em uma curva, ao começá-la torça suavemente o guidão no sentido contrário da curva e incline o corpo, normalmente como você sempre fez, verá que a moto inclinará mais facilmente para dentro da curva na medida que você esterçar mais, portanto você poderá regular o raio de ação de sua curva esterçando mais ou menos, Se você estiver na curva e quiser levantar a moto que está inclinada, basta diminuir o esterçar para você levantar. Experimente! Mas com cuidado! sua pilotagem vai mudar radicalmente e para melhor!

Smolder
14-08-05, 12:40
eu uso muito isso para costurar os carros no transito.. a moto fica bem mais agil... e em motos como 750 600 1000 ,.... esportiva qro dizer d grand port.. eh fundamental.. pq em alta velocidade.. ela fica muito pesado.. soh deitando naum adianta para ela fazer a curva.. eh obrigado a usar o contra esterço...

Abs,
Smolder

gui_biz
14-08-05, 12:47
como assim ? nao saquei .. se eu tenho uma curva pra esquerda e melhor eu virar pra direta ? o_0 ?

a ta ja sakei.. quando vc vira o volante ela cai pro lado o contrario ae com ela tombada fica mais facil de terminar a curva.. ae e so voltar o volante.. que ela vai tar mais tombada pra fazer a curva.. ja tomei tombo por causa desse cacete.. aeaeuae =P

guimotta
14-08-05, 12:58
ESTOU CHOCADO :0_0:

Logo depois de postar, fui dar um volta... acabei de chegar, fiz várias curvas com a minha YES e a senseção é INACREDITÁVEL...

No início, eu simplesmente levei um SUSTO!!!!!!! :0_0:

Vc vira para um lado, e ela vai para outro :0_0: !!!

Peguei o jeito rápido... uma pena não ter tido coragem de fazer isso antes!!!!!

NÃO É SIMPLESMENTE VIRAR O GUIDÃO!!!!

TEM Q TER UM "JEITINHO!.. É DEVAGARINHO...

Faça um teste: a velocidade ideal, que eu aparendri foi a 40km/h

Aí, quando tiver uma curva, VIRE DEVAGARINHO o guidão para o lado oposto!!!!

Depois eu fui para a ESTRADA.... a 80KM/h ESTERÇAR é ÓTIMO!!! NOSSA... Realmente, quando os motoqueiros mais antigos diziam que eu deveria fazer as curvas CONTRA-ESTERÇO, eu não imaginava como seria...

Vc vê NITIDAMENTE a força fazendo sua moto ir para o lado contrário... vou dar mais uma volta, se der, faço um vídeo...

é´perfeito!!!!!!!!

guimotta
14-08-05, 13:00
Smolder


Tem muito risco fazer isso??? Eu notei que a 100km/h a moto "esterça" mesmo!! Se vc não dominar, vc literalmente CAI!!!

Tem alguma dica??? vc realmente faz curvas assim???

Ramiro
14-08-05, 13:31
Cara estou chocado aqui.. mas sei lah... parece perigoso..

guimotta
14-08-05, 13:33
Cara estou chocado aqui.. mas sei lah... parece perigoso..

to com medo tb...

to esperando os mais experientes postarem

gui_biz
14-08-05, 13:48
nao precisa ter medo.. susto da.. voces ja sentiram a sensacao.. saque quando vc ta correndo e vai virando a direcao ? da uma sensacao de pneu preso.. a moto fica mais pesada.. e aquilo ali so q muito mais forte.. afinal quando vc ta correndo ngm vira a direcao pro outro lado.. aehae

guimotta
14-08-05, 14:08
eu dei mais algumas voltas... é uma coisa tão simples, que não acredito que eu não sabia antes...

é simplesmente VIRAR com toda CALMA e SUAVIDADE o GUIDÃO, nada de usar força, ou virar em demasiado...

