PDA

Ver Versão Completa : O que eu olho quando compro uma moto.



rocksul
12-06-07, 15:59
Bom, eu leio muito o pessoal falando de suas motos, alguns relamando outros elogiando, quero falar um pouco da minha experiência passando pelas motos que tive, pelos acidentes que sofri e debater com o pessoal, o que a moto deve ter para ser considerada "boa". Não vou citar as motos trail porque desconheço suas características, exceto falcon.

Bom, começando pelo universo das 90CC ~ 150CC, motos Hunter, Ybr, Yes, CG, Flash, Seta, Intruder, etc e tal. Quando fores comprar uma moto de baixa CC note que problemas de manutenção prematuros ocorrem proporcionalmente em igualdade em todas as motos, por isso serão vistos muito menos posts de gente comentando problemas em uma Seta do que em uma CG. Ao escolher uma dessas motos listadas eu optaria pela Ybr com freio a disco. Quanto ao design, todas essas motos com excessão da hunter são bem parecidas, olho para todas elas e não digo para nenhuma "essa é feia", itens de série como rodas de liga leve da Yes deixam a moto mais bonita, mas moto de baixa CC deve-se levar em consideração dois fatores básicos: manutenção fácil e economia. A CG é disparada a moto com manutenção mais acessível, mas nos dias de hoje, não é necessário andar muito para encontrar uma mecânica que conserte uma Yes. A Hunter apresenta maior economia devido a sua baixa cc, mas por ter essa baixa cc, é uma moto que deixa a desejar na estrada, principalmente em ultrapassagens onde se necessite de alguma aceleração. A Intruder 125 no modelo 2007 tem 13cv, é muito confortável pra pilotar, apesar de eu considera-la um pouco leve. É completa, porém, o sistema de freio dianteiro poderia ser igual ao da Yes, utilizando disco ventilado. Seu estilo custom retrô, apesar de não agradar todo mundo, é um diferencial onde podemos até colocar alguns acessórias e deixa-la ainda mais exclusiva. O seu consumo de combustível é alto em relação às outras 125cc. É uma moto segura para comprar usada, pois não há no mercado peças paralelas, fazendo que, não se corra o risco de comprar uma moto com a manutenção feita com peças de baixa qualidade.
A potência e velocidade final de todas essas motos não são de grande diferença, são motos para trafegar entre 80km/h ~ 100km/h. O item freio a disco é uma coisa que em minha opinião deveria ser obrigatório em todas as motos, ele transmite muito mais eficiência. Dessa lista de motos, se eu fosse escolher iria:
1 Ybr - Economia e facilidade de manutenção, preço intermediário de aquisição.
2 Yes - Completa, mais barata para aquisição
3 CG - Facilidade de manutenção, cara para aquisição
4- Intruder 125 - Conforto, alto consumo.
5 Hunter - Economica para andar trechos curtos na cidade, pena que é uma moto fraca e com visual antiguinho, barata para aquisição.
6 Seta e Flash - Só por que estão na lista, eu não compraria essas motos, são como as demais só que com manutenção mais escaça, aquisição barata.

