PDA

Ver Versão Completa : meu problema com retrovisores



slalon
14-06-07, 14:29
SERÁ POSSÍVEL DESENVOLVER UM PROJETO EM PARCERIA COM COLABORADORES DO FORUM PEQUENAS NOTÁVEIS? por favor, quem não puder ajudar tb não atrapalhe, ignore o tópico

PROBLEMA: tenho uma dificuldade séria com os meus retrovisores, (principalmente no inverno, qdo uso blusas mais "pesadas") qdo ando de moto: não vejo nada na estrada atrás de mim.

então uma vez tentei colocá-los na parte de baixo do guidão, e ficou bom, porém percebi dois incovenientes:
- à noite, os faróis ofuscavam mais a minha visão por causa da nova posição mais baixa
- qdo levava garupa seus joelhos ficavam bem no meio da "imagem"

então resolvi criar uma solução, um equipamento que ficasse bem no meio da moto e registrasse tudo sem barreiras e um visor bem na minha frente, logo abaixo do painel (como naqueles desenhos animados com naves do futuro)

comecei a pesquisar e descobri q existe um sistema assim usado para dar marcha ré em caminhão

vi tb q uma moto c motor de foguete possuia o sistema

agora achei o sistema nas novas motos mulhacen, neste link vc poderá ver o q tô falando:

http://www.digitaldrops.com.br/drops/transporte/

ainda está inascessível, claro, principalmente pra nós, donos de PN. por isso sugiro criarmos um sistema q resolva o problema e seja economicamente viável

(acabou o mistério)

Ney_mg
14-06-07, 14:41
então como estáva falando.. a ideia é massa pelo menos a meu modo de ver..
creio que seja uma boa pesquisar por modos de se fazer um produto desses caseiros.. creio que não seja dificil..
imaginemos um mp4 com entrada de video e uma cam na rabeta..
+/- isso num é?

slalon
14-06-07, 14:52
então como estáva falando.. a ideia é massa pelo menos a meu modo de ver..
creio que seja uma boa pesquisar por modos de se fazer um produto desses caseiros.. creio que não seja dificil..
imaginemos um mp4 com entrada de video e uma cam na rabeta..
+/- isso num é?


isso, meu maior problema até aki é espelhar a imagem
imagina a imagem sem ser espelhada, aí vc vê um cara te ultrapassando pela direita e vira o guidão p a esquerda :k

pensei num sistema c espelhos, prismas, sei lá mas acho isto impossível

descobri uma microcâmera de segurança c monitor bem barata q pode servir, mas além do problema da imagem não espelhada, tem o da chuva...

???

Furious VIPER
14-06-07, 15:41
SLALON
Urgente... leia este tópico!! te peço desesperadamente.. nõa aguento mais ficar editando teus títulos de tópico!! Faça um favor para toda comunidade!!
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=20.0
REEEEEGRAS DO FÓRUM!!!

_Rafael_
14-06-07, 15:42
Fugindo um pouco do assunto, uma duvida q sempre tive, eu por ex tenho 3 graus de miopia, qdo olho no retrovizor, eu vejo a imagem ofuscada por causa da miopia ou perfeita por estar pertinho do espelho ? (miopia so enxerga ruim de longe)

slalon
14-06-07, 15:59
SLALON
Urgente... leia este tópico!! te peço desesperadamente.. nõa aguento mais ficar editando teus títulos de tópico!! Faça um favor para toda comunidade!!
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=20.0
REEEEEGRAS DO FÓRUM!!!


owowow, foi mal sr. moderador
prometo ficar mais atento
flw

slalon
14-06-07, 16:03
Fugindo um pouco do assunto, uma duvida q sempre tive, eu por ex tenho 3 graus de miopia, qdo olho no retrovizor, eu vejo a imagem ofuscada por causa da miopia ou perfeita por estar pertinho do espelho ? (miopia so enxerga ruim de longe)


vc não sabe o q vê????
sugiro procurar um oculista antes de sair por aí
vc deve estar vendo embaçado então!!

_Rafael_
14-06-07, 16:19
não cara vc n entendeu, eu ando de óculos normal... to falando que se eu olhar o retrovizor sem os óculos, se a imagem que vou ter eh uma imagem perfeita ou a miopia vai afetar... (difícil explicar essa pergunta)

mantabodyboarder
14-06-07, 16:22
A miopia vai afetar

slalon
14-06-07, 16:50
A miopia vai afetar


com toda certeza
e desculpe a brincadeira Rafael

slalon
14-06-07, 16:56
voltando a ideia do retrovisor, penso em testar um prototipo usando a microcamera de segurança q falei ligada ao monitor, dentro de uma caixa (resistente a agua) com um espelho para refletir a imagem.

seria viagem ou pode dar certo??????

seria fácil fazer um dispositivo eletrônico q mostrasse a imagem no monitor já espelhada? tem algum técnico de eletrônica de plantão por aí?

para exemplificar, o novo sistema q será colocado nas motos Derbi/;

http://img520.imageshack.us/img520/533/derbivision1ld4.jpg

oldskullo
14-06-07, 18:31
cara, e o problema da vibração? a gente sabe o quanto nossas pequenas vibram, e na parte do guidão não é diferente! Realmente nas maiores esse sistema fica viável porque elas vibram pouco, mas nas de baixa cc isso tem que ser bem planejado. A buraqueira então nem se fala...E um monitor desses pra quebrar o tubo é fácil fácil!
A não ser que seja usado o LCD, mas acho que aí iria encarecer o produto bastante. Mas aí não sei, vc tá vendo essa parte de custos?