ESTERÇAR, pelo pouco que consegui fazer, é questão de jeito, e digo que a partir de agora, principalmente na FAIXA/ESTRADA, só faço curvas assim

Ramiro
14-08-05, 15:11
Que locura.. o pessoal ta achando taum legal que eu vou ter que tentar..
se eu naum voltar vocês me mentiram e a moto foi de frente com um caminhão! uahuauhauha

BrunoDias
14-08-05, 15:33
isso seria o mesmo q o pessoal faz na trilha ne?

Fábio Augusto
14-08-05, 15:33
Eu ja li isso numa revista, mas eles pilotavam motos esportivas e de grande porte, os pilotos ja faziam curvas assim e nem percebiam o contra esterço.

BrunoDias
14-08-05, 16:23
http://www.supermotard.com.br/paginas/racing/fotos/racing%2004.jpg

BrunoDias
14-08-05, 16:43
nesse video aqui da pra ter uma noçao do q q o pessoal ta falando

http://supermotard.net.au/uploads/supermotard_extreme_action_divx.avi

muito bom por sinal o video

Pitbull
14-08-05, 18:16
Será, será!?????????
Bah, não sei não, vou ver se tento um dia, mas se nao der certo, vcs vão saber.
Heheheh!

Pedro Yamaha
14-08-05, 18:25
eu tenho de conduzir a moto com counter steering senao ela tambem nao vira, é preciso forçar o voltante no sentido contrario da curva, é muito mais seguro e eficaz

Ramiro
14-08-05, 18:35
Não é o bixo de sete cabeças que vocês tão pensando.. eu tentei... é a mesma coisa que tu toca a moto pro lado! :-P

TRW
14-08-05, 18:43
eu faço do meu geito faço de tudo um pouku. heheheh

henrique
14-08-05, 21:31
eu uso sempre na estrada.. mas pode fazer em qualquer moto, só q nao nas mesmas velocidades heheeh

guimotta
14-08-05, 21:44
é muito show mesmo... depois que vc pega o jeito, fica fácil...
tenho certeza que a partir de agora, só faço curvas assim!!!!!

MUITO LEGAL MESMO!! é uma manobra obrigatória para que gosta de viajar, ao menos é oq eu tenho lido em alguns sites

Smolder
14-08-05, 22:02
Smolder


Tem muito risco fazer isso??? Eu notei que a 100km/h a moto "esterça" mesmo!! Se vc não dominar, vc literalmente CAI!!!

Tem alguma dica??? vc realmente faz curvas assim???

naum cara eh d boa.. alem d vc deitar a moto.. vc usa o contra esteço q eh show .. a motoca deita bonito.. pra voltar rapido pra posição atual tb.. eh soh usar o contra esterço... dah pra fazer um zig zag legal...quando to a mais d 100 no meio dos carros .. soh uso o contra esterço.. c naum a moto naum vai... digo.. pra vc mudar d uma faixa pra outra rapidão.. saka...tipo quem viu meu video.. q tah em manobras..correndo no meio dos carros.. quando eu to a 140 ... eu corto um astra pelo lado direito.. eu uso bastante o contra esterço ali..

tipo o unico riso.. e vc usar o contra esteço ond tenha uma curva meio fechada.. e vc pegar uma ondulação na roda dianteira.. ela dah uma kicadinha do chão...

mas eh showw.. com o tempo vc pega as manhas.. eh normal.. vai fazer part da sua pilotagem... em motos sportiva.. em grand velocidade.. eh obrigado a usar.. c naum ela num vira nem ferrando...

Abs,
Smolder

Smolder
14-08-05, 22:08
http://www.supermotard.com.br/paginas/racing/fotos/racing%2004.jpg

ae bruno.. aí o cara tah virando a roda dianteira pro outro lado da curva.. pq... a roda d traz.. ta derrapando.. escorregando.. ou seja saind de lado.. isso ele faz para ele continuar a andar d lado.. e naum rodar com a roda traseira..... jah o contra esterço eh para vc deitar a moto.. estando com ambas.. em posições.. corretas.. ..

c entendeu q eu quis dizer neh..?!...rsrs

Abs,
Smolder

guimotta
14-08-05, 23:39
MUITO LEGAL ISSO!!!! o negócio é a gente se acostumar com a manobra...


eu to tentado fazer as curvas deitando o máximo q posso a moto... só tenho medo de não voltar depois, heheheh.

