PDA

Ver Versão Completa : Freio a disco faz barulho??



Derek
14-06-07, 19:55
E ae galera, meu freio a disco dá um barulho quando freio forte, quando a moto vai parar... quando eu to em movimento ele nao faz nenhum barulho, não importa a força que eu freie... nem quando eu paro devagar, mas se preciso parar forte ou médio ele dá um barulho...

isso é normal?? a minha moto já tá quase nos mil quilometros, daih quero saber se posso reclamar, pedir pra eles darem uma lixada nas pastilhas...

sot010174
14-06-07, 20:15
Olha... o que eu acho que esta acontecendo é que suas pastilhas vitrificaram (contato com a agua) e é normal fazer akele barulho caracteristico de freio (piiiiiiiiiii!). Voce pode mandar lixarem as pastilhas que resolve sim. AB

Ivan RJ
14-06-07, 20:39
Ela está na garantia, leva na autorizada. Eles tem obrigação de resolver. Poste o resultado, pra gente acompanhar. Um grade abraço.

Derek
14-06-07, 21:47
vou levar na revisão e vou falar, creio não ser nada grave, o barulho não é tão alto... até nem sei se não é sujeira, pois tá chovendo bastante aqui e não pude lavar ela ainda... vou lavar bem e se continuar digo pra eles darem um jeito na revisão...

mas o freio de vcs é completamente silencioso como o de trás????

danielpaiva
14-06-07, 22:02
vou levar na revisão e vou falar, creio não ser nada grave, o barulho não é tão alto... até nem sei se não é sujeira, pois tá chovendo bastante aqui e não pude lavar ela ainda... vou lavar bem e se continuar digo pra eles darem um jeito na revisão...

mas o freio de vcs é completamente silencioso como o de trás????


Na minha revisão, falei pro cara olhar isso, ele falou que freio a disco é normal fazer barulho...fui enrolado?

yalta
14-06-07, 22:06
Cara.. eu tava com o mesmo problema seu. Mandei a moto pra revisão e falaram que era sujeira no disco de freio. Beleza, limparam e ficou bom. Agora, umas 3 semanas, voltou a fazer o barulho, que deve ser sujeira. Alguém sabe algum modo "caseiro" de limpar o freio, as pastilhas, sem ter que tirar o freio?

Derek
14-06-07, 22:07
Cara.. eu tava com o mesmo problema seu. Mandei a moto pra revisão e falaram que era sujeira no disco de freio. Beleza, limparam e ficou bom. Agora, umas 3 semanas, voltou a fazer o barulho, que deve ser sujeira. Alguém sabe algum modo "caseiro" de limpar o freio, as pastilhas, sem ter que tirar o freio?

ótima pergunta!! qual melhor forma de fazer isso em casa sem desmontar!!

muayzen
14-06-07, 23:05
o meu tb ta dando isso ! e mais um barulho q parece q ta poegando algo no disco um plastgico sei la mt estranho!!

e tb quandop eu to andando ta fazenod um piiii piiiiiii a roda !! mo merda eh a a roda da frentwe o cara falou q eh normal
afffffffffffffffffff

Furious VIPER
14-06-07, 23:18
a única coisa q é normal nos freios a disco.. é vc ouvir um "zzzzzzz" qdo pressiona o manete.. e as pastilhas prensam o disco! de resto qqr outro barulho é ANORMAL!!!
Pra limpar as pastilhas é tranquilo.. tem q tirar a roda da frente ... q é uma barbada... e lixar de leeeeve as pastilhas, mas de leve mesmo!
ou tentar dar umas freadas mais fortes enquanto anda.. pra ver se funciona! as vezes dá certo!!
Mas o freio é tão silencioso qto o traseiro q é tambor.. a única diferença é o "zzzzzzz" mesmo!!

yalta
15-06-07, 00:09
Hum.. talvez dando freadas fortes funcione mesmo Furious, vou tentar! Aproveito e treino RL! dEHUDHea brincadeira

Vitão!
15-06-07, 08:49
Na boa, barulho no freio não é normal mesmo!
Aproveita q tah na garantia, e leva a moto lah, meu camarada tem uma yes tb, e tb tah fazendo um barulhinho meio estranho, eu falei pra ele ver na revisão...

