PDA

Ver Versão Completa : Como medir o consumo!! (com total exatidão)



Mostarda_69
13-06-07, 19:19
bom, o mais pratico eh enxe o tanque, roda uns kilometro e enxe denovo pra obter a media.. poremmm
um exemplo minha hunter..
quero saber o consumo:
na manha na cidade;
no pau na cidade;
lacrado na estrada;

nao vo fica um tanque inteiro fazendo isso... e tb nao adianta coloca 1 litro e ve ate onde vai, pois as vez pode pegar mais gasosa...
eu vi uma vez um torneio de ybr, pra ve qual era mais economica, e se nao me engano era 1 litro. mas num lugar separado, acho que garrafa..

Dai pensei, uma pvc 2 litro, ou uma 600ml.. porem precisa fica de ponta cabeça pq minha moto nao tem bomba de gasolina, entao como que vou vedar a ponta pra nao vazar a gasosa enquanto ando..
alguem me da uma luz ae.. eh mais por curiosidade mesmo.. valeu ae galera..


Ahh, eu sei que eh bobagem. mas vamo ae galera...!!!

Luigi
13-06-07, 19:24
Na hunter é facil, amarra ali debaixo do tanque, ou na frente do motor hehe :-/

Mostarda_69
13-06-07, 19:36
Na hunter é facil, amarra ali debaixo do tanque, ou na frente do motor hehe :-/

sim eu ja pensei nisso, mas como vo coloca uma garrafinha de cabeça pra baixo com uma manguinha dentro pra pega a gasosa sem vaza!!!o problema eh que vai escorre a gasol!!!

Roberval2005
13-06-07, 19:42
Mesmo nessas garrafas tem erro,

um pequeno erro no tanque, um pequeno erro na garrafa, no fim deu na mesma.

Marvila
13-06-07, 19:44
Mostarda_69, imagino que cada um tenha seu próprio método de medir o consumo. Segregar a média da forma que vc pretende é muito trabalhoso. No entanto, há o método de se ter uma média simples e uma ponderada, tanto para cidade quanto para estrada.

Média na cidade: consiste em vc encher o tanque e rodar o máximo até completar. Tome nota desta média simples de consumo e destaque a forma "predominante" de condução. Ao final de umas 4 ou 5 abastecidas faça a média ponderada (média geral: o total da km rodada no período dividida pelos litros consumidos). Agora, veja a diferença da média ponderada para a média simples de consumo de cada tocada predominante. Esta diferença é chamada de desvio padrão da média. Daí vc tem uma quantidade em litros que será facilmente traduzida para percentual (%).

Média na estrada: aí, o negócio é abastecer quando estiver saindo e, novamente, quando chegar no destino, tomando nota e destacando como foi a tocada. O procedimento será o mesmo que citei anteriormente (uma tocada forte e uma tocada suave - apura-se a média ponderada e daí o desvio padrão para cada uma das médias simples).

A razão da medição ser feita por desvio padrão entre as médias está no fato de que ninguém pilota numa tocada só. Ou seja, alterna entre forte e suave, onde há uma que predomina.

Daí, muita gente faz melhorias e aprimoramentos por tipo de gasolina (comum ou aditivada), diferentes distribuidoras (Texaco, BR, Ipiranga, etc).

Não conheço forma melhor de se medir o consumo médio de tocadas. Qualquer dúvida, poderei dar exemplo.

Marvila/Salvador-BA

rocksul
13-06-07, 19:56
Tira toda gasolina do tanque, coloca uma garrafinha de 2l de gas e roda até acabar.
Faz esse procedimento enrolando o cabo e andando normalmente num lugar meio tranquilo.
É assim que faço.