Quanto à imagem espelhada, acho que vc pode colocar o monitorzinho de costas e um espelho na frente, aí assim o cara vai poder visualizar a imagem certinho!

Abraço, gostei da idéia
(Essa é pra dominar o mundo mesmo :lol: :lol: :lol: )

slalon
14-06-07, 18:37
cara, e o problema da vibração? a gente sabe o quanto nossas pequenas vibram, e na parte do guidão não é diferente! Realmente nas maiores esse sistema fica viável porque elas vibram pouco, mas nas de baixa cc isso tem que ser bem planejado. A buraqueira então nem se fala...E um monitor desses pra quebrar o tubo é fácil fácil!
A não ser que seja usado o LCD, mas acho que aí iria encarecer o produto bastante. Mas aí não sei, vc tá vendo essa parte de custos?

Quanto à imagem espelhada, acho que vc pode colocar o monitorzinho de costas e um espelho na frente, aí assim o cara vai poder visualizar a imagem certinho!

Abraço, gostei da idéia
(Essa é pra dominar o mundo mesmo :lol: :lol: :lol: )



pensei em montar o sistema sobre borracha macia ou espuma
LCD nem pensar... $$$$$$$$$$$$$$$$
me ajude aí cara, vamos dominar o mundo juntos!!!

Ney_mg
14-06-07, 19:10
tipo já vi telinhas de lcd no camelo por 250 conto.. isso com entrada rca.. se arrumar uma mini camera de segurança dessas que tem pelo mercado praticamente ta pronto.. ae fica só os fios... vamo colocar por alto.. uns 300 do lcd de 5p. e uns 60 da mini camera se ficar em torno de uns 400 mangos será que vira? vale a pena? :0_0:

sinceramente eu prefiria utilizar esses 400 mangos pra dar uma tunada na marvada.. :#

px400
14-06-07, 19:19
voltando a ideia do retrovisor, penso em testar um prototipo usando a microcamera de segurança q falei ligada ao monitor, dentro de uma caixa (resistente a agua) com um espelho para refletir a imagem.

seria viagem ou pode dar certo??????

seria fácil fazer um dispositivo eletrônico q mostrasse a imagem no monitor já espelhada? tem algum técnico de eletrônica de plantão por aí?

para exemplificar, o novo sistema q será colocado nas motos Derbi/;

http://img520.imageshack.us/img520/533/derbivision1ld4.jpg


Acredito que tu tenha alguns problemas pra instalar o sistema.

1º - T]Uma camera de segurança, digamos aquelas bem simples, só com video colorido. Precisa de uma alimentação de 12 v e 1 Ampere. Vai consumir um poucao tua bateria eu acho. ( lembre que, quando deixamos a moto em ponto morto - neutro - as lampadas pingo do painel, farol e lampada traseira tendem a diminuir a potencia, consequentemente a tensao...

2º - a imagem que tu vai ver é igual a tu te virar pra trás e olhar o carro.

Tipo, vira pra trás, olha o carro, se abriu a porta direita, é a direita ( no espelho é meio neurótico isso, tem neguinho que se perde nisso tudo ).


3º ) O problema de água é resolvível, já inventaram o silicone e anéios on-ring, para isolar/vedar contra água.

4º ) Que tela tu pretende visualizar isso ? Digamos, tela de celular tu nao vai conseguir, lcd de notebook é meio grande. Só se inventarem uma tela de palm com placa controladora para capturar a imagem que a camera vai gerar.


É meio neura isso... mas.... talvez dê certo. TALVEZ.

px400
14-06-07, 19:54
Ou dá pra inventar mais coisas. Tipo, olha o mercado livre. Só a brincadeira nao sai barato...

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=56637601_2519.jpg&v=P

tbm pode utilizar o lcd de playstation tá ligado ??

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=58684787_2780.jpg&v=O

PimEdu
14-06-07, 22:28
Se for tem q ser LCD ai viu, acho q uma de tubo ia fica mto grande e pesada para a buraquera.

slalon
15-06-07, 07:40
gostei da idéia do LCD do playstation
será q se encontra um playstation detonado (c a tela inteira!) p comprar e fazer o teste??

uma tela LCD consome menos energia do q uma c tubo né???!

mais uma dificuldade: creio q a lente da câmera teria q ser grande angular, encarecendo ainda mais o projeto (acho melhor voltar à idéia do sistema de espelhos e prismas...)

duas outras conclusões (me digam se estou certo):
- dependendo da posição q instalo a tela na moto, enchergar a imagem durante o dia pode ficar difícil por causa da claridade e reflexos
- durante a noite, o sistema deve ser melhor q os espelhos pela visão noturna da câmera e, qdo o farol "bater", o próprio sistema compensa a claridade

penso em instalar a tela dentro de uma caixa de fibra de vidro vedada, virada p a frente e, no fundo desta caixa, o espelho em ângulo adequado. esta parafernália ficaria sobre o tanque, como aquelas malas de tanque, montado sobre uma placa de borracha