Mas não deixe de nos contar o q é isso depois!
Abs! :Q

Diego.fcs
15-06-07, 08:51
Então cara... nunca vi fazendo barulho assim não, mas ano passado meu pai comprou uma Trudinha e ela fazia esse barulho, achei que era porq a pastilha era nova mas continuo fazendo, mandamos para revisão o mecânico lixou ela lá mas faz ainda um pouquinho, quando empurro a moto faz um pouco de barulho e quando freia forte num tá fazendo não... To fensando em ir pra estrada dar uns cacete e umas freiada boa com ela pra ver se melhora... hehehhe!!!

hedertone
15-06-07, 09:05
Na moral viu!!

O gente.. calma ai.. levar numa autorizada pra fazer uma coisa simples como essa???
Acredito que temos que nos aproveitar desta situação para aprender a fazer estas coisas...

O processo é bem simples, depois de remover as pastilhas lixe-as e depois as limpe para que não fique o pó... depois disso é só recolocar!

Se alguém sentir interesse em aprender e tiver com muito receio me ofereço a fazer um tuto bem prático ensinando como fazer isso.

Abraço!

SPINARACK
15-06-07, 09:13
Na moral viu!!

O gente.. calma ai.. levar numa autorizada pra fazer uma coisa simples como essa???
Acredito que temos que nos aproveitar desta situação para aprender a fazer estas coisas...

O processo é bem simples, depois de remover as pastilhas lixe-as e depois as limpe para que não fique o pó... depois disso é só recolocar!

Se alguém sentir interesse em aprender e tiver com muito receio me ofereço a fazer um tuto bem prático ensinando como fazer isso.

Abraço!


Boa... eu ja vi um amigo mexendo com freio a disco e nao é dificil nao.... acho q um tuto ia ajudar a galera....
Quanto ao barulho andei pesquisando por aqui, e sujeira é a causa mais frequente... muitas vezes apenas lavando a moto resolve, ou a ideia da freada brusca tbm é uma opção..

AMBN
15-06-07, 09:25
Esse barulho vem do composto da pastilha. Dependendo do material de fabricação da pastilha, ela vai fazer esse "piiiiiiiiiiiiiiiiiiiii" na hora de parar. O contato com a água só acelera o aparecimento do barulho.

hedertone
15-06-07, 09:34
Esse barulho vem do composto da pastilha. Dependendo do material de fabricação da pastilha, ela vai fazer esse "piiiiiiiiiiiiiiiiiiiii" na hora de parar. O contato com a água só acelera o aparecimento do barulho.
eh sim, mas depois que eu lixo ele para.. e hoje em dia depois que a pastilha ta mais velhinha o barulho parou... semana passa fez um pouco por sujeira mas logo depois parou!

vou tentar providenciar um tuto para o inicio da semana que vem.

abraço!

Vitão!
15-06-07, 10:19
tirar as pastilhas eh a coisa mai faci du mundu! ;)
eu jah fiz isso na minha, soh q vc vai presisar d umas chaves allen!

vc solta o burrinho, e vc jah vai ver as pastilhas, (e vai precisar da chave allen) são dois parafusos, depois de solta o parafuso allen, as pastilhas vão sair na sua mão, vc lixa elas com muuuuuiiiiitttoooo cuidado!!! e depois lava bem, pra não fikar nenhuma poeirinha q pode riscar seu disco, depois jah era! tah pronta pra andar!

eh super fácil!

Derek
15-06-07, 10:28
então pra tirar as pastilhas nem precisa tirar a roda?

hedertone tu podia fazer um tuto mesmo??

mas a primeira limpeza/lixada acho q vou aproveitar a revisão e deixar os caras fazerem mesmo, quando conseguir fazer a revisão ( tá chovendo muito aqui e nem to saindo de moto ) posto o resultado e os comentarios do mecanico...

hedertone
15-06-07, 10:30
então pra tirar as pastilhas nem precisa tirar a roda?

hedertone tu podia fazer um tuto mesmo??

mas a primeira limpeza/lixada acho q vou aproveitar a revisão e deixar os caras fazerem mesmo, quando conseguir fazer a revisão ( tá chovendo muito aqui e nem to saindo de moto ) posto o resultado e os comentarios do mecanico...


sim!
inicio da proxima semana disponibilizo!!!