Furious VIPER
13-06-07, 20:07
Muito trabalho e muito risco pra pouca ajuda... faz a média por cima mesmo... tá ótimo! afinal, é uma MÉDIA... as vezes faz mais, as vezes faz menos...

destbr
13-06-07, 21:18
continuo preferindo encher o tanque.

nem me lembro mais a ultima vez q fiz media.. huauha

Dilim
13-06-07, 21:27
Faz o seguinte,

Anota a kilometragem km(1) e a quantidade(1) que vc abasteceu hoje,

ae da proxima vez que for abastecer
anota a nova kilometragem km(2).

ae faz assim = (km2 - km1)/quantidade 1.

Deu pra entender mais ou menos?!? hehe
é mais facil que amarrar uma garrafa dois litros na moto. rs*

Ney_mg
13-06-07, 23:24
eu dexo entrar na reserva e ae reseto o trip e depois taco 2 litros exatos de gasosa e vejo novamente a km do trip quando entra na reseva novamente...
assim é mais facil!!!

rocksul
13-06-07, 23:30
Tudo o que eu queria na minha moto era essa maldita piroca de reserva. No manual diz "tanque reserva automático" pra mim isso é sem reserva já que esse marcador de gasolina é um coco.



eu dexo entrar na reserva e ae reseto o trip e depois taco 2 litros exatos de gasosa e vejo novamente a km do trip quando entra na reseva novamente...
assim é mais facil!!!

perfeito.

_Mauricio_
14-06-07, 00:00
Muito trabalho e muito risco pra pouca ajuda... faz a média por cima mesmo... tá ótimo! afinal, é uma MÉDIA... as vezes faz mais, as vezes faz menos...

Concorco contigo Furios...
Eu por esquecimento muitas vezes não anotei certinho a quilometragem que tava quando abasteci... Fiz a média usando akele site, que tem o link aqui no fórum (Moto.2), show de bola, faz a média, mostra o gráfico.... Melhor impossível. Agora sempre q eu abasteço olho a km e ja vou lah no site e marco, pronto ele ja calcula pra mim!! mais facil! Afinal eh uma média, como o Furios disse... hehehehe

Mostarda_69
14-06-07, 01:21
Faz o seguinte,

Anota a kilometragem km(1) e a quantidade(1) que vc abasteceu hoje,

ae da proxima vez que for abastecer
anota a nova kilometragem km(2).

ae faz assim = (km2 - km1)/quantidade 1.

Deu pra entender mais ou menos?!? hehe
é mais facil que amarrar uma garrafa dois litros na moto. rs*



Mas assim eu ja faço.. eu kero amarra.. aeheauhueahueahu soh nao sei como faze com q nao vaze..

haeuaeueauheaueaeahu

dexa eu com minhas ideias malucas....
um dia faço algo que preste...

Diego.fcs
14-06-07, 10:16
leva um garupa e pede pra ele ir segurando a garrafa pra vc... :lol:

Brincadeira...

Mas sei lá cara... o que faço é encher o tanque até na boca... aí ando uns 300km e encho novamente o tanque até o mesmo nivel que antes e vejo quantos litros de gasola gastei aí é só calcular tantos litros em tantos km e boa...

A idéia da garrafa sei lá... me parece meio perigoso!

mantabodyboarder
14-06-07, 11:19
Eu deixo derreter...

Faço médias só pra ter base se não tem nada errado e pra saber a autonomia mínima, mas o melhor aviso é a reserva, precisei girar a chavinha, precisei abastecer.

Fácil... :P

Ney_mg
14-06-07, 14:29
ja tocando no assunto alguem ae abre algum outro topi ou posta aqui mesmo quantos kms por litro de gasosa a moto ta fazendo.. pra galera tirar umas bases de motos iguais ou precidas.. oque acham?

MarciON
14-06-07, 14:55
galera
tem um jeito mais fácil
assim q entra na reserva, ja marca a distancia q vc percorreu até chegar no posto, aí vc poe 1 litro redondo e anda até dar reserva dinovo, e nas contas adiciona a distancia q vc percorreu pra chegar no posto, mais a que andou com aquele litro e pimba!! consumo exato!!