ESTERÇANDO acho q é mais seguro, pq aí vc usa o tal contra-esterço

O ASSIMILADOR
14-08-05, 23:48
http://www.supermotard.com.br/paginas/racing/fotos/racing%2004.jpg

Essa manobra é o powerslide, não é a mesma coisa que contra-esterço.

Em moto pequena de 100 kg (CG125), vc pode ficar sem o contra-esterço na boa, mas com motos muito grandes (180, 200, 230 kg) o contra-esterço começa a ficar essencial pra fazer curvas com o mínimo de agilidade.

Ramiro
15-08-05, 00:21
Eu tenho medo de raspar o pedal... aconteceu uma vez... levei um cagaço.. sorte que naum tava muito rápido..

Cyber
15-08-05, 08:40
Faz tempo que faço isso jah, no começo a gente leva susto pois não está acostumado. Com o tempo torna-se automático, entro na curva jah tá fazendo o contra esterço...

É tudo uma questão de prática...

armagedon
15-08-05, 09:24
Galera, o contra-esterço é fácil de ser feito, vc não tem que virar muito o guidão, é só um pouco e ajuda muito a deitar a moto para fazer curvas. Eu já uso a algum tempo e posso dizer, é muito melhor. A moto deita mais fácil.

juliano125
15-08-05, 09:33
eu vi uma reportagem sobre isso ae no Autoesporte, parece q realmente funciona....mas eu nunca tentei não....o mesmo se aplica com carro quando ele na cursa sai de traseira, serve pra corrigir o percurso..

BrunoDias
15-08-05, 09:39
:-/ :-/ :-/

guga-cbx250
15-08-05, 09:54
Sei lá ó! num arrisco naum, se cair o preju é alto hehehehe

Frey
15-08-05, 09:58
http://www.supermotard.com.br/paginas/racing/fotos/racing%2004.jpg

Isso aí o o tal do power slide,

No contra-esterço a "virada" ao contrário que alguns dizem é apenas um aumento de pressão na mão do lado de dentro da curva, como se fosse começar a virar pro outro lado, a moto deita a hora é é só aproveitar. Na estrada é só o que faço. é como se vc se apoiasse coma mão mais forne em cima do guidão. nada de VIRAR ao contrário, e sim pressionar ao contrário, até pq a 80km/h nao se via o gidão nem a pau.

Leonardo RS
15-08-05, 12:15
O Frey tá certo, o negócio é exatemente como ele explicou, sem exagerar e funciona que é uma maravilha. Dificil é explicar pro cérebro que fazendo força prum lado vc vai pro outro...

wqmartins
15-08-05, 16:55
nesse video aqui da pra ter uma noçao do q q o pessoal ta falando

http://supermotard.net.au/uploads/supermotard_extreme_action_divx.avi

muito bom por sinal o video

não abre esse video...........

BrunoDias
15-08-05, 20:04
nesse video aqui da pra ter uma noçao do q q o pessoal ta falando

http://supermotard.net.au/uploads/supermotard_extreme_action_divx.avi

muito bom por sinal o video

não abre esse video...........
deu pau mesmo
to upando pro rapidshare

BrunoDias
15-08-05, 20:44
ta na mao

http://rapidshare.de/files/4022007/supermotard_extreme_action_divx.avi.html

Furious VIPER
15-08-05, 21:18
No contra-esterço a "virada" ao contrário que alguns dizem é apenas um aumento de pressão na mão do lado de dentro da curva, como se fosse começar a virar pro outro lado, a moto deita a hora é é só aproveitar. Na estrada é só o que faço. é como se vc se apoiasse coma mão mais forne em cima do guidão. nada de VIRAR ao contrário, e sim pressionar ao contrário, até pq a 80km/h nao se via o gidão nem a pau.