Derek
15-06-07, 10:43
o galera não sei se posso postar esse link de outro forum aki, é que achei na net e achei interessante... se não puder desculpem moderadores...

http://www.motonline.com.br/FORUM/forum_posts.asp?TID=1784&PN=1

a pergunta que tenho é: posso soltar só as pastilhas sem soltar a pinça toda?? é fácil de montar de volta ou tem uma pecinha que escapa e tu não sabe mais onde recolocar ela??

valeu ae

Guilherme Rabelo
15-06-07, 10:57
cara vc tem cachorro? se vc tiver cachorro observa se ele ta mijando no disco de freio da sua moto, isso tb da barulho, agora se vc nao tiver cahcorro, tira as pastilhas da uma lixadinha de leve nela.
aqui na oficina quando vem carro com esse problema os mecanicos tiram as pastilhas e dao uma pequena esmirilhada nos cantos das pastilhas pra nao segurar sujeira, agora nas motos nao sei se pode fazer isso se alguem souber por favor avise.

Vitão!
15-06-07, 11:56
a pergunta que tenho é: posso soltar só as pastilhas sem soltar a pinça toda?? é fácil de montar de volta ou tem uma pecinha que escapa e tu não sabe mais onde recolocar ela??



Brother,
qdo vc desmontar, vc vai ver, faça isso de preferência com um camarada, pq eh mais legal,
vc vai por a moto no cavalete e soltar o burrinho inteiro, não precisa soltar a roda! na minha, são dois parafusos allen, se vc procurar vc vai achar,
Após soltar os parafusos, vc vai tirar ele da roda e segurar na não, pq ele ainda vai ficar preso pelo cabo q vai até o manete, qdo vc olhar pra ele tipo dentro, vc vai ver as duas pastilhas, e mais dois parafusos allen, solta esses parafusos, e pronto, as pastilhas vão sair na sua mão, não tem nenhuma pecinha q vc naum vai saber recolocar depois,

eu nunca tinha feito isso, e um camarada meu ouviu falar d como era... agente desmontou e montou depois denovo de boas!
não tem erro!

Qq coisa pergunta ae!

Vitão!
15-06-07, 11:59
Soh uma coisa supeeeerrrr importanteee!!!!

Ao recolocar o burrinho no lugar, o seu freio não vai funcionar!!!
vc tem q ficar bombando com o manete pra o óleo descer e vc poder andar de novo, e vc vai ter q dar uma voltinha para estabilizar, cuidado com isso!!!

hedertone
15-06-07, 16:50
Bom o tuto!!!
Mas se quer apenas lixar não precisa daquilo tudo não!

No tuto vou fazer apenas o básico pra não complicar ok?

Só vou tirar fotos da remoção das pastilhas, antes e depois de lixar e remontando!! ok???

Derek
15-06-07, 18:01
Bom o tuto!!!
Mas se quer apenas lixar não precisa daquilo tudo não!

No tuto vou fazer apenas o básico pra não complicar ok?

Só vou tirar fotos da remoção das pastilhas, antes e depois de lixar e remontando!! ok???


vai ser uma mão na roda!! aguardo ae véio!! valeu

César
15-06-07, 18:09
Galera, existe algum problema de andar assim guinchando? Eu particularmente não me importo, acho que até é bom quando venho brecando no corredor por exemplo serve de alerta em substituição à buzina, nhiiiiiiiiiiiiiiii ninguém fecha o corredor, ela freia normalmente e muito bem, existe algum problema em deixar o chiado, fora o estético?

Derek
15-06-07, 18:12
Galera, existe algum problema de andar assim guinchando? Eu particularmente não me importo, acho que até é bom quando venho brecando no corredor por exemplo serve de alerta em substituição à buzina, nhiiiiiiiiiiiiiiii ninguém fecha o corredor, ela freia normalmente e muito bem, existe algum problema em deixar o chiado, fora o estético?


acredito que se o barulho não for de metal com metal (pastilha muito gasta) não tenha problemas.... vamos ver o que os mais entendidos ae respondem...

César
15-06-07, 18:16
acredito que se o barulho não for de metal com metal (pastilha muito gasta) não tenha problemas.... vamos ver o que os mais entendidos ae respondem...