PenPen
15-06-07, 09:46
voce não vai encontrar no play quebrado pq a tela é destacavel heheh e as pessoas podem vender separadamente... sem falar que você vai presisar de outro alternador na moto pra sustentar tudo isso...
eu acho bem mais simples você adaptar uns espelhos na ponta do guidão tipo a hypermotard da ducati:

http://www.blm.at/ducati/2006/hypermotard/huge/hypermotard-03.jpg

eu estou pensando em fazer algo parecido na xtz... eu vou pegar um espelho normal encurtar o cabo e soldar um anel na ponta, ai é só fixar ele com um peso de guidão ou no fixador do protetor de mão.... se voce gostar da ideia eu tento fazer um desenho :0_0:

SPINARACK
15-06-07, 10:09
Essa do espelho na ponta do guidao é uma boa....
Quant a Cam tem q tmar cuidado com a luminosidado dos farois dos carros... se pegar diretamente nela vc "fica cego".... e durante o dia.. o angulo dela tbm tem q tomar cuidado pra nao pegar incidencia de raios de sol...

slalon
15-06-07, 12:07
voce não vai encontrar no play quebrado pq a tela é destacavel heheh e as pessoas podem vender separadamente... sem falar que você vai presisar de outro alternador na moto pra sustentar tudo isso...
eu acho bem mais simples você adaptar uns espelhos na ponta do guidão tipo a hypermotard da ducati:

http://www.blm.at/ducati/2006/hypermotard/huge/hypermotard-03.jpg

eu estou pensando em fazer algo parecido na xtz... eu vou pegar um espelho normal encurtar o cabo e soldar um anel na ponta, ai é só fixar ele com um peso de guidão ou no fixador do protetor de mão.... se voce gostar da ideia eu tento fazer um desenho :0_0:




hum, pode ser vendido separadamente né
:G
qto ao espelho na extremidade do guidom, é provável q atrapalhe no trânsito

rocksul
15-06-07, 14:34
Falando em termos de Brasil, quanto tempo tu acha que esse LCD ia durar na tua moto?
Olha eu acho a idéia ótima.
Mas tal idéia é um tanto cara não concorda?
Se espelhos convexos custam uns R$100 e o pessoal acha caro (estes são bem melhores que esses de 7 ou 14 pila de lojinha), imagina colocar uma microcâmera com tela de LCD?
Acho que ficaria algo muito para aparecer e um tanto inútil, espelhos cumprem bem a função.
Quanto a idéia de tu dizer que não consegue enchergar com espelhos, te faço uma pergunta: teus espelhos são convexos? são espelhos grandes ou são mini-espelhos, aqueles que deixam a moto muito bonita mas que no fim das contas tu não encherga nada?
Tu é a favor do uso de mini-piscas?
Tu é a favor do uso de mini-capacetes (coquinho)?

Dilim
15-06-07, 14:47
... e ainda tem a parte burocrática da regularização.

slalon
15-06-07, 14:55
Falando em termos de Brasil, quanto tempo tu acha que esse LCD ia durar na tua moto?
Olha eu acho a idéia ótima.
Mas tal idéia é um tanto cara não concorda?
Se espelhos convexos custam uns R$100 e o pessoal acha caro (estes são bem melhores que esses de 7 ou 14 pila de lojinha), imagina colocar uma microcâmera com tela de LCD?
Acho que ficaria algo muito para aparecer e um tanto inútil, espelhos cumprem bem a função.
Quanto a idéia de tu dizer que não consegue enchergar com espelhos, te faço uma pergunta: teus espelhos são convexos? são espelhos grandes ou são mini-espelhos, aqueles que deixam a moto muito bonita mas que no fim das contas tu não encherga nada?
Tu é a favor do uso de mini-piscas?
Tu é a favor do uso de mini-capacetes (coquinho)?


minipisca sim, de LED, preso na carenagem
capacete coquinho acho ridículo (sem desrespeito aos q gostam, esta é uma visão pessoal)
a questão economica não tenha duvida, totalmente impraticável (por enquanto com a tecnologia aonde está, qdo desenvolverem novas telas mais flexiveis e BARATAS, quem sabe)
a questão nao é nem tanto o custo do projeto, mas eu adoraria ter um retrovisor eletrônico na minha moto para me auxiliar na visão. nem tiraria os atuais p não incomodar os homi. imagina como seria legal fazer somente o movimento vertical da cabeça p "ler" os instrumentos e dar uma olhadinha em quem tá vindo

rocksul
15-06-07, 14:58
minipisca sim, de LED, preso na carenagem
capacete coquinho acho ridículo (sem desrespeito aos q gostam, esta é uma visão pessoal)
a questão economica não tenha duvida, totalmente impraticável (por enquanto com a tecnologia aonde está, qdo desenvolverem novas telas mais flexiveis e BARATAS, quem sabe)
a questão nao é nem tanto o custo do projeto, mas eu adoraria ter um retrovisor eletrônico na minha moto para me auxiliar na visão. nem tiraria os atuais p não incomodar os homi. imagina como seria legal fazer somente o movimento vertical da cabeça p "ler" os instrumentos e dar uma olhadinha em quem tá vindo

