PDA

Ver Versão Completa : Pinhão maior, e/ou coroa menor, quem já fez? Opiniões.



cesarmunoz
17-06-07, 00:51
Galera como todo bom vadio desocupado, tô pegando estrada e saindo quase todo dia, e como todos sabem uma 125cc a uma velocidade de 100 a 110 km/h esguela mais que virgem escadalosa. Pensei então em coolocar uma coroa menor, ou pinhão maior na relação da motoca. Perderei um pouco de saída e ganho mais final, mas a real intensão é de chegar a 100/h sem forçar tanto a criança.

Soube que na subida ela fica pesada e tal, a maior ladeira que conheço em SP, é conhecida por três tombos, e bem se ela subir aquela tranqueira após a modificação então, estará aprovada. PORÉM...

DIGAM-ME:

Quem já passou por essa experiência, trocaram pinhão ou coroa? Estão felizes ou arrependidos? Alguém fez isso em alguma 125cc? Ficou mto ruim de saída?

HHEEELLLLLLLLLLPPPPPPPPPPPPP
ÁHHHHHH e qual é a melhor marca de coroa/pinhão? RIFFLE OU VAZ?

no aguardo!

VA-LEU!!! :s

cesarmunoz
17-06-07, 01:47
hhheeeiinn??? :(

Rubinho
17-06-07, 01:48
tem 1646987364387954 tópicos sobre isso...De uma pesquisada amigo! :OK:

hedertone
17-06-07, 23:17
Olha...
Vou tentar te dar uma luz, mas em outras oportunidades peço que pesquise o assunto antes de criar um novo tópico.

Como você perguntou se alguém já fez isso em uma 125cc vou citar um exemplo conhecido.

A YES tem como relação original os seguintes numeros 43/14 = 3,07
Nosso amigo JDuarte alterou esta relação para 42/14 = 3,00

Conversando com ele, o que me foi dito é que a moto perdeu um pouco de saída, mas em compensação perdeu aquela impressão de 1° marcha super curta e passou a ter um melhor comportamento na estrada.

Em relação a marca de coroa/pinhão te renas por conhecer, não posso comentar a respeito da RIFFLE porque não conheço ninguém que já testou uma dessas.

Espero ter te ajudado, e da próxima vez pesquisa viu :OK:

Abraços!

lugano
18-06-07, 00:06
As duas marcas são excelentes, acho que a vaz leva vantagem nas correntes e pinhão e coroa a Riffel, de qualquer forma qualquer um que comprar vai estar comprando coisa boa.

Diego.fcs
18-06-07, 09:54
A minha bolinha tem a relação original acho que é pinhão 16 e coroa 38... num tenho muita certeza... as marchas são bem longas só que tem um porém, tem que tomar cuidado ao se fazer isso porq quando vc começa a pegar uma subida a moto começa a perder velocidade... Dá a impressão que a moto tá pesada. Não adianta colocar uma coroa pequena ou uma relação longa que as vezes a moto demora mais para embalar, se vc pegar uma reta um pouco enclinada pra subir a moto já demora mais para embalar... e nas subidas vc acaba tendo que mandar uma quarta...

O que acontece na minha é isso... as vezes eu tenho que mandar uma 4ª aí ela embala e coloco 5ª e ela perde giro aí tenho que mandar 4ª novamente e ir segurando a moto pra num ficar a subida toda mudando de 4ª pra 5ª e vice-versa...

alphazzz
18-06-07, 14:09
eu troqei o pinhão,, colokei o 15 e ficou bem melhor a moto,, mas subida é difícil vc subir correndo hein,, ae é coisa pra 150

cesarmunoz
19-06-07, 00:36
Negócio é pesquisar, mals aí, mas... Se a moto subir a subida e dscer a descida na boa já tá bom rsrsrs Precisa ter uma subida bem ingrime e ela mandar ver, subindo é o que importa, se subir a três tombos em dois na mto já era rsrssrsr

massumi
19-06-07, 10:29
pra racha qual o melhor????
TIPO... 400 METROS!!!