Motos 250CC ~ 400CC, Twister, Fazer, Mirage, Comet, Falcon, Cb 400. Nessas motos descarto muito o uso da CB 400 por ser uma moto antiga, de alta manutenção e que gasta de mais pro pouco que anda. A Twister é uma moto boa, não trouxe muita evolução da sua antecedente CBX 200, apenas uma melhora no design e aumento de 50cc e alguns CV. É uma boa moto, de custo barato e fácil manutenção, pena que é uma moto que parece não receber evoluções como IE, é uma moto que desde seu lançamento recebe apenas mudança de cor e de espelhos retrovisores, a Yamaha lançou a Fazer que possui IE, como a Yamaha já possui diversas revendas, sua manutenção é relativamente fácil de ser encontrada em todos os lugares, essas duas motos, Twister e Fazer não são motos confortáveis para o piloto em longas viagens, eu com minha Twister tive muitas dores nas costas (o mesmo aconteceu em todas 125cc), possuem uma boa aceleração do 0km/h ~ 120km/h. A Mirage é uma moto mais "estradeira" no estilo custom, é ótima para viagem, é um tanto grande e complicada para andar dentro da cidade e fazer "corredor" como todo motociclista faz (se não fez um dia fará), muito confortável, o motor é forte com dois canecos em V, anda tanto quanto a Twister e Fazer, seu preço é um tanto elevado perante essas duas, a Comet está na mesma faixa de preço da Mirage, é uma 250 mais "parruda" a mais forte da categoria, possui um motor com dois canecos em V e 32CV, carburada e monochoque, freio a disco traseiro, não tive oportunidade de testar os freios da Mirage porque nela eu não andei muito mais que 100 km/h para dizer são bons, mas na Comet os freios agem melhor que na Twister e Fazer, a aceleração dessa moto é um tanto mais forte que estas duas, é uma moto que anda tranquilamente aos 140km/h, o banco do carona é ruim para longas viagens, a posição de pilotagem não me dá a dor nas costas que davam a Fazer e Twister, a Falcon é uma moto de estilo Trail, muito cogitada desde seu lançamento já que esta moto substitui a Sahara 350, evouluindo no design, mais 50CC e 1 CV a menos, bem como aconteceu com a CBX frente a Twister a Falcon é uma evolução da Sahara, uma moto de boa aceleração dos 0km/h ~ 120km/h, a posição de pilotagem é extremamente confortável e sua força em subidas deixam a Twister e Fazer para trás. Esta moto apresenta uma manutenção cara como a manutenção da Comet e Mirage e preço semelhante, eu a teria apenas se andasse por estrada de "chão batido". Dentre estas motos, não pense em economia de 125cc ao comprar uma, fazer mais que 24 km/l é uma tarefa difícil, afinal, ao comprar uma moto dessas, tu não pensará em andar a 80km/h, alias, raramente pensará em andar a menos de 120km/h. Com relação a essas motos se eu comprasse seria esta a ordem:
1- Comet, força, beleza, economia, aceleração, velocidade final, manutenção escaça, custo elevado.
2- Mirage, força, conforto, estilo, manutenção escaça custo elevado.
3- Fazer, tecnologia IE e monochoque, preço intermediário.
4- Twister, facilidade de manutenção, alto índice de furtos, preço baixo.
5- Falcon, conforto, ótimo freio, custo elevado, manutenção cara.

Bom, esta é minha opinião das motos que tive / andei, bom, não posso falar muito de outras motos porque não andei em muitas outras. Um abraço ai pessoal! Livre a críticas.

Grato ao amigo Carlos Roberto pelas instruções e opiniões da Intruder 125, eu nunca pilotei esta moto.
Grato ao Tortex que me auxiliou em algumas informações.

TorteX
12-06-07, 16:11
Bela comparação pra quem ta querendo alguma dessas moto heim rock...
Mais so corrigindo alguns equivocos que achei....

A Twister é uma moto boa, não trouxe muita evolução da sua antecedente CBX 200, apenas uma melhora no design e aumento de 50cc e alguns CV. É uma boa moto, de custo barato e fácil manutenção, pena que é uma moto que parece não receber evoluções como IE ou suspensão traseira monochoque

- Twister é monoshok...chamado pro-link...


a Falcon é uma moto de estilo Trail, muito cogitada desde seu lançamento já que esta moto substitui a Sahara 350, evouluindo no design, mais 50CC e uns CV's,

-Num entendi direito, mais se disse que o motor da Falcon é o da Sahara com 50cc a mais, num é, o motor dela vem da XR400, moto de enduro, e por incrivel que pareça, a Falcon tem 1cv a menos que a Sahara...

Bom só isso, e denovo parabens pelo otimo texto velho...

rocksul
12-06-07, 16:19
Grato pelas correções.

Furious VIPER
12-06-07, 16:34
O rocksul kis dizer q os motores ganharam aumento de 50cc... mas q não são os mesmo motores.. tipo.. a "categoria" ganhou 50cc a mais!!eheh

TorteX
12-06-07, 16:40
Sim sim...mais foi so pra confirmar...antes que apareça alguem e diga que o motor da falcon tem 20 anos de idade...!

rocksul
12-06-07, 20:49
Sim sim...mais foi so pra confirmar...antes que apareça alguem e diga que o motor da falcon tem 20 anos de idade...!

kkk apareceria, o que o furious falou é o que tentei expressar mas não consegui ser claro. Vlw pessoal.

Furious VIPER
12-06-07, 21:53
kkk apareceria, o que o furious falou é o que tentei expressar mas não consegui ser claro. Vlw pessoal.