Quem está atrás ou na tua frente percebe o teu pisca piscando com facilidade ou tem que prestar atenção?

slalon
15-06-07, 15:25
Quem está atrás ou na tua frente percebe o teu pisca piscando com facilidade ou tem que prestar atenção?


amigo, acho q vc tá saindo um pouco do assunto
se quiser conversar, mande uma mensagem pessoal q terei satisfação em conhecer vc, de boa
to aki só p fazer amigos e descobrir mais sobre as motoquinhas, pq adoro mexer na minha
vou fazer umas imagens neste fds e depois te mostro q legal (se vc quiser ver claro), as estradas aki da minha região e o amortecedor monochoque q coloquei. ficou doido!
gostaria mesmo de testar o retrovisor q tô tentando fazer, me ajude aí
vou voltar ao trabalho agora e na segunda eu vejo como anda este tópico
abraço

rocksul
15-06-07, 15:35
amigo, acho q vc tá saindo um pouco do assunto
se quiser conversar, mande uma mensagem pessoal q terei satisfação em conhecer vc, de boa
to aki só p fazer amigos e descobrir mais sobre as motoquinhas, pq adoro mexer na minha
vou fazer umas imagens neste fds e depois te mostro q legal (se vc quiser ver claro), as estradas aki da minha região e o amortecedor monochoque q coloquei. ficou doido!
gostaria mesmo de testar o retrovisor q tô tentando fazer, me ajude aí
vou voltar ao trabalho agora e na segunda eu vejo como anda este tópico
abraço

Rock'n Roll, estou saindo msmo do assunto, deixa pra lá.

px400
15-06-07, 18:45
falando ainda na luminosidade dos farois. As cameras pelo que eu sei quando troca de "faixa" de luminosidade tem um "delay" pro sensor acostumar.

Alem da parafernália tipo fonte, caixa pra acomodar a placa controladora, suporte do lcd e o próprio LCD, deve é ficar enorme no tanque, quase uma parabólica.


Quanto a idéia daquela moto dos infernos de linda, o canal seria tipo retrovisor de carro, que é retrátil / molengão. Mas dai teria que sem de metal ou aluminio pra nao quebrar tão fácil, pooooiisss.... ficará maior do que o tamanho original do guidon.

mas é tri.

px400
15-06-07, 18:54
ah, e o esquema do lcd tinha que ser nesse tamanho aqui pra nao atrapalhar na hora de pilotar.

esse é o link enorme da foto:

http://www.blm.at/ducati/2007/multistrada1100/huge/mts1100_hinten.JPG

e esse é o tumbs.

http://www.blm.at/ducati/2007/multistrada1100/mts1100_hinten.JPG

pauloclrebello
15-06-07, 20:20
E quando chover?

rocksul
15-06-07, 20:31
Colocando essa câmera com tela seriam necessárias pelo menos três câmeras certo?
Uma câmera que pega o ângulo de trás, outra câmera para filmar o ângulo esquerdo e outra para filmar o ângulo direito.
Se tu possuires apenas uma câmera filmando para trás, a moto estará com um chamado "ponto cego" muito grande, já que a única visão que tu tens é a de trás, sendo necessário ainda assim, recorrer aos velhos e bons retrovisores.
Agora começa a encarecer um pouco mais a idéia, por que, seu tu colocares três câmeras para filmar os possíveis pontos cegos deixados pela câmera de trás, tu precisaria apertar um botão para apertar alterar entre as câmeras, ou então, encarecer ainda mais o projeto e bolar um software integrado que visualizasse simultâneamente as três câmeras, o que poderia deixar a visão um tanto confusa. No fim das contas, o retrovisor ainda é mais prático.
No entanto a idéia continua sendo útil afinal, uma visão perfeita de o que há exatamente atrás da moto é algo muito interessante.
Embora seja possível implantar essa idéia, acho que não será possível abandonar os retrovisores.

Para o caso da chuva, acho eu que essas telas já estão disponíveis em versões a prova d'água.

Ney_mg
15-06-07, 21:43
e se fizesse um esquema desses com cam tudo certinho porem com um apetrecho extra: uma cam virada pro passeio mirando nas canelas da muezada?? :drool: :drool: :drool: me entenderam né. uahuahuahauha

PenPen
15-06-07, 23:40
acho que o melhor seria 2 retrovisores + 1 cam central mesmo e um lcd no guidão ... com a opção de ser destacavel para uso no brasil :P

camera 59 pilas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-57957273-loucura-micro-camera-color-caudio-fonte-so-5499-_JM
lcd de play 190 reais:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-58738187-telas-lcd-psone-playstation-projetor-diy-e-outras-telas-_JM

total investido 249 reais + frete lol de resto é fiação...

agora se quiser melhorar o projeto pode comprar uma lente angular pra camera... + 59 reais hehehe
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-57289041-seguranca-lente-p-micro-cameras-de-21mm-grande-angular-_JM

agora sé falta pindurar umas 3 baterias na moto pra alimentar a parafernalha lol

slalon
18-06-07, 08:08
caramba, tô vendo q o assunto rendeu bons frutos. blz!



falando ainda na luminosidade dos farois. As cameras pelo que eu sei quando troca de "faixa" de luminosidade tem um "delay" pro sensor acostumar.