Não, a pastilha tá bem alta ainda, acho q pelo fato de ta vitrificada é até melhor, ela dura mais

oldskullo
15-06-07, 18:44
só uma coisa, como tá a coloração do fluido de freio?
E outra, tem que tomar cuidado pra não deixar a pinça travada, porque se ela tiver a pastilha vai marcar feio o disco (azular)...

Se o fluido de freio tiver com a impressão de 'queimado', leva num mecânico que aí ele dá uma geral no sistema de freio, com ele não dá pra marcar não!

abraço!

Gustavo Bernardes
15-06-07, 21:16
kra, já tive problemas com freio a disco tb... moto nova e tal, mas começo a fazer barulho. Levei num mecânico aqui e ele resolveu pra mim. Se eu nao me engano ele deu uma lixada na pastilha mesmo.
Mas o problema fui eu quem causei msm. :lol: Na empolgação de lavar e passei querosene no disco |:( |:(, aí fico com barulho.
Depois disso nunca mais deu problema. Silencioso que uma beleza!

agm2112
15-06-07, 21:21
Barulho na moto nova é normal até as pastilhas assentarem. Depois ele volta quando o disco está bem desgastado, e sua borda fica irregular. Como gambiarra, pode-se lixar só as beiradas das pastilhas pra esconder o barulho, mas o correto e tirar o disco e levar num torneiro pra retificar (se o valor compensar), respeitando a espessura mínima do disco, e colocando uma pastilha nova.

Pastilha vitrificada não é bom em hipótese alguma ... ela dura mais, mas o disco dura menos, além de freiar menos (principalmente quando molhado) e fazer barulho.

Existem uns sprays pra acabar com barulho de freio, mas são difícies de se achar. Poderia apostar que o "spray protetor de correias" vendido pela 3M tem o mesmo efeito. Também deve-se evitar qualquer solvente nos discos, como óleos em spray (WD40), querosene, diesel, gasolina, mão suja de graxa (essa vale pros borracheiros), etc.

rulius
16-06-07, 17:08
diego.fcs, freiar forte na intruder 125 não deve adiantar, já que seu disco não é furado e a pressão forte contra esses furos é que é mais eficaz para limpar os discos...

O tempo que tive uma intruder não consegui resolver esse problema. Nunca troquei a pastilha para ver no que dava, acho que resolveria.

Derek
16-06-07, 18:40
galera, lavei a moto e o barulho praticamente sumiu, não faz mais quase nada(quando faz)...
quando for na revisão vou perguntar só pra ver o que vão me dizer...

destbr
17-06-07, 02:13
a minha fazia um barulho de agua la dentro (parecia q era causado pelos furos passando pela pastilha). isso qdo tava chovendo ou tempo umido.

agora parou. no começo acho normal fazer mesmo, até tirar a primeira camada da pastilha.

aguardo o tutorial, pq eu tirei a roda uma vez e queria tirar as pastilhas na mao para lixar melhor.

tenho me do de tirar as pastilhas e vazar o fluido de freio. isso pode acontecer?

hedertone
21-06-07, 23:03
Opa, tirei este tópico das Cinzas para não ter que criar outro...

Eu prometi um tutorial no inicio desta semana (já passei do prazo), peço desculpas pela minha falta de compromisso, tive prova todos os dias desta semana, que por sinal é a ultima do 4° semestre da facul, vou me esforçar ao máximo para preparar isso neste final de semana.

Desculpa aê!!!

Abraço!!

tiagoulart
21-06-07, 23:21
Um Pano com álcool jah ajudou na minha, sempreque o barulho começa mais frequentemente eu limpo !!

hedertone
21-06-07, 23:27
Um Pano com álcool jah ajudou na minha, sempre que o barulho começa mais frequentemente eu limpo !!
o melhor é lixar

slalon
22-06-07, 07:29
deve ser pura ignorância minha, mas adorava o ruído q meu freio a disco fazia qdo freava forte na estrada. infelizmente troquei a pastilha e o som foi embora....
volta ruído, saudades de vc! :stop:

hedertone
24-06-07, 23:42
Como foi prometido...

Link para o Tutorial

Peço que me desculpem pela simplicidade do mesmo, na verdade tentei ser prático e objetivo para evitar dúvidas...

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=14413.0