Guilherme Rabelo
19-06-07, 17:36
uma titan 125 do meu vizinho ele colocou o pinhao um dente maior e a moto perdeu 5ª marcha

falcao007
19-06-07, 23:30
Na boa nunca fui fã dessas alterações... quer correr mais ??, pega uma moto com maior cc.
Ta sem grana pra tal investimento ? Segura um pouco, pq geralmente esse tipos de modificações não fazem bem ao motor da moto, reduzindo o seu tempo de vida útil.

lim@
20-06-07, 10:39
seguinte cesar... qdo eu tinha minha titan direto eu passava por rodovias... coloquei um pinhão 16 na motoka.. de final ela melhorou em retas e declives mas na subida... oooo sufoco as vezes eu tinha que reduzir pra 4 pra terminar a subida senaum ela perdia muita potencia ... mas acho que um pinhão 15 vai ajudar já e vc naum vai perder tanta potencia da motoka :OK:

slalon
20-06-07, 11:04
A minha bolinha tem a relação original acho que é pinhão 16 e coroa 38... num tenho muita certeza... as marchas são bem longas só que tem um porém, tem que tomar cuidado ao se fazer isso porq quando vc começa a pegar uma subida a moto começa a perder velocidade... Dá a impressão que a moto tá pesada. Não adianta colocar uma coroa pequena ou uma relação longa que as vezes a moto demora mais para embalar, se vc pegar uma reta um pouco enclinada pra subir a moto já demora mais para embalar... e nas subidas vc acaba tendo que mandar uma quarta...

O que acontece na minha é isso... as vezes eu tenho que mandar uma 4ª aí ela embala e coloco 5ª e ela perde giro aí tenho que mandar 4ª novamente e ir segurando a moto pra num ficar a subida toda mudando de 4ª pra 5ª e vice-versa...


acontece isto na minha agora tb já q eu reduzi a transmissão. tô pensando até em voltar a "original".
coloquei um filtro esportivo (foi na verdade p tirar a cx do filtro de ar e colocar um monochoque, e não pensando no desempenho) com uma "caixa" bem dimensionada e a moto melhorou um pouco. alguém sabe como faço para aumentar a potência? algum tópico já discutido?

Gallo
20-06-07, 15:58
Fala Cesarmunoz!

Cara na minha opiniao vc deve fazer algumas alterações no motor tb, pois só relação se vc for usar tipo pinhão maior, vc vai ter como vc mesmo disse, menos rendimento subida e as vezes melhora na baixada, então um leve trabalho no cabeçote da moto e um escapamento aberto e uma alimentação melhor ja ajudaria e não fica muito $$$ ok!
abraços
By Gallo

César
20-06-07, 16:49
E ae, heheheh, é bom essa etapa de vagalice, heheh, na falta do que faze eu ficava o dia inteiro andando de moto, ia viajar pra praia no meio da semana, kkkkk.
Mas que moto vc tem? Se é a Yes esquece, não existe pinhão 15 pra ela só original, ele tem uma ranhura interna que não serve de nenhuma moto já procurei em tudo q e lugar, se for Honda ou yamaha aí fica blza.
A experiência que tive com isso foi na minha ex-Daelim Altino 100cc que era tão manca que a 90 já tava esguelando que nem a minha Yes a 100/110, aí puz um pinhão 15 nela, meu...., dava 140 facinho mas qualquer sudidinha mesmo as mais leves ela boooooooo tinha que por segunda na estrada, heheheh, e a arrancada fico xoxa demais!.
Aí voltei o pinhão original 13 e só reduzi 1 dente na coroa fico até melhorzinha mas perde arrancada vc sente a perda aí voltei pra original mesmo.

cesarmunoz
21-06-07, 17:47
Pois é geral, o meu pinhão já é de 15, e bem.. A bixinha não é a Yes mas é a Intruder... To vendo que pinhão não vai ter né, só coroa talvez? Esse é o problema tá sabendo... Pq tudo que quero é SOMENTE não forçar ela tanto na rodovia, visto que na Ayrrton Senna vou pra Sp, sempre entre 100 e cento e poucos... Afinal, já não sou mais homem solteiro e de fdds pego uns 55 km de ida pra casa da "patroa" e mais um 60 de volta pra casa... E poxa na estrada que eu vivo viajando, a bixinha vive esfguelando, e aói geral? Vejo que pinhão maior na |Trudinha eskece né!!?? Aguardo mais respostas, abraçis... :(

albertobites
22-06-07, 08:15
A minha 150 ta com pinhão 17, ela ta com 850km rodados, e ontem peguei uma descida e ela passou dos 140 no vacuo de um corsa, mais na reta ela da uns 120 e na subida 100, mais nao cai mais q isso nao, agora quero andar garupado pra ver
Vlw