Alem da parafernália tipo fonte, caixa pra acomodar a placa controladora, suporte do lcd e o próprio LCD, deve é ficar enorme no tanque, quase uma parabólica.


Quanto a idéia daquela moto dos infernos de linda, o canal seria tipo retrovisor de carro, que é retrátil / molengão. Mas dai teria que sem de metal ou aluminio pra nao quebrar tão fácil, pooooiisss.... ficará maior do que o tamanho original do guidon.

mas é tri.




tô começando a gostar da idéia. isto tem cara dakelas caferacer antigas.



Colocando essa câmera com tela seriam necessárias pelo menos três câmeras certo?
Uma câmera que pega o ângulo de trás, outra câmera para filmar o ângulo esquerdo e outra para filmar o ângulo direito.
Se tu possuires apenas uma câmera filmando para trás, a moto estará com um chamado "ponto cego" muito grande, já que a única visão que tu tens é a de trás, sendo necessário ainda assim, recorrer aos velhos e bons retrovisores.
Agora começa a encarecer um pouco mais a idéia, por que, seu tu colocares três câmeras para filmar os possíveis pontos cegos deixados pela câmera de trás, tu precisaria apertar um botão para apertar alterar entre as câmeras, ou então, encarecer ainda mais o projeto e bolar um software integrado que visualizasse simultâneamente as três câmeras, o que poderia deixar a visão um tanto confusa. No fim das contas, o retrovisor ainda é mais prático.
No entanto a idéia continua sendo útil afinal, uma visão perfeita de o que há exatamente atrás da moto é algo muito interessante.
Embora seja possível implantar essa idéia, acho que não será possível abandonar os retrovisores.

Para o caso da chuva, acho eu que essas telas já estão disponíveis em versões a prova d'água.


eu acho q é assim o "aparelhim" da multistrada né, com controle. seria legal se tivese controle de zoom tb. e a da multistrada com certeza é a prova d'água tb (imagino o preço!)



e se fizesse um esquema desses com cam tudo certinho porem com um apetrecho extra: uma cam virada pro passeio mirando nas canelas da muezada?? :drool: :drool: :drool: me entenderam né. uahuahuahauha


boa. a minha moto vai ter uma cam num local especial



acho que o melhor seria 2 retrovisores + 1 cam central mesmo e um lcd no guidão ... com a opção de ser destacavel para uso no brasil :P

camera 59 pilas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-57957273-loucura-micro-camera-color-caudio-fonte-so-5499-_JM
lcd de play 190 reais:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-58738187-telas-lcd-psone-playstation-projetor-diy-e-outras-telas-_JM

total investido 249 reais + frete lol de resto é fiação...

agora se quiser melhorar o projeto pode comprar uma lente angular pra camera... + 59 reais hehehe
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-57289041-seguranca-lente-p-micro-cameras-de-21mm-grande-angular-_JM

agora sé falta pindurar umas 3 baterias na moto pra alimentar a parafernalha lol




ainda tá caro, mas acho q nao tem outro jeito. tem tb o custo (pq) p fazer a caixa a prova dágua.
uma lente "olho de peixe" deixaria a imagem muito "distante"?
tb nao tenho a minima ideia da quantidade de energia q este sistema necessita. alguém pode me dar uma luz?

px400
19-06-07, 00:31
ainda tá caro, mas acho q nao tem outro jeito. tem tb o custo (pq) p fazer a caixa a prova dágua.
uma lente "olho de peixe" deixaria a imagem muito "distante"?
tb nao tenho a minima ideia da quantidade de energia q este sistema necessita. alguém pode me dar uma luz?



tem que saber a tensao de funcionamento do lcd;

a tensao que o transformador da camera utiliza;

talvez precise de umas 2 baterias de nobreak, eu acho. só sabendo os valores de tensao e corrente.

slalon
20-06-07, 09:53
E SE colocássemos a pequena LCD colorida NO CAPACETE, por cima da viseira e “apontada” para frente, protegida por uma aba do capacete e com um espelho convexo na ponta desta aba. Seria discreto por não ficar no guidom, a tela estaria protegida da luminosidade do dia, estaria numa posição fácil de visualizar (não precisa nem abaixar a cabeça por estar bem diante dos olhos – para quem tem capacete com aba, veja como é fácil enxergar a ponta dela), teria “sistema” de amortecimento para proteger a LCD (seu próprio pescoço) e a imagem ficaria espelhada como no seu retrovisor. O QUE PODERIA DAR ERRADO?