Guilherme Rabelo
14-06-07, 15:19
Tira toda gasolina do tanque, coloca uma garrafinha de 2l de gas e roda até acabar.
Faz esse procedimento enrolando o cabo e andando normalmente num lugar meio tranquilo.
É assim que faço.
é o melhor jeito

SPINARACK
15-06-07, 14:45
galera
tem um jeito mais fácil
assim q entra na reserva, ja marca a distancia q vc percorreu até chegar no posto, aí vc poe 1 litro redondo e anda até dar reserva dinovo, e nas contas adiciona a distancia q vc percorreu pra chegar no posto, mais a que andou com aquele litro e pimba!! consumo exato!!

eu ja fiz e deu certo... fiz varias vezes pra ter ctz... td ocorreu de formar parecida... alguma diferença de 2, 3 km;... mas ai ta vc faz umas 4.5.vezes e ve as medias... ai vc tira uma...

lion
26-11-07, 09:08
eu enchi o tanque, vou rodar até cair na reserva huaha, nunca lembro qtos litros coloquei...

betomaciel
26-11-07, 09:31
e aquela velha manha de fechar o tanque e ver qtos Km ela roda... alguém já fez? a minha a 60 km/h faz 2.6 km... e com 70km/h ou mais, faz apenas 1.3 km.... se a gente souber quantos mL de gasosa o carburador e mangueirinha podem segurar daria pra calcular com precisão... huahuahuahuahauhuaha :G

Lagartixxa
26-11-07, 09:34
nao precisa esperar chega na reserva....

enche o tanque, da uns role e volta pra enche o tanque e ve qnto vai caber de gasola

se no seu role de 120km vc precisou de 3litros pra enche novamente o tanque é pq sua moto fez 40km/l

Diego.fcs
26-11-07, 09:43
O que dá para fazer é isso mesmo, num precisa esperar chegar na reserva, pega um fim de semana e enche o tanque, repare até onde foi colocado gasolina, mais pra pista e anda aí uns 60km por aí do jeito que vc quer, no pau, na manha... Aí enche novamente até onde vc tinha enchido e faz a média...

Cyber
26-11-07, 09:50
Tem esse site tbm o MOTO.2 que faz a media da moto, é só preencher os dados e ele da a média pra vc, tem como vc ficar monitorando o gasto mensal por ele, assim é possivel ver se a moto ficou menos economica ou não.

O Site -> http://www.francescotorres.com.br/motos

superkyo
26-11-07, 14:24
Poxa fazer média é conta de fundamental.......HUAHAHHUAHUA

Como eu sempre encho o tanque naum tenho problema com médias sempre tiro a média, abastacendo no cartão extra nunca falta pra encher o tanque..........

lion
26-11-07, 15:46
nao é questão de poupar conta ou coisa do tipo, eu nunca lembro quanto coloquei, acho que vou anotar pra ter exatidão haha

lion
26-11-07, 15:56
cyber eu estava procurando justamente esse site, muito obrigado denovo!
com ele devo estabelecer todo um historico pra moto, uma pena eu nao ter começado antes mas vou tomar como nota apartir da proxima vez que for abastecer.

Marcio
25-11-08, 18:42
Fiz minha primeira média hj... andando apenas na cidade no maximo a 70km/h e sem esticar muito as marchas pois a moto tá amaciando, ela rodou 257 km e o tanque pegou 6 litros, fazendo a média deu 42 km/l o que eu achei excelente !!! :drool: Eu pensei até q ia dar uns 35 km/l pq na fase do amaciamento o consumo é maior por isso eu achei surpreendente....... e eu fiz tudo certinho, enchi o tanque zerei o hodometro, depois enchi o tanque de novo , anotei a kilometragem e quantos litros pegou pra encher o tanque novamente........

Christian
25-11-08, 19:00
Fiz minha primeira média hj... andando apenas na cidade no maximo a 70km/h e sem esticar muito as marchas pois a moto tá amaciando, ela rodou 257 km e o tanque pegou 6 litros, fazendo a média deu 42 km/l o que eu achei excelente !!! :drool: Eu pensei até q ia dar uns 35 km/l pq na fase do amaciamento o consumo é maior por isso eu achei surpreendente....... e eu fiz tudo certinho, enchi o tanque zerei o hodometro, depois enchi o tanque de novo , anotei a kilometragem e quantos litros pegou pra encher o tanque novamente........