:clap: :clap: :clap: :clap:

Eu tava só lendo o pessoal postar certo de q nunca iria experimentar.... daí agora pouco voltando do trrabalho.. faço uma curva.... e fico na vontade de tentar.... faço outrra e tento de leeeeve... na 3ª já tenho confiança.... é só apoiar dee leve mesmo, com bastante firmeza na mão..... nada de dar uma virada brusca no guidon!!!
Quem não experimentou... experimente.... e faça isso somente em lugares que vc conhece perfeitamente, para não ser surpreendido por nenhnuma irregularidade no asfalto...

BrunoDias
15-08-05, 21:20
uhm
isso vale pra qualquer moto?
sera q na minha tb rola?

talao
15-08-05, 21:34
Fiz isto a 105 com minha titan, legal! Mas funciona só em lugares abertos onde se pode desenvolver uma boa velocidade com segurança! A motoca deita mesmo! Só fazer uma pequena pressão sobre o guidão do lado oposto que vc deseja virar.

guimotta
15-08-05, 22:16
sabe oq mais me intriga??? o meu "pensamento" fica trocado... tipo, vc vai para outro lado, e realmente, pelo menos nas primeiras vezes, eu achei muito estranho... é complicado vc forçar para um lado e ir para outro. Vc não está acostumado, e por isso tem q se ligar.

no mais, não cheguei nem perto de tomar sustos

Ramiro
15-08-05, 23:05
Sei lá ó! num arrisco naum, se cair o preju é alto hehehehe

Po cara... é muito tranquilo.. tu naum vai virar com tudo pro lado.. experiementa quando tu tiver numa estrada limpa.. soh bota um pouco pro lado e ela deita pro outro.. sem mistério.. até eu que não tenho um mês de moto fiz! :D

Smolder
16-08-05, 00:15
uhm
isso vale pra qualquer moto?
sera q na minha tb rola?

concerteza.. quando eu tava com a tornado da segurança.. vish andei na marginal num pau da ***** no meio dos carros.. eh fundamental em qualquer moto.. tipo saka moto velocidade q os caras faz uma curva e logo em seguida tem outra do lado oposto intaum.... ali c naum usar o contra esterço nem ferrando q eles consegue voltar a moto no tempo da outra curva.. sako..?!? .. pod fazer q ah tocada vai ficar bem mais esperta...

Abs,
Smolder

BrunoDias
16-08-05, 08:11
blz, vo testar aqui e ver como é aparada

bravo18br
16-08-05, 10:48
Vou testar quando sair do trampo, as 14h.
Não tentei ainda, mas tô achando que já uso isso... nem sei, mas acho que tu não chega a virar o guidão, mas sim quando entra na curva, apenas o mantem na posição reta, fazendo uma força do lado de dentro da curva, pois o movimento natural é que ele fique mais pesado... então tem-se a impressão que vc está virando pro lado oposto, quando na verdade apenas está colocando ele na posição reta...
Depois digo...

BrunoDias
16-08-05, 10:51
Vou testar quando sair do trampo, as 14h.
Não tentei ainda, mas tô achando que já uso isso... nem sei, mas acho que tu não chega a virar o guidão, mas sim quando entra na curva, apenas o mantem na posição reta, fazendo uma força do lado de dentro da curva, pois o movimento natural é que ele fique mais pesado... então tem-se a impressão que vc está virando pro lado oposto, quando na verdade apenas está colocando ele na posição reta...
Depois digo...
semana passada fiz uma viagem na cg do trampo, e acho q fiz isso meio q instintivamente, sei la

Wanderson
16-08-05, 16:11
Eita não tentei e nem vou tentar e o medo de beijar o chão.
mas eh curioso isso, e interessante

silverfox
16-08-05, 18:03
to saindo pouco de moto...

quando eu sair denovo vo testar :D

bravo18br
16-08-05, 22:51
Vou testar quando sair do trampo, as 14h.
Não tentei ainda, mas tô achando que já uso isso... nem sei, mas acho que tu não chega a virar o guidão, mas sim quando entra na curva, apenas o mantem na posição reta, fazendo uma força do lado de dentro da curva, pois o movimento natural é que ele fique mais pesado... então tem-se a impressão que vc está virando pro lado oposto, quando na verdade apenas está colocando ele na posição reta...
Depois digo...
semana passada fiz uma viagem na cg do trampo, e acho q fiz isso meio q instintivamente, sei la

Como imaginava.
Sempre usei isso, mas nunca tinha prestado atenção.
Talvez seja por isso que adore pilotar...
Boa sorte pessoal. Agora tô aprendendo a empinar.