O CUSTO!!!
- microcamera com visão noturna e lente grande angular
- transmissor/receptor
- LCD colorida
- pequeno espelho convexo
- “adaptação” do capacete
|:(

slalon
20-06-07, 13:21
:-/
eureca! a solução é mais simples q pensava. a camera e a tela podem ficar no capacete e não na moto. imagina desmontar a sua camera fotografica digital e adaptar a lente no topo do capacete, voltada p trás, o LCD bem na testa e voltado p frente, sob uma aba escura c uma canaleta e um pequeno espelho plano na ponta. testei agora (sem desmontar a minha cam) e deu certo.
esta aí: retrovisor com visão lateralizada (basta movimentar a cabeça) e sem qualquer barreira (desde q vc não leve um passageiro maior q vc!). e o consumo? 2 pilhas AA ou 3v. pode até colocar o controle de zoom em algum lugar do capacete, de fácil acesso, mas nem precisa. é provável q a frequente alteração de foco da visão cause um pouco de cansaço, mas isto tem q ser testado na prática. agora só falta achar os componentes mais baratos (no mercado livre) p montar a parafernália: MICROCAM E LCD 4" DE BAIXO CONSUMO.
quem pode ajudar?
quem pode criticar/opinar?

Furious VIPER
20-06-07, 13:34
Putaquepariu... mas é muita falta do q fazer meu!!!
olha o custoXbenefício disso aí!!! Usa os espelhos originais de avião q não tem erro!!

slalon
20-06-07, 13:37
Putaquepariu... mas é muita falta do q fazer meu!!!
olha o custoXbenefício disso aí!!! Usa os espelhos originais de avião q não tem erro!!


vlw pela opiniao VIPER furioso mas obrigado, prefiro arriscar a ter algum erro

pensei q tivesse ficado claro q nao tenho a intenção de comercializar, pelo menos por enquanto, mas é só p me ajudar mesmo. e se este tópico tá te incomodando, pode trancá-lo por favor. afinal, você é o moderador global e experiente viajante.

slalon
20-06-07, 13:43
por coincidência, acabei de receber este e-mail, se alguém tiver saco de ler:

A PERSISTÊNCIA

Um homem investe tudo o que tem numa pequena oficina.
Trabalha dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina.
Para poder continuar nos negócios, empenha as jóias DA própria esposa.
Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma Grande empresa, dizem-lhe que seu produto não atende ao padrão de qualidade exigido.
O homem desiste? Não!
Volta a escola por mais dois anos, sendo vítima DA maior gozação dos seus colegas e de alguns professores que o tachavam de "visionário".
O homem FICA chateado? Não!
Após dois anos, a empresa que o recusou finalmente fecha contrato com ele. Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que Grande parte dela é destruída.
O homem se desespera e desiste? Não!
Reconstrói sua fábrica mas, um terremoto novamente a arrasa.
Essa é a gota d'água e o homem desiste? Não!
Imediatamente após a guerra segue-se uma Grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar comida para a família. Ele entra em pânico e desiste? Não!
Criativo, ele adapta um pequeno motor a sua bicicleta e sai as ruas.
Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas "bicicletas motorizadas".
A demanda por motores aumenta muito e logo ele FICA sem mercadoria.
Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção.
Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a idéia é boa, consegue apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a indústria.
Encurtando a história: hoje a Honda Corporation é um dos maiores impérios DA indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro.
Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.
Portanto, se você adquiriu a mania de viver reclamando, pare com isso!
O que sabemos é uma gota d'água. O que ignoramos é um oceano.
Lembre-se, nosso dia não se acaba ao anoitecer e sim começa sempre amanhã, não se desanime, vamos acordar todo dia como se tivéssemos descobrindo um mundo novo.

"Desconheço o autor"

e agora a HONDA me faz a POP! :k
(mas isso é um outro tópico)

ThiagoRJ
20-06-07, 14:34
Acho q hj o Sr. Honda....desistiu do mercado com a POP(mas isso é um outro topico), bem ainda acho q o custo beneficio é alto, mas se nao fossem malucos como vc, nao teriamos nada q vimos hj, mas saiba q muitos desistiram..... :d

hedertone
20-06-07, 15:15
vlw pela opiniao VIPER furioso mas obrigado, prefiro arriscar a ter algum erro

pensei q tivesse ficado claro q nao tenho a intenção de comercializar, pelo menos por enquanto, mas é só p me ajudar mesmo. e se este tópico tá te incomodando, pode trancá-lo por favor. afinal, você é o moderador global e experiente viajante.
Fica tranqüilo amigo, o Furious não teve intenção nenhuma de ofender ou ridicularizar ninguém, sempre estamos brincando aqui e isso não significa que estamos ou não incomodados com o tópico.
É só dar uma navegada pelos outros tópicos e você verá que sempre rola uma brincadeira.

abraço!!

slalon
20-06-07, 15:32
Fica tranqüilo amigo, o Furious não teve intenção nenhuma de ofender ou ridicularizar ninguém, sempre estamos brincando aqui e isso não significa que estamos ou não incomodados com o tópico.
É só dar uma navegada pelos outros tópicos e você verá que sempre rola uma brincadeira.

abraço!!


ok hedertone. só assustei com a colocação dele, mas tb acho q isto aqui já tá enchendo o saco. foi mal
vou começar uma nova idéia (por favor, não!!!!!!) hahaha

Furious VIPER
20-06-07, 16:32
ok hedertone. só assustei com a colocação dele, mas tb acho q isto aqui já tá enchendo o saco. foi mal
vou começar uma nova idéia (por favor, não!!!!!!) hahaha

ô velhinho... a minha reação foi meio sem paciência mesmo.. pq eu sinceramente não vejo problema nenhum com espelhos originais... nem mesmo com paralelos.. eu enxergo tudo neles...
daí a sua idéia foi meio mirabolante para uma moto pekena... por isso fiz a brincadeira!!

slalon
20-06-07, 17:06
ô velhinho... a minha reação foi meio sem paciência mesmo.. pq eu sinceramente não vejo problema nenhum com espelhos originais... nem mesmo com paralelos.. eu enxergo tudo neles...
daí a sua idéia foi meio mirabolante para uma moto pekena... por isso fiz a brincadeira!!