É o q dá postar ervado, né?!?!
Eu curti o tópico.. nas 125-150 eu concordo...
nas maiores... eu penso diferente... iria de Falcon 1°... tratorzão... depois de Fazer... e Comet... a Twister seria só a 4ª opção.. já virou carne de vaca!!

falcao007
12-06-07, 23:11
Parabéns pelo tópico !!! :clap:

TorteX
12-06-07, 23:15
Ja que o furious colocou as opniões dele sobre, tambem vou colocar...afinal o mundo num teria graça se todo mundo pensasse igual neh!
125-150
1-Titan (Mais potente da categoria, e a minha vista a mais bonita)
2-Ybr ( Economica e bonita)
3-Yes (Tem umas mechidas aqui no forum mesmo que eu acho Show!mais a original ñ me atrai)
4-Fan ( Melhor opção pra motoboy)
5- Hunter (Nunca andei então não opino)
6- Seta e Flash (Nunca andei então não opino)
250-400
1-Falcon ( Arranque Show, porte legal e linda)
2-Comet( Nunca andei mais acho massa, morando na minha cidade num teria uma, pois ñ tem assistencia)
3-Twister (Exelente moto, ando direto, resumindo gosto dela)
4-Tornado(Com seu estilo CRF é muito linda)
5-Lander (Andei e gostei do que vi)
6-Fazer (Andei tambem mais ñ me atrai como a Tw)

Bom...antes que alguem venha chingando com varios argumentos...essa são MINHAS opniões heim!... :lol:

falcao007
12-06-07, 23:23
Bom...antes que alguém venha xingando com vários argumentos...essa são MINHAS opiniões heim!... :lol:


O q eu percebi no Fórum neste pouco tempo q frequento, é só não falar mal de uma determinada moto, pois donos vem babando hheheheh.

TorteX
12-06-07, 23:33
O q eu percebi no Fórum neste pouco tempo q frequento, é só não falar mal de uma determinada moto, pois donos vem babando hheheheh.

Pego rapido o espirito...!
Nunca fala mal de nenhuma moto em forum de moto, pois para cada modelo existem donos apaixonados por ela!

mantabodyboarder
13-06-07, 11:02
A Hunter apresenta maior economia devido a sua baixa cc, mas por ter essa baixa cc, é uma moto que deixa a desejar na estrada...


Po, a motoquinha é pra uso urbano total, desenecana da estrada com ela.

Mas na cidade não fica devendo em nada no transito, e olha que encaro trecho de rodovia todo dia :P

rocksul
13-06-07, 11:34
Po, a motoquinha é pra uso urbano total, desenecana da estrada com ela.

Mas na cidade não fica devendo em nada no transito, e olha que encaro trecho de rodovia todo dia :P

Com toda certeza! Tanto q ano q vem vou pegar uma hunter pra mim vir pro trabalho. Mas tipo, viajar pra praia com garupa (120km), se pegar vento contra fica complicado né? Eu acho uma ótima motinho pra pequenos trechos ou trechos onde a velocidade fique meio limitada entre 60km/h ~ 80km/h.

mantabodyboarder
13-06-07, 13:47
haha eu fui pra Santos com a muié na Hunter 90...

Carlos Roberto
13-06-07, 14:54
Esqueceu de citar a Intruder 125. O modelo 2007 tem 13cv, é muito confortável pra pilotar, apesar de eu considera-la um pouco leve. É completa, porém, o sistema de freio dianteiro poderia ser igual ao da Yes, utilizando disco ventilado. Seu estilo custom retrô, apesar de não agradar todo mundo, é um diferencial onde podemos até colocar alguns acessórias e deixa-la ainda mais exclusiva. O seu consumo de combustível é alto em relação às outras 125cc. É uma moto segura para comprar usada, pois não há no mercado peças paralelas, fazendo que, não se corra o risco de comprar uma moto com a manutenção feita com peças de baixa qualidade.

TorteX
13-06-07, 15:18
Esqueceu de citar a Intruder 125. O modelo 2007 tem 13cv, é muito confortável pra pilotar, apesar de eu considera-la um pouco leve. É completa, porém, o sistema de freio dianteiro poderia ser igual ao da Yes, utilizando disco ventilado. Seu estilo custom retrô, apesar de não agradar todo mundo, é um diferencial onde podemos até colocar alguns acessórias e deixa-la ainda mais exclusiva. O seu consumo de combustível é alto em relação às outras 125cc. É uma moto segura para comprar usada, pois não há no mercado peças paralelas, fazendo que, não se corra o risco de comprar uma moto com a manutenção feita com peças de baixa qualidade.


Quanto que ela faz com o litro carlos?

Carlos Roberto
13-06-07, 15:20
Nunca passei dos 30km/litro e, no geral, sempre fica nos 28.

rocksul
13-06-07, 15:38
Nunca passei dos 30km/litro e, no geral, sempre fica nos 28.

Atualizado o tópico com as informações, eu nunca havia andado nessa moto, valeu!

TorteX
13-06-07, 15:41
Nunca passei dos 30km/litro e, no geral, sempre fica nos 28.


Quando eu tinha titan 125 era mesma coisa...nuuuunca passo do 28kml