MarciON
17-08-05, 10:23
Eu tentei ontem e deu certo
incrível!!!
Vcs poderiam criar um tópico fixo em Tutoriais de "Técnicas de Direção"
muito bom mesmo fazer curvas assim :D

Abraços

NEUDSON
17-08-05, 12:35
SE FAZER DE BOLINHA DERA QUE DA CERTO?

Smolder
17-08-05, 12:36
SE FAZER DE BOLINHA DERA QUE DA CERTO?

concerteza.. funcioa até em bicicleta...

Abs,
Smolder

Furious VIPER
01-09-05, 22:11
Hj venho eu voltando pra casa debaixo duma chuuva beeem legal... e numa curva q faço todo santo dia em alta velô, porém esta semana fiz ela em baixa por causa da droga da Expointer... mas hj consegui fazê-la rápido novamente... pensei... "será q posso usar o contra-esterço com pista molhada?" bateu a curiosidadee e na dúvida resolvi não arriscar.... será q na chuva dá certo??

inaldosjr
01-09-05, 23:57
é meio arriscado... mas da sim... tem que ter bons pneus....

MarciON
02-09-05, 00:59
aí eu ja nao me arriscaria :stop:

inaldosjr
02-09-05, 01:03
eu vou tentar mas da uns frio na barriga só de pensar em errar...AiAiAI....

BrunoDias
02-09-05, 07:58
pista molhada ando igual freira

Zanca
02-09-05, 08:23
Kra é muito irado isso nossa curti muito mesmo se faz a curva que nem sente

GyGamaha
02-09-05, 11:47
Eu sempre fiz isso e a maioria faz e nem se toca que tá fazendo. É o correto e melhor meio de fazer curvas!!! ]:)

guimotta
02-09-05, 12:20
Muito massa, né?? Depois vcs me agradeçam por ter ensinado :D :o !!
Brincadeiras a parte, é sempre bom saber qual o limite do esterço e ter MUITO cuidado pra não sair de roda traseira e cair de lado.
Tb saber usar o CONTRA-ESTERÇO pra voltar depois que a motoca deitar, pois se vc fizer corretamente, depois de um tempo de prática, a moto realmente DEITA na curva e a sensação é A MELHOR!!!!!!

Hunter
02-09-05, 20:30
A utilização do "esterço" para fazer curvas em alta velocidade é fundamental!

Não dá para fazer uma curva mais fechada sem utilizar esta técnica quando se está andando numa velocidade mais elevada!!!

Depois de aprender esta, é bom aprender também a técnica de utilizar o curpo para curvar mais rápido ainda, que consiste em tirar a "bunda" do meio do banco e jogá-la para o lado da curva apoiando a perna contrária a curva no banco (para não cair)! Assim é show!!!

Ramiro
02-09-05, 20:47
Muito interessante tudo isso!!! Ateh a pedaleira raspar no chão!! :-/

Frey
02-09-05, 21:21
Quem manda brincadeira é o tal do momento vetorial que a roda cria quando gira...é uma força que atua no mesmo eixo da roda....

Querem ver um exemplo que todo mundo deve ter brincado.....

Quem aqui já girou uma roda de bicicleta segurando ela nas mãos pelo eixo...vc tenta virar e ela faz força pro outro lado não??

é o mesmo princípio.

abraço galera

BrunoDias
02-09-05, 21:50
valentino rossi?

Alan
03-09-05, 00:20
É isso aí Frey !

Bendito efeito giroscópico ! Por isso que a moto fica de pé quando tá andando hehe

http://www.lavi.coppe.ufrj.br/~savi/Ensino/Dinamica%202/Piao2.jpg