ô cara, sem problema
penso q "o meu problema com retrovisores" seja por ter colocado um guidom mais reto p uma tocada mais agressiva mesmo sendo uma 125cc. e ficou massa a posição pq a pedaleira já é um pouco afastada e a traseira da moto levantou um pouco com o amortecedor monochoque.
tenho uma pá de idéias mirabolantes como esta (e nem por isto não tenho serviço hehehe) como um novo veículo q tô tentando criar, o escorpião (já tem até nome). sou maluco de carteirinha mesmo, mas tenho um irmão mais maluco q eu
espero q vc não deixe de comunicar comigo por causa deste mal entendido. e espero tb um pouco de paciencia com os "bicicleteiros", já q é moderador (só uma sugestão)
abração cara

hedertone
20-06-07, 17:09
ok hedertone. só assustei com a colocação dele, mas tb acho q isto aqui já tá enchendo o saco. foi mal
vou começar uma nova idéia (por favor, não!!!!!!) hahaha
HUHU tranquilo brother!!!
Você não estava enchendo saco não veio, é que o Furious chega bebado ao fórum e fica meio azuado!! :G :G

Zueira!!!

Abraço!!!!

Furious VIPER
20-06-07, 17:13
Tranquilo carinha! Idéias mirabolantes são sempre bem vindas... eu q tava com a pá virada akela hora mesmo!!heheh
Faloooooooooow!!

hedertone
20-06-07, 17:18
Tranquilo carinha! Idéias mirabolantes são sempre bem vindas... eu q tava com a pá virada akela hora mesmo!!heheh
Faloooooooooow!!
acredito que agora ficou restando um beijinho para reatarem o relacionamento :lol: :lol: :drool: :drool: :OK: :OK:

Furious VIPER
20-06-07, 17:43
:stop: :stop: :stop: :NOOK: :NOOK: :NOOK:

BrunoDias
20-06-07, 18:03
acredito que agora ficou restando um beijinho para reatarem o relacionamento :lol: :lol: :drool: :drool: :OK: :OK:

uhsauisuha aproveita q ele ta depilado kkkkkkkkkkkkkk

Furious VIPER
20-06-07, 18:09
uhsauisuha aproveita q ele ta depilado kkkkkkkkkkkkkk

Mas vai tomá um copo d'água Bruno!!!

ô Slalon... nunca pensou em fazer hastes maiores pros retrovisores?? mais largas??

px400
20-06-07, 21:59
hahahahahhaha


revirei meu armário de eletrônica e achei 1 lcdzinho pra montar o esquema. Vou procurar o cabo da camera e dai posto aqui o resultado desse mega projeto na ybr.

flw

slalon
21-06-07, 07:26
uhsauisuha aproveita q ele ta depilado kkkkkkkkkkkkkk


opa, tá no jeito então! hahaha



hahahahahhaha


revirei meu armário de eletrônica e achei 1 lcdzinho pra montar o esquema. Vou procurar o cabo da camera e dai posto aqui o resultado desse mega projeto na ybr.

flw



teste o hipermegaprojeto e poste aí o resultado por favor. é o começo do domínio do mundo. tive pensando (iiii, lá vem...) e acho q nem precisa de LCD e CAMERA pora nenhuma, só ispêis mesmo. vou tentar desta forma aki. o custo deve cair pra casa das dezenas de reais, e não mais centenas



Mas vai tomá um copo d'água Bruno!!!

ô Slalon... nunca pensou em fazer hastes maiores pros retrovisores?? mais largas??


acredito q a largura da haste não influencie. na verdade não entendi a colocação. mais compridas deve dar certo, mas creio q vai ficar feio pracarai, vc não acha? uma vez entortei as hastes dos retrovisores da minha antiga XR200 e ficou razoável. mas a idéia aki é inovar c uma tela única central. tenho certeza de q um dia esta moda vai pegar (depois q eu vender a idéia pro sô creison)