Fez certinho sim Marcio.
A XTZ é bem economica mesmo.

Queria saber do Maionese_69 se ele fez o esquema da garrafa? :D

Abs!

lion
25-11-08, 19:15
1 ano depois
ainda nao tirei a primeira media da ybr
eu sei que fica entre 30~35kmL pq to com tocada mais forte agora :0_0:

Marcio
25-11-08, 19:20
Fez certinho sim Marcio.
A XTZ é bem economica mesmo.

Queria saber do Maionese_69 se ele fez o esquema da garrafa? :D

Abs!


Pois é, pra mim foi uma surpresa boa essa media de consumo... hehehehe... exatamente o que eu queria... quando ela estiver amaciada vou andar numa tocada mais forte pra ver o consumo como é q fica.

jordansilva
25-11-08, 19:25
Povo criativo!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Mostarda_69
25-11-08, 19:51
Queria saber do Maionese_69 se ele fez o esquema da garrafa? :D

Ainda não, tinha esquecido.. mas ja bolei uma gambitech na minha cuca... dexa pra mim.. daki 15 dias to de férias ae sim as coitadas vão sofrer na minha mão!!!!

Se meu plano der errado somente vai esparramar gasol no motor quente, e visto que sem faísca nao ha fogo.. ta ótimo...

Cigano Bikes
25-11-08, 19:53
Por favor, por favor, sem média ponderada, melhorada ou azarada. Vai no esquema da garrafa, mas faça com um litro. Conecte a garrafa antes do filtro de gasolina (feche a torneira do tanque e coloque ali uma rolha de material qualquer, para maior segurança). A garrafa deveria ser idealmente presa na sua cintura, mas se não der jeito tente fixar em algum lugar mais alto que o carburador.

O que der ali, dirigindo como você normalmente faz, é o que você pode tomar de referência com o que vai gastar de gasolina diariamente.

Existem n situações e n possibilidades de km/l numa moto, mas se você pilotar como sempre faz já vai ter uma boa idéia do que a sua moto consome (e seu estilo de pilotagem), procure ser sincero.

Stone
25-11-08, 20:28
e pra botar a mangueirinha na garrafa?
e agora?
ahammmm, Mestre Stone tem a solução!!!!!!!!!!!!!

ingredientes:
001 garrafa plástica
mais ou menos 001m de mangueirinha de combustível
uns 000010cm. de uma mangueirinha um pouco mais grossa
arame ou algo parecido
01 câmara de ar velha

corte a válvula (ventil) da câmara, retire o parafuso e a arruela e também a válvula interna
faça um furo na tampa da garrafa, passe a válvula de dentro para fora e parafuse bem
a mangueirinha mais grossa tem que encaixar por fora da mangueirinha de comb. e no outro lado encaixar na válvula
aí a garrafa vai ter que ficar pendurada em algum lugar de cabeça para baixo e tem que ter um furo na parte de cima para a gasolina descer
aí é só desconectar a mangueirinha do bura, e claro, antes disso fechar a torneira de comb.
deixe a moto ligada com a mag. de comb. desconectada até ela morrer, para secar a cuba e ter uma medição mais precisa, aí o resto é com voceis!!!

obs. essa técnica também pode ser usada em outros casos, como fazer uma garrafinha para passar óleo na corrente, etc...

http://img444.imageshack.us/img444/5898/dsc02448vu9.jpg
http://img444.imageshack.us/img444/7453/dsc02447zi1.jpg
http://img444.imageshack.us/img444/4673/dsc02446of8.jpg

rockerva
26-11-08, 06:04
O tópico foi ressucitado com sucesso.


http://www.bay-area-bands.com/pictures/bab0556.jpg