César
22-06-07, 11:58
Pois é geral, o meu pinhão já é de 15, e bem.. A bixinha não é a Yes mas é a Intruder... To vendo que pinhão não vai ter né, só coroa talvez? Esse é o problema tá sabendo... Pq tudo que quero é SOMENTE não forçar ela tanto na rodovia, visto que na Ayrrton Senna vou pra Sp, sempre entre 100 e cento e poucos... Afinal, já não sou mais homem solteiro e de fdds pego uns 55 km de ida pra casa da "patroa" e mais um 60 de volta pra casa... E poxa na estrada que eu vivo viajando, a bixinha vive esfguelando, e aói geral? Vejo que pinhão maior na |Trudinha eskece né!!?? Aguardo mais respostas, abraçis... :(


Então coroa não serve de nenhuma porque a furação da Yes não bate com nenhuma, a intruder já não sei.
Cheguei a pensar em mandar um torneiro fazer um pinhão 15 pra ela, mas até hj nunca puz em prática.

cesarmunoz
22-06-07, 12:44
Então coroa não serve de nenhuma porque a furação da Yes não bate com nenhuma, a intruder já não sei.
Cheguei a pensar em mandar um torneiro fazer um pinhão 15 pra ela, mas até hj nunca puz em prática.


Então quer dizer que essa porrinha de suzuki, a furação não bate com nenhuma? Ou tem algo além? Quanto a questão de mandar um torneiro fazer, bom o meu já é de 15 p´reciso de um de 16 que tal, vamos levar esse projeto a frente? Para testar sei lá!

Diego.fcs
03-07-07, 17:45
Acho que isso não vai resolver muito seu problema, meu pai tem uma trudinha e eu uma bolinha... A minha é cambio longo por causa da relação e a trudinha cambio mais curto... A trudinha estranho que tenho que ficar cambeando muito na cidade e a bolinha (cambio de titan 5 marchas e relação original) não, já na estrada dificilmente troco de marcha na trudinha, e na bolinha quando é uma subida mais forte, chega na metade dela ela cai a velocidade e tenho que mandar uma 4 e acaba perdendo o embalo, a diferença é que noto que na bolinha parece que o motor trabalha mais aliviado na estrada, só que pra trocar as marchas vc tem que esticá-las até o vermelho pra num perder muito giro...

150SUPER
04-07-07, 12:21
Eu acho que não tem melhor combinação do que corrente DID e Coroa VAZ!

toth
03-07-11, 15:02
Pois é meu amigo, todos dias tb utilizo a Rod Ayrton Senna pra ir e voltar do serviço, e vou de Daelim 100cc... não passo dos 90, forçando tudo. Todo dia penso em fazer isso, por cora da biz (33 dentes) mas sei que o problema é o motor. Não tem potência. No retão até que melhora, mas só. De farol, ladeirinha qualquer, ela não vai subir.... e a Intruder tb, tem uma baixa potência, só mexendo direto no motor.

batroff
03-07-11, 23:23
bom ,eu trampo com a pequena e todo dia faço o percurso de Sorocaba- sao paulo e estava com muita dificuldade pois na quarta marcha cortava com 110kh , então fiz vários testes com pinhão de 17 e de 15 com a coroa original, com o de 15 ficou boa de saída mas de final um lixo na 5 marcha cortava com 120,com o pinhão de 17 e coroa original na saída forçava que dava dó e ficava muito pesada mais alongava mais para troca de marcha e gastava um horror,agora eu acertei to usando a coroa da sport com pinhão de 16 ela corta na 4 marcha com 120 só que não força tanto e de saída não esta pesada e o consumo esta aceitável uma media de 35 a 36 km/lt, fica ai minha experiencia.

chiccoli
04-07-11, 01:14
07/2007 né ? :0_0:

só pra ñ esquecer..

leozin
04-07-11, 09:00
cara , fiz isso na minha titan , original 14/44 , ai eu coloquei um pinhão 16 , mas a moto ficou péssima , a arrancada dela e beeem fraca mesmo , e vc naum precisa andar de 5 naum , as marchas ficaram bem longas mesmo fiz o teste em uma descida e ela deu 120km/h de 4 ai eu joguei uma 5 nela e ela bateu os 140km/h rapidim , mas só descendo tb , nas retas e no maximo 110km/h esgoelando de 4 , se jogar a 5 ela cai pros 90km/h e vai só caindo , ai eu coloquei o pinhão 14 de novo e ficou tudo resolvido , ai vai uma dica pinhão 16 é só pra moto preparada e titan 150 , moto 125 original tem quer ser 14 mesmo.
abrasssss...