"abro aspas aqui p falar a respeito deste desenvolvimento conjunto de uma idéia, pois sou administrador e entendo um pouquinho do assunto. qdo falei em BRAINSTOMING teve gente q achou o fim, mas esta ferramenta é o bicho e consiste exatamente no q tamos fazendo aqui. muitas vezes sai coisas absurdas, q todo mundo sabe q é uma tremenda besteira e critica e ri e chama de otário o dono da idéia, mas estas idéias absurdas devem ser postadas pois estimulam a atividade cerebral de um outro maluco qualquer para uma solução FORA DOS PADRÕES CONHECIDOS. o importante é a flexibilidade de raciocínio: aceitar idéias novas e não ficar só preso no que já existe. a inovação começa assim e depende de mentes não bitoladas. PORÉM A CRÍTICA, QDO CONSTRUTIVA, TB FAZ BEM AO PROJETO"

cold-milk
21-06-07, 09:12
nada comoa velha olhadinha pra tráz kkkkk

falcao007
21-06-07, 09:41
"abro aspas aqui p falar a respeito deste desenvolvimento conjunto de uma idéia, pois sou administrador e entendo um pouquinho do assunto. qdo falei em BRAINSTOMING teve gente q achou o fim, mas esta ferramenta é o bicho e consiste exatamente no q tamos fazendo aqui. muitas vezes sai coisas absurdas, q todo mundo sabe q é uma tremenda besteira e critica e ri e chama de otário o dono da idéia, mas estas idéias absurdas devem ser postadas pois estimulam a atividade cerebral de um outro maluco qualquer para uma solução FORA DOS PADRÕES CONHECIDOS. o importante é a flexibilidade de raciocínio: aceitar idéias novas e não ficar só preso no que já existe. a inovação começa assim e depende de mentes não bitoladas. PORÉM A CRÍTICA, QDO CONSTRUTIVA, TB FAZ BEM AO PROJETO"


Creio que todos aqui conhecem o GOOGLE, então como funciona o GOOGLE, sempre lançando os mais diversos serviços para WEB, eles tem uma verba mensal que serve para inovações, surgem idéias malucas e mirabolantes, e estas acabam virando produtos, ou seja a empresa aberta a novas idéias. Sendo assim é possível sim tocar um projeto aqui no FÓRUM.

slalon
21-06-07, 09:49
Creio que todos aqui conhecem o GOOGLE, então como funciona o GOOGLE, sempre lançando os mais diversos serviços para WEB, eles tem uma verba mensal que serve para inovações, surgem idéias malucas e mirabolantes, e estas acabam virando produtos, ou seja a empresa aberta a novas idéias. Sendo assim é possível sim tocar um projeto aqui no FÓRUM.


legal, tb acho. completando, as empresas voltadas p novas tecnologias tendem a estimular o espírito criativo de seus funcionários. por isso q em algumas novas empresas os funcionários estão livres p fazer seus próprios horários de serviço e podem se divertir dentro d empresa em salões de jogos e outras áreas pouco comum nas empresas mais rígidas

ThiagoRJ
21-06-07, 16:34
eu tbm to com problemas no retrovisor, perdi eles e to com "preguiça" de colocar, ae ando sem mesmo...mó problema... :lol:

Roberval2005
21-06-07, 19:41
como q é?

Vão instalar televisao na moto?

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

slalon
22-06-07, 07:08
eu tbm to com problemas no retrovisor, perdi eles e to com "preguiça" de colocar, ae ando sem mesmo...mó problema... :lol:


os homi da lei deve adorar ver vc passando :drool:
devem ficar numa felicidade :P



como q é?

Vão instalar televisao na moto?

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


TV tela plana 42" com dvd e playstation, que tal?
;)

ThiagoRJ
22-06-07, 18:44
os homi da lei deve adorar ver vc passando :drool:
devem ficar numa felicidade :P
Que nada, ja tentaram me parar...mas a titan nao deixa....ficaram pra tras....serio msm...mas aqui é sussa....me acostumei sem retro, quando os coloco, parece duas antenas....mas aqui é sussa msm...homens da lei eles nao são msm!!!


Toca o barco pra frente....tv na motoka....tipo Lata Velha do Caldeirao do Huck!!! :lol:

px400
09-07-07, 12:51
Aeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeehhhh!

Consegui o lcdzinho que falei pra montar o esquema ai proposto.

http://i7.photobucket.com/albums/y275/px400/retrovisorcomlcd0001.jpg

http://i7.photobucket.com/albums/y275/px400/retrovisorcomlcd0002.jpg

Furious VIPER
09-07-07, 13:42
hahahahhaa legal é fazer curvas fechadas de baixa velocidade com esse lcd ali!!hehe
ô PX... tira o adesivo akele de Atenção ali do tanque!! antes q deixa desbotada a tinta!!

px400
09-07-07, 13:57
hahahahhaa legal é fazer curvas fechadas de baixa velocidade com esse lcd ali!!hehe
ô PX... tira o adesivo akele de Atenção ali do tanque!! antes q deixa desbotada a tinta!!


Eu já tirei o do nivel de combustivel, tava na dúvida entre tirar esse tbm.

Furious VIPER
09-07-07, 14:20
Tira.... coisa mais "tiozinho" isso ali!!hahaha
e tira duma vez... qto mais demorar, mais desbota a tinta!!

Diego.fcs
09-07-07, 14:57
Só que é o seguinte, a idéia é interessante... Mas e esse sistema elétrico das pequenas?? As suzuki num tem aquele negócio de acelerar e a lâmpada ficar mais forte... Como vai fazer com as outras marcas?? Isso pode danificar seu sistema de câmera... Vc vai ter que fazer um sistema que mantenha a tensão e a corrente constantes em sua moto, isso pode acabar com sua bateria pois não conseguir carregá-la...